Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Que bela coletânea de mitos e significados culturais sobre as aranhas você mostrou!!!

 

É um dos animais mais fascinantes e, claro, deveria ter uma importância cultural à altura.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Ordykia de Louva-a-deus

http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20130916161657/saintseya/pt/images/3/39/Ordinaryordikya23.jpg

O nome Ordykia (オルデュキア) é provavelmente derivado da ilha de Delos, chamada anteriormente de Ortygia. Esse nome se deve ao fato de que a Titânide Astéria, irmã de Leto, tomou a forma de uma codorna (do grego, ortyx) para fugir de Zeus e voou para o mar onde, perseguida por Poseidon, transformou-se em uma ilha flutuante. Quando Leto perseguida por Hera apareceu na região, Poseidon fez a ilha se fixar no mar e a Titânide pediu a ela que deixasse Apollo nascer ali, como o nascimento do deus a iluminou e lhe trouxe riqueza, a ilha passou a se chamar Delos ("luminosa").

 

Mais tarde que passaram a diferenciar Ortygia e Delos como sendo duas ilhas diferentes sendo uma o local de nascimento de Artemis e outra de Apolo, mas Estrabão ainda atesta que havia uma disputa entre Ortygia e Delos em que o povo da primeira afirmava que foi ali que Artemis e Apolo nasceram originalmente. O nome do marciano provavlemente veio da relação entre o significado de "profeta" do nome mantis com o nome original da ilha de Delos, onde nasceu Apolo, o deus das profecias. Por fim, a deusa Asteria era associada com os oráculos das trevas (astrologia, necromancia, etc.), inclusive através da sua filha Hécate, talvez por isso Ordykia usa o elemento trevas.

 

Atualmente, Ortígia é o nome de uma ilha italiana localizada na cidade de Siracusa, Sicília.

 

Veste de Mantis

Os louva-deus (em inglês: ‘mantis’; do grego ‘mantis’, “profeta, leitor da sorte”) são insetos predadores que se alimentam principalmente de outros insetos vivos, porém as espécies maiores podem comer até mesmo aves pequenas, lagartixas, rãs, roedores e até cobras, e a maioria pratica o canibalismo. Eles atacam a uma velocidade notável. Esses insetos são muito conhecidos por suas pernas afiadas e sua estranha conduta nupcial, por que muitas vezes a fêmea devora cabeça do macho após o termino do acasalamento.

Seu nome popular decorre do fato de que, quando está pousado, o louva-a-deus lembra uma pessoa orando. A mitologia dos nativos sul-africanos trata este inseto como um deus.

 

Mitologia indígena Sul Africano refere-se ao louva-a-deus como um deus nos mitos e práticas dos povos Khoi e San; e a palavra para o louva-deus em africanêr é hottentotsgot (literalmente, o deus de Khoi).

 

Fontes: O Reino de Atena, Seiya Universe Wiki e Wikipedia

P.S.: o nome desse marciano foi difícil. Procurei em muitos lugares, mas essa foi a única explicação ou referência que achei, apesar de mesmo assim ficar com um pé atrás com ela. Quanto a sua veste, o louva-a-deus é um inseto fascinante e eu realmente esperava conseguir encontrar mais mitos sobre ele. Espero que gostem. Próximo: Sônia de Vespa.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma de minhas indignações com Omega é o fato de não explorarem os Marcianos para fazerem uma releitura da Saga do Santuário. É a classe mais pobre e inexplorada da franquia. Até os Jewels da Shiori possuem mais conteúdo que eles.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma de minhas indignações com Omega é o fato de não explorarem os Marcianos para fazerem uma releitura da Saga do Santuário. É a classe mais pobre e inexplorada da franquia. Até os Jewels da Shiori possuem mais conteúdo que eles.

 

Concordo totalmente.

 

A classe foi totalmente mal aproveitada pelos produtores do Ômega, já que tinha vários cavaleiros de prata e ouro para lutar contra o grupo principal.

 

Realmente gostaria que tivessem explorado melhor a classe, ou ao menos colocados mais marcianos no anime.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também concordo. Embora, mesmo tendo sido tão mal aproveitados, os marcianos têm referências culturais interessantíssimas.

 

Mas eu também sou dos que têm o pé atrás sobre essa identificação entre Ordykia e Ortígia (em grego: Ortygia). Eu não me darei por vencido, nem que leve anos e anos procurando. *a chama da determinação queimando dentro de mim*

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei a grafia Ordikia na internet que se refere a duas coisas: uma região da Aquitânia na França e um prato feito com cordonizes.

 

De qualquer forma acredito que o nome dele seja relacionado à ilha mesmo ate porque Mantis significa advinho, profeta, e a Ilha de Delos era chamada de Ortygia antes de Apollo, o deus das profecias nascer lá.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu encontrei a grafia Ordikia na internet que se refere a duas coisas: uma região da Aquitânia na França e um prato feito com cordonizes.

