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Saint seiya teve influência na industria de mangás/animes ?


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Estava perdendo tempo em uma determinada rede social e acabei achando uma discussão sobre saint seiya ter feito ou não sucesso no japão.

Acho que esse topico nem precisa ser discutido, porque é obvio que fez é basta ver como a franquia lucra ate hoje.

Se discordar por favor abrir um topico e soltar seus pontos la.

 

Voltando ao assunto vendo as respostas dessa discussão encontrei o seguinte comentario.

 

"Hoje em dia eu tenho um pouco de impressão que o pessoal faz uma comparação boba com Dragon Ball que não faz o menor sentido.

 

Dragon Ball talvez seja o mangá mais importante já publicado, enquanto Saint Seiya é um sucesso de seu tempo como Ranma, Kinnikuman."

 

E abaixo tinha a resposta que me fez abrir o topico.

 

"A maioria das pessoas só se baseiam no anime, e não veem como o mangá de DB simplesmente MOLDOU o que conhecemos hoje como shonen de luta, e fez isso com qualidade. Saint Seiya era só um mangá que estava saindo ali junto com outras coisas, tinha o seu público, mas 0 influência."

 

Prefiro não dizer se concordo ou não concordo com o que foi falado, como não li ou assiti muitos mangás e animes não tenho uma opnião sobre o assunto.

como aqui tem fãs mais velhos e que acopamham cdz a mais tempo eu queria saber a opnião de vocês a respeito.

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Sobre isso de moldar o que conhecemos hoje como shounens de luta: Hokuto No Ken veio antes de Dragon Ball. E antes de Hokuto No Ken, veio Fuuma No Kojiro (que é do Kurumada). E antes de Fuuma No Kojiro, veio Ring Ni Kakero (que também é do Kurumada).

Apesar de não ter feito muito sucesso fora do Japão, foi Ring Ni Kakero um dos maiores responsáveis pelo o que o shounen é hoje em dia. Foi esse mangá que criou vários elementos que são seguidos fielmente até os dias de hoje, nos shounens.

Mas sim, mesmo assim, Saint Seiya também influenciou muita coisa. Yu Yu Hakusho e Bleach, por exemplo (os primeiros que me vieram agora na cabeça), também pegaram bastante coisa dele.

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Sobre isso de moldar o que conhecemos hoje como shounens de luta: Hokuto No Ken veio antes de Dragon Ball. E antes de Hokuto No Ken, veio Fuuma No Kojiro (que é do Kurumada). E antes de Fuuma No Kojiro, veio Ring Ni Kakero (que também é do Kurumada).

 

Apesar de não ter feito muito sucesso fora do Japão, foi Ring Ni Kakero um dos maiores responsáveis pelo o que o shounen é hoje em dia. Foi esse mangá que criou vários elementos que são seguidos fielmente até os dias de hoje, nos shounens.

 

Mas sim, mesmo assim, Saint Seiya também influenciou muita coisa. Yu Yu Hakusho e Bleach, por exemplo (os primeiros que me vieram agora na cabeça), também pegaram bastante coisa dele.

Essa parte de dragon ball, eu realmente fiquei em duvida se ele tem ou não essa influencia toda, porem como falei não entendo tanto disso.

 

Faz muito tempo que assiti yu yu hakusho, então não lembro nada especifico que tenha tido influencia de saint seiya o que você diria que yu yu pegou de cdz ?

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Apesar de não ter feito muito sucesso fora do Japão, foi Ring Ni Kakero um dos maiores responsáveis pelo o que o shounen é hoje em dia. Foi esse mangá que criou vários elementos que são seguidos fielmente até os dias de hoje, nos shounens.

A Shueshia já hypou um relançamento de RnK chamando de "bíblia dos mangás de luta". Foi o primeiro super hit da Jump.

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Essa parte de dragon ball, eu realmente fiquei em duvida se ele tem ou não essa influencia toda, porem como falei não entendo tanto disso.

 

Faz muito tempo que assiti yu yu hakusho, então não lembro nada especifico que tenha tido influencia de saint seiya o que você diria que yu yu pegou de cdz ?

 

Por exemplo, eu considero o Kurama uma ''mistura'' de Shun com Afrodite.

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Por exemplo, eu considero o Kurama uma ''mistura'' de Shun com Afrodite.

