Ir para conteúdo

Foto

[Armaduras e Personagens] Os Desenhos Originais de Kurumada


  • Por favor, faça o login para responder
199 respostas neste tópico
  • Kals
  • Membros
  • 3.797 posts
  • Interesses:cdz

Olá pessoal, temos aqui um material muito interessante sobre os desenhos e cores originais das armaduras, feitos por Kurumada–sensei, e suas modificações para o anime. O artigo original foi feito por Saint of Atena e publicado no SSZ e no llusantronic. Eu traduzi (aff, como é chato fazer isso...), e acrescentei alguns detalhes que não foram observados pelo Saint of Atena.

Para o anime, até certo ponto, foi necessário modificar alguns desenhos de Kurumada. Algumas armaduras foram adaptadas sem alterações, outras passaram por grandes modificações para facilitar e acelerar o processo de animação. Também a intenção de transformar os personagens em brinquedos teve certa influência nessas modificações.

No mangá as armaduras são tridimensionais, as placas se sobrepõem umas as outras. No anime foram reduzidas a linhas na maioria dos casos, já que desenhá-las sobrepostas consumiria mais tempo. Mesmo assim, é espantoso que em alguns casos os desenhos das armaduras no anime sejam extremamente fiéis aos originais de Kurumada, considerando que alguns são bastante elaborados.

Sobre as armaduras de bronze, falaremos apenas da primeira forma, tanto no anime quanto no mangá.


Armaduras de bronze


Seiya de Pegasus

Imagem Postada
Imagem Postada


No caso de Seiya, a primeira forma da armadura de Pegasus se assemelha bastante com a original no mangá. No início o desenho do anime seria idêntico ao de Kurumada, incluindo a roupa branca, mas depois foi modificado para deixar os brinquedos mais atraentes. A máscara (diadema), foi modificada para o formato de capacete, que é igual a como Kurumada desenhou a cabeça do Pegasus quando a armadura está montada. O diadema com asas foi usado durante praticamente todo o mangá. O peitoral é igual ao desenho original, os protetores de braço são iguais aos protetores do braço direito no desenho original no mangá, onde ambos protetores são diferentes. Os protetores dos joelhos foram preservados, mas foram acrescentadas botas de cano alto. No cinto, apesar de mais largo, o desenho permaneceu idêntico ao do mangá.

Nas cores praticamente não houve grandes alterações. Somente a roupa por baixo da armadura, que é branca no mangá, foi alterada para vermelha no anime. Na armadura os tons de azul celeste foram preservados. O cabelo e os olhos de Seiya são marrons com alguma mistura de vermelho, porém o marrom predomina. Os ornamentos do diadema são da mesma cor da armadura no mangá, no anime os olhos de Seiya são avermelhados e os ornamentos do diadema amarelos.


<div align="center">Shiryu de Dragão

Imagem Postada
Imagem Postada


No anime a máscara foi modificada para o formato de capacete, idêntico ao desenho original da cabeça do dragão quando a armadura está montada. As ombreiras foram ligeiramente modificadas em forma de garras. O peitoral, os protetores de braço e o escudo foram mantidos iguais ao desenho de Kurumada. Foram adicionados protetores de quadril ao cinto, os protetores de joelho foram levemente arredondados acrescentando botas que cobrem dos joelhos aos pés.

No mangá a roupa sob a armadura é branca e no anime é inicialmente roxa (pois Shiryu em japonês significa Dragão Roxo), logo depois ela passou a ser preta. A armadura de dragão mantém a mesma cor do mangá. No anime as garras do dragão, no diadema, são amarelos e os olhos avermelhados, diferentes da cor original.


Hyoga de Cisne

Imagem Postada
Imagem Postada


A primeira forma da armadura de Cisne no anime permaneceu praticamente idêntica a do mangá. A máscara foi levemente arredondada no cisne e sua base. Os protetores de braço são iguais, incluindo o escudo. Os protetores de joelhos também não foram alterados, porém a armadura ganhou botas. O peitoral foi modificado, ganhando um aspecto mais atraente e que lembra as asas de um cisne, uma vez que o desenho original é bastante simples. As ombreiras são um pouco mais horizontais. A partir da Saga de Poseidon, Kurumada adotou o peitoral do anime no mangá.