 

De qualquer forma acredito que o nome dele seja relacionado à ilha mesmo ate porque Mantis significa advinho, profeta, e a Ilha de Delos era chamada de Ortygia antes de Apollo, o deus das profecias nascer lá.

Mas Delos (onde nasceu Apolo, na Grécia) e Ortígia (onde nasceu Ártemis, na Itália) são ilhas diferentes. (EDIT: foi mal, vi que Ortígia era também o nome anterior de Delos XD )

 

Através dessa grafia, também encontrei no google as mesmas referências, sendo que o prato grego 'ordikia' é feito com codornas/codornizes porque Ortygia vem do grego 'ortyx/ortyki', "codorniz". Agora sim entendi porque associavam Ortígia com Ordikia (acreditando que seja mesmo essa a relação, que parece plausível), coisa que não vi explicando antes.

 

O que falta encontrar é a razão da escolha desse nome. (EDIT: talvez realmente Ortígia ter sido o nome antigo de Delos já responda isso).

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas Delos (onde nasceu Apolo, na Grécia) e Ortígia (onde nasceu Ártemis, na Itália) são ilhas diferentes. (EDIT: foi mal, vi que Ortígia era também o nome anterior de Delos XD )

 

Através dessa grafia, também encontrei no google as mesmas referências, sendo que o prato grego 'ordikia' é feito com codornas/codornizes porque Ortygia vem do grego 'ortyx/ortyki', "codorniz". Agora sim entendi porque associavam Ortígia com Ordikia (acreditando que seja mesmo essa a relação, que parece plausível), coisa que não vi explicando antes.

 

O que falta encontrar é a razão da escolha desse nome. (EDIT: talvez realmente Ortígia ter sido o nome antigo de Delos já responda isso).

Sim, Apolodoro na Biblioteca e Higino em Fabulai atestam que a ilha de Delos era chamada anteriormente de Ortygia. Esse nome se deve ao fato de que a Titânide Astéria, irmã de Leto, tomou a forma de uma codorna (ortyx) para fugir de Zeus e voou para o mar onde perseguida por Poseidon transformou-se em uma ilha flutuante. Quando Leto perseguida por Hera apareceu na região Poseidon fez a ilha se fixar no mar e a Titânide pediu a ela que deixasse Apollo nascer ali, como o nascimento do deus a iluminou e lhe trouxe riqueza ela passou a se chamar Delos que significa algo como "luminosa".

 

Foi só mais tarde que passaram a diferenciar as duas ilhas como cada uma sendo o local de nascimento de Artemis e outra de Apolo, mas Estrabão ainda atesta que havia uma disputa entre Ortygia e Delos em que o povo da primeira afirmava que foi ali que Artemis e Apolo nasceram originalmente.

 

Como eu disse, acredito que o nome do marciano tenha vindo da relação entre o significado de "profeta" do nome mantis com o nome original da ilha de Delos. Por fim a deusa Asteria era associada com os oráculos das trevas (astrologia, necromancia, etc.) inclusive atraves da sua filha Hékate, talvez por isso Ordykia usa o elemento trevas.

 

Mas td isso são apenas suposições, nao sei se os autores pensam nisso td pra dar nome aos personagens. Talvez so estivesse comendo um ordikia na hora que criaram o marciano :P .

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que seja muita viagem. Apesar da referência relativamente extensa, para mim é simples o suficiente para aparentar ter sido mesmo essa a referência que eles quiseram passar.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fora que a mente humana é muito engenhosa e as histórias nascem das percepções e experiências que uma pessoa passou durante a sua vida. É plausível que alguém no staff possa ter visto alguma parte dessa história e conseguido ligar os pontos.

 

Mas confirmação mesmo, só vamos ter se formos direto na fonte rsrs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fora que a mente humana é muito engenhosa e as histórias nascem das percepções e experiências que uma pessoa passou durante a sua vida. É plausível que alguém no staff possa ter visto alguma parte dessa história e conseguido ligar os pontos.

 

Mas confirmação mesmo, só vamos ter se formos direto na fonte rsrs

 

Mais um ponto pra teoria deles estrem comendo um ordikia :P Sempre gosto de acreditar que todas as referencias influenciam nos nomes, mas as vezes parece td perfeito demais. POr outro lado os nomes de alguns personagens de SSO são muito iconicos e o uso da Pallas, que é uma persoangem grega que quase ninguem conhece, mostra que o pessoal parece conhecer bem a fundo esses detalhes mitologicos. Então acho ser possivel essa conexão de mantis-Apollo-Astéria-Ortygia-Trevas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sonia de Vespa

sonia_omega_2.jpg

Sonia significa "sábia", ou "sabedoria", e vem do russo Sonja, que por sua vez é derivado da palavra grega Sophia.

