Ir para conteúdo

[Jogo] - The Legend of Zelda


Posts Recomendados

O Anuncio de Breath of The Wild 2 Me deu um gás de voltar a investir nessa franquia,abro este tópico para discutir sobre :


Atenção,spoilers do início de Breath of the Wild :


Link acorda em uma Hyrule pós Apocalíptica sem memórias de quem é,então após o jogador concluir a área tutorial do game (Great Plateau,as ruínas do castelo de Ocarina of Time) é revelado que 100 anos atrás tentaram reviver a tecnologia perdida do povo Sheikah e com isso montaram 4 mechas cada um pilotado por um representante de uma raça de Hyrule,mas então Calamity Ganon desperta e corrompe as 4 máquinas destruindo o mundo e restando apenas algumas poucas cidades,o jogador então tem a liberdade der fazer o que bem entender,como coletar fragmentos de memória que mostram acontecimentos de 100 anos atrás,optar por enfrentar Calamity Ganon nu ou libertar as 4 máquinas para ajuda-lo no confronto final.


essa liberdade absurda despertou meu Interesse no game,provavelmente após reclamações da linearidade de Skyward Sword.


o trailer de Breath of The Wild 2 mostra Link e Zelda(jogável ?)revivendo acidentalmente o corpo humano de Ganondorf sendo que no primeiro game ele aparece apenas como uma força da natureza sem inteligência.

Editado por morgoth
Link para o post
Compartilhar em outros sites

não, é zelda geral só quis abrir com uma sinopse do Breath mas é pra comentar de qualquer zelda aqui,quero falar das quebras de sequência em Ocarina of Time e sobre as raças Sheikah e Gerudo entre outras coisas, mas agora não dá.

Editado por morgoth
Link para o post
Compartilhar em outros sites

não, é zelda geral só quis abrir com uma sinopse do Breath mas é pra comentar de qualquer zelda aqui,quero falar das quebras de sequência em Ocarina of Time e sobre as raças Sheikah e Gerudo entre outras coisas, mas agora não dá.

 

O "lore" de Zelda realmente faz algum sentido? Especialmente com as mudanças trazidas pela Enciclopédia oficial, que fala até que Majora's Mask foi "só um sonho".

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

O Anuncio de Breath of The Wild 2 Me deu um gás de voltar a investir nessa franquia,abro este tópico para discutir sobre :
Atenção,spoilers do início de Breath of the Wild :
Link acorda em uma Hyrule pós Apocalíptica sem memórias de quem é,então após o jogador concluir a área tutorial do game (Great Plateau,as ruínas do castelo de Ocarina of Time) é revelado que 100 anos atrás tentaram reviver a tecnologia perdida do povo Sheikah e com isso montaram 4 mechas cada um pilotado por um representante de uma raça de Hyrule,mas então Calamity Ganon desperta e corrompe as 4 máquinas destruindo o mundo e restando apenas algumas poucas cidades,o jogador então tem a liberdade der fazer o que bem entender,como coletar fragmentos de memória que mostram acontecimentos de 100 anos atrás,optar por enfrentar Calamity Ganon nu ou libertar as 4 máquinas para ajuda-lo no confronto final.
essa liberdade absurda despertou meu Interesse no game,provavelmente após reclamações da linearidade de Skyward Sword.
o trailer de Breath of The Wild 2 mostra Link e Zelda(jogável ?)revivendo acidentalmente o corpo humano de Ganondorf sendo que no primeiro game ele aparece apenas como uma força da natureza sem inteligência.

 

 

Posso não ser um "fãzaço" da franquia, mas joguei Ocarina e Majora no N64 e curti muito a história e o mundo de Hyrule.

 

Eu assisti a uma playthrough do jogo Breath of the Wild e reconheço: o worldbuilding ficou fantástico e realmente Hyrule parece um mundo real e bastante vivo.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tava jogando A Link to the Past esses dias, é legal mas algumas limitações do SNES deixam o jogo meio cansativo. Breath of the Wild só joguei o começo em Switches alheios, não gostei muito (não sou lá muito fã de nenhum open-world desses mais novos que tenha jogado), mas penso em dar uma segunda chance.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei em comentar dessa informação polêmica do Majora's Mask,Termina seria um mundo paralelo criado baseado nas memórias de ambos Skull Kid e da própria máscara,rejogando o game isso funciona em umas partes e em outras não (alguns personagens secundários por exemplo seriam manifestações do próprio Skull kid como Tingle,Kafei,Romani, sendo os aliens do rancho manifestações das inseguranças do personagem como Pennywise de o ''a coisa'' ou os aliens de Twin Peaks e o mendigo do filme Muholand Drive (lembrando que ele é uma criança que se perdeu na floresta e por isso é uma caveira em corpo de criança eternamente).

