Ir para conteúdo

[Mangás] Obras de Kurumada


Posts Recomendados

Não sabia que a década de 70 era licença para produzir conteúdo pop ruim.

Engraçado que ninguém discordou de mim, só tangenciaram a discussão para outras questões que sequer abordei (mas que são muito bem-vindas).

Ainda bem que a mudança salvou a carreira do Kurumada, mas agradar as massas não torna um produto bom (sertanejo universitário que o diga).

E, ao contrário do que alguns alegaram, não critiquei Ring ni Kakero sob a ótica de um leitor de 2022 (chega a ser irônico ler isso de um saudosista como o Ogawara), tanto que comparei o declínio da obra justamente COM ELA MESMA.

Os elementos os quais elogiei vêm justamente de uma obra ainda mais antiga (Ashita no Joe).

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 456
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

P. Furioso Productions e a comunidade no VK Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya (a legítima descendente da CDZona do Orkut) apresentam:   Retorno de Fuuma no Kojiro - Primeiro capítulo RawOnline:

Primeiros esboços do gaiden de FnK https://santosdebronze.blogspot.com/2022/05/Gaiden-Fuuma-no-Kojiro.html

Mais uma imagem da one-shot https://twitter.com/shimojou13/status/1476142020779741188  

Posted Images

Mas nem tem o que discordar se o próprio Kurumada já falou abertamente sobre isso. 

Hoje em dia é tranquilo falarmos que o autor tentar agradar o público dando o que eles querem (mesmo sendo algo ruim) é uma escolha péssima, mas é preciso ver com os olhos daquele período. Ou você dava resultado ou rua. E esse é um padrão que segue até hoje, qualquer mangá que tenha vendas baixas, por mais bem escrito que ele seja, se não vender é cancelado.

Isso diz mais como o capitalismo, por meio da indústria cultural, se impõe frente a qualidade do produto. O Kurumada foi  "vítima" por duas vezes na época da Jump, com RNK nesse ponto e depois com FNK, o próprio Kuru não gosta dos rumos que o mangá tomou pro final, exatamente pela pressão excessiva que ele tivera da editora e ao mesmo tempo que lidava com seu pai internado.

Infelizmente ele não era dono da editora pra que ele pudesse escrever do jeito que quisesse, tendo a liberdade de entregar capítulos o momento em que quisesse.

Por isso ele tem esse método atual de trabalho dele, bastante questionável, mas ao menos da a ele a liberdade de escrever como quiser e quando quiser. Óbvio que se uma obra ela é boa, é boa, independente do tempo, mas não dá pra analisarmos somente por esse prisma sem analisar todo o contexto por de trás desse tema. 

Como citaram também, se por um lado foi ruim as mudanças forçadas, por outro foi ótimo pra carreira dele, já que o Kurumada se tornou precursor de muita coisa que vemos atualmente.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

A questão é que tivemos contato com Cavaleiros, Dragon Ball, Hokuto no Ken e diversas outras obras muito antes de RnK. Mesmo sabendo do contexto histórico, muita coisa que era de certa forma inédita (óbvio que tiveram outras obras que fizeram algo parecido antes, mas não era o padrão como se tornou a partir da metade dos anos 80) passa desapercebida aos nossos olhos. Querendo ou não, esse anacronismo pesa na hora de avaliar o mangá.

É tipo assistir Fúria de Titãs (1981) hoje em dia. Pra nós, os efeitos visuais estão datados e mesmo que tenhamos boa vontade o impacto nunca seria o mesmo que o causado numa pessoa que assistiu na época.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

RnK é um produto do seu tempo mas só o fato de estabelecer o padrão que várias outras obras acabaram seguindo E ainda seguem hoje em dia, só mostra que não é tão ruim quanto estão pintando.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Lucas Augusto da Silva disse:

Não sabia que a década de 70 era licença para produzir conteúdo pop ruim.

Nunca foi,carambolas. A década de 70 foi o que foi pois lá as obras geraram mais fundamentos e conceitos básicos dos gêneros de hoje. Era só criar alguma coisa nova que já dava bom,era mais sobre impacto do que apropriadamente ser profundo.

