Ir para conteúdo

[Saint Seiya Origin] - Capítulo 1


Posts Recomendados

Quando você diz canonizar Sho você quer dizer canonizar o manga todo ou alguns aspectos isolados dele? pq se for o primeiro eu acho bem difícil(quase impossível) mas se for o segundo eu acho bem provavel.

SHO funciona como canone completo. Principalmente após o que a TOEI declarou no painel da CCXP: Kurumada criou a ideia pra Desenvolver Saori, criou as personagens e o conceito de saintias e deu uma lista especifica. SHO tem seu peso justamente por ficar ligada ao manga classico. E a Chimaki teve medo de pegar esse peso justamente por Saintias não existirem no clássico, então não imagino a Chimaki fazendo um manga como esse com até Ares sem o Kurumada a ter convencido que aquilo de fato foi mais planejado que o normal. EPG e EPGA sim é que imagino como uma canonização mais em partes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 407
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Deusa Ker:  

Imagens:         Fonte: Taizen

Na verdade foi cancelado por 2 motivos: a grande queda de audiência devido a Asgard e porque o anime alcançou o manga-coisa que o Kurumada afirmou na entrevista pra Henshin e ninguem acreditou.  O epi

Muh assumiu abertamente em Hades que Shion o treinou. Inclusive todas as técnicas de Shion Muh possui, com uma a mais: A extinção estelar.

 

Dado esse fato concreto, o esforço mental vai um pouquinho mais além e imagina que Shion treinou a galera toda. Mesmo por que parece que Odysseus também treinou toda a geração anterior... Fato que parece solidificar o argumento.

 

LOL. Desde quando treinar um dourado é o mesmo que treinar toda a gente? Nunca foi dito isso. E não há base alguma que indique isso para imaginarem tal coisa.

 

E também nunca foi dito que Odysseus treinou a geração anterior, muito menos toda a gente. Ele ajudou cada um dos dourados em situações diferentes, mas nada a ver com os seus treinos.

 

Anda claramente a delirar, meu caro XD

 

Resumindo e concluindo, esse argumento não existe simplesmente eheh.

Editado por NunoEddie
Link para o post
Compartilhar em outros sites

SHO funciona como canone completo. Principalmente após o que a TOEI declarou no painel da CCXP: Kurumada criou a ideia pra Desenvolver Saori, criou as personagens e o conceito de saintias e deu uma lista especifica. SHO tem seu peso justamente por ficar ligada ao manga classico. E a Chimaki teve medo de pegar esse peso justamente por Saintias não existirem no clássico, então não imagino a Chimaki fazendo um manga como esse com até Ares sem o Kurumada a ter convencido que aquilo de fato foi mais planejado que o normal. EPG e EPGA sim é que imagino como uma canonização mais em partes.

Saintia Shô daria um bom canone se não fosse a forçada absurda que a Kuori fez em fazer a Saori conhecer o Saga antes da batalha das 12 casas. Aquilo alí não engulo até hoje. E o Kurumada ainda enfatiza nesse capítulo de Origin que ela não conhecia o Saga.

Kuori estava indo tão bem, mas vacilou muito feio com essa forçada, essa obsessão de fanservice de querer inserir os golds a qualquer custo pra chamar a atenção no mangá comprometeu tudo.

Editado por Tr! BoL4D@O
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

LOL. Desde quando treinar um dourado é o mesmo que treinar toda a gente? Nunca foi dito isso. E não há base alguma que indique isso para imaginarem tal coisa.

 

E também nunca foi dito que Odysseus treinou a geração anterior, muito menos toda a gente. Ele ajudou cada um dos dourados em situações diferentes, mas nada a ver com os seus treinos.

 

Anda claramente a delirar, meu caro XD

 

Resumindo e concluindo, esse argumento não existe simplesmente eheh.

Mas eu não disse abertamente que Shion treinou geral .Mesmo por que essa afirmação inexiste no clássico. Apenas disse que não ficaria surpreso caso ele fizesse isso. Pois logicamente só havia ele e Dohko de guerreiros experientes e a nova geração estava nascendo.

