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30 Motivos Pelos Quais o Episódio Zero é RUIM!


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Anunciado e publicado em 2017, Episódio Zero é um gaiden de três capítulos que aprofunda os eventos ocorridos em Saint Seiya treze anos antes da história atual. O santuário é usurpado por Saga de Gêmeos, que tenta matar Athena, mas é impedido por Aiolos de Sagitário, que salva o bebê e o entrega a Mitsumasa Kido após escapar do santuário.

O que se viu, todavia, foi uma história que pouco acrescentou à trama original, com traço de baixa qualidade, diálogos mais esquisitos do que o habitual e incoerências com o mangá clássico. A seguir estão 30 motivos pelos quais Episódio Zero não é uma boa minissérie.

 

1. Shura tem 10 anos neste gaiden, mas sua fisionomia está mais envelhecida que sua versão clássica, que tem 23 anos;

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https://i.ibb.co/N9MQgPc/IMG-1977-Bc.jpg

2. Kurumada aboliu a tradicional capa dos cavaleiros de ouro, muito embora Saga e Aiolos estivessem a vestindo mesmo nos flashbacks da mesma época do gaiden:

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3. Lemur diz a Saga que sua verdadeira faceta é maligna e que ele não é puro como um deus. Este diálogo contradiz toda a ideia de possessão inserida por Kurumada nos gaidens seguintes, uma vez que é revelado que Saga nunca teve um lado perverso;

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4. Lemur diz que Saga poderá rivalizar com Hades. Ora, Lemur é um espírito que trabalha para Ker, que por sua vez trabalha para Hades. É a segunda vez que esta incoerência é apresentada na obra;

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5. Shura tem apenas 10 anos, mas já tem praticamente a mesma altura e porte físico de Aiolos (que tem 1,87m). Ou seja, Shura não cresceu mais desde que completou 10 anos, pois tem 1,86m na sua fica técnica (Kurumada cometeu o mesmo erro da Toei);

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6. Aiolia sai para treinar junto com os outros cavaleiros de ouro. Contudo, de acordo com sua ficha técnica no mangá clássico, o seu local de treinamento é no santuário. Portanto, ele deveria estar por perto quando os eventos do Episódio Zero ocorreram;

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7. Afrodite usa as Rosas Adagas, técnica que até então era exclusiva de Cardinale. O mangá clássico deixa implícito que Afrodite tem três técnicas ao dizer que a Rosa Sangrenta era seu último recurso. Em todo caso, vão notar mais adiante que Kurumada começa a incorporar características dos dourados do passado nos do presente;

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8. Shura diz que respeitava Aiolos, mas não faz a menor concessão para ouvir o que ele tem a dizer. Aliás, Aiolos deixa de revelar a verdade mesmo após Shura ser paralisado por Athena, sendo que desde o início era sua intenção;

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9. A Flecha das Sombras priva os movimentos do adversário, mas Shura se livra da flecha exatamente com um movimento corporal. Podemos aferir que Aiolos estava gravemente ferido e isso retardou o efeito do golpe, mas a explicação de como Shura se livrou não tem nada a ver com uma coisa ou outra;

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10. A bebê Athena do mangá clássico tem franja, a do Episódio Zero não;

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11. A única diferença entre os cabelos de Seiya, Hyoga e Shun é a cor de cada um;

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12. Kurumada gostou de Máscara da Morte em Legends of Sanctuary;

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13. Aiolos pergunta a Máscara da Morte como ele pode ser considerado um cavaleiro de Athena ao agir por interesse próprio. Parece que dezenas de cabeças de inocentes na Casa de Câncer não são um problema para Aiolos;

14. Kurumada gostou tanto de Deathtoll que incorporou características dele em Máscara da Morte, um personagem completamente diferente de seu antecessor;

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15. Máscara da Morte fica surpreso quando os mortos o atacam em seu confronto com Shiryu, dando a entender que era a primeira vez que aquilo acontecia. Isso contradiz o Episódio Zero;

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16. Ao chegar na Casa de Gêmeos, Aiolos diz que o paradeiro de Saga é desconhecido. Ora, mesmo que Aiolos estivesse em dúvida sobre a identidade do Grande Mestre, é intrigante vê-lo afirmar com certeza que Saga estava desaparecido após “desmascará-lo” momentos antes;

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17. Aiolos fica preso no Labirinto de Gêmeos da terceira casa zodiacal. Nada de errado nisso, mas já é a quarta ou quinta vez que este recurso é utilizado pelo Kurumada;

18. Kurumada reciclou a imagem da página 11 na página 15;

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https://i.ibb.co/1KvYzPq/15.jpg

