Ir para conteúdo

[Episódio Zero] - Capítulo 1


Posts Recomendados

É enriquecedor ler esse capítulo com as passagens da Rebelião de Saga. Um complemento simples, mas que torna o "Grande Prólogo" algo maior.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 277
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Máscara da Morte e Afrodite conversando sobre o desaparecimento de Saga.  

Pessoal, conforme prometido, segue o link do álbum que reuni (e editei) criando um "grande capítulo" desse EPISODE ZERO, com passagens do canônico da série: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1

Resumo do capítulo:     Fonte: Taizen

É enriquecedor ler esse capítulo com as passagens da Rebelião de Saga. Um complemento simples, mas que torna o "Grande Prólogo" algo maior.

 

Senti praticamente o mesmo.

 

Depois do capítulo lido, achei interessante a amizade oficial de MdM com Afrodite.

 

Interessante como o Shura parece estar mais a frente com o "pelotão da elite", apesar de...

 

Curioso como os cavaleiros não perguntam tanto sobre o bebê Athena, e sim, em quem seria o próximo GM (a não ser que essas perguntas tiveram sido realizadas antes da tal cena).

 

No mais, no aguardo do próximo capítulo trazer coisas a mais.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade, achei bem fraca aquela cena do Deathmask com o Aphrodite.

 

Masami Kurumada parece que esqueceu como é o Deathmask no clássico... Fazer dele um mercenário, que só faz as coisas por dinheiro, mostrou que ele conhece mais Lost Canvas do que o próprio mangá clássico. Agora só resta a nós, leitores, presumir que isso foi uma fase na adolescência do personagem... E que só depois ele desenvolveria o senso de justiça distorcido. De não se segurar em combate, e por isso colecionar as cabeças de suas vítimas como um troféu da sua devoção cega à sua missão como Santo de Ouro.

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra falar a verdade, achei bem fraca aquela cena do Deathmask com o Aphrodite.

 

Masami Kurumada parece que esqueceu como é o Deathmask no clássico... Fazer dele um mercenário, que só faz as coisas por dinheiro, mostrou que ele conhece mais Lost Canvas do que o próprio mangá clássico. Agora só resta a nós, leitores, presumir que isso foi uma fase na adolescência do personagem... E que só depois ele desenvolveria o senso de justiça distorcido. De não se segurar em combate, e por isso colecionar as cabeças de suas vítimas como um troféu da sua devoção cega à sua missão como Santo de Ouro.

 

 

Bem-vindo de volta Access.

 

Eu estou com receio de ele inserir alguma espécie de vilania ou mau-caratismo no personagem para justificar a traição. A cena de Afrodite e MDM (com a fala do canceriano) me acendeu um alerta.

É Kurumada, não dá pra esperar coisas muito elaboradas, talvez por isso aquele diálogo rápido tenha sido bem satisfatório pra mim (e eles se tratarem por apelidos! Acho que é a primeira vez que 2 personagens de SS são mostrados com esse nível de intimidade, pelo menos o SS by Kurumada). Na verdade, o simples fato de ele ter focado todo esse capítulo no relacionamento entre personagens pra mim foi uma grata surpresa. Não é o tipo da coisa que eu esperaria dele e acho que ele se virou muito bem, tô feliz pelo velhinho.

 

Quanto a Mask, não vi problema. No clássico ele é mostrado como alguém que não acredita nessa dualidade de bom e mau. Pra ele isso é apenas uma qualificação com base na vontade de quem tem o poder para determinar o que é o quê. Se o lado A vence a guerra, a história vai ser escrita pelo lado A e ele vai dizer que seu lado era o justo e o correto. Se o lado B vencer a guerra, vai ser o contrário. Kurumada desenhou Mask originalmente como alguém cínico e niilista, ver ele agora querendo algum retorno para se usar como ferramenta por outra pessoa (Saga ou Atena) não me parece uma contradição, mas uma expansão até natural desse conceito, como outras pessoas já falaram mais pra trás. A tradução deu uma impressão de que ele quer dinheiro especificamente, mas de repente esse retorno que ele espera seja algo mais abrangente.