 

Nesse episódio origin ficou explícito que os cavaleiros somente aparecem perto da guerra santa contra Hades. Caindo por terra o conceito estabelecido pela Shiori. De que poderiam haver cavaleiros graduados entre as gerações.

De modo que a estrada aqui diverge em duas suposições:

Uma: Que Shion treinou toda essa galera,ainda que ele tenha ensinado conceitos básicos como manipulação de cosmo,resistência,etc.

Duas: Que os cavaleiros já nasçam "sabendo",ou seja. São almas reencarnadas que durante alguma espécie de fadiga despertam memórias de sua vida pregressa. Assim "reinventando a roda"e toda vez, aprendendo a mesma técnica.

Há a teoria que a armadura "ensine" o cavaleiro,já discutido nesse fórum outras vezes. Mas acho improvável, pois o cavaleiro antes de vergar a armadura tem de "merece-la".

Sobre o Odysseus. Ele acompanhou o treinamento de geral e claro,salvou o dia várias vezes. Não foi um mestre específico em ensinar técnicas e derivados. Mas dá para encaixa-lo sim como uma espécie de mestre.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Reacendendo a discussão sobre os bebes meteoros mesmo aqui não sendo o tópico apropriado, o Kurumada com essa ideia acabou de dar a desculpa perfeita para a Kuori sair pela tangente com relação a Olivia, dando assim uma explicação sem ter que entrar na polemica sobre a quebra dos votos de castidade das Santhias.

 

Pessoalmente eu acho que a Kyoko e realmente filha dela as duas são muito parecidas, já a Shoko deve ser um bebe Harley.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me parece conectar as pontas soltas, senão vejamos:

 

- O primeiro cavaleiro sempre regressa ao santuário através de uma estrela. Aparentemente ele é o único que é transportado desta forma;

- A estrela maligna de Ker sempre consegue (ou tenta, dependendo da tradução) sincronizar com uma estrela;

- Odisseus é o mais velho dos cavaleiros da geração passada, portanto ele é quem veio através de uma estrela.

 

Logo, Odisseus é que deveria ter sido o alvo de Ker ao invés de Cain. Corrijam-me se eu estiver enganado.

Reli o capítulo em português pela Taizen e lá não explicita que apenas o primeiro Cavaleiro viaja ao Santuário através de uma estrela e também não diz se a estrela do infortúnio de Ker precisa sincronizar-se com a primeira apenas. Caso mais bebês Cavaleiros sejam transportados para o Santuário, haveriam mais estrelas para Ker ambicionar a sincronia, justificando a teoria. Mas claro, eu também corroboro com os colegas de que essa ideia originalmente deveria ser para Cain/Abel e Kurumada transferiu para os Gêmeos do presente, no entanto penso que ele ainda poderia justificar os eventos para os do passado da mesma forma também.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se preocupem que Saintia Sho não sofre problemas com esse gaiden e ainda pode fazer bom uso do que foi revelado aqui.

 

Sobre o encontro da Saori antes das 12 casas, ela viu pela primeira vez o GM. Não soube seu nome, constelação ou qualquer outra coisa. Mais tarde ela encontra uma pessoa vestindo a armadura de Gemeos que é a cara do GM, quem ela viu uma unica vez na vida e por pouquíssimo tempo. A sua pergunta, 'Quem é voce?', do clássico permanece válida mesmo nesse contexto novo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No capítulo ''Coração de leão'' do ND é dito que alguns cavaleiros estão treinando em diferentes partes do mundo,Ox, Cardinale e Izô e os outros são jovens ainda. Então dá para entender que esses cavaleiros pelo menos tiveram seus próprios mestres, inclusive o Izô diz de maneira expressiva que NUNCA viu esse tal de Odysseus, o que já elimina a possibilidade dele ter sido mestre de todos os cavaleiros daquela geração. Acredito que ele tenha funcionado como uma espécie de tutor inicial, tipo ensinando conceitos básicos de como lutar, cosmo e estratégia e ajudando cada um a desenvolver suas primeiras habilidades, depois disso cada um vai buscar um treinamento e um mestre. Inclusive eu considero o Rei leão o mestre do Kaiser.