19. Aiolos evitou a todo custo ferir os cavaleiros de ouro, mas ele não fez cerimônia ao dar umas bordoadas nos soldados rasos. Acho que Aiolos é elitista;

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20. Aiolos diz que seus perseguidores desistiriam após atravessar a ponte que leva para fora do santuário. A menos que haja uma entrada secreta para Nárnia ao final desta ponte, não vejo porquê Shura e os demais desistiriam de persegui-lo (ainda mais com Aiolos caminhando a passos lentos);

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21. Eu consigo entender que Afrodite e Shura demoraram para se libertar de suas respectivas paralisias, mas não consigo imaginar como Máscara da Morte foi atrasado por tanto tempo pelos espectros do Yomotsu a ponto de não conseguir alcançar Aiolos antes que ele atravessasse as doze casas (e antes de Afrodite e Shura). Detalhe que Aiolos perdeu um tempinho na Casa de Gêmeos ainda;

22. Shura diz que dará a Aiolos a compaixão de um samurai. Kurumada, você está fazendo confusão com Izo de Capricórnio, que é o verdadeiro representante samurai da constelação de Capricórnio;

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23. Aiolos tem uma armadura de ouro com asas, podendo voar para longe do santuário o mais rápido possível. No entanto, ele achou que seria melhor escapar do santuário caminhando;

24. Página repetida;

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25. Ao final do Episódio Zero, Aiolos ainda está com o colete que vestiu quando chegou na Casa de Sagitário. Todavia, no flashback do mangá clássico, Aiolos está sem colete e ataduras quando entrega Athena e a armadura para Mitsumasa Kido;

https://i.ibb.co/ZMXDz4r/74.jpg

26. A aleatoriedade com que Athena auxilia Aiolos nesse gaiden não faz sentido. Ora ela o salva ora o deixa na mão. Chega a ser cômico porque ela manteve Kanon vivo durante dias no Cabo Sunyon, justo alguém que tinha intenções malignas contra ela e o santuário;

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https://i.ibb.co/SPTP0Np/tomo18-64.jpg

27. Shura diz a Shiryu que feriu gravemente Aiolos. Entretanto, ele diz a Máscara da Morte e Afrodite no fim do Episódio Zero que Aiolos e Athena estão mortos. Ora, se ele acredita que matou ambos, seria muito mais coerente se Shura afirmasse categoricamente a Shiryu que matou Aiolos. Isso demonstra que o fim do gaiden não condiz com o diálogo do clássico;

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28. Aiolos evitou atacar os cavaleiros de ouro para que o exército de Athena não sofresse baixas importantes. Ao se comportar desta forma, Aiolos quase foi morto diversas vezes. Se ele morresse antes de conseguir escapar, Athena seria morta pelo Grande Mestre.

Eu não sei vocês, mas a vida de Athena vale mais que a de todos os cavaleiros juntos. Se para preservar sua vida for necessário sacrificar alguns cavaleiros de ouro, que assim seja. Aiolos tentou fazer as duas coisas e quase pôs tudo a perder;

29. No início do gaiden, Shura é um cavaleiro honrado que se espelha em Aiolos. Ao final do gaiden, ele atenta contra a vida de Athena sem mais nem menos;

30. O traço está horrível.

 

Concordam? Discordam? Têm algo a acrescentar? Tenham uma boa leitura.

 

Editado por Lucas Augusto da Silva
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Minha nossa, não vou responder tudo pois só as primeiras são o suficiente pra entender esse post. 

2. Situação. Eles não estão atuando no momento em que Athena nasce, além disso eles parecem mais próximos emocionalmente sem a capa, o que parece apropriado para o momento.

Você queria uma página dupla com as capas deles penduradas no varal pra deixar isso claro? 

3. Saga era quem ia no vilarejo agraciar os aldeões com sua presença divina. Ele queria ser o GM, no fundo de seu coração, lemur atuar como uma segunda voz na mente dele apenas fez com que seus desejos mais profundos viessem à tona, e ele assim o abraçou.

4. Acho que precisamos de comentários do autor sempre que tiver algo que necessite do mínimo questionamento, pros leitores que não vão além do que é mostrado ou dito.

Lemur criou consciência própria, seja por se mesclar com a personalidade de Saga ou não, mas a primeira opção é mais provável, deixando claro que o desejo pelo trono é algo desejado no coração de Saga.

6. Aiolia seria crucial para a história, certamente ele derrotaria o Saga. Ele derrotou o Cronos em EpiG, afinal. Onde está o explosão de fotons?!

7. Isso torna a obra ruim... Onde exatamente?

Me parece que esses motivos são mais gosto pessoal seu para não gostar de EpiZero do que outra coisa, o que é totalmente direito seu, mas não são fatos. 

