Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Galera, calma aí nas afirmações. O texto que diz sobre o ataúde de Siegfried era um memorando com noções gerais sobre os personagens que FORAM DESCARTADAS na versão para TV, ou seja, são ideias gerais que não foram seguidas. Assim como a ideia de Mime ser reencarnação de Orpheus, por exemplo.

Ah tá!!

 

Obrigado por esclarecer a dúvida WAN.

 

Mesmo descartadas as informações são válidas

Adorei o tópico. MUITO completo. Achei digno Sagitarius. Vou acompanhar. Parabéns.

 

Obrigado Mark.

 

Se tiver alguma sugestão sobre o tópico ou alguma informação a acrescentar nos posts, fique a vontade em falar.

 

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Siegfried foi um boa escolha para ser o "chefão" dos guerreiros de Hilda , até me lembro quando a Freya contou para o Kiki que faltava apenas mais um guerreiro para ser vencido e o Kiki fica todo alegre, daí ela vai e fala que o guerreiro que resta a ser vencido é imortal...rsrs

 

Achei sensacional o jeito que ele sai colocando os bronzeados a nocaute, tá certo que eles estavam já mais pra lá do que pra cá, mas isso não tira o mérito do Siegfried, inclusive o que eu achei bacana é que ele é do tipo porradeiro e talz, sai no braço e derrotando todo mundo, é tipo um Knight mesmo, ao contrário do Shaka, que apesar de ser forte atacava com golpes e tudo mais, ficava naquele lance de "magia", e não saia no mano a mano mesmo, o Shaka é tipo um mago, tá mais para um Sorcerer da vida XD

 

Achei legal essa interação na mitologia que ele tem com o Regin, que seria o Mime né, tem até uma frase onde o próprio Siegfried fala que o Mime é um homem que ele não queria ter como inimigo, em fim, uma forma ainda que indireta de tentar demonstrar alguma ligação/relação de força e respeito um pelo outro

 

Eu lembro que eu nunca sabia escrever corretamente o nome deles :P

 

E agora @Sagitarius, tu vai ir direto para os marinas, ou vai falar dos guerreiros do filme do Abel e prólogo do céu? Eu particularmente gostaria que você falasse um pouco mais dos guerreiros do filme do Abel, eu sempre estranhei as suas origens, a falta de classificações de suas patentes, e a força extraordinária que os mesmos tinham.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loki

http://i327.photobucket.com/albums/k468/absalom_2008/God%20Warriors/Trident-GWLoki.jpg

Loki (ou Loke) é um gigante da mitologia nórdica. Deus do fogo, também ligado à magia, podendo assumir muitas formas, sendo as mais comuns cavalo, falcão e mosca. Loki pode ser considerado como um símbolo da maldade, traiçoeiro e de pouca confiança. Loki está entre as figuras mais complexas da mitologia nórdica. Ele não é originalmente um Aesir (o clã de deuses mais poderosos do panteão nórdico, que moram em Asgard), embora tenha passado a viver com eles após Odin aceita-lo como seu filho. É uma figura traiçoeira, não se sabe quando se pode confiar nele.

 

Loki é o senhor dos truques, da trapaça e do sexo, associado com os ladrões e é, ao lado de Odin e Thor, uma das divindades mais populares da mitologia nórdica. Loki é bonito e tem uma aparência amigável, mas uma natureza maligna. Ele é calculista e malicioso, mas também heroico. É filho do gigante Farbauti com a giganta Laufey, mas foi adotado Odin, sendo chamado de irmão de Thor por muitas vezes. Loki vive com os Aesir, mas na verdade é inimigo deles.

 

Ele possui um grande senso de estratégia e usa suas habilidades para seus interesses, envolvendo intrigas e mentiras complexas. Sendo um mestiço de deus e gigante, sua relação com os outros deuses é conturbada. Entretanto, ele é respeitado por Odin, com quem mantém relações fraternas. Ele também ajuda os deuses em várias situações, como ao enganar um gigante para que ele reformasse o muro de Asgard, ajudar Thor a recuperar seu martelo Mjolnir, trazendo o cavalo Sleipnir para Odin, etc.