 

Veste de Vespa

As vespas são insetos pertencentes à ordem dos himenópteros e possuem um papel importante na polinização de diversas espécies vegetais, atuando como vetores de pólen, sendo, portanto, polinizadores potenciais ou efetivos de diversas espécies vegetais.

 

O vespão gigante asiático ou vespa mandarina (vespa mandarinia) é a maior vespa do mundo, sendo nativa da Ásia oriental e encontrada em ambiente tropical. O seu comprimento é de aproximadamente 50 milímetros, com uma envergadura de aproximadamente 76 milímetros. A rainha pode alcançar um comprimento de 55 milímetros. As picadas dos vespões são mais dolorosas e mortais do que as das vespas em geral por serem o tipo de vespa cujo veneno é mais potente. O vespão gigante asiático (incluindo a subespécia vespão gigante japonês) é o mais mortal entre as vespas em todo o mundo, sendo responsável pela morte de até 50 pessoas por ano no Japão e mais de 40/ano na China; as vítimas nem precisam ser alérgicas a vespas ou vespões para morrer.

 

Fonte: Wkipédia e Seiya Universe Wiki

P.S.: trazendo o último dos marcianos.Quanto ao nome da personagem, não tem nada demais. Já quanto a sua veste, eu sou mais a favor da ligação com a Vespa que picou Pégaso, o que criaria um paralelo com a série (apesar de Sonia ter mais história com Sohma do que com Kouga). Mas a referência a peça "As Vespas" também é legal. Espero que gostem. Ah, e qual classe gostariam que fosse a próxima, gigantes, deuses ou titãs? (ainda não terminei os Pallasites). Próximo: Medéia.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sonia é uma das melhores personagens de Omega. Desde seu background até a sua morte, foi tudo muito bem trabalhado pelos roteiristas. Uma curiosidade é que, do grupo de protagonistas, ela só não enfrentou o seu irmão Éden e o Cavaleiro de Pégaso, Kouga. O que é interessante, tendo em vista o mito relacionado ao Belerofonte e ao próprio Pégaso mitológico.

 

Bem, eu aprovaria os próximos posts serem relacionados aos Gigantes. Acho que seria mais apropriado. Você vai falar dos de Episode G também? Ou só os da Gigantomaquia?

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto muito da Sonia, acho q as duvidas dela são um dos exemplos mais legais da humanidade dos personagens de Ômega.

 

Mas se nao me engano o animal enviado para picar Pégasos foi um moscardo ou mutuca, igual o que Hera enviou para atormentar Io enquanto ela estava sob a forma de vaca. Vale destacar que existiu uma constelação de vespa que depois foi chamada de mosca do norte.É curioso que a Sonia use uma mascara como as amazonas embora ela nao fosse uma.

 

Mas Sagittarius, acho q faltou falar do Mundo dos Sonhos na parte dos espectros.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto muito da Sonia, acho q as duvidas dela são um dos exemplos mais legais da humanidade dos personagens de Ômega.

 

Mas se nao me engano o animal enviado para picar Pégasos foi um moscardo ou mutuca, igual o que Hera enviou para atormentar Io enquanto ela estava sob a forma de vaca. Vale destacar que existiu uma constelação de vespa que depois foi chamada de mosca do norte.É curioso que a Sonia use uma mascara como as amazonas embora ela nao fosse uma.

 

Mas Sagittarius, acho q faltou falar do Mundo dos Sonhos na parte dos espectros.

 

Bom, eu já vi uma versão na qual foi uma abelha, uma que foi vespa e uma que foi um moscardo.

 

Quanto aos Mundo dos Sonhos, irei falar junto com os deuses, já que Oneiros, Morfeu, Icelos e Phantasos são deuses.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só fico com o pé atrás quando traduzem 'hornet' para 'vespa', quando deveria ser 'vespão'. Certo que vespão é um subtipo de vespa (assim como em inglês 'hornet' também é um subtipo de 'wasp', havendo correspondência total entre o inglês e o português), mas não são sinônimos.

 

As picadas dos vespões são mais dolorosas e mortais do que as das vespas em geral por serem o tipo de vespa cujo veneno é mais potente. O vespão gigante asiático (incluindo a subespécia vespão gigante japonês) é o mais mortal entre as vespas em todo o mundo, sendo responsável pela morte de até 50 pessoas por ano no Japão e mais de 40/ano na China -- e as vítimas nem precisam ser alérgicas a vespas ou vespões para morrer. Acho que "só" isso já é o suficiente para justificar o nome da armadura de Sonia, né? rsrsrsrs

 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hornet#Stings

 

Outro problema que eu vejo é essa associação do nome de Sonia com 'sogna'. 'Sogna' ("sonha") é conjugação do verbo italiano 'sognare' ("sonhar") e nada tem a ver com 'Sonia/Sonya/Sonja'. Só porque essa saga tem forte relação com a Itália o povo também já inventa de forçar a barra com o que não tem nada a ver, querendo que TUDO se conecte com a Itália.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Bom, eu já vi uma versão na qual foi uma abelha, uma que foi vespa e uma que foi um moscardo.