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CHÃOTSEIYA

Obrigado pelo post. O gaiden é ruim pelo conjunto de todos os problemas, é claro que não iria dizer que ele é ruim por conta de um ou outro item isolado (embora uns sejam mais graves que outros).

Seu comentário sobre os itens 4 e 6 fazem sentido sob a perspectiva exclusiva do mangá clássico (quando Saga ainda tinha uma personalidade maligna), o que não é mais o caso com a introdução dos gaidens. De qualquer forma, acho que essa discussão será mais adequada quando eu elencar os problemas dos gaidens seguintes, que tratam melhor sobre essa questão.

Você está sendo irônico no item 6? Pois Episódio G não é canônico.

 

2 horas atrás, Airplanes disse:

Preguiça de ler tudo KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Se for pra postar este tipo de comentário, então não faço questão que leia mesmo.

Editado por Lucas Augusto da Silva
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Ótimo tópico. Episódio Zero tem inúmeras falhas e o Kurumada não se preocupa em manter a coerência com o que ele mesmo escreveu no passado. 

Essa questão das idades dos personagens nunca fez sentido e apenas continuou ilógico. 

A questão da personalidade maligna do Saga já gerou milhares de discussões aqui no fórum sobre a descaracterização da identidade do geminiano. Para mim, o Kurumada apenas quis arrumar mais história para contar. Preferia que ele tivesse tentado desenrolar Next Dimension que já é um emaranhado de situações bizarras. 

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Em 13/03/2021 em 18:02, Lucas Augusto da Silva disse:

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Anunciado e publicado em 2017, Episódio Zero é um gaiden de três capítulos que aprofunda os eventos ocorridos em Saint Seiya treze anos antes da história atual. O santuário é usurpado por Saga de Gêmeos, que tenta matar Athena, mas é impedido por Aiolos de Sagitário, que salva o bebê e o entrega a Mitsumasa Kido após escapar do santuário.

O que se viu, todavia, foi uma história que pouco acrescentou à trama original, com traço de baixa qualidade, diálogos mais esquisitos do que o habitual e incoerências com o mangá clássico. A seguir estão 30 motivos pelos quais Episódio Zero não é uma boa minissérie.

 

1. Shura tem 10 anos neste gaiden, mas sua fisionomia está mais envelhecida que sua versão clássica, que tem 23 anos;

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2. Kurumada aboliu a tradicional capa dos cavaleiros de ouro, muito embora Saga e Aiolos estivessem a vestindo mesmo nos flashbacks da mesma época do gaiden:

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3. Lemur diz a Saga que sua verdadeira faceta é maligna e que ele não é puro como um deus. Este diálogo contradiz toda a ideia de possessão inserida por Kurumada nos gaidens seguintes, uma vez que é revelado que Saga nunca teve um lado perverso;

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4. Lemur diz que Saga poderá rivalizar com Hades. Ora, Lemur é um espírito que trabalha para Ker, que por sua vez trabalha para Hades. É a segunda vez que esta incoerência é apresentada na obra;

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5. Shura tem apenas 10 anos, mas já tem praticamente a mesma altura e porte físico de Aiolos (que tem 1,87m). Ou seja, Shura não cresceu mais desde que completou 10 anos, pois tem 1,86m na sua fica técnica (Kurumada cometeu o mesmo erro da Toei);

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6. Aiolia sai para treinar junto com os outros cavaleiros de ouro. Contudo, de acordo com sua ficha técnica no mangá clássico, o seu local de treinamento é no santuário. Portanto, ele deveria estar por perto quando os eventos do Episódio Zero ocorreram;

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7. Afrodite usa as Rosas Adagas, técnica que até então era exclusiva de Cardinale. O mangá clássico deixa implícito que Afrodite tem três técnicas ao dizer que a Rosa Sangrenta era seu último recurso. Em todo caso, vão notar mais adiante que Kurumada começa a incorporar características dos dourados do passado nos do presente;

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8. Shura diz que respeitava Aiolos, mas não faz a menor concessão para ouvir o que ele tem a dizer. Aliás, Aiolos deixa de revelar a verdade mesmo após Shura ser paralisado por Athena, sendo que desde o início era sua intenção;

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9. A Flecha das Sombras priva os movimentos do adversário, mas Shura se livra da flecha exatamente com um movimento corporal. Podemos aferir que Aiolos estava gravemente ferido e isso retardou o efeito do golpe, mas a explicação de como Shura se livrou não tem nada a ver com uma coisa ou outra;

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10. A bebê Athena do mangá clássico tem franja, a do Episódio Zero não;

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11. A única diferença entre os cabelos de Seiya, Hyoga e Shun é a cor de cada um;

