Ir para conteúdo

14 anos de Saint Seiya no Brasil!


Posts Recomendados

É isso aí, saudosistas de plantão! Nossa série favorita completa hoje 14 anos de "carreira" no Brasil.

 

Dia 1º de setembro de 1994 estreava na Rede Manchete as aventuras dos cavaleiros de Atena (às 9:30 do horario de Brasilia, se nao me engano), inaugurando um marco televisivo no Brasil e mudando toda a concepção de desenhos animados da época. Um sucesso estrondoso, capaz de incomodar até a TV Globo e que, olha só, faz sucesso ainda hoje.

 

Enfim, vamos comemorar os 14 anos da série, cujo cosmo ainda queima ardentemente em nossos corações brazucas e que ainda desperta a curiosidade de muita gente :mellow:

 

Essa data não podia passar em branco, né? (Particularmente, considero o início da "era moderna" dos animes no Brasil. Data realmente importante)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que na verdade tinha estreado à tarde... não foi? Eu lembro de ter visto por absoluta e irracional sorte o episódio do Seiya contra o Geki por volta de Setembro mesmo por volta lá das seis da tarde.

 

Minha experiência com animes até então era Akira, e eu, pequeno petiz, fiquei horrorizado com as cenas de abertura do filme (a sangreira dos cachorros loucos sendo abatidos, o cara sendo metralhado até a morte e a alucinação do Tetsuo perdendo os órgãos com a barriga estourando). Quando eu vi o episódio nem sabia quem era o principal nem nada, e vendo o rumo da briga, caralho, eu tinha plena certeza que o molequinho lá de armadura branca IA MORRER. Afinal, animes eram sacanas, rolavam tudo. Quando dá aquela cena que tudo escurece e gritam "QUEBROU" eu esperava a cabeça do Seiya rolando ringue abaixo. Aliás eu cortei um prego fodido na sequência inteira em que ele estava sendo estrangulado.

 

Mas aí no fim das contas ele virou a mesa e eu fiquei mais de cara ainda, mas simplesmente pensei "viveu pra lutar mais um dia". E eu pensei que já devia ser um 15º episódio no mínimo. Lembro que virei e falei pro meu irmão com quem tava jogando bola no quintal até mexer na TV (que nem tinha controle remoto ainda) e descobrir o desenho sem querer que tava passando um desenho novo "tipo Akira" na Manchete... que chamava "Cavaleiros do Zodíaco". O encerramento com as cenas do filme do Abel então só fizeram um nó ainda maior na minha cabeça.

 

Não vi os episódios seguintes, nem lembrei, mas já era inevitável. Em breve não se falava de outra coisa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

94 tava na 3ª série, tinha 9 anos... e lembro bem do dia, do momento, q um colega meu, durante uma conversinha sobre desenhos no recreio, chegou perguntando quem tinha visto um novo q estreou na manchete.

no mesmo dia a noite, 18:30, colokei no canal 6 e fikei assistindo. lembro q de cara ODIEI akela entrada "guardiões do universo", principalmente pq naum conhecia nenhum personagem ainda, mas logo q vi uma asa virando um soco e uma garra virando um chute, naum tirei os olhos da tv.

o capítulo era seiya x shiryu... e como torci pelo dragão uhauhauha... no dia seguinte cheguei no colégio dizendo pro meu colega: "po, vi ontem akele desenho "cavaleiros do 'não-sei-o-que-lá' q vc falou... mto foda, sou o dragão!"

aí o resto é história.... =P

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, lembro como se fosse ontem também...

Acho que tava na segunda ou terceira série. Tava em casa no sabado e não tinha nada de bom passando na tv, então tava tentando sintonizar outro canal, daí achei um com um carinha lutando com outro que parecia uma mulher (Seiya contra Misty). Achei tri engraçado o cara indo tomar banho pelado no mar pra tirar o sangue do outro, mas depois ficou legal com o Seiya aparecendo e matando ele. Depois que acabou fui ver outra coisa na TV e fiquei pensando se o desenho só passava no sábado. Então uma noite eu coloquei na Manchete e tava passando, só que agora tava mais legal! Eles tavam num labirinto lutando contra uma armadura fantasma e o tal do Hyoga (custei pra decorar esse nome) tinha morrido. E outro dia ouvi meus colegas de aula falando de um tal de dragão que tinha morrido e talz... cheguei a pensar que eles tavam falando dos Changeman que também tinha pégaso e Dragão! Daí comecei a acompanhar o desenho a partir da casa de câncer. E não consegui mais parar de ver. Sempre era o assunto da escola. Lembro quando saiu as balas zung com as figurinhas... eu gastava todos os meus reals em balas. Era tri divertido. Fiquei mó chateado quando acabou e ficava pensando quando ia sair uma continuação... e cá estou eu 14 anos depois ainda assistindo o desenho e esperando por uma continuação! Sempre vou ser fã de cdz.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1994... Eu comecei a ver em dezembro desse ano... Um amigo que me indicou, ele comentou sobre o tal do desenho Cavaleiros do Zodíaco... eu já tinha visto um episódio de um carinha loiro que foi congelado por um cara lá de armadura dourada.

