Ir para conteúdo

Masami Kurumada e os novos mangás


Posts Recomendados

  • Respostas 88
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

É o minimo que se espera do Kurumada, não?

 

E o LC é sim, melhor que o ND...se houvesse um esforço e dedicação sério do autor para desenolver os conceitos deste a situação poderia ser diferente, mas...

Mas vamos concordar que o mestre tem cacife suficiente para contornar essa situação, né Pedro?

 

Nem ligo muito para os desenhos pois o que me prende a Saint Seiya é o misticismo, o enredo, a produção e inspiração de fatos e personagens.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, acredito que quando Kurumada realmente se focar na sua obra e desenvolve-la objetivamente já tendo algo a frente pre determinado, ele pode deixar o ND bastante interessante...

 

 

Mesmo os desenhos fracos, podem melhorar substancialmente, ao menos no que tange ao nivel do Kuru, basta ele querer...mas concordo que em termos de desenhos, isso nunca foi um fator determinante para o manga. O design de determinados itens sim, mas o desenho de forma geral, não...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não acho o LC melhor do que o ND - ainda é cedo demais para julgarmos, na minha opinião.

 

 

Cedo? Ambos os mangás estão "na praça" quase dois anos. Se o LC está no capítulo 81 e o ND no 12, fazer o quê? A "culpa" é do Masami e de ninguém mais.

Não era pro LC ser superior. Quando anunciaram os dois mangás eu só queria saber do ND e era por ele que eu esperavava. Mas a história se inverteu...

Editado por drustann
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cedo? Ambos os mangás estão "na praça" quase dois anos. Se o LC está no capítulo 81 e o ND no 12, fazer o quê? A "culpa" é do Masami e de ninguém mais.

Não era pro LC ser superior. Quando anunciaram os dois mangás eu só queria saber do ND e era por ele que eu esperavava. Mas a história se inverteu...

 

Cedo no que diz respeito aos capítulos de cada mangá.

 

Enquando THE LOST CANVAS tem 81 capítulos, NEXT DIMENSION possui apenas 12 partes (irregular no número de páginas).

 

E olha, LC é superior para alguns, diga-se de passagem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cedo no que diz respeito aos capítulos de cada mangá.

 

Enquando THE LOST CANVAS tem 81 capítulos, NEXT DIMENSION possui apenas 12 partes (irregular no número de páginas).

...O que, por si só, já atesta quem está de fato trabalhando no respectivo mangá e quem não está nem aí. Ter que ficar "torcendo" para Kurumada se dignar a interromper um pouco o seu trabalho em RnK para fazer alguma coisa de qualidade no Next Dimension é, na minha opinião, ridículo; adicione-se a isso como ele provavelmente vai sair do mangá de RnK 2 para o anime de RnK 2, e a chance do Next Dimension ter alguma coisa interessante fica muito pequena. O próprio velhote já disse que nem ele sabe como avançar a história.

 

E olha, LC é superior para alguns, diga-se de passagem.

Bom...

 

Superior em termos de arte? Eu acho que, em comparação com o LC, qual tem os melhores desenhos, nem que seja em um nível puramente técnico, é óbvio. Pior ainda se comparado ao Episódio G.

 

Qual história está mais bem desenvolvida? Visto como um mangá tem 12 partes e o outro 81 partes, eu não acho que há muitas dúvidas sobre qual tem uma trama mais elaborada até agora.

 

Qual é superior no enredo? Isso já é questão de opinião...Mas até agora o ND não tem feito muito sentido, não só no ponto de vista de incoerências "pequenas" (um cavalo derrotando um espectro, Tenma fugindo em um cavalo de dois cavaleiros que se movem à velocidade da luz, etc) como também no de incoerências grandes (afinal, qual é o sentido por trás dessa história?).

 

Pra mim, o Episódio G e o Lost Canvas são MUITO melhores do que o ND. Isso só reforça a minha idéia de como o "mestre" não passa de um velho senil que não faz a menor idéia de como fazer um mangá, muito menos um anime, nos dias de hoje.

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
...O que, por si só, já atesta quem está de fato trabalhando no respectivo mangá e quem não está nem aí. Ter que ficar "torcendo" para Kurumada se dignar a interromper um pouco o seu trabalho em RnK para fazer alguma coisa de qualidade no Next Dimension é, na minha opinião, ridículo; adicione-se a isso como ele provavelmente vai sair do mangá de RnK 2 para o anime de RnK 2, e a chance do Next Dimension ter alguma coisa interessante fica muito pequena.

Vamos ver quem está nem aí ou quem está trabalhando:

 

> Shiori Teshirogi, fã da série, tem a oportunidade de produzir um mangá oficial. Seu primeiro trabalho que passa do segundo volume. Acho mais que notório que há uma dedicação impar por parte dela.

 

> Masami Kurumada está trabalhando, como já citado, em Ring Ni Kakero 2. Ele não é obrigado a parar seu mangá atual para trabalhar em Saint Seiya, como julga muitos fãs. Quem torce e clama por isso são os próprios fãs, esquecendo-se que há uma grande parcela de japoneses que gostam de Ring Ni Kakero tanto quanto outros fãs japoneses gostam de Saint Seiya.

 

O próprio velhote já disse que nem ele sabe como avançar a história.

Bom...

E isso não são motivos para condenar um mangá que não possui nem um volume compilado completo. No mangá clássico, Kurumada usou dos mesmo elementos de agora: jogou coisas soltas, incoerentes, mas no fim "remendou" tudo muito bem.

 

Superior em termos de arte? Eu acho que, em comparação com o LC, qual tem os melhores desenhos, nem que seja em um nível puramente técnico, é óbvio. Pior ainda se comparado ao Episódio G.

E como falei no outro post: os desenhos do Kurumada podem não ser os melhores (e, comparando a One Pice, na minha opinião, são melhores), mas suas idéias e personagens são impares.

 

Qual história está mais bem desenvolvida? Visto como um mangá tem 12 partes e o outro 81 partes, eu não acho que há muitas dúvidas sobre qual tem uma trama mais elaborada até agora.

Questão de gosto pessoal. Eu vejo de um modo diferente do seu...

 

Qual é superior no enredo? Isso já é questão de opinião...Mas até agora o ND não tem feito muito sentido, não só no ponto de vista de incoerências "pequenas" (um cavalo derrotando um espectro¹, Tenma fugindo em um cavalo de dois cavaleiros que se movem à velocidade da luz², etc) como também no de incoerências grandes³ (afinal, qual é o sentido por trás dessa história?).

¹Isso é questão de gosto, pois não vejo incoerência em um cavalo atacar um Espectro. Muito pelo contrário.

²Depende do contexto usado. Hades, um deus poderoso, está sendo mantido em cativeiro por seus subordinados através de rosas mágicas.

³O mangá ainda não acabou e o sentido da história, até então, é mostrar a lenda de Hades contando os fatos da Guerra Santa do século XVIII.

 

Pra mim, o Episódio G e o Lost Canvas são MUITO melhores do que o ND. Isso só reforça a minha idéia de como o "mestre" não passa de um velho senil que não faz a menor idéia de como fazer um mangá, muito menos um anime, nos dias de hoje.

Mangás baseados em todo um universo criado pelo "velho senil", que já mostrou (vide as idéias original do Tenkai-hen) que ainda tem muita coisa realmente boa para Saint Seiya.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vamos ver quem está nem aí ou quem está trabalhando:

 

> Shiori Teshirogi, fã da série, tem a oportunidade de produzir um mangá oficial. Seu primeiro trabalho que passa do segundo volume. Acho mais que notório que há uma dedicação impar por parte dela.

...Ou seja, ela, sim, está com uma "dedicação ímpar" em seu mangá.

 

> Masami Kurumada está trabalhando, como já citado, em Ring Ni Kakero 2. Ele não é obrigado a parar seu mangá atual para trabalhar em Saint Seiya, como julga muitos fãs. Quem torce e clama por isso são os próprios fãs, esquecendo-se que há uma grande parcela de japoneses que gostam de Ring Ni Kakero tanto quanto outros fãs japoneses gostam de Saint Seiya.

...Ou seja, ele não está "nem aí" para CdZ, dedicando-se no momento a outro projeto.

 

Esse é exatamente o meu argumento. Enquanto Shiori (e Okada) estão investindo muito em CdZ, Kurumada...não. Ele está concentrado em outro trabalho. Quem, dentre os três, parece estar interessado em CdZ, e quem parece estar mais preocupado com outras coisas?

