Ir para conteúdo

[Episódio Zero] - Capítulo 1


Posts Recomendados

Acho que rola uma confusão entre as filosofias de Máscara da Morte e Afrodite. Os dois são bem diferentes, mas o povo parece enxergar a filosofia de Afro em Mask.

Como tem uns anos que eu não discuto sobre Saint Seiya e esses personagens são meu assunto preferido na série, vou aproveitar pra falar minha visão deles e provavelmente vai sair textão - mas acho que compensa pq de todo jeito são personagens que eu acho que entendo já que dedico atenção especial a eles:

 

Afrodite: Afro é uma pessoa até que essencialmente boa, porém nem tanto. Ele acredita que há aquilo que é justo, aquilo é bom, que esses são conceitos reais, e ele acredita que é papel do Santuário proteger a Terra e a humanidade, porém ele tem lá seus problemas: (1) ele acredita que o fim justifica os meios e (2) ele acredita que a ordem só vai pode ser mantida através de um poder absoluto. Shun questiona se ele acha que quem não detém poder deve se submeter a todas as vontades de quem detém e ele responde com um sonoro não apologético "sim". Quem tem poder é capaz de garantir a ordem subjugando os fracos, a justiça e a paz se conquistam através de um punho de ferro, quem é fraco deve se submeter a quem pode e sabe mais e assim tudo segue em paz. Saga tinha a força para manter o Santuário e o mundo em ordem, Atena era uma criança incapaz, quem traísse Saga e perturbasse a ordem que ele conquistou merecia ser eliminado (daí ele não apresentar nenhum remorso quanto a matar Daidalos). É com essa mentalidade que ele morre nas 12 casas.
Ele revive em Hades, dessa vez do lado de Atena. Não é explicado pq ele está do lado dela mas dá pra imaginar, pelo que a gente já sabe da personalidade dele, que a derrota de Saga provou a ele que Atena na verdade era o real poder ao qual se curvar. No fim, Afrodite não se arrependeu de nada, não mudou sua mentalidade, continuou sendo exatamente a mesma pessoa, com as mesmas convicções. Apenas concluiu que a pessoa que detinha verdadeiro poder era outra. Kuori seguiu justamente nessa linha, mostrando que Afrodite apresentou a guerra das 12 Casas a Atena como a chance de ela provar a ele que era merecedora de reger o Santuário.
Deathmask: Mask já é bem diferente, para ele isso de bom e mau são convenções. São categorias vazias preenchidas pela vontade de quem tem o poder para fazer isso. Nada é inerentemente virtuoso, quem tem o poder de subjugar os outros às suas vontades irá dizer para eles que sua vontade é o que é bom e o que lhe é contrário é o mal. Bem e mal variam dependendo da visão de quem quiser rotular as coisas como um ou outro, mas só a visão de quem tem poder será forçada sobre os demais ("a história é escrita pelos vencedores"). Tudo não passa de mentira, palavras bonitas, categorias vazias. Num mundo em que tudo é essencialmente vazio, Mask segue sua vontade e faz o que lhe dá prazer. A discussão dele com Dohko é baseada nisso: Dohko acha que a justiça é algo imutável, não varia de acordo com a visão de cada um; já Mask diz que as ações de Saga hoje podem ser consideradas malignas, mas no futuro serão vistas como justas (pois ele vai matar Atena e escreverá a história do Santuário/mundo com base na sua regência).
Aí chega a sada de Hades e ele decide se aliar a Atena. Pq? Sinceramente, não faço ideia. Talvez pq, no fim, mesmo que ele ache que tudo é a mesma merda, Hades é ainda pior. Ou talvez simplesmente pq já que todo mundo decidiu se aliar a Atena, ele pensou "já que todo mundo vai, eu vou também. Pra mim tanto faz" (eu sinceramente acharia muito foda se fosse isso, se fosse mero capricho. Ele ter se aliado a Atena apenas porque sim, mas poderia com a mesma facilidade ter decidido ficar do lado de Hades). Seja o que for, o fato é que ele estava do lado de Atena já que não denunciou os demais dourados e no fim estava lá no Muro das Lamentações (ele só não chorou lágrimas de sangue pq ele e Afrodite não são como Saga, Shura e Camus. Eles estavam lá fazendo o que achavam que deveriam fazer e, se tivessem que matar seus antigos companheiros no caminho, bom, azar o deles). Talvez o Episódio 0 expanda mais a mentalidade dele e dê pra saber pq ele decidiu ficar do lado de Atena e não de Hades.
Já que já só falta ele dos traidores, vai também Shura: No clássico, Shura é apresentado como alguém desacreditado do mundo. Ele acha que ninguém luta por nada que não seus próprios interesses, que lutar por causas maiores e se sacrificar por lealdade a outros não é algo real. Ele reconhece o Mestre como alguém maligno, mas num mundo em que todo mundo só quer saber de si não faz diferença quem seguir. Quando Shiryu revela estar sacrificando a vida por Atena, Shura sofre um choque, ele percebe que há pessoas que vivem e morrem por causas e ideais e se arrepende. Dos três, ele é o único que muda sua visão ao longo de sua trajetória. E com a velocidade que isso aconteceu, talvez ele na verdade estivesse sempre esperando que alguém provasse que ele estava errado, que existia mais pelo que lutar além de interesses próprios. O Shura apresentado no Episódio 0 condiz com isso, já que o Shura do passado tinha esses ideais maiores. Um choque que tenha despedaçado sua visão de mundo justificaria a vontade de voltar a acreditar. Essa ponte pode vir nos dois capítulos que faltam.
Tô exagerando nessas análises, mas é a saudade, relevem.
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 277
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Máscara da Morte e Afrodite conversando sobre o desaparecimento de Saga.  

