Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Agora que eu me toquei. O Ikki não deveria ter sido citado no artigo também? Nem precisava repetir o que já foi postado no artigo dele, mas pelo menos colocar um link pra postagem dele hehe

JAMAIS! /evil

 

Mas enfim, postagem muito boa. Parabéns pelo excelente trabalho, Sagitarius!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora que eu me toquei. O Ikki não deveria ter sido citado no artigo também? Nem precisava repetir o que já foi postado no artigo dele, mas pelo menos colocar um link pra postagem dele hehe

Concordo, afinal além de ser do signo de Leão, (até por isso mesmo também) trajou a armadura na saga dos Elísios, mesmo que por pouco tempo. Eu acharia justo!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostei da última imagem (do leão e a mulher olhando o horizonte)... que por acaso é a mesma imagem que eu estou usando na minha assinatura :P

Eles estão olhando pra lua pq na versão que o leão não é filho de Typhon e Equidna , ele caiu da lua ^^

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem porque colocar Ikki no post. Só porque ele vestiu a armadura de Leão? Ele também vestiu a de Sagitário, e só por isso ele vai ter que ser citado em Sagitário também?

 

Shiryu em Capricórnio, então, não pode faltar, né? ¬¬

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E só faltou falar da irmã de Goldie, Blondie. ^_^

 

http://media.tumblr.com/589272abbe962b8abcdd78c6ba72e5f4/tumblr_mz21nn4jLB1skkcudo1_1280.png

 

"Eu ouvi meu nomezinho?"

 

(O melhor é que o próximo signo é Virgem, que é justamente o signo da Blondie!)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acabei de descobrir de onde Kurumada tirou a leoa Blondie:

 

http://content.messynessychic.com/wp-content/uploads/2013/09/blondie1.jpeg

 

Era uma leoa de estimação de um rico homem de negócios de petróleo do Texas (EUA), Charles Hipp.

 

Para saber mais da história de Blondie, é só ver aqui: http://www.messynessychic.com/2013/09/24/blondie-the-living-room-lion/

Link para o post
Compartilhar em outros sites

VIRGEM

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Pharaon-Label-Virgo.jpg

O SEXTO TEMPLO ZODIACAL É CONHECIDO ORIGINALMENTE NO MANGÁ COMO “O TEMPLO DA DONZELA”

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Cloth-Virgo-big.jpghttp://fc04.deviantart.net/fs70/f/2010/071/4/b/Armadura_de_Virgem_by_Tomas_Jefferson.jpg

 

Segundo a mitologia grega, houve um tempo em que a humanidade passava por um período obscuro e cheio de guerras. Observando do Olimpo o caos que açoitava a Terra, Zeus resolveu enviar sua filha Astréia (de ‘astér’, “estrela”), nascida da união com a titânide Têmis, a segunda esposa de Zeus.

 

Astréia era a mais pura das deusas, e impôs justiça e ordem entre os mortais. O período em que Astréia permaneceu na Terra ficou conhecido como Idade de Ouro. Durante a Idade de Ouro a primavera era eterna e os homens viviam em harmonia com os deuses, e Astréia vivia na terra entre os humanos, aconselhando-os e dando-lhes noções de leis e justiça. Nesta época, no mundo não haviam guerras, catástrofes ou crimes. A natureza era plena e oferecia alimento a todos os homens, que existiam em paz com os deuses.

Mas os homens tornaram-se gananciosos e passaram a ignorar as obrigações que tinham com os deuses, acreditando-se donos do próprio destino. Irritado com a prepotência dos mortais, Zeus determina um castigo: a Idade de Ouro estava acabada. A primavera seria limitada, a terra deveria ser tratada para produzir frutos e a juventude eterna não existiria mais.

Ao ver o comportamento dos humanos e os castigos que o Zeus, deus dos deuses os impunha, Astréia se refugia nas montanhas, mas continuou a disposição daqueles que quisessem procurá-la e ouvir seus sábios conselhos.

Mesmo com todos os castigos de Zeus, a punição da humanidade não terminara, os homens descobriram mais uma vez a guerra.

Ao ver em qual ponto as coisas estavam, e vendo que os mortais tinham se degenerado totalmente, Astréia, entristecida, resolveu abandonar a Terra e deixar de conviver com os mortais. A deusa, então, refugia-se no céu, sob a forma da constelação de Virgem.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Mitovirgo.jpg

 

Uma lenda grega distinta conta que a Virgem seria Erígone, filha de Icarius - a quem Dionísio havia desvendado o segredo da produção do vinho. Quando o provaram e sentiram pela primeira vez os efeitos enebriantes desta bebida, os aldeões locais acreditaram que Icarius os tentara envenenar e mataram-no. Maera, o cão de Icarius, apressa-se então a chamar a atenção de Erígone para o homicídio do seu pai e esta, não podendo suportar tamanha tristeza, acaba por pôr termo à sua vida, enforcando-se. Os deuses, condoídos perante a tragédia, teriam colocado os intervenientes no céu, na forma das constelações de Virgem (Erígone), Boötes (Icarius) e Cão Menor (Maera)

 

Outras lendas ainda dizem que são Deméter (deusa da agricultura) ou ainda Tique, a deusa da boa fortuna.