 

(O que, aliás, não me incomoda. Há tempos eu já aceitei a idéia de que Kurumada não está preocupado com o ND, o que não é lá grande perda visto como esse é, pelo menos para mim, o pior dos três novos mangás. O que eu interrogo é o fato de alguns fãs assumirem que Kurumada está fazendo um bom trabalho - apesar dele não estar fazendo quase nada... - e que ele vai se dedicar a CdZ uma vez que acabe o mangá de RnK2, o que não foi dito nem por Kurumada nem por mais ninguém.)

 

E isso não são motivos para condenar um mangá que não possui nem um volume compilado completo. No mangá clássico, Kurumada usou dos mesmo elementos de agora: jogou coisas soltas, incoerentes, mas no fim "remendou" tudo muito bem.

Claro que é um motivo de condenação. O fato de Kurumada não ter um plano real para a sua história só faz piorar a perspectiva de um mangá muito curto (e curto porque Kurumada não está trabalhando nele, não por ele estar sendo lançado a pouco tempo) e cuja qualidade, em vários parâmetros (arte, enredo, etc) é discutível.

 

Em outras palavras, Kurumada não está trabalhando no mangá, ele não sabe que rumo a história vai tomar, ele não está com a menor pressa para resolver esses problemas...E ainda assim você tem tanta certeza de que tudo vai se resolver? Isso não é ter esperanças sem fundamento na realidade?

 

¹Isso é questão de gosto, pois não vejo incoerência em um cavalo atacar um Espectro. Muito pelo contrário.

Eu concordo, eu não vejo incoerência em um cavalo atacar um Espectro. Por outro lado, eu vejo uma grande incoerência em um cavalo derrotar um Espectro. Vai me dizer que os Cavaleiros de Atena deveriam ser substituídos pelos Cavalos de Atena?

 

²Depende do contexto usado. Hades, um deus poderoso, está sendo mantido em cativeiro por seus subordinados através de rosas mágicas.

WAN, não adianta tentar criticar o LC para "defender" o ND. Eu não estou dizendo que o LC é mais ou menos incoerente do que o ND, e sim que o ND é incoerente - e no contexto do ND, um cavaleiro de bronze conseguir fugir de dois Cavaleiros de Ouro em um cavalo não faz o menor sentido.

 

³O mangá ainda não acabou e o sentido da história, até então, é mostrar a lenda de Hades contando os fatos da Guerra Santa do século XVIII.

Não acabou, e não vai acabar nem tão cedo, pelo visto...Até então, o mangá é redundante: está contando os fatos da mesma Guerra Santa descrita no Lost Canvas, mas em um ponto de vista muito menos lapidado (com menos lançamentos, mais devagar, com arte pior, etc...).

 

Mangás baseados em todo um universo criado pelo "velho senil", que já mostrou (vide as idéias original do Tenkai-hen) que ainda tem muita coisa realmente boa para Saint Seiya.

O fato das idéias originais do Tenkai-hen terem sido recusadas e fortemente adaptadas para a execução do filme já é um sinal bastante interessante da qualidade dessas idéias. Por enquanto, tudo o que nós sabemos é que Kurumada tem planos para continuar CdZ, e a qualidade dos projetos atuais da série que envolvem o velhote (o ND, a Fase Inferno de Hades, a Fase Elísios de Hades) dão a entender que essa continuação não vai ser lá essas coisas...

 

Pra mim, Kurumada já deixou claro que CdZ é melhor quanto mais longe das mãos dele. É só comparar o mangá clássico com o anime clássico (e entender qual dos dois foi responsável pelo sucesso de CdZ no Brasil), comparar a Fase Inferno de Hades em anime (que foi pura cópia do mangá de Kurumada) com a Fase Santuário de Hades em anime, comparar os primeiros episódios da Fase Elísios (que, de acordo com Kurumada, estavam muito bons) com o Tenkai (do qual Kurumada não gostou), e assim vai.

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
...Ou seja, ela, sim, está com uma "dedicação ímpar" em seu mangá.

...Ou seja, ele não está "nem aí" para CdZ, dedicando-se no momento a outro projeto.

Ou ele está muito aí para Saint Seiya, mas sem tempo de conceber uma grande história, já que produz Ring Ni Kakero?

 

Shiori, ao contrário, tem tempo de sobra e dedicação total ao seu mangá.

 

Esse é exatamente o meu argumento. Enquanto Shiori (e Okada) estão investindo muito em CdZ, Kurumada...não. Ele está concentrado em outro trabalho. Quem, dentre os três, parece estar interessado em CdZ, e quem parece estar mais preocupado com outras coisas?

Isso é escolha do autor.

 

Muita gente julga Kurumada de só se importar com o dinheiro e, se assim fosse realmente na prática, ele teria aberto mão de todas as suas outras obras para dedicar-se somente aquela que trás uma lucratividade maior (no caso, Saint Seiya). Mas na prática, não é assim. Ano passado dedicou boa parte de seu tempo ao live action de Fuuma no Kojirou; trabalha a 7 anos na publicação quinzenal de Ring Ni Kakero 2; superviosiona, em partes, o EPISODE.G e, ainda, fecha inúmeros acordos para lançamentos de CD, de OVA, etc. Então, é totalmente aceitável que deixe Saint Seiya um pouco de lado, já que, como você bem citou, outros mangakas estão trabalhando duro na franquia.

 

(O que, aliás, não me incomoda. Há tempos eu já aceitei a idéia de que Kurumada não está preocupado com o ND, o que não é lá grande perda visto como esse é, pelo menos para mim, o pior dos três novos mangás. O que eu interrogo é o fato de alguns fãs assumirem que Kurumada está fazendo um bom trabalho - apesar dele não estar fazendo quase nada... - e que ele vai se dedicar a CdZ uma vez que acabe o mangá de RnK2, o que não foi dito nem por Kurumada nem por mais ninguém.)

Que não está fazendo um bom trabalho está bem claro. Mas depende de cada um entender a situação do autor, nesse momento.

 

Claro que é um motivo de condenação. O fato de Kurumada não ter um plano real para a sua história só faz piorar a perspectiva de um mangá muito curto (e curto porque Kurumada não está trabalhando nele, não por ele estar sendo lançado a pouco tempo) e cuja qualidade, em vários parâmetros (arte, enredo, etc) é discutível.

Opiniões de gosto pessoal...

 

Em outras palavras, Kurumada não está trabalhando no mangá, ele não sabe que rumo a história vai tomar, ele não está com a menor pressa para resolver esses problemas...E ainda assim você tem tanta certeza de que tudo vai se resolver? Isso não é ter esperanças sem fundamento na realidade?

Eu tenho total ciência de que, cedo ou tarde, o MESTRE traga novos ares e um impulso maior para seu mangá. Foi assim quando soube do lançamento do EPISODE.G, da Gigantomachia, do mangá introdutório do Prólogo do Céu dentre outras coisas.

 

Eu concordo, eu não vejo incoerência em um cavalo atacar um Espectro. Por outro lado, eu vejo uma grande incoerência em um cavalo derrotar um Espectro. Vai me dizer que os Cavaleiros de Atena deveriam ser substituídos pelos Cavalos de Atena?

Não vi o Espectro sendo derrotado.

 

WAN, não adianta tentar criticar o LC para "defender" o ND. Eu não estou dizendo que o LC é mais ou menos incoerente do que o ND, e sim que o ND é incoerente - e no contexto do ND, um cavaleiro de bronze conseguir fugir de dois Cavaleiros de Ouro em um cavalo não faz o menor sentido.

E eu não critiquei LC, apenas fiz um comparativo de que se, para você, há coisas sem sentido no ND eu expus o que acho sem sentido no mangá da Shiori. Se você tanto frisa em um Santo de Bronze fugir de dois Santos de Ouro, eu mostro momentos em que um Santo de Bronze superou um Santo de Ouro em LC e a discussão continuaria... Mas não é esse o caso.

 

Não acabou, e não vai acabar nem tão cedo, pelo visto...Até então, o mangá é redundante: está contando os fatos da mesma Guerra Santa descrita no Lost Canvas, mas em um ponto de vista muito menos lapidado (com menos lançamentos, mais devagar, com arte pior, etc...).

Redundante não pois veio primeiro, mesmo com publicação inconstante. E, segundo, muitos fatos do ND são totalmente diferentes do LC.

 

O fato das idéias originais do Tenkai-hen terem sido recusadas e fortemente adaptadas para a execução do filme já é um sinal bastante interessante da qualidade dessas idéias. Por enquanto, tudo o que nós sabemos é que Kurumada tem planos para continuar CdZ, e a qualidade dos projetos atuais da série que envolvem o velhote (o ND, a Fase Inferno de Hades, a Fase Elísios de Hades) dão a entender que essa continuação não vai ser lá essas coisas...

