Ir para conteúdo

Onde você investe seu dinheiro?


Posts Recomendados

Com a recente notícia de que a taxa básica de juros (Selic) caiu para 6%, abaixo da então mínima histórica que era de 6,5%, decidi abrir esse tópico para debatermos a respeito de onde é a plataforma mais segura, rentável, eficiente e com mais retorno para investimentos, podendo se expandir a longo prazo para debates mais aprofundados sobre economia, bitcoins bolsa de valores, etc. Para quem investe, quais serão seus próximos passos com essa tendência de mais quedas na Selic? Para quem ainda não investe, mas pensa em investir, em quais locais pensa em fazê-lo?

 

ATENÇÃO: ESTE TÓPICO É PARA INVESTIMENTOS LEGALIZADOS E NÃO PIRÂMIDES FINANCEIRAS.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso ainda a poupança, mesmo a rentabilidade não sendo das melhores, ainda assim é o único que conheço e que confiaria de deixar lá. A princípio com essa notícia envolvendo os saques de até R$500,00 do FGTS em contas ativas/inativas, pretendo dar uma encorpada na caderneta. Não pretendo mudar pro saque-aniversário pois prefiro ter o respaldo de tirar em caso de ser demitido pra não ficar desguarnecido financeiramente.

 

Não sei até que ponto investimentos em bitcoins valem a pena, sou leigo nesse aspecto. Até comecei a estudar o tema e até onde li é algo muito volátil, o que não me agrada a princípio. Tesouro Direto ainda preciso caçar informações para ver se é melhor que poupança ou não.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguinte, sou leigo, mas me falem, vale a pena?

 

Já fui em alguns simuladores do Tesouro Direto, e o que vejo é que leva bastante tempo pra ganhar algo em cima, o problema é ficar sem aquele dinheiro todo esse tempo.

Quando vê surge um imprevisto financeiro, sei lá, mas você já fez o depósito ( investimento ) em algum lugar e não pode sacá-lo. Sei lá, se pelo menos tivesse como dobrar em 2 anos o valor investido, eu acharia interessante, mas de momento parece um mal negócio, o único jeito é tentar investir em ações, mas ai tu tem que ser uma Bettina da vida...

 

 

Onde você investe seu dinheiro?

 

Pirâmide financeira...

Onde você investe seu dinheiro?

 

Pirâmide financeira...

Editado por Orphée
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que vale a pena, não sei, depende do perfil de cada um. O que não vale a pena é investir em bolhas, tipo, bitcoin (que nem devia ser um "investimento").

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda estou pensando no que vou fazer com a grana do FGTS. Talvez a princípio eu deixe em alguma aplicação fora a poupança (pra diversificar). Tenho pensado no LCI mas tenho que ver se a rentabilidade compensa em relação a poupança. Outra opção é botar no Plano de Previdência pra engordar a aposentadoria.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo vou te dar uma dica: RETIRE SEU DINHEIRO DA POUPANÇA HOJE!!! você ta perdendo dinheiro ali, ela só é rentável com o seguinte calculo IPCA ( inflação do ano anterior ) somado a taxa Selic (juros do Banco Central) se a soma for maior que 10% a poupança e rentável.

 

Tente o tesouro direto a 3 tipos de rendimentos lá, mas e como ja foi falado tem tempo de carência que varia de plano para plano.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pro pessoal que tem receio de deixar o dinheiro guardado e necessitar dele mais a frente, sugiro que façam (antes de começar a poupar) uma reserva financeira.

 

Tentem acumular uma renda equivalente a uns seis meses do seu gasto mensal ao menos, e o deixe em algum investimento onde ele possa ser sacado livremente. A partir daí, já com essa segurança, vocês podem investir em outras aplicações mais rentáveis.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pro pessoal que tem receio de deixar o dinheiro guardado e necessitar dele mais a frente, sugiro que façam (antes de começar a poupar) uma reserva financeira.

 

Tentem acumular uma renda equivalente a uns seis meses do seu gasto mensal ao menos, e o deixe em algum investimento onde ele possa ser sacado livremente. A partir daí, já com essa segurança, vocês podem investir em outras aplicações mais rentáveis.

