Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Mas a questão está justamente aí: Kurumada já mostrou-se envolvido na animação. Duvido, e muito, que saia algo superior ao Meikai-hen... Me perdoem...

Infelizmente, eu concordo com WAN. Kurumada se meter em uma animação do Lost Canvas é uma das piores coisas que poderia acontecer: o velho não faz a menor idéia de como fazer um anime nos dias de hoje. A insistência em repetir no Lost Canvas coisas usadas no anime clássico de CdZ (como, de novo, o mesmo grupo que fez a abertura da Fase Inferno de Hades fazendo a abertura do Lost Canvas) é uma receita de fracasso - não só arrisca ficar a mesma droga que o anime de CdZ tem sido recentemente, como também perde todo o sentido de animar um mangá moderno de CdZ.

 

Eu acho que as maiores vantagens do Episódio G (em que Kurumada só emprestou o nome, e não faz mais absolutamente nada) e do Lost Canvas (para o qual Kurumada nem emprestou o nome) são o seu aspecto moderno, não só em termos de imagens (os recursos gráficos modernos do Episódio G e os traços mais "leves" do Lost Canvas) como principalmente em termos de conteúdo. Kurumada não tem capacidade de fazer isso - vide o ND. Ele não tem nada que se meter em um possível anime do Lost Canvas ou em um possível anime do Episódio G.

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 5,2k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Masami Kurumada, o autor de Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) foi convidado pela Warner Bros, para desenhar o pôster japonês do filme Fúria de Titãs (Clash of Titans). O diretor francês Louis Let

A morte.

Michi Himeno PURO nessa imagem (muita linda por sinal)...     Ahh, isso aí é a ilustração do 2º BOX dos episódios originais...

Posted Images

Visitante WAN

Mas então, já acho que EPISODE.G, caso seja animado, não terá o dedo do Kurumada. Primeiro, por que PARECE que Okada tem total autonomia tem TUDO quanto a obra

(CD Drama, extras, etc). E o Mestre 2 tem, em seu curriculo, um mangá já animado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo muita coerência nisso, Wan. Querendo ou não Episode.G é uma obra de SS e, por isso, tem o dedo do Masami lá. Não na trama, mas Masami tem autonomia, tanto é que mesmo ele não apitando em nada no EG o nome dele está no mangá. A história SS ainda é dele e ele tem uma produtora. Ou seja, ferrou.

O fato de Okada já ter um de seus mangás animado também não muda nada. Okada não é Toriyama ou Oda, tanto é que ele escreve uma trama baseada na história alheia ao invés de algo totalmente seu.

 

Acho que, no fim, infelizmente; EG e LC estão no mesmo barco. O jeito é torcer para que, caso seja a Xebec a animar, ela que tenha autonomia sobre o anime. Não me importa se vai ter esse Marina del rey cantando ou coisa do tipo, contanto que a animação seja boa, ótimo!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só esclarecendo que o fato de Kurumada ter elaborado um story-board não significa que esse seja utilizado, é só um piloto que certamente pode passar pelas mãos de outra pessoa. Story-boards são comuns para um mangaka tbm, e eles podem ser feitos até com bonequinhos de palitinhos, o importante é mostrar os ângulos de câmera, as noções de movimentos, o tempo do cut (parte da cena) e etc. Pra um mangá, acho q Kurumada pode até ter seus méritos, mas é como eu disse uma vez, ele querer transferir a visão dele, a dinâmica de um mangá, para um anime pode não sair um bom resultado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelo esclarecimento, Nicol.

Qual é a sua opinião sobre Masami em parceria com outra produtora? Peguemos a Xebec mesmo como exemplo. Acha que ele teria certa autonomia para "apitar" na produção do anime ou seria como é normalmente, ou seja, o mangaka fica de boca fechada e pronto, a produtora em questão anima o mangá.