 

Muitas de suas proezas causaram também grandes danos ou ferimentos, mas geralmente ele era rápido o bastante para restaurar a ordem e evitar o desastre completo. Em certa ocasião, ele fez com que os deuses perdessem temporariamente a fonte de sua imortalidade. Em outra ocasião, ele levou Thor a uma situação de perigo em proveito próprio, mas posteriormente arquitetou o plano inteligente para recuperar o martelo roubado de Thor. Também foi responsável por arrancar os cabelos da deusa Sif, esposa de Thor, mas depois lhe deu um novo cabelo feito de fios de ouro.

 

O primeiro casamento de Loki com a giganta Angrboda gerou três criaturas monstruosas, assustadoras e maléficas: Fenrir, o lobo, Jormungand, a grande serpente e Hell, a deusa parcialmente decomposta do mundo inferior. Sua segunda esposa é Sigyn, com a qual ele teve dois filhos, Vali e Narvi, de um segundo casamento.

 

 

Na saga da Lokasenna, uma parte da Edda em verso, na qual ele atormentou e insultou os deuses em um grande banquete, eles se viraram contra Loki e ele escapou temporariamente transformando-se em salmão. Entretanto, ele não pôde escapar do olho de Odin, que tudo via, e foi confinado em uma caverna escura.

 

Na Edda em prosa o ambíguo deus vai se tornando mais e mais maligno com o tempo, sendo responsável direto pela morte do honrado filho de Odin, Baldr, o deus da luz. Após fazer com que Hodr, o irmão cego de Baldr, matasse seu irmão, Loki torna-se finalmente odiado pelos deuses, sendo capturado por eles após uma longa perseguição. A morte de Baldr foi o evento inicial que culminaria no Ragnarok.

Sua segunda esposa, Sigyn, permaneceu leal a Loki até mesmo quando foi punido pela morte de Balder. No momento da prisão de Loki, seu filho Vali foi transformado em um lobo que matou Narvi, para puní-lo por ter feito Hodr matar seu irmão. Os intestinos do homem morto foram usados para amarrar Loki – pelos ombros, cintura e calcanhares – a três imensas rochas dentro de uma caverna, sob a boca de uma serpente gigante, que gotejava veneno. Sigyn, sua esposa, senta-se junto a ele e começa a coletar o veneno em defesa de seu esposo. Com o enchimento da vasilha, ela constantemente deixa o local para despejar o líquido, e durante esse período o líquido tóxico cai sobre ele, causando-o tamanha dor que toda a terra treme com o seu grito, gerando, assim, os terremotos.

 

http://www.timelessmyths.com/norse/gallery/loki.jpg

 

Loki esperou na caverna pelo Ragnarok, o destino final dos deuses. O destino de Loki seria liderar o exército do mal na batalha final com os deuses ao lado de sua filha Hell. No Ragnarok, Loki enfrentaria Heimdall, o deus guardião da ponte arco-íris Bifröst, que permite a viajem entre os mundos. Na batalha Loki e Heimdall morreriam por seus ferimentos. Em outra versão, apenas Loki morre, sendo vencido por Heimdall.

 

As referências a Loki estão no Edda em Verso, compilado no século XIII a partir de fontes tradicionais, no Edda em Prosa e no Heimskringla, escrito no século XIII por Snorri Sturluson. Ele também aparece nos Poemas Rúnicos, na poesia dos escaldos, e no folclore escandinavo.

 

Robe Divino de Fenrir

Seu robe representa o lobo Fenrir:



http://i327.photobucket.com/albums/k468/absalom_2008/God%20Warriors/GodRobe-Loki.jpg

Veja o post de Fenrir de Alioth na página 16 do tópico (http://www.cdz.com.br/forum/topic/8322-mitologia-de-saint-seiya/page-16) para mais informações sobre o lobo Fenrir.

 

 

Curiosidades

*O compositor Richard Wagner apresentou o personagem com o nome germânico Loge em sua tetralogia de óperas “Der Ring des Nibelungen” (O Anel dos Nibelungos). Entretanto, essa variação do nome na realidade diz respeito a outro personagem nórdico, o gigante de fogo Logi, o que reforça sua relação com o fogo.

*Na dublagem em espanhol, o personagem foi chamado de Eric.