Eu não vejo tanta semelhaça entre eles assim alem do fato de usarem rosas, mais se o afrodite foi o primeiro a usar golpe desse tipo realmente teve alguma influêcia.

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Eu não vejo tanta semelhaça entre eles assim alem do fato de usarem rosas, mais se o afrodite foi o primeiro a usar golpe desse tipo realmente teve alguma influêcia.

 

O Napoleon Bara, de Ring Ni Kakero, já usava ataques ''com'' flores. Mas se não me engano / se me lembro bem, as flores no golpe são apenas simbólicas.

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Bleach, um dos maiores sucessos da história da Jump é claramente inspirado por CDZ, o grupo CLAMP de Sakura Card Captor, XXXHolic entre outros são fãs declaradas do Kurumada. Há várias referências a Saint Seiya em diversas obras, seja Shojo ou Shonen.

 

Apesar de não ser um grande hit foi definitivamente uma das mais importantes obras da Jump.

 

Nesse link o cara lista os mais influentes mangás da Jump que ele viu em vídeo e Saint Seiya aparece em 10. E como fica claro que ele não gosta, não há viés na posição de CDZ: http://mangascult.blogspot.com/2011/01/top-100-series-mais-influentes-da.html

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Há a óbvia influência direta de Saint Seiya nas produções do final dos anos 1980: Shurato (Legend of the Heavenly Sphere) e Samurai Warriors (Yoroiden Samurai Troopers). Saint Seiya foi inspirado na mitologia greco-romana (majoritariamente), Shurato na mitologia hindu e Samurai Warriors em lendários espadachins do Japão feudal, além da estética de armaduras mágicas.

 

O autor, Kurumada, replicou a fómula em Bt'X, no qual os personagens vestiam armaduras cibernéticas baseadas em animais da mitologia.

 

As autoras da Clamp, ao que parece, começaram exatamente nessa época, fazendo doujinshi de Saint Seiya, e depois deslancharam em obras próprias.

 

Se não me engano, foi até comentado no MBB Forum, na época do auge de Bleach, que o autor, Tite Kubo, teria se baseado na Saga do Santuário (ou subida das 12 Casas) para fazer o arco do resgate da Rukia.

Editado por Styx
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Estava perdendo tempo em uma determinada rede social e acabei achando uma discussão sobre saint seiya ter feito ou não sucesso no japão.

Acho que esse topico nem precisa ser discutido, porque é obvio que fez é basta ver como a franquia lucra ate hoje.

Se discordar por favor abrir um topico e soltar seus pontos la.

 

Voltando ao assunto vendo as respostas dessa discussão encontrei o seguinte comentario.

 

"Hoje em dia eu tenho um pouco de impressão que o pessoal faz uma comparação boba com Dragon Ball que não faz o menor sentido.

 

Dragon Ball talvez seja o mangá mais importante já publicado, enquanto Saint Seiya é um sucesso de seu tempo como Ranma, Kinnikuman."

 

E abaixo tinha a resposta que me fez abrir o topico.

 

"A maioria das pessoas só se baseiam no anime, e não veem como o mangá de DB simplesmente MOLDOU o que conhecemos hoje como shonen de luta, e fez isso com qualidade. Saint Seiya era só um mangá que estava saindo ali junto com outras coisas, tinha o seu público, mas 0 influência."

 

Prefiro não dizer se concordo ou não concordo com o que foi falado, como não li ou assiti muitos mangás e animes não tenho uma opnião sobre o assunto.

como aqui tem fãs mais velhos e que acopamham cdz a mais tempo eu queria saber a opnião de vocês a respeito.

Infelizmente muitos fãs de anime aqui pegaram ojeiriza do Kurumada por pura implicância da "mídia especializada".

 

Nos anos 90 era o pessoal da Japan Fury/Animax como o Peixoto repetiram muitas besteiras das revistas francesas (e inventaram várias outras mais) dizendo que a série nunca foi sucesso e perdia em popularidade pra Samurai Warriors (que nunca teve filme e games) e Shurato (que estreou depois que o anime de SS acabou),que Kurumada era tosco e sem ideias.

 

Basicamente nunca pesquisaram que boa parte dos clichés seguidos por todos mangás de luta da Jump vieram dele.Mas até aí era uma época pre internet.

