Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Bom, recentemente, eu li em um blog japonês de uma certa pessoa que não deseja ser identificada, que está passando por uma crise, algo aparentemente terrível está para abalar Saint Seiya mais uma vez.

 

No começo, foi cogitado se seriam novas mudanças no staff (e de fato existem rumores muito fortes quanto a isso, q vão influenciar e muito o futuro de Saint Seiya). Ou talvez, essa grande crise se devesse a mais uma abalo dos patrocinadores (como foi o caso da Bandai q abandonou o anime depois das reviravoltas pós-Tenkai).

 

 

Bom, hoje mesmo, essa mesma pessoa, chamou a atenção para uma crise envolvendo a Toei e a censura.

 

No caso, tudo começou por conta da obra Jojo's Bizarre Adventure, que teria trazido problemas para a Shueisha, Toei e demais envolvidos na produção do anime, por ter utilizado imagens do alcorão como sendo fonte de inspiração para terroristas, o que causou séria repercussão no público, em especial os islâmicos, fora do Japão.

 

Aqui seguem uma nota publicada num site japonês sobre o incidente:

www.yomiuri.co.jp/entertainment/news/20080522-OYT1T00371.htm

Notícia em inglês:

http://mdn.mainichi.jp/national/news/20080...0et016000c.html

 

 

E uma nota de desculpas publicada oficiamente no site da Shueisha:

www.shueisha.co.jp/

www.shueisha.co.jp/info/index_e.html

 

 

Shueisha se prontificou a retirar do mercado os DVDs que para que sejam feitas edições, ou seja, censurar qualquer coisa que possa soar ofensivo sob este aspecto no episódio em questão como em outros. Porém, isso vai refletir nas demais obras que por ventura vierem a ser produzidas pela Shueisha com outros estúdios, aí entra Saint Seiya, que pertence a Shueisha e a Toei também.

 

 

Certamente, por Saint Seiya abranger a mitologia grega (e até a nórdica e outras referências), pode sofrer seriamente com essa nova onde censura cultural e religiosa. Questiona-se se este seja o grande problema que vem assolando Kurumada recentemente.

 

 

Estima-se que talvez a Shueisha poderia retirar do mercado, por exemplo, o filme do Lúcifer onde uma bíblia é queimada, ou até mudar o nome de certos personagens, como Christ do Cruzeiro do Sul do filme da Éris.

 

Notícias nas TVs do Japão informam que a censura se alastrará de forma geral por animes e mangás.

 

 

ATUALIZAÇÃO 1

 

Mais detalhes no site Anime News Network:

http://www.animenewsnetwork.com/news/2008-...-islamic-images

 

Editado por Nicol
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi a cena de "Jojo" que os islâmicos dizem ser uma alusão ao Corão - simplesmente ridículo!

De qualquer forma, eu não acho que isso afetará "Saint Seiya", será como o caso das charges na Dinamarca.

Os japoneses terão certa complacência no início, mas darão uma banana aos fundamentalistas quando eles começarem a encher o saco de verdade.

Eu já havia visto a encrenca com "Jojo" no JBOX, mas nem tinha acreditado muito, obrigado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante WAN

Não sei se isso está realmente ligado a falta de idéias do Kurumada quanto a Saint Seiya...

 

Mudanças no Staff, agora, são irrelevantes (o anime já está no fim)...

 

Que isso possa ser prejudicial, não tenho dúvidas, mas coisas do gênero - como mostrado no seu post inicial - não aconteceram em Saint Seiya (além, claro, da cena da Biblia queimando).

 

Enfim, é um assunto muito polêmico e que certamente afetará Saint Seiya....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nicol, realmente...

 

Será que ninguém sabe separar real de virtual, ou de criação artística?

 

Eu sou católica e não tive nenhuma crise neura com a queima da Bíblia. Simplesmente porque creio que não é um acinte tão grande assim, é uma representação num desenho animado e, ainda, não se tratava de Lúcifer? Queriam o que? Que ele beijasse o livro sagrado?

 

No entanto, respeito quem tenha se sentido ofendido.

 

Agora, mexer com o Alcorão é bem diferente. O fundamentalismo islâmico não é coisa simples e nem são poucos os seguidores. Eu acho que a Shueisha e etc arrumaram imenso problema.

 

Não sei se a onda de censura vai ser pior do que o retalhamento absurdo que já fizeram em One Piece nos Eua, onde cigarros viraram pirulitos, sangue virou suor e outras pérolas. Sinceramente, enquanto a mentalidade idiota de que anime é para criança não for superada, vamos arcar com tais medidas.

