Ir para conteúdo

Dicas de como tornar seu texto mais atrativo


Posts Recomendados

Bom gente, vamos lá... não sou a deusa da escrita, claro que não, mas venho aqui dar algumas dicas de como formatar seu texto/fanfiction de uma maneira a ser melhor lido pelo público. Novas sugestões também serão muitíssimo bem vindas.

 

Em primeiro lugar, gostaria de tratar do espaçamento entre os parágrafos. Algumas pessoas escrevem tudo um tanto quanto "grudado", e assim o texto fica mais compacto e difícil de ler. Dá a impressão de que não terminará nunca, hehe... se a pessoa puder dar ao menos um espaço entre um parágrafo e outro, ajuda a compreensão e facilita a leitura.

 

Alguns são contra o uso dos chamados roteiros nas fics, ou seja, aquela coisa de

 

"Fulano - Não sei o quê!

Beltrano - Não sei o que lá."

 

Eu particularmente não tenho nada contra e acho que fica até melhor para identificar os personagens. Não costumo utilizá-los nas fics mais "sérias", as quais vêm em parágrafos mesmo. Mas não há um critério pré-determinado para utilizar os "roteiros" ou não, até porque fics são um hobbie e um território livre a ser explorado, não precisando do rigor de uma monografia (já pensou se um dia exigirem que as fics sejam feitas segundo as normas da ABNT? rs...)

 

Outro critério é a ortografia e gramática. Não precisa escrever 100% de acordo com a norma culta, pois como eu já disse, fic é um territótio mais livre, mais informal. Mas revisar os textos antes de publicá-los ajuda a sua melhor compreensão e deixa o texto mais limpo e legível. Claro que um ou outro erro de digitação ou de ortografia/gramática sempre aparece, porque a gente não é perfeito. Mas pelo menos o "grosso" dos erros vai embora. :D

 

E uma última coisa, a qual não costuma aparecer muito nas fics dos usuários do fórum CDZ, mas que acontece e muito por aí: guardar as devidas proporções da história original. Fic é imaginação, é doideira mesmo na maior parte do tempo, principalmente nas fics de humor, mas tem coisa que, tematicamente falando, não dá pra engolir. Coisas como um Máscara da Morte bonzinho ou o lado bom de Saga sendo tão ou mais ruim que o mau fica estranho. Não estou falando de exemplos desse fórum, já disse, mas das fics com as quais a gente topa por aí.

 

Bom, é isso. Querendo me xingar, me bater, façam-no. Querendo discordar, também. :mrgreen: Este é apenas um tópico que se propõe a ajudarmos uns aos outros no fórum e na (por que não?) arte de escrever com personagens já existentes sem parecermos pedantes ou completamente "sem noção". Se alguém quiser me puxar a orelha, a vontade, espaço aberto! :D

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 105
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Em primeiro lugar, as opiniões aqui são todas minhas e podem discordar à vontade. Fui aprendendo, lendo, discutindo com amigas e amigos. Há muitos partidários do que vou postar. Outros são contrários.

Uma matéria interessante que eu achei numa comunidade do Orkut chamada "Eu odeio fics ruins":   Matéria sobre Fics-novelinha AUTORAS: NEMUI e VANE   Fics-Novelinha: Não é difícil achá-las na Internet.

Nossa Lynn, muito bem, Otimas dicas, com certeza eu vou seguir a risca essas dicas.

Porque se ninguém notou, eu estou me jogando no ramo das fics e me tornando um escritor de fics aqui do forum.

Mas como a Lynn disse ninguém é perfeito, por isso aos poucos eu vou postando mais fics minhas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, as opiniões aqui são todas minhas e podem discordar à vontade. Fui aprendendo, lendo, discutindo com amigas e amigos. Há muitos partidários do que vou postar. Outros são contrários. Façam seus próprios julgamentos ok?

 

Linguagem de internet: muita gente usa e gosta mas em noventa por cento ou mais dos casos (fizemos uma enquete num fórum de ficwriters), o uso desse tipo de linguagem faz com que o leitor não siga adiante na fanfic. Texto escrito é texto escrito, linguagem de chat é outra história. A menos que você esteja reproduzindo na fanfic uma conversa do msn e mesmo assim... Eu não uso e, pior, não leio fanfic com internetês, sinto muito mas é broxante para mim ficar adivinhando algumas abreviações.

 

Sem resumo algum: se o autor é incapaz de dizer sobre o que trata a fanfic, como vai ser capaz de contar uma história coerente? Vício de jornalista: LEAD (manchete, chamada) Se uma pessoa gastou horas fazendo uma fanfic, não é possível que ao menos não consiga dizer algumas palavras sobre seu texto. Pior são aquelas assim: ah, sou péssimo escrevendo... O_O Não sei escrever resumo O_O Desculpem-me a franqueza mas se já estudou português alguma vez na vida ao menos ouviu falar de tópico frasal. Que se coloque um tópico frasal do primeiro parágrafo, mas é bom indicar do que se pretende falar.

 

Classificação: não é um dado indispensável mas atrai mais leitores que afasta. Tem gente que lê apenas comédia, outros preferem angst, outros adoram AU (alternative universe). Colocar do que se trata ajuda. Melhor ainda, faça a indicação da fanfic com clareza: se é romance, AU, PWP, OOC, drama, fantasia, lemon, yaoi, yuri, hentai. Ajuda a destacar o seu tema principal e avisa aos leitores sobre o que poderão encontrar.

 

Linguagem de roteiro: como dito acima, pela Pandora Lynn, muitos gostam. Eu não uso. Pode até ficar mais claro para a leitura mas isso você pode fazer com uma boa construção narrativa. Conheço muita gente que foge de fanfics assim. Eu só leio fanfic assim da Pandora Lynn, pois conheço o jeitão dela. Não gosto e não uso mas quem quiser, utilize à vontade. É impecilho para muitos leitores pois fica algo cansativo demais numa fanfic longa.

 

Língua portuguesa: mais básico que isso, impossível. Não é para ser um dicionarista mas ao menos o corretor do word poderia ser usado não? Concordância verbal disparatada é brochante. Linguagem de telemarketing eu saio correndo: Saga vai estar providenciando... *morre* Parágrafos com 40 linhas... Gente, existe parágrafo para encadear idéias e não para escrever tudo de uma vez. Uma frase com até 70 palavras também é algo razoável. Iniciar o período com um tempo verbal e uma pessoa narrativa e ir misturando ao longo do texto também é cruel... Você não sabe mais quem está falando, se é narração em primeira ou segunda ou terceira pessoa, se é fato presente ou passado ou futuro. Clareza nas idéias é algo que ajuda bastante. Existem boas betareaders por aí, é só procurar. Revisar o texto, na minha insuportável opinião é um dever do autor.