 

Fontes: O Reino de Atena, La Guía Saint Seiya e Wikipédia

P.S.: Loki é o personagem mais fascinante da mitologia nórdica. Seu jeito de ser, ora bom, ora ruim, é um das coisas mais intrigantes sobre o personagem, já que não se pode saber nunca o que ele está pensando. Optei por não repetir a parte sobre Fenrir aqui, mas coloquei o link para quem não viu, e pra quem já viu e quiser relembrar. Espero que gostem. Próximo: Rung.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loki é um deus tão maravilhoso e sua mitologia foi tão mal utilizada no filme de Drbal...

 

Bem que o guerreiro-deus poderia ser do tipo traiçoeiro, talvez dominando o fogo e a metamorfose, alguém que numa hora se desse por vencido (fazendo o inimigo baixar a guarda) e então atacando sem o inimigo esperar.

 

No filme ele virou um personagem muito genérico, sem personalidade.

 

Ah, ótimo post o seu, Sagitarius!!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loki é um deus tão maravilhoso e sua mitologia foi tão mal utilizada no filme de Drbal...

 

Bem que o guerreiro-deus poderia ser do tipo traiçoeiro, talvez dominando o fogo e a metamorfose, alguém que numa hora se desse por vencido (fazendo o inimigo baixar a guarda) e então atacando sem o inimigo esperar.

 

No filme ele virou um personagem muito genérico, sem personalidade.

 

Ah, ótimo post o seu, Sagitarius!!

Também achei.

 

Loki poderia ter sido infinitamente melhor aproveitado.

 

Podia até mesmo trair Drbal no fim e passar a ser o vilão do filme, isso combinaria mais com a personalidade de seu personagem mitológico.

 

Pena que foi mal aproveitado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loki foi muito mal aproveitado no filme, de fato, mas ainda assim, é meu Guerreiro Deus favorito do movie. Também, quem faria frente com ele? XD

 

Enfim, se remetem mais a mitologia dele, com Loki traindo Durval ao final do filme e revelando-se o Final Boss seria muito bom! Pena que não aconteceu.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Loki é o melhor GD do filme simplesmente porque TODOS os GDs são totalmente sem graça. Até Midgard é um "Hyoga sem graça". kkkkkkkkkkkkk

 

Os unicos personagens exclusivos do filme que prestam são Drbal e Freyr. Já Freya... a árvore Yggdrasil é mais interessante do que ela. kkkkk

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rung

http://i327.photobucket.com/albums/k468/absalom_2008/God%20Warriors/Trident-GWRungnr.jpg

Hrungnir

 

Hrungnir, variante de Rungnir e Rognir (do nórdico antigo, “lutador”, "briguento"), foi um Jotun (gigante do gelo) da mitologia nórdica. Hrungnir era o mais poderoso dos gigantes e usava uma pedra de afiar como arma, lançando-a em seus adversários. Um dia Odin foi a terra dos gigantes (Jotunheim) e Hrungnir ao vê-lo, elogiou a velocidade de seu cavalo Slepnir. Odin aposta com Hrungnir que em todo Jotunheim não se encontraria nenhuma cavalo melhor, mas Hrungnir lhe disse que tinha um cavalo chamado Goldfax (ou Gulfaxii) que podia vencer Slepnir. Decidiram fazer uma corrida para ver qual dos dois era mais rápido, na qual Sleipnir e Odin saíram vitoriosos. Quando Odin e Hrungnir pararam, perceberam que tinha corrido até Asgard sem se dar conta disso. Lá, Odin o convidou a entrar. Após beber muito, Hrungnir ficou bêbado e abusado, dizendo que destruiria Asgard e mataria todos os deuses, e depois casaria com as deusas Freya e Sif. Depois de ficarem cansados daquilo, os deuses convocaram Thor, que desafiou o gigante para uma luta. Thor vence e, com seu martelo Mjölnir, mata o gigante. Este relato está documentado no Skáldskaparmál, na Edda em prosa.

