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Com certeza, o caso de Saga, sempre foi um dos maiores ''mistérios'' da franquia.

 

A discussão de quase mil dias, sobre o personagem (no tópico de Notícias), me fez lembrar desse interessante artigo, que foi escrito por um membro de um antigo fan site da franquia, chamado CDZ Pic.

 

O texto foi feito já há uns 15 anos atrás (por isso, obviamente, já está ''um pouco'' datado). Mas, mesmo assim, ainda o considero relevante.

 

O site já não existe mais há muito tempo. Mas, como na época eu havia gostado da matéria, eu salvei tudo, e, por sorte, ainda tenho o arquivo em word, até os dias de hoje.

 

Deixando de mais enrolações, o deixarei completo, logo abaixo:

 

 

'' Os segredos de Saga de Gêmeos

Nesse artigo vamos analisar um dos mais ricos e fascinantes personagens de Saint Seiya: Saga de Gêmeos, além de tratar de temas ligados a este personagem como sua importância para a série e o distúrbio de personalidade múltipla.
Introdução
Uma das coisas que mais intriga os fãs de Saint Seiya desde sempre é o que teria havido com Saga, o cavaleiro de ouro de Gêmeos, para que de anjo se tornasse um demônio em um quantidade relativamente breve de tempo.
Este é um tema ainda sem resposta oficial, o que possibilita muitas interpretações. Mas não nos enganemos! Todas as interpretações que correm pela internet nos fóruns de opinião não são nada mais do que meras suposições, teorias de fãs, pois até a data de hoje não há uma versão oficial e clara (nem de Masami Kurumada, nem da TOEI) sobre o que se passa na mente de Saga (muito provavelmente isso será esclarecido no episódio G).
Neste artigo não vamos dar uma “resposta correta”. Não espere encontrá-la aqui, pois até a presente data esta não existe! Apenas como curiosidade vamos enumerar todas as possibilidades "filosóficas" de resolução deste enigma que foi plantado pelos fóruns; vejamos se teremos dado a resolução correta aqui quando esta realmente existir, vinda da parte do mestre Kurumada.
Algumas opções são muito imaginativas e bastante rebuscadas, como vocês podem observar.
Entre os fãs mais ferrenhos de Saint Seiya podemos agrupar 2 tendências básicas e trazer até 6 teorias principais a seu respeito. Cada uma perfeitamente cabível, com seus fundamentos, que veremos em detalhes:
1 - ) Personalidade única dividida em dois (parte boa e parte má).
2 - ) Mente possuída (parte má) por outro ser.
- 2.1 - ) Mente possuída pelo deus da guerra, Ares.
- 2.2 - ) Mente possuída pelo deus do submundo, Hades.
- 2.3 - ) Mente possuída pelo deus dos mares, Poseidon.
- 2.4 - ) Mente possuída pelo deus Cronos.
- 2.5 - ) Mente possuída por um deus menor ou outro maior.
Assim como todos os humanos temos uma "parte boa” e outra “má”, Saga é um doente que tem uma personalidade desdobrada em um lado bom e um mau: uma das personalidades era a original, a outra não (não havia nenhum deus por trás da personalidade má), mas simplesmente despertou em Saga por algum ou alguns traumas. Se houvesse mesmo um deus responsável por sua personalidade má, provavelmente a voz trocaria quando esta "parte má" falasse.
E essa troca de voz não acontece, como vemos no anime. Vocês se lembram da cena na qual as duas personalidades falam na cabeça de Saga, no final da luta com Shun, na saga das doze casas? Não parece que uma das vozes seja de outra entidade, mas sim que ambas sejam de Saga em conflito interior (algo parecido ocorre com o personagem Gollum em sua "conversa consigo mesmo" na saga "O Senhor dos Anéis").
Saga tinha um irmão gêmeo, Kanon, um homem orgulhoso e cheio de ambições, dentre as quais está matar o patriarca e o bebê Athena. Ao conhecer suas terríveis intenções, Saga o prende em uma das cavernas do cabo Sunion, mas Kanon já lograra despertar o lado maléfico que existia dentro de Saga. Quando Kanon falava de seu irmão, dizia que este tinha um lado bom e um mau, mas nunca disse algo concreto sobre alguma entidade. Saga não se sentia possuído, influenciado ou perseguido por ninguém, simplesmente estaria louco, alienado, com uma personalidade múltipla, invadido por delírios de glória e grandeza. Assim deixa claro quando diz a Seiya, no anime, que iria controlar Zeus no céu, Poseidon no mar e Hades no mundo dos mortos (portanto nenhuma dessas divindades o possuía, pois a elas se referia em terceira pessoa).
Assim o cavaleiro de Gêmeos possuía dois "rostos", um bom e um mau, do mesmo modo que o elmo de sua armadura. Em seu caso o conflito interno era tão forte que quando bom chegava a parecer um deus (isso é uma citação ao pé da letra do mangá) enquanto que, quando mau, mais parecia o demônio em pessoa.
Quando Seiya usa o escudo da justiça no mangá sai uma aura do interior de Saga. Seria o lado mau que escapa, tomando uma forma? Pode-se considerar isso como o mal de sua alma que, após tantos anos acumulado, tenha assumido uma densidade quase física. Anos depois descobrimos no episódio G que uma entidade etérea de 4 a 6 mãos, que se supõe ser o deus Cronos, ofereceu uma adaga a Saga e o chamou "o portador do caos". Mas no mangá original, quando Saga persegue Seiya que está a ponto de alcançar o escudo, a voz na cabeça de Saga diz: "Quem é você? O justo ou o demônio?". Além disso existe a tendência literária de que "Gêmeos" seria um homem com dois rostos e nada mais.
No anime, Saori explica a Saga que Seiya atacou com um golpe mental e este lhe pergunta então: “Quer dizer que tentou destruir aquilo que você chama de mal e que se alojava dentro de mim?”, enquanto no mangá isso é o resultado da ação do escudo, que tem o poder de purgar os males que se acumularam em um ser.