 

Sobre a questão do Cain e Abel e sua história ter sido transportada para Saga e Kanon, até faz sentido. Mas sempre interpretei aquela coisa de ''brincadeira dos deuses'' como uma espécie de lamentação, tipo tudo na sua vida dar errado e você disser ''Deus esqueceu de mim'' ou ''A vida gosta de ferrar comigo'', mas claro que isso é só uma interpretação dos fatos.

 

Acho que a questão de Shô e Origin alguns esperavam que toda a trama de Saga tivesse uma ligação direta com Ares no original, fazendo assim corroborar com os acontecimentos atuais de Saintia. Como aparentemente o Kurumada não vai por essa linha, alguns estão temendo que isso contradiga Shô de alguma forma, mas eu sempre digo, contradizendo ou não é só entender que são narrativas e desenvolvimentos diferentes, assim é normal que as histórias tomem rumos distintos, mas não deixam de serem ''Seiya''.

 

Sobre a forma que o primeiro cavaleiro daquela geração ser anunciado em forma de estrela e depois transportado de algum lugar do mundo para o santuário, dá a entender mais uma vez que todo cavaleiro nasce predestinado a ser um, resgatando aquela fala do mangá clássico do Seiya sobre cada um nascer sob uma estrela de sorte ou azar, você consegue entender toda a situação de Saga e Kanon por meio dos planos de Ker.

 

A primeira tradução do pessoal do SSYE parece estar errada naquele ponto mesmo sobre a Ker tentar sincronizar a sua estrela maligna com uma pura, aparentemente ela sempre faz isso desde sempre com êxito, assim abre o precedente dela ser usada no Next Dimension também e por isso Doko tenha uma lembrança dela, além do fato do mito sobre a mesma.

Editado por DeathtollCâncer
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É porque a explicação biológica para a situação do Cain em nada esclarece as cenas dele que antecederam o seu encontro com Odisseu mais tarde. Irmãos trocando de lugar, coexistindo no mesmo espaço, etc.

 

Kurumada afirmar que existia sim uma "Brincadeira dos Deuses" e esta tinha sido implementada pela Ker, justificando que sua interferência seria através de uma mutação celular poderia fazer algum tipo de sentido... Conectando todas as pontas soltas do personagem que ficaram abertas com a explicação estranha, porém oficial, do autor.

Não passou pela sua cabeça isso ser apenas um recurso pra ilustrar as duas personalidades? Ta-dãn!

O fato de um sumir e desaparecer, ou de existirem dois seres 'físicos' distintos na tela, e terceiros comprovarem isso, não muda que pode ser apenas uma ilusão proposital do Kurumada. Um caso disso é na série Mr. Robot, onde as cenas deixam claro que existem mais de um personagem interagindo, e outros podendo os ver e conversando com eles, mas no fim é pura imaginação de uma pessoa em questão.

Se vermos pela perspectiva do Cain, quando Abel aparece o Ikki poderia ter estranhado a mudança de cor de cabelo e outras coisinhas, mas não que estava vendo os dois, e sim que estava estranhando uma outra pessoa aparecendo (mas não espiritualmente, e sim como a mudança do Saga no clássico).

Lembrando um pouco o caso do Gestalt e a explicação o envolvendo. Obviamente tem diálogos que podem ir contra (como o Ikki ver Abel atrás do Cain, mas pode ser uma questão de perspectiva) e alguns a favor (como o Ikki dizendo que é a mesma maldição do Saga, que no fim mudava a cor do cabelo e personalidade).

 

De todo modo, não é especificado que a Ker tenta se apoderar da primeira estrela que aparece no Santuário, ela pode ter conseguido amaldiçoar a estrela de gêmeos dessa época que não havia sido a primeira a aparecer também. Já que Odysseus é mais velho.

 

O primeiro cavaleiro é transportado pro Santuário, mas quem faz isso? Quando se trata de Atena surgindo aos pés da estátua, não questionamos pois ela é uma deusa com cosmo imortal, podendo manipular esse tipo de situação. E como fica no caso de Saga e Kanon? Quem os teleporta? Seria a própria Atena?

