Ir para conteúdo

CdZ é, hoje, um "anime da meia noite"?


Posts Recomendados

"Anime da meia noite" é uma tradução muito (MUITO) livre da expressão "late night anime", uma coisa comum no Japão nos dias de hoje. Um anime desse tipo é voltado para fãs mais fanáticos (os chamados "otakus") e o seu lucro vem do consumo de produtos relacionados a ele (como DVDs, bonecos, etc). Um anime "normal", por outro lado, visa uma grande audiência, de preferência conseguindo um número razoável de fãs novos, e tem no sucesso de produtos correlatos uma conseqüência, não causa, de seu sucesso ou fracasso na TV.

 

Hoje, pra mim, Cavaleiros do Zodíaco parece bastante com esses "animes da meia noite". Os OVAs da Fase Inferno e da Fase Elísios certamente não vão atrair novos fãs (visto principalmente o fato de contarem o fim de uma história longa, além de sua qualidade discutível), e já foi mencionado várias vezes como a linha Cloth Myth está vendendo muito bem (de acordo com o próprio Kurumada, ela está ajudando a sustentar a série). Ao mesmo tempo, nós temos o lançamento de produtos com pouca ligação com a série em si, como o recente CD mostrando várias músicas baseadas no anime, mas que nunca apareceram no mesmo.

 

O que vocês acham? Que CdZ está relegado ao papel de um anime dedicado a promover a venda de alguns produtos e nada mais (quase um comercial gigante), com pouca preocupação com a qualidade em si? Ou que o anime ainda pode ser considerado um anime "normal", buscando ter uma qualidade e um conteúdo capazes de agradar desde os fãs antigos até pessoas que nunca viram a série?

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante WAN

Eu diria que a série clássica sim, mas os neomangás, não.

 

Enfim, como a idéia do Erasculio é falar do anime clássico, julgo que o mesmo é realmente um "anime da meia noite", onde somente fãs fanáticos consomem seus produtos e visam sua produção. No mais, LC e EpG podem mudar essa perspectiva (leia-se bem, podem) isso dependendo de vários fatores.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazendo uma analogia, CDZ está parecendo o METALLICA nos últimos tempos por causa dessa comercialização enorme em cima da marca. Foi tecnicamente bom até Hades-Santuário e o Tenkai-Hen (Kill 'Em All até o Black Album). Depois vieram o Meikai-Hen Zoshô (Load), Meikai-Hen Koshô (Reload) e agora o Elysion-Hen (St. Anger).

Editado por Lord_Dracon
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É até melhor que seja assim. u.u Tudo que vira "modinha" vai pro lixo rapidinho...

Também acho que a popularização de SS já foi maior no passado. Agora deixa pra esses animes que tão chegando! /evil

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também concordo que pro Japão, talvez seja sim, justamente pela grande quantidade de animes novos, com técnicas de animação e trilhas sonoras bem mais envolventes pro público infanto juvenil (público para o qual SS foi criado) de hoje. Já no Brasil, acredito que uma exibição regular e descente (horário bom e censura mínima), mesma da saga clássica, poderia sim fazer surgir novos fãs, livres de interesse nostálgico. /evil

Link para o post
Compartilhar em outros sites

poe na globo até as tres da manha que eu to la vendo numa boa. XD

 

mas enfim, da serie classica é impossivel brotar no japao uma grande massa de novos fãs, beira o obvio, fora o proprio dinamismo dessas coisas por lá, enfim.

 

agora fora, se fosse tratado decentemente, mas enfim.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo,e se bobear já era "um anime de meia-noite"desde Hades Santuário mesmo.O que explicaria por que os filmes recentes de Evangelion,Z Gundam e Hokuto no Ken serem exibidos em poucos cinemas,e terem feito sucesso,e o Tenkai Hen estando numa situação semelhante não.

 

Cavaleiros pros japoneses foi um grande sucesso (e mesmo o mangá,com 25 milhões de cópias, pro desespero dos detratores do MESTRE),mas não é um CLÁSSICO pra eles.Diferente pra nós, bem como italianos, franceses,etc.

