Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Inspirado nessa matéria (https://www.cbr.com/saint-seiya-where-to-start/), onde o autor tenta indicar pro pessoal do sazunidos por qual obra começar para adentrar na franquia, resolvi criar esse tópico.

 

Se alguém que conhece muito pouco de CDZ te pedisse uma dica por onde começar na série, qual obra você indicaria?

Falaria pra ela começar pelo mangá clássico? Anime clássico? Prequels (LC, Ep. G)? Reboot? Remake? Jogos?

 

Qual critério você adotaria? Qualidade? Modernidade? Canonicidade? Outro?

 

E qual obra você falaria para a pessoa ignorar?


*Se já existir um tópico parecido pode apagar esse aqui. Procurei e não achei nenhum igual, mas vai quê

.
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

já fiz isso com dois conhecidos.

um gringo, o outro alemão.

o gringo sabia que eu gostava da série. eu passava umas fotos dos bonecos por ele curtir. daí um dia fui passar pegasus fantasy pra ele falando de openings de anime e só tinha ela fácil no youtube com episódio 1 completo (pois é).

ele gostou do que viu do começo e perguntou por onde começava. já tinha lost canvas na época.

falei pra ver a série original mesmo pra começar. expliquei que eu não gostava de LC, pra ele não se contaminar pela minha opinião e ir atrás se quisesse.

gostou da série original. detestou asgard. poseidon viu no piloto automático. achou hades qualquer nota por causa da metade final. não foi com a cara dos filmes. gostou muito do 1º, mas quando viu que eram todos iguais, não animou. o 2º mesmo ele não gostou porque no da éris pelo menos a gente já "sabia" tudo de backgrounds dos cavaleiros. no filme 2 ele achou que ficou muito "jogado" os GDs.

dos spin-offs, ele gostou muito de omega. série favorita dele depois do original. não se ligou em lost canvas. deu uma chance honesta a soul of gold, falei pra ele que eu não botava fé mas ele estava curioso (e não gostou).

 

o outro alemão já nem lembro se lost canvas já existia em anime.

ele viu o original, gostou. não gostou muito do mangá comparado com o anime. pelo menos lost canvas o mangá ele folheou e desistiu quando viu touro morrer do mesmo jeito do mangá clássico.

metade do que eu falei do que era do ND fez ele nem dar uma chance pra coisa.

e omega ele viu o poster e decidiu que não ia gostar dali, logo se me lembro nem viu nem um episódio.

não sei quanto ao resto o que ele achou. faz tempo que não vejo o cara.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende um pouco do que a pessoa quer/gosta. Eu acho o anime clássico muito longo e enrolado para servir de porta de entrada para pessoas mais velhas, até porque eu sinto tédio reassistindo em vários momentos. Criança é mais fácil de topar, mas já adolescente/adulto, acho que não é uma boa. Se a pessoa faz questão de começar pelo clássico, eu recomendo o mangá porque ele é bem mais rápido/dinâmico.

 

Eu particularmente acho Saintia (mangá), TLC (tanto mangá quanto o anime) e Ômega ótimas portas de entrada pro pessoal mais acostumado com narrativas mais novas. TLC é bem o shonenzão da época que foi lançado e tem os conceitos e a ideia básica da franquia. Saintia é tipo uma sidestory do clássico, então além dos conceitos básicos, a pessoa ainda conhece os personagens do original e um "resumão" da trama, mesmo achando que a Chimaki abusa ao apelar pra fanbase, acho que funciona como porta de entrada. Ômega eu fico um pouco na dúvida do quanto o pessoal mais velho se interessa porque, bem, é um anime voltado pra criancinha e tal, mas também acho que funciona como porta de entrada mais ou menos pelos mesmos motivos dos anteriores.

 

Eu não gosto do que li de Ep. G, então eu não tendo a recomendar isso para as pessoas começarem por eles, mas só porque eu não sei como a história toda anda, mas diria pra pessoa tentar se quiser. Eu larguei logo no começo, então não sei como caminha para dizer se funciona bem como porta de entrada. O reboot tá parecendo um primeiro contato bacaninha, mas também prefiro esperar pelo menos sair a temporada completa para opinar. Soul of Gold e LoS eu acho que não funcionam bem pra quem não é fã.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu penso que a série clássica envelheceu mal,mas o incio é fantástico,o cara vê um moleque arrancando a orelha de outro logo na entrada e deve achar o máximo,o problema é que o ritmo dá uma caída depois,mesmo alguns episódios que não são filler se estendem por demais,Seiya vs Shiryu e Cavaleiros Negros deve ser o high point do inicio de quem começa agora.

 

Só que quem começar pelo clássico vai odiar Omega só pelo design dai complica.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentei fazer minha namorada gostar através das obras mais novas porque do clássico ela viu o estilo mais antigo e disse que não ia dar sequer uma chance. Fui por Lost Canvas anime, assistiu dois episódios e achou terrível. Fiz assistir Lenda do Santuário, achou legal, mas sentiu que faltavam informações para entender todo o contexto, bem como também disse que o ritmo era muito rápido. Mencionei Ômega, ela não deu uma chance também, por achar muito infantil. Pedi então que assistisse KoZ por ser Netflix, ela viu, achou "legalzinho", mas não o suficiente para continuar vendo.