Saga estava possuído por Ares? Nenhum indício permite afirmá-lo, mas muitos apontam que esta é a possibilidade mais plausível, pois segundo o Hipermito Ares teria sido um dos mais terríveis inimigos de Atena, junto com Hades e Poseidon. Contudo a confusão vem mais do nome do supremo sacerdote no anime ser Ares e não Arles (o erro na mudança de nome vem da tradução francesa, pois na França existe uma cidade chamada Arles).
O “caso” Hades
A hipótese da possessão de Hades é justificada em base ao argumento de que Saga seria uma espécie de preparador para a sua vinda, e que o deus do submundo tivesse sugerido o assassinato do bebê Atena e espalhado o caos para enfraquecer o Santuário. Mas no Episódio G se mostra outro ser que não Hades (provavelmente Cronos) entregando a adaga para matar Atena. Hades está fora de questão, pois, além do que se pode entender do EG, sua alma estava ligada a Shun e o próprio Saga quis exterminar Shun em um determinado momento, coisa que Hades nunca faria por motivos óbvios. Além disso toda alma, ainda que seja divina, não pode estar presente em dois corpos ao mesmo tempo.
De acordo com a hipótese de alguns fãs, no universo de Kurumada cada deus escolhe um corpo para reencarnar, não para possuir sem passar por um processo de renascimento. Saori Kido nasceu para ser Atena, Julian Solo para ser Poseidon e Shun nasceu para ser Hades. Seguindo essa linha, raros são os seres que dizem lembrar de encarnações anteriores na vida real e o mesmo ocorre no universo de Saint Seiya. Quando Saori, Julian e Shun vieram ao mundo esqueceram as vidas precedentes e sua memória mitológica. Para que esta retorne é necessário que o avatar descubra sua centelha da Grande Vontade (a natureza divina).
Mas essa hipótese apresenta falhas: Saori é um caso ligeiramente diferente porque ela é Atena FISICAMENTE renascida, enquanto os outros dois são corpos emprestados (Julian já era uma criança quando Poseidon decide reencarnar nele; Shun um bebê ao ter sua alma fusionada à de Hades), o que dá alguma esperança àqueles que querem argumentar em favor da possessão de Saga, sendo que este poderia ser o hospedeiro oficial de algum deus sim (ainda que este não pudesse ser Hades ou Poseidon por estes já terem seus hospedeiros). Algo que joga contra as hipóteses de possessão é o fato que nenhuma das duas personalidades de Saga se impõe completamente sobre a outra e o combate psíquico é continuo, o que não ocorre em possessões de deuses: ao despertar Poseidon passa a controlar completamente Julian Solo, e o mesmo ocorre quando Hades desperta em Shun (a não ser diante da presença de Ikki, enquanto o “domínio” do “ente misterioso” sobre Saga é vacilante o tempo todo). Quanto a Saori, os traços de garota mimada e inexperiente continuam por um bom tempo, mas vão diminuindo à medida que a série avança e ela vai tomando mais consciência de ser Atena, e não ocorre nenhum tipo de conflito dual entre Atena e Saori, somente uma evolução e um amadurecimento da personagem (da descoberta do Arayashiki em diante não se apresentam mais as debilidades típicas de Saori na deusa, podendo-se dizer que o processo de divinização se completou, apesar de não se poder afirmar se ela recuperou sua memória mitológica, pois nem no final de Hades isso fica claro).
De acordo com a hipótese de que um deus só passaria por reencarnações, não possessões, quanto a Shun pode-se afirmar que nasce também como Hades, amputado de sua essência divina, até que Pandora a traga de volta. Shun está predestinado a ser a reencarnação de Hades; de alguma maneira Shun sempre foi Hades, e segue sendo mesmo depois da alma divina de Hades abandonar seu corpo e ainda depois da destruição do corpo mitológico do deus do mundo dos mortos.
Cada vez que falamos de um recipiente, urna ou ânfora no mangá menciona-se também uma “alma” que esteja encerrada. Quando Pandora, menina, encontra-se com Ikki, ela diz: “chegou o momento que ele (Shun) seja um com esta alma”. Mas a alma de Shun não é expulsa, eles se fusionam para evoluir em uma alma única. Esse espírito não tem mais do que uma memória, uma impressão residual de sua alma. O que Pandora carrega em seus braços não é mais do que um banco de dados da memória de Hades, a parte divina de sua alma, sua essência divina, sua Grande Vontade. Assim Shun teria sua alma fusionada à de Hades, mas não seria Hades reencarnado, o que desmente a hipótese dos reencarnacionistas:
1) A alma que Ikki extirpa do corpo de Shun é a de Hades, não a de Shun, ou Shun teria morrido. Unicamente a memória mitológica de Hades, sua Grande Vontade, como a essência maléfica (ou possível possuidor) de Saga. Saga sobreviveu, Shun também, ainda que percam uma parte de si mesmos.
2) O vínculo entre Hades e Shun é perfeitamente resumido pelo pingente ("Yours Ever"). Pandora dá o pingente a Shun para que Hades possa encontrá-lo. Isso prova que Shun e Hades são duas pessoas diferentes. Shun é só um corpo para Hades, um hospedeiro. Hades possui uma inteligência própria, e uma alma própria.
3) Hades tem seu próprio corpo. Na batalha final, Shun e Hades estão cara a cara! Argumento implacável.
O caso de Shun é sutilmente diferente do de Saori pois aqui a alma poderosa de Hades “parasita” seu corpo físico e só toma temporariamente o controle de sua consciência, em oposição à personalidade pacifista de Shun. No caso de Saga se aplicaria uma regra parecida, o paralelismo entre seus dois estados bondoso/maléfico seria revelador disso. A mudança de cor dos cabelos indicaria que a alma divina estaria se manifestando. Um alma divina que tem o poder de modular o físico do avatar para fazê-lo parecido a quem é em realidade. Se Saga fosse apenas louco, alegam os defensores da possessão, como esse estado patológico puramente humano poderia explicar a mudança da cor dos cabelos, que dá a impressão de ser um acontecimento sobrenatural e de incidência divina?
