Ir para conteúdo

Posts Recomendados

A franquia esta comemorando 40 anos e ao contrário de outrora hoje temos várias séries legendadas disponíveis oficialmente via streaming, então vou criar aqui um tópico geral sobre Gundam. Os animes, mangás, jogos, Gunplas (model kits), músicas, o vindouro filme live action americano, qualquer coisa relacionada que quiseram conversar tá valendo. Um pequeno FAQ pra iniciar:

Nunca vi nenhum, por onde começo?
Que tal do começo? Mobile Suit Gundam de 1979 é indispensável para entender as demais que se passam no cenário clássico, o Universal Century (UC). Se 43 episódios te assustam, os 3 filmes resumão são uma opção válida que corta alguns fillers e melhora o ato final.

Aaah mas não consigo assistir anime velho!
Então você pode começar de quase qualquer lugar. Desde que a série não se passe no UC ela funciona independente. Há exceções, como Turn A Gundam (1999) e Reconguista in G (2014), que fazem referências diretas à acontecimentos do UC e até de outros cenários. No mais, é só se ligar pra não começar uma série que já seja sequência de outra.

E Gundam The Origin?
O mangá The Origin é um remake bem fiel mas com mudanças e conteúdo extra. O anime até então só adapta as partes inéditas referentes ao passado dos personagens e não há confirmação de que irá além disso. Logo, funciona melhor pra quem viu o original.

E Gundam Unicorn? Qual a diferença entre o do Netflix e do Crunchyroll?
Unicorn é uma continuação da história principal do UC (composta por Gundam, Zeta, ZZ e Char's Counterattack). Até dá pra acompanhar a trama básica, mas foi feito pra quem já é familiar com o cenário. O Netflix tem a versão original em 7 OVAs (e uma legenda em português que chama mobile suits de "armaduras de voo"). O Crunchyroll tem a versão editada para TV em 22 episódios, não existem cortes e exceto por novas músicas de abertura e encerramento, não há diferenças.

Um vídeo mostrando os atuais e próximos projetos, mais um reel das principais séries passadas:



Nesta madrugada haverá uma apresentação da próxima série que estreia este ano, Gundam Build Divers Re:RISE. Se será uma continuação direta de Build Divers ou apenas usará o mesmo cenário ainda está para se confirmar. Toru Furuya, o Amuro Ray do Gundam original (e um tal de Seiya de outra série aê) está entre os convidados.
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

A trilogia que compila a 1ª série vai entrar no Netflix este mês, mais uma oportunidade aê pra quem tem preguiça de ver 40 episódios. E também o filme Char's Counterattack, que encerra a saga de Amuro

Uma pancada de novidade pro ano que vem aê galera. Novo anime original pra 2022, Mobile Suit Gundam The Witch from Mercury Novo filme que parece até piada, A Ilha de Cucuruz Doan, o infame e

Trailer de Gundam Build Divers Re:RISE, estreia em outubro:     A série se passa 2 anos após a anterior, com um novo elenco de personagens. Em Build Divers (2018), fãs podem entrar em um mundo onlin

Posted Images

Esse tópico é bem importante, sempre quis começar a ver Gundam, mas ficava perdido com a ordem cronológica das séries, imagino que seja parecido com um fã leigo que queira começar a ver Saint Seiya e se depara com 59 animes, mangás, novels e etc.

 

Por curiosidade, a Chimaki Kuori participa de qual deles?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gundam 00 é de longe dos melhores Gundam's que existem.

 

Quanto à ordem, acho que a maioria deles são desconexos uns dos outros, então acho que não é preciso seguir uma ordem específica XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gundam 00 é de longe dos melhores Gundam's que existem.

 

Quanto à ordem, acho que a maioria deles são desconexos uns dos outros, então acho que não é preciso seguir uma ordem específica XD

 

Quais outros você viu?

Editado por Bruno Ogawara
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é bem importante, sempre quis começar a ver Gundam, mas ficava perdido com a ordem cronológica das séries, imagino que seja parecido com um fã leigo que queira começar a ver Saint Seiya e se depara com 59 animes, mangás, novels e etc.