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12. Kurumada gostou de Máscara da Morte em Legends of Sanctuary;

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13. Aiolos pergunta a Máscara da Morte como ele pode ser considerado um cavaleiro de Athena ao agir por interesse próprio. Parece que dezenas de cabeças de inocentes na Casa de Câncer não são um problema para Aiolos;

14. Kurumada gostou tanto de Deathtoll que incorporou características dele em Máscara da Morte, um personagem completamente diferente de seu antecessor;

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15. Máscara da Morte fica surpreso quando os mortos o atacam em seu confronto com Shiryu, dando a entender que era a primeira vez que aquilo acontecia. Isso contradiz o Episódio Zero;

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16. Ao chegar na Casa de Gêmeos, Aiolos diz que o paradeiro de Saga é desconhecido. Ora, mesmo que Aiolos estivesse em dúvida sobre a identidade do Grande Mestre, é intrigante vê-lo afirmar com certeza que Saga estava desaparecido após “desmascará-lo” momentos antes;

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17. Aiolos fica preso no Labirinto de Gêmeos da terceira casa zodiacal. Nada de errado nisso, mas já é a quarta ou quinta vez que este recurso é utilizado pelo Kurumada;

18. Kurumada reciclou a imagem da página 11 na página 15;

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19. Aiolos evitou a todo custo ferir os cavaleiros de ouro, mas ele não fez cerimônia ao dar umas bordoadas nos soldados rasos. Acho que Aiolos é elitista;

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20. Aiolos diz que seus perseguidores desistiriam após atravessar a ponte que leva para fora do santuário. A menos que haja uma entrada secreta para Nárnia ao final desta ponte, não vejo porquê Shura e os demais desistiriam de persegui-lo (ainda mais com Aiolos caminhando a passos lentos);

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21. Eu consigo entender que Afrodite e Shura demoraram para se libertar de suas respectivas paralisias, mas não consigo imaginar como Máscara da Morte foi atrasado por tanto tempo pelos espectros do Yomotsu a ponto de não conseguir alcançar Aiolos antes que ele atravessasse as doze casas (e antes de Afrodite e Shura). Detalhe que Aiolos perdeu um tempinho na Casa de Gêmeos ainda;

22. Shura diz que dará a Aiolos a compaixão de um samurai. Kurumada, você está fazendo confusão com Izo de Capricórnio, que é o verdadeiro representante samurai da constelação de Capricórnio;

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23. Aiolos tem uma armadura de ouro com asas, podendo voar para longe do santuário o mais rápido possível. No entanto, ele achou que seria melhor escapar do santuário caminhando;

24. Página repetida;

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25. Ao final do Episódio Zero, Aiolos ainda está com o colete que vestiu quando chegou na Casa de Sagitário. Todavia, no flashback do mangá clássico, Aiolos está sem colete e ataduras quando entrega Athena e a armadura para Mitsumasa Kido;

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26. A aleatoriedade com que Athena auxilia Aiolos nesse gaiden não faz sentido. Ora ela o salva ora o deixa na mão. Chega a ser cômico porque ela manteve Kanon vivo durante dias no Cabo Sunyon, justo alguém que tinha intenções malignas contra ela e o santuário;

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27. Shura diz a Shiryu que feriu gravemente Aiolos. Entretanto, ele diz a Máscara da Morte e Afrodite no fim do Episódio Zero que Aiolos e Athena estão mortos. Ora, se ele acredita que matou ambos, seria muito mais coerente se Shura afirmasse categoricamente a Shiryu que matou Aiolos. Isso demonstra que o fim do gaiden não condiz com o diálogo do clássico;

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28. Aiolos evitou atacar os cavaleiros de ouro para que o exército de Athena não sofresse baixas importantes. Ao se comportar desta forma, Aiolos quase foi morto diversas vezes. Se ele morresse antes de conseguir escapar, Athena seria morta pelo Grande Mestre.

Eu não sei vocês, mas a vida de Athena vale mais que a de todos os cavaleiros juntos. Se para preservar sua vida for necessário sacrificar alguns cavaleiros de ouro, que assim seja. Aiolos tentou fazer as duas coisas e quase pôs tudo a perder;

29. No início do gaiden, Shura é um cavaleiro honrado que se espelha em Aiolos. Ao final do gaiden, ele atenta contra a vida de Athena sem mais nem menos;

30. O traço está horrível.

 

Concordam? Discordam? Têm algo a acrescentar? Tenham uma boa leitura.

 

Muito rancor neste post.Única inconsistencia é a aparência adulta do Shura e sua personalidade Izoesca ridícula. 

