Ir para conteúdo

[O tópico mais improvável da história do fórum] Cozinha Artesanal Pós-Pandêmica (já fez chocolate em 15 minutos? A gente ensina)


Posts Recomendados

Essa é a história de como eu me apaixonei por um pozinho branco. Mas não um pó branco qualquer: é um pó que cada grama custa um absurdo, é feito da folha de uma planta, e se você acha por aí, é sempre misturado com alguma coisa para abater os custos de produção.

 

O resultado prático disso foi bastante chocolate, gianduia (você conhece, só não sabe) e sorvete caseiro.

 

É claro que eu estou falando de Stévia. Não sei porque estão fazendo essa cara esquisita com essa introdução.

 

sementes-de-estevia-planta-rebaudiana-folha-de-mel-erva-doce.thumb.jpg.d13133b8a6319b552173426fa1ad8e33.jpg

Arschloch! Ach mein lamen

 

Durante ali a fase aguda da pandemia, meu pai faleceu (câncer, pois não podia fazer quimio nessa muvuca). Podendo só trabalhar, sair pra exercitar (de máscara no rosto, sem chegar perto de ninguém e sem entrar em lugar fechado) e escutando políticos e oportunistas (com destino certo ao lugar lá de baixo) falando que era pra sair quem tivesse de morrer, descontei em porcaria industrializada. Eventualmente comecei a ter um problema no estômago que ninguém resolvia, com umas pulsações e desconfortos insistentes.

 

Depois de 6 meses pulando de pronto-atendimento em pronto-atendimento pra outros médicos, reservei uma grana e fui num médico muito bem recomendado particular. Depois de 2 consultas, ele disse que parecia ser um caso específico de Síndrome do Intestino Irritável mas que é mais uma colite (essas contrações e desconfortos) do que outra coisa. Me passou uma lista de alimentos FODMAPs: uma sigla em inglês que não tem tradução ainda (a gente desenvolve doença de rico por conta do que enfiam na alimentação do pobre). Basicamente, são alimentos que lidam com alguma forma de fermentação (mas não só).


A coisa é tão FDP que, se qualquer médico dissesse que você tem que cortar pêra e queijo fresco da alimentação, você provavelmente diria que o cara tá lendo algumas coisas sobre o formato do planeta Terra que são meio esotéricas. Mas, removendo boa parte dos alimentos da lista, os sintomas melhoraram e muito... logo, era isso mesmo. Só que tem um pequeno detalhe: parte dos alimentos descritos ali indicavam que era pra evitar qualquer coisa com leite de vaca e glúten.

 

Vai olhar qualquer embalagem no supermercado e vê se não vai falar que tem leite e glúten.

 

Quando eu já tava meio resignado a nunca mais comer chocolate na vida, por coincidência me apareceram umas coisas no Youtube. Aos poucos fui tentando mexer com algumas coisas. Aí teve a queda da bastilha quando apareceu uma receita de barra de chocolate caseiro "que fica pronta em 15 minutos". Não só era verdade, como é fácil de fazer e mais prático de fazer do que até gelatina, eu diria.

 

Fiz pra testar, e deu bem certo.

 

É um negócio bem simples que dá pra explicar até sem vídeo: pega uma colher de medida pelo menos de sobremesa (pode ser de sopa). Põe lá umas quatro colheres de cacau, duas colheres de leite em pó ou similares (soja em pó, leite de coco em pó), e umas quatro colheres de óleo de coco (líquido. Se não estiver assim, põe um pouco no micro-ondas, de 10 em 10s, pra derreter). Adoça como quiser (se é só pra aprender, depois você se preocupa em tirar o açúcar, tipo pondo a Stevia no lugar). Mistura até ficar liquidão; se precisar de mais colher de óleo de coco, pode pôr. Coloca em uma forminha no congelador por 15 minutos.

 

Tá pronto (só precisa ficar na geladeira pela consistência do óleo de coco, mas é um preço pequeno a se pagar).

 

Acho que os resultados são imediatos, porque uma das coisas que você percebe (ainda mais com cacau 100%) é que você come pouco e já está satisfeito (no longo prazo, acho que nem precisamos falar qualquer coisa). Com os outros chocolates meio-amargo industrializados, embora eles saciem, sempre dá vontade de pegar mais. Aqui, você pega uns 2 pedaços (ainda mais se tiver pouco açúcar e "leite") e tchau, acabou o negócio. Esse fim de semana mesmo comprei um açaí industrializado ao invés de fazer o meu próprio. Comi um pouco e não queria parar. Peguei um pedaço do chocolate caseiro que eu faço e sossegou o leão.

 

Essa questão de "não ficar tão bom" quanto o industrializado é uma vantagem, não um defeito, até por isso. E nessa questão, também é um chocolate de uns 3, 4 ingredientes. Vai pegar a lista de ingredientes de qualquer chocolate mais ou menos saudável, qualquer meio amargo da vida: tem umas 3 redundâncias de gordura e óleo para manter a consistência. Aqui, é um só.