Shijima

http://www.cavzodiaco.com.br/imagens_fas/183537/7481.jpg

 

‘Shijima’ em japonês simplesmente significa “silêncio”, pois ele evita de usar a boca para falar, acumulando o cosmo dessa maneira.

 

Asmita

http://fc03.deviantart.net/fs70/f/2010/107/d/e/Asmita_de_Virgem_2_by_Tomas_Jefferson.jpg

Dentro da filosofia indiana jainista, o Yogasutra nos apresenta uma lista de "cinco poluções ou estorvos" chamados de 'panca-klesah'. Eles são a ignorância (avidya), o egoísmo (asmita), a paixão (raga), a malevolência (dvesa) e o apego à vida material (abhinivesa).

 

O asmita é idêntico ao ahankar, o ego ou orgulho excessivo segundo as Escrituras Sagradas dos siques da Índia, um dos "cinco males" ou "cinco ladrões", as cinco principais fraquezas da personalidade humana em desarmonia com a sua essência espiritual. Ele dá ao indivíduo a sensação de ser superior aos outros, o que, no entanto, atesta que eles mesmos lhes são inferiores. O ahankar/asmita leva à inveja, aos sentimentos de inimizade e à perturbação entre as pessoas.

 

http://fc04.deviantart.net/fs71/f/2010/071/5/e/UPDATE_Asmita_de_Virgem_by_Tomas_Jefferson.jpg

 

Certamente, a escolha por esse conceito para nomear a pré-encarnação de Shaka é para mostrar um estado inferior do qual o seu espírito teve que superar para alcançar a iluminação.

 

 

Shaka

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Kenuma-Shaka.JPG

 

‘Shaka’ é a forma abreviada de Shakyamuni. Shakyamuni é um dos principais títulos de Sidarta Gautama, o fundador do budismo, que em sânscrito quer dizer “o sábio dos Xáquias”, nome de um povo que habitava o nordeste da atual Índia e o Nepal. Ele recebeu esse título após se tornar "O Iluminado".

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/EpisodeG-0006.jpg

Fudou

http://www.burningblood.it/marcoalbiero/fanarts-images/ss-om-fudo.jpg

O nome Fudou (フドウ), do japonês, significa “flutuante” ou “aquele que flutua”.

 

O nome desse cavaleiro é uma referência a Fudo-Myo, um deus da guerra que protege os guerreiros.

 

Acala ou Acalanata (em sânscrito: अचलनाथ, Acalanatha Vidya Rāja, ou "Senhor Inabalável" [da Sabedoria]), é uma deidade do budismo (vajrayana), sendo mais conhecido dos Cinco Reis da Sabedoria do Reino do Ventre. Acala é também o nome do oitavo dos dez passos ou degraus do caminho do bodhisattva. No japão, Acala é conhecido como Fudo-Myo.

 

Acala é o destruidor da ilusão e o protetor do budismo. Sua imobilidade refere-se à habilidade de não ser movido pelas ilusões fenomênicas. Apesar de sua temível aparência, seu papel é o de ajudar todos os seres, mostrando-lhes os ensinamentos do Buda, levando-os a aprender o autocontrole. Ele é visto como uma deidade protetora, e que ajuda a atingir metas. Os templos que lhes são dedicados fazem rituais de fogo periódicos em sua homenagem. No Japão, o Fudo-myo é conhecido também como a deidade protetora das artes marciais, em especial do aiquidô, representando o espírito calmo, livre da agressividade.

 

O Buda Akshobhya, cujo nome também significa "O Inabalável", às vezes é confundido com Acala. Entretanto, Acala não é um Buda, e sim um dos cinco Reis da Sabedoria do reino do Ventre em Vajrayana, conforme a tradição indo-tibetana, bem como na seita budista japonesa Shingon.

 

É tipicamente representado com uma espada para subjugar demônios em sua mão direita e uma corda para apanhá-los e prendê-los na esquerda. Ele tem um assustador rosto azul e é cercado de chamas, representando a purificação da mente. Frequentemente é representado sentado ou de pé sobre uma rocha para demonstrar sua imobilidade. Normalmente seu cabelo tem sete nós e é penteado para o lado esquerdo, um estilo de penteado frequente na iconografia budista. Também com frequência ele é representado com duas presas protuberantes. Uma aponta para baixo, demonstrando sua compaixão pelo mundo, e uma aponta para cima, demonstrando sua paixão pela verdade.