 

Nem Saint Seiya é para crianças. Naruto muito menos. Mas o que temos? Crianças que acham Naruto lindinho! Gente sei que muitos aqui viram SS na infância, mas, pensem um pouco, a trama não é um pouco mais complexa do que achavam não? Crescemos e aprendemos. Não sou da opinião de proibir ninguém de ver o que queira, agora censurar tudo para posar de moralista e passar pedaços sem nexo na televisão por conta do horário é idiotice.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah minha Athena, só faltava essa...

 

Daqui a pouco vão censurar Saint Seiya por completo dizendo que ele ensina as crianças a se afastar da religião, por ter analogias à defesa de outros deuses por humanos.

 

Sinceramente... acredito que uma solução seja a implementação de um sistema de difusão baseado em ovas mesmo. O ova sai, vc baixa/compra se quiser. A criança apenas assiste se o responsável comprar e permitir/estiver de acordo.

 

Nós, fãs de certas obras não precisamos disto. Apesar de que entendo o ponto de vista de quem se sinta ofendido...

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei se isso está realmente ligado a falta de idéias do Kurumada quanto a Saint Seiya...

 

Mudanças no Staff, agora, são irrelevantes (o anime já está no fim)...

 

Que isso possa ser prejudicial, não tenho dúvidas, mas coisas do gênero - como mostrado no seu post inicial - não aconteceram em Saint Seiya (além, claro, da cena da Biblia queimando).

 

Enfim, é um assunto muito polêmico e que certamente afetará Saint Seiya....

 

 

Pois é, essa parte do corte da cena da bíblia e mudanças do nome de Christ, por exemplo, são coisas puramente especulativas, pelo menos a pessoa q postou essas hipoteses não deu certeza disso.

 

Mas com certeza esse fato vai afetar de alguma forma o futuro de Saint Seiya.

 

De todo modo, esse pode ser um dos motivos de Kurumada estar passando por grandes problemas que não estão vindo a público, vamos aguardar por mais notícias.

 

Nicol, realmente...

 

Será que ninguém sabe separar real de virtual, ou de criação artística?

 

Eu sou católica e não tive nenhuma crise neura com a queima da Bíblia. Simplesmente porque creio que não é um acinte tão grande assim, é uma representação num desenho animado e, ainda, não se tratava de Lúcifer? Queriam o que? Que ele beijasse o livro sagrado?

 

No entanto, respeito quem tenha se sentido ofendido.

 

Agora, mexer com o Alcorão é bem diferente. O fundamentalismo islâmico não é coisa simples e nem são poucos os seguidores. Eu acho que a Shueisha e etc arrumaram imenso problema.

 

Não sei se a onda de censura vai ser pior do que o retalhamento absurdo que já fizeram em One Piece nos Eua, onde cigarros viraram pirulitos, sangue virou suor e outras pérolas. Sinceramente, enquanto a mentalidade idiota de que anime é para criança não for superada, vamos arcar com tais medidas.

 

Nem Saint Seiya é para crianças. Naruto muito menos. Mas o que temos? Crianças que acham Naruto lindinho! Gente sei que muitos aqui viram SS na infância, mas, pensem um pouco, a trama não é um pouco mais complexa do que achavam não? Crescemos e aprendemos. Não sou da opinião de proibir ninguém de ver o que queira, agora censurar tudo para posar de moralista e passar pedaços sem nexo na televisão por conta do horário é idiotice.

 

Pois é a coisa foi séria mesmo, apesar de ter sido algo que afetou diretamente a Shueisha, o fato está ganhando tamanha repercussão, que todos os estúdios e editoras estão se assustando.

 

O site de Jojo's Bizarre Adventure parece q sofreu um ataque por conta dessa polêmica.

Editado por Lily Kazama
Posts duplos mesclados.
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que afetou mesmo foi a saida da Bandai depois do fiasco do Overture. Esse lance de censura não é novidade principalmente na Toei, que já vende alguns dos seus animes já censurado "de fabrica", no caso o One Piece. Brincar com o alcorão sempre vai dar dor de cabeça, como aconteceu com o jornal Holandês, essa galera não aceita mesmo. É notório a suafização que Saint Seiya vem sofrendo desde seu retorno, sangue virou coisa rara, isso já por causa da política da toei para evitar problemas com censuras muito altas em outros paises. Por isso eu torço para que Saint Seiya seja animado por outro estudio, pelo menos o EPG, LC e ND. Ou que a Bandei e outros patrocinadores voltem a investir no anime.