Deve ser a vontade dela quem permite isso. Afinal os seus cavaleiros nascem sob uma estrela predestinados, ela saberia quando a primeira estrela aparecesse (quem sabe até induzindo esse destino a uma criança 'especial') e a mandaria para o Santuário como o sinal da preparação para a guerra santa.

Os outros aparecem normalmente pelo que deu a entender na tradução br ''Logo uma nova geração vai aparecer, quando o primeiro cavaleiro vier ao Santuário...'' e posteriormente Dohko diz que é a estrela do anuncio, e Shion que a missão deles chegará ao fim, dando a entender que o surgimento do bebê é o começo de uma guerra santa (e por isso Atena renasce obviamente).

Editado por CHÃOTSEIYA
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saintia Shô daria um bom canone se não fosse a forçada absurda que a Kuori fez em fazer a Saori conhecer o Saga antes da batalha das 12 casas. Aquilo alí não engulo até hoje. E o Kurumada ainda enfatiza nesse capítulo de Origin que ela não conhecia o Saga.

Kuori estava indo tão bem, mas vacilou muito feio com essa forçada, essa obsessão de fanservice de querer inserir os golds a qualquer custo pra chamar a atenção no mangá comprometeu tudo.

 

Não se preocupem que Saintia Sho não sofre problemas com esse gaiden e ainda pode fazer bom uso do que foi revelado aqui.

 

Sobre o encontro da Saori antes das 12 casas, ela viu pela primeira vez o GM. Não soube seu nome, constelação ou qualquer outra coisa. Mais tarde ela encontra uma pessoa vestindo a armadura de Gemeos que é a cara do GM, quem ela viu uma unica vez na vida e por pouquíssimo tempo. A sua pergunta, 'Quem é voce?', do clássico permanece válida mesmo nesse contexto novo.

Exatamente isso, Chemist. O EvilSaga/Ares tem um ponto onde permite que você enxergue tanto a possibilidade de ser um espirito qualquer usado por Eris, quanto o próprio Ares. E a parte do GM é algo simples também, nada de forte. Dá pra ligar sem problemas sem a necessidade de um "retcon" tão evidente. O que me faz pensar assim são o conjunto de informações dadas por várias pessoas a respeito de SSHO:

 

1. Chimaki afirmando que tinha receio de trabalhar no projeto, pois, Saintias não existiam no clássico. Demonstrando que ela não sairia colocando coisas como Ares atoa;

2. Shiori em entrevista afirmando que saga de Ares só com Kurumada, e a Chimaki ao lado;

3. TOEI no painel da CCXP (admito que esse foi pra mim o mais hard até o momento), ao questionado por que Saintia Sho, eles responderam além da conta. Falando de como a obra foi conceituada para desenvolver a Saori, personagem já conhecida do canone, de como Kurumada pediu que esse fosse o primeiro projeto. Como ele conversava com os autos dos spin-offs antes de pôr tudo em prática. Que ele buscava entender como aquele autor se encaixaria. Mas além da Saori, teve a ultima parte onde, normalmente, Kurumada não liga muito para os animes mas para com Saintia ele demonstrou preocupação maior através da Chimaki.

 

Esses pontos corroboram muito mais em favor de SHO ser parte do canone do que o contrário. Se o Kurumada fez especiais dentro do ND para promover até SOG, duvido que agora ele faria um gaiden para fazer uma propaganda negativa para SHO.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas eu não disse abertamente que Shion treinou geral .Mesmo por que essa afirmação inexiste no clássico. Apenas disse que não ficaria surpreso caso ele fizesse isso. Pois logicamente só havia ele e Dohko de guerreiros experientes e a nova geração estava nascendo.

 

Nesse episódio origin ficou explícito que os cavaleiros somente aparecem perto da guerra santa contra Hades. Caindo por terra o conceito estabelecido pela Shiori. De que poderiam haver cavaleiros graduados entre as gerações.