 

Tava pensando numa coisa também: Se o anime for semanal e tiver a qualidade de Elíseos, não é tão ruim. Tem que ter mais movimentos/frames, isso é óbvio, mas de resto não tem do que se reclamar! Pra Elíseos aquela qualidade fica ruim porque são OVAS, algo bem curto e que sai anualmente, então é realmente horrível, mas para um anime semanal, está ótimo. Basta ver a qualidade de animação de alguns capítulos de Naruto ou Bleach que verão que não está muito acima de Elíseos. Mas, como eu disse, são semanais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hmmm... eu baixei alguns episódios de Heroic Age pra conhecer melhor o trabalho da Xebec e me espantei. Achei a animação sensacional, se a Xebec for mesmo animar LC minhas expectativas, emtermos de animação, são as melhores possíveis.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu assisti alguns capítulos de Busou Rekim (acho que é esse o nome =)) e também achei muito bom.

Por isso que estou esperançoso e, ao mesmo tempo, com medo, por causa do Kurumada e suas kurumadices. ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu pelo esclarecimento, Nicol.

Qual é a sua opinião sobre Masami em parceria com outra produtora? Peguemos a Xebec mesmo como exemplo. Acha que ele teria certa autonomia para "apitar" na produção do anime ou seria como é normalmente, ou seja, o mangaka fica de boca fechada e pronto, a produtora em questão anima o mangá.

 

Bom, não sei como funciona para todos os mangakas, creio q de regra o mangaka não se meta quando tem trabalho a fazer, não tem muito tempo, mas no caso do Kurumada, de um jeito ou de outro, ele estava presente, por isso que em muitos momentos não se sabe ao certo (pelo menos eu não descobri ainda) se Kurumada contribui diretamente com coisas no anime ou se pegou coisas do anime e usou no mangá, por exemplo, o golpe "Satã Imperial" do Mestre que apareceu primeiro no anime, as idéias de Ohko e Dohko, sem mencionar os filmes. E considerando que Kurumada tem se metido bastante nos OVAs e já até andou dando palpites por meio de story-boards, imagino que a produtora do LC até não procure por Kurumada, mas com certeza Kurumada não se seguraria para dar seus palpites.

 

Tava pensando numa coisa também: Se o anime for semanal e tiver a qualidade de Elíseos, não é tão ruim. Tem que ter mais movimentos/frames, isso é óbvio, mas de resto não tem do que se reclamar! Pra Elíseos aquela qualidade fica ruim porque são OVAS, algo bem curto e que sai anualmente, então é realmente horrível, mas para um anime semanal, está ótimo. Basta ver a qualidade de animação de alguns capítulos de Naruto ou Bleach que verão que não está muito acima de Elíseos. Mas, como eu disse, são semanais.

 

Olha, acho q tem duas coisas importantes numa animação, independente de ser uma série semanal ou não: dinheiro e uma boa equipe. Como funciona? Com dinheiro as possibilidades são diversas, uma animação de qualidade é praticamente certa. A equipe é importante pq, mesmo quando o dinheiro é limitado, ou melhor, quando não há dinheiro sobrando, a equipe certa faz a diferença, a melhor equipe é aquela que consegue "tirar leite de pedra", ela se vira mesmo com um orçamento reduzido e faz maravilhas.

 

Kurumada disse que os Cloth Myth tem dado um impulso a série, talvez isso seja uma indireta para dizer que a Bandai tem planos de investir no futuro de Saint Seiya, isso pode ajudar com a qualidade, resta saber se a equipe será boa pra lidar com um bom orçamento ou, ainda mais importante, será uma equipe ótima do tipo que saberá lidar bem com orçamentos não tão generosos.

Editado por Nicol
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa mudança de estúdio me levou a uma seguinte dúvida: qual o direito autoral que a Toei tem sobre marca Saint Seiya?!? É possível "levar" uma obra, mesmo que seja um novo mangá, para outro estúdio, assim, sem perguntar?