 

Pior é já com Internet uma nova geração de jornalistas que cresceram ouvindo as ladainhas dos dito cujos (tipo Sandra Monte, Tio Cloud que escrevia as matérias do Jbox por anos,entre vários outros) repassou a toda uma nova geração as mesmas baboseiras,zoando toda e qualquer obra ligada ao Kurumada,que o próprio anime de Saint Seiya nunca foi bom em primeiro lugar,etc etc

 

A série deixou de ser analizada criticamente e passou a ser alvo de chacota segundo as opiniões pessoais de jornalista x ou y.A geração que começou a acompanhar anime há uns 10 anos só replica o que escreveram.

 

 

Saint Seiya tem vários defeitos s e nunca foi tão original (como era Dragon Ball antes de Z e Hokuto antes da porcaria do time skip onde passaram a copiar outros clichés),mas passaram a so ver os defeitos e não os pontos positivos da obra e que o autor contribuiu pro gênero.

 

O engraçado é que o bom senso vem não do público que deveria saber da importância da obra no gênero, mas justamente de gringos de países onde Saint Seiya nunca fez sucesso.

 

Os reviews do autor do site Land of obsucusion são excelentes nestes aspectos porque explicam o contexto da Jump na época de Ring e depois em Saint Seiya e o que cada obra contribuiu e inovou.

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Algumas pessoas acreditam que Dragon Ball tem mais influencia pq Kishimoto se inspirou em Dragon Ball, e provavelmente a referência pra eles de anime é Naruto, que foi o anime mais famoso nas ultimas décadas Mas tem várias outros artistas que se inspiram em Kurumada, as obras dele são clássicos independente da opinião pessoal sobre as histórias que ele escreve. Ele ajudou a moldar clichês ou "tropes" na indústrias de mangás, mas ele não foi o único, obviamente.

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Pior é já com Internet uma nova geração de jornalistas que cresceram ouvindo as ladainhas dos dito cujos (tipo Sandra Monte, Tio Cloud que escrevia as matérias do Jbox por anos,entre vários outros) repassou a toda uma nova geração as mesmas baboseiras,zoando toda e qualquer obra ligada ao Kurumada,que o próprio anime de Saint Seiya nunca foi bom em primeiro lugar,etc etc

Tem Mais de Oito Mil também apesar desse posar como site "de comédia" (nunca foi engraçado e não necessariamente por causa do nojinho que tem de Saint Seiya)

 

Agora não lembro o Tio Cloud ou a Sandra Monte serem tão "hostis" com CDZ não. O Cloud faz uma piadinha ou outra mas no geral eles são sossegados IMHO

 

Os reviews do autor do site Land of obsucusion são excelentes nestes aspectos porque explicam o contexto da Jump na época de Ring e depois em Saint Seiya e o que cada obra contribuiu e inovou.

Eu até gostei de alguns reviews do George mas tem horas que ele força MUITO a barra. Vide a infame afirmação de "não gostaram de inferno/eliseos porque acabaram com a nostalgia trocando os dubladores".

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O autor, Kurumada, replicou a fómula em Bt'X, no qual os personagens vestiam armaduras cibernéticas baseadas em animais da mitologia.

Os personagens usavam vestimentas cibernéticas "comuns". Com base na mitologia (alguns, não todos) eram os próprios B'ts (mechas).

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O problema dessa galera é que todo mundo gosta de falar sem ter estudado nada, é assim desde sempre na imprensa geek quando o assunto é animê, desde a época das revistas Heroi recheadas de erros. Eu já li várias vezes isso de "Dragon Ball moldou a indústria do shounen", o que eu nunca li foi uma explicação mais detalhada de "como?".

 

Não que não tenha tido importância, mas já tinha muita coisa estabelecida ou se estabelecendo desde antes. O Japão tá fazendo animê shounen desde os anos 60, por aí? Você quer me convencer que uma animação 20 anos depois, quando muita coisa já estava relativamente "estruturada", foi um completo "game-changer" pra tudo? Ela se pautou no que já existia, óbvio que fez também suas contribuições pro que veio depois. Mas até aí, todo hit entra nessa.