 

Talvez se tivessem planejado o filme depois que o resto de Hades acabar poderiam compor uma nova geração de fãs (e os fãs antigos que sustentaram a venda da primeira série OVA não teriam debandado).Embora não goste da idéia, cabe ao EPG e a LC criar uma nova geração de fãs,até não duvido que já estaja montando uma base de leitores,mas nada com popularidade nível One Piece ou Naruto.

 

 

Mas ainda que a franquia fique com esse "estigma",vejo um futuro,não tão glorioso mas pelo menos sustentável:o mesmo caminho de Ring ni Kakero 2,sendo publicado numa revista Seinen-a Super Jump.

 

Bem ou mal RNK 2 tá quase no 25º volume XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Concordo,e se bobear já era "um anime de meia-noite"desde Hades Santuário mesmo.O que explicaria por que os filmes recentes de Evangelion,Z Gundam e Hokuto no Ken serem exibidos em poucos cinemas,e terem feito sucesso,e o Tenkai Hen estando numa situação semelhante não.

Olha, na buena, eu atribuo isso ao fato do Tenkai ser, bem, um saco. E olha que eu sou fã do Seiya.

 

Sem falar que, embora tenha bastante quadros, o filme não é muito bem animado. É milhares de anos luz superior à Meikaihen e Elíseos, disso não há dúvida nenhuma. Mas sinceramente, o nível da animação vinha caindo desde os últimos OVAs de Hades Santuário (note no OVA12 e 13 o 'efeito borracha' quando os personagens são atingidos - principalmente no extra do OVA12, Aioria contra Radamanto, onde, inclusive, já mostraram uma tendência à reciclage mde cenas), e no Overture, embora haja bastante quadros, muitas vezes eles não são eficazes. Às vezes os personagens parecem leves demais, às vezes parecem flutuar sem rumo pelo ar (especialmente nos closes nas pernas ou nos braços ou seja lá qual região do corpo que o Yamauchi queira focar), e tem alguns momentos vergonhosos (Seiya em rascunho roxo sendo explodido pelo Touma, o estrangulamento de dois quadros por segundo do mesmo, Seiya "bonequinho de papel" caindo na areia... mas enfim.

 

Mas tem uma coisa, ser um "anime da meia noite" não implica ser necessariamente um produto de nicho estagnado. Tem um 'anime da meia noite', a série "Nanoha", que embora seja famoso por seu fanservice lolicon nas duas primeiras temporadas e subtexto lésbico (leiam o negrito, amigos. Não tem colação de velcro, só frases açucaradas demais... e as duas dormem na mesma cama.) entre as duas protagonistas (que persiste na terceira, onde elas já estão crescidas), vende bem pra cacete. CDs, DVDs, pôsteres e afins, geralmente quando saem figuram em 1º no Oricon.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha, na buena, eu atribuo isso ao fato do Tenkai ser, bem, um saco. E olha que eu sou fã do Seiya.

 

Sem falar que, embora tenha bastante quadros, o filme não é muito bem animado. É milhares de anos luz superior à Meikaihen e Elíseos, disso não há dúvida nenhuma. Mas sinceramente, o nível da animação vinha caindo desde os últimos OVAs de Hades Santuário (note no OVA12 e 13 o 'efeito borracha' quando os personagens são atingidos - principalmente no extra do OVA12, Aioria contra Radamanto, onde, inclusive, já mostraram uma tendência à reciclage mde cenas), e no Overture, embora haja bastante quadros, muitas vezes eles não são eficazes. Às vezes os personagens parecem leves demais, às vezes parecem flutuar sem rumo pelo ar (especialmente nos closes nas pernas ou nos braços ou seja lá qual região do corpo que o Yamauchi queira focar), e tem alguns momentos vergonhosos (Seiya em rascunho roxo sendo explodido pelo Touma, o estrangulamento de dois quadros por segundo do mesmo, Seiya "bonequinho de papel" caindo na areia... mas enfim.