A base desta teoria é que a personalidade da reencarnação de Hades, a saber Shun, é radicalmente oposta à sua personalidade ancestral. O que significa que não podem coabitar corretamente sem ocasionar conflito, exatamente da mesma maneira que as duas personalidades de Saga não podiam.
Ao não ser possível que as duas personalidades coabitem, uma delas deve impor-se: por aí a mudança nos cabelos de Shun, em contraposição a Julian e Saori, cujos cabelos não mudam nunca de cor pois as personalidades que confluem são afins. A leitura das falas dos personagens no mangá deve ser levada em conta ao pé da letra: quando Ikki percebe a mudança de cor do cabelo de Shun diz que esta seria o mesmo tipo de transformação que Saga sofrera quando passara do bem para o mal. Que faz Hades? Pois exibe um grande sorriso e anuncia a Ikki que tomou o controle do corpo de Shun. Quando Ikki faz o comentário Hades o confirma, portanto a mudança de cor do cabelo quer dizer alguma coisa, seria a prova final da posse:
Em inglês:
Ikki : «This is the same phenomenon than formerly when Saga change from goodness to evil... It .. It's impossible»
Hades : «That's right !! Shun's body has become fully mine ! Perfectly till single hair !!»
Ikki nota a mudança de cor e Hades a confirma e sublinha-a, falando dos cabelos. Nestas duas páginas Kurumada teria feito dizer indiretamente, por meio de Ikki, que Saga estaria possuído, pois seus cabelos também mudavam de cor; mas não diz por quem. Saga se rebelava contra o deus X que o possuía da mesma maneira que Shun fazia contra Hades, como quando pediu a Ikki que o matasse para eliminar ao deus do mundo inferior. Shun/Hades não compreende porque a mão de Shun o desobedece, da mesma maneira que Saga não compreendia os atos que cometia.
Ambos os casos são quase equivalentes, a diferença é que Shun falava com Ikki enquanto Hades possuía seu corpo e duas pessoas falavam ao mesmo tempo na cabeça de Saga enquanto este fora “possuído”.
Outra hora é dito que Shun estava destinado a ser o Cavaleiro de Andrômeda, não Hades. Ora, se Shun não estava destinado a ser o corpo de Hades (por diferenças na maneira de pensar entre deus e hospedeiro e pelo fato deste ser um cavaleiro de Atena), então não seria sequer sua reencarnação parcial, Shun não seria o corpo do qual Hades necessita, algo terrivelmente misterioso. Desta maneira, podemos deduzir que Hades confirma que a mudança de cor do cabelo indica posse, mas mais tarde descobrimos que o corpo de Shun não é o correto para o deus do submundo.
Saga estaria também possuído, pois seus cabelos mudavam de cor, diferentemente dos casos de Julian ou Saori, predestinados a ser as reencarnações de Poseidon e Atena.
A teoria seria então:
Não esta predestinado resulta em: luta interna / mudança de cor do cabelo. (Saga/x, Shun/Hades)
Se está predestinado: não há conflito interno / não muda o cabelo. (Saori/Atena, Julian/Poseidon)
Outra teoria mas afirma que Shun continuaria sendo Hades com ou sem mudança de cor de cabelo e que a série afirma claramente que ele é a reencarnação de Hades. Conclusão: a mudança de cor do cabelo só expressaria um desdobramento de personalidade, e é a isso que Ikki teria feito alusão ao assistir ao fenômeno ante Shun/Hades. Só que seria necessária uma grande força cósmica para causar alterações físicas no corpo de um ser que sofre de distúrbios de personalidade (no caso a cor dos cabelo): Saga teria a suficiente força cósmica para isso, do mesmo modo que Shun/Hades (nessa hipótese não se consideram mais Shun e Hades separadamente). Shun/Hades portanto também seria portador de um distúrbio de dupla personalidade, a boa, Shun, e a má, Hades. E Saga não precisaria estar possuído portanto.
O “caso” Poseidon
Quando Kanon liberta o que se chama comumente de espírito de Poseidon, esta essência é uma memória mitológica, uma impressão residual de sua alma, que precisa possuir um corpo para se beneficiar de todos os seus poderes. Nessa cena parece até que Poseidon não queria reencarnar nesse período... Sem a intervenção de Kanon não teria sido desencadeada uma guerra santa, que foi mais de Kanon do que de Poseidon, o que explica o fato do Reino Marinho parecer tão enfraquecido e desprotegido em relação ao Santuário e aos 108 espectros e seu submundo, contando com apenas 7 generais e uma sereia (enquanto Hades contava até com dois semideuses, Hypnos e Thanatos; onde estão Tritão e Nereu em Poseidon?). A memória de Poseidon seguramente não tinha a mínima vontade de voltar.
Depois de se enfiar no corpo de Julian e depois de vários anos, o jovem contínua evoluindo e se descobre pouco a pouco: rememora certos acontecimentos de sua memória ancestral, como o sentimento de reconhecer Saori (aliás: Poseidon reconhece Atena. Poseidon seguia adormecido no interior do seu corpo e Julian se comportava segundo sua própria consciência (declarando por exemplo uma vez mais seu amor por Saori). Já um Julian que apesar de não ter recuperado sua essência divina sabia quem representava e do que era capaz era aquele que comandava o Reino Marinho até antes de receber a decisiva flecha de Seiya.
Quando a flecha de ouro de Sagitário “desperta” a alma de Poseidon, Julian aciona então, em forma de choque emocional, toda a sua memória, recupera sua essência divina, sua Big Will, que lhe permite atingir o nono sentido e saber quem é em realidade. Poseidon passa a controlar plenamente o corpo de Julian, que toma consciência de quem é: “Eu sou um deus! Eu sou Poseidon”. Isso explica o porquê dos cabelos de Julian não mudarem de cor: a personalidade divina conquistadora e orgulhosa do verdadeiro Poseidon não se opõe à de Julian, ambicioso e poderoso (herda um grande império marítimo e não aceita o não de Saori a sua proposta de casamento), ambas personalidades coabitam até que Atena encerrasse de novo a essência divina de Poseidon no ânfora sagrada.