 

http://www.budojournal.org/Fudo-Blue.jpg

 

Para os praticantes de artes marciais, a figura do Fudo-Myo representa o maior de todos os oponentes, a própria pessoa, com seus medos e limitações auto impostas, que impedem cada um de evoluir, eis que, para conseguir dominar e superar as barreiras e adversários é necessário conhecer-se a si próprio e vencer suas frustrações.

 

Shun

http://lh3.ggpht.com/-0VWvoRnbK0w/VE8VkrG5-WI/AAAAAAAAIoI/sFkdMeeGWdo/image%25255B26%25255D.png?imgmax=800

 

O nome Shun () pode ter vários significados, entre eles: "cintilar", "piscar" e "num piscar de olhos". O nome de Shun veio da imagem do piscar das estrelas, pelas palavras do próprio Masami Kurumada, pois quer dizer “cintilar de uma estrela”. Certamente, apenas uma associação com a personalidade delicada do Santo de Andrômeda. Seu nome faz alusão a algo brilhante, porém breve.

 

Fontes: La Guía Saint Seiya, O Reino de Atena, Blog Astronomia para amadores e Wikipédia

P.S.: trazendo o artigo de virgem. Quanto aos nomes, gosto das inspirações usadas em todos, até mesmo no de Shijima, que é o mais simples. Gostei da representação de Fudou como a reencarnação de Fudou-Miyo, ajudando a sair um pouco de Buda (apesar de eu gostar da relação dos santos de virgem com Buda). Quanto ao mito, sempre preferia a versão de Astréia do que as outras. Gosto do mito dela, justamente por ele ser praticamente o único no qual ela aparece em toda a mitologia.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez, o nome de um personagem do Omega rendeu mais que os outros.... Quem diria rsrsrs

 

Aliás, agora lembrei que Saori seria do signo de virgem. Considerando que foi dito na série que zeus deixou a terra nas mãos dela, seria uma espécie de paralelo com a tal astréia?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não quero poluir o tópico, nem iniciar um debate, pra mim tanto faz acrescentar o Ikki ou não, não vejo nisso um motivo pra discutir, só falei que eu acharia justo, pura opinião, mas tentarei ser mais claro nos meu motivos para não parecer que falei bobagem... porque?

Não tem porque colocar Ikki no post. Só porque ele vestiu a armadura de Leão? Ele também vestiu a de Sagitário, e só por isso ele vai ter que ser citado em Sagitário também?

Shiryu em Capricórnio, então, não pode faltar, né? ¬¬

Por que "só o vencedor pode vestir sua armadura de ouro" ♪ (ta bom parei)

Não só por que ele vestiu a armadura de leão, como também por ele ser do signo de leão, não estou falando que ele é oficialmente defensor da quinta casa, mas deu a entender que ele será o sucessor de Aiolia, sei que pra alguns fãs é difícil de aceitar isso, e acho até chato falar sobre isso, afinal pra mim tanto faz se for oficializado ou não pelo autor, mas na minha opinião é algo quase que certo a acontecer! (o que seria natural, afinal poder pra isso ele tem e por "coincidência" todos cavaleiros oficiais de ouro são do mesmo signo de suas respectivas armaduras né! (e Ikki é o único que vejo com poder para vestir a armadura de Leão no futuro))


Vestir armaduras de outros signos em situações extremas ou casos isolados pra mim não quer dizer que ele será o defensor da casa daquele signo, e também não vejo o menor sentido em afirmar isso. A armadura de Capricórnio não vestiu Shiryu, Shura quem o vestiu com ela, só para que ele não "queimasse até os ossos". (não vou afirmar essa parte com certeza pois não lembro exatamente mas: acho que só Shura sabe que Shiryu a vestiu, afinal Shiryu já estava inconsciente se não me engano, então nem mesmo o dragão sabe que já vestiu aquela armadura, e não lembro de ninguém mais ter visto aquilo, ele pode até desconfiar depois o que aconteceu, e se for como imagino, ele só teria como saber a verdade durante a saga de Hades quando encontra com o zumbi do Shura.)

 

No caso de Ikki, ele vestiu-se com a armadura de sagitário, não considero que a armadura o escolheu naquele momento(diferente da armadura de Leo que o escolheu nos Elísios) aliás nem chamo aquilo de armadura, afinal por algum motivo que não me lembro se foi explicado ela não parecia em nada com a aparência da verdadeira armadura de Sagitário(estava bizarra!).

 

Pra mim seria justo sim! E até com uma "certa" logica, mas se não for adicionado também não entrarei em desespero.

 

Bom... sobre o post de Virgem, muito bom também, Shaka aos poucos foi se tornando meu segundo gold favorito!