Acho que no EpiG isso também foi meio que usado, não? Tenho lembrança de uma cena de Mask indo até Saga e soltando um "o que eu ganho com isso?" como condição para ficar do lado dele, mas posso estar errado.

 

 

Quanto a Saga... dane-se Saga.

 

 

Quanto às idades, onde essas idades foram dadas mesmo? Databooks? Extras? Provavelmente nem foram feitas por Kurumada, eu não trataria elas como informações muito seguras. É o tipo da coisa que você segue na falta de coisa melhor, mas que você simplesmente descarta caso surja algo "mais oficial" que contradiz. E como R. Deschain falou aí mais em cima, a única imagem no mangá clássico que a gente tem dos dourados nessa época bate com a idade que eles tão aparentando agora, então acho que é isso que importa.

Editado por Masked Access
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

As idades mesmo foram dadas na enciclopédia, mas já no desfecho da saga clássica do Santuário há uma ilustração de todos os dourados juntos como crianças, e Saga, Aiolos, Afrodite, Máscara da Morte e Shura um pouco maiores nitidamente. Debas por sua altura naturalmente tb se destacava.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que no EpiG isso também foi meio que usado, não? Tenho lembrança de uma cena de Mask indo até Saga e soltando um "o que eu ganho com isso?" como condição para ficar do lado dele, mas posso estar errado.

Foi isso sim. E Saga ofereceu a ele a possibilidade de adquirir um poder semelhante ao de uma Supernova.

 

As idades mesmo foram dadas na enciclopédia, mas já no desfecho da saga clássica do Santuário há uma ilustração de todos os dourados juntos como crianças, e Saga, Aiolos, Afrodite, Máscara da Morte e Shura um pouco maiores nitidamente. Debas por sua altura naturalmente tb se destacava.

Verdade, consultei agora e procede. Mas eu ainda acho que as feições do Shura em Episódio Zero estão muito mais experientes/velhas do que no clássico quando jovem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal,

 

Acabei de ler todas as mensagens da discussão do Episódio Zero e não entendo muito bem como estão se referindo a Shura como traídor. Para mim, quando ele ascende ao céu no Último Dragão, ele entende que sempre "se enganou" acreditando que aquele bebe que viu na luta contra Aioros não era Athena e que o próprio guerreiro de sagitário era um traidor.

 

Não me lembro muito bem se ele sentiu isso por meio da crença do Shiryu ou se ele sentiu o cosmo da deusa naquele momento, mas ficou claro que ele sempre acreditou na justiça e que, até então, foi correto punir Aioros.

 

No que tange DM, acho que o "interesse" que ele busca significa algo além de um bem material. Eu acredito que seja algo como "poder fazer o que quiser". E ainda acho que será isso que Saga oferecerá para que ele fique ao seu lado.

 

Afrodite, a meu ver, está indo mais para a personalidade mostrada no Soul of Gold. Nunca me esqueço dele falando que estava gostando de viver normalmente em Asgard e não sabia se queria se envolver na batalha. Acho que Kurumada mostrará o lado mais egocêntrico do cavaleiro que diz "a vitória é a maior entre todas as belezas". Não dúvido muito do pisciano deixar Aioros passar e dizer para o Saga que não atrapalhará seus planos. Poder é justiça e ele sempre obedecerá o lider do Santuário.

 

Sobre Saga, sempre tive dúvidas se seu lado maligno seria apenas uma dupla personalidade ou algo a la Lost Canvas (a semente plantada por Yohma). Mas sempre acreditei que em ambos os casos ele queria apenas poder e que, dizer que lutaria contra os outros deuses era apenas uma forma de mostrar e manter sua supremacia.

 

Enfim, achei o episódio bem esclarecedor (onde estavam os outros cavaleiros no dia fatídico) e preparatório para as novidades que virão no próximo: a participação de Mascara da Morte e Afrodite no episódio. Os diálogos entre Shura e Aioros serão incríveis também. Certeza.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de ler todas as mensagens da discussão do Episódio Zero e não entendo muito bem como estão se referindo a Shura como traídor. Para mim, quando ele ascende ao céu no Último Dragão, ele entende que sempre "se enganou" acreditando que aquele bebe que viu na luta contra Aioros não era Athena e que o próprio guerreiro de sagitário era um traidor.