 

Quanto ao Saga maligno se referir como Saga não tem contradição nenhuma.A própria Ker fiz que ele é um espírito amorfo,ou seja ele não tem personalidade própria.

 

Ele é apenas um catalisador do mal,igual a fórmula do dr Jekyl em O medico e o monstro.

 

Lemur/Saga maligno só tem personalidade quando está dentro do Saga -ao ser expulso dele volta a ser nada.

 

O Lemur é mais como um catalisador das ambições do Saga.Se ele não existisse seria algo enterrado so lá dentro do coração dele,igual ao podre do dr. Jekyl em O medico e o monstro.

Ele reflete tudo de mal que tinha dentro dele,como se fosse um espelho distorcido.

 

Se ele fosse puro mesmo (igual ao Shun) nem desenvolveria dupla personalidade. 

 

O que ninguém sacou é que o caso do Saga maligno é parecido com o Alone de LC possuído por Hades.

 

A alma de Hades dentro dele o perveteu,ainda que ele pensasse ser Alone e tivesse as memórias (e paixões) dele.

 

 

 

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46 minutos atrás, Ares Saga disse:

Quanto ao Saga maligno se referir como Saga não tem contradição nenhuma.A própria Ker fiz que ele é um espírito amorfo,ou seja ele não tem personalidade própria.

[...]

Se ele fosse puro mesmo (igual ao Shun) nem desenvolveria dupla personalidade. 

Eu não elenquei o lado maligno se referindo como Saga na lista de problemas do tópico. E Saga não tem dupla personalidade, isso já foi desmentido pela Ker.

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Em 13/03/2021 em 18:02, Lucas Augusto da Silva disse:

1. Shura tem 10 anos neste gaiden, mas sua fisionomia está mais envelhecida que sua versão clássica, que tem 23 anos;

https://i.ibb.co/4VsKrsJ/Shura-zoado.jpg

https://i.ibb.co/N9MQgPc/IMG-1977-Bc.jpg

3. Lemur diz a Saga que sua verdadeira faceta é maligna e que ele não é puro como um deus. Este diálogo contradiz toda a ideia de possessão inserida por Kurumada nos gaidens seguintes, uma vez que é revelado que Saga nunca teve um lado perverso;

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4. Lemur diz que Saga poderá rivalizar com Hades. Ora, Lemur é um espírito que trabalha para Ker, que por sua vez trabalha para Hades. É a segunda vez que esta incoerência é apresentada na obra;

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5. Shura tem apenas 10 anos, mas já tem praticamente a mesma altura e porte físico de Aiolos (que tem 1,87m). Ou seja, Shura não cresceu mais desde que completou 10 anos, pois tem 1,86m na sua fica técnica (Kurumada cometeu o mesmo erro da Toei);

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6. Aiolia sai para treinar junto com os outros cavaleiros de ouro. Contudo, de acordo com sua ficha técnica no mangá clássico, o seu local de treinamento é no santuário. Portanto, ele deveria estar por perto quando os eventos do Episódio Zero ocorreram;

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7. Afrodite usa as Rosas Adagas, técnica que até então era exclusiva de Cardinale. O mangá clássico deixa implícito que Afrodite tem três técnicas ao dizer que a Rosa Sangrenta era seu último recurso. Em todo caso, vão notar mais adiante que Kurumada começa a incorporar características dos dourados do passado nos do presente;

https://i.ibb.co/K9SLzN4/05.jpg

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23. Aiolos tem uma armadura de ouro com asas, podendo voar para longe do santuário o mais rápido possível. No entanto, ele achou que seria melhor escapar do santuário caminhando;

 

Episódio Zero é de fato a pior coisa já publicada pelo Kurumada em Saint Seiya. E acho que um dos principais pontos que ficou faltando na sua lista foi não termos visto técnicas significativas do Aiolos. A flecha das sombras eu achei uma técnica muito mal pensada para um guerreiro que deveria representar coragem e esperança, e também é uma técnica secundária, tipo a Restriction do Milo. Até hoje, tirando a Flecha Dourada, a melhor técnica criada para Sagitário é o Cheiron's Light Impulse, do Lost Canvas... E até o Atomic Thunderbolt (anime) e o Infinity Break (Episode G) são muito melhores do que essa flecha das sombras.

 

Agora vou falar dos pontos acima que eu discordo:

1 e 5 - Sempre foi ridículo o Shura ser o algoz do Aiolos com 10 anos de idade. Esse, ao meu ver, foi o único acerto do Episode Zero. A idade da Marin, também, não faz sentido... Logo no primeiro capítulo do mangá, mostra ela adulta ou quase adulta já, ensinando o Seiya de 5 anos de idade. O Episode Zero veio para descanonizar as fichas de idades dos personagens, e isso eu gostei bastante.

