Ir para conteúdo

Retcon do Next Dimension


Posts Recomendados

Confesso que isso me confunde bastante e também é algo que o fandom costuma ignorar, então fiz esse tópico pra propor a discussão: afinal, o que mudou? Como fica a cronologia da série após isso? Eu já vi duas interpretações por aí: a de que os eventos do mangá clássico foram transferidos para 1990 e a de que se passaram 4 anos após a saga de Hades ou para se iniciar a Guerra Santa. Se não me engano, é mostrado no prólogo do ND que Hades morreu em 1990 mesmo, o que indica que o que houve foi o primeiro caso. Considerando essa adição de 4 anos, as idades dos personagens sofrem alterações? Ou seja, os anos em que os mesmos nasceram continuam os mesmos ou mudam para se encaixar na nova cronologia da série? Já vi lugares colocando Shiryu do ND com 18 anos, por exemplo, não sei se isso foi especulação ou se saiu a partir de um perfil publicado em algum lugar oficial.

Editado por Meikai
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a materiais oficiais que disponibilzam as idades dos personagens em ND eu não posso opinar pois nunca vi nenhum.

 

Mas no mangá do ND, na primeira página inclusive, citam: "Elísios, ano de 199X, pelo calendário terrestre." (Batalha entre Seiya e Hades). Ou seja, supõe-se que existem aproximadamente 4 anos de diferença entre Poseidon e Hades, mas podem ser mais do que isso.

 

Não acho que tenham se dado ao trabalho de alterar as datas de nascimento do personagens , no começo da saga de Hades o Shiryu e Hyoga já tinham 18 anos pelo menos, assim como Seiya, Saori e Shun tinham 17 e Ikki tinha 19.

 

Edit: A não ser que não exista esse tempo de 4 anos entre Poseidon e Hades e o motivo para isso seria que o tempo no inferno corre diferente da superfície, assim, enquanto se passaram 4 anos na terra, só se passaram algumas horas ou dias no inferno. Desse jeito os bronzeados e a Saori ainda teriam corpos de 13, 14 e 15 anos de idade, mas 4 anos mais velhos olhando para o calendário da Terra. Ex, Seiya com corpo de 13, mas com "17 anos". O que duvido muito, pq viajei da hora agora hahahahah

Editado por Lyke
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não se passa muito tempo entre Poseidon e Hades. Ichi e Nachi no começo de Hades dizem que Atena ainda se recupera da batalha no Templo Submarino, denotando que não se passou tanto tempo. Sem contar também as Armaduras ainda danificadas severamente, a preocupação do Dohko em não sair do Santuário enquanto Atena morria afogada (qual o sentido dele não ter permitido a intervenção dos Cavaleiros de Ouro na trama fechada do clássico sem que Hades não tivesse próximo a despertar?).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho que nada dessas coisas sejam datas pra ser levada a ferro e fogo não que se passaram anos nem nada, que eu me lembre essa data de 85 no jornal foi só a data de publicação ou do volume compilado ou da Jump. E como Hades acabou a serialização em 1990 ele tá só mantendo esse mote de data da publicação.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não acho que nada dessas coisas sejam datas pra ser levada a ferro e fogo não que se passaram anos nem nada, que eu me lembre essa data de 85 no jornal foi só a data de publicação ou do volume compilado ou da Jump. E como Hades acabou a serialização em 1990 ele tá só mantendo esse mote de data da publicação.

 

É basicamente isso, ele faz o mesmo nos outros mangás dele.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 palavrinhas: Episode G - Assassin

 

Mas para Assassin se passar nos dias de hoje significa que houve uma passagem de tempo muito grande, os Brozeboys estariam com uns 40 anos igual no Ômega, melhor dar um retcon do que envelhecer tanto assim os personagens só pra situar a história no tempo atual.

Editado por Ikki fodástico
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Mas para Assassin se passar nos dias de hoje significa que houve uma passagem de tempo muito grande, os Brozeboys estariam com uns 40 anos igual no Ômega, melhor dar um retcon do que envelhecer tanto assim os personagens só pra situar a história no tempo atual.

 

Se levar em conta que no mangá clássico não aparece em nenhum momento a data de 1986 (não lembro de mencionarem datas, apenas as idades dos cavaleiros mesmo, mas se de fato especificaram no mangá que o clássico começa em 1986, então tudo que eu falei a seguir não valerá de nada.) e se também levarmos em conta que a data em ND não é especificada, então, poderíamos assumir também que o ano de 199X poderia ser 1999...

 

Assim os cavaleiros de bronze com 13, 14 e 15 anos teriam por volta de 30 anos hoje em dia! O mesmo vale pro Ômega.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se levar em conta que no mangá clássico não aparece em nenhum momento a data de 1986 (não lembro de mencionarem datas, apenas as idades dos cavaleiros mesmo, mas se de fato especificaram no mangá que o clássico começa em 1986, então tudo que eu falei a seguir não valerá de nada.) e se também levarmos em conta que a data em ND não é especificada, então, poderíamos assumir também que o ano de 199X poderia ser 1999...