 

Ou seja, aonde acaba o direito do Kurumada e inicia o direito da Toei?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pilotos são passíveis de serem alterados, ou até nem serem utilizados.

 

Tava pensando numa coisa também: Se o anime for semanal e tiver a qualidade de Elíseos, não é tão ruim. Tem que ter mais movimentos/frames, isso é óbvio, mas de resto não tem do que se reclamar! Pra Elíseos aquela qualidade fica ruim porque são OVAS, algo bem curto e que sai anualmente, então é realmente horrível, mas para um anime semanal, está ótimo. Basta ver a qualidade de animação de alguns capítulos de Naruto ou Bleach que verão que não está muito acima de Elíseos. Mas, como eu disse, são semanais.

 

Os OVAs de Elysion-Hen (só até aqui, e do Meikai-Hen no geral) ficaram uma porcaria porque, como disseram, não estão inseridos nos padrões atuais de animação, não fazem usufruto de elementos interessantes do hoje em dia pra uma animação de boa qualidade - e aqui, não vem ao caso se são OVAs, Movies, episódios, enfim.

Serem OVAs é um fato que piora as coisas. Mas, ainda que fossem episódios semanais, estaria bem ruim, sim.

Você citou Naruto e Bleach e disse que alguns não estão muito acima... Até onde vi em Naruto, se trata do seguinte: Mesmo os episódios "mal animados" de Naruto, os ditos como tais, cumprem uma tarefa que nunca constituíram uma proposta pra Saint Seiya, com vários movimentos, e sempre uma idéia mínima de animação.

Bleach, então, é pior. Acho que todos os episódios que vi, mesmo os de embromação, não falham quanto a partes indesejáveis de "enganação" de que está sendo animado de verdade, como tem sido em Saint Seiya, com aquelas linhas estúpidas nas laterais e que indicam movimento. Fora isso, a esmagadora maioria dos episódios (e já passei por vários episódios posteriores aos que eu não vi de verdade, averiguando isso, há pouco tempo) tem uma qualidade no mínimo razoável (tão bons quanto os quatro primeiros do Kôshô).

 

Bom, é só o que eu acho.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essa mudança de estúdio me levou a uma seguinte dúvida: qual o direito autoral que a Toei tem sobre marca Saint Seiya?!? É possível "levar" uma obra, mesmo que seja um novo mangá, para outro estúdio, assim, sem perguntar?

 

Ou seja, aonde acaba o direito do Kurumada e inicia o direito da Toei?

 

Esse certamente foi um dos motivos que levaram à adoção de subtítulos nos novos mangás, pois tanto a Toei quanto a Shueisha possuem direitos sobre "Saint Seiya" e não sobre os demais mangás que possuem nomes e direitos autorais distintos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse certamente foi um dos motivos que levaram à adoção de subtítulos nos novos mangás, pois tanto a Toei quanto a Shueisha possuem direitos sobre "Saint Seiya" e não sobre os demais mangás que possuem nomes e direitos autorais distintos.

 

Mas a marca continua sendo "Saint Seiya", Ranma... eis a questão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continua não, justamente por possuir os subtítulos "Next Dimension, Lost Canvas e Episode G" é que os desvinculam dos direitos autorais do clássico.

 

São nomes diferentes, com direitos autorais diferentes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante WAN
Continua não, justamente por possuir os subtítulos "Next Dimension, Lost Canvas e Episode G" é que os desvinculam dos direitos autorais do clássico.

 

São nomes diferentes, com direitos autorais diferentes.

 

Se assim fosse, Kurumada nem poderia publicar mangás de Saint Seiya por outra editora, já que é a Shueisha a "original".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Levando-se em conta que ele disponibilizou os direitos autorais da série para a Shueisha quando publicou a estória e utilizando apenas "Saint Seiya". Sim.