 

http://www.trebeta.net/images/hrungnir.jpg

O coração do gigante Hrungnir tinha uma forma peculiar: ele era triangular. Graças a isso, os símbolos Valknut e Triquetra são conhecidos também comos “Coração de Hrungnir”. Isso talvez tenha sido o motivo da escolha de bumerangues para representar o martelo Mjölnir.

http://rlv.zcache.com.pt/o_coracao_de_hrungnir_vermelho_preto_adesivos-r6f4154558e52417c90ed305446eb805f_v9waf_8byvr_512.jpg

Símbolo do Valknut, símbolo mitológico nórdico que representa a morte e seus mistérios

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/Triquetra-circle-interlaced.png

Símbolo da Triquetra, originário de tradições celtas, representa as três faces da grande mãe, a energia criadora do universo.

 

Robe de Jotun

http://moonlightdensetsu.files.wordpress.com/2007/12/rung.jpg

 

Na mitologia nórdica, os gigantes (jotuns) eram uma raça mitológica com força sobre-humana, manifestando-se sempre em oposição aos deuses, embora frequentemente eles se misturassem ou até mesmo tomassem por matrimônio alguns deles. Sua fortaleza é conhecida como Utgard, e ficava situada em Jotunheim, um dos nove mundos da cosmologia nórdica, separados de Midgard, o mundo dos homens, por montanhas elevadas e por florestas densas. Os que viviam em outros mundos diferentes dos seus próprios pareciam preferir cavernas e lugares escuros.

 

‘Jotun’ provavelmente deriva da mesma raiz que ‘eat’ ("comer", em inglês), mantendo o mesmo significado original de "glutão" ou "homem-comedor". Seus olhares eram tenebrosos e seu intelecto, fraco. Apesar de que existiam alguns gigantes inteligentes.

 

Os gigantes representam as forças do caos primordial e dos seres indomados, a natureza destrutiva. Suas derrotas pelas mãos dos deuses simbolizam o triunfo da cultura sobre a natureza, apesar do custo da eterna vigilância. Heimdall vigia, perpetuamente, a ponte de Bifrost, entre Asgard e Jotunheim, e Thor faz frequentemente visitas ao mundo dos gigantes, para assassinar tantos quantos ele for capaz.

As duas principais classes de gigantes eram os gigante de gelo, e os gigantes de fogo. Os gigantes de gelo surgiram de Ymir, o enorme gigante primordial, de cujo corpo foi criado o mundo inteiro.

 

Os “gigantes do fogo”, que residiam em Musphelhein, o mundo do calor e do fogo, governado pelo gigante Surtr e por sua rainha, Sinmore, surgiram do elemento que deu origem ao mundo, e do elemento que estava destinado a destrui-lo, a escuridão. Fornjót, a encarnação do fogo, era outro gigante desta classe. O papel principal dos gigantes do fogo na mitologia é conduzir a destruição final do mundo ao colocar fogo na árvore Yggdrasil, durante o final dos tempos, o Ragnarok, quando os gigantes de Jotunheim e as forças de Helheim (O Mundo dos mosrtos, reino de Hel) lançarão um ataque aos deuses, matando a todos, com exceção de alguns deles. Um mundo novo se levantará após este evento, onde os gigantes não mais existirão.

 

Fonte: La Guía Saint Seiya e O Reino de Atena

P.S.: Sempre achei legal a mitologia dos gigantes. Hrungnir tem um mito legal também, mas só consigo pensar que todo mundo que os deueses convidam para comer com eles sempre acabam se dando mal. Espero que gostem. Próximo: Ur.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de comentar pouco eu adoro esse tópico. Só quero tirar algumas dúvidas: Esses Robes Divinos são fanarts, né? Outra coisa: os Guerreiros Deuses do filme 2 foram chamados em um trailer de "Einherjar". Não sei se foi a pronuncia ou outro tipo de problema, mas abandonaram esse termo e só mantiveram "Guerreiros Deuses".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rung foi de longe o GD do filme melhor caracterizado (exceto pelos bizarros bumerangues, que, desculpa, mas pra mim é muita forçação associá-los ao coração triangular do gigante).

 

Na luta ele me surpreendeu quando ainda apareceu vivo após o ataque de Ikki e arrastou Fênix e Andrômeda para o precipício, um dos momentos mais tensos do filme.

 

Eu não sabia que a produção chegou a chamá-los de einherjar (pra mim, seria muito melhor que "guerreiros deuses"; a propósito, o palácio em que viviam os einherjar era o próprio Valhalla, que no filme e na série de TV de CdZ é o palácio em que os GDs se reúnem).