Pessoal, conforme prometido, segue o link do álbum que reuni (e editei) criando um "grande capítulo" desse EPISODE ZERO, com passagens do canônico da série: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1

Resumo do capítulo:     Fonte: Taizen

Sobre o Afrodite estou totalmente de acordo. Nada a acrescentar. Concordo sobre o Máscara da Morte também e tem esse ponto que você ressalta:

 

 

 

Aí chega a sada de Hades e ele decide se aliar a Atena. Pq? Sinceramente, não faço ideia. Talvez pq, no fim, mesmo que ele ache que tudo é a mesma merda, Hades é ainda pior. Ou talvez simplesmente pq já que todo mundo decidiu se aliar a Atena, ele pensou "já que todo mundo vai, eu vou também. Pra mim tanto faz" (eu sinceramente acharia muito foda se fosse isso, se fosse mero capricho. Ele ter se aliado a Atena apenas porque sim, mas poderia com a mesma facilidade ter decidido ficar do lado de Hades).

 

Talvez ele resolva seguir os outros e também Afrodite, já que em Ep. Zero a amizade deles é confirmada. Imagino que MDM deveria ser alguém bem solitário e Afrodite deve ser dos poucos laços que ele tinha. Para alguém "livre" das amarras do bem e do mal, tão vazio de sentimentos e até de objetivos, essa proximidade com alguém deveria ser bem importante.

 

Ou então:

 

 

 

Bem e mal variam dependendo da visão de quem quiser rotular as coisas como um ou outro, mas só a visão de quem tem poder será forçada sobre os demais ("a história é escrita pelos vencedores").

 

Levando em conta que Atena não só recuperou o Santuário como sempre derrota Hades, a vencedora seria ela.



______

Quanto ao Shura, eu fico curioso como alguém deixa de acreditar na humanidade quando vai ser justamente ele a estar frente a Aiolos que estará arriscando a vida por um bem maior (Atena). Sempre tive essa dúvida, como ele não pode acreditar que existam pessoas como Shiryu se Aiolos morreu (até onde sabemos por culpa dele) justamente fazendo o mesmo que o Dragão? Imagino que agora Kurumada fecha essa ponta.