Saga vestiu escamas de um general marinho quando tentou matar o Patriarca no Sidestory “Excalibur Secret Chapter”. Como as conseguiu?. Sabemos que a missão de Saga de Gêmeos era vigiar o sonho de Poseidon e a entrada a seu reino próximo do Cabo Sunion, e que as escamas marinhas dos generais estavam junto com a do próprio deus num lugar muito concreto do gigantesco Templo Submarino. Algo aconteceu lá embaixo; Saga no entanto não cumpriu sua missão e continuou conspirando para suplantar Shion e matar Atena.
Agora se abrem duas opções:
2.3.1) Foi Poseidon e não Hades quem possuiu a Saga para debilitar ao Santuário desde dentro, gerando algo parecido a uma guerra civil, como realmente aconteceu. Se Atena morresse, pois melhor, mas de todas as formas muitos cavaleiros morreriam nas lutas internas. De alguma forma também teria influído indiretamente em Saga para que este fizesse com que Kanon viesse a saber da existência das armaduras marinhas e a respeito do despertar de Poseidon. Obviamente nem um nem outro sabiam que estavam sendo manipulados. Não teria sido coincidência o fato de Saga ter prendido o irmão no Cabo Sunion, tão perto do tridente de Poseidon e da entrada do Santuário Submarino, onde estavam as escamas dos generais.
2.3.2) Poseidon se mostrou bastante predisposto a manipulações, assim que nesta versão não é ele quem influi nos outros e sim ele que é enganado pelos dois gêmeos. Saga teria encontrado o Templo Submarino de Poseidon e de alguma forma e a curto prazo viu neste uma oportunidade de matar Shion usando um disfarce perfeito: as escamas de um inimigo declarado como o imperador do mar. Ao ver as possibilidades de poder imediato que se abriam pra ele, teria aceitado libertar Poseidon posteriormente, fazendo uso de Kanon, e Poseidon teria direitos temporários sobre sua alma.
Ares
O Anime deixa entender o nome de Ares, o Deus da Guerra, irmão de Atena, ou se trata de uma confusão? Alguns fãs dizem que a posse de Ares é errônea e que se trata de uma confusão com o nome de Arles, esse polêmico personagem que não se sabe se é ou não oficial, em teoria o irmão menor do lemuriano Shion. Saga assassina Arles no Sidestory “Excalibur Secret Chapter” e Shion no Manga, e se identifica como Arles no Anime para substituir o Patriarca anterior (lembrem-se das reflexões de Saori na viagem de avião a caminho do Santuário). Quando Saga discute com Ares o faz consigo mesmo porque é uma luta interna, da consciência que tenta dominar, mas só há um cérebro para as duas. O triste e heróico de Saga é que sua luta não teria fim desde o começo, e pensar que sua alma não se deixou dominar inteiramente, resistindo até o último momento.
Para defender a teoria Saga-Ares temos vários argumentos, e o principal se refere à mudança de cor de cabelo e olhos (vermelhos estes, sugerindo guerra, sangue): de fato nenhum ser humano sofre isso espontaneamente, mas não nos esqueçamos que SS se passa em um mundo paralelo e que a hipótese da própria força cósmica de Saga alterar a cor dos olhos e dos cabelos não é descabida em se tratando de um mundo paralelo. Saga também confessou para Seiya no salão do Patriarca que precisava do escudo de Atena e do báculo com a figura da deusa Nike para combater os outros três grandes deuses: Zeus, Hades e Poseidon (e já que os combateria exclui a estes das hipóteses de possessão)...Ares necessitaria disso? Quanto à aura que sai do mangá, não há provas para dizer se era Ares.
“Teoria da conspiração”
Esta teoria de possessão mistura quase todas as hipóteses anteriores. Poseidon terá se empossado de Saga...Mas na realidade foi Hades que fez com que Kanon encontrasse Poseidon antes do tempo, para que assim começasse uma guerra contra Atena (após a guerra civil no Santuário, desencadeada por Poseidon) e então o caminho estaria aberto para dominar uma Terra onde bem ou mal não haveria um adversário à altura. Isso explicaria o ódio visceral de Kanon por Hades e seus espectros, pois Kanon teria orquestrado tudo sem saber que na realidade Hades é que estaria por trás.
O “caso” Cronos e outros deuses
No Episódio G vemos como Cronos convence o Patriarca-Saga para que mate o bebê Atena com uma adaga. Mas num capítulo posterior intitulado “A Saga de Saga”, que se supõe de uma época anterior à sua tomada de posse do Santuário, o próprio Saga jovem vestindo sua armadura de Gêmeos tem um curioso diálogo com os espíritos dos titãs e os envia a outra dimensão, sem revelar a quem serve verdadeiramente. Ninguém diz textualmente que seja Cronos o que se apodere de Saga...Por enquanto o titã Pontos parece muito próximo de Saga e isso pode nos induzir a pensar que é Cronos, aliado de Pontos, o que se apodera de Saga. Mas isso só o Episódio G poderá esclarecer... As teorias de possessão divina não descartam também que tivesse sido um deus menor (Thanatos ou Hypnos?) ou outro dos deuses maiores (já conhecemos Ártemis e Apolo) quem teria acordado o lado mau de Saga, fazendo-o mais forte do que o lado bom (muitos fãs levantam essa questão: especialmente no anime o Saga “malvado” parece muito mais forte; mas isso ainda não quer dizer Poseidon, já que está clinicamente provado que o estado mental pode influir na força física de uma pessoa)...
