Ir para conteúdo

Regras

REGRAS DO FÓRUM CDZ E INFORMAÇÕES GERAIS

 

1. INTRODUÇÃO AO FÓRUM

Seja bem-vindo(a) ao CDZ.com.br. Este fórum foi criado com o intuito de reunir pessoas que desejem conversar/discutir sobre a obra Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco). O fórum abriga diversas seções, sendo que algumas visam a outros temas não relacionados à Saint Seiya. Esperamos que você se divirta e interaja com os outros membros o quanto puder, de forma a trocar e aumentar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos.

 

ATENÇÃO!

Antes de se cadastrar no fórum e/ou começar a usá-lo, leia atentamente os Termos e Condições de Uso do CDZ.com.br. A leitura é de responsabilidade do usuário. Ao se cadastrar no fórum, o usuário demonstra estar ciente e concordar com a política do fórum.

 

IMPORTANTE! Todos itens e regras citados abaixo são válidos para todos os usuários e para todo o fórum (posts, status, chatbox, etc).

 

1.1 Inscrição:

Só é permitido um único cadastro no fórum. Havendo mais de uma conta por usuário, todas as novas contas serão excluídas sem prévio aviso. O usuário será notificado via MP quanto as regras e caso volte a fazer novas contas será punido como Infração Grave (30% de Alerta). Caso haja um volume muito alto de contas novas, o usuário pode ser banido sem aviso prévio.

Cadastre-se usando sua conta no Facebook, Twitter, Windows Live ou simplesmente um e-mail válido para confirmação da conta e recebimento de mensagens.

É vetado o uso de nomes de usuário com expressões ofensivas, palavras de baixo calão ou obscenas. As contas com esse teor serão automaticamente excluídas.

 

1.2 Sistema de punições:

A administração tem a seu dispor diversos tipos de punições a serem utilizados de acordo com a gravidade das faltas cometidas.

 

1.2.1 - Alerta:

Sistema de Advertência pontual de 0 a 100%, de acordo com as regras especificadas.

Os níveis de Alerta são: Leve (10%), Médio (20%) e Grave (30%).

 

1.2.2 – Suspensão Temporária:

Em casos de reincidência por infrações de regras listadas abaixo, o usuário poderá ser suspenso de 1 a 30 dias, de acordo com a avaliação do Staff do fórum. Quando a infração for leve, poderá ocorrer logo após terceira reincidência. Quando média ou grave, logo após a segunda. Em casos extremos o usuário poderá ser suspenso logo na primeira infração.

 

1.2.3 - Banimento:

A punição máxima do fórum é utilizada com usuários que chegarem a 100% de Alerta e não adequarem seu comportamento após as penalizações anteriores. O usuário será permanentemente removido, caso o mesmo após o banimento volte a se cadastrar de forma a ir contra as regras estabelecidas, acarretará na exclusão das novas contas, podendo levar a outras medidas preventivas. Em casos extremos, o banimento poderá ocorrer independente da porcentagem de Alerta que o usuário tiver no momento.

 

2. DAS REGRAS

As regras visam a orientar o usuário a utilizar o fórum de forma salutar. A regulamentação aqui vigente vale para todos os membros e pode sofrer alterações a qualquer momento, sendo as mesmas avisadas através da(s) seção(ões) mais cabível(is). Algumas regras acompanham um nível de alerta proposto a ser aplicado, no caso do não cumprimento das mesmas.

 

2.1 De apresentações e despedidas:

O usuário que queira se apresentar no fórum, deverá fazê-lo no tópico de apresentações, que está fixado na seção "OFF-Topic". Se o usuário desejar informar ao fórum de um período de ausência, a menos que seja de relativa importância, ele deverá fazê-lo preferencialmente através do espaço em sua assinatura.

 

2.2 Da postagem de material explícito:

É vetada a publicação de imagens e textos com conotação sexual proibidos para menores de 18 anos.

  • Punição: Exclusão do Post + Alerta de Infração Grave (30%);
  • Reincidência: Exclusão do Post + Alerta de Infração Grave (30%) + Suspensão por 7 dias.

 

2.3 Do flood e spam:

Spam e flood se configuram como mensagens indesejadas, que não contribuem em nada para os tópicos, figurando um post repetido e desnecessário. Post seguidos, mesmo que contenham informações diferentes, serão, num geral, considerados flood, tendo em vista a existência da opção de editar as próprias postagens. "Mini-moderação", quando um membro comum tenta "enquadrar" outro membro nas regras (i.e. "olha o flood!") também entra nesta categoria caso o membro veja algum comportamento errado, deve contatar a moderação, preferencialmente por meio das ferramentas de denunciar.

Adendo: Devido ao novo sistema de atualizações de status do fórum, a moderação definiu por maioria que os usuários ficam restritos a uma postagem por dia (a cada 24h) na área.