Editado por Vilão
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

(ele só não chorou lágrimas de sangue pq ele e Afrodite não são como Saga, Shura e Camus. Eles estavam lá fazendo o que achavam que deveriam fazer e, se tivessem que matar seus antigos companheiros no caminho, bom, azar o deles).

 

Mais ou menos o que eu quis dizer com meu post das lágrimas de sangue. São traidores que não possuem sinais de arrependimento ou redenção nas Doze Casas (sim, obviamente por conta de suas personalidades). Não havia lugar para Shura com eles ao invés de lado a lado com Saga e Camus.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Saga maligno consegue controlar parcialmente o corpo do Saga sem mudar o cabelo (assim como o Hades no corpo do Shun ),porém o cabelo só muda de cor quando ele usa todo o poder e assume 100 % do controle.

 

Já era o Saga maligno nas duas reuniões com Aiolia mesmo antes do cabelo mudar de cor (perceptível pelo tom de deboche nas falas ),durante o controle da armadura de Gêmeos contra Shun, etc. Em todas estas cenas Saga tinha cabelo claro, mas era claramente o lado maligno controlando.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Saga maligno consegue controlar parcialmente o corpo do Saga sem mudar o cabelo (assim como o Hades no corpo do Shun ),porém o cabelo só muda de cor quando ele usa todo o poder e assume 100 % do controle.

 

Já era o Saga maligno nas duas reuniões com Aiolia mesmo antes do cabelo mudar de cor (perceptível pelo tom de deboche nas falas ),durante o controle da armadura de Gêmeos contra Shun, etc. Em todas estas cenas Saga tinha cabelo claro, mas era claramente o lado maligno controlando.

 

A própria cena com Shion em Star Hill começa com ele de cabelo claro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante que a cena de fuga do Aiolos com baby-Athena e absolutamente igual ao do anime. A interrupção da apunhalada de Saga na baby-Athena,o momento ladainha entre os dois cavaleiros ,Aiolos desnudando o rosto do GM e descobrindo ser Saga é até a parede sendo arrombada com o corpo de Aiolos.

Acho que haverão cenas adicionais do Aiolos enfrentando o Frofro e o MdM e a luta dele com Shura deve ser idêntica ao do anime.

Com o Shura burrao sem perceber que o bebê e Athena.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, conforme prometido, segue o link do álbum que reuni (e editei) criando um "grande capítulo" desse EPISODE ZERO, com passagens do canônico da série: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1169310976534002.1073741830.200969756701467&type=1&l=3ff90533fc

 

Depois crio outro álbum (seguindo a sugestão do Gustavo) unindo todo o material de todos os mangás da franquia sobre essa passagem.

 

A ideia é terminar no falso funeral do Aiolos (cena do EpG).

Poxa que legal Wan. Se você fizar isso nos próximos capítulos, seria legal "publicar" para as pessoas lerem e entenderem melhor o Episódio Zero, versão completa.

Editado por Chemist Black
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante que a cena de fuga do Aiolos com baby-Athena e absolutamente igual ao do anime. A interrupção da apunhalada de Saga na baby-Athena,o momento ladainha entre os dois cavaleiros ,Aiolos desnudando o rosto do GM e descobrindo ser Saga é até a parede sendo arrombada com o corpo de Aiolos.

Acho que haverão cenas adicionais do Aiolos enfrentando o Frofro e o MdM e a luta dele com Shura deve ser idêntica ao do anime.

Com o Shura burrao sem perceber que o bebê e Athena.

 

Impossível Shura não perceber com ele presenciando o nascimento dela com os outros cavaleiros de ouro, fora o que GF comentou há uns posts atrás de eles terem mudado o discurso de "Aiolos tentou matar Atena" para "Aiolos raptou Atena".

 

E tudo isso que você falou aí da baby Atena, Saga e Aiolos já tinha no mangá clássico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poxa que legal Wan. Se você fizar isso nos próximos capítulos, seria legal "publicar" para as pessoas lerem e entenderem melhor o Episódio Zero, versão completa.