 

Mas tem uma coisa, ser um "anime da meia noite" não implica ser necessariamente um produto de nicho estagnado. Tem um 'anime da meia noite', a série "Nanoha", que embora seja famoso por seu fanservice lolicon nas duas primeiras temporadas e subtexto lésbico (leiam o negrito, amigos. Não tem colação de velcro, só frases açucaradas demais... e as duas dormem na mesma cama.) entre as duas protagonistas (que persiste na terceira, onde elas já estão crescidas), vende bem pra cacete. CDs, DVDs, pôsteres e afins, geralmente quando saem figuram em 1º no Oricon.

Não posso deixar de concordar,falou muito bem Shin.Até por que dos cav. de bronze também prefiro o Seiya,e o excesso de cenas dele nem foi o principal problema do filme pra mim.

 

O Tenkai pecou pela soberba,tentaram transformar CDZ em Xenogears XD .Há quem goste da narrativa "arrastada e misteriosa",eu achei mais sacal que toda a saga Asgard junta.O filme do Abel tem vários elementos em comum com o Tenkai e é puro Saint Seiya,tem erros como qualquer aventura na série,mas diverte,e isso é que é importante.

 

Quanto a Cavaleiros já ter sido "anime de meia noite" em Hades Santuario não é que fosse estagnado,por outro lado vendeu até muito bem.Ele poderia continuar sendo um grande sucesso nesse nicho,mas apelaram numa superprodução pro cinema e deu no que deu...agora estamos num círculo vicioso: animação ruim leva a menos fãs, e com menos fãs não investem dinheiro para uma melhor animação.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas tem uma coisa, ser um "anime da meia noite" não implica ser necessariamente um produto de nicho estagnado.

Outro exemplo é Code Geass, um anime que inicialmente fazia parte dos "animes da meia noite" e teve sua segunda temporada "promovida" para um anime comum. Eu vejo esse anime, e desde o começo ele é muito bom (embora a segunda temporada exagere um pouco no fã service...).

 

(Eu adorei o Tenkai - me lembrou muito o Episódio G, principalmente o volume 4 deste. Eu detesto o Seiya, mas pra mim o filme foi mais sobre Touma do que sobre o Cavaleiro de Pegasus.)

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fazendo uma analogia, CDZ está parecendo o METALLICA nos últimos tempos por causa dessa comercialização enorme em cima da marca. Foi tecnicamente bom até Hades-Santuário e o Tenkai-Hen (Kill 'Em All até o Black Album). Depois vieram o Meikai-Hen Zoshô (Load), Meikai-Hen Koshô (Reload) e agora o Elysion-Hen (St. Anger).

SENSACIONAL

essa comparação uahahaha

tirando que colocaria o prologo dos ceus como o st. anger de cdz XD

(o filminho podre)

 

É até melhor que seja assim. u.u Tudo que vira "modinha" vai pro lixo rapidinho...

 

com certeza

salvas rarissimos casos...

 

é claro que a popularidade de cdz já foi maior, mas hoje em dia já é uma coisa mais "velha" (as animações) tanto que foi colocado muitos cenarios e "cenas" 3D na fase santuario de hades

 

mas acho que passa longe de ser um "grande comercial" mas que falta empenho da parte dos produtores, escritores, e o titio kuramada

 

além do mais desde meus 5 anos que tem cdz e ainda não acabo XD

espero ver o fim de cdz antes de morrer :angry:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
(...)

 

O que vocês acham? Que CdZ está relegado ao papel de um anime dedicado a promover a venda de alguns produtos e nada mais (quase um comercial gigante), com pouca preocupação com a qualidade em si? Ou que o anime ainda pode ser considerado um anime "normal", buscando ter uma qualidade e um conteúdo capazes de agradar desde os fãs antigos até pessoas que nunca viram a série?

 

(...)

 

Sim. E ate discordo do vizinho Wan, os neomangás fazem parte do mercado Saint Seiya tanto quanto os produtos que eles irão gerar (sejam eles na forma de mais animes, DVDs, CMs, filmes, games, etc).

