Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Eu tinha lido uma vez na wikia japonesa que Mania era da Academia Sagrada também e muito próxima da Kyoko. Não sei se é fake ou se foi algum acréscimo do volume 6.

元は聖闘少女候補生で、先輩であった響子に密かな想いを寄せていた。

 

Volume 7, pagina 13.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Eu sempre me perguntei qual o sentido da Academia Sagrada com tantas alunas se aparentemente o cargo de Saintia tem apenas 5 posições. Tudo bem formar mais de cinco pessoas, porém tinha bastante gente lá. Será que vermos novas Saintias? Teria Olivia vestido uma armadura diferente das 5 que conhecemos? Eu fico ansioso pelo momento em que Mayura vai abrir a boca e contar a treta toda.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante. Eu sempre me perguntei qual o sentido da Academia Sagrada com tantas alunas se aparentemente o cargo de Saintia tem apenas 5 posições. Tudo bem formar mais de cinco pessoas

Não necessariamente precisariam ser apenas cinco, mas pelo bem da mitologia da própria classe, quanto menos, melhor. Seria bizarro uma classe dita como secreta ter 5484878 membros. E inclusive, ter várias alunas lá para um número restrito de Saintias é totalmente condizente com a proposta de treinamento dos Cavaleiros. Para conquistar a Armadura de Pégaso existiam tantos aspirantes que foi necessário um torneio com dez fases até Seiya e Cassius se enfrentarem no confronto decisivo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

EX E MACHINA

Deus ex machina é uma expressão latina com origens gregas ἀπὸ μηχανῆς θεός (apò mēkhanḗs theós), que significa literalmente "Deus vindo da máquina". O termo evoluiu para significar um artifício de histórias ficcionais, em que um problema aparentemente insolúvel é subitamente e abruptamente resolvido pela intervenção inspirada e inesperada de algum novo evento, caráter, capacidade ou objeto.

 

http://i.imgur.com/hIxC7Tb.png

O termo foi criado a partir das convenções da tragédia grega, onde uma máquina é usada para trazer atores que representam deuses para o palco. A máquina pode ser tanto um guindaste utilizado para trazer os atores de cima ou um degrau que leva os atores através de um alçapão. Aristóteles foi o primeiro a usar deus ex machina como um termo para descrever um dispositivo como uma técnica para resolver a trama de tragédias. A ideia foi introduzida na prática por Ésquilo em suas peças, e nelas um "deus" era baixado por um guindaste até ao local da encenação ao final da peça, para então amarrar todas as pontas soltas da história, e foi usado muitas vezes para resolver o conflito e concluir o drama. Embora o dispositivo esteja associado principalmente com a tragédia grega, ele também apareceu em comédias.

 

http://1.bp.blogspot.com/_a2Clmy8wxfA/SupB5sCG-6I/AAAAAAAAABg/QaC9DyAwvak/s320/deusexmachina.jpg

Apesar de Ésquilo ter usado o dispositivo em seus Eumênides, foi com o autor trágico Eurípides que esse conceito se tornou estabelecido. Mais da metade das tragédias sobrevivente de Eurípedes empregam um deus ex machina na sua resolução, e alguns críticos afirmam que Eurípides, e não Ésquilo, a inventou.

 

O efeito do dispositivo sobre o público grego era uma resposta emocional direta e imediata. O público teria um sentimento de admiração e espanto com o aparecimento dos deuses, o que muitas vezes contribuía para o efeito moral do drama.

 

http://www.spescoladeteatro.org.br/admin/arquivos/upload/bodynewsbig-20150330163042-phpyNdhpF-deusexmachinainside.jpg

Shakespeare posteriormente utilizou o conceito em várias de suas obras, como “Contos de Inverno” e “Péricles, Príncipe de Tiro”. Diferentemente do uso dos deuses nas tragédias gregas, nas peças de Shakespeare o deus ex machina ocorre com a quebra a ilusão dramática, muitas vezes sob a forma de um narrador episódico expondo a trama em si e desnudando o pensamento do autor.

 

A expressão é usada hoje para indicar um desenvolvimento de uma história que não leva em consideração sua lógica interna e é tão inverossímil que permite ao autor terminá-la com uma situação improvável, porém mais palatável. Em termos modernos, deus ex machina também pode descrever uma pessoa ou uma coisa que de repente aparece e resolve um problema aparentemente insolúvel. É geralmente considerado algo indesejável ​​por escritores e muitas vezes implica uma falta de criatividade por parte do autor. As razões para isso são de ele não prestar a devida atenção à lógica interna da história (embora, às vezes, é propositalmente utilizada para fazer isso) e muitas vezes é tão improvável que desafia a descrença do leitor, permitindo que o autor conclua a história com fim improvável, embora talvez mais palatável.

http://i.imgur.com/1kPRcBE.png

A noção de deus ex machina também pode ser aplicada a uma revelação dentro de uma história vivida por um personagem, que envolva realizações pessoais complicadas, às vezes perigosas ou mundanas e, porventura, sequência de eventos aparentemente não relacionados que conduzem ao ponto da história em que tudo é conectado por algum conceito profundo. Essa intervenção inesperada e oportuna visa dar sentido à história no lugar de um evento mais consistente com a trama.

 

Em mangás/animes shonen, o deus ex machina é muito utilizado, com algum personagem apresentando na batalha final alguma técnica nunca antes exibida, que é muito poderosa e define a luta. E depois, muitas vezes, vem a desculpa que não podem usá-la mais de uma vez. Uma habilidade nunca mencionada, que não foi pensada ou preparada durante o roteiro, mas que no final é importante pois sem a sua existência não haveria a conclusão da história.

 

Um exemplo clássico de deus ex machina ocorre em A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, onde os marcianos que destruíram tudo em seu caminho e, aparentemente triunfaram sobre a humanidade, são mortos por bactérias. As águias que frequentemente salvam os protagonistas em “O Senhor dos Anéis” também são consideradas por críticos um exemplo de deus ex machina.

 

Fontes: Wikipedia, Projeto X, Companhia de Teatro

P.S.: trazendo mais um post. Primeiramente, só digo que achei uma imensa falta de criatividade a escolha desses nomes pros personagens de Golden Age. Eu esperaria algo assim da Toei, mas não dos autores de Saint Seiya. Mas, enfim, fazer o que, não é? Quanto a relação dos personagens com o nome, se é que há alguma, talvez seja o fato de terem colocado um deles com uma habilidade de multiplicação, só pra não ter necessidade de criar mais adversários. Não dá pra dizer muito, já que não temos a novel completa. Espero que gostem. Ainda estou devendo o Photia de Centauro. Depois dele, provavelmente começaremos com os deuses, que são a única classe que ainda falta (e são a maior classe).

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

só digo que achei uma imensa falta de criatividade a escolha desses nomes pros personagens de Golden Age. Eu esperaria algo assim da Toei, mas não dos autores de Saint Seiya.

De boa? Não me surpreende. Até o visual não é tão inspirado já que poderia facilmente ter sido um cavaleiro de ouro do passado do passado que veio do passado ([/)])

 

Depois dele, provavelmente começaremos com os deuses, que são a única classe que ainda falta (e são a maior classe)

Maior em termos de número de membros ou tamanho das postagens?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

44 deuses!? Você vai falar sobre todos os deuses gregos!?

Não. Vai falar sobre todos os Deuses que surgem na série. Em Omega tem divindades romanas, Ep.G tem divindades egípcias, os Gaidens tem divindades celtas e astecas, etc.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

44 deuses!? Você vai falar sobre todos os deuses gregos!?

 

Não. Existem centenas de deuses gregos. Mesmo publicando 1 por dia, eu passaria mais de um ano nisso.

 

As 44 divindades que vou falar apareceram/foram citadas em alguma obra de Saint Seiya. Deles, 29 são gregos. Além desses, temos romanos, celtas, astecas, mesopotâmicos, egípcios e nórdicos. Muita gente.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

PHOTIA DE CENTAURO

http://i.imgur.com/6dDLqMZ.jpg

As referências usadas no nome de Photia de Centauro foram adicionadas ao post de Centauro. Clique aqui para ser redirecionado ao post.

P.S.: trazendo esse, que eu estava devendo. Surpreendente que Shiori tenha se dado ao trabalho de dar um nome a esse cavaleiro, e não tenha dado nome ao Escorpião, Gêmeos e Leão do século XV. Sua inspiração foi bem simples, então foi daqueles nomes dados só pra não deixar sem nada. Bom, espero que gostem. No próximo post começamos com os deuses.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Shiori ter nomeado esse Cavaleiro foi até interessante, mas numa circunstância onde os nomes dos três Cavaleiros de Ouro que atacaram Krest e Pallas Atena eram ainda mais solicitados, infelizmente me pareceu desperdício de criatividade (sic) que a autora empregou.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Falando sobre Emony, eu tava lendo sobre os deamons

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Daemon

 

Dolos e Apate seriam os possiveis correspondentes para a Emony de Malícia. Ambos tem uma ligação com a Ate, como vimos em Saintia. Eu me pergunto qual deles seria a referencia mitologica de Emony, mesmo ela tendo um outro nome.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ATENA

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Atenea-mito.jpg

 

 

Em grego, o nome Atena significa "Reino do Céu".

 

 

Na mitologia grega, Atena (em grego Αθηνά; Minerva para os romanos) foi a grande deusa olímpica de sábios conselhos, da guerra, da defesa da cidades, do esforço heroico, tecelagem, cerâmica, arquitetura, artesanato e outros ofícios. Atena é uma das principais divindade do panteão grego e um dos doze deuses olimpianos. Ela geralmente era retratada usando um elmo com crista, armada com escudo e lança, e vestindo o manto Aigis, enrolada em torno de seu peito e o braço adornado com a cabeça monstruosa da Medusa. Os hinos homéricos acrescentam ainda que ela tinha olhos cinzentos. Atena é também, junto com Artémis e Héstia, uma das três deusas donzelas, jurando nunca se casar e, portanto, não tem filhos. Segundo Teleses, Atena permaneceu virgem por um desígnio de Klotho, uma das Parcas (deusas do destino).

A mãe de Atena foi Métis (em grego: Μῆτις, "sabedoria", "habilidade") uma deusa filha da titânide Tétis e do titã Oceano. Era a deusa do bom conselho, planejamento, destreza, astúcia e sabedoria e era a mais sábia dos imortais. Foi a primeira esposa de Zeus, e foi ela que deu a Zeus a ideia da poção que fez Cronos regurgitar todos os filhos que havia engolido.

 

Conta-se que quando Métis estava grávida de Zeus, Gaia (a Terra) e Urano (o céu) profetizaram que Métis teria dois filhos de grande sabedoria: a primeira criança, da qual ela estava grávida, seria igual a Zeus em força e sabedoria, mas o segundo seria mais poderoso que o pai e teria poder para reinar sobre deuses e homens. Zeus, temendo ser destronado assim como ele destronou seu pai, Cronos, engoliu Métis. Algum tempo mais tarde, logo após se casar com Hera, Zeus passou a ser atormentado por fortes dores de cabeça. Hefesto, o deus dos ferreiros e do fogo, abriu a cabeça de Zeus com um golpe de um machado de bronze e de lá brotou Atena, a primeira filha de Métis, já vestida com uma armadura de batalha e portando uma lança.

 

http://www.theoi.com/image/K7.9Hephaistos.jpg

 

Segundo Pseudo-Apolorodo, após seu nascimento, Atena foi educada por Tritão, o deus dos abismos oceânicos, filho de Poseidon e Anfitrite. Tritão, junto com a ninfa do lago Tritonis, tinham uma filha chamada Pallas.

 

Pallas e Atena foram criadas juntas por Tritão as margens do lago Tritonis, um lago de água salgada que ficava no norte da África. Lá, as garotas levavam uma vida militar, e disputavam várias batalhas entre si. Durante uma batalha, Pallas estava prestes a dar um golpe em Atena. Zeus, ao ver isso do Olimpo, estendeu a Égide, em cujo centro estava a cabeça da Medusa. Pallas olhou para cima para proteger a si mesma e, portanto, foi ferido por Atena e morreu. Extremamente triste com o que tinha acontecido com sua amiga, Atena criou uma estátua de Pallas feita de madeira e em volta de seu peito amarrou a Égide que a assustara, e colocou a estátua ao lado de Zeus e a encheu de honras. A estátua passou a ser conhecida como Palladium. Mais tarde Elektra, perseguida por Zeus, buscou refúgio na estátua, após o que Zeus jogou tanto ela quanto a Palladium na Terra. Ilos, tendo pedido a Zeus um sinal sobre onde construir uma cidade, viu a estátua cair do céu. No local, ele fundou a cidade de Tróia, onde foi construído um templo para a estátua. Durante a Guerra de Tróia, a estátua foi roubada pelos gregos. Atena também adotou o nome da sua irmã de criação, passando a ser conhecida como Pallas Atena.

 

http://i440.photobucket.com/albums/qq130/sportbilly_2009/Personajes/01Gods/01Athena/AteneaG.jpg

 

Atena ajudou os deuses na guerra contra os titãs, ajudando Zeus a mandá-los para o Tártaro. Algum tempo após a derrota dos titãs, Gaia uniu-se com Tártaro (o abismo do mundo inferior) e deu a luz a Tifão, o monstruoso gigante das tempestades, e ele resolveu atacar o Olimpo. Vendo o terrível Tifão se aproximando deles, todos os deuses se transformaram em animais e fugiram para o Egito. Apenas Atena e Zeus permaneceram para lutar com Tifão

 

Atena lutou também na Guerra dos Gigantes, a Gigantomaquia, e derrotou dois dos gigantes. Um deles era chamado Pallas. Atena o matou e arrancou sua pele, transformando-a na Égide, com a qual se protegeu pelo resto da batalha. Atena lutou também com Encélado, que em certo momento fugiu do campo de batalha. Atena então jogou sobre ele o Monte Etna, enterrando-o sobre ele. Em outra versão, ela jogou toda a Sicília.

http://www.theoi.com/image/R43.2Gigantes.jpg

Atena contra os gigantes

 

Certa vez, todos os deuses foram convidados para o casamento de Peleu e Tétis, exceto Eris, a deusa da discórdia. Quando ela apareceu na festa, ela foi mandada embora, e em sua ira lançou uma maçã de ouro entre as deusas dirigida "a mais formosa". Três deusas clamaram a maçã: Afrodite, Hera e Atena. Zeus foi convidado para julgar e ordenou a Hermes para levar as três deusas para Paris de Tróia para decidir a questão. As três deusas aparecem antes, cada uma oferecendo-lhe presentes. Ele escolheu Afrodite, seduzido por sua promessa de conceder-lhe Helena, a mulher mais bonita do mundo, como esposa. O rapto subsequente de Helena levou diretamente a Guerra de Tróia e a queda da cidade. Atena, por não ter sido escolhida por Paris, apoiou os gregos durante a Guerra.

 

Padroeiro de Atenas

Na mitologia grega, Cércope, um filho da terra, com o corpo metade homem metade serpente, foi o primeiro rei da Ática. Em seu tempo, os deuses resolveram tornar-se padroeiros das cidades, e cada uma delas devia ter o seu culto próprio. Poseidon, o deus do mar, foi o primeiro que veio à Ática, e com um golpe de seu tridente no meio da acrópole, ele produziu uma fonte de água salgada. Depois dele chegou Atena e, depois de ter chamado Cércope para testemunhar seu ato de tomar posse, ela plantou uma oliveira. Poseidon e Atena discutiram pra ver quem seria o padroeiro da cidade. Zeus, então, nomeou como árbitros os doze deuses do Olimpo para decidir a disputa. Segundo outra versãom o próprio Cércope e o povo da cidade foram os juízes, e escolheram o presente que preferiram. Atena venceu a disputa, pois Cércope deu testemunho de que ela tinha sido a primeiro a plantar a oliveira, e seu presente havia sido melhor que o de Poseidon. Atena chamou cidade de Atenas, em homenagem a si mesma. Furioso, Poseidon inundou a planície Thriasiana e colocou Ática sob o mar. Ele só acalmou-se após os Atenienses construírem um templo em sua honra. A marca do tridente de Poseidon ainda pode ser vista na Acrópole, em Atenas.

 

http://people.hsc.edu/drjclassics/sites/acropolis/athens34BIG.jpg

Acópole em Atenas, Grécia. Segundo a crença, esse foi o local onde Poseidon atingiu a terra com seu tridente, fazendo brotar a fonte de água salgada.

Nascimento de Erictônio

Atena certa vez foi procurar Hefesto e ele, tendo sido traído por sua esposa Afrodite, apaixonou-se por Atena e a pediu em casamento. Em outra vesão, segundo Pseudo-Higino, Zeus prometeu a Hefesto qualquer presente após esses libertar Hera de seu trono, no qual ele mesmo a havia prendido; ele, instigado por Poseidon, pediu a mão de Atena em casamento.

 

Atena, tendo jurada permanecer virgem para sempre, o rejeitou. Mesmo assim, Hefesto tentou abraça-la e um pouco de seu sêmen caiu na coxa de Atena. Ela o limpou com um lenço e o jogou na terra. Do lenço, nasceu Erictônio, que segundo alguns autores seria filho de Hefesto e Atena, e segundo outros de Hefesto e Gaia (a Terra). Atena tomou Erictônio para criá-lo e, visando torna-lo imortal, colocou-o em uma caixa com uma serpente. Ela entregou a caixa as filhas de Cércope, o rei de Atenas, e as disse para não abrir a caixa. Elas, é claro, não obedeceram a ordem. Ao abrir a caixa, foram tomadas pela loucura e se jogaram de um penhasco. Erictônio mais tarde expulsou Anfictião, que havia usurpado o trono, e se tornou rei de Atenas.

 

http://www.theoi.com/image/T1.6Gaia.jpg

Gaia, a Terra, entrega Erictônio a Atena

 

O símbolo de Erictônio era a cobra, que aparece representada em algumas estátuas de Atena como uma cobra atrás do escudo da deusa.

 

Punições de Atena

Flauta de Atena

Na mitologia, Atena foi ainda a inventora da flauta. Certa vez, passeando pela floresta, ela viu cobras produzindo variados sons. Teve então a ideia de criar flauta. Pegou ossos de veados e fez furos neles, e quando o tocou, saiu uma doce melodia.

 

Rapidamente foi ao Olimpo mostrar aos deuses sua invenção. Mesmo achando a música bela, as outras deusas riram de Atena, pois ela inflava as bochechas e fazia caretas ao tocar a flauta. Atena viu seu reflexo na água e soube que era verdade. Ela jogou fora suas flautas e disse que aquele que os pegasse seria punido severamente.

 

Mais tarde as flautas foram recuperadas pelo sátiro Marsias, que passou a produzir belas músicas com elas. O sátiro ficou convencido com sua música, e ousou desafiar o deus Apolo (deus da música) para uma competição. Ele perdeu a primeira rodada; e na segunda rodada, Apolo propôs que tocassem seu instrumento de cabeça para baixo, algo muito difícil de se fazer com uma flauta. Assim, Apolo foi considerado o vencedor, e como punição, amarrou Marsias numa árvore e o esfolou vivo. E assim se cumpriu a maldição de Atena. Mais tarde, Apolo se apiedou e transformou Marsias em um córrego da montanha.

 

http://www.theoi.com/image/T61.4Marsyas.jpg

Atena e Marsias

 

Medusa

Medusa tinha uma grande beleza e vários pretendentes viviam ao seu redor. Certa vez, ela estava com Poseidon, o rei dos mares, que a levou a um templo de Atena, onde teve relações sexuais com ela.

 

Atena, como punição, transformou medusa e suas duas irmãs em monstros, com enormes presas de javali, cobras no lugar dos cabelos, garras e asas coriáceas. Além disso, tornou o olhar de Medusa mortal, que transformava em pedra todos que a fitavam. Depois ajudou Perseu a matá-la e fixou sua cabeça em seu escudo chamado Aegis, com o qual aterrorizou seus inimigos.

 

http://3.bp.blogspot.com/_cBflUIc65D8/S9tdaTmIvvI/AAAAAAAAAFk/GOPsApbrR4I/s320/aegis.jpg

 

Aracne

Aracne era uma garota que vivia na Lídia (atual Turquia) e que tinha incríveis habilidades de tecelagem. Aracne ficou muito famosa pelas suas habilidades. Certa vez, vendo-a tecer, uma ninfa disse que Aracne devia ter sido treinada por Atena, a deusa da tecelagem. Aracne negou que tivesse recebido qualquer coisa da deusa e, na sua arrogância, desafiou Atena para um duelo. Atena apareceu na forma de uma velha e repreendeu Aracne, dizendo-lhe que Atena a perdoaria se ela pedisse perdão. Aracne insultou a velha e mais uma vez blasfemou contra Atena.

 

A velha então se revelou e disse aceitar o desafio dela. Atena teceu uma tapeçaria com os deuses em seus momentos e glória, e nos cantos do tecido, como um aviso a Aracne, teceu cenas de mortais que haviam sido punidos por desafiar os deuses. Aracne, por sua vez, teceu os deuses em momentos vergonhosos, quando ele perseguiram suas amantes transformados em animais. Atena viu que o trabalho dela era tão perfeito quanto o seu, mas ficou indignada com as cenas representadas por Aracne e rasgou suas tapeçarias. Atena golpeou Aracne e esta, não suportando a humilhação, colocou uma corda em volta do pescoço para se enforcar. Atena sentiu pena e a transformou em uma aranha, para que ela continuasse a tecer para sempre.

 

Favores de Atena

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/XTiger-Athena.jpg

 

*Atena foi protetora de Odisseu, durante toda sua jornada, por ele ser o mais inteligente dos mortais, assim como ela era mais inteligente entre os deuses. Também ajudou Aquiles na Guerra de Tróia.

 

*Transformou Coronis, uma princesa grega, em um corvo, para ajuda-la a fugir de Poseidon.

 

*Transformou Nyctimene em uma coruja, e a tomou como seu animal sagrado, após esta fugir do pai que havia se apaixonado por ela.

 

*Levou Polyboia ao Olimpo e a tornou imortal.

 

*Deu o sangue da Medusa para Asclépio (deus da medicina) a fim de que ele aumentasse seus poderes curativos

 

*Ensinou a Dédalo a arte da construção

 

*Ajudou Dânao a construir seu barco para que fugisse da Argólida com suas filhas, as Danaides, e mais tarde as purificou pelo assassinato de seus maridos

 

*Inspirou Epeios para que construísse o Cavalo de Tróia;

 

*Ensinou a Eurínome a arte da tecelagem e concedeu-lhe a sabedoria, conseguindo para ela também um bom esposo; também ensinou às filhas de Coroneu e às de Pândaro a arte da tecelagem

 

*Restituiu a vida a Perdix sob a forma de um perdiz em recompensa pelas invenções que havia transmitido à humanidade

 

*Cegou Tirésias por ele tê-la visto nua a se banhar, mas compensou-o concedendo-lhe o dom da profecia e de falar com as aves.

 

*Deu dentes de dragão a Eetes, rei da Cólquida, e a Cadmo, rei de Tebas, para que eles dessem origem a uma raça de guerreiros

 

*Favoreceu Perseu em seu combate contra Medusa.

 

http://www.theoi.com/image/P23.2Medousa.jpg

Perseu dando a cabeça da Medusa a Atena

 

ENCARNAÇÕES MORTAIS

Saori Kido

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Cloth%20Atenea.jpg

 

 

O nome Saori Kido é um nome comum japonês. O nome Saori (沙織) significa “tecido de areia” (talvez uma alusão ao fato de Atena ser a deusa da tecelagem) e o nome Kido (城戸) significa algo como “portas do castelo” (podendo aludir ao significado de “protetor”, como as portas protegem um castelo de invasores). Saori é do signo de virgem, uma provável referência ao fato de Atena ser uma deusa virgem

 

Sasha

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Athena.JPG

 

Sasha vem do russo, e é uma abreviação, válida tanto para o masculino quanto para o feminino, do nome grego Alexander, ou Alexandra. Seu significado do grego é: “Defensora do Homem” (Alexos = Defender, Andros = Homem). É um nome apropriado pra deusa que protege a Terra. Diferente de Saori, Sasha é do signo de peixes, algo que nunca foi explicado por Shiori. A encarnação de Atena do século XV é do signo de sagitário.

 

Fonte: Theoi Project e SaintSeiyapedia

P.S.: ufa, esse ficou grande, e olha que deixei muita coisa de fora ainda. E começamos com os deuses, uma das classes com as referências mais interessantes, mas ao mesmo tempo aquela nas quais as referências são menos usadas. Atena é uma das deusas mais interessantes da mitologia grega. Diferentemente de sua face em CDZ, na mitologia ela é uma deusa extremamente orgulhosa e vingativa, não hesitando em punir mortais que lhe desagradem com pragas e maldições, pois ela raramente mata alguém diretamente. Gosto muito do mito do seu nascimento e de sua competição com Poseidon por Atenas. Os mitos da criação da flauta e das guerras também são ótimos. Sobre o nome de suas encarnações, Shiori foi ótima na escolha do nome Sasha para a encarnação do século XVII, já Kurumada não foi tão feliz na escolha no nome Saori, a não ser que ele simplesmente quis dar um nome comum a deusa, como uma forma de disfarce pra ela. Espero que gostem. Próximo: Zeus.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rá, agora dá pra entender porque poseidon tem richa com a atena: zuou a namorada do cara rsrs

 

Fico imaginando se o fato da Saori se martirizar tanto e aceitar tantas punições e sofrimentos seja a forma que ela encontrou pra expiar as culpas pelas bolas fora que ela deu na era mitológica.

 

E senti falta de uma situação aquela figura mitológica que comparavam ao Seiya. Não lembro o nome, mas alguém postou o mito dele na antiga versão do fórum.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...

ZEUS

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Tenkai-Hen-kameizeus.jpg

Zeus (chamado pelos romanos de Júpiter ou Jove) era o rei dos deuses, o deus do céu e do clima, dos raios e trovões, da lei, ordem e destino. Ele era o filho mais jovem dos titãs Cronos e Réia, e sua esposa era a deusa Hera. Foi descrito como um homem régio, robusto e de barba escura. Seus atributos habituais eram um raio, o cetro real e águia. Seu animal sagrado era a águia, e sua árvore sagrada era o carvalho.

 

http://www.theoi.com/image/K1.1Zeus.jpg

 

Segundo o relato homérico, Zeus, como os outros deuses do Olimpo, habitou no Monte Olimpo, na Tessália, cujo cume acreditava-se estar elevado no próprio céu. Ele é chamado o pai dos deuses e dos homens, o mais alto e poderoso entre os imortais, a quem todos os outros obedecem. Ele é o mais alto governante, que com seu conselho administra todas as coisas. Pela mesma razão, ele protege o conjunto das pessoas, as reuniões do conselho e ele preside todo o estado, assim como cada casa e da família. Ele também observava a santidade dos juramentos e a lei da hospitalidade. Ele protegia os suplicantes, vingou aqueles que foram lesados, e puniu aqueles que haviam cometido crimes, pois ele observava os feitos e os sofrimentos de todos os homens.

 

Sobre seu nascimento, conta-se que Cronos, o rei dos titãs, tinha recebido uma profecia de que um dos seus filhos ia destrona-lo. Para evitar isso, ele devorava cada um dos seus filhos que nasciam, e assim ele devorou seus cinco primeiros filhos: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon. Estando grávida de seu sexto filho, Réia, esposa de Cronos, pediu ajuda a Gaia (a Terra) para salvá-lo de ser engolido por Cronos. Gaia então orientou que Réia fosse dar a luz em Creta. Lá, Réia deu a luz e escondeu o pequeno Zeus e o deixou numa caverna no monte Ida sob os cuidados das ninfas do local, que alimentaram o bebê com o leite da cabra Amaltéia; e dos Curetes, uma tribo de guerreiros barulhentos que dançavam e cantavam para esconder o choro de Zeus do seu pai. Outra versão conta que Zeus foi criado em uma árvore para ocultá-lo do pai, pois Cronos podia ver tudo que ocorria no céu e na terra. Também há divergências quanto aquelas que cuidara dele: alguns dizem que Amaltéia era uma ninfa, que o alimentou com leite de cabra; outra que ele foi criado pelas ninfas Adrastrais e Ide, que o alimentaram com o leite de uma cabra chamada Amaltéia. Réia, por sua vez, deu a Cronos uma pedra para engolir no lugar de Zeus, e assim o senhor dos titãs foi enganado.

 

http://www.theoi.com/image/T6.1Kronos.jpg

Réia dá a Cronos uma pedra para engolir

Durante sua infância no Monte Ida, certa vez, ao brincar com a cabra Amaltéia, Zeus quebra um de seus chifres. Amaltéia o enche com frutas e ervas e o dá para Zeus comer e o rei dos deuses o transforma em uma cornucópia, o chifre a abundância. Segundo outra história, Zeus teria feito seus escudo, a Égide, a partir do couro da cabra Amaltéia, pois teria recebido uma profecia de que esse escudo seria necessário para vencer os titãs.

 

Mais tarde, já adulto, com a ajuda de Métis (deusa da prudência), Zeus fez Cronos vomitar os cinco filhos que havia engolido e, com a ajuda deles, declarou guerra aos titãs. Durante a guerra dos titãs, nasceu da terra um monstro metade touro metade serpente, conhecido como Ofiotauro. Foi previsto que aquele que matasse o monstro e levasse suas entranhas ao fogo, teria poder de derrotar os deuses. Um dos aliados dos titãs o matou, mas antes que ele pudesse queimar suas entranhas, Zeus enviou uma águia para roubá-las.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Dios%20Zeus.jpg

Após dez anos de guerra, Gaia (A Terra), disse que Zeus venceria se fosse ao Tártaro e libertasse os Hecatônquiros (gigantes de cem mãos e cinquenta cabeças) e os Ciclopes ancestrais. Zeus e seus irmãos desceram ao Tártaro e mataram o monstro Campe, que guardava os prisioneiros e os libertaram. Como agradecimento, os ciclopes deram aos deuses grandes armas: raios e trovões pra Zeus, um tridente pra Poseidon, e um o elmo das trevas para Hades. Com suas armas e a ajuda dos Hecatônquiros, eles venceram a guerra. Após a vitória, Zeus, Poseidon e Hades tiraram a sorte para dividir o universo entre si: a Zeus coube o céu, a Poseidon o Mar, e a Hades o Mundo Inferior, o reino dos mortos.

 

Após se tornar o senhor do céu, Zeus casou-se primeiro com Métis Quando sua esposa estava grávida, Gaia (a Terra) e Urano (o céu) profetizaram que Métis teria dois filhos de grande sabedoria: a primeira criança, da qual ela estava grávida, seria igual a Zeus em força e sabedoria, mas o segundo seria mais poderoso que o pai e teria poder para reinar sobre deuses e homens. Zeus, temendo ser destronado assim como ele destronou seu pai, Cronos, engoliu Métis. Algum tempo mais tarde, logo após se casar com Hera, Zeus passou a ser atormentado por fortes dores de cabeça. Hefesto, o deus dos ferreiros e do fogo, abriu a cabeça de Zeus com um golpe de um machado de bronze e de lá brotou Atena, a primeira filha de Métis, já vestida com uma armadura de batalha e portando uma lança.

 

http://www.theoi.com/image/K7.9Hephaistos.jpg

Hefesto abre a cabeça de Zeus com um machado, e de lá sai Atena

 

Zeus se casou uma segunda vez, dessa vez com Têmis, a titânide da justiça e da lei divina. Com Têmis, Zeus foi pai de alguns filhos: as Horas, deusas das estações e das porções naturais do tempo, chamadas Eunomia (Boa Ordem), Irene (Paz) e Dike (Justiça); as Themeides, três ninfas que guardavam artefatos dos deuses; e, segundo alguns autores, as três Moiras, deusas do destino que teciam o fio da vida, chamadas Klotho (que desenrolava o fio da vida), Lakesis (que segurava o fio) e Atropos, que cortava o fio. Não diz-se o que ocorreu entre eles, mas aparentemente o casamento se desfez.

 

A terceira e definitiva esposa de Zeus foi sua irmã Hera, a deusa do casamento. Não se sabe muito sobre como ocorreu, mas conta-se que, para seduzir Hera, Zeus tomou a forma de um cuco. O casamento de Zeus e Hera foi um grande evento, para o qual conta-se que todos foram convidados. Todos compareceram com exceção da ninfa Quelone, que zombou do casamento dos deuses. Como punição, Hermes jogou a casa da ninfa em suas costas e a transformou na primeira tartaruga. Como presente de casamento para os noivos, Gaia (a Terra), deu-lhes uma árvore de maçãs de ouro, plantada no jardim das Hespérides (deusas do pôr do sol). Por sua esposa Hera, Zeus foi pai de Hebe, a deusa da juventude; Ares, o deus da guerra, Ilítia, a deusa dos partos; e, segundo algumas versões, de Hefesto, o deus dos ferreiros e do fogo (segundo outras versões, Hefesto seria filho apenas de Hera).

 

Mais tarde, indignada com o destino de seus filhos, os titãs, Gaia seu uniu a Tártaro (deus primordial do Abismo do Mundo Inferior) e deu a luz a uma raça de Gigantes, e os incitou a guerrear contra os deuses. Um oráculo entre os deuses (não é dito quem) previu que os gigantes não poderiam ser derrotados pelos deuses a menos que tivessem a ajuda de um mortal. Gaia buscou uma droga para tirar essa vulnerabilidade de seus filhos, mas Zeus, com a ajuda de Selene (deusa da lua), Hélios (deus do sol) e Eos (deusa do amanhecer) a encontrou antes de Gaia. Depois disso, com a ajuda de Hércules, os deuses venceram a guerra dos gigantes. Durante essa guerra, Zeus matou Milynos, morto por Zeus na ilha de Creta; e Porfírion, o rei dos gigantes, que tentou estuprar Hera e foi morto por Zeus e Héracles; e vários outros gigantes não especificados.

 

http://www.theoi.com/image/K1.3Zeus.jpg

Zeus e Porfírion

A derrota dos gigantes irritou Gaia mais que tudo e ela se uniu uma última vez com Tártaro, dando a luz a Tifão, o gigante das tempestades, que foi o maior inimigo dos deuses. Outra versão diz que Gaia deu a luz a Tifão após a derrota dos Titãs, não dos Gigantes. Ao vê-los, todos os deuses fugiram para o Egito, com exceção de Atena e Zeus. O rei dos deuses atirou à distância em Tifão com seus raios e de perto o feriu com uma foice adamantina. Mas Tifão arrancou a foice dele, cortou os tendões de suas mãos e pés e levantando-o em seus ombros, levou-o através do mar para Cilícia, e depositou-o em uma caverna, assim como os tendões dos deus, escondidos em uma pele de urso. Foi então que Hermes (deus dos viajantes) e Egipã (um deus meio homem meio bode) roubaram os tendões e os devolveram a Zeus. Tendo recuperado sua força, Zeus atirarou em Tifão com raios e perseguiu-o através do mar da Sicília, onde Zeus lançou o Monte Etna, na Sicília, em cima dele, enterrando o gigante.

 

http://www.theoi.com/image/M10.1BTyphon.jpg

Zeus e Tifão

 

Outro mito conta que, certa vez, Atena, Hera e Poseidon se rebelaram contra Zeus. Eles o enganaram e o acorrentaram. Zeus foi ajudado pela nereida Tétis que, ao vê-lo acorrentado, chamou o hecatônquiro Briareu, que soltou Zeus e afugentou os outros deuses. Como punição, Hera foi pendurada nos abismos do Caos (o deus primordial do escuro Ar Inferior), abaixo do tártaro, sendo mais tarde salva por Hefesto. Por terem ajudado a rebelião, Poseidon e Apolo foram desprovidos de seus poderes imortais e forçados a servir Laomedon, rei de Tróia, que os fez construir um enorme muro ao redor de Tróia. Hefesto liberta sua mãe, e como punição, Zeus o lança do Olimpo, e esse seria o motivo pelo qual o deus é manco.

 

Outro mito sobre Zeus é o da Guerra de Tróia. É dito que Zeus orquestrou a guerra do início ao fim, incluindo a fundição da maçã dourada da discórdia. Ele teria feito isso visando diminuir a população humana, que estava ficando maligna. Na guerra, ele lutou ao lado dos troianos.

 

Jupiter_Smyrna_Louvre_Ma13.jpg

 

Zeus mostrou sua ira contra mortais e imortais em muitos casos, entre os mais famosos estão:

 

*PROMETEU: Prometeu era o titã da premeditação e do conselho astuto, que criou uma das raças de humanos. Durante um banquete destinado a selar a paz entre mortais e imortais, Prometeu foi responsável por aplicar um estratagema em Zeus, ao colocar duas oferendas diferentes diante do deus olímpico: uma delas consistia de uma seleção de carne escondida dentro de um estômago de boi (alimento escondido dentro de um exterior repulsivo), enquanto a outra consistia dos ossos do boi totalmente envoltos em "reluzente gordura" (algo impossível de ser consumido dentro de um exterior atraente). Zeus escolheu a segunda, abrindo assim um precedente para os futuros sacrifícios, e a partir de então os humanos teriam passado a ficar com a carne dos animais que sacrificavam, dedicando aos deuses apenas os ossos, envoltos numa camada de gordura. Como punição, Zeus teria retirado o fogo dos mortais. Prometeu, então, rouba o fogo dos deuses, escondendo-o em um galho oco e o devolve aos mortais. Como castigo a Prometeu, Zeus o acorrentou no cume do monte Cáucaso, onde todos os dias uma águia dilacerava seu fígado que regenerava-se todos os dias, já que Prometeu era imortal. Zeus disse que só libertaria Prometeu se alguém abrisse mão de sua imortalidade por ele. Ele foi libertado mais tarde após o centauro Quíron abrir mão de sua imortalidade por ele.

 

*ÍXION: Íxion foi um mortal que se apaixonou por Hera, esposa de Zeus, e tentou estupra-la. Quando Hera contou a Zeus, ele quis ver se era mesmo verdade. O rei dos deuses pegou uma nuvem e a moldou sob a forma de Hera, e depois a deixou com Íxion. Mais tarde, Íxion alardeou que tinha dormido com a mulher de poderoso Zeus. O rei dos deuses, como castigo, amarrou Íxion numa roda e o lançou nos céus, onde ele giraria para sempre.

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/titans-background5.JPG

 

*TÂNTALO: rei da Lídia, que serviu seu próprio filho em um banquete dos deuses. Ao perceberem o que ele havia feito, fizeram uma terrível punição para ele. Tântalo foi colocado dentro de um lago, em cuja margem ficava uma árvore frutífera. Sempre que tentava beber a água do lago, ela se afastava; e sempre que tentava pegar uma fruta da árvore, os galhos saiam de seu alcance.

 

*SALMONEU: era um mortal arrogante e impiedoso. Certa vez, fingiu ser Zeus e ordenou que os sacrifícios levados ao templo do deus fossem dados a ele. Zeus ficou com raiva e matou Salmoneu com um raio e depois destruiu toda a cidade.

 

*LICAON: Zeus transformou Licaon em um lobo, por este ter lhe servido a carne de um de seus filhos, quando o deus passou disfarçado por sua casa.

 

*ATË: lançou Atë, o espírito da ruína, de cima do Olimpo, após ela tê-lo feito fazer um juramento imprudente para tornar Héracles rei de Micenas, mas foi enganado por Hera, que fez Euristeu ser rei.

 

A maior punição a humanidade foi, no entanto, o dilúvio: depois do seu encontro com Licáon, Zeus viu o nível ao qual a humanidade havia decaído e decidiu exterminá-la. Zeus, com a ajuda de Poseidon e os deuses dos rios, causou uma grande inundação na Terra. Os poucos que sobreviveram acabaram morrendo de fome depois. Os únicos sobreviventes foram Deucalião e Pirra, que foram avisados de antemão por Prometeu e construíram uma arca e estocaram suprimentos. Após as águas baixarem, os dois foram ao santuário de Themis, que os disse como restaurar a humanidade. De Gaia (a Terra), renasceram os animais. Em outras histórias, houveram outros poucos sobreviventes do dilúvio.

 

http://midorihoshi.files.wordpress.com/2009/03/sacred_god_zeus001-copy-copy.jpg

 

Após seu casamento, Zeus permaneceu fiel a Hera por trezentos anos, mas depois voltou a ter casos, que lhe deram diversos filhos. Entre seus filhos imortais, além dos que teve com suas esposas, temos Pérsefone (deusa da primavera), nascida da sua união com Deméter (deusa da agricultura); os gêmeos Apolo e Artêmis, nascido de sua união com Leto (deusa do anoitecer); Hermes, nascido da sua união com Maia, a mais velha das Plêiades; Dionísio, de seu caso com Sêmele (deusa do frenesi inspirado); Melinoe (deusa dos fantasmas), de sua relação com Perséfone; as Carites, deusas da graça, por Eurínome; Pandeia (deusa da lua cheia), Ersa (deusa do orvalho nutritivo) e Nemea (uma náiade), filhas de Selene (deusa da lua); Egipã, filho da ninfa Aix; os dois Palici (deuses dos gêiseres e fontes termais), pela ninfa Thalia. De mães não conhecidas, foi pai das Litai (espíritos das orações); Aletéia (espírito da verdade); e Kairos, deus do tempo oportuno.

 

Entre seus filhos mortais, os mais conhecidos foram Helena de Tróia; Héracles, filho de Alcmena; Éaco, Radamanto e Minos, que se tornaram juízes dos mortos; Perseu, que matou a Medusa; e os gêmeos Castor e Pollux, que embarcaram na expedição dos argonautas.

 

Outros casos de Zeus foram com a ninfa Io; a rainha da Líbia, Lamia; Calisto, uma das companheiras de Artêmis; as princesas Europa e Níobe; entre outros. Zeus também teve um amante, um jovem chamado Ganímedes. Conta-se que Zeus apaixonou-se por Ganímedes, cuja beleza era comparável a de Narciso, e por isso o levou para o Olimpo, onde ele foi nomeado o copeiro dos deuses, suplantando a posição de Hebe, deusa da juventude.

 

http://www.theoi.com/image/O24.1Ganymedes.jpg

Zeus e Ganímedes


Fonte: Theoi Project

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Albiero-Zeus.jpg

P.S.: trazendo o rei dos deuses. Zeus é um personagem fascinante da mitologia grega. Se por um lado é bondoso, favorecendo os mortais em várias ocasiões, por outro é traiçoeiro, como quando planejou a Guerra de Tróia para diminuir o número de mortais. E também acho bem interessante sua relação com Atena, a qual é sua filha preferida, pois ele sempre a perdoa de tudo, mesmo quando ela participou da rebelião no Olimpo com Poseidon, Hera e Apolo, já que ela foi a única que escapou sem punição. Seu nascimento, as guerras contra titãs e gigantes, seus casos e suas amantes, e seus inúmeros filhos também são interessantes. Em CDZ, espero muito vê-lo em Next Dimension, e ainda acho que ele ficará ao lado de Atena, pois ao confiar a Terra a sua filha preferida, ele a deixou sob sua proteção, então ela deve protegê-la mesmo dos outros deuses. Espero que gostem. Próximo: Poseidon.

  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o favoritismo pode ter a ver com a) atena ser a primogênita e b) o lance de que ela foi a única que ficou do lado dele na luta contra o Tifão.

 

Fora que pelo post, a atena só deu mancada uma vez, logo é fácil pro papai deixar o deslize da filhinha passar rsrs

 

 

EDIT: De onde veio essa imagem? É fanart ou saiu em algum mangá?

Editado por Spider-Phoenix
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o favoritismo pode ter a ver com a) atena ser a primogênita e b) o lance de que ela foi a única que ficou do lado dele na luta contra o Tifão.

 

Fora que pelo post, a atena só deu mancada uma vez, logo é fácil pro papai deixar o deslize da filhinha passar rsrs

 

 

EDIT: De onde veio essa imagem? É fanart ou saiu em algum mangá?

 

Ela é a primogênita de seu primeiro casamento, mas antes do casamento Zeus já tinha tido uns casos e uns filhos por aí.

 

Ela é oficial, mas não lembro de onde ao certo. Acho que é de quando Hipnos está falando sobre as Kamuis dos deuses.

 

Ela aparece na Enciclopédia de CDZ também.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...