 

Expressões estrangeiras: a menos que saiba exatamente o que está escrevendo, é melhor não inventar. Principalmente no fandom de Saint Seiya, citações em francês do Camus, em japonês, em russo para Hyoga, em italiano para MDM, necessitam um prévio conhecimento ou você corre o risco de um leitor que conhece a língua achar o seu texto meio louco. Parece detalhezinho sem importância mas valoriza ou desvaloriza uma fanfic.

 

OOC: out of character (fora da caracterização) Se não for fanfic original e você resolver que o MDM é doce e meigo e ama apascentar ovelhas, pelo amor de todos os leitores, coloque o aviso de que é uma fanfic OOC. Se você gosta de CDZ, tem seus motivos, talvez um deles seja a personalidade de cada personagem. Ler fanfics em que os personagens não tem nada que ver com a caracterização do autor é de lascar, para mim pelo menos. Odeio ver Milo retratado como um idiota beberrão que vive babando nas mulheres ou nos homens, dependendo do gênero. Mu de pobre coitado indefeso é outra caracterização que, principalmente após Hades Santuário, é difícil de engolir.

 

Palavreado chulo: Avise no resumo ou no disclaimer que é fã de palavreado de baixo calão. Fanfic inteira escrita com linguagem chula não é minha praia e não leio nem o primeiro parágrafo mas tem muita gente que adora. É diferente de usar para enfatizar a personalidade de um personagem ou em uma briga.

 

Pesquisa de assunto: esse tema é complicado. Se vai escrever que o Camus é especialista em bombas nucleares, melhor fazer pequenas pesquisas para não escrever maluquices. Não é porque fanfiction é ficção que não precisa sequer guardar alguma consonância com a realidade.

 

Plágio: se for utilizar algum texto ou idéia de outro autor, convém deixar claro. É ético, educado e não desmerece de jeito algum. Apenas comprova que você leu bastante e teve idéias lendo a obra de outra pessoa.

 

Contexto: ajuda se o autor explicar pelo menos um tanto se a fanfic está seguindo ou não alguma linha cronológica do anime ou mangá (pós-hades, pós-santuário, poseidon, asgard). Dar descrições dos locais, da situação emocional de um personagem também acho interessante. Colocar crossover (com outros animes/mangás) é algo que reputo muito perigoso mas tem gente que faz bem. Já li uma fanfic crossover de CDZ com Yuyu que ficou interessante.

 

Temas perigosos: acho que tratar de pedofilia, necrofilia, zoofilia, estupro, religião, política ou qualquer tema mais espinhoso em uma fanfic não é tarefa fácil. Colocar avisos ajuda. Se alguém não sabe, eis uma pequena tabela de significados:

 

pedofilia: sexo com menores de idade (no caso do Brasil, menores de 14 anos) e, ainda, se o parceiro for maior de idade ou muito mais velho. Há um gênero chamado shota em que os personagens têm idades tenras (9, 10 anos) e se relacionam amorosamente ou tomam parte em enredos complexos. Eu não gosto e quem lê minhas fics sabe que escrevo com os personagens tendo no mínimo 17 anos, mesmo porque é mais tranqüilo para expor situações mais pesadas.

 

necrofilia: sexo com cadáveres - nunca vi em fanfic nem quero... (posso estar sendo preconceituosa mas não curto e pronto)

 

zoofilia: sexo com animais - também nunca vi

 

estupro: sexo não consentido entre homem e mulher. Se for um homem com outro é atentado violento ao pudor segundo a legislação penal. Sexo anal e oral à força também se enquadram em atentado violento ao pudor.

 

lemon: relação homossexual masculina (sexo entre homens)

 

hentai: relação heterossexual (sexo entre homem e mulher)

 

yuri: amor entre mulheres (relação afetiva entre mulheres)

 

yaoi: amor entre homens (relação afetiva entre homens), relacionamento amoroso entre homens.

 

darklemon: sexo forçado, sem o consentimento do uke, atentado violento ao pudor, violência.

 

bondage: um dos parceiros é amarrado, impossibilitado de se mover, dominado.

 

SM: sado masoquismo

 

lime: insinuação de relação sexual

 

A.U: Universo alternativo, a história se passa em um mundo diferente do da origem dos personagens.

 

Crossover: mistura de personagens de universos diferentes e sem ligação em uma história.

 

angst: angústia, um tanto de sofrimento.

 

seme: o ativo (yaoi)

 

uke: o passivo (yaoi)

 

Essas são minhas idéias sobre como desenvolver uma fanfic. Espero que sirvam para alguma coisa. Não me considero expert, apenas tento fazer o melhor que posso.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, muito legal o tópico, ajuda pra caramba! Muito obrigado Eliz e Lynn! XD

 

Se puderem, escrevam mais dicas, para que eu possa aprender mais e mais... (tá interessante)

 

necrofilia: sexo com cadáveres - nunca vi em fanfic nem quero... (posso estar sendo preconceituosa mas não curto e pronto)

O Máscara da Morte curte... isso eu tenho certeza... :)

 

Muuuuuito legal suas explicações Eliz, princípalmente no final, onde vc falou de várias classificações que eu desconhecia.

 

Mas se não for pedir demais, será que alguem poderia me explicar o significado de cada abreviação? Algumas eu até sei, mas "PWP", por exemplo eu não faço a mínima idéia... Bóio...

 

Bom, mudando de assunto, me deu vontade agora de fazer uma filosofia profunda e deconexa (Não reclamem e nem enchem o saco. Eu vou fazer e pronto.):

 

"Bóio...bóio... bóio... furo e saio nadando... chego na praia e tropeço na areia... bato na árvore e o côco cai... desmaio e rolo pra agua... afundo e morro afogado... tubarão come e os ossos bóiam... bóiam... bóiam..."