Bom, primeiro: As idéias originais do Tenkai foram abortadas por falta de tempo e de uma constante reformulação no roteiro. As tais idéias, tão debatidas aqui, mostraram-se muito superiores ao resultado final do filme.

 

Segundo: O roteiro do Meikai-hen e Elisyum-hen já estavam prontos desde o mangá. Se a animação está um lixo e o roteiro lento, culpa de uma má direção e de um roteirista fiel. Se for apontar culpados, até o Shingo Araki entra na lista...

 

Pra mim, Kurumada já deixou claro que CdZ é melhor quanto mais longe das mãos dele. É só comparar o mangá clássico com o anime clássico (e entender qual dos dois foi responsável pelo sucesso de CdZ no Brasil), comparar a Fase Inferno de Hades em anime (que foi pura cópia do mangá de Kurumada) com a Fase Santuário de Hades em anime, comparar os primeiros episódios da Fase Elísios (que, de acordo com Kurumada, estavam muito bons) com o Tenkai (do qual Kurumada não gostou), e assim vai.

Aí é questão do autor. O mangá só virou anime porque fez sucesso, não o contrário. Vide que Kurumada, quando quis, encerrou o mangá com Hades.

 

Os OVAs do Meikai-hen não estão tecnicamentes bons, e a culpa não é só do Mestre. As suas idéias, o principio da história já estava pronta a quase 20 anos, nas páginas do mangá.

 

Assisti os OVAs do Elisíos, tirando o pré-julgamento e vi que estão bons sim. Óbvio que poderiam estar melhores, mas o resultado está bem satisfatório.

 

E, no caso Tenkai-hen, o filme é muito bom tecnicamente, mas o roteiro é cansativo, redundante e repetitivo. Só faltou no final do filme Seiya trajar a Armadura de Sagitário.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tmb nunca me identifiquei com os dois pés direitos(ou seriam esquerdos) que Kurumada desenhava, além das incompreensiveis perpectivas anatomicas e crianças Hulks, mas passei direto nesses picassos wannabes achando que seriam compreensiveis depois de 20 anos, mas, voila, ainda não o são...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que não está fazendo um bom trabalho está bem claro. Mas depende de cada um entender a situação do autor, nesse momento.

Exato - e entender que esse autor é limitado e não consegue fazer um bom trabalho é parte desse entendimento. Eu considero esse tipo de análise mais coerente do que a idéia vaga de "novos ares" ou "impulso maior", principalmente quando o argumento em defesa desse otimismo...

 

Eu tenho total ciência de que, cedo ou tarde, o MESTRE traga novos ares e um impulso maior para seu mangá. Foi assim quando soube do lançamento do EPISODE.G, da Gigantomachia, do mangá introdutório do Prólogo do Céu dentre outras coisas.

...Refere-se a coisas que não foi Kurumada quem fez. Ele não escreveu a Gigantomaquia, ele não escreve ou desenha o Episódio G, ele não foi o responsável pelo Prólogo do Céu. A qualidade de todos esses não depende de Kurumada - e sim de outras pessoas, essas sim que mostraram competência.

 

E eu não critiquei LC, apenas fiz um comparativo de que se, para você, há coisas sem sentido no ND eu expus o que acho sem sentido no mangá da Shiori. Se você tanto frisa em um Santo de Bronze fugir de dois Santos de Ouro, eu mostro momentos em que um Santo de Bronze superou um Santo de Ouro em LC e a discussão continuaria...

Não, WAN. A discussão não continuaria porque ela não avançou - mesmo se LC fosse um mangá muito incoerente, isso não impede que o ND tenha várias incoerências. Apontar o que você considera defeitos do LC não faz nada para diminuir os defeitos do Next Dimension, que são o tema dessa discussão. E, dentre esses defeitos, está a incoerência que já foi repetidamente mostrada no mangá.

 

Bom, primeiro: As idéias originais do Tenkai foram abortadas por falta de tempo e de uma constante reformulação no roteiro. As tais idéias, tão debatidas aqui, mostraram-se muito superiores ao resultado final do filme.

Em suas palavras, "Opiniões de gosto pessoal"...Assumir que as idéias originais de Kurumada teriam feito mais sucesso do que o Tenkai não passa de mais do mesmo: a mesma fé cega de que Kurumada é um escritor competente, quando tudo o que ele tem nos mostrado, em suas próprias palavras, é que "não está fazendo um bom trabalho".

 

Aí é questão do autor. O mangá só virou anime porque fez sucesso, não o contrário. Vide que Kurumada, quando quis, encerrou o mangá com Hades.

E ainda assim, qual foi o responsável pelo grande sucesso de CdZ? Qual foi divulgado aqui no Brasil, levando os fãs aqui a apreciarem o universo de CdZ, o mangá ou o anime (com suas várias adaptações pela Toei)?

 

Os OVAs do Meikai-hen não estão tecnicamentes bons, e a culpa não é só do Mestre. As suas idéias, o principio da história já estava pronta a quase 20 anos, nas páginas do mangá.

Se "a culpa não é só do Mestre", quer dizer que parte da culpa é dele, e assim nós vemos mais um sinal da incompetência que eu tenho descrito. A história que tem estado pronta há 20 anos não pôde ser bem sucedida quando adaptada quadro a quadro para o anime - o que é um problema não apenas técnico, como também de roteiro.

 

Assisti os OVAs do Elisíos, tirando o pré-julgamento e vi que estão bons sim. Óbvio que poderiam estar melhores, mas o resultado está bem satisfatório.

 

E, no caso Tenkai-hen, o filme é muito bom tecnicamente, mas o roteiro é cansativo, redundante e repetitivo. Só faltou no final do filme Seiya trajar a Armadura de Sagitário.

Novamente, "Opiniões de gosto pessoal". Eu sinceramente acredito ser muito fanatismo pelo "mestre" achar que os OVAs do Elísios são melhores do que o Tenkai. Pra mim, infelizmente os novas OVAs de CdZ são tão podres quanto tudo aquilo que Kurumada tem tocado recentemente.

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Exato - e entender que esse autor é limitado e não consegue fazer um bom trabalho é parte desse entendimento. Eu considero esse tipo de análise mais coerente do que a idéia vaga de "novos ares" ou "impulso maior", principalmente quando o argumento em defesa desse otimismo...

Tudo é uma questão de tempo.

...Refere-se a coisas que não foi Kurumada quem fez. Ele não escreveu a Gigantomaquia, ele não escreve ou desenha o Episódio G, ele não foi o responsável pelo Prólogo do Céu. A qualidade de todos esses não depende de Kurumada - e sim de outras pessoas, essas sim que mostraram competência.

A Gigantomachia só existe por causa do clássico. Só foi oficializada pela autorização do autor original. O EPISODE.G é idéia de Kurumada. Indiretamente, tudo está ligado a ele.

 

Não, WAN. A discussão não continuaria porque ela não avançou - mesmo se LC fosse um mangá muito incoerente, isso não impede que o ND tenha várias incoerências. Apontar o que você considera defeitos do LC não faz nada para diminuir os defeitos do Next Dimension, que são o tema dessa discussão. E, dentre esses defeitos, está a incoerência que já foi repetidamente mostrada no mangá.

O tema em questão é a participação ou não do Masami Kurumada e sua relação nos novos mangás. Apontar defeitos de um mangá, tentando justificar os defeitos do outro é totalmente assistido pela discussão, já que inevitavelmente há esse tipo de comparação do ND e LC, por tratarem da mesma linha cronologica dos fatos. Principalmente quando você defende que LC é melhor ao ND, mesmo possuindo "incoerências".

 

Em suas palavras, "Opiniões de gosto pessoal"...Assumir que as idéias originais de Kurumada teriam feito mais sucesso do que o Tenkai não passa de mais do mesmo: a mesma fé cega de que Kurumada é um escritor competente, quando tudo o que ele tem nos mostrado, em suas próprias palavras, é que "não está fazendo um bom trabalho".

Não é "fé cega". Saber que havia uma idéia de um combate direto entre Atena e Apolo/Artemis. Que havia uma participação da Seika, uma carta do Shun, 5 Anjos, A carruagem de Zeus dentre outras coisas, comparando com o resultado final do filme, é assumidamente claro que as idéias originais do Kurumada, para o filme, eram muito melhores.

 

E ainda assim, qual foi o responsável pelo grande sucesso de CdZ? Qual foi divulgado aqui no Brasil, levando os fãs aqui a apreciarem o universo de CdZ, o mangá ou o anime (com suas várias adaptações pela Toei)?