 

Por curiosidade, a Chimaki Kuori participa de qual deles?

 

A Kuori fez uma adaptação em mangá de Gundam SEED DESTINY (2004) chamado THE EDGE. Gundam SEED DESTINY é sequência de Gundam SEED (2002). Depois ela também fez só as ilustrações de um mangá baseado no filme Char's Counterattack (1988) chamado Beyond the Time, além de ilustrar uma reimpressão da novel do criador Yoshiyuki Tomino que deu origem ao mesmo filme.

Editado por Excalibur
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Quais outros você viu?

 

Lembro de uns antigos que passou na tv, mas não sei mais o nome. O Gundam Age, o Seed, um recente com miúdos, os ovas de Thunderbolt...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só não assisti alguns dos spin-offs em SD. As principais produções animadas já vi todas e sempre acompanho as novidades. Eu gosto de todos pelo menos um pouco, mas também tenho meus favoritos e outros que não me empolgam muito. Mas pra fazer recomendações eu tento ser o mais neutro possível. Existem fãs e haters pra todas as séries e se vocês acham que Saint Seiya com "só" uns 10 mangás/animes diferentes causa briga, nem tentem chegar perto de comunidades hardcore de Gundam.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Trailer de Gundam Build Divers Re:RISE, estreia em outubro:

 

 

A série se passa 2 anos após a anterior, com um novo elenco de personagens. Em Build Divers (2018), fãs podem entrar em um mundo online virtual e pilotar os Gunplas que construíram.

Tirando o tema Gunpla, Build Divers não tem ligação com Gundam Build Fighters (2013), são cenários independentes. Aliás, deixo aqui a recomendação dessa primeira série que apesar de fugir do tema "guerra e drama" que a franquia é conhecida, não consigo achar nenhum defeito nela e é uma das minhas favoritas. É excelente em todos os quesitos é até melhor que muitos Gundams "de verdade" e outros animes de torneios, ótima para iniciantes e um deleite para fãs antigos. Teve uma segunda temporada, Build Fighters Try (2014), mas não agradou tanto quanto a primeira. Os 3 Gundam Build estão disponíveis no Crunchyroll.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei o Build Divers razoável. Esperava que fosse pior, mas até que conseguiram manter interessante. Ainda assim não chega ao pé dos outros Gundam...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também não achei grande coisa, a primeira metade teve bons arcos de personagens com o Koichi e a Ayame, mas a segunda achei fraca. Apesar de ser o mesmo diretors de Try e Divers, Re:RISE tem um roteirista novo que tem uns títulos interessantes na currículo: https://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/people.php?id=10527

 

Mas o primeiro Build Fighters é daquelas coisas que acho que nunca vão conseguir reproduzir de novo. O diretor dele agora é o do My Hero Academia e aquela série não tem previsão de parar tão cedo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 ano depois...

Sem querer dar uma de coveiro em meu próprio tópico, ainda mais quando o interesse aqui é notavelmente pouco, mas acho que a notícia é importante.

 

O vindouro canal Loading confirmou que vai passar Gundam 00 (2007) e seu filme (2010), tudo dublado. Primeira vez que vai ter Gundam na TV aberta brasileira já que Wing ficou só no Cartoon Network. Uma boa escolha, ainda é uma série bem atual e uma boa porta de entrada para novos fãs (pessoalmente, não gosto do filme, mas legal que taí pra completar).

 

https://www.jbox.com.br/2020/12/05/loading-anuncia-gundam-00-dublado-na-programacao/

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem querer dar uma de coveiro em meu próprio tópico, ainda mais quando o interesse aqui é notavelmente pouco, mas acho que a notícia é importante.

 

O vindouro canal Loading confirmou que vai passar Gundam 00 (2007) e seu filme (2010), tudo dublado. Primeira vez que vai ter Gundam na TV aberta brasileira já que Wing ficou só no Cartoon Network. Uma boa escolha, ainda é uma série bem atual e uma boa porta de entrada para novos fãs (pessoalmente, não gosto do filme, mas legal que taí pra completar).