Link para o post
Compartilhar em outros sites

OOC: out of character. Ocorre quando o autor simplesmente ignora os dados sobre a personalidade de um personagem. Exemplo: MDM delicado e bondoso mandando flores para a Marin. Camus chorando no meio da arena na frente de todo mundo porque assistiu bambi. Seiya pensando antes de agir... hahahahahahahahahahaha Tá... Essa foi maldade de Eliz mesmo... huahuahuahuahuahua

 

PWP: plot, what plot? Enredo, que enredo? Geralmente se aplica a uma fanfic onde há apenas lemon (sexo homossexual) ou hentai (sexo heterossexual) Não tem história e o autor num surto de libido resolveu escrever a fanfic inteira com cenas de sexo. Tipo uma que li e citei em outro tópico. Mais ou menos assim:

 

Milo andando no Santuário. Saori vê Milo e o encara apaixonadamente. Milo fica animado e pula em cima da Saori, joga na grama e faz sexo. Acaba a fanfic. Que tal? hahahahahahahahahahahaha

 

LEAD: é um termo jornalístico para chamada, manchete, resumo.

 

Se tiver alguma pergunta ou dúvida, pode postar que tento responder. Que bom que gostou, Nightmarelh! XD

Link para o post
Compartilhar em outros sites
necrofilia: sexo com cadáveres - nunca vi em fanfic nem quero... (posso estar sendo preconceituosa mas não curto e pronto)

O Máscara da Morte curte... isso eu tenho certeza... XD

XD***

Não vo nem comentar.

 

E para variar, mais palmas para a Eliz. Adorei as explicações/opiniões/dicas!!! :)

 

Eu até consegui me situar bem nisso tudo porque eu lia ff.net e em uma fic ou outra havia algumas classificações.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu até me situei legal nas classificações, mas não gosto muito de usá-las. Criou-se um "ambiente" em torno do Fandom, quase concreto, onde todo mundo usa as mesmas siglas, e de repente são criadas novas "nuances", inclusive psicológicas, para personagens já existentes... bem, eu sou muito "livre" em relação a sociedades, e faço as coisas mais ao meu modo. Claro que de vez em quando é bom usar uma classificação, e quem quer usá-las sempre, use. Mas sei lá, pra mim fanfiction é algo mais livre, algo mais "meu", portanto eu raramente utilizo termos como OOC (meus personagens de humor são quase todos OOC, então nem precisa avisar, rs... doideira total, tosquice total!), PWP (não costumo escrever cenas de sexo, muito menos "só" de sexo), AU (nunca me interessei em fazer um), etc.

 

Outra coisa que não gosto muito é o self-inserction. Por exemplo, o autor cria um personagem parecido com ele, com o mesmo nick e/ou nome dele e taca a si mesmo na história como o cara/mina mais lindo ou linda, ou o salvador da pátria, etc. Cara, a única vez em que eu fiz self-inserction foi pra zuar e muito na Saga do Prozac. Jamais eu me colocaria como a super-heroína ou chave principal de um enredo; quem faz beleza, mas eu não leio e acho que é um pouco de narcisismo.

 

Não leio estupro nem a pau, uma vez li uma fic em espanhol onde Saga era cruelmente estuprado por um monte de homens todos os dias. Caaara, isso me deu enjôo. Desculpem a possível intolerância, mas qual a grande graça em ver um personagem ser violentado cruelmente? A única fic na qual aparecia estupro e eu gostei foi uma da Yume Vy (não deixei review, mas beleza :mrgreen:), onde ela narrava um cara que estuprava o Camus, mas era tudo um embuste psicológico; o Camus não foi estuprado de verdade. Além do que, o suposto estupro foi condenado por todos, os quais combateram depois o autor do "crime psicológico".

 

Pedofilia não é legal! Ainda mais a usada em animes como Enzai. Também não sei qual a graça que alguém vê nisso. Se for algo mais "implícito", como em Loveless, onde um rapaz de uns 15 anos gosta de um homem mais velho, mas com plena consciência disso, ainda dá pra passar. Mas estupro e/ou pedofilia gritante, com rapazes novinhos, quase criancinhas, é hediondo. Desculpem novamente a intolerância. Apenas gostaria de ver um casal mais "novinho" caso ambos tivessem a mesma idade (histórias sobre primeiro amor, de uma maneira mais pura, são muito legais se apresentadas dessa maneira, principalmente se não houver sexo), ou no máximo com um ano de diferença entre um e outro.

 

De novo, opinião minha apenas, e se não gostarem, taquem pedras e me xinguem. Adoro ouvir críticas! :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que criticar o que dona Pandora... Teu jeitão é perfeito e adoro tuas fics. Eu arrumei o que fazer no Carnaval e lá vão mais guias de classificação de fanfics... Não que eu seja louca por isso, mas tem gente que entra nos sites mais aloprados do planeta - o ffnet é doido, podem ter certeza... - e fica piradinho na batata frita com tanta sigla.

 

Mais algumas classificações de fanfics:

 

Darkfic - fanfiction abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy".

 

Deathfic - personagens principais morrem.

 

Slash - fanfiction cujo tema principal concentra-se na relação (amorosa, de amizade etc) entre dois personagens centrais. "Slash" é a palavra em inglês para "barra". Ex: Aragorn/Boromir, Spock/Kirk, Mulder/Scully. A grande maioria atualmente interpreta o termo como sinalização de relacionamentos homossexuais. O que diferencia este tipo de fanfiction das outras é que não são personagens de animes, mas de filmes, livros, conjuntos musicais, WWE e outros tantos. Também chamado de RPS = Real Person Slash = Relacionamentos homossexuais de pessoas reais, ou seja, pessoas em carne e osso (XD)

 

Fanon - indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original. No caso de Saint Seiya, um dos principais casos de Fanon é dar o nome de Carlo de Angelis para o personagem MDM, o nome foi usado pela primeira vez pela ficwriter Pipe.

 

Lemon - fanfic com cenas de sexo detalhadas, descritivas e geralmente com a idéia de transmitir ao leitor o ato sexual como se o estivesse vendo, daí dizer-se que se trata de sexo gráfico.

 

Citrus - fanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo. Há um outro nome que se usa, lime, querendo dizer situações sexuais mas não necessariamente com a descrição do ato em si, pode haver insinuações de sexo e pode-se deixar subentendido que os personagens fizeram sexo mas não se descrevem as ações.

 

Temos outros tipos fáceis de identificar:

 

Comédia

 

Songfic: a fanfiction é criada a partir da letra de uma música. Pode-se colocar a música em partes, intercalando-se com os diálogos. Nem toda fanfiction com música é songfic embora alguns autores considerem que sim. Geralmente, e é o que faço, uso uma música para transmitir ao leitor os sentimentos dos personagens e uma trilha sonora para que se leia a fanfiction. Não necessariamente a letra da música será parte da trama mas no caso das songfics, a relação entre a música e a história é mais íntima.