Editado por IKKI-CE
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com a Pour, mas mantenho a minha opinião a respeito da opção de distribuição do anime fora da tv aberta.

 

É realmente muita bobeira o nível das edições e censura em One Piece nos EUA e Naruto (pelo menos as de Naruto eu pude ver, por aqui).

 

Se cederem sempre a esse tipo de pressão, daqui a pouco os animes não poderão mais tratar de assuntos mais polêmicos, como homossexualidade, religião, espiritualidade, política...

 

Isso não está muito longe de uma quebra na liberdade de expressão.

 

Que Saint Seiya sobrevia a mais essa tempestade!

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites
O que afetou mesmo foi a saida da Bandai depois do fiasco do Overture. Esse lance de censura não é novidade principalmente na Toei, que já vende alguns dos seus animes já censurado "de fabrica", no caso o One Piece. Brincar com o alcorão sempre vai dar dor de cabeça, como aconteceu com o jornal Holandês, essa galera não aceita mesmo. É notório a suafização que Saint Seiya vem sofrendo desde seu retorno, sangue virou coisa rara, isso já por causa da política da toei para evitar problemas com censuras muito altas em outros paises. Por isso eu torço para que Saint Seiya seja animado por outro estudio, pelo menos o EPG, LC e ND. Ou que a Bandei e outros patrocinadores voltem a investir no anime.

 

Só que não é bem assim, não há prova concreta de q a Bandai saiu por conta do Tenkai, de fato, ao q parece a Bandai saiu por conta das mudanças que já estavam sendo engendradas desde a mudança do cast. Tanto é, q Bandai deixou o anime, mas não deixou a obra, ta aí os Cloth Myth pra provar, e isso tem ajudado de certa forma o anime. Há também um rumor da época de q a Bandai teria saído por questões de negociações com a Avex da época, o que desagradou a Bandai também. Enfim, acho muito improvável q Bandai tenha saído por conta do Tenkai, pq os DVDs do Tenkai lançados pela Bandai não venderam mal, acredito q de fato a Bandai pulou fora por conta das mudanças q já estavam tramando fazer.

 

 

 

 

Cabe ressaltar que há uma diferença nesse tipo de censura q está para ocorrer de agora em diante, com a censura q vemos em animes que vão pros EUA e sofrem alterações.

 

A diferença, é q uma mudança na postura de editoras e estúdios, vai produzir censuras "de fábrica", ou seja, os animes e mangá já vão ser produzidos com esse esquema de censura, o que pode provocar um empobrecimento das obras sob vários aspectos.

Editado por Nicol
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só que não é bem assim, não há prova concreta de q a Bandai saiu por conta do Tenkai, de fato, ao q parece a Bandai saiu por conta das mudanças que já estavam sendo engendradas desde a mudança do cast. Tanto é, q Bandai deixou o anime, mas não deixou a obra, ta aí os Cloth Myth pra provar, e isso tem ajudado de certa forma o anime. Há também um rumor da época de q a Bandai teria saído por questões de negociações com a Avex da época, o que desagradou a Bandai também. Enfim, acho muito improvável q Bandai tenha saído por conta do Tenkai, pq os DVDs do Tenkai lançados pela Bandai não venderam mal, acredito q de fato a Bandai pulou fora por conta das mudanças q já estavam tramando fazer.

 

Também não tem prova concreta em relação a essa teoria. Mas bem....

 

Axo que é um fato isolado em relação ao Islãn que todo mundo sabe que são radicais, foi burrada do autor de jojos entrar nessa temática. A temática de Saint Seiya está ai posta a mais de 20 anos se foce para sofrer alguma censura já teria sofrido, como a série não chega nem perto da cultura Arabe então não vejo problema, é o que axo, mas vamos aguardar para ver o que acontece.

Editado por IKKI-CE
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Também não tem prova concreta em relação a essa teoria. Mas bem....

 

Como eu mencionei, as vendas do DVD do filme Tenkai não foram ruins para fazer a Bandai largar Saint Seiya, e de fato, ela não largou totalmente e viu que a obra dá lucro a ela, a existência dos Cloth Myth e outros produtos prova isso. Se o Tenkai tivesse sido o motivo da Bandai ter saído, ela não acharia que a obra dá lucro e sequer se envolveria com a marca, e pelo visto não é bem assim, a Bandai não se desludiu com Saint Seiya, muito menos contra do filme. Enfim, isso pode não ser prova concreta, mas é muito mais do que possui a teoria do "saiu por culpa do Tenkai".