 

Já os robes montados são realmente fanarts.

 

Sagitarius, só corrigindo o nome do próximo guerreiro-deus: é Ull (ou Ullr), e não Ur. /sim

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ullr

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/ullr.jpg

 

Na mitologia nórdica, Ullr (do antigo nórdico: “Glória”) é o deus nórdico antigo, provavelmente pertencente ao clã dos Aesir. Vive em Ydalir e é um excelente arqueiro e esquiador. A sua mulher é a gigante de gelo Skadi. Quando Odin foi exilado, Ullr o substituiu por 10 anos como regente de Asgard, mas assim que Odin voltou, Ullr migrou para a Suécia.

 

No antigo paganismo germânico, *Wulþuz ("glória"; antigo nórdico: Ullr) parece ter sido um deus maior, ou um epíteto de um deus importante, em tempos pré-históricos. O termo 'wolþu' ("glória"), possivelmente em referência ao deus, é atestada no século III d.C. na chapa Thorsberg (como 'owlþu-'), mas as fontes islandesas medievais têm apenas material esparso sobre o antigo nórdico Ullr.

O antigo cognato inglês 'wuldor' significa "glória", mas não era usado como um nome próprio. A palavra nórdica medieval foi latinizada como Ollerus. A moderna forma islandesa é Ullur. Nas línguas escandinavas continentais (Noruega, Suécia e Dinamarca) a forma moderna é Ull.

No capítulo 31 do Gylfaginning na Edda em Prosa, escrita no século XIII por Snorri Sturluson, Ullr é referido como filho de Sif (com um pai não registrados em fontes sobreviventes) e como um enteado do marido de Sif, o grande deus germânico Thor.
Em Skáldskaparmál, a segunda parte da Edda em Prosa, Snorri menciona Ullr novamente em uma discussão de nomes. O autor informa seus leitores que Ullr pode ser chamado de deus-esqui, deus-arco, deus-caça e deus-escudo. Diz ainda que Ullr é um deus belo, com todas as características de um guerreiro, e que é um grande arqueiro e esquiador, sendo que ninguém pode competir com ele. Por sua vez, o escudo pode ser chamado de navio de Ullr. Apesar destes citações, Snorri diz que não há mitos sobre Ullr. Parece provável que ele não conhecia nenhum, e o deus foi se apagando da memória.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/14/Manuscript_Ullr.jpg/300px-Manuscript_Ullr.jpg

Na idiossincrática 'Mitologia Teutônica' de Viktor Rydberg, Ullr é filho de Sif e de Egill-Örvandill, meio-irmão de Svipdagr-Ódr, sobrinho de Völundr e primo de Skadi. Seu pai, Egill, foi o maior arqueiro da mitologia, e Ullr seguiu os seus passos. Ullr ajudou Svipdagr-Eiríkr a resgatar Freyja dos gigantes. Ele também governou os vanires quando estes ocuparam Asgard, durante a guerra entre os aesires e os vanires.

 

 

Robe de Surtr

http://moonlightdensetsu.files.wordpress.com/2007/12/ur.jpg

Surt é o rei dos gigantes de fogo que guarda Musphelhein. Musphelhein (ou Musspell) significa "Casa da Desolação" e também é conhecido como "País do Fogo". Era uma zona quente de onde se dizia terem originado os primeiros seres vivos. Situa-se no Sul, logo abaixo do disco de Midgard, por oposição a Niflheim no Norte. É o lar dos gigantes de fogo e de Surt, seu mestre, o eterno companheiro do fogo. No Ragnarok, segundo a mitologia nórdica, Surt lançará fogo nos nove mundos e diz-se que será quem combaterá os sobreviventes do Ragnarok.

 

http://3.bp.blogspot.com/_WEpizsDhwBc/S43alQUWI_I/AAAAAAAABG0/vWmttQXWAgA/s320/The+Giant+with+the+Flaming+Sword,+by+John+Charles+Dollman+1909.jpg

Na mitologia escandinava, Surtr (no escandinavo antigo: "o negro") é um jotun, um gigante, como já se disse. Surtr é atestado no Edda Poético, compilado antes do século XIII de fontes tradicionais ainda mais antigas, e o Edda em Prosa, escrito também antes do século XIII por Snorri Sturluson.