Assim como Ring,Joe (ok esse tem mais profundidade);Gundam,Harlock e entre outros foram o que foram por suas ideias iniciais e não necessariamente com o que foi feito lá pro final ou como a obra se desenvolveu. 

Dá pra concluir que naquela época era sobre novidade,hoje em dia já é sobre como reciclar um clichê de forma satisfatória.

Pra mim o cara que tem uma ideia original é mais importante do que um maluco que executa melhor (esse segundo nem anda se não existir um primeiro.)

É um qualidade que está unida ao conceito de historicidade. 

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 horas atrás, °Z° disse:

Não falo pelos outros, mas eu não estou dizendo que RnK é ruim não. Como bem disse o menino @Lucas Augusto da Silva a comparação é com o próprio RnK e não com outras obras. Acho o começo de RnK MUITO superior ao resto do manga, especialmente no quesito desenvolvimento de personagens.

Talvez se eu tivesse lido o manga na época que foi lançado eu tivesse curtido no geral, mas lendo hoje, tenho essa impressão. Mesma coisa com SS, quando li os resumos da saga de Hades na revista Herói eu tinha uma visão, quando li a primeira edição da JBC tive outra e com os Kazenban tive mais outra. Algumas opiniões melhoraram com o tempo e outras pioraram, faz parte.

É o mesmo caso meu com Dragon Ball. Adoro toda a série,porém era muito melhor no início quando era um mangá de gags e no máximo quando era um mangá de aventuras- aí veio a Saga do Piccolo Diamaoh e mudou tudo.

Yu Yu Hakusho é outra série que se você acompanhar o primeiro arco jamais imaginaria que se tornaria mangá de luta.

 

Mas como disse lá em cima,acho que o Kurumada conseguiu resgatar um pouco disso no arco final.Não a toa fecha redondinho

 

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você julgar RnK com os conceitos dos anos 70 e 80, e não com os conceitos de hoje, o começo é uma m****, e depois ficou excelente

A questão é que padrões de bom e ruim mudam, e as vezes são meio cíclicos, o tipo de história e aprofundamento feito por Joe nos anos 60 já não era o suficiente pra entreter o público do fim dos anos 70 e começo dos 80, mas são aspectos bem valorizados HOJE

a questão é, julgando com a lente dos anos 70 e 80, a mudança feita por RnK, para a maioria do público foi excelente

Não existe padrão de bom e ruim universal, cada época tem seu padrão

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

''Não sabia que a década de 70 era licença para produzir conteúdo pop ruim.''
 RNK tá longe de ser ruim. É bem melhor do que os shounens modernos, todos os spin-offs e (principalmente) remakes de Saint Seiya.

''E, ao contrário do que alguns alegaram, não critiquei Ring ni Kakero sob a ótica de um leitor de 2022 (chega a ser irônico ler isso de um saudosista como o Ogawara), tanto que comparei o declínio da obra justamente COM ELA MESMA.''
 Você considerou inferior o fato do mangá se tornar mais ação e menos drama, ter mais luta e menos desenvolvimento de personagem, mas além dessa opinião sobre essa mudança ser apenas um gosto pessoal (e não um fato inquestionável e universal), você ignorou (ou não percebeu) os trocentos mil novos elementos que RNK trouxe para o gênero shounen naquela época. Em momento algum eu quis dizer com isso que o mangá só era bom nos anos 70, mas sim que as várias novidades que ele inventou naquela ocasião obviamente hoje em dia são consideradas clichês para aqueles que conheceram primeiro muitos outros shounens que vieram depois dele (e que herdaram / continuaram muita coisa que RNK criou).

Editado por Bruno Ogawara
  • Sad 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Skyrim abriu caminho para muitos RPG's de mundo aberto, como The Witcher 3. 

Mas eu não gosto de Skyrim. 

Assim como não gosto de mangá de boxe com poderzinhos.

E eu assisto, leio, escuto e jogo coisa velha sem problemas. Algumas eu curto. Outras não.

  • Sad 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eu achei mais engraçado foi Otokozaka. Patinava ali de ranking do 5 pro 7, daí quando ficou claro que pendia mais para 6 e 7 do que uns 4-5, caiu imediatamente pra 12.

Provavelmente o que rolou foi que vendo que não engrenava tanto quanto queriam, colocaram pro final da revista, que afeta os rankings sempre e só os mais fanáticos leem. Morreu disputando o 15º lugar, enquanto Saint Seiya mesmo ficou a reta final inteira nuns 15º pro 20º (o que mostra uma 'tolerância' dos caras com uma série que deu retorno durante anos antes de podar de uma vez. Deram um tempo pra ele ir encerrando a coisa)

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Aranha Chiquemas aí entraríamos no assunto: foi Kurumada ou a Jump que encerrou o mangá?

Em algumas entrevistas o Kurumada fala que decidiu encerrar o mangá em n semanas, e até mesmo já tinha projetos extras para SS como os gaidens e o cancelado ova de Hades.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...
2 horas atrás, Leandro23emeio disse:

O MAESTRO não para mesmo. Revisitando todas as suas principais criações, fazendo correções, atualizando algumas coisas. O homem chegando aos 70 anos e faz questão de continuar trabalhando ativamente.

Saint Seiya, Ring Ni Kakero, Fuuma No Kojiro, Otokozaka...

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 minuto atrás, Leandro23emeio disse:

O maior problema é que ele "acabou" de lançar a edição definitiva de FnK e agora resolveu lançar esse gaiden. 

Eu perdi esse lançamento. Você sabe onde encontro as RAWs para download? Adoraria traduzir ❤️ 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
16 minutos atrás, WAN disse:

Eu perdi esse lançamento. Você sabe onde encontro as RAWs para download? Adoraria traduzir ❤️ 

Só tem RAW dos extras

Prólogo
Parte 1: https://vk.com/topic-75231559_40009715
Parte 2: https://vk.com/topic-75231559_40077950

Parte 3: https://vk.com/topic-75231559_40245671

Epílogo: 
https://vk.com/topic-75231559_40890624

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fica a dúvida se eventualmente Kurumada vai lançar mais gaidens pra compilar ou se é algo que a Akita pediu pra ele fazer, por vender mais cópias da revista. Pode ser também que tenhamos um databook de Kojiro, algo que SS também poderia ter. 

3 horas atrás, WAN disse:

Eu perdi esse lançamento. Você sabe onde encontro as RAWs para download? Adoraria traduzir ❤️ 

Kojiro já foi traduzido. Tanto o mangá clássico quanto os gaidens. 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, CHÃOTSEIYA disse:

Fica a dúvida se eventualmente Kurumada vai lançar mais gaidens pra compilar ou se é algo que a Akita pediu pra ele fazer, por vender mais cópias da revista. Pode ser também que tenhamos um databook de Kojiro, algo que SS também poderia ter. 

Kojiro já foi traduzido. Tanto o mangá clássico quanto os gaidens. 

Onde encontro essa edição final traduzida?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
19 minutos atrás, WAN disse:

Onde encontro essa edição final traduzida?

Na Kurumada legends você encontra os capítulos traduzidos, mas não é com a raw da ultimate edition e sim da versão clássica. Ou seja, não tem as páginas coloridas etc. Com exceção dos gaidens. 

Não traduziram essa versão, situação similar com a FE, só que nem a raw da UE você vai achar.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, Ultraman Phoenix disse:

Não li Kojiro mas me parece que esse gaiden vai focar no Musashi, não?

Sim,provavelmente igual aos capítulos extras deve ser um prequel- afinal o personagem morreu ...ou não?

 

Naquele gaiden publicado anos atrás pelo assistente do Kurumada não só o Musashi,como alguns dos guerreiros do cosmo e personagens do clã Fuuma foram revividos.Nao teve final e nada foi explicado. 

 

Seria legal se esse novo mangá concluísse esse rolo,mas nem sei até que ponto o Kurumada participou daquela série fora fazer uma capa.

 

O Musashi era um dos personagens mais interessantes da série com o lance da irmã enferma e os poderes apeloes .

 

Fora o Ikki ter o rosto clonado dele ambos são radicalmente diferentes em personalidade.

 

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito interessante só acho meio ruim vir depois de uma edição definitiva como apontaram. Se for focado mesmo no Musashi depois da batalha das espadas vai enterrar de vez a continuação Yagyu Ansatsu Sho, a menos que a estória seja do passado antes dele trabalhar para os Yasha.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...