 

falando das obras do diretor David Lynch como Muholand Drive (a primeira metade do filme é um sonho, e a segunda um flashback que levou até esse sonho) a série Twin Peaks desse mesmo diretor (que assisti pouco confesso) foi a influência na criação dos personagens de Link's Awakening e isso foi carregado pra todos os games seguintes da saga confirmado nas entrevistas dos produtores com o falecido Iwata.

 

o ruim é que essas analogias não funcionam sempre,um monte de coisas no game parecem ser bastante literais,como as maldições nos 4 templos,eu acho que todos os personagens de Termina se tornaram reais por causa do Link no final igual quando o jogador termina sem morrer no Link's Awakening.

 

se tá ruim de entender é como se os sonhos tivessem vontade própria e se tornassem criaturas independentes do sonhador quase como um tumor

 

exemplo é o twist do Final Fantasy X.

Editado por morgoth
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei em comentar dessa informação polêmica do Majora's Mask,Termina seria um mundo paralelo criado baseado nas memórias de ambos Skull Kid e da própria máscara,rejogando o game isso funciona em umas partes e em outras não (alguns personagens secundários por exemplo seriam manifestações do próprio Skull kid como Tingle,Kafei,Romani, sendo os aliens do rancho manifestações das inseguranças do personagem como Pennywise de o ''a coisa'' ou os aliens de Twin Peaks e o mendigo do filme Muholand Drive (lembrando que ele é uma criança que se perdeu na floresta e por isso é uma caveira em corpo de criança eternamente).

 

falando das obras do diretor David Lynch como Muholand Drive (a primeira metade do filme é um sonho, e a segunda um flashback que levou até esse sonho) a série Twin Peaks desse mesmo diretor (que assisti pouco confesso) foi a influência na criação dos personagens de Link's Awakening e isso foi carregado pra todos os games seguintes da saga confirmado nas entrevistas dos produtores com o falecido Iwata.

 

o ruim é que essas analogias não funcionam sempre,um monte de coisas no game parecem ser bastante literais,como as maldições nos 4 templos,eu acho que todos os personagens de Termina se tornaram reais por causa do Link no final igual quando o jogador termina sem morrer no Link's Awakening.

 

se tá ruim de entender é como se os sonhos tivessem vontade própria e se tornassem criaturas independentes do sonhador quase como um tumor

 

exemplo é o twist do Final Fantasy X.

 

Bom, é dito ipsis litteris na Enciclopédia que assim que Link partiu de Termina, aquele mundo deixou de existir.

 

"While the hero's pure heart allows the world of Termina to momentarily revel in its salvation, as soon as he departs, that world ceases to exist. Having learned his lesson, the Skull Kid makes amends with his friends the giants, and thus the world in his heart also finds peace and is able to greet the dawn of a new day".

 

O problema disso tudo é que parece uma teoria maluca que se tornou oficial quase duas décadas depois do lançamento do jogo. Link's Awakening foi claramente estruturado para aludir que é "tudo um sonho", já Majora's Mask não traz essa sensação ou até "pistas" suficientes para demonstrar que se trata de um dream world.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai, gente... quem leva à sério timeline e lore entre jogos de Zelda? A série nem foi feita pra isso, qualquer jeito de encaixar tudo, incluindo o oficial, é cheio de buraco e inconsistência, as mitologias mudam um pouco de jogo pra jogo. Eu só jogo sem pensar nessas coisas mesmo.

 

Tipo, acho daora interpretar, fazer analogia, teoria e tal, tem umas que curtia muito quando lia mais dessas coisas, mas não acho que os criadores se preocupam muito não, se ocupam mais com a trama ali e o lore interno dela do que como as coisas se relacionam nos jogos ou o que aconteceu depois. Duvido que tivessem planejado MM como sonho, só foram lá "fez sucesso, vamo reciclar sprite de Ocarina e lançar uma sequência mamando nas tetas". Isso aí parece desculpa pra justificar a existência dentro de uma timeline.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os livros Hyrule Historia e Hyrule Encyclopedia tem várias contradições entre si.