 

É assim que funciona com os livros ainda presos aos Copyrights. Mas também há que se ver até quando é veiculada a cessão dos direitos autorais da série para a empresa, já que não deve ser vitalício.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, por aí como o Ranma explicou. Kurumada tem direitos sobre Saint Seiya, mas para lançar em outras editoras ele tem que criar diferenciais, o título é o mais evidente, o mesmo vale para Shueisha e Toei, mas ambas não possuem direitos sobre Saint Seiya apenas por que Kurumada cedeu os direitos, mas tbm pq tiveram parte na criação de Saint Seiya, da mesma forma, eu creio q Shiori e Okada tenham o mesmo direito que Kurumada e Akita, a menos que Shiori e Okada e seus respectivos estúdios sejam considerados apenas como funcionários da Akita ou coisa assim, pq os caras que trabalharam para Kurumada ao longo da confecção do mangá e os caras que trabalharam na confecção do anime, mesmo na parte criativa, não detém os direitos pq o fizeram como empregados.

 

 

Em outras palavras, dificilmente veremos, por exemplo, pedaços do anime clássico cedidos pela Toei pra compor um flash-forward de uma produção de outro estúdio ou muito menos veremos comporem cenas que sejam tal qual vemos no anime da Toei, terão de haver diferenciais. Um exemplo do que estou tentando dizer, lembram quando Aiolia viu seu futuro no Episódio G, e viu-se enfrentando Seiya? A cena em si não era igual em traço, cenário e etc ao do clássico, não era um "copiar e colar" pq justamente não pode pegar aquilo q tbm é da Shueisha e Toei.

 

Se animasse o ND na XEBEC, por exemplo, na cena em q o Seiya aparece de cadeiras rodas, mesmo se o Araki trabalhasse na animação, a cena teria de ter diferenciais em relação ao da Toei, não poderia simplesmente pegar a mesma cena do filme e seus desenhos e reutilizar na XEBEC.

Editado por Nicol
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, a meu ver, acho que o desfecho para discussão é bem simples:

Não há qualquer espécie de cessão vitalícia ou contrato de exclusividade para toda a franquia.

Isso é comum com os mangás da Shuueisha, mas a exclusividade da editora sobre as obras veiculadas na JUMP, por exemplo, costuma se extinguir em 10 anos.

Não há esse tipo de imposição de estúdio, os contratos com estúdios são, na verdade, bastante precários, diversos das obrigações e deveres costumeiros em contratos sinalagmáticos (o estúdio anima os episódios para os quais foi pago – o grupo responsável habitualmente escolhe o estúdio mais tradicional, barato etc).

A animação decorre de uma confluência orçamental (autor, ou editora interinamente

sub-rogada nesta condição, canal de TV, patrocinadores e estúdio). O estúdio é apenas convencionado pelas partes, sem qualquer vínculo perpétuo.

O mesmo aconteceria se estivéssemos tratando de uma hipotética remasterização da série clássica ao molde da nova tecnologia. A Toei não tem qualquer direito, seria escolhida pela equipe responsável pelos gastos, se o grupo assim o desejasse.

Em 86, foi firmado um contrato (precário e sem prever ou garantir o número de episódios - um eventual fracasso de audiência e mercadológico poderia decretar o fim da série, tal como ocorre e continua a ocorrer com dezenas delas ) para animação do mangá em curso na Jump; Em 2002, foi firmado outro contrato.

Os estúdios são empresas contratadas e trabalham por um valor determinado para animar cada episódio.

Se o autor estivesse atrelado à editora por um determinado tempo, seria necessária a anuência da editora, que juntamente com patrocinadores, autor e canal de TV, selecionariam o estúdio.

SAINT SEIYA é uma marca diferente de SAINT SEIYA: THE LOST CANVAS, mas isso não faz a mínima diferença, não há contrato de exclusividade com estúdios de animação.