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Shaka, empatado com Milo e Afrodite, sempre foi o meu dourado favorito. Muita coisa sobre filosofia e meditação oriental eu aprendi quando fui pesquisar, interessado no proprio personagem. Até quase virei budista, mas não fui muito longe...

 

Sagittarius, só uma pequena correção na explicação do nome de Shaka: Shakyamuni não é a forma japonesa para Buda, é o título em sânscrito mesmo do príncipe Sidarta Gautama da tribo dos Xáquias depois que ele se tornou O Iluminado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A lenda de Astreia é sem duvida uma das mais belas da Mitologia Grega. No que se refere as diferentes versoes, me atrevo a dizer que prefiro a versão que ela é filha do Titã Astraios com a Titânide Eos. Nessa versão ela não está ligada a justiça de Themis, mas sim a pureza, o que entendo que faz mais sentido ja que cronologicamente a Idade do Ouro aconteceu durante o Governo dos Titãs e, portanto, Zeus era ainda apenas um bebê.

 

Realmente a associação com Athena é bem interessante, mas acredito que a escolha do signo possa estar mais relacionada com o fato de Athena ser uma Deusa Virgem. Realmente não entendo pq na Antiguidade não associaram ela com o signo de Virgem.

 

Acredito que a posição do object de Virgem é uma alusão a lenda de que quando a Humanidade ficou maligna, na Idade do Bronze, Astreia orou aos deuses que a transformassem em constelação para que ela nao visse o sofrimento do mundo. Por isso nas representações de mapas estelares antigos a constelação aparece de costas para a Terra.

 

 

No que se refere aos personagens devo dizer q o Shaka é meu dourado preferido :D .

 

O Shijima se destaca por ser o novo salvador da Athena e não um Sagitariano como era de se esperar e acho que isso é muito bom, por causa da associação com o budismo, pra mim budismo representa sabedoria logo o cavaleiro budista tem que ser realmente o que percebe que a Athena está em perigo, ainda mais quando o cavaleiro de Libra não é nem um pouco sábio em ND.

 

O Asmita pra mim é incrivel, os momentos que a Athena fala que ele sofre e o que ele fala que a vida é bela antes de morrer me emocionam ate hoje. Toda a ponderaçaõ e a desconfiança dele em relação ao que é bom pra este mundo tem td a ver comigo, logo me identifico muito com ele. Pena que sou leonino ou não :D

 

Por fim adorei o Fudou de todas as formas. Cara hiperpoderoso que tinha uma excelente motivação para lutar ao lado de Marte e que lavou a alma de muita gente, especialmente eu, ao falar pra Saori parar de ficar babando ovo pro Seiya quando todos os cavaleiros se sacrificam por ela. Adorei o mito do Fudo-Myo e se pensarmos tem td a ver com o Fudou, nao apenas pela iconografia, mas tambem pelo fato dele estar ao mesmo tempo em busca de Sabedoria (Fudou quer um mundo melhor, encontrar o que é certo ao se aliar a Athena) e ter compaixão pelo mundo, Fudou apesar de td ainda tem um interesse pelo mundo.

Editado por Leandro Morus
Link para o post
Compartilhar em outros sites

LIBRA

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Pharaon-Label-Libra.jpg

A CASA DE LIBRA É ORIGINALMENTE CONHECIDA NO MANGÁ COMO “O TEMPLO DA BALANÇA”

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Cloth-Libra-big.jpghttp://fc03.deviantart.net/fs51/f/2009/322/e/1/Armadura_de_Libra_by_Tomas_Jefferson.jpg

 

Na mitologia grega, Têmis era a titânide da justiça, filha de Gaia e Urano, e era representada por uma mulher com olhos vendados. Têmis foi à segunda mulher de Zeus, com o qual gerou as Horas (Irene, a paz; Dice, a justiça e Eunômia, a disciplina). Trazia em uma das mãos a cornucópia (chifre da abundância) e na outra uma balança.

 

Quando Astréia, filha de Zeus e Têmis desceu a terra, levou consigo uma espada em uma das mãos, e na outra uma balança, instrumento que utilizava para simbolizar o equilíbrio entre o bem e o mal.

 

Ao se refugiar no céu na forma da constelação de Virgem, Astréia cravou sua espada na terra, e levou consigo a balança de sua mãe, que foi colocada no céu na forma da constelação de Libra.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Mitolibra.jpg

 

A balança de Têmis é símbolo da justiça, da medida, da prudência, do equilíbrio, já que sua função corresponde à pesagem dos atos. Associada à espada, a balança traduz igualmente a Justiça, mas como duplicação da Verdade.

http://img3.wikia.nocookie.net/__cb20120817125061/ssu/images/d/db/SSOGoldClothLibra.PNG

Itia

http://i.imgbox.com/lFxOV4HX.png

O nome Itia é a pronúncia fonética da palavra grega Ιτιά, que significa “salgueiro”.