De modo que a estrada aqui diverge em duas suposições:

Uma: Que Shion treinou toda essa galera,ainda que ele tenha ensinado conceitos básicos como manipulação de cosmo,resistência,etc.

Duas: Que os cavaleiros já nasçam "sabendo",ou seja. São almas reencarnadas que durante alguma espécie de fadiga despertam memórias de sua vida pregressa. Assim "reinventando a roda"e toda vez, aprendendo a mesma técnica.

Há a teoria que a armadura "ensine" o cavaleiro,já discutido nesse fórum outras vezes. Mas acho improvável, pois o cavaleiro antes de vergar a armadura tem de "merece-la".

Sobre o Odysseus. Ele acompanhou o treinamento de geral e claro,salvou o dia várias vezes. Não foi um mestre específico em ensinar técnicas e derivados. Mas dá para encaixa-lo sim como uma espécie de mestre.

 

Continua sem fazer sentido algum aquilo que diz, sinceramente...

 

Primeiro, não há guerras só contra Hades. Esqueceu das outras ameaças? Pois...

 

Segundo, sabe-se pelo Clássico que mesmo os dourados treinam em sítios diferentes, não há isso de aprenderem todos com o GM ou com a armadura ou via ressureição...

 

Quanto a Odysseus, ajudar uma vez ou outra, não é o mesmo que 'uma espécie de mestre', nem de perto nem de longe.

Editado por NunoEddie
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como só tive a oportunidade de ler Origin ontem, seguem meus tardios e breves comentários:

 

A trama não traz revelações surpreendentes, o que achei positivo (as tentativas de inovação do Kurumada geralmente me assustam). A ideia de uma entidade dividindo o corpo com o Saga, não retira do personagem toda a dramaticidade de um conflito interno e não se torna incoerente com os acontecimentos posteriores do clássico.

 

A inserção de Ker na história foi uma boa sacada, bem como seu plano para desarticular o exército ateniense. O que seria melhor do que um cavaleiro de ouro para causar a destruição?

 

Ao contrário do que muitos pensam, não acho que Shion foi tolo ao não eliminar o bebê amorfo naquele momento. Ele estava confuso, não entendia que ser era aquele e tudo aconteceu muito rápido. Se bem que, atualmente, toda vez que o Kurumada procura apresentar algo relativo a Shion e Dohko me bate uma saudade enorme de The Lost Canvas.

 

Agora... bebês chegando do nada, com um deles sendo dominado por forças nefastas foi algo muito original. Kouga manda um abraço a todos!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Continua sem fazer sentido algum aquilo que diz, sinceramente...

 

Primeiro, não há guerras só contra Hades. Esqueceu das outras ameaças? Pois...

 

Segundo, sabe-se pelo Clássico que mesmo os dourados treinam em sítios diferentes, não há isso de aprenderem todos com o GM ou com a armadura ou via ressureição...

 

Quanto a Odysseus, ajudar uma vez ou outra, não é o mesmo que 'uma espécie de mestre', nem de perto nem de longe.

Creio que isso pode funcionar com o GM dando uma "base", mas não sendo de fato o treinador oficial de todos. Se ele foi o mestre do Mu, ele foi especificamente mestre de treino do Mu. Isso seria incoerência no clássico o GM sendo mestres de todos. Eu aceito a ideia de que ele tenha sido o que preparou os golds para seus devidos treinos. Cuidou, por assim dizer. Que como você disse, tem uma diferença grande entre ser o que cuida/prepara para o que treina.

 

Como só tive a oportunidade de ler Origin ontem, seguem meus tardios e breves comentários:

 

A trama não traz revelações surpreendentes, o que achei positivo (as tentativas de inovação do Kurumada geralmente me assustam). A ideia de uma entidade dividindo o corpo com o Saga, não retira do personagem toda a dramaticidade de um conflito interno e não se torna incoerente com os acontecimentos posteriores do clássico.

 

A inserção de Ker na história foi uma boa sacada, bem como seu plano para desarticular o exército ateniense. O que seria melhor do que um cavaleiro de ouro para causar a destruição?