Particularmente não me inclino em concreto por nenhuma hipótese e deixo a questão no ar, porque cada vez que descubro algo ou alguém me fornece dados ou idéias especulativas me aproximo mais de uma ou outra teoria, mas até a presente data não encontrei a prova definitiva que faça a balança pender a favor de alguma delas...A única esperança que nos resta é que o Episódio G (atualmente sendo publicado) ou quiçá as próximas Ovas de Hades, Saga do Céu ou o que seja, tragam-nos alguma reposta.
Esclarecimentos psicológicos
Muitos dizem que Saga seria um exemplo de esquizofrênico. O primeiro a utilizar o termo esquizofrenia foi o psiquiatra suiço Eugen Bleuler, em 1911, aplicado a pacientes desligados de seus processos de pensamento e respostas emotivas. Equivocadamente atribui-se a esquizofrenia à cisão de personalidade ou à dissociação em personalidades, o que não é correto.
Ser portador de esquizofrenia não significa ter dupla ou múltipla personalidade. O termo se enquadra para descrever um quadro de sintomas típicos, incluindo enganos, alucinações, desordem de pensamentos e ausência de determinadas respostas emotivas, aliadas a fatores genéticos e tensões ambientais.
A confusão ocorreu devido ao fato da palavra esquizofrenia significar "mente dividida" em grego. A divisão ou fragmentação citada refere-se ao desarranjo dos processos de sensação e de raciocínio do indivíduo, e não a uma divisão da pessoa em duas ou mais personalidades separadas. O uso popular da palavra "esquizofrênico" para descrever uma mistura de qualidades contraditórias é completamente diferente do uso psiquiátrico correto do termo. No caso de Saga, o que ocorre portanto é dupla personalidade, não esquizofrenia.
Quantos personagens na ficção são “portadores” desse distúrbio? Os mais famosos são o Dr.Jekyll, personagem de Robert Louis Stevenson, e o Duas Caras, grande inimigo de Batman. Ou o que ocorre com Jim Carrey no filme Eu, eu mesmo e Irene, no qual esse problema tão trágico é abordado sob um ângulo cômico (precisamos rir de vez em quando afinal). Mas o que esse distúrbio é concretamente?
O nome clínico é Transtorno de Personalidade Múltipla ou Transtorno Dissociativo de Identidade. Esse quadro se caracteriza pela existência de duas ou mais personalidades distintas e separadas numa mesma pessoa, e cada uma delas determinando comportamentos, atitudes e sentimentos próprios, verificando-se freqüentemente amnésia em relação à outra quando um paciente manifesta uma determinada personalidade (há poucos casos nos quais as personalidades convivem num mesmo momento ou "discutem" entre si). As personalidades assumidas podem representar identidades criadas subjetivamente e que atendem anseios subterrâneos do indivíduo, bem como entidades sobrenaturais e possessivas (é assim que muitos psiquiatras explicam a mediunidade). Cada estado de personalidade pode ser vivenciado como se possuísse uma história pessoal distinta e própria, auto-imagem e identidade próprias, inclusive com nomes diferentes. Existe geralmente uma identidade primária, portadora do nome correto do indivíduo; freqüentemente essa identidade costuma ser passiva, dependente, culpada e depressiva (e eventualmente tachada de “covarde” por outra ou outras personalidades). Pois as identidades alternativas têm nomes e características que contrastam com a identidade primária, como por exemplo virulência, hiper-atividade e/ou uma auto-afirmação exacerbada. Outras identidades particulares podem emergir quando a pessoa se vê em circunstâncias específicas e altamente exigentes em termos emocionais.
As transições entre identidades freqüentemente são ativadas pela tensão emocional e estresse, e o tempo necessário para a mudança de uma para outra identidade é uma questão de segundos. O número de identidades relatadas varia de 2 a mais de 100. Metade dos casos relatados inclui indivíduos com 10 ou menos identidades. As causas geralmente são abusos sexuais ou algum outro tipo de forte choque emocional durante a infância.
O personagem Saga
O Saga que todos conheciam no Santuário parecia um ser absolutamente normal, ou melhor, mais ainda: um virtuoso indiscutível. Era reconhecido pela gente como um ser de comportamento quase divino, sendo famosas suas obras em favor dos demais e seu espírito de sacrifício. Sua calma personalidade, seu são juízo, seu grande poder... Tudo caminhava para que fosse visto como um potencial e quase seguro sucessor de Shion no patriarcado. Portanto, sendo sua reputação e suas qualidades objetivamente extraordinárias, não pode parecer estranho que ele tivesse formado sobre si mesmo um conceito mais do que favorável.
Ao que parece, Saga absorveu de tal maneira todo este mundo que o havia entronizado que não via em sua nomeação como patriarca mais do que um passo formal. Na cabeça do cavaleiro de Gêmeos estaria consolidada a idéia de suceder Shion no cargo mais alto ao qual um mortal poderia aspirar. É de se imaginar, então, o transtorno que lhe causou saber que um cavaleiro singelo e ao qual ninguém visualizava no trono de Atena, Aioros de Sagitário, tivesse sido escolhido. Desse momento em diante foi que Saga de Gêmeos começou a despencar, cedendo espaço para sua personalidade ruim ou para que alguma entidade maligna o possuísse (tanto faz nesse caso escolher possessão ou desdobramento de personalidade).
Como fora possível que ele, que era querido por todos, respeitado, admirado, e, por assim dizê-lo, considerado perfeito para ocupar o cargo de Sumo Sacerdote, agora tivesse que assistir o coroamento de alguém a quem, seguramente em sua percepção, considerava inferior?