 

Conclusão: Eu tentaria ir pelo clássico anime mesmo, já que foi através dele que me apaixonei pela série e permaneço consumindo os produtos até hoje. Em caso da pessoa ter algum tipo de preconceito, iria por um viés mais moderno e considero Lost Canvas mais catch nesse aspecto justamente por reunir as principais características de um shounen mais moderninho.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complementando o que eu disse, eu já introduzi duas pessoas na série por Saintia Sho, as duas tinham gostado. Uma delas quis ver as coisas novas, inclusive o anime da Netflix, mas ainda não pareceu se interessar muito pelo material antigo. A outra não vejo faz tempo. Uma outra começou por TLC esses tempos (ela não me pediu recomendação, só começou a ver e veio me contar) e foi assistir o reboot e tava gostando.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que Saintia impressiona, em um primeiro momento, pelo belíssimo visual e pela fluidez da narrativa, mas não traz um panorama claro da história central, que deu origem ao universo CDZ. Episódio Zero deveria cumprir esse papel, mas... é... , por aí não dá!

 

Vai depender do estilo da pessoa que você tentará convencer a se interessar pela franquia, mas ainda acho que o anime/mangá clássico seriam as melhores alternativas.

Editado por Anna
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor é o anime clássico. Claro que o mangá é mais direto, mas muita gente tem preguiça de ler, fora que o traço do Kurumada tende a assustar. O ideal seria uma versão mais limpa, mais direta do anime clássico, tipo um Dragon Ball Kai.

 

Os spin offs até servem pra essa entrada no universo de Seiya, mas eu acho que quem opta por isso perde certos bons momentos vendo como essas obras retratam e recriam cada conceito, personagens e momentos do clássico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nunca sugeri CDZ pra ninguém, pois dada a popularidade dele no país, todo mundo já tem uma opinião formada (e muitas vezes equivocada). Para mais novos, eu já mostrei os bonecos e algumas cenas específicas, as aberturas, e disso eles gostam. Então parto daí: os bonecos são famosos e são todos baseados no anime clássico (exceções são poucas). A série clássica é o que a pessoa deve conhecer. Mas ela é longa e antiga, alguns não tem a mesma tolerância para o estilo de anime dos anos 80, idem para o mangá. Minhas sugestões:

 

Opção 1: filme da Éris.

O primeiro filme de CDZ não apresenta o passado dos personagens, mas é curto, tem lutas e músicas legais, além de mostrar cada um mais ou menos no seu papel. É como um comercial para algo maior. Então pode servir como medidor pra uma pessoa em dúvida se deve ou não ver a série.

 

Opção 2: jogo Soldier's Soul

A história toda do anime ta lá, dublada e em forma interativa. Não tem a mesma emoção, a mesma música, e o jogo mesmo pode não ser lá essas coisas, mas funciona. Quem gostar do tema certamente vai querer ver a série. Eu mesmo já conheci vários animes por jogos primeiro pra depois ir ver.

 

Sobre os outros mangás e séries, aí é com a pessoa se ela quer se dedicar em side stories. Lost Canvas tem sua popularidade, mas sempre tento explicar que pra mim não representa o espírito tradicional de CDZ e começar com ele pode passar uma impressão errada.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Francamente? Eu recomendaria o mangá clássico mesmo. Agora se for uma pessoa que prefere assistir do que ler, iria de anime clássico mesmo.

 

Pra mim não tem como ser muito diferente. LoS e KotZ são muito resumidos e as vezes só funciona se você já tem familiaridade com o antigo. LC, sou da mesma opinião que o Excalibur de que não pega bem o espírito da série e dá uma impressão errada (e pra mim tá mais pra "shoujo de luxo" que shonen mas não vamos entrar nesse mérito).

 

Já Omega é viável se a pessoa não tiver preconceitos com o estilo mais juvenil do anime.

 

Logo ficaria mais no eixo mangá/anime e fora isso, no máximo Omega. Saintia só recomendaria ler o mangá até a parte que o anime adaptou, depois ver o último episódio do anime e considerar que acaba lá XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conheci algumas pessoas que acabaram dando uma "nova chance" para a série clássica após ver Hades-Santuário, sim, eu sei que já é uma saga à frente pouco se importando se a pessoa tem ou não o background do clássico, mas funciona, a história não é complexa a ponto de deixar a pessoas sem conseguir se situar e em nível de enredo é a melhor coisa da franquia.

 

Acredito que a junção Episódio 0 + Hades-Santuário possa ser uma porta de entrada legal pra Saint Seiya, problema é que depois não encontrará mais nada com a mesma qualidade, principalmente como ela pode se decepcionar quando for para Inferno e Elíseos (embora o que eu tenha percebido é que, geralmente, nesse público menos "crítico de animes", por assim dizer, Inferno ainda funciona em algum nível, já Elíseos vi só uma pessoa dizendo que gostou de ver as armaduras divinas, porém no geral as pessoas não gostam dessa fase).

 

Sobre os spin-offs, se é uma pessoa que conhece animes e mangás atuais, Lost Canvas (mangá ou anime) e Saintia Sho (mangá) são as únicas obras que acho interessantes de apresentar, mesmo com os seus poréns (que na real, nenhuma obra de Saint Seiya é perfeita e todas possuem problemas e coisas que precisam ser relevadas pra curtir).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu recomendaria o anime clássico, a menos que a pessoa não tenha tempo/paciência/gosto para ver animes. O traço do mangá não é convidativo, os diálogos são muito simples e a história é corrida demais. Apesar da violência, muitos podem achar o mangá de Saint Seiya simples e bobinho.

O anime tem seus poréns, mas compensa pela trilha sonora, ótima dublagem, melhor desenvolvimento dos personagens e a animação das lutas (que tira um pouco a estática delas no mangá).

Outra, o anime nem tem tantos episódios assim, pelo menos não em comparação com Dragon Ball, Naruto, One Piece e outros shounens mais populares, então é uma boa pedida na minha opinião.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor é pelo mangá clássico. Se a pessoa for começar pelo anime certamente irá ficar desapontado quando passar para o mangá (pelo filler de Asgard).

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...