No anime Hyoga apresenta praticamente as mesmas cores do mangá. A roupa por baixo da armadura inicialmente era azul, mas logo depois ganhou um tom quase azul celeste. Os olhos no mangá eram coloridos com um tom de azul esverdeado, no anime ficou apenas azul. Os olhos e o bico do cisne no diadema possuem a mesma cor que a armadura no desenho original, no anime os olhos são vermelhos e o bico amarelo.


Shun de Andrômeda

Imagem Postada
Imagem Postada



A armadura de Andrômeda no anime se parece mais com o desenho original quando está montada do que quando Shun a veste. A máscara também ganhou a forma de capacete, porém a parte frontal é igual ao desenho original no mangá. O peitoral, que no mangá permanece igual em quase todos os volumes, para o anime foi ligeiramente modificado para cobrir todo o tronco, e possui detalhes que se assemelhas a seios, que foram descartados a partir da Saga de Asgard. No mangá as ombreiras são horizontais, no anime são verticais, da mesma forma quando estão montadas em forma de Object no desenho original de Kurumada. O cinto e os protetores de braço permanecem iguais. Os protetores de braço cobrem uma área maior e também foram incluídas botas de cano alto.

A cor dos cabelos de Shun foi alterada de marrom, no mangá, para verde no anime. A cor da armadura permanece a mesma, um vermelho púrpura, como a constelação de Andrômeda. A roupa por baixo da armadura a princípio era verde-água, depois passou a ser rosa claro. No mangá a roupa era branca. As correntes e os ornamentos no capacete são prata no anime, já no mangá possuem a mesma cor da armadura.


Ikki de Fênix.
Imagem Postada
Imagem Postada


No caso de Ikki as modificações são um pouco mais visíveis. A máscara também foi convertida em capacete, e o peitoral, assim como aconteceu com a armadura de Hyoga, foi embelezado no anime, pois no mangá era muito angular e possui um design simples. Logo o desenho do anime foi adotado no mangá. Foram adicionados protetores na cintura e botas que cobrem o pé e a parte frontal da perna. Os protetores de joelhos foram arredondados.

Em Ikki temos várias modificações de cores. No mangá a armadura de Fênix possui um tom vermelho alaranjado, no anime inicialmente ela era branca, azul e rosa e escuro, a roupa por baixo da armadura é azul, enquanto no mangá é branca. O cabelo é negro no mangá e azul escuro no anime. É comum personagens com cabelos negros em mangás ganharem cabelos com tons de azul escuro em animes, para evitar problemas de contorno.


Jabu de Unicórnio
Imagem Postada
Imagem Postada


A armadura de Unicórnio permaneceu praticamente inalterada. As ombreiras são iguais, o peitoral também, apenas um pouco mais angular e com alguns ornamentos adicionais. O desenho dos protetores de braço no anime são iguais ao do braço direito no mangá. Assim como a armadura de Pegasus, a de Unicórnio possui protetores diferentes para cada braço no desenho original. O cinto ganhou uma proteção do tipo concha. Os protetores de joelhos permaneceram iguais e foram adicionadas botas de cano alto. A máscara também foi modificada para o formato de capacete, semelhante a máscara da armadura monstado como Objeto. Quando Jabu aparece no mangá, a armadura de Unicórnio mostra evidências de que foi reparada por Mu, já que possui pequenos protetores de pernas que antes não possuía.

A armadura de Unicórnio no mangá é cinza, já no anime é roxa. O cabelo de Jabu é preto no mangá e castanho-claro no anime. Às vezes a armadura ganhava tons de verde escuro no mangá, mas logo Kurumada mudou para cinza. A roupa por baixo da armadura possuim um tom de roxo escuro no anime e branco no mangá.


Nachi de Lobo
Imagem Postada
Imagem Postada


A armadura de Lobo no anime é praticamente idêntica a do mangá. Os protetores de joelhos e de braços foram simplificados. A armadura também ganhou botas de cano alto. A máscara foi alongada um pouco mais para cima, melhorando bastante o desenho, porém mantendo-se bastante fiel ao original de Kurumada.