 

Fluffy: fanfictions açucaradas ao extremo, daquelas que dá dor de dente e problemas diabéticos. Diálogos meigos, doces, situações “fofinhas” e muito romantismo. Nem de longe é meu tipo de fanfic mas aprecio quem sabe fazer... Eu não consigo escrever desse jeito mas são fanfics geralmente leves, cheias de cenas com olhares apaixonados e beijinhos. Lindinho...

 

Angst: Bem, esse tipo de fanfic não é exatamente para qualquer público. São sérias, algo depressivas, mostram os personagens imersos em culpa, ansiedade, dor emocional, remorso e não raro com temas pesados como suicídio, drogas, violência sexual e ou psicológica. Há também que se classificar como angst as histórias em que há muita descrição de traumas.

 

Dark: Fanfictions de temas muito obscuros, misteriosos. Geralmente indicada para adultos pelo conteúdo profundo. Não necessariamente um drama total, mas geralmente não é leitura fácil e é difícil encontrar autores que o façam sem cair no melodrama ou no dito “dramalhão mexicano”. Eu particularmente gosto de fanfictions pesadas e intrincadas.

 

Self-inserction: o autor entra dentro da história e interage com os personagens.

 

Oneshot: fanfics de apenas um capítulo.

 

Long Shot: em capítulos

 

ASAP: as sweet as possible – daquele tipo que você lê e fica: oooohhhhhh que fofeeeeeenhoooooooooooo *rsrsrsrsrsrsrs* Pode-se dizer que é um tanto de fluffy

 

Há várias outras classificações, esta aqui é por faixa etária e usada em vários sites de fanfictions. O Fanfiction net tem uma bem detalhada também.

 

G (Livre ou K/K+) - Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.

 

K: Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.

 

K+: Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.

 

PG-13 (NC-13 ou T) - Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos.

 

PG-17 (NC-17 ou M/MA) - Não recomendável para menos de 17 anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes. Geralmente é nessa classificação que se coloca yaoi, cenas de sexo, yuri, darkfics, deathfics e drama no sentido de histórias complexas de conteúdo adulto por natureza. Uso de drogas, violência psicológica e física devem necessariamente ser colocadas nesta classificação.

 

UA (ou AU) - Universo Alternativo.

OOC (Out Of Character): Quando os personagens não agem como deveriam seguindo a série original.

OC (Original Character): Personagem Original.

POV (Point of View): A história é narrada pelo ponto de vista de um personagem, fics em primeira pessoa.

Short Fic: Fic curta.

 

Classificação Etária (Por Otaku Chan)

 

G - Fanfics que não há nenhum tipo de tema forte, só diálogo fraco, sem ironia ou qualquer tipo de ação.

 

PG - Fanfics que tem um tema um pouco mais elaborado -> Escolas com namorados que andam de mãos dadas. G e PG é a mesma coisa a meu ver.

 

PG-13 - Fanfics que tenham um certo conteúdo mais forte, como beijos, abraços um pouco indiscretos, linguajar mais ironico e ferino, referência (não específica) de homossexualismo. Crítica social leve. Cenas quase sem violência.

 

R - Fanfic que contenha um forte sugestão sexual, amassos, referência forte de homossexualismo. Violência razoável, seguida com sangue. Ironia forte, linguajar bem ferino. Crítica social mais forte. Dark moderado.

 

NC-17 -Digamos que o gênero classificatório mais abrangente. Sexo explícito, violÊncia, sangue, crítica social desenfreada, yuri/yaoi com descrições fortes. Incesto, dark profundo. O gênero onde você faz o que quer e nada é proibido.

 

Mais classificações (nem tentem entender tudo, cada site tem sua mania...)

 

B - Livre de temas adultos, violência, linguagem grosseira e temas que crianças muito pequenas não possam compreender (Idade indicada: 1+)

 

K - Livre de temas adultos, violência e linguagem grosseira. (Idade indicada: 5+)

 

K+ - Para crianças mais maduras. Pouca violência, sem danos sérios. Pode conter linguagem suavemente grosseira, porém sem temas adultos. (Idade indicada: 9+)

 

T - Alguma violência, pouca linguagem grosseira e insinuações de temas adultos. (Idade indicada: 13+)

 

M - Forte linguagem grosseira, violência, forte uso de temas adultos, porém não explícitos. (Idade indicada: 16+)

 

MA - Violência, temas adultos e linguagem grosseira de forma explícita. (Idade indicada: 18+)

 

Ah, e comentando o que disse a Pandora. Não gosto dessas histórias amalucadas em que sei lá quantos homens submetem sei lá eu quantas vezes um personagem. Atentado violento ao pudor e estupro tem que estar muito bem construído numa fanfic para não virar uma coisa nojenta... Há histórias que justificam tal enredo, outras apenas são de um mau gosto insuportável. Quem lê muita fanfic costuma dizer que a cada dia fica pior 'garimpar' no ffnet. Eu sugiro buscar fanfics em outros lugares, temos o nyah fanfiction e o pandora's box, em português, muito bons. Quem curte Yaoi e CDZ pode ir atrás do Saint Seiya Dreams pois é fantástico. Só tem CDZ e só tem yaoi.

 

Ah, e Enzai é algo que foi cometido... Não algo que foi feito. Vou te contar...

 

Quanto à pedofilia. Para mim é simplesmente insuportável. No caso de alguém querer representar pessoas menores de 17 anos (eliz é meio retrógrada, tenham paciência...) acho legal quando, como disse a Pandora, seja com outro de mesma idade ou muito próximo. Amor e sexo aos treze anos não tem problema para mim, desde que não seja um com 28 a 30 e o outro com 12 anos... Nem...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa! Eliz eu to adorando as suas ideias e explicações sobre as fanfics, você está de parabéns! ta! tinha muita coisa que eu nem sonhava que tinha. E agora eu vor começar a escrever mais fics, isso me animou muito.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Naaaahhh Mime, eu não sou sensei de ngm!!! xDDD Apenas dos meus alunos na escola... :mrgreen: Mas não chego ao patamar de ser "mestra" de fanfic não, eu não sou essas coisas não... vocês que são bonzinhos comigo. :roll:

 

As songfics também podem ser usadas em fics mais sérias, tais quais as deathfics. Um dos poucos yuris que li tinha uma songfic/ deathfic trágica e bastante bem feita e dramática entre as saylors Urano e Netuno. Poxa, ler sobre morte ultimamente não tem sido legal pra mim... T.T Em "Éramos seis", o livro que tô lendo pro estágio, um dos filhos da personagem principal morre... U.u

 