Sua ambições, seu projeto, sua ilusão, seu sonho...Tudo ruiu. Podemos aqui traçar um paralelo entre dois personagens do mundo mangá/anime: Saga e Griffith, de Berserk. Griffith também era visto como um super-homem, idolatrado pela sua tropa e com o firme sonho de conquistar seu reino. Mas assim como a escolha de Aioros derrubou Saga o mesmo ocorreu com Griffith quando Gatts, seu mais precioso aliado (que ele considerava como “seu” e certamente o considerava como seu único amigo apesar de não querer admitir isso), terminou por abandoná-lo para seguir seu próprio rumo. A saída de Gatts do time de Griffith fez com que o jovem conquistador ficasse desorientado, pois Gatts era um terreno concreto para que um homem que vivia de sonhos pudesse pisar. Griffith foi ao fundo do poço e à prisão, assim como Saga foi à sua prisão “interior”. E quando os dois ruíram eis que surgiu o elemento “tentador”, Kanon na história de Saga e o trio da Mão de Deus para Griffith. A morte de Shion para Saga ou a transformação de Griffith em um demônio não foram mais do que conseqüências naturais da “queda do paraíso” que os dois personagens sofreram. Personalidades sonhadoras são interiormente muito mais fortes quando seu sonho está de pé, mas quando seu sonho desmorona são as que sucumbem de maneira mais fácil e elementar. Este é o significado de quase todas as histórias de “Tentação” e pacto com o demônio, sendo o pactuante um indivíduo com muita vontade, sonhos, mas que se sente incapacitado de realizar todo seu potencial. Esse tipo de indivíduo não é um vilão tradicional, maligno, mas alguém que se sente impotente frente ao destino e tenta dobrá-lo, mesmo que às custas de sua integridade psicológica. Alguns destes indivíduos, atropelados pela realidade mundana, podem transcendentalmente ser perdoados por tanto buscar algo além de si mesmos; tanto Goethe, para o qual “o temporário é apenas metáfora”, faz Deus perdoar Fausto (“àquele que tanto buscou não pode ser condenado”) quanto em Saint Seiya Saga é perdoado no final por Atena. Afinal, seus objetivos não eram abjetos: Saga não queria “conquistar o mundo”, não tinha simplesmente sede de poder; simplesmente se julgava mais apto do que uma garotinha (a jovem Atena) para resistir aos avanços dos deuses inimigos da humanidade e proteger a Terra (e algum motivo para isso ele deve ter, tanto que os titãs do EG provavelmente serão presos no Tártaro novamente durante a "gestão" Saga, e nenhum cavaleiro de ouro morreu nesse período, enquanto na "gestão" Saori morreram simplesmente todos)...
Depois da usurpação, a vida de Saga se debateria, sem mais, entre ser o Patriarca admirado que sempre tinha sonhado ser e o impulso desse outro “eu” maquiavélico, que não se importava com os meios para cumprir determinados fins.
Segundo uma das teorias do desdobramento de personalidade de Saga, a razões da mudança do aspecto de Saga e o do espírito maligno não são mais do que metáforas ou hipérboles que o autor coloca sobre o personagem para destacar a sua dramática situação (sem ir demasiado longe, sabe-se que na vida real as pessoas afetadas por dupla personalidade mudam ligeiramente sua fisionomia), além disso, não se pode conceber alguém que sinta culpa (como Saga de fato sente) e não se trate mais do que um instrumento de um “usurpador”. De qualquer modo, alguém que defenda teorias de possessão pode ainda argumentar que Saga sentia culpa por ter aberto uma “brecha” para que um inimigo de Atena se empossasse dele... São inúmeras as interpretações e variam de acordo com cada teoria, o que faz de Saga de Gêmeos um dos personagens mais complexos (se não o mais) de toda a série.
O que é certo é que Saga não é um típico "vilão" shounen pobre, que só pensa em conquistar o mundo e é malvado porque sim e pronto. Sem contar que o Saga regenerado de Hades é um grande líder, seguro de si, talvez menos “espetaculoso” mas não menos espetacular em temos de poder (mais sóbrio, mais contido, mas alguém que resiste mesmo ferido e debilitado aos avanços de cavaleiros como Milo e Aioria não pode ser menosprezado). Continua sendo um Saga que perdeu todos os seus sonhos, mas que busca se redimir dos seus atos precipitados se sacrificando integralmente (seu corpo, seu espírito e sua reputação são imolados) em nome de sua deusa e da humanidade. Como alguém que já perdeu tudo e não tem nada mais a perder, Saga mergulha o mais fundo possível na sua missão como guerreiro da deusa Atena, tal qual um cavaleiro medieval que perdeu a honra, mas ainda tem sua dama ou seu reino a servir para poder recuperá-la...
Além de tudo isso, Saga é o pivô da história de Saint Seiya: sem ele, Aioros não teria morrido, as batalhas das doze casas não teriam ocorrido, os cavaleiros de bronze talvez não tivessem sequer nascido e portanto não teríamos Saint Seiya... Seu nome provavelmente alude à saga de Saint Seiya como um todo. Para os que não gostam desse personagem, que eliminem esse preconceito, pois Saga é tão necessário e vital para a série quanto os cinco protagonistas...Ainda que sejam dois lados diferentes, são dois lados complementares:
“Só temos consciência do belo
Quando conhecemos o feio.
Só temos consciência do bom,
Quando conhecemos o mau.
Portanto, o Ser e o Existir se engendram mutuamente.
O fácil e o difícil se completam.
O grande e o pequeno são complementares.
O alto e o baixo formam um todo.
O som e o silêncio formam a harmonia”
O que essa passagem do Tao Te Ching, do sábio chinês Lao Tzu, quer dizer é que os opostos não necessariamente se atraem, mas se complementam. E sem um o outro não existiria nem faria sentido, sem Saga (esse personagem não casualmente tão dual) não haveria Seiya... ''
Fonte: CDZPic
Editado por Bruno Ogawara
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Texto muitíssimo bem fundamentado para a época em que foi escrito, trazendo minúcias sobre todos os pontos no universo que de alguma forma pudessem explicar o fenômeno que acometeu o personagem Saga e tentando traçar um paralelo entre todos eles.