 

Dragon Ball pode ter sido um dos primeiros fenômenos de megahit sucesso absurdo, não só dentro como fora, e claro que uma série que é acompanhada por tanta gente vai inspirar um monte de novos autores além de ter coisas "copiadas" por outros estúdios, buscando também criar seus megahits. DB com certeza botou Cavaleiros pra trás, mas vários fatores apontam que, quando CDZ começou a sair, era um sucesso "classe A" na Jump, não um sucesso mediano, que é o que a frase "teve seu público mas zero influência" parece implicar (mesmo assim, é um erro conceitual pois tudo que tem público tem alguma influência).

 

Um dos indicativos é o fato da animação já ter sido negociada quando a história não tinha nem um volume compilado ainda, não se faz isso com séries que começam "na média". Enfim, mais do que isso não posso falar porque eu não tenho conhecimento suficiente para tal, não sei o suficiente sobre indústria de animação japonesa pra medir o impacto de cada um... O problema é que pessoas que sabem menos ou tanto quanto eu sobre esse assunto dão opiniões como se fossem especialistas, porque ninguém nunca explica direito qual o legado de DB (tem um, provavelmente maior que CDZ pois o fenômeno foi maior também).

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Inclusive uma das influências mais visíveis por assim dizer é a divisão de guerreiros por nível de força e de haver uma elite de guerreiros extremamente poderosos inspirados nos Cavaleiros de Ouro, muito por conta da imensa popularidade dos mesmos. Exemplo: Jounins em Naruto, Capitães em Bleach, Capitães de Esquadrões em Black Clover, Pilares em Kimetsu no Yaiba...

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O problema dessa galera é que todo mundo gosta de falar sem ter estudado nada, é assim desde sempre na imprensa geek quando o assunto é animê, desde revistas Herois recheadas de erros. Eu já li várias vezes isso de "Dragon Ball moldou a indústria do shonen", o que eu nunca li foi uma explicação mais detalhada de "como?".

 

Não que não tenha tido importância, mas já tinha muita coisa estabelecida ou se estabelecendo desde antes. O Japão tá fazendo animê shounen desde os anos 60, por aí? Você quer me convencer que uma animação 20 anos depois, quando muita coisa já estava relativamente "estruturada", foi um completo "game-changer" pra tudo? Ela se pautou no que já existia, óbvio que fez também suas contribuições pro que veio depois. Mas até aí, todo hit entra nessa.

 

Dragon Ball pode ter sido um dos primeiros fenômenos de megahit sucesso absurdo, não só dentro como fora, e claro que uma série que é acompanhada por tanta gente vai inspirar um monte de novos autores além de ter coisas "copiadas" por outros estúdios, buscando também criar seus megahits. DB com certeza botou Cavaleiros pra trás, mas vários fatores apontam que, quando CDZ começou a sair, era um sucesso "classe A" na Jump, não um sucesso mediano, que é o(a frase "teve seu público mas zero influência" parece implicar (mesmo assim, é um erro conceitual pois tudo que tem público tem alguma influência).

 

Um dos indicativos é o fato da animação já ter sido negociada quando a história não tinha nem um volume compilado ainda, não se faz isso com séries que começam "na média". Enfim, mais do que isso não posso falar porque eu não tenho conhecimento suficiente para tal, não sei o suficiente sobre indústria de animação japonesa pra medir o impacto de cada um... O problema é que pessoas que sabem menos ou tanto quanto eu sobre esse assunto dão opiniões como se fossem especialistas, porque ninguém nunca explica direito qual o legado de DB (tem um, provavelmente maior que CDZ pois o fenômeno foi maior também).

Post perfeito.

 

Dragon Ball entra no mesmo balaio de One Piece. Não criou nada diferente, apenas fez MUITO bem aquilo que já tinha sido estabelecido. E por "bem" você pode ver no sentido de "fez as coisas de um jeito que fosse MUITO popular mesmo entre quem não é leitor hardcore".

 

Ah, LGG eu lembro do Animeman comentando que CDZ ganhou anime porque o filho de um executivo da Bandai mostrou pra ele ou coisa do tipo. Se a Bandai só com o arco da Guerra Galática/Cavaleiros Negros já viu que tinha potencial, ruim não devia ser.

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Cara,a influência de Saint Seiya nas obras atuais é fácil de notar.....

 

Infelizmente aqui no Brasil depois da geração manchetossauros,o pessoal começou a lascar muito com o CDZ,falando um monte de besteira sobre a série,ás vezes eu queria que Saint Seiya nunca tivesse sido popular por aqui ou que eu tivesse conhecido em um país em que não fosse popular ou no próprio Japão mesmo....

