Ir para conteúdo

Elementos do Cosmo - Personagens de Saint Seiya Clássico


Posts Recomendados

Proposta do tópico é bem simples. Quem acompanhou Saint Seiya Omega sabe da importância que os Elementos do Cosmo possuem, especialmente em sua primeira temporada. Mesmo sendo este um dos conceitos mais controversos da franquia, era bem comum na época dos lançamentos dos episódios deste anime, ou até mesmo antes, na época das primeiras informações, debatermos a respeito de como personagens da obra original se enquadrariam nessa regra elemental, tendo em vista que, apesar do clássico (anime, principalmente) demonstrar o uso de elementos nas técnicas de alguns personagens (como o dragão de água produzido por Shiryu, ou a tempestade de chamas produzida pelo Ikki), em nenhuma ocasião tal conceito fora determinado como uma regra da qual todos os Cavaleiros tivessem inclusos. Sendo assim, vamos colocar nossa imaginação em prática e dissertar sobre...

 

E se os Cavaleiros de Ouro do mangá/anime clássicos tivessem sob a regra dos Elementos do Cosmo? Quais vocês atribuiriam a eles? Se possível, dissertem sobre os motivos que os levem a tal(is) escolha(s). Se o tópico tiver uma boa adesão, eu amplio até os Cavaleiros de Prata, Marinas e etc.

 

Zokusei.png

 

amea.jpg

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não assisti ao Omega então vou mais no feeling:

 

Mu - Trovão: Tinha pensado em luz, mas como o elemento luz parece reservado aos protagonistas então vai trovão mesmo.

 

Aldebaran - Terra: A obsessão em querer enterrar o Seiya debaixo da terra entrega o elemento do brasileiro.

 

Saga - Luz/Trevas: Um difícil, mas a natureza de seus golpes e de seu próprio ser indicam que ele seria os dois.

 

Máscara da Morte - Trevas: Impossível ser outro elemento que não trevas para o Máscara.

 

Aiolia - Trovão: Mesmo caso do Mu, mas com o Aiolia trovão combina mais por conta de golpes como o Relâmpago de Plasma

 

Shaka - Luz: Homem mais próximo de deus só pode ser iluminado.

 

Dohko - Água: Por todo o treinamento de Shiryu e a ligação com a cachoeira, eu colocaria água.

 

Milo - Fogo: Não sabia o que colocar e como veneno causa uma sensação de ardência no corpo, vai fogo mesmo.

 

Aiolos - Luz: Meio que óbvio né (Se bem que o Trovão Atômico é autoexplicativo)

 

Shura - Terra: Acho que a Excalibur e o Pedras Saltitantes são muito compatíveis com o elemento terra.

 

Camus - Água: Gelo nada mais é que água congelada.

 

Afrodite - Terra/Água: É suposto peixes ser do elemento água, mas todos os golpes com rosas indicam terra. Na verdade vou colocar os dois, pois rosas precisam de terra e água pra crescer E porque sou fanboy do Afrodite e quero usar uma desculpa esfarrapada pra deixar ele com dois elementos

  • Like 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acompanhei o anime Ômega, então vou fundamentar com base no que o Gustavo me explicou e também considerar a personalidade ou características físicas dos personagens caso não seja possível determinar o elemento a partir de suas habilidades.

 

Mu - Luz: Seus golpes envolvem manipulação de estrelas (Revolução Estelar e Extinção Estelar), o que remete ao elemento Luz porque estrelas iluminam nosso céu. Além disso, Mu dispõe de habilidades psíquicas e de manipulação material, o que também poderia se encaixar neste tipo de elemento.

 

Aldebaran - Terra: O principal motivo para escolher este elemento para Aldebaran está associado ao animal que representa sua constelação, o Touro, que é um animal terrestre. Como o Grande Chifre é um golpe de impacto, então não tem como associar precisamente com os elementos disponíveis. Sua força e estatura também podem sugerir alguma associação com a terra devido o seu grande vigor.

 

Saga - Luz e Trevas: Estava em dúvida sobre qual o elemento mais apropriado para Saga, já que ele é um cavaleiro all around (habilidoso em todas as áreas). A Explosão Galática poderia ser enquadrada como um golpe do elemento Fogo, mas escolhi os elementos Luz e Trevas por conta da dualidade do personagem, ora um anjo ora um demônio.