Editado por V!OLADOR
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Virou um anime meia-boca...

Desculpe-me discordar .. CDZ é uma das melhores histórias de anime que já surgiu !!

Mas como é um nome muito forte mundialmente foi muito pouco aproveitado na época e agora seus produtores querem lucrar fazendo um produto com baixa qualidade !!

 

>> Saga de hades : Santuário .. Não há o que falar ... quase perfeito a nível de emoção e qualidade artística .. vimos o topo em que os cdz podia chegar ...saga de hades simplesmente o máximo !!! mesmo com diferenças de anime e manga .

 

 

>> saga de hades :mekai ... vimos uma coisa porca .. de baixa qualidade .. e em quesito emoção eles quase nos fizeram chorar de desespero ...

 

 

>> ai veio o elisios : todos parece estar esperando que a qualidade fosse baixa mesmo ...

 

Um grande anime com um fim melancólico !! era melhor ter acabado com a morte do seiya .. mas isso com qualidade .. não essa pouca vergonha que estamos assistindo !! XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites
SS é ultrapassado e anacrônico....e o anime ficou meia boca sim...só nós fans mesmo ainda apreciamos a obra, mesmo com todos os absurdos e inacreditáveis defeitos...

 

Não discordo.

 

CDZ se mantém pelo Carisma de seus personagens, não por conta de enredo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
SS é ultrapassado e anacrônico....e o anime ficou meia boca sim...só nós fans mesmo ainda apreciamos a obra, mesmo com todos os absurdos e inacreditáveis defeitos...

Isso me remete à uma nota de fansub numa screenshot de um dos animes que homenagearam Saint Seiya (o tópico tá nessa mesma seção, se tem curiosidade, é só procurar, Creuzebéqui!), onde descrevem a série como "obsoleta, porém incrível" (obsolete, yet amazing).

 

Quanto à situação atual do anime, pra que chutar cachorro morto? Só o Kurumada e uns 5 gatos pingados gostam.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E a grande nostalgia e esperança dos antigos de que haja uma repaginação, modernização para os padrões atuais de animação, tecnicalidades e história...não fosse o carisma tmb como bem lembrado, nem estaríamos aqui....

 

 

Mas se depender do MESTRE... ;D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo problema algum em CDZ se transformar em um anime menos "moderno" e "sucesso total".

 

Sou fã e, como fã, gosto deles, dos personagens. Eles vivem, pelo menos para mim, em fanfics, fanarts e muitas outras coisas.

 

Não espero atualizações, nem novas versões, nem nada... Amo o que tenho deles, amo a história original, a construção (mesmo cheia de furos) das personalidades.

 

É praticamente o único anime a que sou totalmente fiel e a que me dedico. Gosto de outros, mas amor, amor incondicional, daqueles de saber que tem defeitos mas ama assim mesmo, só CDZ.

 

Se for para ficarmos gerando renda, por mim tudo bem. Compro o que gosto, porque gosto, e não porque alguém vai lucrar com isso. Que lucrem, que vendam, divirtam-se. Eu aproveito cada minuto dos meus dvds, mesmo nas partes malfeitas, alquebradas, de traços feios, de pouca animação.

 

A essência, para mim, dos Cavaleiros, é sua honra, luta, nunca desistir, ter ideais, ter caráter. Mesmo os personagens pouco "morais" ou com defeitos, são personagens fascinantes.

 

Tem que ser muito coerente para ser fã? Não me sinto muito coerente... Deve ser porque paixão é algo embriagante. E sou totalmente apaixonada, por eles...

 

Saint Seiya.

 

Só isso.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
Visitante VINNIE ZINID

Hiho \o

Concordo com a opinião acho que da grande maioria que é fã mesmo de Cavaleiros, gosto do desenho/quadrinhos e afins dos mesmos independente que sejam esquecidos para alguns atualmente, e não ter nada de moderno como certos animês atuais! Para mim sempre continuará sendo a melhor serie de todos os tempos não me importando com a opinião dos outros!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...