 

Salgueiro, chorão, sinceiro, vime, vimeiro e salso são os nomes comuns das plantas do género Salix, na família Salicaceae. É um género com cerca de 400 espécies distribuídas em climas temperados e frios. Inclui plantas de porte muito diversos, desde arbustos e pequenas plantas rastejantes até árvores de porte considerável, geralmente em solos úmidos.

 

De acordo com Robert Graves em seu livro "A Deusa Branca", na Irlanda, o salgueiro é uma das "sete árvores sagradas dos bosques da Irlanda" - ao lado da bétula, da maçieira, do amieiro, do azevinho, da aveleira e do carvalho. Para os celtas, era uma árvore ligada a bruxaria, ao feminino, a lua e a água. Inclusive alguns acreditam que a palavra inglesa witch (bruxa) tenha surgido de willow (salgueiro).

 

Na mitologia romana, o salgueiro era uma árvore consagrada à deusa Juno.

Na China, era símbolo da imortalidade, porque cresce ainda que seja plantada ao contrário. Folhas de salgueiro também são usadas na China como amuleto contra bruxas e maus espíritos.

 

Na tradição japonesa, o salgueiro está associado com fantasmas. É popularmente suposto que um fantasma aparece onde um salgueiro cresce. “Salgueiro Verde” é uma história de fantasma japonês em que um jovem samurai se apaixona por uma mulher chamada Salgueiro Verde, que tem uma conexão espiritual com uma árvore de salgueiro.

 

Seu nome pode ainda ser derivado dos nomes hebraicos "Itiya" ou "Itiah", que significa "Deus está comigo", podendo ser uma alusão ao fato dele ser o Grande Mestre, o mais próximo a deusa Atena.

 

Mestre Ancião

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Dokho1.jpg

No budismo Chan, da China (chamado de Zen, no Japão), o mestre ou instrutor é chamado de “roshi”, que significa “velho mestre” ou “Mestre Ancião”.

Dohko

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Kenuma-Dohko.JPG

 

O nome Dohko em japonês e em chinês, quer dizer “Pequeno Tigre” ou ainda “Jovem Tigre”.

 

“Naiya é filho do Supremo Deus Dragão “Shen Wo [Yuan-shi tian-zong] (“Go Rozan” no Japão)” com uma jovem Humana (uma tradução possível para “Go Rozan” seria “Cinco de Rozan”- ou seja, os Cinco Picos de Rozan estariam simbolizando Shen Wo). Quando criança Naiya se destacava nas artes marciais sendo apelidado de “Pequeno Tigre (Dohko)”, possuía força descomunal, o que chamava a atenção de lutadores de todos os cantos da Ásia, mas ninguém era páreo para Naiya.

 

Os 7 Deuses Demônios viram Naiya como uma ameaça e enviaram várias hordas de demônios atrás dele. Porém nenhum demônio sobreviveu.

 

Já na sua adolescência Naiya encontrou como adversário o filho de um deus Demônio, sua aparência era de um dragão, o demônio explicou a Naiya que adquiriu esta aparência por ter derrotado 100 dragões sagrados e agora seus espíritos residiam em seu interior. Mas por fim o príncipe foi morto e os 100 dragões foram libertados. Em ira por ver seu filho morto, o líder entre os sete demônios ordenou que eles matassem Naiya.

 

Naiya acabou sendo morto pelo primeiro dos sete demônios. Os demônios comemoraram esta vitória espalhando o caos na Terra.

 

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Dohko.JPG

 

 

Shen Wo ao ver seu filho morto e não podendo fazer nada, se retirou aos Céus, mas não esperava que um tigre se sacrificasse para devolver a vida ao seu jovem filho morto. Naiya se reergueu e os 100 espíritos dos lendários dragões divinos uniram-se a ele para ajudá-lo. Shen Wo já não podendo voltar a terra, lançou dos céus uma lança e um par de rodas flamejantes para que Naiya pudesse se locomover nos céus, agora Naiya era um Deus.

 

Naiya com todo seu poder matou seis deuses demônios e confinou o sétimo e ultimo. Seu esforço foi visto pelo Deus Primordial da Longa Vida que elevou sua divindade aos Céus e deixou sua parte física na Terra, agora na forma de um Tigre Sagrado guardado por 100 espíritos de Dragões.”