Tá, eu sou um saco. Voltando às fics, considero que a história feita pelos fãs é algo bastante criativo e um exercício para criar seus próprios personagens depois (eu já tenho algumas histórias minhas 100% originais, só falta arrumar tempo/grana/disposição pra dar uma revisada e quem sabe publicar! :mrgreen:), e que o FF. net tá meio bagunçado sim, qualquer um vai e posta o que quer. Claaaro que todo mundo tem liberdade de escrever, mas um pouco de seletividade é bom. O contrário, seletividade demais, também estraga e forma as chamadas "panelinhas", a pretensão exagerada em cima do Fandom e exclusão de autores considerados "novatos". Eu digo que já fui cruelmente excluída de grupos virtuais (não de Saint Seiya), onde essa coisa de "novato X veterano" rolava e muito. Portanto, é muito bom que a gente possa atingir um meio-termo; nem escrever a primeira coisa que vem na veneta, pois fanfic trata de uma obra já existente, nem exigir a máxima perfeição de si e dos outros. Fic é diversão. Uma diversão que deve vir com qualidade, mas uma diversão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...

*Espanando a poeira do tópico*

 

Bem, eu estive lendo bastante esses dias e agora descobri a nova moda do FFNet. Fanfics com fichas de inscrição para namoradas dos cavaleiros. Bem, quem quiser que faça mas não me agrada em nada. Motivo simples: para mim o universo de Saint Seiya já tem bastantes representantes para se colocar numa fanfic. Eu gosto de personagens originais, crio alguns nas minhas fanfics mas nunca abri inscrição... Quem sabe seja uma boa idéia? *se mata*

 

Criar personagens originais deveria ser trabalho para o autor. Imginar o biotipo da pessoa, personalidade. Não vou criticar quem faz esse tipo de fanfic mas não leio e não gosto.

 

Há três ou quatro fanfics em que as garotas se inscreveram para formarem pares com os Cavaleiros e, se querem saber minha sincera opinião, apenas uma está bem feita e bem escrita. As demais são um festival de excesso de hormônios com falta de criatividade. É simplesmente incrível a capacidade de transformar os Cavaleiros de Atena em homens tarados que não defendem o santuário, não têm nada que fazer além de viver na cama com as namoradas e não treinam, não lutam, não fazem coisa alguma. Realmente é idêntico ao anime (ironia na ponta da língua.)

 

Pode escrever assim? Pode. O direito do autor é fazer o que quer mas pelo menos escreva lá no resumo que apenas o nome dos personagens permanece o mesmo e é uma fanfic totalmente Out of Character.

 

Por falar em Out of Character, gente, estou de saco cheio de ver Saga e Kanon como tarados sexuais que só pensam em trepar... Onde tem isso no anime? :shock: :shock:

 

Milo é um irresponsável total? Logo ele? O soldado perfeito do Santuário? Onde?

 

Shaka de Virgem é uma flor de pessoinha meiga e dócil... Até parece né? O cara esmaga os bronze saints na saga do santuário, força Saga, Camus e Shura a usarem o AE para ir até a Deusa e foi reduzido a um ser meditabundo e frágil? Ninguém merece.

 

Melhor que essa é ver o Aldebaran retratado como um brutamontes idiota, imbecil, burro mesmo, que não pensa e só serve para ser feito de palhaço pelos outros Cavaleiros.

 

Shura e MDM vivem fumando, bebendo e saindo com tudo que for mulher do planeta. Ah, sei... Cavaleiros de Atena, com aquele preparo físico todo e toda aquela rotina das doze casas vivem se enchendo de bebida e cigarro e caindo pela sarjeta? MEU ZEUS!

 

Sem falar na Saori feita de tarada sexual que transa com simplesmente todos os Cavaleiros... Pior, a guria tem 14 anos, namora Aiolos, Saga, Shura... Todos com o dobro da idade dela... (tá, Shura tem 23, só nove anos mais velho...) Não é a imagem dela de jeito nenhum, façam-me o favor. A menos que seja comédia escrachada, transformar a deusa virgem em "putana" é algo de dar nos nervos. Não gosta do personagem, não escreva com ele. Simples assim.

 

Eu sou meio purista. Entendo que fanfiction é diversão mas daí a você subverter toda a construção do anime transformando totalmente as personalidades dos personagens é demais. Por que não escrever personagens originais então? Não precisa usar os cavaleiros. Basta usar clones e fazer o que achar melhor...

 

Perdão pelo momento desabafo mas ler uma fanfic como a que vi hoje em que Saori ataca o Jabu de Unicórnio e é uma tarada total me deixou irritada. Putz.

 

Ah, sim, antes que eu me esqueça... Sei que Seiya não é uma unanimidade mas daí a retratar o Sagitariano com um burrão incompetente e imbecil é demais viu...

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bem, eu estive lendo bastante esses dias e agora descobri a nova moda do FFNet. Fanfics com fichas de inscrição para namoradas dos cavaleiros

 

Putz... de trinta fics, umas cinco são de fichas. Também não tenho nada contra e até já me inscrevi para participar de uma delas, mas faz muito tempo, quando nem era modinha ainda fazer uma dessas.

 

Claro que dá pra fazer uma história boa com essa temática, mas cai naquele clichezão... parece um self-inserction coletivo, onde todas ficam lindas e maravilhosas. Sei lá. não me agrada.

 

Shura e MDM vivem fumando, bebendo e saindo com tudo que for mulher do planeta. Ah, sei... Cavaleiros de Atena, com aquele preparo físico todo e toda aquela rotina das doze casas vivem se enchendo de bebida e cigarro e caindo pela sarjeta? MEU ZEUS!

 

DUZÊNCIO! Falou tudo Eliz!! COMO em santa consciência os camaradas iam poder ir pra quinhentas baladas e depois ficarem na forma que têm? Cigarro acaba com os pulmões de qqr um, imagine de lutadores! O.O

 

Eu sou meio purista. Entendo que fanfiction é diversão mas daí a você subverter toda a construção do anime transformando totalmente as personalidades dos personagens é demais. Por que não escrever personagens originais então?

 

Pois é. Saint Seiya é Saint Seiya, então respeitar limites é bom. Tá certo que eu faço uma lambança nos meus fics de humor, mas aquilo é surto geral... eu deixo bem claro que é estilão trash, uma porcaria escrita pra ser porcaria. Agora, tem gente que escreve coisas absurdas em fics, como se fosse a coisa mais normal e linda desse mundo, e ainda como algo de qualidade. Pequepêncio! Tem gente que vai desafogar todos os desejos de fazer híper-mega surubões nas fanfics! E coloca, de propósito, violência sexual entre outras coisas! Além de espezinharem a Saori. Zoar os personagens é até legal, mas todo mundo detona a Saori, como a pior mulher do mundo, quando ela é o centro do enredo do anime. Gezuis!