 

A partir das faíscas de Muspelheim foram criados os planetas, cometas e estrelas.

 

Surtr será uma figura central durante os eventos do Ragnarok transportando a sua espada brilhante, ele irá batalhar contra os aesires, combatendo o deus Freyr, e posteriormente as chamas que ele trará em seguida consumirão toda a Terra.

 

Fontes: La Guía Saint Seiya e O Reino de Atena

P.S.: Ullr é um deus muito misterioso, do qual pouco se sabe. Quanto a Surtr, gosto dele por causa do papel no Ragnarok que está destinado a ter. Espero que gostem. Próximo: Midgard.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, pra mim, o personagem do filme de CdZ poderia se chamar simplesmente Surtr e não Ull, pelo simples fato de que não há NADA do deus Ull em sua concepção. Aliás, como o objetivo era batizar os guerreiros-deuses com nomes de personagens do Ragnarok, Ull ficou totalmente fora de lugar. Chateia ver personagens com um nome que nada tem a ver com eles...

 

Mas seria muito interessante ver Ull com esquis nos pés de sua armadura e usando arco e flechas como armas. Imagino que ele seria um guerreiro muito veloz e ágil e dificil de ser atingido.

 

Falando especificamente da mitologia, também lamento que o deus Ullr seja tão pouco conhecido. Como enteado de Thor, e rei de Asgard durante o exílio de Odin (coisa que eu desconhecia até ler isso aqui), ele poderia ter sido mais divulgado no mundo nórdico. Mas infelizmente não se pode mudar o passado...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, pra mim, o personagem do filme de CdZ poderia se chamar simplesmente Surtr e não Ull, pelo simples fato de que não há NADA do deus Ull em sua concepção. Aliás, como o objetivo era batizar os guerreiros-deuses com nomes de personagens do Ragnarok, Ull ficou totalmente fora de lugar. Chateia ver personagens com um nome que nada tem a ver com eles...

 

Mas seria muito interessante ver Ull com esquis nos pés de sua armadura e usando arco e flechas como armas. Imagino que ele seria um guerreiro muito veloz e ágil e dificil de ser atingido.

 

Falando especificamente da mitologia, também lamento que o deus Ullr seja tão pouco conhecido. Como enteado de Thor, e rei de Asgard durante o exílio de Odin (coisa que eu desconhecia até ler isso aqui), ele poderia ter sido mais divulgado no mundo nórdico. Mas infelizmente não se pode mudar o passado...

 

Na minha impressão, Ull é bastante utilizado como personagem em obras inspiradas na mitologia nórdica. O melhor exemplo que posso dar é no jogo Valkyrie Profile 2: Silmeria, onde Ull é devidamente caracterizado como um exímio arqueiro e possui habilidades relacionado ao gelo.

 

No caso de SS foi um trabalho ruim de adaptação. Seria realmente melhor incluir algumas das características do deus nórdico no personagem ao invés de só utilizar o seu nome.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Na minha impressão, Ull é bastante utilizado como personagem em obras inspiradas na mitologia nórdica. O melhor exemplo que posso dar é no jogo Valkyrie Profile 2: Silmeria, onde Ull é devidamente caracterizado como um exímio arqueiro e possui habilidades relacionado ao gelo.

 

No caso de SS foi um trabalho ruim de adaptação. Seria realmente melhor incluir algumas das características do deus nórdico no personagem ao invés de só utilizar o seu nome.

 

Eu já prefiro que as coincidências sejam reservadas. Não estão falando do personagem mitológico em si, mas de um Guerreiro que possui o mesmo nome.

 

Athena está mais para Cristo do que para a sua versão mitológica, por exemplo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Midgard

http://i327.photobucket.com/albums/k468/absalom_2008/God%20Warriors/Trident-GWMidgard.jpg

 

 

Midgard (do antigo germânico significa “Terra Média”), Miðgarðr (nórdico arcaico), Midjungards (gótico) ou Middangeard (inglês arcaico) é o nome do reino dos humanos na mitologia nórdica, correspondendo à Terra como então era conhecida. Midgard é o domínio da deusa Jord, mãe de Thor.