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante WAN

Se a Igreja Católica "birrar" com Saint Seiya, toda a estrutura de Santos (Saints = Cavaleiros) será mudada. O Patriarca (Kyoukou = Papa) terá outro título. Isso seria só o começo do fim realmente ^^

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como eu mencionei, as vendas do DVD do filme Tenkai não foram ruins para fazer a Bandai largar Saint Seiya, e de fato, ela não largou totalmente e viu que a obra dá lucro a ela, a existência dos Cloth Myth e outros produtos prova isso. Se o Tenkai tivesse sido o motivo da Bandai ter saído, ela não acharia que a obra dá lucro e sequer se envolveria com a marca, e pelo visto não é bem assim, a Bandai não se desludiu com Saint Seiya, muito menos contra do filme. Enfim, isso pode não ser prova concreta, mas é muito mais do que possui a teoria do "saiu por culpa do Tenkai".

 

Mas no final é uma teoria ^^

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se a Igreja Católica "birrar" com Saint Seiya, toda a estrutura de Santos (Saints = Cavaleiros) será mudada. O Patriarca (Kyoukou = Papa) terá outro título. Isso seria só o começo do fim realmente ^^

 

Justamente, Wan, se a gente analisar por esse lado, toda a estrutura de Saint Seiya, começando pelo termo SAINT, é uma alusão religiosa, e isso pode mesmo pesar na questão de produzir ou não mais de Saint Seiya seja lá onde for.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se a Igreja Católica "birrar" com Saint Seiya, toda a estrutura de Santos (Saints = Cavaleiros) será mudada. O Patriarca (Kyoukou = Papa) terá outro título. Isso seria só o começo do fim realmente ^^

É por isso que "Cavaleiros" se saiu uma adaptação melhor do que a encomenda /ok Além do que, (venham todos junto comigo, cantando, a uma só voz!) santo santo santo, é quem nos redime, bendito o que vem, em nome do senhor, santo santo santo, é quem nos redime, porque meu deus é santo e a Terra cheia de sua glória está, porque meu deus é santo e a Terra cheia de sua glória está. Céus e Terras passarão...

 

Quanto à falar que vão tirar Lúcifer de vendas ou alterar o nome do Kraisto (/isso) eu acho de um alarmismo ímpar. Principalmente porque quem ficou com afliceta nessa história toda foi o Oriente Médio, não a Igreja Católica, que é quem teria que se incomodar com isso. No máximo acho que cortam a cena da bíblia sendo queimada em lançamentos futuros se essa censura ficar muito rígida.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto à falar que vão tirar Lúcifer de vendas ou alterar o nome do Kraisto (^^) eu acho de um alarmismo ímpar. Principalmente porque quem ficou com afliceta nessa história toda foi o Oriente Médio, não a Igreja Católica, que é quem teria que se incomodar com isso. No máximo acho que cortam a cena da bíblia sendo queimada em lançamentos futuros se essa censura ficar muito rígida.

 

Concordo plenamente, se foce para polemizar com Saint Seiya já teria acontecido ao longo desses 20 anos.

Editado por IKKI-CE
Link para o post
Compartilhar em outros sites

AGHHH! O pessoal dos states não entendeu que os animes que eles pegam NÃO É feito pra pivetada? Isso enche sabia?

Tá ai vai vir gente falando, ah, mas eles pegam por que falam de amizade...SE FOR ASSIM PEGUEM BARNEY, QUALQUER PORCARIA DO GÊNERO! Esses animes são feitos pra ADOLESCENTES e JOVENS, não crianças...

 

Mas vejo que na visão deles, ferrar com algumas cenas essenciais pro anime, pra meramente conseguir audiência é uma boa, o que é muito triste...

 

Outra coisa é esse fanatismo dos islãmicos, pois a história comprova, isso destruiu impérios, povos entre outros...Não importa você ser a maior religião do mundo, sendo que você detona a si mesmo e aos outros.Eu acho, que os islãmicos, deveriam respeitar mais as outras religiões, por que se continuar assim, a "chacota" só vai aumentar, e daqui a pouco ninguém vai querer ser amigo ou fazer parceirias com o pessoal dessa religião. Vejo que as "guerras santas" do tempo medieval, a inquisição entre outros fatos movidos pelo fanatismo não ensinaram nada a humanidade.Isso é algo deprimente. Vejo várias piadas sobre crentes e católicos e eles, apenas falam pros seus fiéis não verem ou ligarem pra essas piadas, pelomenos na minha igreja é assim.

Editado por MaryanaKawaii
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xi... se os islâmicos querem guerra de verdade, agora acharam, preparem-se para a vingança dos otakus fiéis e sanguinários!