 

Shaka de Virgem é uma flor de pessoinha meiga e dócil... Até parece né? O cara esmaga os bronze saints na saga do santuário, força Saga, Camus e Shura a usarem o AE para ir até a Deusa e foi reduzido a um ser meditabundo e frágil? Ninguém merece.

 

Shaka, frágil? Rssss, só na aparência né. Ele é um personagem de extrema força, tanto de cosmo quanto de caráter. O cara coloca qualquer um no chinelo. É a mania de querer transformar alguns Cavaleiros em dentes-de-leão (aquela flor que, se você assopra, se desfaz toda). Cadê a temática principal de Saint Seiya nessa coisa toda?

 

Pode escrever assim? Pode. O direito do autor é fazer o que quer mas pelo menos escreva lá no resumo que apenas o nome dos personagens permanece o mesmo e é uma fanfic totalmente Out of Character.

 

Ou então fazer um UA. Afinal, UA é exatamente isso, pegar outro universo e colocar os nomes dos Cavaleiros lá. Fica até melhor pra quem quer "inovar" e explorar o OOC numa história com personagens já criados.

 

Por falar em Out of Character, gente, estou de saco cheio de ver Saga e Kanon como tarados sexuais que só pensam em trepar... Onde tem isso no anime?

 

Em lugar algum. Inventaram isso porque no mínimo queriam que os gêmeos fossem assim com elas (as autoras). Mas ninguém em CDZ é explicitamente tarado. O Kanon então... anda com meio mundo no Santuário. Daonde o povo tira isso?

 

Enfim... tô surtadona nos últimos dias, e nem leio mais fics no FF.net, a não ser que alguém me indique, pra não surtar ainda mais! :mrgreen:

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Uma matéria interessante que eu achei numa comunidade do Orkut chamada "Eu odeio fics ruins":

 

Matéria sobre Fics-novelinha

AUTORAS: NEMUI e VANE

 

Fics-Novelinha: Não é difícil achá-las na Internet. Apesar de se encontrarem ainda dentro do gênero romance, vêm se destacando deste, ganhando características próprias e se disseminando na rede de maneira estrondosa, até desastrosa. O objetivo desta matéria em conjunto é analisar e criticar esse estilo que vem ganhando mais e mais adeptos a cada dia que passa.

 

Uma das primeiras coisas a se notar nas fics-novelinha é a predeterminação de um roteiro que pouco varia de história para história: um casal, seja ele hetero ou homossexual, enfrenta conflitos, obstáculos e por fim chega à conclusão de que o amor que possui é indestrutível, não importa o que aconteça. Dificilmente uma fanfic dessa termina em tragédia, geralmente o casal se reconcilia e continua junto ou se casa. Em histórias mais curtas chega a não haver conflitos, apenas o romance em si. Há pequenas variações, mas o que definitivamente não muda é a idéia de que "o amor puro e lindo é a coisa mais importante do mundo".

 

Outra coisa que nos chama bastante a atenção nesse estilo é a maneira de encarar a fanfic. Quando se trata de textos literários é possível escrever sobre qualquer tema, e o aspecto artístico da obra é de vital importância. Essa visão em fics-novelinha muda radicalmente. Uma vez que o romance, unicamente o romance é o mais importante, o interesse dos leitores pela fanfic passa a ser medido basicamente pelo(s) casal(is) protagonista(s). O enredo, a originalidade, o desenvolvimento de uma trama sólida, nada disso importa. Muitas vezes as sinopses das histórias se limitam a frases vagas como "Um romance entre Fulano e Beltrana" ou "Fulano tem sua vida mudada depois de conhecer Beltrana". Este pequeno detalhe já nos dá mostras da falta de um conteúdo mais profundo nessas fics, que normalmente são pouco mais do que um conjunto de frases açucaradas e clichês mal-alinhavados que visam agradar aos fãs do casal protagonista.

 

Nas fics-novelinhas, a ênfase dada ao casal de personagens em detrimento da criação de enredos consistentes é um problema tão grave, que não raro nos deparamos com situações absurdas. Podemos citar como exemplo as fics que contêm pedidos de desculpas das autoras por falarem sobre certos casais que desagradam a esta ou àquela parcela do público.

 

A importância da moda também deve ser considerada. A popularidade dos personagens pode variar, assim como a quantidade de fanfics baseadas nos mesmos. Alguns dos casais chegam a ser tão famosos que se tornam meio verdades da série. Temos como exemplo o famoso casal Camus e Milo de Saint Seiya: apesar de não haver nenhuma evidência do romance entre os dois na história oficial, é tido como uma "verdade necessária" em muitas fics-novelinha. Outro casal conhecidíssimo e praticamente oficializado pelas escritoras de fics-novelinhas é Aioria e Marin. Não se vê nada na série original além de alguns diálogos amigáveis, mas entre os fãs, o romance dos dois parece ser mais do que óbvio. No entanto, deve-se salientar que, tanto no mangá quanto no anime, não há nenhuma relação amorosa entre eles. Mais um exemplo a ser citado é o casal Hilda/Siegfried. Na série fica evidente que, embora o guerreiro-deus de fato ame sua senhora, ela não corresponde aos seus sentimentos na mesma medida, considerando-o um amigo somente. Porém, nas fics-novelinhas este casal é tido e havido como oficial.

 

Muitas vezes, fics-novelinha juntam personagens que nas séries originais têm pouco ou nenhum contato, formando casais pouco usuais. Na maioria dos casos, as explicações que levam tais personagens a sentirem algo mais profundo além da amizade não são de todo lógicas. Muitas vezes os argumentos utilizados para justificar esses casais não-oficiais chegam a ser francamente incoerentes. O mais importante é existir "o amor verdadeiro que os unirá sob qualquer circunstância".

 

Um estilo bastante freqüente nas fics-novelinha é o songfic, histórias escritas em cima de letras de músicas. Sem fugir do tema central, o grande amor entre um casal, normalmente as músicas escolhidas procuram enfatizar esse aspecto. Por serem mais curtas, muitas vezes essas fics não possuem conflitos e tratam apenas do sentimento.