Amealhar recursos para a animação de um mangá é uma tarefa monumental, autores e editoras geralmente não impõem óbices aos estúdios, sobretudo quando falamos da animação do mangá de Shiori, uma mangaka relativamente incipiente (sem qualquer depreciação ao seu talento, pois sou um fã).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

se for SÓ por isso, nem esquento... dos males, o menor. aliás, até acho bom um nova visão da mesma cena clássica, como o exemplo do aiolia vs seiya no epg.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante WAN

Eita marishiten, hehehe Foi dificil entender certas palavras, mas o que você publicou é bem sólido e convincente. É possível mesmo que, esses tais "direitos" que a TOEI possui não são lá grandes coisas, mesmo.

 

Valew!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que o companheiro Nicol falou sobre o "Episódio G" e obra clássica está absolutamente certo.

Como os mangás de grande editoras não são livros, mas alçam automaticamente o autor à fama (5 milhões de leitores!), diferente do que acontece com os direitos mercadológicos, o mangá é da editora, tal como acontece com os estúdios, o mangaka é pago por página (já lembro de ter ouvido algo como 1.500 dólares por página).

Os direitos para produção de artigos, animação e bugigangas vão, exclusivamente, para o autor em um determinado lapso, mas o mangá é sempre da editora.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os direitos da Toei são significativos sim, o que o marishiten comentou tem um fundo de verdade, mas vale mais especificamente aos demais estúdios terceirizados pela Toei, como o Araki Production, Aoni Production e muitos outros. Quando a Toei adquiriu os direitos junto a Shueisha e Kurumada para a produção do anime, ela o fez não como estúdio Toei Animation (ou Toei Dôga como era chamado na época da série), mas sim como Toei Co. Ltda ou Toei Company, do qual justamente faz parte a Toei Animation e outras subdivisões. Não foi o caso da Toei Dôga daquela época ter sido contratada como os outros estúdios que trabalharam terceirizadamente para aquele serviço.

 

Pelo que eu já pesquisei das origens dos projetos do anime de Saint Seiya, todos eles eram levados ou partiam primeiro da Toei, lá eles analisavam as possibilidades para que fosse realizado e, tendo aprovação, dava-se início as demais contratações, patrocínio e etc. Os demais estúdios menores realmente eram apenas contratados para aquele determinado trabalho sem vínculos perpétuos com a obra ou capazes de impor algo, tal qual os assistentes de Kurumada que trabalhavam no Kurumada Pro e os novos que trabalham agora.

 

É por essa razão, por exemplo, que Araki Production (o estúdio do Araki, Himeno, Chino e outros) poderiam muito bem trabalhar em outras produções de outros estúdios, mas não poderiam reutilizar desenhos já feitos sob contrato com a Toei, pq justamente os desenhos e story-boards, tudo ligado ao anime passava a pertencer a Toei.

 

Enfim, é um tema muito interessante e complexo que acho que merece mais estudo e pesquisa. Seria muito bom poder entrar em contato com gente mais especializada daquele meio para mais detalhes.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É claro que a companhia faz reuniões prévias, ela planeja lucrar com a veiculação e cessão dos direitos sobre a animação que produziu.

O cerne da questão aqui é: a Toei tem alguma espécie de contrato vitalício com a franquia SAINT SEIYA? Resposta: Não. E não tenho notícia de um contrato desse tipo.

Quanto aos encontros na Toei (citados até na própria enciclopédia), eu interpreto da seguinte maneira, um primeiro interessado (geralmente o manager da editora) procura o estúdio, o estúdio faz o orçamento, e inicia-se a procura por interessados em subsidiar o projeto.

Na minha opinião: os estúdios de animação não adquirem os direitos, são subvencionados, recebem um valor fixo, os direitos de veiculação em outros países e alguma participação.

O anime produzido por um estúdio é do estúdio, somente a animação produzida, sem vínculos com o material não produzido.

 

Claro que tudo não passa de conjecturas.

Editado por marishiten
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...