 

Máscara da Morte - Trevas: Acho que a escolha para Máscara da Morte é óbvia, pois seu principal golpe tem relação direta com os mortos, e tudo que é mórbido tem aspecto mais sombrio e tenebroso. A personalidade deste cavaleiro também combina com este elemento.

 

Aiolia - Trovão: O nome dos golpes de Aiolia (Lightining Bolt e Lightning Plasma) fazem referência a relâmpagos, além de que no Episódio G seus golpes adquirirem esta propriedade. O anime também já o associou uma vez com trovões. Quando os espectros chegam na quinta casa um trovão em formato de leão parte os céus.

 

Shaka - Luz e Trevas: Shaka é um personagem iluminado e alguns dos seus golpes trazem nomes celestiais (Tesouro do Céu e Rendição Divina), por isso o elemento Luz. Por outro lado, alguns golpes de Shaka são tenebrosos e voltados ao obscuro (como o Círculo das Seis Existências e a Invocação dos Espíritos das Trevas), então acrescentei o elemento Trevas também.

 

Dohko - Vento: Outro personagem que tive dificuldade para aferir qual seria seu elemento, mas escolhi Vento porque seus golpes são de dragões (seres alados) e porque na animação os dragões adquiriram uma tonalidade verde, que normalmente é destinada ao elemento Vento. Sei que o Cólera do Dragão consegue reverter o fluxo da cachoeira de Rozan, mas o golpe em si não traz nada sobre o elemento Água. Dragões cospem fogo, mas nos golpes de Dohko eles são exclusivamente esvoaçantes.

 

Milo - Fogo: As Agulhas Escarlates causam uma dor excruciante no oponente, então acredito que o elemento Fogo é o que mais se aproxima de Milo porque fogo machuca bastante. Fora que os golpes dele assumem a cor escarlate, que é vermelha como o fogo.

 

Aiolos - Trovão: Pensei em colocar o elemento Luz para Aiolos por tudo o que ele simboliza, mas ficaria clichê demais. Como o seu golpe no anime se chama Trovão Atômico e seu irmão Aiolia nesta análise é do elemento Trovão, então pensei que seria interessante se ambos os irmãos compartilhassem o mesmo elemento, como se houvesse uma hereditariedade.

 

Shura - Vento: A Excalibur é um golpe cortante, e nos animes e jogos de RPG em geral todas as técnicas cortantes pertencem ao elemento Vento, especialmente personagens que atacam com espada.

 

Camus - Água: Camus ataca com gelo, que nada mais é do que água no estado sólido. Camus é o único dourado que de fato possui habilidades elementais.

 

Afrodite - Terra: Embora a constelação de Peixes tenha como espécie um ser aquático, as técnicas de Afrodite manipulam rosas, que pertencem ao reino vegetal e se desenvolvem na terra. Por isso escolhi o elemento Terra para o pisciano.

  • Like 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mu - Cristal

 

Aldebaran - Terra (Pelo seu signo e pela força bruta)

 

Saga - Espaço (Pela técnica Explosão Galáctica, onde galáxias no espaço explodem e também pela técnica Outra Dimensão, onde ele pode enviar ou transitar pelo espaço/dimensões).

 

DeathMask - Trevas

 

Aiolia - Elétrico

 

Shaka - Espírito

 

Dohko - Água

 

Milo - Veneno

 

Sagitário - Sombra (Ia colocar luz, mas a única técnica canônica do cavaleiro de Sagitário é a Flecha das Sombras)

 

Capricórnio - Pedra (pela técnica Jumping Stone, que rebate técnica física contra o autor)

 

Aquário - Gelo

 

Peixes - Planta

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, irei optar pelas contrapartes do anime clássico e, em alguns casos, do Ep.G, para escolher os Elementos do Cosmo dos Cavaleiros de Ouro devido ao fato do conceito ser implementado em Ômega, uma série pertencente ao cânone da Toei.