 

Tô tentando fazer isso, mas juntar 6 meses de salário tá difícil. Deixo na poupança integrada do banco, não ganho quase nada, mas a questão não é ganhar e sim não desvalorizar muito o dinheiro com o tempo e a retirada em caso de emergência é bem simples e rápida.

 

Tentei investir em ações por um tempo, mas era muito complexo e o retorno não foi tão bom, muito porque eu não queria me arriscar muito. No caso de ações só investi uma quantia que não me faria tanta falta. Usava a plataforma da xp investimento, mas era tanta burocracia que resolvi parar por um tempo.

 

Agora tô experimentando o Warren, que é diferente da xp por ser indireto. Você transfere o dinheiro pra lá e o time deles escolhe o tipo de investimento de acordo com o seu perfil de investidor. Já tô gostando mais por ser bem menos burocrático e por ter alguém especializado fazendo os investimentos.

 

Ps: tá parecendo mas não é #ad

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou querendo sair do trabalho e com isso tentando juntar um dinheiro que me deixa "em segurança" por pelo menos 6 meses, mas tá foda, principalmente na questão que, no atual momento do Brasil, se em 6 meses conseguirei um trabalho...

 

Geralmente guardo dinheiro na poupança, me considero um completo leigo na questão de finanças e investimento, e até pouco tempo nunca me importei muito com isso (solteiro, mora com os pais, etc.) até que isso mudou quando comecei a sentir vontade de viajar sozinho e me peguei torrando meu dinheiro do mês inteiro com cartão de crédito e saídas de finais de semana, desde então me tornei mais consciente e fiz uma "dívida imaginaria", que todo mês cai o pagamento e eu vou lá e tiro uma quantidade X e já deposito na minha conta poupança, fazendo isso em 3 anos até consegui fazer umas viagens legais, mas tem o problema de que eu tenho a reserva até o momento que eu uso pra viajar, ou seja, acaba não me dando tanta segurança assim.

 

Como eu disse, eu sou leigo em investimento, mas estava pensando se não vale à pena sacar os R$ 500 reais do FGTS e ao invés de jogar na conta poupança usá-lo pra começar em algum investimento, então o Tesouro Direto seria a melhor opção nesse caso?

Editado por Té...
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Leandro e Té, eu pra alcançar essa reserva de emergência costumo usar as rendas extras (férias e décimo terceiro). Além disso costumo separar um valor fixo todo mês pra ajudar. Não pode ser nada que pese muito pois aí quando a situação aperta...

 

Quanto a investimento, eu também estou por fora.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 meses depois...

Eu uso ainda a poupança, mesmo a rentabilidade não sendo das melhores, ainda assim é o único que conheço e que confiaria de deixar lá. A princípio com essa notícia envolvendo os saques de até R$500,00 do FGTS em contas ativas/inativas, pretendo dar uma encorpada na caderneta. Não pretendo mudar pro saque-aniversário pois prefiro ter o respaldo de tirar em caso de ser demitido pra não ficar desguarnecido financeiramente.

 

Não sei até que ponto investimentos em bitcoins valem a pena, sou leigo nesse aspecto. Até comecei a estudar o tema e até onde li é algo muito volátil, o que não me agrada a princípio. Tesouro Direto ainda preciso caçar informações para ver se é melhor que poupança ou não.

 

Poupança não é investimento. É apenas um local para guardar um montante para objetivos de curto prazo e/ou colchão financeiro para emergências.

 

BTC não é um investimento propriamente dito. Você pode usá-lo como reserva de valor e vê no que vai dar daqui alguns anos. E o mais importante: Tem que ser aportes que você não usará em objetivos de curto e médio prazo.

 

Sobre Renda Fixa; por mais que os juros estejam baixos, moramos no Brasil, em 4 anos, tudo pode mudar. É sempre bom manter uns 60%, ou 40% (se for um investidor arrojado). Motivo: Numa eventual queda da Renda Variável, você não precisará vender os papeis devido ao montante na Renda Fixa.

 

Ainda sobre Renda Fixa; no TD há vários papéis a serem investidos. Não há apenas atrelados a Taxa Selic. Eu por exemplo, tenho 80% do meu montante de renda fixa comprados em papel de juros pré-fixados e IPCA.

Editado por Domínio
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...