Uma questão onde a resposta é óbvia: o anime. Mas, o que foi válido para a animação foi o sucesso do mangá no Japão (e isso exclui totalmente os outros países).

 

Se "a culpa não é só do Mestre", quer dizer que parte da culpa é dele, e assim nós vemos mais um sinal da incompetência que eu tenho descrito. A história que tem estado pronta há 20 anos não pôde ser bem sucedida quando adaptada quadro a quadro para o anime - o que é um problema não apenas técnico, como também de roteiro.

Um anime não precisa ser igual ao mangá, mas manter a fidelização dos elementos do mesmo. Se a animação e toda a parte técnica dos últimos OVAs de Saint Seiya não satisfazem os fãs, a culpa é do staff do anime. Kurumada poderia, caso assim o quisesse, mudar mais uma vez de equipe de produção, mas tendo em vista a fidelidade dos fatos do anime ao mangá, duvido cegamente disso. Foi esse o motivo para a troca do staff.

 

Novamente, "Opiniões de gosto pessoal". Eu sinceramente acredito ser muito fanatismo pelo "mestre" achar que os OVAs do Elísios são melhores do que o Tenkai. Pra mim, infelizmente os novas OVAs de CdZ são tão podres quanto tudo aquilo que Kurumada tem tocado recentemente.

 

Erasculio

Eu acho o roteiro do Elísios muito melhor do que o roteiro do Tenkai. A parte técnica, julgada por você para tachar de fanatismo ao mestre, são outros quinhentos. Tá notório que há diferenças, e grandes, mas o desenvolvimento do roteiro em todo o Meikai e Elísios são superiores em qualquer quesito, ao Tenkai.

Editado por WAN
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tudo é uma questão de tempo.

...Por quê? O que Kurumada criou nesses tempos que nós podemos dizer ser indiscutivelmente bom? Em que projeto recente com o envolvimento direto dele nós vimos uma qualidade impressionante? Porque eu não conheço nenhum projeto assim...

 

A Gigantomachia só existe por causa do clássico. Só foi oficializada pela autorização do autor original. O EPISODE.G é idéia de Kurumada. Indiretamente, tudo está ligado a ele.

Indiretamente, mas qualquer coisa de CdZ vai ter o toque indireto dele uma vez que ele foi o criador do universol original. Por outro lado, no que ele se envolveu diretamente nesses tempos? No roteiro do Tenkai que a própria Toei dispensou; no Next Dimension, que está se arrastando; nos OVAs recentes da Saga de Hades, que foram alvo de uma onda de desânimo tanto neste fórum quanto no Japão. Todos mostram uma incompetência incomparável.

 

Apontar defeitos de um mangá, tentando justificar os defeitos do outro é totalmente assistido pela discussão, já que inevitavelmente há esse tipo de comparação do ND e LC, por tratarem da mesma linha cronologica dos fatos. Principalmente quando você defende que LC é melhor ao ND, mesmo possuindo "incoerências".

Pois é, WAN, aí está a falha de toda essa sua linha de argumentação. Os defeitos de um mangá não justificam os defeitos de outro - ou seja, mesmo que o LC fosse muito ruim, nada impediria que o ND fosse tão ruim quanto ou pior. Responder aos defeitos do ND dizendo que o LC também tem seus problemas é apenas um modo de tentar esconder o que está sendo discutido aqui - como tudo o que Kurumada tem feito é um material de péssima qualidade. O ND se encontra nesse nível graças aos vários defeitos já mencionados, quer o LC compartilhe seu nível de mediocricidade, quer não.

 

Não é "fé cega". Saber que havia uma idéia de um combate direto entre Atena e Apolo/Artemis. Que havia uma participação da Seika, uma carta do Shun, 5 Anjos, A carruagem de Zeus dentre outras coisas, comparando com o resultado final do filme, é assumidamente claro que as idéias originais do Kurumada, para o filme, eram muito melhores.

Eu acho muito interessante ver como você responde a metade dos meus argumentos com "Opiniões de gosto pessoal" e depois retruca que idéias mal desenvolvidas do qual você (e especificamente você) gostou eram melhores (de modo "assumidamente claro", ainda) do que um filme cujo roteiro você (e, novamente, especificamente você) não gostou. Ou você considera todas as "opiniões pessoais" como assumidamente claras, ou nenhuma o é; não dá para engolir que as suas opiniões seriam melhores do que a dos outros.

 

Uma questão onde a resposta é óbvia: o anime. Mas, o que foi válido para a animação foi o sucesso do mangá no Japão (e isso exclui totalmente os outros países).

E, novamente, qual fez mais sucesso no mundo inteiro? O mangá, ou o anime? O mangá, criado diretamente por Kurumada e mais ninguém, ou o anime, que apresentou uma adaptação intensa por parte de outras pessoas?

 

O trabalho de Kurumada sempre teve um componente de mediocricidade - até mesmo você admite que a arte, por exemplo, sempre foi ruim. Isso não significa que as obras baseadas no original compartilham dessa mediocricidade, como a arte muito detalhada do Episódio G comprova.

 

Um anime não precisa ser igual ao mangá, mas manter a fidelização dos elementos do mesmo. Se a animação e toda a parte técnica dos últimos OVAs de Saint Seiya não satisfazem os fãs, a culpa é do staff do anime. Kurumada poderia, caso assim o quisesse, mudar mais uma vez de equipe de produção, mas tendo em vista a fidelidade dos fatos do anime ao mangá, duvido cegamente disso. Foi esse o motivo para a troca do staff.

...O que esquece os comentários de Kurumada sobre como ele tem gostado bastante dos novos OVAs, inclusive da parte de animação. Será que ele está mesmo tão fascinado por ver sua obra antiga em anime a ponto de não enxergar esses defeitos de animação e de parte técnica? Ou será que ele simplesmente não tem competência ou interesse em ver algo melhor?

 

Eu acho o roteiro do Elísios muito melhor do que o roteiro do Tenkai. A parte técnica, julgada por você para tachar de fanatismo ao mestre, são outros quinhentos. Tá notório que há diferenças, e grandes, mas o desenvolvimento do roteiro em todo o Meikai e Elísios são superiores em qualquer quesito, ao Tenkai.

Novamente, "Opiniões de gosto pessoal". Afinal, tais opiniões são relevantes nessa discussão, ou não? Porque se forem, na minha opinião a luta entre Shiryu, Hyoga e Hypnos é uma das coisas mais ridículas de todo o mangá clássico; a Fase Inferno é uma das mais mal desenvolvidas, com várias áreas sendo mostradas e depois ignoradas (como se Kurumada tivesse preguiça na hora de detalhar o que aconteceu); os Espectros da Fase Inferno são alguns dos inimigos menos aproveitados em todo o mangá clássico; e assim vai.

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto do Erasculio porque ele economiza o trabalho de teclar, pois ele escreveu tudo o que gostaria. Novamente, valeu! hehe

 

Só uma coisa. Quando eu disse isso abaixo

 

Cedo? Ambos os mangás estão "na praça" quase dois anos. Se o LC está no capítulo 81 e o ND no 12, fazer o quê? A "culpa" é do Masami e de ninguém mais.

 

eu quis dizer apenas com relação ao tempo que ambos estão sendo publicados. Se Shiori, nesse ínterim, produziu 81 capítulo e Masami 12, paciência. Se ele se dispôs a, conforme as palavras dele, "queimar o cosmo mais uma vez", que queime o bendito cosmo decentemente e escreva isso. "Ah, mas falta tempo porque bla bla bla...". Então não começasse algo que sequer se tem tempo ou idéias para fazer.

Quanto a questão de ND ser melhor ou pior que LC, isso vai de gosto. A minha opinião é extremamente simples: ND, até agora, não faz o mínimo sentido. É um amontoado de idéias que Masami sempre quis executar, mas não sabia onde colocá-las. Tanto é que agora ele está empacado e não sabe como chegar no fim da trama.

Eu não gosto de ND e não me importa que seja o mangá de Masami. Não consumo algo só porque é da determinada marca/autor/banda/whatever. Consumo coisas que me agradem, independente do "rótulo". Masami, infelizmente, virou apenas o pai de SS e, como foi dito lá em cima, suas crias (Okada, Shiori) parecem superar o mestre.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
...Por quê? O que Kurumada criou nesses tempos que nós podemos dizer ser indiscutivelmente bom? Em que projeto recente com o envolvimento direto dele nós vimos uma qualidade impressionante? Porque eu não conheço nenhum projeto assim...

O Live Action de Fuuma No Kojirou foi muito bem avaliado e aceito pelos japoneses...