3 e 4 - Nós sabemos quem é Lemur agora. Mas o Saga nunca soube. O Lemur fazia o Saga acreditar que a sua própria essência era maligna, utilizando o próprio sentimento de culpa do Saga para manipulá-lo. Isso está condizente.

Além disso, não está claro ainda que Ker serve a Hades. Ela é uma deusa, irmã de Thanatos e Hypnos, filha de Erebus e Nyx. Ela veste uma Sapuris, igual a Thanatos e Hypnos, mas não acho que esteja claro ainda se ela é subordinada a Hades. O Lemur, ao mesmo tempo, parece também só um espírito maligno utilizada pela Ker para avacalhar a vida do Saga e do Santuário. Não podemos presumir que seja um guerreiro sagrado, e que seja uma entidade leal. Pelo contrário, tudo o que conhecemos do Saga maligno pelo mangá clássico é que o objetivo dele era mesmo conseguir a Aegis e a Nikki, para poder derrotar Hades, Zeus e Poseidon. Não me parece que era subordinado a ninguém, e só fugiu no final para perto da Ker, porque estava enfraquecido.

6 - Se eu não me engano, o lugar de treinamento do Milo também é na Grécia. Mas isso não está incoerente. Eles podem simplesmente terem ido a outros locais da Grécia. Eu acredito que o Aiolia fez o seu treinamento na Tessália (região já chamada de "Aiolia", nos tempos antigos, em homenagem ao Aiolos da mitologia grega. Essa região também é berço de quase todos os principais heróis mitológicos). O Milo acho que pode ter feito o seu treinamento nas ilhas de Creta ou Delos, que são os possíveis locais onde o Escorpião Dourado matou Órion. Aiolia e Milo estavam saindo do Santuário, de qualquer forma, mas se mantendo na Grécia.

7 - Eu acho que não tem problema o Aphrodite utilizar a Dagger Rose. É uma técnica criada agora, e isso pelo menos só mostra que provavelmente é uma técnica inferior às Rosas Diabólicas Reais ou às Rosas Piranhas.

23 - Um Cosmo antigo permeia o Santuário a impede qualquer tipo de teletransporte entre as casas. Também acho que isso impeça que alguém com a capacidade de voar pegue outro caminho que não seguindo casa por casa. Shaka, por exemplo, é capaz de voar. Shijima provavelmente também, e precisou sair caminho do Santuário.

Editado por Fëanor
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50 minutos atrás, Fëanor disse:

 

Episódio Zero é de fato a pior coisa já publicada pelo Kurumada em Saint Seiya. E acho que um dos principais pontos que ficou faltando na sua lista foi não termos visto técnicas significativas do Aiolos. A flecha das sombras eu achei uma técnica muito mal pensada para um guerreiro que deveria representar coragem e esperança, e também é uma técnica secundária, tipo a Restriction do Milo. Até hoje, tirando a Flecha Dourada, a melhor técnica criada para Sagitário é o Cheiron's Light Impulse, do Lost Canvas... E até o Atomic Thunderbolt (anime) e o Infinity Break (Episode G) são muito melhores do que essa flecha das sombras.

 

Agora vou falar dos pontos acima que eu discordo:

1 e 5 - Sempre foi ridículo o Shura ser o algoz do Aiolos com 10 anos de idade. Esse, ao meu ver, foi o único acerto do Episode Zero. A idade da Marin, também, não faz sentido... Logo no primeiro capítulo do mangá, mostra ela adulta ou quase adulta já, ensinando o Seiya de 5 anos de idade. O Episode Zero veio para descanonizar as fichas de idades dos personagens, e isso eu gostei bastante.

3 e 4 - Nós sabemos quem é Lemur agora. Mas o Saga nunca soube. O Lemur fazia o Saga acreditar que a sua própria essência era maligna, utilizando o próprio sentimento de culpa do Saga para manipulá-lo. Isso está condizente.

Além disso, não está claro ainda que Ker serve a Hades. Ela é uma deusa, irmã de Thanatos e Hypnos, filha de Erebus e Nyx. Ela veste uma Sapuris, igual a Thanatos e Hypnos, mas não acho que esteja claro ainda se ela é subordinada a Hades. O Lemur, ao mesmo tempo, parece também só um espírito maligno utilizada pela Ker para avacalhar a vida do Saga e do Santuário. Não podemos presumir que seja um guerreiro sagrado, e que seja uma entidade leal. Pelo contrário, tudo o que conhecemos do Saga maligno pelo mangá clássico é que o objetivo dele era mesmo conseguir a Aegis e a Nikki, para poder derrotar Hades, Zeus e Poseidon. Não me parece que era subordinado a ninguém, e só fugiu no final para perto da Ker, porque estava enfraquecido.