 

Mu de Áries - Elemento Luz: O motivo aqui é simples e já fora devidamente esmiuçado pelos colegas acima. As técnicas do Mu, de forma geral, promovem um espetáculo luminoso, desde as mais modestas, como a Rede de Cristal, até a Extinção Estelar. Não teria como ser diferente aqui.

 

Aldebaran de Touro - Elemento Terra: A compleição física do personagem, bem como o fato de ter, no anime, erguido grandes blocos do solo para soterrar o Cavaleiro de Pégaso em repetidas oportunidades deixa clara a sua manipulação elemental.

 

Saga de Gêmeos - Elementos Luz e Trevas: Nesse caso os dois elementos servem para esmiuçar, em vias gerais, de forma clara, a dualidade que representa o personagem em si. O elemento Luz, representado por sua bondade comparável a de um deus e o elemento Trevas, relacionado à sua maldade comparada a de um demônio.

 

Máscara da Morte de Câncer - Elemento Trevas: A manipulação e domínio do Sekishiki, bem como o ambiente macabro do Templo de Câncer, entregam qual seu elemento constitutivo.

 

Aiolia de Leão - Elemento Trovão: Os golpes do Aiolia, além dos nomes, no anime também contam com certos elementos que remetem a descargas elétricas em algumas circunstâncias, o que denotam de forma eficiente que o domínio do seu elemento é o Trovão. Em Episódio G e Assassino, Okada segue a mesma interpretação, inclusive ao torná-lo o herdeiro do Keraunos e, posteriormente, o receptáculo de Zeus.

 

Shaka de Virgem - Elemento Luz e Trevas: Aqui a iluminação espiritual do personagem, considerado o mais próximo de Deus, bem como a natureza de algumas de suas técnicas favorecem a interpretação do elemento Luz para o guerreiro. Contudo, inseri o elemento Trevas após ler a argumentação do Lucas e concordar com sua procedência.

 

Dohko de Libra - Elemento Água: Aqui, usei três cenas exclusivas do anime original para embasar o meu argumento: A primeira, quando Dohko, ainda sob a alcunha de Mestre Ancião, dispara projéteis luminosos oriundos da Cachoeira de Rozan para treinar Shiryu antes deste ir a Jamiel; A segunda, quando Dohko consegue, com seu Cosmo, conter o fluxo de água de um rio em demonstração simples do seu poder para Ohko e Shiryu; E por último, a ocasião em que Dohko derrota Alberich XIII, usando um Cólera do Dragão que afeta o fluxo da Cachoeira de Rozan, tal qual o do seu discípulo de Dragão.

 

Milo de Escorpião - Elemento Vento e Fogo: O argumento do veneno do escorpião para aludir ao elemento Fogo na minha opinião é válido, mas escolhi este elemento, bem como o Vento, por uma cena bastante peculiar apresentada no anime clássico: Milo de Escorpião devasta a Ilha de Andrômeda e domina a maioria dos Cavaleiros lá localizados com uma fortíssima tempestade de vento e chamas, muito similar inclusive ao primeiro modo de animação da Ave Fênix pela Toei.

 

Aiolos de Sagitário - Elemento Luz e Trovão: O elemento luz, neste caso, faz alusão à Flecha de Sagitário e suas propriedades. No caso do Trovão, além da questão da hereditariedade exposta pelo Lucas e também abordada pelo Okada em Assassin, há o nome de sua técnica original do anime, Trovão Atômico, que apesar de ser um golpe de impacto luminoso (daí também o primeiro elemento) também evoca uns trovões no momento do disparo, como quando o Shura fora atingido.

 

Shura de Capricórnio - Elemento Vento: Não tem muito segredo aqui. O deslocamento de ar causado pelas propriedades cortantes da Excalibur entregam seu elemento. Eu poderia até colocar o Elemento Terra aqui por causa do Pedras Saltitantes, mas o golpe não preserva relação alguma com o elemento e, pra ser honesto, nem com a sua própria mecânica de funcionamento.

 

Camus de Aquário - Elemento Água e Vento: Os golpes do Camus, caracteristicamente representados como manipulações do gelo, estariam elencadas como Água, devido ao fato de gelo ser água em seu estado sólido e também Vento, devido ao fato das partículas de gelo serem transportadas por uma forte ventania em cada um dos seus ataques.