 

A questão de tempo é de produção mesmo do mangá. Kurumada está envolvido em Ring Ni Kakero 2, dentre outros projetos da Kurumada Porductions. Shiori tem tempo livre para produzir THE LOST CANVAS com frequência.

 

Indiretamente, mas qualquer coisa de CdZ vai ter o toque indireto dele uma vez que ele foi o criador do universol original. Por outro lado, no que ele se envolveu diretamente nesses tempos? No roteiro do Tenkai que a própria Toei dispensou;

Aí é que tá o motivo do fracasso do filme: a TOEI dispensou seu roteiro original, sendo um fracasso de bilheteria (isso, também, foi constatado aqui no Brasil).

 

no Next Dimension, que está se arrastando;

Idem o motivo no início do post.

 

nos OVAs recentes da Saga de Hades, que foram alvo de uma onda de desânimo tanto neste fórum quanto no Japão. Todos mostram uma incompetência incomparável.

Quem assina a produção do anime é Katsumasa e Kuroda. Masami Kurumada os escolheu, tem parcela de culpa, mas não é o responsável direto pela má animação (Shingo Araki e Michi Himeno); a falta de BGMs novas (Seiji Yokoyama + orçamento dos OVAs); os ângulos identicos ao mangá (Story board é, na maioria, de Katsumasa baseado no roteiro de Kuroda) dentre outros motivos.

 

Pois é, WAN, aí está a falha de toda essa sua linha de argumentação. Os defeitos de um mangá não justificam os defeitos de outro - ou seja, mesmo que o LC fosse muito ruim, nada impediria que o ND fosse tão ruim quanto ou pior. Responder aos defeitos do ND dizendo que o LC também tem seus problemas é apenas um modo de tentar esconder o que está sendo discutido aqui - como tudo o que Kurumada tem feito é um material de péssima qualidade. O ND se encontra nesse nível graças aos vários defeitos já mencionados, quer o LC compartilhe seu nível de mediocricidade, quer não.

Aí entra novamente a questão de gosto pessoal. Que Kurumada desenha pessimamente e que seu modo de criar mangás é um tanto quanto obseleto, isso sabe-se a muito tempo, mas ainda hoje, principalmente no Japão (o mercado que importa para eles) há pessoas que esperam pelos desenhos ruins e roteiro enrolativo do Kurumada.

 

Eu acho muito interessante ver como você responde a metade dos meus argumentos com "Opiniões de gosto pessoal" e depois retruca que idéias mal desenvolvidas do qual você (e especificamente você) gostou eram melhores (de modo "assumidamente claro", ainda) do que um filme cujo roteiro você (e, novamente, especificamente você) não gostou. Ou você considera todas as "opiniões pessoais" como assumidamente claras, ou nenhuma o é; não dá para engolir que as suas opiniões seriam melhores do que a dos outros.

Quando falo que as idéias originais do Kurumada eram, de um modo geral, melhores que o final do filme, não é apenas minha opinião. Quando falo, é embassado na opinião de várias pessoas aqui mesmo do fórum (http://www.cdz.com.br/index.php?showtopic=2803) quanto ao roteiro original do filme que, segundo você, foi descartado pela TOEI.

 

O trabalho de Kurumada sempre teve um componente de mediocricidade - até mesmo você admite que a arte, por exemplo, sempre foi ruim. Isso não significa que as obras baseadas no original compartilham dessa mediocricidade, como a arte muito detalhada do Episódio G comprova.

Se traço ruim for motivo de mediocridade, Naruto e One Piece estão dentro, também. Maus desenhos, principalmente para um mangaka que começou a desenhar nos anos 70, é compreensivo até demais (principalmente se comparar com outros mangás da mesma época).

 

...O que esquece os comentários de Kurumada sobre como ele tem gostado bastante dos novos OVAs, inclusive da parte de animação. Será que ele está mesmo tão fascinado por ver sua obra antiga em anime a ponto de não enxergar esses defeitos de animação e de parte técnica? Ou será que ele simplesmente não tem competência ou interesse em ver algo melhor?

Segundo o toripon, Kurumada respondeu quando foi questionado das cenas estáticas dos novos OVAs, que queria resgatar um estilo de anime do qual ele pessoalmente gosta.

 

Novamente, "Opiniões de gosto pessoal". Afinal, tais opiniões são relevantes nessa discussão, ou não? Porque se forem, na minha opinião a luta entre Shiryu, Hyoga e Hypnos é uma das coisas mais ridículas de todo o mangá clássico; a Fase Inferno é uma das mais mal desenvolvidas, com várias áreas sendo mostradas e depois ignoradas (como se Kurumada tivesse preguiça na hora de detalhar o que aconteceu); os Espectros da Fase Inferno são alguns dos inimigos menos aproveitados em todo o mangá clássico; e assim vai.

 

Erasculio

Se assim o fosse, o EPISODE.G é péssimo por não focar a cada volume compilado um dourado diferente e THE LOST CANVAS é puro lixo por não focar nos Santos de Prata. Exigir que certas coisas fossem colocadas e/ou mais detalhadas por puro gosto, Masami Kurumada nunca terminaria Saint Seiya. Ou pior, nunca o teria começado, já que as exigências dos fãs hoje são de níveis alarmantes.

 

Eu, também como fã, quero mais, quero NEXT DIMENSION bem desenhando e conduzido. Personagens cativantes e bem construídos. Mas "tacar" pedra só porque não é do jeito que eu quero, ou pelo menos próximo disso, é querer demais, principalmente quando coisas agradam a uns e a outros não.

 

Masami, infelizmente, virou apenas o pai de SS e, como foi dito lá em cima, suas crias (Okada, Shiori) parecem superar o mestre.

Opinião da qual compartilho. Acredito fielmente que Okada tem um potencial muito melhor que o Masami Kurumada e que Shiori tem um futuro brilhante como mangaka. E, não é porque é do Masami que eu compro (eu não tenho o mangá original porque não gosto dos desenhos). Mas isso não me dá o direito de exigir que Kurumada afaste-se da franquia por que não tem tempo e/ou idéias para conceber uma história melhor do que já foi mostrado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Live Action de Fuuma No Kojirou foi muito bem avaliado e aceito pelos japoneses...

O mesmo do qual até você disse que gostou "em termos"? Eu tenho as minhas ressalvas...

 

A questão de tempo é de produção mesmo do mangá. Kurumada está envolvido em Ring Ni Kakero 2, dentre outros projetos da Kurumada Porductions. Shiori tem tempo livre para produzir THE LOST CANVAS com frequência.

O seu argumento é mesmo que "Ah, coitadinho do Kurumada, ele se encheu de trabalho"? Isso foi pura e simplesmente opção dele. Quem quis começar um novo mangá de CdZ sem ter tempo para fazer alguma coisa de qualidade foi o próprio Kurumada; quem escolheu tentar fazer vários projetos ao mesmo tempo também foi o próprio Kurumada. E quem disse que ele vai se dedicar a CdZ uma vez que RnK 2 acabe...Foi você. Esse comentário não tem base na realidade, até porque Kurumada pode muito bem se ocupar com o anime de RnK 2 uma vez que o mangá acabe.

 

Shiori, por outro lado, escolheu se dedicar ao Lost Canvas e assim garantir um trabalho de qualidade em seu mangá. Pra mim é óbvio quem é que está preocupado com a série.

 

Aí é que tá o motivo do fracasso do filme: a TOEI dispensou seu roteiro original, sendo um fracasso de bilheteria (isso, também, foi constatado aqui no Brasil).

Tá, WAN. Vamos acreditar agora que o motivo foi esse, e não que um lançamento nos cinemas não faz sentido para a faixa etária atual dos fãs de CdZ (tanto no Japão quanto no Brasil). Porque é óbvio que um roteiro (sem detalhes de execução) do qual você gostou seria de fato melhor do que o Tenkai, embora os OVAs da Fase Inferno tenham provado que mesmo um roteiro bom não resulta em um anime bom se a direção for ruim.

 

WAN, pela última vez: a sua opinião não é um fato. Você "achar" que o roteiro de Kurumada daria um filme melhor do que o Tenkai (do qual você não gostou) não quer dizer nem que o roteiro teria ajudado um pouco o filme, nem que o Tenkai tenha sido ruim (como o sucesso de vendas do DVD mostrou). Alardear que metade dos meus argumentos são só minhas opiniões enquanto os seus também não passam de, em suas palavras, "Opiniões de gosto pessoal" não faz sentido.

 

Quem assina a produção do anime é Katsumasa e Kuroda. Masami Kurumada os escolheu, tem parcela de culpa, mas não é o responsável direto pela má animação (Shingo Araki e Michi Himeno); a falta de BGMs novas (Seiji Yokoyama + orçamento dos OVAs); os ângulos identicos ao mangá (Story board é, na maioria, de Katsumasa baseado no roteiro de Kuroda) dentre outros motivos.