 

As cenas hentai, de sexo explícito, também têm se tornado freqüentes. Na tentativa de tornar as cenas românticas mais fortes e convincentes (e/ou de conseguir mais leitores e comentários), muitas autoras optam por descrever o ato sexual. Contudo, não é difícil ocorrer conflitos entre os verdadeiros sentimentos amorosos e o sexo, passando ao leitor mais exigente uma nítida impressão de superficialidade. A causa disso é que tais histórias carecem de um desenvolvimento mais profundo da relação amorosa em si, do seu entorno e das circunstâncias; os personagens parecem não se importar com outros assuntos igualmente relevantes, dando a impressão de que seus problemas pessoais são o centro do mundo.

 

Outro fator que pode ser identificado na vertente erótica das fics-novelinhas é o puritanismo, por mais paradoxal que isto possa parecer. As autoras fazem questão de inserir melosas declarações de amor mesmo em tramas nas quais se nota que o sexo é obviamente o ponto mais forte da relação dos personagens. A mensagem a ser transmitida é: "Meus personagens podem fazer todas as indecências que quiserem, porque eles se amam de verdade. O amor é lindo, e por isso ele justifica, abençoa e purifica os atos dos casais. Se eles não se amassem, a relação deles seria suja e desprezível." Várias dessas autoras acreditam que uma fanfic hentai só pode ser considerada boa se também incluir passagens românticas. Elas amadoristicamente confundem "qualidade artística" com "lições de moral". E demonstram uma certa ignorância sobre o próprio gênero hentai, cujo foco central é e sempre será o sexo.

 

A popularidade das fics-novelinha é impressionante. Além de serem produzidas em grande quantidade, o principal objetivo delas é agradar à maioria dos leitores. Sendo assim, é natural que recebam muitos comentários do público e mensagens de entusiasmo. Outra tendência existente é de agrupamento das autoras para formarem grandes comunidades, onde todas possuam opiniões (e casais) parecidos.

 

A formação de agrupamentos de escritoras com pensamentos e estilos afins acaba originando uma espécie de círculo vicioso. As fundadoras dos grupos serão as líderes, e atrairão novatas que as admiram e que desejam um dia atingir o nível (de popularidade) delas. Estas novatas atrairão mais novatas, que também desejarão seguir os exemplos das mais bem-sucedidas integrantes dos grupos. E todas (ou quase todas... pode haver exceções) passarão o resto de suas vidas escrevendo os mesmos tipos de histórias, replicando os mesmos modelos indefinidamente. Poderão algumas delas se aventurar por caminhos aparentemente diferentes; mas se investigarmos o conteúdo de suas fics supostamente inovadoras, encontraremos nelas as mesmas características das fics-novelinhas, apenas talvez um tanto dissimuladas. E na hipótese de que algumas das participantes dos grupos realmente resolvam ousar e romper com os padrões estabelecidos por suas companheiras, é bem provável que estas reajam com pouco entusiasmo ou, conforme o caso, até mesmo com agressividade. Nestes casos, ou as autoras acabam esmorecendo e voltando a se comportar como as demais querem, ou elas acabam se distanciando de seus grupos.

 

Infelizmente, a qualidade peca bastante neste estilo. Há pouca variação de roteiro e constantes erros de redação que interferem no processo de criação de uma obra mais bem trabalhada e com personagens desenvolvidos. Muitas vezes as fics-novelinha acabam se desvirtuando da realidade quando procuram tratar do amor como algo insuperável, eterno, e por isso a própria autora acaba perdendo muitas chances de escrever algo mais dramático e impactante.

 

Quem deseja originalidade e profundidade ficará frustrado ao ler uma fic-novelinha. Tudo o que as autoras desejam é fazer com que os leitores reajam às histórias com frases como: "Que lindo!", "Que fofo!", "Ficou tão bonitinho!", "Ai, eu acho esses dois tão lindos juntos!", "Tá muito kawaii a sua fic!", "Não deixa esses dois sofrendo desse jeito não, deixa eles ficarem juntos logo de uma vez!", "Nossa, sua história é linda, superemocionante!", "Você escreve com tanto sentimento!" e similares. Para elas, tais frases são a prova de que elas estão no caminho certo. Até porque a busca incansável por popularidade e comentários é uma característica marcante desse tipo de escritora. Se elas receberem os elogios esperados, continuarão escrevendo fics-novelinhas. E se não os receberem... ainda assim continuarão investindo no estilo, com a esperança de um dia se tornarem famosas.

 

Algumas dessas autoras se dizem abertas a críticas construtivas, mas experimente enviar a elas uma educada mensagem com sugestões e conselhos sobre erros gramaticais, superficialidade, frases mal construídas, situações pouco naturais, incoerências e outros defeitos comumente encontrados nas fics que elas escrevem... é bem pouco provável que você receba uma resposta igualmente educada. Se você não for um escritor, elas dirão: "Como pode me criticar se nem escrever você sabe?" ou "Se quer fazer melhor, tente escrever você mesmo!" E se você for um escritor, elas muito provavelmente dirão: "Você está é com inveja, porque eu recebo um monte de reviews, tenho um monte de amigos e fãs, todo mundo me adora, e você não tem nada disso e fica aí querendo aparecer à custa dos outros!" Aliás, elas realmente se crêem invejadas por todos os que não as admiram, e usam esta crença como uma espécie de escudo anti-críticas. O raciocínio é simples: "Se alguém me critica, é porque tem inveja de mim. E se uma pessoa é invejosa, os argumentos dela não têm valor; logo, eu posso ignorá-los."

 

O fato de uma autora se especializar em fics-novelinhas significa que ela não tem nenhum talento? Não necessariamente. É possível encontrar entre as adeptas do estilo algumas escritoras que têm capacidade para alçar vôos mais altos. E por que elas não o fazem? Os motivos variam de pessoa para pessoa: insegurança ; conservadorismo ; pressão de amigas que insistem que as fics-novelinhas são "as melhores" ; receio de perder leitores ; excessivo apego a velhos hábitos ; medo de se arriscar. É uma pena, mas muitas dessas autoras jamais explorarão todo o potencial que possuem, confundindo-se perpetuamente com uma multidão de colegas medíocres.

 

Todavia, não podemos deixar de salientar que as autoras não são as únicas responsáveis pela praga das fics-novelinhas. A bem da verdade, a maior parcela de culpa cabe ao leitores, que são pouco exigentes e se contentam com obras repetitivas e de baixo valor. Muitos desses leitores cedo ou tarde acabam se transformando em escritores também, seja por acharem que escrever fics está "na moda", ou por perceberem que é muito fácil escrever e granjear alguma popularidade. Afinal de contas, crêem eles, basta usar as fics de suas autoras preferidas (ou das mais populares no momento) como modelos, adicionar alguns discretos toques pessoais (ou seja, alterar os casais de protagonistas e o estilo das frases piegas utilizadas nas fics de acordo com preferências pessoais), e pronto: nasce um novo escritor... ou, mais provavelmente, uma nova escritora.