 

Ao contrário do que muitos pensam, não acho que Shion foi tolo ao não eliminar o bebê amorfo naquele momento. Ele estava confuso, não entendia que ser era aquele e tudo aconteceu muito rápido. Se bem que, atualmente, toda vez que o Kurumada procura apresentar algo relativo a Shion e Dohko me bate uma saudade enorme de The Lost Canvas.

 

Agora... bebês chegando do nada, com um deles sendo dominado por forças nefastas foi algo muito original. Kouga manda um abraço a todos!

Ker ta agindo parecida com a Éris, e visto que ela foi citada pela primeira vez como parte do exército de Ares, faz até sentido ela ser essa estrategista maligna. Já sobre o lance dos bebês, não é de hoje que o Kurumada testa ideias em outras obras ou pega ideias que ele acha interessante e acrescenta.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saintia Shô daria um bom canone se não fosse a forçada absurda que a Kuori fez em fazer a Saori conhecer o Saga antes da batalha das 12 casas. Aquilo alí não engulo até hoje. E o Kurumada ainda enfatiza nesse capítulo de Origin que ela não conhecia o Saga.

Kuori estava indo tão bem, mas vacilou muito feio com essa forçada, essa obsessão de fanservice de querer inserir os golds a qualquer custo pra chamar a atenção no mangá comprometeu tudo.

 

Esse foi o primeiro e principal / maior motivo de eu ter ficado desanimado em continuar acompanhando o mangá. Além disso, começou a ter LUS e mais LUS, desandando tudo de vez, e dropei sem dó. Só me animei em começar a acompanhar o anime mais foi por causa do traço mesmo (apesar das duas cenas bacanas com a Saori, no segundo episódio, terem me empolgado pra valer).

Editado por Bruno Ogawara
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tinha Artemis e Chronos nas sagas Santuario,Poseidon e Hades.Por que não interviram?

 

Thanatos e Hypnos estavam soltos antes da batalha das doze casas,por que nao atacaram Saori ferida pela flecha?

 

 

Viu é a mesma lógica.Não fizeram porque todo deus em SS é arrogante e despreza a capacidade dos humanos surpreenderem.

 

Dohko não lembra do espirito maligno porque ela apagou as memorias dele e do Shion.Isso e dito dentro da propria historia.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso que fica esses furos todos. Ele não planeia nada e quando tem uma ideia, invés de pensar de como encaixar para não ficar estes furos, coloca e pronto. Ele quer lá saber de coerência, ele somente despecha o que lhe dá na hora.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Ué, mas era exatamente o que estavam alegando kkk

 

É uma fase confusa pra fandom.

Se vc critica o Kurumada por implementar novidades sem muita qualidade, "hater".

Se vc critica o Kurumada por evidentemente alterar elementos antes já plenamente estabelecidos, "hater".

Aí se vc elogia a pouca novidade que tem, como KotZ, "aceita qualquer coisa".

Se elogia o anime de Shô, "aceita qualquer coisa".

 

 

Isso porque a maior parte é da geração que adora dizer que as atuais só sabem ficar de mimimi, assiste pepa, tudo Nutella, e outros pensamentos bem merdas kkkkk

Editado por Darkangel
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sou daquela perspectiva de ''nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno'', realmente você não precisa gostar de tudo e aceitar qualquer coisa, as criticas são válidas, mas há criticas e criticas.

Sobre o caso da Ker e tudo mais, não vejo problema algum nisso, no próprio Origin já deixa explicado porque ninguém iria lembrar-se do bebê amorfo, fora que o destino de Ker ainda não foi descoberto, tem mais um capítulo vindo aí. Chiar porque a Ker não foi pensada há 30 anos atrás é forçar a barra só para dizer ''tá vendo porque eu não gosto do Kurumada''. Como se em outras obras em SS não tivessem paradas piores e ninguém reclama, como cavaleiros de ouro com sexto sentido que se movem na velocidade da luz. Até aqui Origin foi bem, apresentou novos conceitos, um novo inimigo e o mais interessante é que houve uma conexão explicita com o ND muito bacana.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...