Sem falar que Kurumada os escolheu, é o maior defensor de uma adaptação literal do mangá para o anime (e nota-se que o desejo dele foi obedecido - compare o mangá com os OVAs, e dá pra ver que o Story board não passa de uma cópia do mangá...Mangá este de Kurumada, relembrando), e que ele se diz muito satisfeito com o resultado (vide os seus elogios recentes aos OVAs 1 e 2 da Fase Elísios).

 

Se Kurumada está insistindo tanto em manter essa mediocricidade...Nem um diretor bom poderia salvar CdZ ("diretor bom" esse que, diga-se de passagem, foi demitido pelo próprio Kurumada).

 

Aí entra novamente a questão de gosto pessoal. Que Kurumada desenha pessimamente e que seu modo de criar mangás é um tanto quanto obseleto, isso sabe-se a muito tempo, mas ainda hoje, principalmente no Japão (o mercado que importa para eles) há pessoas que esperam pelos desenhos ruins e roteiro enrolativo do Kurumada.

Sim, é óbvio que existem fãs fanáticos dispostos a elogiar qualquer coisa que Kurumada faça, não importa o nível constante de mediocricidade do trabalho dele. A questão é, como você mesmo disse os desenhos dele são péssimos e seu modo de criar mangás é obsoleto - ele não se presta aos dias atuais, e obviamente não está nem aí para essas falhas.

 

Quando falo que as idéias originais do Kurumada eram, de um modo geral, melhores que o final do filme, não é apenas minha opinião. Quando falo, é embassado na opinião de várias pessoas aqui mesmo do fórum (http://www.cdz.com.br/index.php?showtopic=2803) quanto ao roteiro original do filme que, segundo você, foi descartado pela TOEI.

...WAN, no tópico inteiro duas pessoas concordam com você. Cadê o "várias pessoas"? Que o roteiro de Kurumada iria "salvar" o Tenkai continua sendo nada além de pura e simplesmente a sua opinião pessoal, sem muito embasamento em argumentos. Adicione-se a isso os comentários do próprio staff do filme (por exemplo, "Eu queria fazer mais cenas de lutas dos Anjos, e eu as elaborei. Mas as cenas foram apagadas, e o impacto foi fraco" por parte do diretor do filme) e a idéia de que o roteiro de Kurumada seria factível, antes mesmo de ser melhor do que o que foi executado, rui sobre si mesma.

 

Se traço ruim for motivo de mediocridade, Naruto e One Piece estão dentro, também. Maus desenhos, principalmente para um mangaka que começou a desenhar nos anos 70, é compreensivo até demais (principalmente se comparar com outros mangás da mesma época).

E mesmo depois de querer justificar as falhas do ND com o Lost Canvas, agora você tenta justificar as falhas de Kurumada com outras obras dos quais você não gosta. WAN, não faz diferença - se todos os outros mangás tivessem um traço ruim...O traço de Kurumada continuaria sendo horrível, mesmo sendo ele um mangaka antigo. O mínimo que seria de se esperar de alguém que vem fazendo mangás desde os anos 70 é que ele tivesse aperfeiçoado seu estilo nesse meio tempo, evoluindo para um traço bom...E não que ele estivesse contente com seu traço feio, como um porco chafurdando na lama. Isso, pra mim, é a maior prova da mediocricidade de Kurumada: não apenas ele tem os seus limites (de acordo até mesmo com você, o traço ruim e o estilo obsoleto), como ele também está feliz com tais limites e quis até os impor aos OVAs de CdZ, como você disse abaixo:

 

Segundo o toripon, Kurumada respondeu quando foi questionado das cenas estáticas dos novos OVAs, que queria resgatar um estilo de anime do qual ele pessoalmente gosta.

...Pois é. Ou seja, novamente o estilo "obsoleto" está sendo visto, manchando não apenas o mangá dele como até o próprio anime baseado em tal mangá. Se é disso que Kurumada gosta (cenas estáticas com uma animação mal feita), não é a menor surpresa que ele tenha dirigido o staff do anime para um resultado tão deprimente quanto o que nós temos. Aqui se ressalta bem a culpa de Kurumada: ao contrário do que você disse, ele não se restringiu apenas à escolha do staff, mas também influenciou (como ele mesmo disse) no resultado da animação.

 

Se assim o fosse, o EPISODE.G é péssimo por não focar a cada volume compilado um dourado diferente e THE LOST CANVAS é puro lixo por não focar nos Santos de Prata. Exigir que certas coisas fossem colocadas e/ou mais detalhadas por puro gosto, Masami Kurumada nunca terminaria Saint Seiya. Ou pior, nunca o teria começado, já que as exigências dos fãs hoje são de níveis alarmantes.

E aceitar tudo sem se importar com a qualidade, ficando com "pena" de Kurumada por ele ter se enchido de trabalho, por não ter idéias para fazer alguma coisa bem feita, por ter um traço ruim e por ter um estilo obsoleto...Pra mim, isso é ser conivente com a mediocricidade. Como consumidores, nós temos todo o direito (senão o dever) de reclamar da qualidade daquilo que iríamos consumir.

 

(E além disso, você mesmo não costuma reclamar de um monte de coisas nos tópicos sobre o Lost Canvas? Sobre os "clones", sobre a falta de participação dos Cavaleiros de Prata, sobre o monte de "incoerências" que você vive apontando...Por sua própria lógica, a única serventia das suas reclamações seria fazer com que Shiori nunca terminasse o Lost Canvas, ou que nunca o tivesse começado. Por que as minhas críticas contra Kurumada são tão inaceitáveis, se as suas preenchem tanto dos tópicos sobre o LC?)

 

Mas isso não me dá o direito de exigir que Kurumada afaste-se da franquia por que não tem tempo e/ou idéias para conceber uma história melhor do que já foi mostrado.

...Se Kurumada não tem tempo nem idéias para fazer alguma coisa decente (e mesmo você disse que ele não está fazendo um bom trabalho no ND), é claro que nós temos o direito de exigir que ele se afaste da franquia - ele não está se mostrando competente o suficiente para fazer um bom trabalho, tem mais é que sair mesmo.

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
O seu argumento é mesmo que "Ah, coitadinho do Kurumada, ele se encheu de trabalho"?¹ Isso foi pura e simplesmente opção dele. Quem quis começar um novo mangá de CdZ sem ter tempo para fazer alguma coisa de qualidade foi o próprio Kurumada; quem escolheu tentar fazer vários projetos ao mesmo tempo também foi o próprio Kurumada. E quem disse que ele vai se dedicar a CdZ uma vez que RnK 2 acabe...Foi você². Esse comentário não tem base na realidade, até porque Kurumada pode muito bem se ocupar com o anime de RnK 2 uma vez que o mangá acabe.

¹Não tenho "pena" do "coitadinho" do Kurumada pelo número de trabalhos do qual o mesmo se propós a fazer... Muito pelo contrário, espero que ele se supere como foi com a Saga de Hades no passado. Aguardo o momento em que ele retome a estória, desenvolvendo-a com uma qualidade que ele já mostrou ter.

²Se ler com atenção, não afirmei que, com a pausa, ele traga um novo capítulo para NEXT DIMENSION. Fiz uma conjectura baseando-me em tudo o que já foi publicado sobre a próxima parte de seu mangá.

 

Shiori, por outro lado, escolheu se dedicar ao Lost Canvas e assim garantir um trabalho de qualidade em seu mangá. Pra mim é óbvio quem é que está preocupado com a série.

Eu te confesso que também me dedicaria integralmente se fosse meu primeiro mangá a fazer um sucesso considerável e passar do segundo volume. A questão, acredito eu, não seja essa.

 

Tá, WAN. Vamos acreditar agora que o motivo foi esse, e não que um lançamento nos cinemas não faz sentido para a faixa etária atual dos fãs de CdZ (tanto no Japão quanto no Brasil)¹. Porque é óbvio que um roteiro (sem detalhes de execução) do qual você gostou seria de fato melhor do que o Tenkai², embora os OVAs da Fase Inferno tenham provado que mesmo um roteiro bom não resulta em um anime bom se a direção for ruim³.

¹O PPV continua vendendo no Japão, mesmo com a faixa etária atual dos fãs de Seiya.

 

²E, reafirmo, que caso o Tenkai tivesse todos os elementos originais seria muito melhor do que foi apresentando no Tenkai-hen.