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/EpisodeG-0007.jpg

Genbu

http://www.burningblood.it/marcoalbiero/fanarts-images/ss-om-genbu.jpg

 

Uma das lendas principais da China antiga é a lenda das quatro criaturas celestiais, ou quatro deuses celestiais (Shishin), cada um deles guarda um ponto cardeal, representa uma estação, uma cor, um elemento uma virtude e outras características. E cada um deles representa um quadrante no céu, e cada quadrante destes é composto por sete pequenas constelações, cada uma representando uma parte do corpo destas criaturas celestiais, também chamados de 28 mansões celestiais. Existe também um guardião central representando a própria China, ou o planeta terra. Estes quatro deuses, na china, recebem os nomes de Qīng Lóng,(o dragão azul), Zhū Qiǎo (o pássaro vermelho), Bái Hǔ (o tigre branco) e Xuán Wǔ (a tartaruga negra). O símbolo central é representado por um dragão amarelo chamado Huang Long.

 

Genbu é o nome japonês para Xuanwu, a tartaruga negra do norte, um dos quatro animais que simbolizam as constelações chinesas. A tartaruga negra geralmente é associada à energia da água (o mesmo elemento do cosmo de Genbu). Essa criatura lendária simboliza proteção, segurança, estabilidade e equilíbrio.

 

Também chamado de Guerreiro Negro do Norte, Genbu é representado como uma enorme tartaruga, geralmente negra, ou verde, porém com o adicional de ter uma cauda longa cuja ponta é a cabeça de uma cobra, geralmente negra ou prateada, ou então é representado com uma cobra enrolada à sua volta, e não como cauda.

 

http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/1374276/mn/133127451263.jpg

As sete constelações que representam Genbu no céu são:

 

1. Mergulhão (Dǒu)

2. Boi (Niú)

3. Garota (Nǚ)

4. Vazio (Xū)

5. Telhado (Wēi)

6. Acampamento (Shì)

7. Parede, muro (Bì)

 

Shiryu

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/a/ac/Shiryu_Omega_Settei_05.jpg

 

O nome "Shiryu" vem do japonês e significa "dragão violeta". A cor violeta foi relacionada ao longo dos séculos com a nobreza e realeza, por isso seu nome poderia passar uma idéia de "dragão nobre".

http://www.cavzodiaco.com.br/images15/epgassassino_capitulo18_10.jpg

 

Fontes: La Guía Saint Seiya, O Reino de Atena e Wikipédia

P.S.: trazendo os cavaleiros de libra. Tinha pensado em não colocar Seiya e Shiryu nos dourados, mas acabei decidindo colocá-los, já que no Ômega eles assumiram definitivamente, não a usando apenas periodicamente. Gosto da história do nome Dohko; a história de Naya é ótima. Estou achando ótimo como os dourados do Ômega tem boas inspirações para seus nomes, Genbu tem uma ótima inspiração,e mais a frente ainda teremos o mito de outro dos quatro animais. E Itia foi um um nome que combinou muito bem com o Grande Mestre do século XIII, com sua relação com a sabedoria e os fantasmas, O mito de libra, junto com o de câncer, são os mais pequenos do Zodíaco. Gosto desse mito, apesar da sua simplicidade.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adorei o post de Libra!

 

Dohko é um personagem icônico dentro de CdZ, e o que falar de Shiryu, não é?

 

De Genbu eu ainda não havia entendido por que dar a ele o nome da Tartaruga Negra do Norte da mitologia chinesa, mas, quando você citou que ela também representa a estabilidade e o equilíbrio (caracteres de Libra), além de estar associada ao elemento água (tal como Shiryu), logo eu entendi.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre esse lance dos quatro animais sagrados da mitologia chinesa, eu já conhecia a lenda mais ou menos, mas também lembrei de ter visto no Ice Planet um post comentando sobre os discipulos do Dohko terem nomes baseados nos bichos: Shiryu (dragão), Genbu (tartaruga) e Ohko (Tigre). Até levantaram a bola de que Tenma poderia representar Suzaku (o pássaro) já que o Pégaso era uma criatura alada hehe

 

No mais, achei a lenda muito interessante.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre esse lance dos quatro animais sagrados da mitologia chinesa, eu já conhecia a lenda mais ou menos, mas também lembrei de ter visto no Ice Planet um post comentando sobre os discipulos do Dohko terem nomes baseados nos bichos: Shiryu (dragão), Genbu (tartaruga) e Ohko (Tigre). Até levantaram a bola de que Tenma poderia representar Suzaku (o pássaro) já que o Pégaso era uma criatura alada hehe

 

É mais ou menos, por esse motivo, o porque de eu não gostar da ideia de Shiryu suceder Genbu como Libra. Entre os próprios Cavaleiros de Libra, havia essa mesma temática: Dohko (Byakko) -> Shiryu (Seiryu) -> Genbu. Quando o Genbu morre e temos uma oportunidade perfeita pra introduzir um Suzaku, eles botam o Shiryu pra ser Libra de novo. Sacanagem.

Editado por MarineDynamite
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante essa referência aos 4 animais sagrados em Rozan.