 

O nome original do que hoje é chamado Midgard era conhecido como Mannheim (lar dos homens), mas os primeiros pesquisadores da mitologia confundiram a região como se fosse o castelo mais importante do local. Logo, Midgard, em algumas fontes antigas, era a mais imponente construção do mundo dos homens, Mannheim.

 

Na mitologia nórdica a dizia-se que existia uma enorme árvore chamada Yggdrasil no centro da existência e ao redor dessa parvore existiriam 9 mundos. O mundo de Midgard localiza-se no meio da árvore Yggdrasil, cercado por um mundo de água ou oceano, cuja passagem é intransponível. O oceano é habitado pela enorme serpente marinha Jormungard, que circula todo o mar, formando um anel que impede a passagem de quaisquer seres ao agarrar sua própria cauda.

 

Midgard foi criado por Odin e seus irmãos Vili e Vé. Os três irmãos mataram o gigante de gelo Ymir e com sua pele criaram a terra, com seu sangue e suor criaram os oceanos, com seus ossos as rochas e as montanhas, com seu cabelo as plantas e com seus dentes os penhascos que rodeiam o mar. Depois os deuses roubaram centelhas da espada do gigante de fogo Surtr, com as quais criaram o sol, a lua e as estrelas. O primeiro homem que habitou Midgard se chamou Ask e foi criado das cinzas; a primeira mulher foi Emba, que foi criada através da madeira de um olmo.

 

Midgard é representada como sendo um mundo intermédio entre Asgard e Niflheim (respectivamente o paraíso e inferno nórdicos). De acordo com a lenda, foi formada da carne e do sangue do gigante de gelo Ymir, a carne formando a terra; e o sangue, o oceano que a rodeia. Midgard será destruída na batalha de Ragnarok, a batalha final, que terá lugar na planície de Vigrid. Nessa batalha, Jormungard, a gigantesca serpente que habita o oceano, irá levantar-se e envenenará a terra e o mar, fazendo com que as águas se lancem contra a terra, que será submergida, destruindo praticamente toda a vida em Midgard.

 

Robe divino de Jormungand

http://4.bp.blogspot.com/-5KMj6v3dF6Y/TkVU3iYDyLI/AAAAAAAAARY/TV8uPIIk2Tw/s1600/midgard.jpg

 

Jormungandr é o segundo filho de Loki com a giganta Angrboda, e é um dos três grandes monstros da mitologia Nórdica, junto com seus irmãos Fenrir (o lobo) e Hell (a morte). Assim como os seus irmãos, foi capturado e preso por Odin: Hel ficou presa em Niflheim e Jormungandr ficou preso nas profundezas do oceano onde ele cresceu até ficar tão grande a ponto de dar uma volta completa pela Terra e ainda morder a própria cauda.

 

http://1.bp.blogspot.com/_hOGsAwSnPGA/THBsw3I_8GI/AAAAAAAAAK4/I8J4OmbTTIA/s1600/alextornberg_jormungand.jpg

 

Por ser tão grande Jormungandr recebeu o nome de "Serpente de Midgard" ou "Serpente do Mundo", por ser uma serpente gigante é comparada com Tifon (mitologia grega) até pelos dois serem arqui-inimigos de deuses do trovão (Thor e Zeus).

Jormungandr teve várias batalhas contra Thor e será assim até o Ragnarok, quando Jormungandr se libertará e cobrirá a Terra e o céu com seu veneno e, de acordo com a profecia, Thor matará e será morto por Jormungandr.

 

 

Curiosidades

 

*Antes de Kurumada decidir por colocar Hyoga, controlado mentalmente por Durval, como o Guerreiro Deus Midgard, o personagem que usaria teve o visual aproveitado para compor o Guerreiro Deus Hagen de Merak, como se pode confirmar no Movie Box de Saint Seiya (lançamento oficial da Toei).

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Midgard-Hagen.jpg

 

*Como bem disse o Movie Box de Saint Seiya, a escolha de uma batalha entre Hyoga e Shiryu (ou entre os “dragões” das lendas nórdica e greco-chinesa) teve a intenção de representar todo o significado da batalha mitológica, a ser travada no Ragnarok entre irmãos divinos.