6 - Se eu não me engano, o lugar de treinamento do Milo também é na Grécia. Mas isso não está incoerente. Eles podem simplesmente terem ido a outros locais da Grécia. Eu acredito que o Aiolia fez o seu treinamento na Tessália (região já chamada de "Aiolia", nos tempos antigos, em homenagem ao Aiolos da mitologia grega. Essa região também é berço de quase todos os principais heróis mitológicos). O Milo acho que pode ter feito o seu treinamento nas ilhas de Creta ou Delos, que são os possíveis locais onde o Escorpião Dourado matou Órion. Aiolia e Milo estavam saindo do Santuário, de qualquer forma, mas se mantendo na Grécia.

7 - Eu acho que não tem problema o Aphrodite utilizar a Dagger Rose. É uma técnica criada agora, e isso pelo menos só mostra que provavelmente é uma técnica inferior às Rosas Diabólicas Reais ou às Rosas Piranhas.

23 - Um Cosmo antigo permeia o Santuário a impede qualquer tipo de teletransporte entre as casas. Também acho que isso impeça que alguém com a capacidade de voar pegue outro caminho que não seguindo casa por casa. Shaka, por exemplo, é capaz de voar. Shijima provavelmente também, e precisou sair caminho do Santuário.

Obrigado pelo comentário. A lista podia ter sido maior, inclusive pensei nisso que você comentou sobre as técnicas de Aiolos, mas tentei ser o mais objetivo possível e focar nos problemas presentes no gaiden. Pode ser que eu aborde o próximo tópico de uma maneira mais ampla. Bom, vamos às suas discordâncias.

 

- Eu não acho que houve retcon, pelo menos nada foi dito nesse sentido. Marin sofre do mesmo problema do Shura, mas o caso dela não é tão discrepante quanto o dele. Marin é quase 20cm mais baixa que Shura e ela é mulher (sabemos que o corpo das mulheres se desenvolve mais cedo que o dos homens). Fora que ela parece mais madura por causa da máscara e por estar próxima do Seiya, que sempre foi baixo. Isso não alivia totalmente o Kurumada, mas a situação dela é mais crível que a do Shura, embora também exagerada.

- A questão do Lemur é polêmica, mas é nítido que não se encaixa nos eventos do mangá clássico. Será preciso um tópico em apartado para desenvolver melhor esta questão. Entretanto, em relação a Ker e Lemur, Origins e Destiny deixam bastante claro que são aliados de Hades. Ker até regozija quando os planos de Hades são facilitados com o enfraquecimento dos exércitos de Athena e Poseidon.

- Milo treina na Grécia, mas seu local de treinamento é na Ilha de Milos (está na imagem que postei no tópico). Já Aiolia treina especificamente no santuário.

- O cosmo de Athena impede o teletransporte entre as 12 Casas, mas o santuário não se resume às 12 Casas. Minha indagação foi justamente sobre Aiolos não ter dado no pé com a armadura de Sagitário após cruzar as 12 Casas.

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  • 1 mês depois...
5 horas atrás, Ares Saga disse:

Antes um ex assistente do Araki que o traço shojoesco delas.Credo.

Até porque o traço do Araki não tem nada de shojoesco e é super masculino... Cada uma. 

Editado por Cesare
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Eu nunca disse que não tinha,mas ainda assim não é shojo.

 

O traço do Araki assim como o do Leiji Matsumoto tem elementos androginos (e bota androginos nisso), se aproxima da estética de shojo.... mas não segue os canons de shojo.

 

Lost Canvas e Santia tem o mesmo fetiche de flores,com personagens masculinos com queixos angulares,troncos gigantescos e fazendo pose a cada segundo ,além de algumas personagens femininas desenhadas como divas que se vê em obras do Clamp e da Naoko Takeuchi .

 

Podem desenhar uma Pandora ou Eris coxudas ou sexy, mas elas sao ainda desenhadas de uma forma diva como a Black Lady (Chibiusa crescida em Sailor Moon).

 

Por mais que desenhem um shonen não conseguem fugir de alguns canons do estilo da arte shojo.

 

Da pra notar na hora esta estilização em menor ou maior escola no traço de qualquer mangaka feminina no Japão.

 

 

 

 

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Visitante Gato

O Lemur é algo que estragou a até então provável, dupla personalidade de Saga. O que se fazia um recurso narrativo interessante, corroborando com possíveis diálogos durante a Saga de Hades, por mais que não tenham ocorrido, estritamente com relação a sua outra faceta. Foi um tremendo erro jogar fora a redenção do geminiano e culpabilizar um espírito sem necessidade para com o personagem. Enfim, Saga foi de geminiano bipolar, redimido, para uma vítima dos caprichos de Ker.