 

Mas forçar Tenma como Suzako aí já foi demais... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A teoria não é minha como eu disse lá em cima. Mas se for considerar o personagem dá pra fechar a lenda de forma redondinha hehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, entendi que não foi sua. Mas, ainda assim, nada a ver. kkkkkkkk

 

Será que esse círculo nao fecha com Suikyô? Afinal, Garuda é uma "ave" solar que se relaciona comparativamente à fênix (tanto que Aiakos enfrentou Ikki) e à fenghuang. Mas ainda prefiro aguardar o que o futuro guarda para os santos de Libra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ESCORPIÃO

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Pharaon-Label-Escorpion.jpg

ORIGINALMENTE NO MANGÁ, O TEMPLO DE ESCORPIÃO É CONHECIDO COMO “O TEMPLO DO ESCORPIÃO CELESTIAL”

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Cloth-Escorpion-big.jpg

 

Na mitologia grega, Órion era um formoso gigante e poderoso caçador. Segundo algumas fontes, era filho de Poseidon, o deus dos mares e de Euríale, a górgona. Outra versão conta que Zeus, Poseidon e Hermes o fizeram nascer, enterrando por nove meses uma pele de boi sobre a qual haviam urinado. Eles teriam feito isso como favor a um camponês que os havia oferecido hospitalidade e sempre quis ter um filho. Órion foi um gigante de grande beleza que se converteu rapidamente em um grande caçador. Quando cresceu era muito belo e Poseidon o concedeu o dom de andar sobre as águas. Ainda cresceu muito até atingir proporções gigantescas e se dedicou a caça na companhia de seu fiel cão Sirius.

 

Órion se apaixonou por Mérope, filha de Enopión, rei de Quíos, e a pediu em casamento. Enopión, no entanto, foi contra a relação, e adiava constantemente seu consentimento para o casamento, mas Órion tentou se apossar da garota a força. Furioso por este ato, seu pai, com a ajuda do deus Dionísio, o colocou em um profundo sono e o cegou. Órion consultou então um Oráculo, que lhe disse que ele recuperaria a visão se fosse para o oriente e deixasse que os raios do sol nascente banhassem seus olhos. Outra versão diz que Hefesto, o deus dos ferreiros, fez olhos mecânicos para ele. Depois de recuperar a visão, viveu em Creta como companheiro de caça da deusa Ártemis. Casou-se com a ninfa Side e com ela teve dois filhos: Menipa e Metíoque.

 

O mito do escorpião se baseia na história da morte de Órion:

 

Uma versão diz que Órion tentou violentar a deusa Ártemis e esta enviou um escorpião para matá-lo. Os deuses se compadeceram de Órion e o colocaram entre as constelações junto do seu cão Sirius e do escorpião que tentou matá-lo.

 

Segundo outra versão, Órion acordou um dia e decidiu que mataria todos os animais da Terra. Gaia, a Mãe Terra, preocupada com isso, enviou um escorpião gigante para matá-lo. O escorpião matou Órion, e Gaia pediu a Zeus que o colocasse entre as constelações.

 

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Mitoescorpio.jpg

 

Nunca se pode ver as constelações de escorpião e Órion no céu ao mesmo tempo. Quando o escorpião aparece no leste, Órion desaparece no horizonte do oeste; e quando Órion aparece no oeste, o escorpião desaparece no leste. Isso ocorre por que as constelações estão situadas em lados opostos no céu. Mas segundo a lenda, representa que Órion continua fugindo do escorpião, mesmo após ser colocado no céu na forma de constelação.

 

Zafiri

http://livedoor.blogimg.jp/ikesanfromfr/imgs/9/2/928bba70.jpg

Zafiri é a pronúncia fonética da palavra grega Ζαφείρι, que significa “safira”.

 

Safira (do grego antigo: σάπφειρος; sappheiros, "pedra azul"), é uma das três variedades da forma monocristalina de óxido de alumínio, (Al2O3), um mineral chamado coríndon (as outras duas são o rubi e a padparadscha). Pode ser encontrada na natureza sob a forma de gemas ou produzida de forma sintética para uma infinidade de aplicações. É o terceiro mineral mais duro do mundo, atrás do diamante e da moissanita. A safira situa-se entre as gemas mais valiosas, embora já tenha havido época em que era usada apenas em mecanismos de relógio. A variedade azul-escura com tons de violeta é a mais valiosa de todas.

 

A safira é uma joia muito bonita e pode ser de qualquer variedade de coríndon. Pode ser incolor (safira branca ou leucossafira), azul (devida, em parte, ao ferro), púrpura, dourada ou rósea, entre outras. As cores devem-se à presença de cobalto, cromo, titânio ou ferro. Apesar das várias cores, a palavra "safira", é geralmente usada para se referir à variedade azul da pedra. Há também safiras que mudam de cor, apresentando uma cor azul sob a luz do sol e uma cor púrpura sob a luz artificial. Esta variedade de cores deve-se às impurezas na safira. A safira pura é transparente. Traços de ferro e titânio dão a coloração azulada.