Inicialmente o usuário será advertido por MP. Em caso de reincidência receberá o Alerta de Infração Leve (10%). Mantendo-se a transgressão os futuros posts poderão ser considerados como Infração Média (20%) ou até Grave (30%).

 

2.4 Da criação de tópicos:

Antes de criar um novo tópico, procure ver se o assunto pretendido já não está sendo (ou foi recentemente) discutido. Pedimos que sejam utilizadas as TAGS especificas de cada área e que os títulos dos tópicos sejam claros e com o mínimo de erros ortográficos. Caso necessário, o Staff editará o tópico/título para facilitar o entendimento e manter um padrão no fórum.

 

2.4.1 Do ressuscitamento de tópico(s) inutilmente:

Tópicos muito antigos e com a discussão já dada por encerrada não devem ser revividos, a menos que seja para acrescentar algo útil a eles. Nesses casos, o usuário será advertido através de post ou MP e em caso de reincidência alertado como Infração Leve (10%).

 

2.5 Da linguagem utilizada:

O uso de palavrões para enfatizar algo não é proibido, porém é pedido que sejam usados com bastante moderação e da maneira menos agressiva possível. Na primeira vez em que o usuário for pego usando indevidamente de vocabulário vulgar, o mesmo poderá ser alertado através de MP, podendo ainda ter seu post editado. Em caso de reincidência o mesmo poderá ser advertido com alerta de Infração Média (20%).

 

2.6 De mensagens ofensivas ou preconceituosas:

Ofensas gratuitas, incitação ao ódio ou violência, racismo, homofobia ou quaisquer outras discriminações preconceituosas são estritamente proibidas. Nesses casos, o usuário poderá ser penalizado de acordo com as seguintes infrações:

  • Preconceito: Infração Grave + Suspensão de 7 dias. Reincidência: Banimento;
  • Ofensas: Infração Grave + Suspensão de 2 dias. Reincidência: Acréscimo de 30% na infração + Suspensão de 15 dias;
  • Zombaria/Provocação: MP/Notificação ao usuário com a devida penalização. Reincidência: Infração Média/Grave (mediante análise).

Obs: Os casos das penalizações referente a Zombaria/Provocação serão analisados pelos membros do Staff, sendo que somente com a concordância de no mínimo 3 integrantes o usuário será penalizado, evitando assim arbitrariedade nas punições.

 

2.7 Homofobia e racismo:

Homofobia e racismo são temas sérios, intoleráveis no espaço do fórum, constituindo inclusive crime inafiançável pelas leis brasileiras. Por isso, a moderação terá bastante rigor com postagens com conteúdos racistas e/ou homofóbicos, não tolerando postagens levianas ou debochadas. Nesses casos, o usuário poderá ser penalizado de acordo com as seguintes infrações:

  • Ofensa direta: Caso o usuário ofenda diretamente algum membro com termos racistas ou homofóbicos (ou qualquer outro tipo de LGBTQfobia), está sujeito a banimento permanente;
  • Ofensa indireta/Deboche: Caso o usuário trate de forma leviana ou debochada algum caso de racismo ou homofobia (ou outras LGBTQfobias), mesmo fora do fórum, ele está sujeito a alerta grave (30%) e suspensão por 5 dias. Reincidência configura banimento permanente.

 

2.8 Das assinaturas:

Ao que se refere a assinaturas não há limitadores, contudo qualquer uma que possa prejudicar a visualização do conteúdo do fórum estará sujeita a análise e devida notificação, sendo que a permanência da mesma poderá acarretar na edição por parte do Staff.

 

ATENÇÃO:

A administração do fórum se reserva o direito de modificar punições em certos casos. Estas são diretrizes gerais, às quais contemplarão a maioria das ocorrências, mas análises caso a caso podem resultar em tratamentos distintos se os administradores julgarem necessário. Obviamente, serão casos de exceção, com a consulta a outros administradores, para que a prática não se torne uma espécie de "abuso de poder" com relação a membros específicos. Além disso, os membros possuem o direito de pedir esclarecimento ao Staff quanto às punições sempre que acharem necessário e/ou se sentirem injustamente lesados. Neste último caso, ainda podem pedir "recurso" a um membro da equipe que não seja quem aplicou a punição. A moderação também possui o direito de banir contas até mesmo sem aviso prévio caso entenda que o usuário desrespeita a convivência no fórum de forma abusiva.

 

3. TERMO DE ADESÃO

Ao inscrever-se como usuário do fórum, você concorda com os termos colocados no presente documento e compreende as regras e políticas do fórum, assim como as consequências em transgredi-las.

No caso de dúvidas/reclamações/sugestões, quanto as regras aqui apresentadas, o usuário poderá entrar em contato junto a Administração/Moderação do fórum através de E-Mail/MP para posterior análise.

 

Assim sendo, aproveite o fórum!

×
×
  • Criar Novo...