 

Sobre o lore/timeline, eu acho os dois extremos ruins: tanto quem nega que existam ligações como quem acha que tudo deve encaixar e fazer sentido perfeitinho. Desde Zelda 2 no NES eles avisam nos lançamentos que o jogo seria sequência, ou é no passado (Link to the Past), mais ainda pro passado (Ocarina), bem no futuro (Wind Waker), assim, com muito espaço aberto entre alguns. É que como Ocarina mexeu com viagem no tempo a coisa criou multiversos e aí ferrou tudo. E não é incomum eles mudarem alguns jogos de lugar, a timeline mais recente que está no website japonês já é diferente da que foi publicada na Encyclopedia que é diferente da que esta no Historia (se não me engano a posição dos Oracles é que vive mudando). O produtor Aonuma disse, e com razão, que ás vezes até eventos do nosso mundo real são reinterpretados por novas descobertas. Então por que não uma série de fantasia chamado A LENDA de Zelda? Quer coisa mais imprecisa do que lendas?

 

Certamente ninguém precisa saber de absolutamente nada pra jogar já que cada jogo acaba funcionando perfeitamente sozinho, mas é legal encontrar essas coisas que remetem aos outros jogos. Breath of the Wild tem toneladas delas e eles só disseram que é o jogo mais pro futuro até então, mas até agora conhecemos 3 timelines e não disseram em qual delas ele se passa. O jogo ter referências de todas só complica a cabeça dos que veem necessidade de uma explicação "exata". Teorizar é legal, mas aqueles que vivem reclamando que a fantasia não está "fazendo sentido", aí já é demais pra mim também.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas aí que tá, pra mim eles fazem os jogos pra ter alguma relação com um outro (como o TP e o WW pegam explicitamente as linhas diferentes de OoT), mas sem se importar se isso se encaixa na franquia como um todo. Eles também colocam referências a outros jogos, mas nessa linha também, pra quem jogou ver e gostar, mas isso de timeline inteira me parece algo mais recente, em que os fãs começam a cobrar deles uma timeline que faça sentido, aí eles começaram a tentar justificar em materiais extras. Que tem um lore, tem, só acho que muito dele é feito sem tanta preocupação que o "lore geral" seja coeso e bem estruturado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu entender, o Time Line atual oficial de Zelda divulgada pela Nintendo é um retcon.

 

Quando joguei o Ocarina of Time, ficou bem claro pra mim que o OoT é um prequel direto do A Link to the Past. Quando você mata o Ganon no OoT, os Sete Sábios dizem que estão selando o Ganon no vazio do "Evil Realm".

 

 

 

 

E o Ganondorf, ao final, ainda diz:

Someday...
When this seal is broken...

That is when I will exterminate your descendants!!

As long as the Triforce of Power is in my hand...

No A Link to the Past, o Ganon começa a história selado no Dark World, que claramente é o "Evil Realm", e em posse da Triforce. Ele ataca cada uma das Sete Damas, descendentes dos Sete Sábios (provavelmente Rauru, Saria, Darunia, Princesa Ruto, Impa e Nabooru), para que esse selo seja enfraquecido.

 

 

 

 

 

Ao longo do A Link to the Past, é passada muito a impressão de que o Dark World (antes conhecido como Golden Land) é uma realidade espelhada em relação ao mundo em que Hyrule se encontra. E no Majora's Mask há vários personagens que são versões de um mundo paralelo dos personagens de Ocarina of Time. Por isso, eu imagino que a ideia inicial era a de que Termina seria o Dark World, antes de ele ser corrompido pelo Ganondorf.

 

Mas se o Ganondorf foi banido para o Dark World, por que ele não aparece em termina no Majora's Mask? Bem, a resposta para isso é muito simples. Ele foi banido no futuro, na época que o Link já era adulto. No entanto, o Link colocou a Master Sword no lugar, e voltou para o passado no final do Ocarina of Time.

 

 

No meu entender, se pegarmos A Link to the Past, Ocarina of Time e Majora's Mask temos uma história completa. Mas, como eles tinham que vender mais jogos, complicaram as coisas... Fizeram retcon na linha temporal intuitiva que tínhamos bem clara nos jogos anteriores, para injetar uma penca de jogos no meio, que não faziam sentido de existir.

Editado por Fëanor
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu assisti um playtrough completo do A Link to the Past recentemente (não tenho o game e não gosto de jogar pelo emulador)e na tradução americana da versão do Snes que é toda cagada,acho que a terceira Maiden que O Link salva diz algo sobre ''existe a lenda que quando o mal toca a triforce surge um herói para derrota-lo e se esse herói for derrotado o mundo entrará em uma era de trevas'' não exatamente com essas palavras,eu tenho que checar um script traduzido descente do japonês.