 

Para aqueles que creem no poder das pedras, safira é a “pedra da sabedoria”. No plano mental, ajuda a libertar os pensamentos indesejados, alivia a tensão mental, ajuda a libertar a frustração, facilita a auto-expressão e ajuda a estimular a concentração. Como cristal de cura, a safira é usada principalmente para curar problemas oculares e do sangue. O Anel do Administrador tem como pedra a safira de cor azul-escura, pois é a cor que identifica as atividades criadoras, por meio das quais os homens demonstram sua capacidade de construir para o aumento de suas riquezas, tendo em vista suas preocupações não serem especulativas.

 

A safira é uma pedra associada ao signo de virgem, por isso não achei tanto sentido na escolha do nome. Porém, pesquisando em sites em inglês achei que, para alguns que crêem no poder das pedras, acredita-se que se uma safira azul é colocada em água e a mesma água é usada para lavar a mordida escorpião, o efeito do veneno é removido imediatamente.

 

Kardia

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/XColor-Kardia.JPG

Kardiá é a palavra grega para “coração”. Os antigos gregos acreditavam que o coração era fonte dos pensamentos, da inteligência, da vontade e da consciência. A estrela mais brilhante da constelação de escorpião, Antares, era conhecida na Antiguidade grega como Kardiá Scorpiou, o Coração do Escorpião.

 

 

Milo

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Kenuma-Milo.JPG

 

O nome Milo vem do grego “mêlon”, que significa “maçã”.

 

Milo ou Milos (em grego: Μήλος) é o nome de uma ilha vulcânica da Grécia, situada no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu. E também é a ilha onde o cavaleiro de escorpião treinou. A ilha é famosa por lá ter sido encontrada uma estátua de Afrodite (a "Vénus de Milo", hoje no Museu do Louvre), e também dos deuses Asclépio (hoje no Museu Britânico), de Poseidon e de um antigo Apolo, hoje em Atenas. O município de Milos também inclui as ilhas desabitadas de Antimilos e Akradies. O total de área das três ilhas é 160,147 km² e a população 4771, todos em Milos.

 

Segundo a mitologia, a ilha era governada por Polyanax, mas este morreu na Guerra de Troia. Após isso Menesteu, um rei de Atenas e um dos pretendentes de Helena de Tróia, se tornou rei da ilha.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/EpisodeG-0008.jpg

Outro Milo que poderia estar relacionado ao cavaleiro de escorpião é Milo (ou Mílon) de Crotona, que foi um célebre atleta grego que destacou-se na luta e que nos Jogos Olímpicos Antigos teria ganho 32 vezes competições.

 

Como testemunho de sua enorme força muscular se cita o caso de que assistindo a uma lição de Pitágoras com vários discípulos do filósofo, o teto desabava e Milon o sustentou com a força de seus dedos até que todos tivessem saído do recinto. Em outra ocasião carregou um boi de quatro anos sobre suas costas, correndo com esta carga uns 120 passos, matando-o posteriormente com um golpe das próprias mãos.

 

Se conta que um dia, passeando por um bosque, encontrou uma árvore parcialmente derrubada pelos lenhadores que haviam posto uma cunha em uma rachadura. Querendo partir a árvore com suas mãos, removeu a cunha, quando então as partes do tronco se uniram deixando presa sua mão e assim foi devorado por animais selvagens.

 

Diz-se que a força de Mílon vinha de seus dedos, assim como a do cavaleiro de escorpião.

 

Sonia

http://www.burningblood.it/marcoalbiero/fanarts-images/ss-om-sonia.jpg

Sonia significa "sábia", ou "sabedoria", e vem do russo Sonja, que por sua vez é derivado da palavra grega Sophia.

 

 

Fontes: La Guía Saint Seiya, O Reino de Atena e Wikipédia

P.S.: gosto das referências dos escorpianos, apesar de serem simples. Milo tem uma boa referência (apesar de "meio óbvia") a Ilha na qual treinou; Kardia também têm uma referência legal, ligado ao seu problema cardíaco e ao nome antigo de Antares. Já Sonia, não vejo muita relação entre o nome a personagem. Zafiri foi legal pela aparência mais diferente dos outros escorpianos, mas ainda assim foi uma aparência bem genérica e sem muito carisma, ainda mais pela morte precoce. Quanto ao mito...bom, a morte de Órion tem muitas versões, mas a do escorpião é a que gosto mais, especialmente pelo fim, na qual ele passa a eternidade em fuga do escorpião nos céus. Quando aparecer o santo de escorpião em Next Dimension, eu atualizo o post.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...