 

Assim os cavaleiros de bronze com 13, 14 e 15 anos teriam por volta de 30 anos hoje em dia! O mesmo vale pro Ômega.

Como o Rodrigo Shin disse uns posts antes, tem, no primeiro ou segundo volume, um momento que aparece uma reportagem de jornal sobre o Torneio, acho que marcando tipo 1 de Setembro de 1986. Lembro de ler por aí que originalmente era outra data (a data de publicação do capítulo na Jump, acho) e aí no mangá mudou pra essa data, que seria a data de publicação do mangá ou coisa assim, sei lá se é isso mesmo, mas tem sim uma data.

 

Concordo com o Shin e o Swob que essas datas não são pra serem levadas muito a sério e coisas assim acho que são meio comuns em obras que ganham continuação depois de muito tempo. O autor pode escolher continuar usando as datas em que tinha parado, que é provavelmente o caso do "199X", mas isso não significa ter alguma grande preocupação com delimitação de cronologia. O Kurumada pode ter só colocado essa data porque sim e é isso aí.

 

No caso de Ep GA, que não acompanho há um bom tempo então posso falar bobagem, só por usarem smartphones etc não implica necessariamente um salto temporal dentro da narrativa. Por exemplo, tá saindo uma continuação de Cardcaptor Sakura agora. No final do mangá original mal tinha celular (acho que terminou lá pra 2000) e agora a Sakura e os amigos dela têm smartphone, usam app de mensagem e tal mas, na história, se passou só um ano ou algo assim. O Okada pode só estar colocando uma ambientação atual sem se preocupar com datas nem nada que nem a CLAMP tá fazendo com CCS.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra citar como exemplo a continuação de Otokozaka. A primeira serialização saiu entre 1984 e 1985, e nessa atual ele coloca uma nota dizendo que "a história se passa em 1985".

 

P.S.: Também esse 199X acho que só aparece no prólogo, depois ele põe explicitamente 1990 como data.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra citar como exemplo a continuação de Otokozaka. A primeira serialização saiu entre 1984 e 1985, e nessa atual ele coloca uma nota dizendo que "a história se passa em 1985".

 

P.S.: Também esse 199X acho que só aparece no prólogo, depois ele põe explicitamente 1990 como data.

 

Esse x não é coisa da Jam Blast Comics?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

É verdade, esqueci isso. Desde o prólogo é 1990 no original japonês.

 

Manjei, pensei que era só uma variável e que por isso a data ficaria em aberto.

 

 

Como o Rodrigo Shin disse uns posts antes, tem, no primeiro ou segundo volume, um momento que aparece uma reportagem de jornal sobre o Torneio, acho que marcando tipo 1 de Setembro de 1986. Lembro de ler por aí que originalmente era outra data (a data de publicação do capítulo na Jump, acho) e aí no mangá mudou pra essa data, que seria a data de publicação do mangá ou coisa assim, sei lá se é isso mesmo, mas tem sim uma data.

 

Concordo com o Shin e o Swob que essas datas não são pra serem levadas muito a sério e coisas assim acho que são meio comuns em obras que ganham continuação depois de muito tempo. O autor pode escolher continuar usando as datas em que tinha parado, que é provavelmente o caso do "199X", mas isso não significa ter alguma grande preocupação com delimitação de cronologia. O Kurumada pode ter só colocado essa data porque sim e é isso aí.

 

Nada do que o Kurumada faz dá pra levar muito a sério, quase a obra toda tá ali pq sim e é isso aí.... hahaahahah

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É verdade, esqueci isso. Desde o prólogo é 1990 no original japonês.

Apareceu depois, sim:

http://blogs.c.yimg.jp/res/blog-9c-a4/olap_special/folder/1787827/14/49676214/img_0

 

O próprio verbete do Jisho diz que pode ser "X" mas muito mais por questão de censura (e geralmente é aplicada em tom de piada, pelo que eu pude ver na minha experiência)

http://jisho.org/word/%E2%97%8B

 

De todo modo toda vez que vejo algum japonês falando da data eles usam 1990 em numerais mesmo ao invés dos kanjis, e eu tenho a leve INCLINAÇÃO de acreditar que eles conhecem a língua deles melhor do que nós.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...

Entre Poseidon e Hades se passam pouquíssimos dias, há inclusive a teoria de que seria apenas um dia de diferença, mas ai já acho exagero.

O mesmo pode ser dito de ND, afinal ele começa quando o Shun e o Hyoga estão voltando pro Santuario depois da Saga de Hades.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 7 meses depois...

Não acho que nada dessas coisas sejam datas pra ser levada a ferro e fogo não que se passaram anos nem nada, que eu me lembre essa data de 85 no jornal foi só a data de publicação ou do volume compilado ou da Jump. E como Hades acabou a serialização em 1990 ele tá só mantendo esse mote de data da publicação.

Meio que concordo. Saint Seiya é aquele tipo de historia que poderia acontecer em qualquer lugar e data da epoca atual, então o ano exato dos acontecimentos é irrelevante. Tenho dificuldade de levar ao pé da letra idade de personagens de shonen, ja que a idade dos cavaleiros de bronze e da Saori no inicio é total no sense.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...