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Em 07/05/2021 em 18:36, Gato disse:

O Lemur é algo que estragou a até então provável, dupla personalidade de Saga. O que se fazia um recurso narrativo interessante, corroborando com possíveis diálogos durante a Saga de Hades, por mais que não tenham ocorrido, estritamente com relação a sua outra faceta. Foi um tremendo erro jogar fora a redenção do geminiano e culpabilizar um espírito sem necessidade para com o personagem. Enfim, Saga foi de geminiano bipolar, redimido, para uma vítima dos caprichos de Ker.

O Lemure não teria despertado se ele não tivesse ambições e ressentimentos no fundo da sua mente.

 

Tudo que ocorreu ainda teve parcela de culpa dele.Nao conseguiu conter o lado maligno em momentos cruciais (coisa que Shun fez com Hades,uma entidade muito superior ao Lemure) ,o Lemure também so refletiu o que tinha de podre na mente dele.

 

O Lemure era igual a fórmula do dr. Jekyl em Médico e o monstro.Ela só colocou pra fora os sentimentos podres dele sob forma do sr Hyde/Saga maligno. 

 

E Saga nunca teve redenção no manga original, isso é filler da Toei.O mal dele foi expulso graças ao Seiya usando o escudo de Atena.

 

Ele se matou de vergonha. 

 

 

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31 minutos atrás, Ares Saga disse:

O Lemure não teria despertado se ele não tivesse ambições e ressentimentos no fundo da sua mente.

 

Tudo que ocorreu ainda teve parcela de culpa dele.Nao conseguiu conter o lado maligno em momentos cruciais (coisa que Shun fez com Hades,uma entidade muito superior ao Lemure) ,o Lemure também so refletiu o que tinha de podre na mente dele.

 

O Lemure era igual a fórmula do dr. Jekyl em Médico e o monstro.Ela só colocou pra fora os sentimentos podres dele sob forma do sr Hyde/Saga maligno. 

 

E Saga nunca teve redenção no manga original, isso é filler da Toei.O mal dele foi expulso graças ao Seiya usando o escudo de Atena.

 

Ele se matou de vergonha. 

 

 

 

Humanos né, humanos é assim mesmo. Muito dificil alguém como Shun, que chega praticamente a santidade de tão puro e piedoso. Comparar o Shun com Saga chega a ser injusto. Mas, o Saga era visto como puro e com forte senso de justiça. Ele sempre teve vergonha desses sentimentos obscuros. O problema foi que o menor dos sentimentos obscuros foi o suficiente para o Lemure agir. Eu não acho que um ser criado por um deus possa ser subestimado assim.

Quando o Lemure agiu e o Aiolos o viu tentar matar Athena, aí eque ele caiu em vergonha. De todos, era o Aiolia que ele não queria que soubesse do lado maligno dele. Aí, a coisa saiu do controle mesmo. No final é como você diz, ele se mata de vergonha, não teria coragem de enfrentar de frente os demais dourados. Por isso, eu prefiro o Kanon, que até pensou no suicidio, mas depois repensou, e deicidiu encarar na cara dura Athena e os demais dourados.

 

 

sDfD1D2.jpg

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........... Pera. Pensando bem, olhando somente pelo lado do mangá Clássico, em que o Saga tinha (até que vários) momentos que conseguia retomar o seu lado bom (e não somente quando o Seiya o encontrou no Salão do Mestre, como foi no anime), realmente é ''meio'' estranho ele ainda querer manter as aparências, mesmo estando nessa forma............

Editado por Bruno Ogawara
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12 horas atrás, Bruno Ogawara disse:

........... Pera. Pensando bem, olhando somente pelo lado do mangá Clássico, em que o Saga tinha (até que vários) momentos que conseguia retomar o seu lado bom (e não somente quando o Seiya o encontrou no Salão do Mestre, como foi no anime), realmente é ''meio'' estranho ele ainda querer manter as aparências, mesmo estando nessa forma............

 

Não gosto muito dessas paradas de consertar plot points em retcons, mas sempre pensei que isso dele manter as aparências seria bem mais explicado caso a parte boa do Saga não soubesse que a parte má existisse, estilo Clube da Luta ou Mr Robot saca

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O lado bom simplesmente estava confortável em agir como Grande Mestre ,simples.E até Saori agir ele estava agindo como um bom Grande Mestre,aceitando estrangeiros e treinando a nova geração-tanto que ninguém suspeitava a identidade dele até então. 

O próprio lado maligno criticava Saga por continuar agir como Grande Mestre na verdade (na cena da banheira no mangá).

 

 

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