Icchi de Hidra
Imagem Postada
Imagem Postada


Da mesma forma que a armadura de Lobo, a de Hidra do anime permanece quase idêntica a do mangá. Foram agregados um protetor do tipo concha e ornamentos no cinto, assim como botas. As ombreiras foram um pouco mais arredondadas. A máscara foi um pouco mais alongada para cima.

Os cabelos de Icchi são pretos no mangá e brancos no anime. A roupa por baixo da armadura também é branca no desenho original, enquanto no anime ganhou um tom de verde claro. As jóias da máscara são verdes no anime enquanto no mangá elas são da mesma cor da armadura.


Geki de Urso
Imagem Postada
Imagem Postada


A armadura de Urso também sofreu poucas alterações para o anime. As ombreiras são horizontais, enquanto no mangá eram verticais e ligeiramente inclinadas, o desenho permaneceu o mesmo. Foram adicionadas botas que cobrem parcialmente a perna, e os ornamentos da máscara são um pouco maiores. Quando Geki aparece no mangá, Kurumada havia alterado ligeiramente o peitoral da armadura, removendo pequenas áreas que uniam as placas do peitoral.

Geki possui cabelos pretos no mangá e roxos no anime. A roupa por baixo da armadura é branca no mangá e azul no anime.


Ban de Leão Menor
Imagem Postada
Imagem Postada


A armadura de Leão Menor é bastante fiel ao mangá, com algumas modificações que melhoraram seu desenho. As ombreiras são iguais, porém terminam num formato de garras. A máscara foi modificada para mostrar a cara do Komainu, que Kurumada desenhou ao mostrar a armadura montada. O que foi uma boa ideia, pois o desenho do Komainu é bastante interessante. O peitoral é igual, os protetores de joelhos também. O cinto é um pouco mais simples no anime, também se agregaram botas. Os protetores de braço permanecem idênticos aos do mangá.
Praticamente não há alterações de cores.


June de Camaleão
Imagem Postada
Imagem Postada


Surpreendentemente o excelente desenho da armadura de Cameleão não sofreu alterações ao ser adaptado para o anime. Foram apenas removidas algumas linhas redundantes nas laterais e na cintura para facilitar a animação. Também foram removidas pequenas garras nos protetores de mãos. O resto é idêntico ao mangá.

No mangá June é ruiva, já no anime é loira.



Em breve posto sobre as armaduras de Prata, Ouro e Escamas.

Espero que gostem, a intenção é apenas informar e não criticar o traço/desenho do mangá ou anime.
</div>

Editado por Kals, 30/09/2009 - 17:08.

Postado 24/09/2009 - 17:49


No geral, o anime melhorou as armaduras, principalmente na questão das cores.

Shiryu ficou com a melhor adaptação. Essa armadura dele é muito linda! Pena que o CM saiu bem esquisito...
A exceção é o object que no mangá era bem mais bonito.

Esse saiote e a proteção das pernas também são pontos a favor da versão anime.

Quanto ao capacete, esses muito redondos ficaram estranhos, como Shun, Ikki, Jabu...

Postado 24/09/2009 - 18:30


Na espera da comparação da armadura de lira:esboço do Kurumada pro filme x versão do filme x versão do mangá x versão do anime [/)]

Postado 24/09/2009 - 18:51


  • Interesses:.

Na espera da comparação da armadura de lira:esboço do Kurumada pro filme x versão do filme x versão do mangá x versão do anime [/)]

Imagem Postada

Postado 24/09/2009 - 18:58


  • Interesses:Anime, Tokusatsu, Comics & Mangás
Muito interessante realmente. O anime terminou por melhorar a aparência das armaduras.

Postado 24/09/2009 - 20:00


É. Acho que sou o único que prefere as armaduras do mangá. Acho elas muito mais charmosas e originais. Tudo bem que aparece umas peças raras como o Geki (mais conhecido como frigobar), mas é bom para dar risada. Mas acho legal as armaduras de bronze do mangá que tampam muito menos partes do corpo... realmente dá uma impressão enorme de inferioridade em relação às de Prata e Ouro.

E a coloração do mangá não tem comparação... acho muito mais legal essa armadura escarlate do Ikki. Acho muito mais legal a idéia de que todas as Armaduras de Prata são de fato prateadas também...

Editado por Feanor, 24/09/2009 - 22:54.