 

Não deu outra... daí em diante, fanatismo à última potência. :mellow:

Editado por Gemini Saga WL
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já faz tanta tempo assim?

 

Eu, como um bom garoto de 8 anos - quase fazendo nove - passava as tardes assistindo os desenhos animados na extinta Manchete (eita TV Aberta que faz falta...).

 

Assisti Cavaleiros do Zodíaco desde o primeiro episódio e no segundo já estava loucamente apaixonado pela série (o que sou até hoje, independente de qualquer coisa).

 

Adorava TUDO o que via - como gosto de tudo até hoje. Fiz meus pais comprarem um boneco do Shun numa época difícil pra família. Tinha camisa, coleção de figurinhas, revistas da Herói... De tudo um pouco!

 

Fui ao cinema assistir o filme do Abel (lembro até que antes de passar eles encheram o saco com propagandas da Pocahondas ;)) Gritei do INÍCIO AO FIM DO FILME! Fui vestindo a camisa do Shun (tenho a estampa guardada até hoje :P)..

 

Enfim, aquela época era mágica, única e inesquecível ***lembrando dos enormes santuários que montava no quintal de casa***

 

Comprei até a fita cacete com as músicas :D

 

Que tempo bom...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se passava de atrde, eu nao lembro. Mas, de certeza, passava de manhã.

Passava nos dois horários:11:30 e 18:30.Só quando estreou Yu Yu Hakusho que ficou pra um pouco mais tarde,por volta das 19:00h

 

A Manchete era esperta,era o horário em que as crianças estavam indo pra escola,e outras voltando.Pena que hoje seria impossível por causa do Ministério da justiça :D

 

O primeiro episódio que assiti foi o terceiro:Hyoga contra Ichi,levou um bom tempo pra assistir os dois primeiros episódios,ainda assim nos compactos toscos que passavam aos sábados (claro que depois reprisaram esses episódios a vontade) :P

 

Aí acompanhei tudo da série,alugava direto todos os filmes (do Abel só fui assitir no cinema na última semana pois tinha voltado de viagem).Sem contar as famigeradas revistas Herói,e o bonecos clássicos (tive uns onze).

 

Ainda me considero um felizardo por teve visto a última exibição da série pela Manchete,que não foi em 97.No dia 1º de Janeiro de 98 a emissora reprisou de manhã o filme do Lúcifer sem avisar.Como eu tinha parabólica só deve ter passado lá,já que a Manchete tinha esse costume tosco, como passar alguns episódio de suas séries só pra alguns lugares (como o caso do Kamen Rider Black RX).

 

Mas como o especial já tinha começado não gravei ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade foi meu irmão quem me arrastou pra ver CDZ, e não foi no 1º ano...

Foi quando eu tinha 4 aninhos, me lembro bem do dia...X 3 Ele falou:Mary! Vem ver a princesa do vestidão branco(leia-se Saori).E eu toda feliz que ia ver uma princesa fiquei horrorizada com tanto"sangue"...X 3 Ai ai...Que felicidade...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

não lembro quase nada do começo. Chegava em casa em cima da hora e como só tinha uma tv em casa papai nem sempre deixava assistir (legal que ele chamava de Cavaleiros do Bundico :P). Tinha uns 5/6 e na creche era só CDZ. Os trepa trepa eram as casas dos Cavs de ouro. Eu sempre fui o dragão ;). Bons tempos, bons tempos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vi do primeiro episódio, só peguei a partir do terceiro, do infodível Ichi contra o Hyoga.

 

Acho que CDZ era a única coisa capaz de tirar toda a pivetada da rua na hora em que tava passando. Cada um pra sua casa, ou para a casa de quem tivesse mais perto. E depois que terminava, era todo mundo se reunindo na rua pra comentar e discutir sobre o episódio.

 

Lembro de quando fiz 13 anos, no mesmo dia passou o ep. de Asgard (na primeira exibição, não era reprise) em que termina com Seiya vestindo a Armadura de Odin e dando a espadada no Nibelungo da Hilda. Acho que nunca vi tanto piva entulhado num mesmo lugar até hoje, e que não fosse convenção de anime. Se tinha umas 40 cabeças na sala lá de casa, era pouco.

 

Geral de olhos estatelados quando Ikki leva a tridentada no meio das tripas. =D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou uns dias atrasado, mas mesmo assim, vou comentar. :P

 

Parabéns aos fãs brasileiros sim! E por que não?

 

Como todos os que postaram, "que tempo bom"... eu moro em casa e em cidade de médi porte, na época aqui era bem menos movimentado, e tinha muitas crianças na rua, e realmente... deu a hora, era isso mesmo! Pra dentro de casa, ou da casa do amigo mais próximo!

 

Eu tive a sorte de acompanhar desde o primeirão mesmo, e foi paixão à primeira vista mesmo... não teve jeito. Desde então, foi coleção completa da Revista Herói pra ler as (hoje besteiras, na época) notícias sobre o anime, brinquedos, mochilas, fichários e até hoje eu luto para completar minha coleçaõ de bonecos da linha clássica (faltam cinco só! :P ). Os Cloth Myths peguei apenas alguns, por falta de capital mesmo. :D

 

Mas é isso... um bom tópico saudosista é um ótimo equilíbrio, para novidades estressantes como o boato do Filme Live Action e a angústia pelo Tenkai. ^_^

 

 

 

 

Longa vida a Saint Seiya!

 

 

 

 

Um abraço de aço

 

Shô

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembro de quando fiz 13 anos, no mesmo dia passou o ep. de Asgard (na primeira exibição, não era reprise) em que termina com Seiya vestindo a Armadura de Odin e dando a espadada no Nibelungo da Hilda. Acho que nunca vi tanto piva entulhado num mesmo lugar até hoje, e que não fosse convenção de anime. Se tinha umas 40 cabeças na sala lá de casa, era pouco.

 

Geral de olhos estatelados quando Ikki leva a tridentada no meio das tripas. =D

Cara, que curioso. Eu lembro que na época que chegou no Xaca eu tava achando já os episódios um porre. Não aguentava assistir. Aí depois veio o Milo e tal e voltei a conferir, se existesse Linkin Park na época teria gritado Crawling in my Skin umas 4 vezes porque na 1ª exibição PERDI o rematch Camus vs Hyoga. Lembro que quase chorei também no "sacrifício" do Shiryu.

 

Mas aí começou Asgard, puta merda, tava CHATO mesmo. Eu lembro que ia perder o 2º episódio contra o Bud mas eu não tava nem aí! Lembro que eu gravava tudo pra assistir depois e um dia tava TENTANDO assistir Shiryu vs Fenrir mas não conseguia, ô episódios CHATOS da pourra.

 

Mas aí quando foi chegando a conclusão, eu lembro que nesse episódio mesmo, ou talvez no anterior com Sorento chegando e falando "RÁÁ! PEGGADINHA DO NIBELUNGGO!!!" tava os moleques aqui da rua, que a gente (eu e meu irmão) conhecia mais ou menos da época em que sempre jogava bola na pracinha. Por algum motivo BIZARRO a tevê de todos eles estava ocupada pelos pais. Só a nossa que não.

 

Deu no que deu a molecada espremida pra ver com quantas safiras se evoca um robe de Odin (são sete, seus incultos!). Um mais tímido nem entrou na casa, ficou do lado de fora pra ver mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu via de tarde. Vi a guerra galática muitas vezes, eles chegavam em Leão e voltavam pro começo, mó saco (ou sou louco mesmo).

 

Aí quando a abertura mudou, aquela menininha na nave começou a apresentar haha.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não era criança, mas me diverti demais com a série que amo até hoje...

 

Eu estava lá, estranhei os nomes e estranhei mais ainda o "Capricornio" com cara de Unicornio ^_^

 

Tudo era lindo... Tinha a Heroi, o Del Grecco contava suas lorotas e nos acreditávamos ávidos por conhecer mais da série... Até que veio a Internet e percebi que a série que gostava também era adorada por outros fãs e alguns, tinham mais talento do que o Kurumada (o que não é dificil) para desenhar.

 

Bons tempos... Idos tempos...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu era criança e o primeiro episódio q eu vi foi o do Shun aniquilando o Jabu

 

Achei q ele era uma mulher, mas adorei a violência impactante pra uma criança q adorava desenhos do Pernalonga e Pica-Pau

 

Nussa, miamarrei naquelas correntes atravessando o Jabu.

 

Aí depois vi o Hyoga lutando e foi paixão à primeira vista (e quase desliguei a televisão quando ele tomou o soco no peito contra o Ikki...fiquei tremendo de tão nevoso...com medo dele morrer huahua...ver o nosso herói preferido tomar um golpe desses é demais pra cabeça de uma criança...)

 

Aí depois reparei no Shiryu e aí já era...troquei o Hyoga (q virou o 2º preferido SEMPRE!)

 

enfim..

 

CDZ marcou mesmo uma geração né?

isso é incrível pq vc acha fã do anime em qualquer parte do país haha

 

Animes como Dragon Ball, Pokémon e agora Naruto, não vejo tanta força assim mais,

 

tiveram seus ótimos momentos mas não serão como CDZ.

 

Até pq né? Hj nem o próprio CDZ tem como ter a mesma força de antes..

Com tanto youtube, internet com resumos e spoilers e tudo mais no alcance de um clique, quem é q vai valorizar tanto né?

 

Que doce era o sabor do desespero quando a Manchete parava de pegar por causa da chuva...

Quase morria, a manhã perdia toda a graça e eu ficava desesperado e rezando pra q até a tarde ela já tivesse voltado.

Isso sem falar na correria pra voltar pra casa depois da aula...a rua não tinha nenhum mlq brincando...era tudim na TV, quietinho como mamãe mandou!

 

E que doce era o sabor de ler uma Herói pra saber o q ia acontecer, pois não tinhamos internet pra baixar nada...

Os bonecos Die Cast eram objetos de adoração pra todos...

Cara, isso nunca mais vai existir..

disputas nas lojas...reservas...cara, era loucura demais né?

Acho q tudo isso acaba ajudando no fenômeno..

a dificuldade de se conseguir as coisas a tornam valiosas.

 

Mas enfim..

 

nem ligo pro dia 1º de setembro...

rsrsrsrs

Esse dia não diz nada pra mim! huahauha

Editado por Joker
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas aí começou Asgard, puta merda, tava CHATO mesmo. Eu lembro que ia perder o 2º episódio contra o Bud mas eu não tava nem aí! Lembro que eu gravava tudo pra assistir depois e um dia tava TENTANDO assistir Shiryu vs Fenrir mas não conseguia, ô episódios CHATOS da pourra.

 

Mas aí quando foi chegando a conclusão, eu lembro que nesse episódio mesmo, ou talvez no anterior com Sorento chegando e falando "RÁÁ! PEGGADINHA DO NIBELUNGGO!!!" tava os moleques aqui da rua, que a gente (eu e meu irmão) conhecia mais ou menos da época em que sempre jogava bola na pracinha. Por algum motivo BIZARRO a tevê de todos eles estava ocupada pelos pais. Só a nossa que não.

 

Deu no que deu a molecada espremida pra ver com quantas safiras se evoca um robe de Odin (são sete, seus incultos!). Um mais tímido nem entrou na casa, ficou do lado de fora pra ver mesmo.

 

 

Se não me engano, a pegadinha do Sorento foi no episódio anterior a esse q assisti lá em casa com a povaiada...

 

Os episódios do Fenrir, PQP! Concordo em tudo, eu assisti na primeira exibição (sendo que aí eu já tava gravando a série, e tal), mas se depois disso eu vi aqueles eps. mais umas três, quatro vezes ao longo dos últimos 14 anos foi muito. Chato bagarai, na boa.

 

Já os quatro eps com Syd e Bud - e principalmente a partir de quando o Syd "morre" pro Nebula Storm do Shun - , eu pago um pau até hoje praquilo. Coisa fina.

 

 

E tenho que admitir, chorei sim nos dois rounds de Camus vs. Hyoga. Quando Shiryu voou feito rojão de festa junina, também achei foda, mas não me emocionou tanto. Shaka e Ikki, porra, sei lá... eu fiquei meio "WTF?" com aquilo. Que diabo tinha havido, os dois viraram gliter e o vento levou®? Seiya pra mim era indiferente naquele tempo.

 

Agora, quando Shun "morreu" pro Afrodite... eu não dei a mínima. ^_^

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava com 13 anos e não tinha ido estudar, porque era meu aniversário (com essa idade, não precisava mais que ninguém ficasse me supervisionando, hehe).

 

Peguei desde o primeiro e fazia uns malabarismo pra poder assistir a quase todos. Quando tinha aula vaga eu ia voando pra casa da minha tia, que era perto da escola. Minha sorte é que a TV estava sempre desocupada naquela hora.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

hmm

 

verdade

as mortes dos cavaleiros foram bem marcantes...

 

a do Shiryu eu chorei hauahua

a do hyoga não cheguei a chorar, mas fiquei com aquele nó na garganta

a do Shun, bem, depois de enfrentar tantas mortes impactantes, acho q eu já tava acostumado e esperava por sua morte...

e por mais triste q seja aquela morte, eu não me abati tanto...

Mas acho a morte dele muito legal tbm

 

A do ikki foi tão...Hã? Ikki morrendo? Não creio...

rsrsrsrs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mortes? Vejamos...

 

Hyoga nos dois casos concordo com o Joker. Deu um nó na garganta sim, mas como eu não suporto aquela idéia de "mamãe" pra lá e pra cá, achei até bem feito! Na hora me impactei, mas depois, nas discussões eu falava pros amigos: "Viu? Se aprendesse o que o Camus estava ensinando, não tinha morrido! É quase tão viadinho quanto o Shun!" Mas hoje em dia ele está bem melhor. :lol:

 

A morte de Shiryu foi meio que previsível. Ele é meio masoquista e em vista da primeira adversidade, ele se mutila de alguma forma pra ajudar. A morte era um final esperado, já qua a hora ia chegar da "mutilação suprema" (aka morte). Mas eu me emocionei também, pela forma, mas não pelo fato.

 

Shun, é isso, todo mundo tava morrendo, porque ele não? Morreu? Aham, Sabia! Era o início da minha noção do sistema de repetição em Saint Seiya, antes de derrotar o "último mestre" da saga. Me emocionou? Não. Achava o Shun uma bichona, o Afrodite a Master bichona e morreram os dois envoltos em rosas e "beleza". Que impacto isso teve? Coloca em potes e vende a purpurina. XD

 

A morte de Ikki ao contrário de muitos, eu achei a mais impactante no momento da novidade (hoje acho a do Shiryu), pois Ikki sempre foi o meu bronze predileto (pra não dizer que é o único) e depois eu parei pra pensar... "Ikki superou o homem mais próximo de deus? Isso torna ELE o mais próximo agora!" Aí achei o cara mais foda ainda e a impressão perdura até hoje. :lol:

 

 

A de Seiya em Hades eu paguei até pízza! Vá com Hades! :lol:

 

 

São esses momentos que na época não tinham preço. A capacidade de se espantar e a ansiedade que um anime causava em toda uma geração. A emoção de ver uma virada inesperada, e a expectativa pelo próximo inimigo... "como será a armadura?"

 

E quando ficou claro que existiriam doze Cavaleiros de Ouro? "Porra, quero ver o meu logo!" Os Piscianos se ferraram nessa!" Dei sorte (ou azar? :huh: ) por ser taurino. XD

 

E aqueles anúncios de camisetas de algodão barato da série que passavam na Manchete? Fora os anúncio do "1406" - "Se seu gato solta pelos no sofá adquira já a escova pelo de gato retirator pelo telefone 011 1406 e receba no conforto de sua casa!" Caraaaaaaiiiiiii!!!!!!! XD

 

 

Ah a nostalgia!!! XD

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lembro!! Eu tinha 5 anos e meu favorito era o Shun pq ele tinha armadura rosa (eu tava em crise de menininha que tudo tinha que ser rosa). <_ e tb gostava da saori pq ela usava um vestido de barra cor-de-rosa src="%7B___base_url___%7D/uploads/emoticons/default_XD.gif" alt="XD"> Mas o que ficou marcado em mim desde aquela época foi a batalha das 12 casas. As cenas sangrentas das lutas em Escorpião e Capricórnio, o Máscara da Morte de Câncer que colecionava cabeças e o cavaleiro de Touro grandão chamado Aldebaran foram coisas que nunca saíram da minha cabeça até eu ver de novo depois de uns 10 anos. :rolleyes: Aí que eu virei fã mesmo. XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...