 

Afrodite de Peixes - Elemento Terra e Água: O elemento Terra atribuído para o Afrodite é devido à mesma justificativa do Lucas, a respeito das rosas serem oriundas do reino vegetal e se desenvolverem na terra. Contudo, acrescento aqui o elemento água devido ao fato do guerreiro, em Ep.G, ser capaz também de criar vinhas e enormes galhos de planta com seu Cosmo, o que me remete à nutrição e desenvolvimento das plantas, onde a água possui papel fundamental no processo.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

As associações que fiz entre os doze dourados clássicos e os elementos do cosmo são semelhantes às expostas pelos colegas acima e já foram explicadas com detalhes. Portanto, evitarei repetições desnecessárias. Segue a lista:

 

Mu - Luz

 

Aldebaram - terra

 

Saga - luz e trevas

 

Máscara da Morte - fogo, Máscara da Morte é um tirano, mas não o vejo como um manipulador do cosmo das trevas. Esse elemento me parece restrito a poucos personagens.

 

Aiolia - trovão

 

Shaka - luz

 

Dohko - água (mas também me remete a terra).

 

Milo - fogo

 

Aiolos - trovão

 

Shura - terra

 

Camus - água

 

Afrodite - terra (não consigo ver nada no pisciano que o associe a água, fora a constelação regente).

Editado por Anna
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 5 semanas depois...

Ok, não teve lá uma grande adesão, mas vou continuar para movimentar o fórum. Dentro desse aspecto que ilustramos, quais seriam os Elementos do Cosmo dos Guerreiros Deuses nomeados pela Hilda de Polaris?

 

867f9936850ec008fc996471ef61edeb4793a567

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thor - Terra, devido sua força bruta e suas técnicas serem puramente físicas.

 

Fenrir - Terra, devido sua técnica ser puramente física.

 

Hagen - Fogo e gelo

 

Mime - Elétrico. Sua técnica é baseada em música, mas desfere uma alta carga elétrica em seu adversário.

 

Alberich - Planta, devido sua manipulação da natureza e à ametista.

 

Shido - Elétrico, levando em consideração que sua técnica é similar à de Aiolia.

 

Bado - Elétrico, pelo mesmo motivo.

 

Siegfried - Água.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Planta? Não é Pokémon, Raul, apesar de parecido.

 

 

Quanto aos cavaleiros de ouro, Ômega já atribui os elementos a cada um deles, apesar de não ter nada a ver com os elementos oficiais dos signos e muitas vezes não fazer sentido com as técnicas. Kiki por exemplo é um Mu 2.0, mas ele é do elemento terra. Harbinger também luta de forma bastante semelhante a Aldebaran, mas é do elemento raio, não terra. E por aí vai.

 

Mas quanto aos Guerreiros Deuses, vamos lá:

 

Thor: Trovão. O Hércules Titânico é literalmente uma onda de choque.

 

Fenrir: Terra. São ataques são todos baseados em suas garras que emulam lobos devorando seus adversários, sendo que Haruto era desse mesmo elemento.

 

Hagen: Fogo. Hagen se encaixa em muitos elementos na verdade, já que lança nevascas com raios de gelo (vento, trovão, água). Mas seu principal poder está no fogo.

 

Mime: Trovão. Mime conseguia lançar raios com suas mãos. Também podemos colocar ele no elemento das Trevas por suas técnicas ilusórias que ocultam seu ódio e hostilidade.

 

Alberich: Fogo​. Possui uma técnica chamada, literalmente, de "Espada de Fogo". É outro que podemos colocar na categoria extra de Trevas por suas outras técnicas de natureza medonha e o fato de ser um mau-caráter.

 

Shido: Água. As técnicas de Shido são baseadas no gelo e ele chama seu Impulso Azul de "fúria do oceano ártico".

 

Bado: Água. Afinal, é uma cópia do irmão.

 

Siegfried: Vento. "Vendaval do Dragão". Como possui um coração puro e é o mais devoto para com a sua "princesa", eu colocaria Luz como um extra também, fazendo um paralelo a Seiya de Sagitário.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...