 

Fontes: La Guía Saint Seiya e O Reino de Atena

P.S.: sempre achei legal legal a divisão dos mundos na mitologia nórdica. Midgard é um Hyoga muito estranho, diria até que meio sem graça. Como a parte sobre Jormungandr era pequena, optei por repetir. Espero que gostem. Próximo: Freyr.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei do post. Ajuda a entender melhor como se divide o cosmo segundo a concepção nórdica.

 

Outro ponto que achei interessante é que a mesma figura, Jormungandr, foi usada para os robes de Midgard e de Thor, mostrando a relação entre o deus do trovão, a serpente gigante e o mundo dos homens.

 

Eu também não achei lá uma grande sacada pôr Hyoga como Midgard, mas pelo menos ajudou a "costurar" um pouco a história.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Frey

http://images1.wikia.nocookie.net/__cb20130222152761/saintseya/pt/images/2/24/7456.jpg

 

Frey, Frei ou Freyr é o deus da chuva, do amanhecer, da fertilidade e principal deus da agricultura na mitologia nórdica. É filho de Njord e irmão de Freya, e está casado com a gigante Gerda. É um deus representado como belo e forte que comanda o tempo e a prosperidade, a fertilidade, a alegria e a paz.

 

É o patrono da fertilidade, o soberano de um país chamado Álflheimr, reino dos elfos da luz (ljósálfar), que são os responsáveis pelo crescimento da vegetação. O Skirnismál (“A Balada de Skirnir”) nos informa que Frey é filho de Njörðr (Njord), o deus da fertilidade. É, portanto um deus pertencente ao clã dos Vanir, apesar de passar muito tempo com o clã dos Aesires, em Asgard. Seu cavalo salta qualquer obstáculo e a sua espada mágica, forjada por anões, move-se sozinha nos ares desferindo golpes mortais, mesmo se for perdida em combate. É senhor de um javali de ouro chamado Gulinbursti, criação dos anões Brokk e Sindri, que conduz um carro como se fosse puxado por cavalos, e cujo brilho reluz na noite. Tem também um navio, Skidbladnir (Skidbladnir), que é tão grande que nele cabem todos os deuses, mas pode ser dobrado e guardado numa bolsa. É uma das mais antigas divindades germânicas junto com Freyja e Njörðr, e seu nome significa “senhor".

 

http://lua-hedra.blog.uol.com.br/images/__hr_Freyr.jpg

 

Quando se apaixonou pela gigante Gerda, encarregou seu criado Skirnir de obter a mão dela em casamento para ele e, em troca ele lhe daria sua espada mágica. Skirnir cumpre a missão e recebe a espada mágica de Freyr como recompensa.

Apesar de ser um deus pacífico, Frey está destinado a lutar contra Surtr (gigante de fogo que guarda Musphelhein, o País do Fogo) na batalha de Ragnarok. Nesta luta não poderá utilizar a sua espada mágica, porque a deu ao seu escudeiro, Skirnir. E por isso será vencido por Surtr.

 

Curiosidades

 

O visual do personagem Freyr é claramente inspirado no personagem Alexei da história solo do Hyoga "Natássia no país do gelo", presente no volume 13 do mangá original.

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Frey%20y%20Alexei.JPG

Fonte: La Guía Saint Seiya e O Reino de Atena

P.S.: gosto muito dos irmãos mitológicos Freyr e Freya. No filme só senti falta de Freyr aparecendo com seu robe divino e lutando como guerreiro deus. Espero que gostem do post. Próximo: Freya.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que aconteceu com ele no filme ?

Ele foi o que fincou a espada na coroa da estátua de Odin, que juntamente com a derrota de Durval, culminou na 'volta' ao normal da Saori, que tinha sido atingida pela técnica do Escudo de Odin.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele foi o que fincou a espada na coroa da estátua de Odin, que juntamente com a derrota de Durval, culminou na 'volta' ao normal da Saori, que tinha sido atingida pela técnica do Escudo de Odin.

E também fica em aberto se ele morre ou não ao final. Pena que ele e Freya não voltaram a ser mencionados em CdZ.

 

Ao lado de Baldr e Thor, Freyr é o meu deus nórdico preferido, e eu adorei o personagem homônimo em CdZ. Ele foi o grande herói do filme.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...