 

Você vê um Bleach da vida,tem elementos de CDZ,você vê um Naruto (saga que sequestram o Sasuke,pô aquilo ali é fácil de notar.) tem coisa de CDZ,você vê Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter (Kurapika com as correntes,acha mesmo que Togashi tirou isso do nada?) você vê o grande sucesso do momento Kimetsu no Yaiba com os pilares que são tipo os golds de seu universo.....

 

O cara que nega que Saint Seiya tenha qualquer influência nos mangás e animes ou que o Kurumada é um oportunista que ganha dinheiro apenas vendendo bonecas com designs bonitos e não contribuiu em nada no mundo do entretenimento,pelo amor de Deus,é um insensato total.

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você vê um Naruto (saga que sequestram o Sasuke,pô aquilo ali é fácil de notar.)

 

Não desmerecendo Saint Seiya (LONGE disso), mas em Ring Ni Kakero já tinha um arco de sequestro (o da Kiku).

 

EDIT:

 

Agora não lembro o Tio Cloud ou a Sandra Monte serem tão "hostis" com CDZ não. O Cloud faz uma piadinha ou outra mas no geral eles são sossegados IMHO

 

Sobre a Sandra, eu me lembro muito bem que, lá por volta de 2004, ela escreveu uma notícia / um artigo praticamente afirmando que era quase certeza de que não haveria os OVAs de Meikai e Elísios (por causa do fracasso de PdC nos cinemas).

 

Os personagens usavam vestimentas cibernéticas "comuns". Com base na mitologia (alguns, não todos) eram os próprios B'ts (mechas).

 

Não sei como deixei escapar essa. Hehe.

 

 

Eu até gostei de alguns reviews do George mas tem horas que ele força MUITO a barra. Vide a infame afirmação de "não gostaram de inferno/eliseos porque acabaram com a nostalgia trocando os dubladores".

 

Vou ler os artigos dele.

Editado por Bruno Ogawara
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O problema dessa galera é que todo mundo gosta de falar sem ter estudado nada, é assim desde sempre na imprensa geek quando o assunto é animê, desde a época das revistas Heroi recheadas de erros. Eu já li várias vezes isso de "Dragon Ball moldou a indústria do shounen", o que eu nunca li foi uma explicação mais detalhada de "como?".

 

Não que não tenha tido importância, mas já tinha muita coisa estabelecida ou se estabelecendo desde antes. O Japão tá fazendo animê shounen desde os anos 60, por aí? Você quer me convencer que uma animação 20 anos depois, quando muita coisa já estava relativamente "estruturada", foi um completo "game-changer" pra tudo? Ela se pautou no que já existia, óbvio que fez também suas contribuições pro que veio depois. Mas até aí, todo hit entra nessa.

 

Dragon Ball pode ter sido um dos primeiros fenômenos de megahit sucesso absurdo, não só dentro como fora, e claro que uma série que é acompanhada por tanta gente vai inspirar um monte de novos autores além de ter coisas "copiadas" por outros estúdios, buscando também criar seus megahits. DB com certeza botou Cavaleiros pra trás, mas vários fatores apontam que, quando CDZ começou a sair, era um sucesso "classe A" na Jump, não um sucesso mediano, que é o que a frase "teve seu público mas zero influência" parece implicar (mesmo assim, é um erro conceitual pois tudo que tem público tem alguma influência).

 

Um dos indicativos é o fato da animação já ter sido negociada quando a história não tinha nem um volume compilado ainda, não se faz isso com séries que começam "na média". Enfim, mais do que isso não posso falar porque eu não tenho conhecimento suficiente para tal, não sei o suficiente sobre indústria de animação japonesa pra medir o impacto de cada um... O problema é que pessoas que sabem menos ou tanto quanto eu sobre esse assunto dão opiniões como se fossem especialistas, porque ninguém nunca explica direito qual o legado de DB (tem um, provavelmente maior que CDZ pois o fenômeno foi maior também).

Concordo com tudo, eu realmente vejo muitas pessoas comentando sobre dbz ter moldado a industria shounen mais tambem nunca vejo explicações a respeito disso, eu amo dbz mais a fanbase as vezes consegue ser pior do que a de saint seiya.