 

Mesmo tendo sido escrito há aproximadamente quinze anos, o autor conseguiu acertar algumas especulações, como a de que Saga talvez estivesse possuído por um deus menor (Ker) e que o objetivo da possessão era enfraquecer o exército de Atena.

 

O texto praticamente excluiu uma eventual possessão de Hades sobre Saga devido ao fato de que este declarou guerra contra os deuses maiores, incluindo o próprio Hades. Faltou destacar essa observação quando cogitou que Hypnos ou Thanatos estivessem por trás de tudo, mas não tem problema. Porém, uma deusa subordinada a Hades foi responsável pela possessão através de um espírito, o que contradiz o mangá clássico pelas razões supracitadas (um espírito se voltando contra os próprios deuses aos quais obedece).

 

De todo modo, já deixei claro no tópico de Notícias que meu descontentamento não foi o bater de martelo de Kurumada sobre se tratar de uma possessão. Minha cisma é que a importância de Saga em Saint Seiya foi drasticamente reduzida, contrapondo o que o próprio autor argumentou em favor do personagem no último tópico deste texto. Ele diz que Saga não é o típico vilão shounen pobre, mas agora o cavaleiro de Gêmeos sequer pode ser considerado vilão, mas sim uma vítima.

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Coitado do cara que compilou todas as loucuras da fanbase de SS.

 

As 3 coisas que chamaram minha atenção:

1-Todo o pensamento no "caso Poseidon" é tão cheio de furos e estúpido que nem vale a pena comentar.

 

2-Tantas teorias e nenhuma foi a correta,possessão por um espírito maligno genérico.

 

3-" Saga não é um típico "vilão" shounen pobre, que só pensa em conquistar o mundo e é malvado porque sim e pronto",Saga é só um personagem shounen pobre,que foi possuído por um espírito maligno porque sim e pronto.

Editado por Manu of Deche
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Minha cisma é que a importância de Saga em Saint Seiya foi drasticamente reduzida, contrapondo o que o próprio autor argumentou em favor do personagem no último tópico deste texto. Ele diz que Saga não é o típico vilão shounen pobre, mas agora o cavaleiro de Gêmeos sequer pode ser considerado vilão, mas sim uma vítima.

 

Bem, pra mim, ele sempre foi uma vítima. Por isso que sempre gostei do personagem (mesmo ele sendo da LUS). O drama dele por estar sempre sofrendo.

 

3-" Saga não é um típico "vilão" shounen pobre, que só pensa em conquistar o mundo e é malvado porque sim e pronto",Saga é só um personagem shounen pobre,que foi possuído por um espírito maligno porque sim e pronto.

 

Ele ter sido possuído não faz dele um personagem pobre / ruim.

Editado por Bruno Ogawara
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Coitado do cara que compilou todas as loucuras da fanbase de SS.

 

As 3 coisas que chamaram minha atenção:

1-Todo o pensamento no "caso Poseidon" é tão cheio de furos e estúpido que nem vale a pena comentar.

 

2-Tantas teorias e nenhuma foi a correta,possessão por um espírito maligno genérico.

 

3-" Saga não é um típico "vilão" shounen pobre, que só pensa em conquistar o mundo e é malvado porque sim e pronto",Saga é só um personagem shounen pobre,que foi possuído por um espírito maligno porque sim e pronto.

Os mangás da década de 80 e 90 num geral tinham um roteiro mais direto e simplista. Os vilões eram apenas personagens maniqueístas ou apenas tinham uma linha de raciocínio simples baseado em vantagens ou vingança. A tal "zona cinzenta" veio mesmo nos anos 90, com roteiros mais elaborados (o que não quer dizer necessariamente que é bom) desenvolvimento de secundários sem necessariamente estar atrelado ao desenvolvimento da série e por aí vai.

 

Saga foi concebido como vilão em outras épocas, outras culturas. Não cabe comparar com os vilões de agora

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Eu sempre achei as maldades do Kanon meio furadas.

 

Primeiro que ele não tem lá tanta influência nas atitudes de Saga. Ele ja faria tudo aquilo mesmo sem as provocações de seu irmão, a maldade já estava lá (e Kurumada reforçou isso nesses gaidens).

 

E no arco de Poseidon, como exatamente ele planejava manipular Julian? Ainda que Poseidon nunca acordasse (o que não tem a menor garantia), o menino rico era cheio de vontades e tinha o poder do deus nas mãos. Kanon ia dominar o mundo como assim?

Editado por Vilão
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Eu sempre achei as maldades do Kanon meio furadas.

 

Primeiro que ele não tem lá tanta influência nas atitudes de Saga. Ele ja faria tudo aquilo mesmo sem as provocações de seu irmão, a maldade já estava lá (e Kurumada reforçou isso nesses gaidens).

 

E no arco de Poseidon, como exatamente ele planejava manipular Julian? Ainda que Poseidon nunca acordasse (o que não tem a menor garantia), o menino rico era cheio de vontades e tinha o poder do deus nas mãos. Kanon ia dominar o mundo como assim?

Parabens. Você achou um furo no roteiro. Kanon queria se aproveitar da guerra santa. Mas não tinha meios nem sequer um plano eficiente para tal. Ele poderia roubar o tridente de Poseidon e matar Julian, enquanto o mesmo ainda não taa desperto. Mas duvido muito que ele conseguiria fazer isso.