³Aqui é um caso claro onde uma técnica boa X roteiro entra. Os DVDs do Meikai-hen, apesar da péssima animação, ficou entre os DVDs mais vendidos lá no Japão. Até aqui no Brasil, o Meikai-hen foi mais "aceito" do que os DVDs do Tenkai-hen.

 

WAN, pela última vez: a sua opinião não é um fato. Você "achar" que o roteiro de Kurumada daria um filme melhor do que o Tenkai (do qual você não gostou) não quer dizer nem que o roteiro teria ajudado um pouco o filme, nem que o Tenkai tenha sido ruim (como o sucesso de vendas do DVD mostrou). Alardear que metade dos meus argumentos são só minhas opiniões enquanto os seus também não passam de, em suas palavras, "Opiniões de gosto pessoal" não faz sentido.

Ué, meus posts são minhas opiniões e em nenhum momento eu afirmei que eram fatos. Assim como você tem afirmado que o ND é isso e aquilo, mas sendo apenas sua opinião pessoal. Não preciso expor sempre que meus posts são minhas observações pois, acredito eu, que isso está claro desde sempre.

 

Sem falar que Kurumada os escolheu, é o maior defensor de uma adaptação literal do mangá para o anime¹ (e nota-se que o desejo dele foi obedecido - compare o mangá com os OVAs, e dá pra ver que o Story board não passa de uma cópia do mangá...Mangá este de Kurumada, relembrando), e que ele se diz muito satisfeito com o resultado (vide os seus elogios recentes aos OVAs 1 e 2 da Fase Elísios).²

¹Ótimo, chegamos a um ponto interessante: os elementos do mangá são fielmente usados no anime. Isso não implica diretamente num storyboard clonado ao mangá, personagens mal desenhados, má seleção de trilha sonora (principalmente no Zenshou) e etc.

²E, reafirmo: revendo os dois primeiros OVAs do Elísios sem pré-julgamentos, sem pretensões, gostei bastante do resultado, dentro dos limites. O traço, a dublagem, a trilha sonora, os cenários, as cores.

 

Se Kurumada está insistindo tanto em manter essa mediocricidade...Nem um diretor bom poderia salvar CdZ ("diretor bom" esse que, diga-se de passagem, foi demitido pelo próprio Kurumada).

Yamauchi é um ótimo diretor, sem sombra de dúvidas. Mas se a tal "mediocridade" é uma fidelização aos elementos originais da série, eu prefiro que todo o anime seja "mediocre". Isso não quer dizer que eu defenda má animação, muito pelo contrário. Mas que os elementos originiais, acrescidos de ótimas modificações (como a luta do Seiya X Valentine) serão sempre bem vindas.

 

Sim, é óbvio que existem fãs fanáticos dispostos a elogiar qualquer coisa que Kurumada faça, não importa o nível constante de mediocricidade do trabalho dele. A questão é, como você mesmo disse os desenhos dele são péssimos e seu modo de criar mangás é obsoleto - ele não se presta aos dias atuais, e obviamente não está nem aí para essas falhas.

Aí é que tá outra questão: Ring Ni Kakero 2 é publicado a mais de 7 anos, com os mesmos traços, estilo e etc. Mesmo assim, faz sucesso e vende.

 

...WAN, no tópico inteiro duas pessoas concordam com você. Cadê o "várias pessoas"? Que o roteiro de Kurumada iria "salvar" o Tenkai continua sendo nada além de pura e simplesmente a sua opinião pessoal¹, sem muito embasamento em argumentos. Adicione-se a isso os comentários do próprio staff do filme (por exemplo, "Eu queria fazer mais cenas de lutas dos Anjos, e eu as elaborei. Mas as cenas foram apagadas, e o impacto foi fraco" por parte do diretor do filme) e a idéia de que o roteiro de Kurumada seria factível, antes mesmo de ser melhor do que o que foi executado, rui sobre si mesma.²

¹E eu não disse que seria a verdade absoluta e universal. Que, na minha humilde opinião, as idéias originais seriam muito mais válidas para uma ótima trama, não tenho dúvidas.

²Segundo os comentários do roteirista e diretor, muita coisa boa no filme foi cortada. Segundo o Nicol, o roteiro foi refeito mais de 5 vezes. O "impacto" do filme foi realmente inferior ao que poderia ser.

 

E mesmo depois de querer justificar as falhas do ND com o Lost Canvas, agora você tenta justificar as falhas de Kurumada com outras obras dos quais você não gosta. WAN, não faz diferença - se todos os outros mangás tivessem um traço ruim...O traço de Kurumada continuaria sendo horrível, mesmo sendo ele um mangaka antigo.¹ O mínimo que seria de se esperar de alguém que vem fazendo mangás desde os anos 70 é que ele tivesse aperfeiçoado seu estilo nesse meio tempo, evoluindo para um traço bom...E não que ele estivesse contente com seu traço feio, como um porco chafurdando na lama.² Isso, pra mim, é a maior prova da mediocricidade de Kurumada: não apenas ele tem os seus limites (de acordo até mesmo com você, o traço ruim e o estilo obsoleto), como ele também está feliz com tais limites e quis até os impor aos OVAs de CdZ, como você disse abaixo:³

¹ e ² = Sua opinião não é fato.

³ Com toda essa "mediocridade", as obras de Masami Kurumada (entre elas, Fuuma No Kojirou, Ring Ni Kakero e Saint Seiya) vendem bem no Japão. Mesmo com tanto mangaka com estilo novo, traços belíssimos, o MESTRE continua vendendo feito água... E, não somente isso: suas continuações são esperadas e aguardadas, mesmo havendo outras vertentes e autores em suas obras.

 

...Pois é. Ou seja, novamente o estilo "obsoleto" está sendo visto, manchando não apenas o mangá dele como até o próprio anime baseado em tal mangá. Se é disso que Kurumada gosta (cenas estáticas com uma animação mal feita), não é a menor surpresa que ele tenha dirigido o staff do anime para um resultado tão deprimente quanto o que nós temos. Aqui se ressalta bem a culpa de Kurumada: ao contrário do que você disse, ele não se restringiu apenas à escolha do staff, mas também influenciou (como ele mesmo disse) no resultado da animação.

E o que garante que os novos mangás (THE LOST CANVAS e EPISODE.G) não passem por isso??? Uma má animação é uma coisa, um estilo de anime é outra.

Editado por WAN
Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aceitar tudo sem se importar com a qualidade, ficando com "pena" de Kurumada por ele ter se enchido de trabalho, por não ter idéias para fazer alguma coisa bem feita, por ter um traço ruim e por ter um estilo obsoleto...Pra mim, isso é ser conivente com a mediocricidade. Como consumidores, nós temos todo o direito (senão o dever) de reclamar da qualidade daquilo que iríamos consumir.

Para os japoneses, nós somos consumidores "secundários". Nossas reclamações nunca terão impacto como a dos japoneses (e, até lá, eles não estão nem aí... Um movimento contra a saída do Okada do EPISODE.G, por cauda da diferença do traço não levou a NADA; O pedido do retorno do antigo cast de dublagem, também não mudou nada).

 

E, não sou conivente com a mediocridade, como julgas. Apenas procuro observar os prós e contras das ações do Kurumada no que diz respeito a Saint Seiya, sem pretensões ou pré-julgamentos.

 

(E além disso, você mesmo não costuma reclamar de um monte de coisas nos tópicos sobre o Lost Canvas? Sobre os "clones", sobre a falta de participação dos Cavaleiros de Prata, sobre o monte de "incoerências" que você vive apontando...Por sua própria lógica, a única serventia das suas reclamações seria fazer com que Shiori nunca terminasse o Lost Canvas, ou que nunca o tivesse começado. Por que as minhas críticas contra Kurumada são tão inaceitáveis, se as suas preenchem tanto dos tópicos sobre o LC?)

Tô te proibindo de EXPOR aqui sua opinião? Algum momento disse que não poderia criticar? Apenas "rebati" seus argumentos com outros argumentos. Aqui é um fórum de DISCUSSÃO.

 

...Se Kurumada não tem tempo nem idéias para fazer alguma coisa decente (e mesmo você disse que ele não está fazendo um bom trabalho no ND), é claro que nós temos o direito de exigir que ele se afaste da franquia - ele não está se mostrando competente o suficiente para fazer um bom trabalho, tem mais é que sair mesmo.