 

Como você falou tudo que tem publico acaba tendo alguma influência mesmo que pouca, cdz é uma franquia gigante então eu acho teve sim algum impacto na industria.

 

Obrigado a todo mundo que respondeu.

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Sobre a Sandra, eu me lembro muito bem que, lá por volta de 2004, ela escreveu uma notícia / um artigo praticamente afirmando que era quase certeza de que não haveria os OVAs de Meikai e Elísios (por causa do fracasso de PdC nos cinemas).

E o que isso tem a ver com ela odiar ou não o anime?

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Um discussão interessante essa!

 

Referente à DB, se lavarem em conta que a fase que os fãs pensam como muito influente se referindo principalmente a fase do Goku adulto (DBZ no anime), isso acontecem por volta de 1989. Nesse período já havia na rua RnK, Hokuto no Ken, Fuuma no Kojiro, Saint Seiya e Jojo, dentre outros. Se DB revolucionou alguma coisa, provavelmente foi algo mínimo, porque os pilares do shonen já estavam construídos.

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E o que isso tem a ver com ela odiar ou não o anime?

 

Tem a ver que ela claramente fez esse artigo / essa notícia, onde ela estava AFIRMANDO algo que na verdade era somente uma suposição dela (e ela publicou / espalhou isso num site famoso entre os fãs de anime na época, ou era o Anime Pro ou o Ohayo), onde não tinha sido noticiado oficialmente em nenhum outro lugar / não havia nenhuma fonte, apenas porque parecia que ela não ia com a cara mesmo da franquia (como transparecia pelos posts / comentários dela nos fóruns).

Editado por Bruno Ogawara
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Um discussão interessante essa!

 

Referente à DB, se lavarem em conta que a fase que os fãs pensam como muito influente se referindo principalmente a fase do Goku adulto (DBZ no anime), isso acontecem por volta de 1989. Nesse período já havia na rua RnK, Hokuto no Ken, Fuuma no Kojiro, Saint Seiya e Jojo, dentre outros. Se DB revolucionou alguma coisa, provavelmente foi algo mínimo, porque os pilares do shonen já estavam construídos.

Embora DBZ tenha feito mais sucesso no exterior o auge de DB no Japão foi a fase Goku criança. É justamente esta que inspirou Dragon Quest Dai no daibouken,One Piece,Hunter X Hunter e Naruto.

 

Protagonista garoto pequeno, ingênuo,comilão e com senso de aventura .Tudo começou em DB,nos outros shonens da época os protagonistas eram ou adultos (Hokuto no Ken) ou moleques com corpo de adulto (obras do Kurumada assim como Otokujou).

 

A nostalgia dos japoneses dessa fase foi tão grande que fizeram o Goku a voltar a ser criança no GT.

 

O irônico disso tudo é que o anime de Dragon Ball não ia muito bem após a saga Red Ribbon e a Toei basicamente tirou a equipe responsável por Saint Seiya (Morishita,Takao Koyama e mais tarde o Yamauchi) e colocou lá no 23⁰ Budokai e todo DBZ.

 

O resultado foi ótimo pra DB porém pra Saint Seiya foi péssimo, levou a mudança de diretor e de roteirista principal.

 

Por isso que todo o segundo arco (Asgard + Poseidon) tem todo um clima e ritmo diferente de Santuário.

 

Pra mim é reflexo de uma direção e planejamento inferiores.

Editado por Ares Saga
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O irônico disso tudo é que o anime de Dragon Ball não ia muito bem após a saga Red Ribbon e a Toei basicamente tirou a equipe responsável por Saint Seiya (Morishita,Takao Koyama e mais tarde o Yamauchi) e colocou lá no 23⁰ Budokai e todo DBZ.

 

O resultado foi ótimo pra DB porém pra Saint Seiya foi péssimo, levou a mudança de diretor e de roteirista principal.

 

Por isso que todo o segundo arco (Asgard + Poseidon) tem todo um clima e ritmo diferente de Santuário.

 

Pra mim é reflexo de uma direção e planejamento inferiores.

Realmente da pra perceber uma mudança da saga do santuario pra de asgard em diante.

 

Todo esse pessoal que trabalhou em saint seiya e depois dbz ainda trabalha ou esta vivo ? Pesquisei aqui sobre esse morishita e vi que ele tambem trabalhou em los, soul of gold e santia sho, coisas que metade do forum odeia.

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