Thor de Phecda - Elemento Trovão: O motivo é bem simples, o Hércules Titânico nitidamente é uma técnica que se baseia no trovão para golpear seu adversário. Inclusive uma das metodologias de uso da técnica consiste em literalmente invocar um trovão dos céus, concentrá-lo e disparar no oponente como uma torrente de energia roxa.

 

Fenrir de Alioth - Elemento Terra: Nenhuma técnica o associa ao elemento em questão, a escolha se deu unicamente pelo fato de ter vivido com lobos e suas técnicas similarem aos próprios caninos.

 

Hagen de Merak - Elementos Fogo, Água e Vento: Motivos óbvios. Hagen treinava em uma caverna de lava em Asgard, o que o deu resistência e lhe conferiu a habilidade do Raio de Fogo. Água e Vento entram como bônus devido ao uso da Força Congelante, que lhe dá proficiência de utilizar o gelo como artimanha ofensiva.

 

Mime de Benetnasch - Elemento Luz: Rajadas de energia de luz (equiparadas aos golpes de Saga, por Ikki), além do Réquiem de Cordas, em sua última nota, disparar um raio de luz contra o adversário.

 

Alberich de Megrez - Elemento Fogo e Terra: O fogo se dá pela Espada de Fogo que possui. A Terra se dá pelo golpe Unidade da Natureza.

 

Bônus: Alberich, o décimo-terceiro, teria os Elementos Água e Terra, devido à sua Unidade da Natureza conseguir usar a água da Cachoeira de Rozan como força ofensiva também. Quiçá seu sucessor também pudesse manipular a água com a Unidade da Natureza se estivesse em um ambiente propício, mas infelizmente não vimos.

 

Shido de Mizar - Elementos Água e Vento: Basicamente pela manipulação de ar gelado que vimos, tanto nas Garras do Tigre Negro, quanto de forma geral e no Impulso Azul.

 

Bado de Alcor - Elementos Água e Vento: Em uma das histórias laterais do anime, o vimos congelar uma parte da Armadura de Virgem do Shaka com seus golpes de garras. No próprio anime, também o vemos congelar a cabeça do Aldebaran com um ataque sorrateiro feito pelas costas.

 

Siegfried de Dubhe - Elemento Vento: Pelo motivo do Vendaval do Dragão ser um ataque que concentra rajadas de vento e, quando unificadas ao Cosmo do Guerreiro Deus, permite o disparo de um potente ataque contra o oponente.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acompanhei o Ômega, mas parece que o conceito é parecido com o anime Naruto.

 

Eu particularmente gostei desse esquema dos elementos no tópico. Acredito que na obra clássica, ficara interessante. Alguns poderiam até ter golpes de linhagem sanguínea diferenciada e ter elementos exclusivos. Se não me engando, em Naruto se chama: "Kekkei Genkai" e "Kekkei Touta". Quem é fã de Naruto, pode me corrigir se confundi alguma coisa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...

Continuando... Quais seriam os Elementos do Cosmo dos Generais Marinas de Poseidon?

 

7541b6e02acc5e2bf34dcc059d1cb364.jpg

 

Tudo água :v

 

 

 

 

Zoeiras a parte, creio que seria algo assim:

 

Bian - Vento

Io - Terra

Isaak - Água (gelo)

Krishna - Luz

Kasa - Trevas

Sorento - Vento

Kanon - Luz e Trevas

Editado por Thiago Henrique
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando... Quais seriam os Elementos do Cosmo dos Generais Marinas de Poseidon?

 

7541b6e02acc5e2bf34dcc059d1cb364.jpg

 

Baian - Vento

Io - Natureza (por falta de uma palavra melhor. Suas técnicas são oriundas de animais selvagens e o Tornado é uma força da natureza).

Krishna - Luz (Ia pôr relâmpago, mas a técnica que possui esse nome só é utilizada em conjunto com sua lança).

Kasa - Trovão (Pela sua técnica emanar energia elétrica)

Isaak - Gelo

Sorento - Psíquico (Sua técnica atinge diretamente o cérebro do adversário).

Kanon - Espaço, pela mesma justificativa que dei ao Saga.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...