Postado 24/09/2009 - 22:52


Prefiro infinatemente as armaduras do anime.
É verdade que elas são bem mais cobertas que no mangá, dando a impressão até de serem de Prata e não bronze.

A armadura do Shiryu é linda *.*

Engraçado que nessa primeira fase do anime os personagens estão mais adultos. Olhe o Shiryu ou o Seiya. Ninguém diria que tem 14 e 13 anos.

Editado por Vilão, 25/09/2009 - 23:17.

Postado 24/09/2009 - 23:44


  • Interesses:.
O foda é a armadura da June, de bronze, ser MUITO mais completa que a de Marin e Shina... ela tá mais pra prata que bronze por essa linha de raciocínio do quanto elas protegem por diferença de hierarquia.

Eu sempre gostei mais das do anime... inclusive o ideal pra mim seria que Araki e Himeno construíssem V2s a partir do design original do anime e não usar somente o do mangá... mas isso é utópico.

Postado 25/09/2009 - 02:29


  • Interesses:Deus acima de tudo

    No lado do entretenimento Power Rangers, HQs, desenhos animados e games.
Pessoalmente gostei das armaduras do manga também.Do anime só gostei da escolha e combinação das cores.

No mais foi uma excelente matéria.Parabéns Kals ^^

Postado 25/09/2009 - 06:13


  • raky
  • Membros
  • 1.391 posts
depois q vi as do mangás, passei a odiar as do anime. podem até ser mais bonitas, mas saum mto incoerentes com o q a serie tenta passar qnto hierarquia de classes. elas parecem do nivel prata, no minimo.
e pra piorar, nas v.2, fikam completamente diferentes. pelo menos no mangá, vc sente realmente a evolução, no anime naum.
eu preferiria q o anime tivesse seguido fielmente o mangá, talvez mudando só as cores mesmo (a de fenix laranja dói os olhos. mesmo q o azul escuro naum tenha nada a ver, eh 100000x mais bonita).

Postado 25/09/2009 - 09:37


  • Interesses:Saint Seiya

E a coloração do mangá não tem comparação... acho muito mais legal essa armadura escarlate do Ikki. Acho muito mais legal a idéia de que todas as Armaduras de Prata são de fato prateadas também...



Cara, a cor da armadura do Ikki no mangá é insuperável. Bem que ela poderia ser mantida no futuro anime de ND. Sonhando...

Postado 25/09/2009 - 10:06


  • Kore
  • Membros
  • 1.484 posts
  • Interesses:Novas amizades e tudo com relação a Saint Seiya. ;)
Ah galera, eu prefiro as armaduras do anime... São bem mais bonitas!!!

Principalmente a do quinteto!!!!*-* *-*

Postado 25/09/2009 - 10:37


  • Kals
  • Membros
  • 3.797 posts
  • Interesses:cdz
As armaduras do mangá são perfeitas para o mangá. Eu creio que não daria para seguir o mesmo design “quadrado” das armaduras do mangá no anime, dificultaria um pouco a animação.

Vejam que a armadura da June possui um design mais “arredondado” e foi adaptada para o anime sem grandes alterações.

Agora tenho que concordar que o anime distorceu essa teoria de que as armaduras de Bronze cobrem menos partes do corpo que as de Prata e Ouro.

Quanto às cores, eu prefiro as do mangá. A cor da armadura do Shun, por exemplo, era muito mais bonita no desenho original. Aliás, o Shun me parece mais bonito no desenho de Kurumada.

Postado 25/09/2009 - 12:23


Mas acho legal as armaduras de bronze do mangá que tampam muito menos partes do corpo... realmente dá uma impressão enorme de inferioridade em relação às de Prata e Ouro.


Isso realmente faz a diferença. É muito mais coerente no mangá.

e pra piorar, nas v.2, fikam completamente diferentes. pelo menos no mangá, vc sente realmente a evolução, no anime naum.


Falou tudo xará. A evolução é clara no mangá. No anime não. Pelo contrário até, as armaduras de Asgard são menos protegidas que as V1.

Algué falou sobre as armaduras de prata serem de ........ prata!! Muito melhor!

Ainda bem que em LC isso foi retomado e ficou muito bonito.

Editado por Rafael Brasil, 25/09/2009 - 13:04.