 

Não me lembro muito bem se ele sentiu isso por meio da crença do Shiryu ou se ele sentiu o cosmo da deusa naquele momento, mas ficou claro que ele sempre acreditou na justiça e que, até então, foi correto punir Aioros.

Isso no anime. No mangá, Afrodite enfatiza que ele, Máscara da Morte e Shura sabiam dos planos do Saga e de tudo que ocorreu a 13 anos atrás, e mesmo assim o seguiam.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso no anime. No mangá, Afrodite enfatiza que ele, Máscara da Morte e Shura sabiam dos planos do Saga e de tudo que ocorreu a 13 anos atrás, e mesmo assim o seguiam.

Mas não acho que essa fala no manga inviabiliza o fato de Shura acreditar que estava seguindo a justiça. Na minha opinião a redenção dele no final de sua luta com Shiryu mostra que ele estava "enganado" esse tempo todo.

 

Já o fato de Afrodite e Mascará da morte conversarem, agora no Episódio Zero, por detrás de um muro evidencia, no meu ponto de vista, mostra esse lado deles estarem cientes de tudo mas se manterem fieis aos seus interesses.

 

Sempre achei que ambos sabiam que Saga estava no poder e que não estava seguindo ordens de Athena. Até porque acredito que Afrodite matar Albiori, da forma como aconteceu, era algo sabidamente maléfico. Apenas por ordens do Santuário (de Saga). E Mascará da Morte nem se fale (seu senso de justiça, como disseram anteriormente, era mais atrelado a poder do que ao bem e o mal).

Editado por Ganzella
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentaram sobre a gestão do Evil Saga no santuário. A verdade é que maior parte do tempo era o lado bom organizando tudo.

 

Antes de Saori chamar atenção dele na guerra galática ele estava fazendo aparentemente um bom papel como GM : sendo justo,treinando cavaleiros, mandando cavaleiros para várias missões no mundo (ex.Shakka para matar os cavaleiros negros ).

 

Nesse capítulo mesmo vimos isso, quando logo após Aiolos fugir a personalidade boa volta ao controle. Um ponto legal é que Saga tem noção do que está acontecendo, e meio que dá pistas pros outros que ele não é indicado ao cargo.

 

Se Saga não tivesse esse lado maligno teria sido um ótimo GM. Como o foi em tudo que não envolvesse Atena.

  • Like 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Sqn.

Tem tópico pra isso e lá está tudo destrinchado.

Reiterando então que Shaka não foi a Ilha da Rainha da Morte por ordem de Saga, além de não haver nenhuma evidência disso Shaka ainda menciona que veio da Índia, o que já é ponto suficiente para sabermos que ele foi lá por vontade própria. O que já complica a afirmação de que ele mandava cavaleiros para várias regiões do mundo, algum outro exemplo de boa ação nesse sentido? Pq só recordo do lado maligno, acho que é claro que foi ele, enviando Hyoga para eliminar com os Bronzeados.

 

"Nesse capítulo mesmo vimos", não vimos nada além do lado bondoso assumir algumas vezes, o que já era sabido. O que eu vi foi justamente o contrário que inclusive parecem ignorar: Saga bondoso, aquele comparado a Deus, nada nunca fez pra mudar essa realidade. Não abandonou o posto, não evitou que caçassem Aiolos, não entrou em contato com Dohko ou Mu. Não, a bondade era tão grandiosa que se omitia da verdade, da responsabilidade.

 

Se Saga não tivesse esse lado maligno provavelmente também não seria GM já que Aiolos se mostrou infinitamente mais humilde e preparado para tal cargo. Shion pode até ter dito que esse foi o motivo por não te lo escolhido, seu lado maligno, mas isso não implica em afirmar que sem isso Saga seria escolhido pq todo um cenário mudaria.

 

E as melhores ações de Saga envolveram Atena, na saga de Hades.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com o volume 6 do Kanzenban em mãos, que trata-se do encontro entre Aiolia e Saori no Japão. Lá mostra um flashback do que ocorreu a treze anos atrás:

 

  • Saga diz para vários soldados que Aiolos tentou mesmo matar Atena.
  • Aiolos no flashback está cheio de cortes ao redor do corpo e sem camisa (provenientes da Excalibur?!)
  • Saga tem um diálogo com sua personalidade maligna em um dos seus banhos que antecedem suas supostas audiências com Atena. Na ocasião, Saga estava com sua personalidade boa no comando e assim permaneceu por um bom tempo (até o banho acabar) e ficou debatendo com seu lado mal sem tomar atitude alguma. Mesmo ele bradando que "queria proteger Atena e a justiça", nunca fez nada pra sair do cargo adquirido de forma ilegal.
  • Saga mal é extremamente narcisista: "realmente, seu corpo continua tão belo como sempre... Talvez seja a mais bela escultura feita por deus."
  • Saga recepciona Aiolia no Templo do Grande Mestre após o incidente no Japão com a personalidade benigna, maior prova disso é que os cabelos dele só mudam de cor para o escuro depois que ele se vê sem saída e decide atacá-lo.
  • Saga aparentemente também vai até Rodório dar conforto a Quasímodo antes de morrer com a sua personalidade benigna, já que entoa palavras de amor e carinho e é adorado como um deus por todos.

Estou dizendo isso aqui porque é estranho que o Saga bom tenha tido tantos momentos de consciência e nunca fez absolutamente nada pra mudar o que sua personalidade maligna fez. Não me lembrava disso.

  • Like 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com o volume 6 do Kanzenban em mãos, que trata-se do encontro entre Aiolia e Saori no Japão. Lá mostra um flashback do que ocorreu a treze anos atrás:

 

  • Saga diz para vários soldados que Aiolos tentou mesmo matar Atena.
  • Aiolos no flashback está cheio de cortes ao redor do corpo e sem camisa (provenientes da Excalibur?!)
  • Saga tem um diálogo com sua personalidade maligna em um dos seus banhos que antecedem suas supostas audiências com Atena. Na ocasião, Saga estava com sua personalidade boa no comando e assim permaneceu por um bom tempo (até o banho acabar) e ficou debatendo com seu lado mal sem tomar atitude alguma. Mesmo ele bradando que "queria proteger Atena e a justiça", nunca fez nada pra sair do cargo adquirido de forma ilegal.
  • Saga mal é extremamente narcisista: "realmente, seu corpo continua tão belo como sempre... Talvez seja a mais bela escultura feita por deus."
  • Saga recepciona Aiolia no Templo do Grande Mestre após o incidente no Japão com a personalidade benigna, maior prova disso é que os cabelos dele só mudam de cor para o escuro depois que ele se vê sem saída e decide atacá-lo.
  • Saga aparentemente também vai até Rodório dar conforto a Quasímodo antes de morrer com a sua personalidade benigna, já que entoa palavras de amor e carinho e é adorado como um deus por todos.

Estou dizendo isso aqui porque é estranho que o Saga bom tenha tido tantos momentos de consciência e nunca fez absolutamente nada pra mudar o que sua personalidade maligna fez. Não me lembrava disso.

 

Isso denota que Saga "bom" usou seu lado "mau" para fazer valer sua vontade de ser Papa. Por mais que tivesse dupla personalidade, o Saga queria ser o sucessor do Shion e todos tinham ciência da sua capacidade par tal. O problema foi que sua ambição foi maior e ele não aceitou ser subjugado por Aiolos. Shion viu sua essência maligna e escolheu o Sagittarius.

 

Vou tentar fazer um compilado de todas as passagens desse período em conjunto com esse capítulo. Dessa forma melhora o entendimento e compreensão, "costurando" as passagens em uma linha cronológica direta.

Editado por Wandir Wanderley
  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro que no próprio anime, havia um diálogo do Saga bom com o seu lado mau. Agora porque ele nunca fez nada, vá-se lá saber. Mais uma das coisas à la Kurumada...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nesses casos citados nem acho que tenha sido intencional do Kurumada querer mostrar que "Saga bom" não agia por também ter ambição. Provavelmente a ideia do velho era mostrar mesmo a dualidade do personagem, que podia ser bondoso e malvado. Acontece que ele não planejou isso direito e ficou essa sensação (equivocada ao meu ver) de que mesmo no lado bondoso Saga estava confortável com seu cargo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas transtorno dissociativo de identidade é isso mesmo: você dissocia os traços que não consegue admitir que possui em uma outra personalidade para que eles sejam vivenciados através dela (já que você não pode se desfazer deles). Não tem como o Saga Bom agir contra o que o Saga Mau faz pq os dois são Saga e o que o Saga Mau faz é o que Saga quer, mas não consegue admitir que quer pq ele só se aceita como o Bom.

 

Eles não são duas pessoas diferentes habitando o mesmo corpo estilo Caimabel, eles são uma pessoa só dividida entre duas coisas que quer (poder para si vs. servir Atena).

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso me lembra o filme A Janela Secreta, onde

a personalidade maligna do personagem do Johnny Depp, o Tiranela, surge justamente pra fazer o que o Depp queria mais não conseguiu fazer: matar a esposa e o amante dela

.

 

Acho que o Saga se encaixa nesse caso: ele desejava, mas nunca faria isso justamente por conta da sua ética e moral, então surgiu uma personalidade desprovida de tudo isso com o objetivo de cumprir as ambições secretas do Saga.

 

O Kanon sabia que o Saga tinha esse lado ambiosioso e narcisista, mas acho que nem ele imaginava que esse conflito interno levaria ao surgimento do Saga MalÉgno.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, acho que a sequência de Saga é essa:

 

- Saga vive sua ilusão de ser o santo perfeito, leal a Atena, adorado pela população, personificação de tudo que é bom e maravilhoso. Na verdade, ele não é tão maravilhoso, se acha superior a todos e acha que merece e deve dominar todos por causa disso, mas ele não é capaz de encarar esse lado de si e vira a cara pro outro. Inicialmente não existem duas personalidades pq Saga consegue lidar com essa ambivalência negando a existência dessas "falhas".

- Kanon conhece Saga e percebe a verdade que ele esconde de todo mundo e até de si mesmo e resolve expor Saga a esse lado "mau" para tentar conseguir apoio dele em seus próprios planos.

- O problema é que Kanon expõe Saga a um lado seu que ele ainda não estava preparado para encarar de frente. Como Saga não é capaz de lidar de forma saudável com suas ambivalências ele reage eliminando a figura que estava forçando ele a encarar sua verdade trancando Kanon no Cabo Sunion. Note-se que Saga não é o Saga 100% bom que ele quer ser, já que ele (não o Papa) decide por conta própria condenar Kanon à prisão. Ele prefere condenar o próprio irmão a uma morte por afogamento ou inanição a ter que lidar com as verdades que ele trouxe à tona.

- Infelizmente já é tarde demais pra se livrar da verdade eliminando Kanon. Ele já expôs Saga ao seu lado "feio", Saga não pode mais simplesmente ignorar o fato de que esses traços fazem parte dele. Como a negação não é mais uma opção, mas a aceitação ainda não passou a ser uma, ele acaba dando origem às duas personalidades, uma personificando todos os traços que ele considera desejáveis e a outra com aqueles que ele não admite ser de fato ele. Na cabeça dele o Saga Bom é o Saga real, o Saga Mau é o outro.

- Seiya atinge Saga com a luz de Aegis, que possui o poder milagroso de 15 anos de terapia, e Saga imediatamente passa a se aceitar como sendo os dois lados, bom e mau. Aceitando que o Saga Mau é ele tanto quanto o Bom, ele é capaz de abraçar a punição que lhe compete pelos crimes que cometeu e se suicida.

 

 

Nada como o suicídio para coroar a conquista de uma mente íntegra e saudável...

Editado por Masked Access
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra mim tanto o Saga queria proteger a Terra dos deuses quanto também tinha a ambição de poder absoluto no Santuário (e na Terra). As duas coisas se conciliam..............

O que eu concordo que não concilia (pelo menos até agora) é essa do Máscara da Morte querer algo em troca / ser mercenário, com o fato dele ter a filosofia de que poder é justiça.........................

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...