 

É curioso, também, que assim que essa questão toda dos "ultra-processados" virou uma epidemia (acho que já é uns 30% da população que tem esse tipo de condição como a minha) que até saem umas manchetes ou outra falando "ó, come menos porcaria que a gente propagandeia o dia inteiro". E como você consegue imitar QUALQUER coisa com outros ingredientes é um barato, do tipo fazer a "carne" vegetariana usando legume e ovos para dar liga, e aí imitando os temperos.

 

Meu único pesar é que não fui atrás disso quando meu pai estava com o câncer avançado já. Um dos maiores problemas dele era não conseguir segurar a vontade de coisas que pioravam a doença.

 

Alguém mais também tá indo por essas, ou foi só eu que tirou essa loteria durante a pandemia?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca tive síndrome do estômago irritável mas já faz um tempo que acompanho pessoas ("influencers") que falam dos ultraprocessados, como a Rita Lobo. Eu até comprei o livro "O Que Tem na Geladeira?", e fazia até bastante coisa.

Parei de cozinhar tanto justamente no auge da pandemia porque o mercado era feito em parte via aplicativo (pra coisas mais emergenciais, sempre vinha tudo errado), em parte porque tudo subiu de preço e em parte porque tive depressão, mas venho retomando. Tem muito ultraprocessado que eu já nem aguento mais comer porque não tem gosto de nada.

Vou tentar esse chocolate.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
5 horas atrás, LGG disse:

Parei de cozinhar tanto justamente no auge da pandemia porque o mercado era feito em parte via aplicativo (pra coisas mais emergenciais, sempre vinha tudo errado), em parte porque tudo subiu de preço e em parte porque tive depressão, mas venho retomando.

Quando eu disse "só eu ganhei essa loteria?" quis dizer exatamente a SII (é a sigla da Síndrome do Intestino Irritável - eu tinha pensado em uma gracinha SENSACIONAL com Satã Imperial, mas já esqueci o 2º I. Faz semanas que eu queria fazer esse tópico mas sempre ficava sem tempo por conta do trampo).

 

Todo mundo ganhou uma loteria diferente na pandemia, a menos que fosse muito virado pra lua.  Lamento de saber que com você foi depressão - eu tive até uma síndrome do pânico 2 vezes no 1º ano da pandemia (ninguém sabia o que ia sair, e a perspectiva de às vezes precisar ir pro hospital, e aí estar tudo em colapso [aqui onde moro teve] assustava demais).

 

Citar

 

Vou tentar esse chocolate.

 

Eu não recomendo muito. Recomendo pra cacete mesmo.

 

Até por ser algo tão simples, quem realmente nunca fez nada pode tomar gosto (eu tomei). Não vai nem no forno, na minha opinião é mais fácil ainda de fazer do que gelatina.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
20 horas atrás, Aranha Chique disse:

Todo mundo ganhou uma loteria diferente na pandemia, a menos que fosse muito virado pra lua.  Lamento de saber que com você foi depressão - eu tive até uma síndrome do pânico 2 vezes no 1º ano da pandemia (ninguém sabia o que ia sair, e a perspectiva de às vezes precisar ir pro hospital, e aí estar tudo em colapso [aqui onde moro teve] assustava demais).

 

 

Pois é, acho que todo mundo que saiu da pandemia, saiu com marcas. Sinto muito também pela perda do seu pai.

 

Fiz o chocolate, e gostei! Achei que ficou com um pouco mais de gosto de gordura do que eu queria, mas aí é só ir acertando a mão do óleo de coco nas próximas pra ficar num ponto melhor.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Em 16/10/2023 em 19:12, LGG disse:

Fiz o chocolate, e gostei! Achei que ficou com um pouco mais de gosto de gordura do que eu queria, mas aí é só ir acertando a mão do óleo de coco nas próximas pra ficar num ponto melhor.

Comigo rolou a mesma coisa primeira vez que eu fiz. Eu já faço pra durar a semana inteira hoje em dia, então nem meço mais o óleo de coco (ponho num potinho pequeno um tanto, já que nesse calor nem fica consistente) e vou misturando.

 

Mas, pra quantidades menores, acho que se você colocar a metade das medidas de pó (as colheres de cacau/"leite"/adoçante) para as de óleo de coco (se pôs 8 colheres de pó, então 4 colheres de óleo) já costumava dar certo.

 

O pior é que no 1º post eu comentei de gianduia e nem expliquei. É só o nome da receita da Nutella, que é só o nome da marca. Mas o legal é que dá pra fazer com qualquer coisa desde amendoim ou castanha do pará até chegar no avelã, então eu também tenho feito - mais porque me recomendaram pra comer antes da academia, lol. (Indicação médica pra comer Nutella é uma boa)

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...