 

Nisso o Alberich do filler de Asgard caiu no mesmo conto. Ele não venceria nenhum GD numa treta direta, mas ainda assim coletava as safiras hahaha.

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Eu sempre achei as maldades do Kanon meio furadas.

Primeiro que ele não tem lá tanta influência nas atitudes de Saga. Ele ja faria tudo aquilo mesmo sem as provocações de seu irmão, a maldade já estava lá (e Kurumada reforçou isso nesses gaidens).

E no arco de Poseidon, como exatamente ele planejava manipular Julian? Ainda que Poseidon nunca acordasse (o que não tem a menor garantia), o menino rico era cheio de vontades e tinha o poder do deus nas mãos. Kanon ia dominar o mundo como assim?

Pois é, enquanto saga queria conquistar o exército de Atena para se opor aos deuses, o do kanon era muito mais difícil já que o mesmo teria que usurpar o trono do Poseidon sem ajuda de ninguém.

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Mas o próprio Kanon fala que o plano dele era jogar Poseidon contra Atena para que os dois se matassem e ele assumisse o controle da Terra. Onde que ele não tinha plano?

Os dois jamais morreriam em combate, principalmente pelo desenrolar do roteiro dos protagonistas. De toda forma Kanon teria que enfrentar ou Athena ou Julian usando o poder de Poseidon. E qualquer um destes dois daria um one hit Kill no Kanon.

 

Aliás, o plano dele era tão furado que o próprio mangá se tratou de melar ele. Quando Seya acertou a flecha em Julian, o Poseidon despertou e nisso Kanon viu que jamais conseguiria derrotar Poseidon. Descontando sua ira do plano frustrado no Ikki.

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Os dois jamais morreriam em combate, principalmente pelo desenrolar do roteiro dos protagonistas. De toda forma Kanon teria que enfrentar ou Athena ou Julian usando o poder de Poseidon. E qualquer um destes dois daria um one hit Kill no Kanon.

 

Aliás, o plano dele era tão furado que o próprio mangá se tratou de melar ele. Quando Seya acertou a flecha em Julian, o Poseidon despertou e nisso Kanon viu que jamais conseguiria derrotar Poseidon. Descontando sua ira do plano frustrado no Ikki.

 

Mas isso não seria um furo de roteiro, seria burrice do personagem apenas. E aliás, ele começou com isso 13 anos atrás, como é que ele saberia o "desenrolar dos protagonistas"? Plano idiota? Sim, mas era um doido megalomaníaco planejando também.

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Mas isso não seria um furo de roteiro, seria burrice do personagem apenas. E aliás, ele começou com isso 13 anos atrás, como é que ele saberia o "desenrolar dos protagonistas"? Plano idiota? Sim, mas era um doido megalomaníaco planejando também.

Ele no mínimo tinha uma ideia do poder dos dourados. E como ele acompanhou a evolução dos generais marinas. Saberiam que os caras eram veem inferiores. Ele próprio e Sorento ate desenrolariam,mas o resto tomaria uma bela surra. Vide os bronzeboys

 

Dohko literalmente mandou os reservas e os caras fizeram a festa. Supostamente Kanon lidaria com os titulares. Mas de fato nao é necessariamente um furo, é um plano falho do personagem.

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Na verdade, Kurumada queria que os feitos de Kanon fossem tão grandes quanto os de Saga. Pra isso ele força essa barra de que a culpa da maldade do dourado era dele, ou que ele poderia manipular Poseidon. No fim, parecia mais um delírio do geminiano do que um fato real.

Editado por Vilão
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Santuário: Kanon deu uma ''atiçadinha'' no espírito maligno de Saga.

Asgard: Só aconteceu por causa de Poseidon (que, no fundo, aconteceu por causa de Kanon).

 

Poseidon: O deus foi desperto (e milhares de pessoas morreram) graças ao Kanon.

Editado por Bruno Ogawara
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Pra isso ele força essa barra de que a culpa da maldade do dourado era dele, ou que ele poderia manipular Poseidon. No fim, parecia mais um delírio do geminiano do que um fato real.

 

O mangá deixa bastante claro que ele manipulou Poseidon, que nem queria entrar em guerra contra Atena.

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Que Kanon foi o responsável pela guerra com Poseidon, eu concordo. O que questiono é depois disso.

 

Ele jamais conseguiria dar conta do deus desperto. Mesmo Julian tinha personalidade bem forte pra ser manipulado por Kanon como era o desejo de geminiano. Imaginem por exemplo se Saori tivesse aceitado aquele pedido de Julian para governarem a Terra juntos. Kanon faria o que?

 

Por isso que sempre achei que o objetivo final do dourado (dominar a Terra em nome de Poseidon) era mais um delírio dele que um fato.

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Mas é fato que ele jamais daria conta do Poseidon totalmente despertado. O mangá também deixa claro isso, Kanon fica com receio quando os cavaleiros de bronze começam a confrontar Julian Solo.

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Ou seja, Kanon era um inconsequente, ofuscado pelo poder, que de uma hora para outra ficou bonzinho (porque suas iniciativas foram frustradas) e foi se redimir com a Saori.

 

Agora teremos um Origins ou sei lá o que, explicando melhor essa mudança.

Editado por Anna
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Essa mudança do Kanon eu também achei bem forçada no mangá. Ele se atirar pra salvar Saori do tridente de Poseidon logo após saber a verdade é muito abrupto pro caráter que ele tinha. Ainda bem que o anime corrigiu isso.

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Ou seja, Kanon era um inconsequente, ofuscado pelo poder, que de uma hora para outra ficou bonzinho (porque suas iniciativas foram frustradas) e foi se redimir com a Saori.

 

Agora teremos um Origins ou sei lá o que, explicando melhor essa mudança.

 

Não só porque os planos dele foram frustrados, mas também porque ele soube que Atena salvou a vida dele (diversas vezes).

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