 

A ideia é essa mesmo: ir atualizando conforme os capítulos são lançados. Por hora coloquei a versão traduzida da Conrad, mas com o tempo vou substituindo os scans por melhores e ajustando a tradução.

---

Lendo a versão "completa", muita coisa não muda, de fato, para o que já sabíamos do Saga. De novo mesmo somente essas relações entre os Santos de Ouro. Por isso acho importante mesclar também com os eventos dos neomangás. Neles vemos, por exemplo, da devoção do lado bom do Saga para Atena antes do atentado, do Cosmo maligno pairando sobre o Santuário e incentivado Saga a matar Atena e de que foi Olivia, por meio da coruja, que "despertou" Aiolos para o que estava prestes a acontecer. Esses adendos enriquecem essa passagem que, por si só, já possui uma carga dramática bem forte.

 

Mas confesso que estou ansioso para o "confronto" entre Aiolos e Aphrodite e depois com Deathmask. O que esses dois podem acrescentar é muito mais importante do que uma suposta conexão com os eventos do NEXT DIMENSION.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao Shura, eu fico curioso como alguém deixa de acreditar na humanidade quando vai ser justamente ele a estar frente a Aiolos que estará arriscando a vida por um bem maior (Atena). Sempre tive essa dúvida, como ele não pode acreditar que existam pessoas como Shiryu se Aiolos morreu (até onde sabemos por culpa dele) justamente fazendo o mesmo que o Dragão? Imagino que agora Kurumada fecha essa ponta.

Então, mas o Shura vai ver o Aiolos tentando raptar Atena, conforme foi anunciado por todo o Santuário. Antes disso é perceptível que ele admirava o Sagitário, imagina ver o modelo que ele tinha de sabedoria, coragem, justiça e poder, tentando raptar a divindade que eles juraram proteger.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o Shura só vai ficar sabendo de meia verdade é o que vai acabar com a fé dele na humanidade será tanto o Aioros quanto o Saga: um por raptar uma deusa e outro por tomar o lugar do Shion (aposto que ele vai achar que o Aioros também matou o Shion, o que o forçaria a ficar do lado do Saga, mesmo desconfortavel com a situação).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Certeza que o Saga culpara o Aioros pela morte do Shion.

Saga não pode falar nisso, pois ele está usurpando o lugar do Papa.

---

Pergunta que sempre faço: Shura, Aphrodite e Deathmask SABIAM que Saga era o Papa ou apenas o apoiavam, mesmo sabendo que suas ações eram "malignas"???

 

Sempre interpretei que eles sabiam que os meios não eram os corretos, mas os fins justificavam a atitude errada do Papa. No EpG, Deathmask sabe que ele é o Saga, mas Aphrodite não. O Pisces cumpre sua missão por conta de sua filosofia, nada mais que isso. Shura sabe que é o Saga, mas o golpe Genrou Mão Ken distorce sua "visão da justiça" e, por isso, ele passa a agir como traidor.

Editado por Wandir Wanderley
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shura tinha mesma idade de Afrodite e Deathmask ?

 

Deu a entender que ele era no máximo uns 2 anos mais novo que Saga e Aiolos, mas ainda sim um Cavaleiro bem experiente como o Geminiano e o Sagitariano.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shura tinha mesma idade de Afrodite e Deathmask ?

 

Deu a entender que ele era no máximo uns 2 anos mais novo que Saga e Aiolos, mas ainda sim um Cavaleiro bem experiente como o Geminiano e o Sagitariano.

Se não estou enganado as idades são: Saga (15), Aiolos (14), Shura e MdM (10), Afrodite (9) e o resto (7).

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Shaka e Milo tem a mesma idade dos demais, portanto 7 anos.

 

Aí pode entrar questões como mês de nascimento, mas não me lembro de ser dito em que mês se passa a saga clássica. Aquele jornal de anúncio do Torneio Galáctico pode conter o mês em que a obra se passa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...