Postado 25/09/2009 - 13:03


  • Interesses:.
Prefiro muito mais as vestimentas do anime.

As de bronze dão ótimas características exclusivas de cada armadura, sem falar que essas armaduras do mangá são praticamente a mesma coisa que a pessoa lutar nua no melhor estilo "Cavaleiro de Bronze tem que morrer rápido e com muita dor". Tudo bem que no mangá tem o conceito, mas por outro lado é ridículo pensar que Atena queria que os mais fracos sejam os menos protegidos, se o intuito da criação das armaduras era justamente a proteção do povo que tava morrendo. Com isso basta que as armaduras de bronze fosse as menos resistentes, mas que mantenham ela como vestimenta e não como acessórios para quem anda de skate.

Dentre o que mais me agradou nas V1 do anime é o elmo, são bem protetores e imponentes e pelo que dá pra gente observar eles dificilmente saem voando com 90% dos capacetes do mercado de SS. Tinha mais é que ter mesmo as V2, V3, Vn a partir delas. Elmos com forma de tiaras cansa.

E por fim as cores, do início do anime sou Tsujita sempre. O contraste das cores das armaduras com as roupas que ficam por baixo ficam perfeitas, principalmente no Seiya, o vermelho com branco em cima, fica meio que uma marca registrada dele, assim como os dos outros.

A única coisa que eu salvaria do mangá é o fato delas serem monocromáticas. Em ND é muito bonita a cor das correntes de Shun. Pena que de todas as armaduras de bronze, a mais "cheguei" é a de Ikki, uma grande laranja flamejante.

Um detalhe que me chamou a atenção é a armadura de Lionet também, no anime ela remete bem mais ao seu estilo original do que no mangá.

Editado por Sanamo, 25/09/2009 - 13:18.

Postado 25/09/2009 - 13:15


  • Interesses:Tecnologia, celulares, e notícias em geral. Ah, animes da era da pedra lascada (Manchete) e SAINT SEIYA, claro! Incluindo ae o clássico e THE LOST CANVAS, claro. O resto... é RESTO.
Exato. Mil vezes as do anime. Armaduras foram feitas para proteger, e se tem algo que essas armaduras do mangá NÃO fazem é proteger.

Sem falar do design bisonho, que só evoluiu para algo decente no anime.

Postado 25/09/2009 - 14:54


  • Interesses:Deus acima de tudo

    No lado do entretenimento Power Rangers, HQs, desenhos animados e games.
Mas perai, no JP elas são chamadas de Cloth (Vestimenta), não são necessariamente armaduras.Apenas emulavam as mesmas, logo não existia necessariamente uma regra dizendo que deveriam ser "trambolhos super protetores".

Fora que eu acho que as do manga, por serem mais simples me passam mais a sensação de flexibilidade e mobilidade dos herois

Postado 25/09/2009 - 19:13


  • Interesses:.

Mas perai, no JP elas são chamadas de Cloth (Vestimenta), não são necessariamente armaduras.Apenas emulavam as mesmas, logo não existia necessariamente uma regra dizendo que deveriam ser "trambolhos super protetores".

Mas isso é só uma questão semântica. Toda classe de guerreiros em Cavaleiros usa "armaduras" independente do nome delas (Escama, Surplice, Glories... sua oportunidade é ilimitada!).

Ou tem outro nome pra algo que protege o corpo com uma aparência metalizada? O único detalhe é que no mangá clássico a maioria dos bronzeados está desfalcado...

A menos que seja de Camaelão [/)]

Postado 25/09/2009 - 19:21


  • Libra
  • Membros
  • 3.360 posts
O legal é que as armaduras de bronze apesar de serem as mais fracas e vulneráveis, são tambem as únicas que possuem características diferentes entre as armaduras que acaba tornando elas muito melhores do que a maioria que são "simples" armaduras.

- escudo mais forte
- renascer das próprias cinzas
- corrente com a melhor defesa

...

Postado 25/09/2009 - 19:28


Não, né? Escudo da Medusa está nesse mesmo patamar também, senão maior, e é de Prata. A armadura de Taça e Altar também têm propriedades excepcionais.

Na classe de Ouro tem Armas de Libra e Flecha de Sagitário... olha só.

Postado 25/09/2009 - 21:23





0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos