Ir para conteúdo

Dicas de como tornar seu texto mais atrativo


Posts Recomendados

Eliz, tbm concordo que vá do gosto da pessoa. Uns gostam, outros abominam. Agora...

 

Há divergências. Há fóruns e sites que não aceitam esse tipo de marcação sequer em rpg, quanto mais em fanfiction.

 

Isso de não aceitar em hipótese alguma o modo de "teatro" é algo meio... rígido demais. Nem as editoras que acolheram os autores citados por mim na postagem anterior foram tão radicais com um estilo.

 

E isso há quase cem anos atrás...

 

Ou seja: ninguém é obrigado a gostar. Agora, banir como se fosse uma doença... eu posso por exemplo não gostar de m-preg, mas jamais proibiria alguém de postar isso num possível fórum ou site meu de fics.

 

Já aquelas coisas mais polêmicas como: pedofilia, violência extrema... aí não aceitaria mas por uma questão de o tema ser pesado mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 105
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Em primeiro lugar, as opiniões aqui são todas minhas e podem discordar à vontade. Fui aprendendo, lendo, discutindo com amigas e amigos. Há muitos partidários do que vou postar. Outros são contrários.

Uma matéria interessante que eu achei numa comunidade do Orkut chamada "Eu odeio fics ruins":   Matéria sobre Fics-novelinha AUTORAS: NEMUI e VANE   Fics-Novelinha: Não é difícil achá-las na Internet.

Entendo, Pandora. Fazer o que? Tem tantos fóruns por aí que, sinceramente, a gente sempre encontra um que seja mais do nosso jeito XD. E, marcação de teatro para mim é muito mais razoável que escrever sem sinais de pontuação... Já viu? Eu vi... Uma fanfic (ou tentativa de uma) em que não havia nem letras maiúsculas, nem marcação de quem falava, nada... Achei... O fim da picada. U_U

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vane, seja muito bem vinda. Eu apreciei tudo que postou acerca de fazer betagem e outras coisas. Sou uma beta reader bastante exigente e insuportável, por isso pego pouquíssima coisa para fazer. Minha beta é maníaca igual a mim, por isso acho que nos damos bem. Gostei da idéia do seu tópico de betagem. Se me sobrar um tempo, creio que me inscreverei.

 

Muito obrigada! E desculpe-me por não ter respondido antes. Sabe como é, o carnaval, o trabalho e tudo o mais...

 

Ah, e que bom que gostou do meu perfil de beta reader a ponto de usá-lo como modelo para o seu. Fico lisonjeada.

 

Bem, essa mensagem foi meio "off", então é melhor parar por aqui. Já podem retomar as discussões do tópico. :unsure:

Editado por Vane
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Sem acentuação? Affe!

 

Só se for proposital e o autor colocar lá no início: sem pontuação por causa disso, disso e disso...

 

Ou se der pra perceber que é pra fazer comédia ou algo do tipo.

 

Agora, do nada? Realmente estranho...

 

Pra isso servem os betas! o/ E eu falo dos defeitos. Sempre pra pessoa crescer, claro... mas se eu não falar, continuarão ali...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Off:A maioria dos textos de comédia são mais legais estilo teatro ou RPG(minha opinião).Detalhar muito pode estragar a piada.A unica que eu vi de comédia que ficou boa fora do estilo RPG/Teatral foi o "Após Hades".

 

(E comédia também combina com quadrinhos e animações :rox!:)

Editado por MaryanaKawaii
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinônimos são importantes.

 

Não digo que um texto rebuscado seja melhor, mas tentar usar de palavras que evitem a repetição, mas tenham o mesmo sentido, ajuda a tornar o texto menos cansativo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 10 meses depois...

Espero não que eu não seja estúpido ao expressar minha opinião:

 

Só faltou mencionar twincest,que é incesto entre gêmeos...Eu só li uma com Saga e Kanon e não achei mal nem bom,não envolveu muito,mas não tenho nada contra.

 

Reparei que tem fics que não avisam que é UA,mas também não parece ter ligação com o universo saint seiya.

 

O que eu detesto é que reforçam detalhes do personagem...Tipo:

 

Aldebaran é brasileiro,só por isso um monte de autores acham que ele gosta de feijoada,que é pobre e gosta de dá pulinhos enquanto assiste a xuxa,já está ficando meio clichê porque já vi em muitas fics...

 

Seiya faz mais erros que os outros porque é mais cabeça dura,já é motivo para ser escrito como alguém que não tem nem diálogo normal.

 

Shun é sensivel,por isso é descrito como um riacho.

 

E o Afrodite PARECE afeminado,a maioria dos autores escrevem como se ele AGISSE como afeminado de modo que parece gay...Mesmo que ele seja pai de familía como eu vi em uma fic.

 

E MDM como pastor?Bom,agora já chega...

 

E outra coisa é que a maiorias das pessoas não comentam as minhas fics e perco estimulos para escrever,assim como a Pandora Lynn disse é legal receber uma critica grande,lógica e que realmente avalia a fic fazendo o desmoronar ou ter mais valor e assim se aprende a melhorar as fics.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só faltou mencionar twincest,que é incesto entre gêmeos...Eu só li uma com Saga e Kanon e não achei mal nem bom,não envolveu muito,mas não tenho nada contra.

 

Ele vem falar isso PRA LYNN, CARA!!!! *morre*

 

Rsssss, falando sério agora, eu no início tinha um repúdio imenso por twincest. Agora eu gosto - mas sempre tem de haver um embasamento. Sabe qual o problema? Pessoal faz como se fosse a coisa mais natural no mundo - e não é. Tem de haver um motivo pra surgir aquilo ali, assim como em "Os Maias" houve um motivo pro Carlos começar a sair com a própria irmã.

 

Assim... até em Tolkien tem incesto de irmãos - Turin Turambar "pega" a Niniel, que era irmã de sangue... mas há embasamento, por isso fica legal e plausível.

 

EDIT: qual o nome da fic que vc leu? oo

Editado por Pandora Lynn
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ele vem falar isso PRA LYNN, CARA!!!! *morre*

 

Rsssss, falando sério agora, eu no início tinha um repúdio imenso por twincest. Agora eu gosto - mas sempre tem de haver um embasamento. Sabe qual o problema? Pessoal faz como se fosse a coisa mais natural no mundo - e não é. Tem de haver um motivo pra surgir aquilo ali, assim como em "Os Maias" houve um motivo pro Carlos começar a sair com a própria irmã.

 

Assim... até em Tolkien tem incesto de irmãos - Turin Turambar "pega" a Niniel, que era irmã de sangue... mas há embasamento, por isso fica legal e plausível.

 

EDIT: qual o nome da fic que vc leu? oo

 

Bom,acho que por isso que estranhei aquela fic,faltava embasamento...Eu não me lembro do nome,mas estava na fanfiction.

 

 

Já vi gente reclamar que os cavaleiros não tem vida social,eu acho mais ou menos...Mesmo porque não dá para ser 100% fiel.

 

Eles definitivamentes fazem mais do que ficar vigiando o santuário,só ficam realmente em alerta quando um perigo se aproxima como em Hades,mas também não se deve exagerar porque o mundo não gira em volta dos problemas deles e não são egoisata,por exemplo:

 

Vi em uma fic em que os cavaleiros vão ao Brasil e ficam namorando um bando de Sues e no outro eles deixam a Saori presa dentro de um ônibus congelado depois de ela encher o saco dele para eles empurrarem o ônibus com a velocidade da luz em plena cidadade!Claro que eles jamais fariam isso com a Saori por mais que saissem do santuário!

 

Quer dizer,eles devem deixar claro que dão valor em ser cavaleiros e que respeita a Atena(e esta não é uma bruxa horrorosa) porque é esse o espirito da história(A não ser que seja UA pode ser ignorado sobre o que é ser cavaleiro,mas ai tem que usar a personalidades deles porque se não só sobra os nomes para dizer que é uma fic de saint seiya...)

 

E outra cosia é sobre as taras dos cavaleiros dourados: Só porque são bonitões,as autoras parecem gostar de colocar os caveleiros como deuses do sexo.Não sei se respeitam a castidade e tal,mas eles tem classe.

Editado por Ross de Aquário
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li esse tópico todo e, nossa... parece que o mundo que eu conhecia antes entrou em colapso! 8-0

 

Eu estou fazendo uma fanfic agora e, pelo que me lembro, é a primeira fic séria que fiz. A última que fiz foi há 5 anos atrás, e foi feita na que vocês chamam de linguagem de roteiro.

 

Eu gostaria MUITO de receber reviews de vocês.

 

Eu quero melhorar e evoluir sempre e tenho muito medo de seguir um caminho errado achando que estou no correto. Ou deixar buracos, incoerencias, soluções simplistas para os problemas, etc.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Opaaaa, pode deixar que eu deixo reviews sim Ichi! XD

 

A pessoa pode seguir o caminho que melhor lhe aprouver - mas tem caminhos que são MUUUUUUUITO bizarros. Muito OOC (out of character) só é legal naquelas fics zuadaças, onde o autor deixa claro que faz pra zuar. Mas em fic que a pessoa quer fazer como algo minimamente sério, complica.

 

De qqr forma, tamos ai ^^

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 meses depois...

Li muito os comentários, dicas, posicionamentos de todos aqui... e confesso que adoro ver os jovens escrevendo, não importa a qualidade de seus textos, aqui na rede de informações mais desinformada do mundo.

Tenho INVEJA do professor que tem UM aluno que escreva fanfic em qualquer lugar que seja!

 

Sou professora gente... escrevo fics ha mais de 10 anos. Já escrevo sobre KOF e CDZ... pretendo em algum momento postar aqui em algum lugar... mas já tenho muita coisa publicada em sites como Recanto das Letras e FF.net.

 

Gostaria mesmo que muitos procurassem esta forma de expressão, que sem dúvida nenhuma, cria o habito e vicio de ler e escrever.

 

Não sou puritana aos personagens, ate digo que odeio alguns e gosto de escrevê-los de forma a degradar, mas tenho que admitir.. as personagens que não gosto, eu dedico apenas uns parágrafos... e tem gente que faz isso por LONGOS textos.

 

Que paciência....

 

Abraços a todos.... ótimas dicas e ótimos debates.

 

Beijos na alma!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Nisa, obrigada por comentar! ^^

 

Rs, sim, se eu soubesse de algum aluno que escreve fics... mas nem sei! oo

 

E prefiro "gastar meu tempo" com os personagens que amo mesmo, como vc!! xDDD

 

Abração!

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...

Não sou uma grande leitora de fanfics, até porque, não sou chegada em leitura, talvez por preferir ler algo palpável (tipo um livro, que eu posso pegar na mão e marcar a página que parei, pois ler na internet é desconfortável, você fica horas vidrado e tem que ficar memorizando em que parte parou). Mas do pouco que conheço, vejo que as coisas não vão NADA bem.

Conheci o fanfiction.net faz pouco tempo, e pelo que vi, o perfil do escritor que posta lá é geralmente garotas/mulheres, entre uma faixa etária de 15 a 25 anos (acho), e que adoram escrever romances/"fics de ficha"/hentais/yaoi/"e outras tantas siglas que ainda não memorizei", raro encontrar uma história diferente destes "padrões" que seja interessante.

O problema destes "pseudo-romances"* é que se torna algo repetitivo e muito cansativo! É que nem aqueles romances de banca de jornal, abundam por aí, expurgando nas prateleiras um monte de histórias similares, com o mesmo objetivo e que terminam basicamente na mesma coisa, praticamente só mudam os nomes das personagens e os lugares que são retratados. Estes "romances de banca de jornal" são muito antigos, e até hoje vendem bastante.

Apesar de achar que as mulheres em geral tendem ao "pseudo-romantismo" exacerbado, também não vejo muita criatividade por parte dos homens: é bem comum eles postarem fics em comunidades como as do Orkut, mas não são muito ousados, geralmente escrevem tipo uma "Nova Saga de CDZ", onde vai aparecer um deus maligno (qualquer um: Alá, Rá, Shiva, Hera, etc) que quer dominar o mundo, e lá vão os cavaleiros ter que lutar de novo por Athena. A gente já vê isto no anime, uma fic assim não é muito original, visto que basta conhecer a série para escrever algo parecido, é muito clichê, e às vezes pode ser muito similar a uma fic de ficha (só que neste caso, são pessoas que se increvem para aparecerem como cavaleiros/amazonas na fic).

 

Ok, as pessoas escrevem o que quiserem, mas falta de criativadade também é fogo! Quer escrever uma porra loka insana com um romance tipo yaoi Saga e Shaka em que eles tem que procurar as Safiras de Odin que foram engolidas por uma llama sagrada que vive em El Dorado para abrirem o portal que esconde o Santo Graal para que assim Shura possa ressucitar os cavaleiros da Távola Hexagonal e assim salvarem a Saori que ficou com a lingua presa num poste congelado, tudo bem...pelo menos foi algo que você criou, que veio da sua cabeça, que você quis expressar, mesmo que seja o maior lixo do mundo. É uma maneira de trabalhar com os personagens de CDZ, pois já que pouco conhecemos deles na história, porquê não explorar mais a personalidade dos personagens e da história para poder fazer algo novo? (claro que não precisa aloprar como o exemplo que eu dei XD)

 

Não acho que fanfics foram feitas para serem canônicas à série original ou se enquadrar a algum padrão, como o próprio nome diz, "Ficção feita por fãs", logo, não acho que deva ficar fechado apenas à criatividade do Masami Kurumada ou então ao que os outros esperam que você escreva, fanfic é um convite para que você também possa "brincar" à sua maneira, como podem ver no próprio "slogan" do Fanfiction.net: "Unleash Your Imagination" ou seja "Liberte a sua imaginação".

 

*Obs: Adotei o termo pseudo-romance porque estas fanfics supostamente românticas na verdade não são bem trabalhadas como um romance mesmo...o romance, apesar de ser um estilo bem clássico de literatura, não podemos comparar desta maneira, pois o romance em si é algo bem mais elaborado, bem mais digno, por mais que pareça fútil em alguns casos. Está certo que estamos no século XXI e não no século XVIII, mas saibamos diferenciar o Conde Drácula de Crepúsculo, ok? ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Disse tudo, Somente oO

 

As pessoas não inovam, não fazem coisas de caráter psicológico. E quando a coisa vai pra um caráter psicológico, ele não é mto levado a sério e - adivinhe - não leva muitas reviews...

 

As pessoas brincam que eu peço reviews e tal, mas ainda prefiro ser sincera e pedir reviews, do que fazer as fics de ficha, que são somente pra angariar mais e mais reviews... sim, porque se vc faz uma fic com 15 pessoas, espera que essas 15 pessoas deixem review...

 

Assim é fácil! oO

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrs...concordo com você Pandora, fica fácil ter 15 pessoas garantidas que vão deixar comentário em todos os capítulos! Tirando estas pessoas, acho que ninguém mais lê, pois não é de interesse do resto que não participa da fanfic.

 

E é uma pena que fics boas são desprezadas, em alguns casos, algumas não ganham nem comentários, parece que as pessoas tem preguiça de pensar/refletir. Os leitores ficaram mal acostumados com as fics que simplesmente vomitam a história na sua retina. É que nem a televisão: tudo muito imediato, mastigado e cuspido na sua cara, pra você simplesmente engolir e aceitar a "verdade" que é pregada.

 

Bom, não acho ruim você pedir reviews, afinal, não é esmola, só está sujeitando seu trabalho para alguém que possa ser sincero com você e possa criticar positivamente ou negativamente, ao menos garante que alguém tenha expressado uma opnião (muita gente lê, mas não deixa review), e também garante que as pessoas não vejam sua fic assim: "Credo, esta fic só tem 1 rewin, nem vou ler porque deve ser uma bosta".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rs, as pessoas me "zoam" porque eu peço reviews... mas vejamos, se alguém lê a sua fic, eu creio que não custa nada comentar, seja de modo positivo, seja negativo. Então, por que não fazê-lo? Não custa nada a não ser uns trinta segundos... rs.

 

E sim, eu aceito críticas negativas tbm, pq não?

 

Há algumas fics minhas que são "difíceis", como a "Memorial de Catherine Gray", e ela é praticamente uma história original, pois se passa em universo alternativo (medieval), e só há Saga e Kanon de referência ao anime oficial.E adivinhe, a fic não ganha mtas reviews;;;

 

Já a fic que a originou ("Memorial" é sidestory de "Almas Gêmeas"), tem quase 300 reviews... e por que? Porque tem yaoi e lemon!!! oO

 

As pessoas tão muito viciadas num só modelinho de história, enche, vicia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ichi fazendo spam, rs!!

 

De qqr modo, Ichi, falamos mais daquele modelinho do ff.net e das comunidades do orkut - há exceções, mas a maior parte dos modelinhos é esse... romancinho sem sal feito por mulheres, sagas repetitivas feitas por homens.

 

Há os meio-termos, há as fics de comédia, mas o povo parece se mirar mais no q a maioria faz, não no q as exceções fazem.

 

Parte disto se dá porque os "modelinhos" pre-concebidos são os que mais dão reviews. Fics originais podem dar algumas reviews, mas não tantas quanto os modelinhos.

 

Isso sim, pra mim, é se vender somente pela popularidade das fics...

 

Ah, Somente, tem um guia que escrevi chamado "Como ser um ficwriter medíocre", justamente ironizando esse negócio de um grupo "abduzir" os outros a escrever sempre a mesma coisa, rssss!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei...

 

eu, particularmente, nao tenho nada contra fics padrão. O clássico em si é um padrão shounen, nao tem nada de inovador (pelo menos na narrativa). É a mesma lógica dos filmes pipoca.

 

E creio que fics padrão existam para qualquer mangá. Não é falta de criatividade não, pq cada história é uma história. Além do mais, fics muito inovadoras estão sujeitas a muito mais críticas do que as padrão. Por outro lado, também estão sujeitas a reviews muito mais sinceras, pro bem ou pro mal.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Críticas negativas são boas sim, acho que muita gente acaba falando elogio só pra agradar, daí você num sabe o que falta...

 

Yaoi é uma das coisas que mais dá comentário. Não entendo a tara das mulheres por yaoi. São dois homens se esfregando...será que é um desejo de estar no meio deles? XD kkkkkkkkkkk

 

"Como ser um ficwriter medíocre" - hum...deve ser muito interessante kkkkkkk XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Somente" encontrei o tópico do "Como ser um ficwriter medíocre", tava lááááá no fundão mesmo! XD E quem for mais novo no fórum e quiser ler tbm, tá aqui ^^

 

http://www.cdz.com.br/forum/index.php?/topic/3765-como-ser-um-ficwriter-mediocre/

 

=D

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrs, obrigada Lynn, realmente o negócio tava difícil de achar! O.o

Aproveitei o tempo que me sobrou para ler, e achei interessante seu tópico! XD Você até se zuou! kkkkkkkkkk Mas nada melhor que às vezes se xingar para aprender a ter semancol, e é isso que estes escritores medíocres deveriam fazer mais vezes além de bater punheta e escrever inutilidades.

Mas sim, de fato, o que foi dito é baseado na pura realidade! (infelizmente) u_u

Bom, é como dizem, alguém medíocre vai escrever coisas apenas por escrever, abundância de qualquer tipo de trabalho que só serve para teoricamente entreter e divertir alguém sempre existirá. Um exemplo bem tosco: sempre irão surgir vários tipos de "Ben10" em todas as décadas, cada um no seu tempo...mas existirá varios tipo de "Saint Seiya" somente a cada 200 anos (depois desse exemplo, eu deveria me matar por tamanha comparação ridícula...nada contra quem gosta de Ben10, também não estou dizendo que Ben10 é ruim, mas...é que Ben10, perto de CDZ, não tem nenhuma base interessante).

 

Bom, escrever não faz mal...quando se começa a escrever, inevitavelmente vai tender a ser medíocre se baseando em algo que viu, mas com o passar do tempo, muito se aprende até se tornar um bom escritor. Ruim mesmo é quando alguém insiste em ser medíocre, daí sim, pode-se dizer que é oficialmente um escritor medíocre, não? Raul Seixas estava certo quando disse "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opnião formada sobre tudo".

 

Digo a você, eu mesmo não escrevo fanfics com medo de ser medíocre ou escrever algo que não seja relevante. Já escrevi no máximo coisa pouca no orkut apenas para ironizar algo de CDZ ou fazer uma comédia que não tem nem sequer 1 página inteira. Idéias às vezes teimam em pipocar na minha cabeça quando um filme ameaça entrar em cartaz no cinema da minha imaginação, mas não conheço os personagens de CDZ amplamente (também, conhecer todos os personagens de CDZ precisaria de pelo menos 70 gigabytes de memória livre no Disco Local (C:) do seu cérebro + 2 gigabytes de memória RAM pra fazer a sua criatividade funcionar sem ter que formatar todo o seu pensamento), daí acabo não prosseguindo com o plano "infálivel". =\ Gostaria de saber como é que escritor de fics tem uma persistência igual à do Cebolinha! XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu no caso acabo escrevendo mais mesmo sobre personagens específicos, não sobre vários e vários personagens, rs!

 

Com o tempo vc cria uma certa "familiariedade" com aquele "nicho" de personagens e quando começa a escrever com novos, é como se fosse estranho! Rs!!! Isso aconteceu quando escrevi minha primeira (e única) fic de Aspros e Defteros.

 

Mas tem gente que é bem mais embaixo, Elena. Tem gente que não conhece po**a nenhuma do personagem (ou viu o desenho muito malvisto...), escreve fics ou faz arts com isso, taca isso em algum lugar e acha que está abafando... a ponto de achar que escreve melhor do que o autor.

 

É ISSO MESMO. As figuraças acham que escrevem/desenham melhor do que o Kururu (mesmo que o Kururu tenha erros, mas se achar melhor do que ele é de doer, vá...).

 

E depois quando ganham críticas, não gostam.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...