 

hora menos hora isso ia acontecer. Agora seria legal também ver a postura do governo japonês, ver se seria igual ao da Dinamarca e Holanda que meio que tão bancando a liberdade de expressão... e enfim...

 

Que merda... hehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É né... Infelizmente as coisas estão caminhando para um caminho feio, mas enfim, esses Islâmicos são muito radicais com essas coisas, mas é o caminho que eles seguiram... Fazer o que, para quem quiser ver a imagem da discórdia é a seguinte:

 

http://img186.imageshack.us/img186/7200/scenejogowa2.jpg

 

No mangá é ilegível, mas no anime são as páginas do capítulo “Ar-Ra’d” do Corão.

 

Infelizmente a situação caiu de uma forma diferente dentro da Shueisha e Toei que preferiram dar mote à censura ao invés de se porem a favor das suas obras, podendo prejudicar as mesmas, tendo em vista o futuro valor comercial das mesmas em futuras vendas "ao estrangeiro".

 

Torço para que Seiya não venha a sofrer deste mal.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se a Igreja Católica "birrar" com Saint Seiya, toda a estrutura de Santos (Saints = Cavaleiros) será mudada. O Patriarca (Kyoukou = Papa) terá outro título. Isso seria só o começo do fim realmente ^^

 

Técnicamente não precisa ser o começo do fim.

Na verdade eu gosto muito mais dos termos Cavaleiro e Grande Mestre que Patriarca e Santo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O estranho é que o anime não achincalhou o Corão, não há menção satírica.

Depois que o Japão retirou seus poucos homens do Iraque, parece que virou política profilática não ter problemas com os islâmicos.

Acho que a cena da bíblia jamais seria extirpada de Saint Seiya, até porque os muçulmanos não dão a mínima para ela. Mas, se fosse um exemplar do Corão, eu não duvidaria.

Cristãos e budistas são mais tolerantes quanto a isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
No caso, tudo começou por conta da obra Jojo's Bizarre Adventure, que teria trazido problemas para a Shueisha, Toei e demais envolvidos na produção do anime, por ter utilizado imagens do alcorão como sendo fonte de inspiração para terroristas, o que causou séria repercussão no público, em especial os islâmicos, fora do Japão.

Acho que isso explica a alteração da estrela na testa do Hypnos.

 

 

Shueisha se prontificou a retirar do mercado os DVDs que para que sejam feitas edições, ou seja, censurar qualquer coisa que possa soar ofensivo sob este aspecto no episódio em questão como em outros.

Ah, fala sério. Para aquele povinho retardado do oriente médio o simples fato de você mencionar o nome não sendo um deles já está sendo ofensivo para eles. Se eu fosse a produtora eu mandava o oriente médio tomar no c*, até porque aquilo ali a menos não ia fazer diferença no orçamento mundial que a Shueisha e a Toei lucram. Eles que cortem por lá. Nós não somos obrigados a pagar por causa de uma minoria de pensamento retrógado.

 

 

Porém, isso vai refletir nas demais obras que por ventura vierem a ser produzidas pela Shueisha com outros estúdios, aí entra Saint Seiya, que pertence a Shueisha e a Toei também.

Certamente, por Saint Seiya abranger a mitologia grega (e até a nórdica e outras referências), pode sofrer seriamente com essa nova onde censura cultural e religiosa. Questiona-se se este seja o grande problema que vem assolando Kurumada recentemente.

Estima-se que talvez a Shueisha poderia retirar do mercado, por exemplo, o filme do Lúcifer onde uma bíblia é queimada, ou até mudar o nome de certos personagens, como Christ do Cruzeiro do Sul do filme da Éris.

Com relação a mitologia, é bem improvavel que alguma ação seja tomada. Já o movie do Lúcifer eu acho exagero. O filme tem quase duas décadas e até hoje não teve polêmica por causa da cena da bíblia. Ainda bem que eu já baixei o meu!

 

Eu acho isso uma grande bobagem. O catolicismo é mencionado em Saint Seiya e nunca teve problemas. O Budismo também é mencionado e tem até um personagem importante. Mas quando é qualquer coisa envolvendo maomé ou o caralhão alcorão, ficam com essa frescura. Desculpe-me se há algum mulçumano ou islâmico aqui, mas vão se f**** com isso.

 

Se esse post for editado, quem o fazer estará em prol dessa babaquice e contra a democracia e liberdade de pensamento. Quem se ofender é porque a carapuça lhe serviu.

Editado por Lord_Dracon
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...