 

então as bases da timeline do herói derrotado existiam ali,Ocarina of Time é um retcon,dai eu pensei em algo e vi gente na parte de teorias do site TV tropes que pensou a mesma coisa que eu,depois do Link ser morto no futuro a Zelda enviou uma mensagem ao passado e é por isso que tanto ela como Link possuem sonhos proféticos nesse game e a Zelda diz que o nome do Link parece familiar.

Editado por morgoth
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se é pra usar o termo, então sim, retcon acontece o tempo inteiro. Antes eu achava que a vestiementa verde do herói tinham origem nos Kokiri, mas aí Minish Cap contou como surgiu a lenda do gorro e depois Skyward Sword mostrou que antes mesmo de Hyrule existir ela era o uniforme padrão de uma academia. O final the A Link to the Past tá lá THE MASTER SWORD SLEEPS AGAIN... FOREVER!, mas anos depois lá foi outro herói pegar ela em A Link Between Worlds, pra depois cair nas mãos do Link de Zelda 1 e 2.

 

Como é um video game e não uma obra literária que usa datas precisas e tem que ter um encerramento definitivo, é lógico que eles tem que continuar fazendo mais e primeiro eles focam no gameplay pra depois pensar em como encaixar uma história ali, seja usando elementos novos ou emprestando existentes. Eu só não acho problemático, vejo a mitologia da série como um grande conto de fadas sempre em expansão.

 

Edit: nem vou apagar ali, mas como fui falando de cabeça nem lembrei que não tem a Master Sword em Zelda 1 e 2. Aproveitando pra elaborar mais o que tava falando das roupas, que é só um detalhe cosmético, mas é uma peça para apresentar o herói ao público, assim como o nome "Link". É o jeito que a "lenda" nos é apresentada, um herói chamado Link salva o dia, mas se fosse "real", eles provavelmente tinham nomes e aparências diferentes em suas vidas, mas nos apresentam como esse Link, herdeiro do espírito do herói, que se junta as Zeldas, essas sim sempre descendentes de sangue da deusa Hylia.

 

Sei que pode soar bem bobo esse jeito que eu enxergo, mas eu acho lúdico e mais divertido do que gente que já vi por aí que critica a série por que "não tem como peixe virar pássaro" ou "montanha e lago mudar de lugar", por exemplo.

Editado por Excalibur
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terminei o Ocarina of Time de novo e o final só faz sentido com a Timeline dividida mesmo,o game faz uma baita cena mostrando todo mundo de toda parte do mundo comemorando e o Ganon selado falando que vai se vingar nas gerações futuras pra Zelda mandar o Link pro passado e desfazer tudo, é um caso ainda pior que o final do A Link to the Past,como esses games são clássicos a gente deixa passar,contexto histórico é tudo.

 

Agora to no A Link Between Worlds,é legal perceber as mixagem das adições a formula que só vieram com o Ocarina of Time,todos os Sages desse game são descendentes dos mesmos do Ocarina of Time e a nintendo pelo menos se importa com a Lore o suficiente pra dar traços Gerudo a avó da Bruxinha Sage Irene pra pegarmos a ligação,fico feliz demais ao ver essas coisas.

 

A Nintendo segue um modelo Disney,todo mundo lá tem que seguir um manual de roteiro igual o Herói de Mil Fases na Disney.

 

As vezes é legal as vezes não,Dungeon de água tem que ser sempre um Labirinto ruim e o do Deserto tem que obrigar o jogador a usar a Gimmick do game (voltar no tempo,virar lobo,alternar dimensões, a lista é longa).

Editado por morgoth
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Terminei o Ocarina of Time de novo e o final só faz sentido com a Timeline dividida mesmo,o game faz uma baita cena mostrando todo mundo de toda parte do mundo comemorando e o Ganon selado falando que vai se vingar nas gerações futuras pra Zelda mandar o Link pro passado e desfazer tudo, é um caso ainda pior que o final do A Link to the Past,como esses games são clássicos a gente deixa passar,contexto histórico é tudo.

 

Agora to no A Link Between Worlds,é legal perceber as mixagem das adições a formula que só vieram com o Ocarina of Time,todos os Sages desse game são descendentes dos mesmos do Ocarina of Time e a nintendo pelo menos se importa com a Lore o suficiente pra dar traços Gerudo a avó da Bruxinha Sage Irene pra pegarmos a ligação,fico feliz demais ao ver essas coisas.