 

Quanto aos Mundo dos Sonhos, irei falar junto com os deuses, já que Oneiros, Morfeu, Icelos e Phantasos são deuses.

 

Pensei no Mundo dos Sonhos pq vc falou do Mundo dos Mortos como os dois são ligados ...

 

 

Eu só fico com o pé atrás quando traduzem 'hornet' para 'vespa', quando deveria ser 'vespão'. Certo que vespão é um subtipo de vespa (assim como em inglês 'hornet' também é um subtipo de 'wasp', havendo correspondência total entre o inglês e o português), mas não são sinônimos.

 

As picadas dos vespões são mais dolorosas e mortais do que as das vespas em geral por serem o tipo de vespa cujo veneno é mais potente. O vespão gigante asiático (incluindo a subespécia vespão gigante japonês) é o mais mortal entre as vespas em todo o mundo, sendo responsável pela morte de até 50 pessoas por ano no Japão e mais de 40/ano na China -- e as vítimas nem precisam ser alérgicas a vespas ou vespões para morrer. Acho que "só" isso já é o suficiente para justificar o nome da armadura de Sonia, né? rsrsrsrs

 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hornet#Stings

 

Outro problema que eu vejo é essa associação do nome de Sonia com 'sogna'. 'Sogna' ("sonha") é conjugação do verbo italiano 'sognare' ("sonhar") e nada tem a ver com 'Sonia/Sonya/Sonja'. Só porque essa saga tem forte relação com a Itália o povo também já inventa de forçar a barra com o que não tem nada a ver, querendo que TUDO se conecte com a Itália.

Nao sei se faz sentido, mas Sônia é uma personagem do livro Crime e Castigo. Eal é o amor de Raskólnikov, o personagem principal que resolve confessar o crime que cometeu por causa dela e atraves dela busca redenção. Ela representa a fé ortodoxa na obra, oque me parece estabelecer uma certa relação com a Sônia de SSO que é a maior emissária de Mars e suas crenças,a questao da duvida e redenção de Raskólnikov tambem é vista atraves da luta dela (a Sonia de SSO) em descobrir o que é correto.

Editado por Leandro Morus
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só fico com o pé atrás quando traduzem 'hornet' para 'vespa', quando deveria ser 'vespão'. Certo que vespão é um subtipo de vespa (assim como em inglês 'hornet' também é um subtipo de 'wasp', havendo correspondência total entre o inglês e o português), mas não são sinônimos.

 

As picadas dos vespões são mais dolorosas e mortais do que as das vespas em geral por serem o tipo de vespa cujo veneno é mais potente. O vespão gigante asiático (incluindo a subespécia vespão gigante japonês) é o mais mortal entre as vespas em todo o mundo, sendo responsável pela morte de até 50 pessoas por ano no Japão e mais de 40/ano na China -- e as vítimas nem precisam ser alérgicas a vespas ou vespões para morrer. Acho que "só" isso já é o suficiente para justificar o nome da armadura de Sonia, né? rsrsrsrs

 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hornet#Stings

 

É curioso, eu já tinha visto gente traduzindo hornet como vespão antes, inclusive o google translate. Mesmo assim não parece refletir muito na biologia. O nome das "hornets" é vespa em português - tipo a Asian Giant Hornet que você mencionou é conhecida como Vespa Mandarina ou vespa gigante asiática, e não Vespão... Até o nome científico dela é Vespa Mandarinia.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vespa_mandarina

 

No caso, como o animal que ela representa é conhecido como vespa mesmo, nem faz sentido falar em vespão. No máximo, Sonia de Marimbondo! hueheuh

Editado por Alones
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

É curioso, eu já tinha visto gente traduzindo hornet como vespão antes, inclusive o google translate. Mesmo assim não parece refletir muito na biologia. O nome das "hornets" é vespa em português - tipo a Asian Giant Hornet que você mencionou é conhecida como Vespa Mandarina ou vespa gigante asiática, e não Vespão... Até o nome científico dela é Vespa Mandarinia.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vespa_mandarina

 

No caso, como o animal que ela representa é conhecido como vespa mesmo, nem faz sentido falar em vespão. No máximo, Sonia de Marimbondo! hueheuh

Essa Vespa Mandraina sempre me lembra Pallasite que invadiu o Santuario, acho que era Logi ou Loki.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...