 

https://www.jbox.com.br/2020/12/05/loading-anuncia-gundam-00-dublado-na-programacao/

 

Notícia bacana! Gundam 00 é bem legal.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gundam 00 é o melhor que houve dos últimos. Daí para cá, a marca foi infantilizada demais... Build Divers, as duas séries mais recentes, têm a sua piada, mas não é a mesma coisa...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é SENSACIONAL! Gundam 00 é, na minha opinião, a melhor série pra quem quer começar a assistir Gundam hoje em dia. Recentemente achei um site com a série clássica COMPLETA pra assistir online com legendas em português e é, de fato, algo muito bom!

Confesso que sempre tive uma memória afetiva forte por Macross, em se tratando de mechas, mas Gundam 00 me conquistou tanto pelo enredo (EXTREMAMENTE atual) quando pelo soundtrack (INCRÍVEL) sem falar na animação que, apesar de ser de 2007, é DISPARADO melhor que muita coisa que sai hoje.

Eu gosto de Macross também, vi todos. Mas é outro feeling né, não dá pra comparar as duas franquias. E falar de trilha sonora em Gundam é chover no molhado, dificilmente decepciona; animação às vezes tem uns deslizes, mas no caso do 00 a qualidade é mesmo muito consistente.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha eu até acho que dá, na essência, as animações clássicas de ambas as séries vão tratar de um sentimento que estava, a época, vivo na mente dos japoneses que foi a GUERRA. Tanto GUNDAM quanto MACROSS tratam dessa questão na forma de que exista algo, uma força que seja capaz sobrepujar as diferenças entre os combatentes por um bem maior.

No entanto, GUNDAM trata a coisa de forma mais "realística", por assim dizer, enquanto MACROS segue em caminho mais filosófico/espiritual. Aliás, GUNDAM 00 vai um pouco nesse sentido também lá pelas tantas com seus Inovators.

Agora, é fato que o decorrer dos anos, ambas as séries foram se distanciando dessa temática central para outros extremos. Daí comparar séries de GUNDAM e MACROSS, atualmente, realmente não dá.

Ah sim, comparar as duas séries originais é bem válido, até porque as ideias de Macross começaram num fanzine de Gundam pelo Kawamori. Mas já tinham seu diferencial, Gundam focava mais no drama da guerra e conflitos entre a humanidade, enquanto o Macross focava no triângulo amoroso do protagonista e a humanidade se unindo para sobreviver contra um perigo maior. Esse último aspecto realmente bem parecido com o que acontece em 00.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em princípio, no início de 2021, tenciono ver as séries e filmes antigos de Gundam. Deve ser muita coisa e meio confuso de saber por onde começar XD Mas devo ir pela ordem cronológica de saída.

 

Quanto a Macross, só assisti a uma das séries. Teve a sua piada, mas acho que é muito aquém do Gundam, que é mais maduro...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 meses depois...

Acho que não é a primeira vez que ouço falar num live-action de Gundam, mas claro tem tudo para dar errado lol.

Estou curioso é pela trilogia de filmes animados que vai começar a sair em breve.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, °Z° disse:

Lá vamos nós...

 

O lado bom: Mais Gundams podem ser disponibilizados no catálogo da Netflix e assim fazer as pessoas conhecerem esse universo repleto de coisa boa (fica melhor ainda se for as séries do UC).

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
2 minutos atrás, °Z° disse:

00 vai passar, ou já tá passando, na Loading.

00 eu tenho uma relação nostálgica porque foi o meu primeiro Gundam que vi ainda nos idos de 2008/2009, mas uma vez que conheci o universo UC (e mais especificamente as séries dirigidas pelo Tomino), meu interesse de Gundam ficou voltado apenas pra essas séries. No caso já vi o original, Zeta, Chars Counteratack, Origin, War in the Pocket, e estou aqui com Unicorn e Turn A pra começar.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando sair esse live-action já vou chegar no povo independente do que acharem do filme,dizendo pra ver o 79,o Zeta e o Counterattack,se a pessoa for meio preguiçosa eu peço pra ela ver os filmes do 79 ou o Origin no lugar....

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...