 

Erasculio

Bom, poderia estar pedindo o mesmo a Shiori Teshirogi, pois no meu ponto de vista, o trabalho dela não me satisfaz. Isso não quer dizer que dentro de sua obra tenha coisas interessantes, personagens cativantes (além do belíssimo traço que possui). Mas Masami Kurumada tem meu crédito, pois foi o criador original de tudo isso que vemos hoje, sendo brilhantemente representando por Megumu Okada, Tatsuya Hamazaki e até a própria Shiori Teshirogi. Se, no entanto e momento, sua obra não satisfaz, paciência. O início do mangá clássico de Saint Seiya, mesmo com publicação constante, passou pelos mesmos problemas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

De novo o lance dos mangás anteriores da Shiori não ter passado do segundo volume, WAN? hehueheuhe

Quantas vezes vou ter que falar que há mangás que possuem apenas um, dois ou três volumes? Um mangá cancelado é diferente de um mangá curto. Pare de tentar estigmatizar a muié como uma loser! hehehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites
De novo o lance dos mangás anteriores da Shiori não ter passado do segundo volume, WAN? hehueheuhe

Quantas vezes vou ter que falar que há mangás que possuem apenas um, dois ou três volumes? Um mangá cancelado é diferente de um mangá curto. Pare de tentar estigmatizar a muié como uma loser! hehehe

 

Ohhh Dan... é só uma resposta fio :lol:

 

Shiori tá fazendo um bom trabalho, não esquenta XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

huehueheuheue....Eu só quis comentar porque acho engraçado isso. Ela é uma mangaka ultra iniciante e, imagino eu, as obras anteriores dela devem ser muito ruins (até porque eu odeio shoujo), mas é que soa engraçado a maneira como você coloca isso hehehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites
¹Não tenho "pena" do "coitadinho" do Kurumada pelo número de trabalhos do qual o mesmo se propós a fazer...

Então por que você está usando o número de trabalhos dele como desculpa pela má qualidade do ND? Se até você já disse que Kurumada "não tem tempo e/ou idéias para conceber uma história melhor" do que o que você mesmo já disse não estar sendo um bom trabalho...Se você mesmo também disse que o modo atual de publicação do ND é uma falta de respeito ("Masami Kurumada começou NEXT DIMENSION sem o propósito de torná-lo constante. Isso, para mim, é um desrespeito com seus fãs, que consomem os produtos da série")...

 

...A culpa é de quem? Ninguém impôs a Kurumada nada do que ele tem feito. O ônus das ações dele recai sobre ele - e várias dessas ações são passíveis de condenação. Assim Kurumada atesta a sua incompetência.

 

Eu te confesso que também me dedicaria integralmente se fosse meu primeiro mangá a fazer um sucesso considerável e passar do segundo volume. A questão, acredito eu, não seja essa.

Eu confesso que eu me dedicaria a fazer um trabalho bem feito em qualquer mangá, fosse o primeiro ou o centésimo, ao invés de fazer um trabalho tão passível de críticas (como até você tem criticado) quando o ND, só devido a alguns poucos trabalhos de sucesso. Kurumada pode ter sido muita coisa no passado...Mas hoje só esse passado não é suficiente para o manter como um autor de sucesso.

 

¹O PPV continua vendendo no Japão, mesmo com a faixa etária atual dos fãs de Seiya.

E os DVDs de CdZ, incluindo o Tenaki, contiuam vendendo muito bem no Japão mesmo com a faixa etária atual dos fãs de CdZ. Se ler com atenção, eu não afirmei que os fãs de CdZ são muito velhos para assistir ao anime.

 

²E, reafirmo, que caso o Tenkai tivesse todos os elementos originais seria muito melhor do que foi apresentando no Tenkai-hen.

Sim, eu já li isso das vezes anteriores, e assim como nas vezes anteriores, eu questiono: você está falando isso baseando-se no quê? Na sua opinião apenas? A sua opinião, na ausência de qualquer argumento, é tão boa quanto a minha. Não sei por que você não pode simplesmente aceitar a minha opinião, ao invés de repetir a si mesmo como se a única opinião aceitável fosse a sua. Afinal...

 

Tô te proibindo de EXPOR aqui sua opinião? Algum momento disse que não poderia criticar? Apenas "rebati" seus argumentos com outros argumentos. Aqui é um fórum de DISCUSSÃO.

 

...E se a sua resposta a opiniões é de as descartar como "Opiniões de gosto pessoal" ou de assumir que as suas opiniões são mais válidas do que as dos outros (como na sua reiteração de como Tenkai teria sido melhor com o roteiro original)...Isso parece mais um fórum de IMPOSIÇÃO do que de discussão.

 

³Aqui é um caso claro onde uma técnica boa X roteiro entra. Os DVDs do Meikai-hen, apesar da péssima animação, ficou entre os DVDs mais vendidos lá no Japão. Até aqui no Brasil, o Meikai-hen foi mais "aceito" do que os DVDs do Tenkai-hen.

Engraçado, eu lembro de muito mais críticas no tópico sobre o lançamento da Fase Inferno do que no tópico (que você mesmo mencionou em posts anteriores) sobre o Overture. A minha opinião é o contrário do que você disse...

 

Ué, meus posts são minhas opiniões e em nenhum momento eu afirmei que eram fatos. Assim como você tem afirmado que o ND é isso e aquilo, mas sendo apenas sua opinião pessoal. Não preciso expor sempre que meus posts são minhas observações pois, acredito eu, que isso está claro desde sempre.

...E se o que você disse acima sobre qual foi mais bem aceito aqui no Brasil (Fase Inferno ou o Overture) também é só sua opinião, sem nenhum tipo de argumento para a reinforçar...Qual o valor de tal opinião? Eu também posso achar que o mangá de Lost Canvas vende mais aqui no Brasil do que o do Episódio G, mas sem nenhum argumento para defender tal opinião, ela é apenas um "chute" - e não alguma coisa de valor para embasar algum comentário meu.

 

(Continua abaixo...O fórum tem um limite no número de quotes por post.)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

(Não é post duplo...O fórum tem limite para o número de quotes por post.)

 

¹Ótimo, chegamos a um ponto interessante: os elementos do mangá são fielmente usados no anime. Isso não implica diretamente num storyboard clonado ao mangá, personagens mal desenhados, má seleção de trilha sonora (principalmente no Zenshou) e etc.

E ainda assim, a resposta de Kurumada a esse "storyboard clonado ao mangá, personagens mal desenhados, má seleção de trilha sonora", como você mesmo disse, é que ele tentou recriar um estilo de anime do qual ele gosta, e que ele está satisfeito com o resultado. Ou seja, ele não apenas aprovou os OVAs com todos os defeitos que nós vemos - ele estimulou o staff para que ficassem assim. Eis aí a tal "mediocricidade", não apenas na forte semelhança entre o mangá e o anime.

 

¹E eu não disse que seria a verdade absoluta e universal. Que, na minha humilde opinião, as idéias originais seriam muito mais válidas para uma ótima trama, não tenho dúvidas.

Sim, você já disse isso. Qual o motivo da repetição? Como você mesmo disse para mim, "Sua opinião não é fato". Repetir a mesma opinião várias vezes sem acrescentar nada e sem as embasar com argumento nenhum...Está acrescentando o quê a essa discussão? Novamente, parece mais uma tentativa de impor o que você pensa do que de discutir alguma coisa.

 

³ Com toda essa "mediocridade", as obras de Masami Kurumada (entre elas, Fuuma No Kojirou, Ring Ni Kakero e Saint Seiya) vendem bem no Japão. Mesmo com tanto mangaka com estilo novo, traços belíssimos, o MESTRE continua vendendo feito água... E, não somente isso: suas continuações são esperadas e aguardadas, mesmo havendo outras vertentes e autores em suas obras.

É, eu estou vendo a empolgação nesse fórum pelo retorno do Next Dimension, especialmente comparando-se com as discussões sobre o Lost Canvas. Dizer que as obras de Kurumada até vendem é uma coisa; agora, dizer que os poucos fãs fanáticos dispostos a ignorar todos os contras de Kurumada são capazes de fazer as obras dele vender "feito água" é, na minha opinião, puro exagero. Procurando Ring ni Kakero 2 nos sites com listas dos mangás mais bem vendidos no Japão encontramos...Nada. Parece que o monte de "mangaka com estilo novo, traços belíssimos" está se saindo melhor do que o velhote...

 

E o que garante que os novos mangás (THE LOST CANVAS e EPISODE.G) não passem por isso???

O interesse de Kurumada no anime do LC sugere que o mesmo vai acontecer com o futuro anime...Você mesmo não disse que "Kurumada já mostrou-se envolvido na animação. Duvido, e muito, que saia algo superior ao Meikai-hen... Me perdoem..."?

 

E, não sou conivente com a mediocridade, como julgas. Apenas procuro observar os prós e contras das ações do Kurumada no que diz respeito a Saint Seiya, sem pretensões ou pré-julgamentos.

Não parece...

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...