 

A Nintendo segue um modelo Disney,todo mundo lá tem que seguir um manual de roteiro igual o Herói de Mil Fases na Disney.

 

As vezes é legal as vezes não,Dungeon de água tem que ser sempre um Labirinto ruim e o do Deserto tem que obrigar o jogador a usar a Gimmick do game (voltar no tempo,virar lobo,alternar dimensões, a lista é longa).

 

A criação do mundo e da lore de Zelda só veio com o tempo: nos primeiros Zeldas do NES, o reino de Hyrule era uma ordinária [no sentido de comum] fantasia medieval, com alguns elementos cristãos (se não me engano, havia uma cruz nos primeiros jogos da franquia).

 

Tempos depois, eles foram inserindo a história dos 7 Sábios (Seven Sages) que exilam Ganon numa dimensão chamada Golden Realm; da Triforça, o objeto místico que dá equilíbrio a Hyrule e é cobiçado por vários vilões; da tríade de deusas que deram vida ao mundo de Hyrule.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Sacred Realm era só um lugar ordinário ( a parte do templo flutuante da deusa Hylia do Skyward Sword) ele só se tornou uma versão paralela ruim de Hyrule após o Ganondorf tocar a Triforce e criar um mundo novo a sua imagem,e agora que o Feanor falou,Termina é um caso similar mas criado pelo Skull kid.

 

E as referências cristãs não são as únicas loucuras dos primeiros games da série,os ferreiros do A Link to The Past são Anões,isso mesmo Anões tipo do Tolkien.

Editado por morgoth
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Sacred Realm era só um lugar ordinário ( a parte do templo flutuante da deusa Hylia do Skyward Sword) ele só se tornou uma versão paralela ruim de Hyrule após o Ganondorf tocar a Triforce e criar um mundo novo a sua imagem,e agora que o Feanor falou,Termina é um caso similar mas criado pelo Skull kid.

 

Aquela sala que o Link pegou a Master Sword no Ocarina of Time era dentro do Sacred Realm, né? Tanto que o Ganondorf conseguiu entrar lá, depois que o Link pegou a Master Sword.

 

E se a Navi tiver pegado a Triforce depois que o Link voltou, e tiver construído Termina? Ela esteve com o Link em toda a viagem, e os personagens são muito parecidos. Tem clone do Darunia, da Ruto, das bruxas gêmeas, etc... E repara que, depois que o Link deixou a Master Sword no lugar, ela saiu voando pela janela, pra fazer alguma coisa no Sacred Realm:

 

https://youtu.be/ge8zd1ZR-hc?t=543

 

Desse modo o Skull Kid teria só invadido o Sacred Realm criado por ela, e o estaria ameaçando.

Editado por Fëanor
Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Sala da Master Sword nunca pensei como o Sacred Realm,terminei o A Link Between Worlds e o Sacret Realm aparece no fim,é tipo o topo de uma montanha como era no manual japonês do A Link To the Past ou uma ilha flutuante como onde a Triforce fica no final do Skyward Sword,a Sala da Master Sword apenas transporta a pessoa pra lá,como ocorre sempre que agente mata um boss nos demais templos,meu modo de interpretar isso é como se o Sacret Realm fosse o ''Star World'' do Super Mario,ou simbolicamente o Temple of Time seria uma igreja que transporta a pessoa para o céu,tai o por que do nome ''Temple''.

 

Acho que Termina tem haver com o Dark World a nível conceitual,não que o Skull Kid tenha nada Haver com isso,quando o Eiji Aonoma recebeu luz verde do Miyamoto pra fazer um game novo invés de continuar com o projeto ''Ura Zelda''

(Uma expansão de Ocarina of Time planejado pro N64 DD,Master Quest é uma parte dele)talvez,apenas hipoteticamente,o Dark World tenha sido um dos planos pra essa expansão,então virou outro game e Termina,por isso tanta referência a A Link To the Past no Majora's Mask,mas até ai Ocarina tinha também.

Editado por morgoth
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tópico sobre Zeldinha, então aqui estou.

 

Sou um fã bem recente da franquia. O primeiro que joguei foi Ocarina of Time, há cerca de 2 anos, por indicação de um colega de faculdade. Gostei muito do jogo e já peguei Majora's Mask na sequência. A partir daí, se tornou minha terceira franquia de jogos preferida, e decidi jogar todos os jogos da linha principal da série.

 

Dos 19 jogos da linha principal, joguei 10. O próximo que devo pegar é Breath of the Wild, e acho que até o ano que vem eu completo os que faltam.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 5 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...