 

É importante lembrar que um texto de ficção não tem seus méritos apenas na historinha, mas também na idéia, na técnica, na criatividade, na arte etc. Um bom autor não é o desesperado pela busca da popularidade; é aquele que procura, acima de tudo, crescer em todos os aspectos de sua obra. Sendo assim, é capaz de escrever qualquer coisa em qualquer gênero, seja comédia, romance, terror, drama, aventura. É claro que apresenta seus problemas e dificuldades, como qualquer ser humano, e é por isso que jamais deve achar que está no caminho certo enquanto não tiver experimentado as diversas possibilidades da escrita. Outro ponto importantíssimo é que não importa quão fictícia seja sua história, ela sempre será baseada na realidade, no mundo em que vivemos. Um autor despeja em sua obra experiências pessoais, influências, pesquisas, todas tiradas de certa forma do mundo real. Diálogos só são convincentes quando se aproximam da realidade, da mesma forma que a continuidade e outros aspectos. Por mais que se queira fugir da realidade, é impossível, pois quanto mais um texto condiz com ela, mais convincente se torna. E realidade não é apenas amor. Ficção não é apenas romance. Escrever não é apenas contar histórias.

 

 

Retirado do site: http://community.livejournal.com/stseiya_fanfics/19651.html

 

-----------

 

CAAAAARA, e não é que uma parte considerável de autores/as do ff.net faz isso? O.o

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por mim, uma boa fic tem de ter um pouco de tudo: no caso do romance, leva a ligação de personagens e desenvolvimento destas, acção e aventura pois toda a gente gosta de boa acção, comedia por exemplo, em fics negras, a comedia dá um equilibrio com os aspectos negros, suspense pois ninguem gosta de uma hstoria previsivel :lol: e é claro, tem de ser feita com creatividade. Acho que as fics ficam bem com um pouco de tudo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Uma coisa que eu já estava querendo comentar faz tempo em relação a esta matéria mas sempre esquecia: achei ela severa demais. Fics-novelinha é o mesmo que uma história cujo único objetivo é entreter o leitor, como um romance de brochura ou Dan Brown (porque dizer que o Sr. Brown coloca alguma moral maior nos seus livros é superestimá-lo, ;)).

 

Nunca vão ser algo maior? Nunca. Mas vão continuar fazendo fãs por aí sempre. Muitas fics que eu li boas eram novelinha. Aliás, eu também escrevo desse tipo. Nem sempre você está com paciência para colocar moral ou criar um enredo complexo, e às vezes você só tem vontade de dizer que o amor é lindo, ;).

 

E, sobre os casais, bem, cada um acredita na verdade que quer. Eu, por exemplo, acredito que a Siegfried/Hilda é um casal mais proibido pelas convenções do que qualquer outra coisa *Lizzy, que um dia ainda vai escrever Sieg/Hilda*.

 

Enfim, eu tenho por princípio que cada um escreve o que quer e cada um lê o que quer. Passei por uma experiência desagradável esses dias relacionada a flammers, e só reforcei ainda mais minha opinião. Não adianta tentar impor sua verdade aos outros.

 

ESCREVAM O QUE QUISEREM, ESCRITORES DO CDZ! Esse é o passo mais essencial para fazer uma boa fic, :lol:.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Caramba, já faz tanto tempo que escrevemos essa matéria que já nem lembrava exatamente o que tinha escrito nela ^^U A única coisa que me lembro foi da repercussão desastrosa pela net. Naquela época eu ainda lia fics (hoje, quase não leio mais) e publicava com mais freqüência. Bem, escrevemos com o intuito de chocar mesmo, num impulso de loucura. A partir do momento em que o autor publica o seu texto, estará sujeito a receber críticas, de quem quer que seja. Cabe a ele ler e decidir o que fará (ou não) a respeito.

 

De qualquer forma, minha opinião ainda é a mesma quanto às "fics-novelinhas". Toda vez que pegava uma para ler, sentia que minha inteligência era subestimada e que estava perdendo o meu tempo com aquele texto. Parecia puro descaso do autor, ou simples busca pelo status no fandom, ou preguiça, sei lá. Mas acho que foi um rumo inevitável neste mundo das fanfics. Lembro que a primeira fic de Saint Seiya que li na vida era um Milo x Camus... ^^

 

Até hoje não me conformo como muitos ficwriters, no lugar do resumo da fic, simplesmente colocam fulano x sicrano, como se isso indicasse a maior qualidade da fic. Isso melhorou um pouco hoje, mas dois anos atrás era insuportável. Raramente escrevo romances, imagino como seria curioso se eu começasse a classificar minhas fics pelos casais que participam delas :P A maioria ficaria sem classificação :lol:

 

Gosto muito de fanfics, mas sinceramente, não consigo mais ler. Primeiro que dificilmente encontro uma fic de que goste; preciso cavar muito pra achar. Já fico com um pé atrás quando é romance, exatamente porque esse é o gênero de que menos gosto (mesmo que seja bom, não sou muito chegada) Assim, minha busca por fanfics tornou-se complicada demais :-/ Segundo que prefiro dedicar a maior parte do meu tempo às minhas próprias fanfics, restando-me pouco tempo para ver o que o resto do fandom está fazendo. Sei que devo ter perdido muitas fics que me agradariam nesse meio tempo, assim como evitei as centenas e centenas que odiaria. Acho que não me encaixo mais no perfil do público-alvo da maioria dos autores. Se algum dia me encaixei, isso foi há mais de 5 anos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Até hoje não me conformo como muitos ficwriters, no lugar do resumo da fic, simplesmente colocam fulano x sicrano, como se isso indicasse a maior qualidade da fic. Isso melhorou um pouco hoje, mas dois anos atrás era insuportável. Raramente escrevo romances, imagino como seria curioso se eu começasse a classificar minhas fics pelos casais que participam delas ^^ A maioria ficaria sem classificação :P

 

Gosto muito de fanfics, mas sinceramente, não consigo mais ler. Primeiro que dificilmente encontro uma fic de que goste; preciso cavar muito pra achar. Já fico com um pé atrás quando é romance, exatamente porque esse é o gênero de que menos gosto (mesmo que seja bom, não sou muito chegada) Assim, minha busca por fanfics tornou-se complicada demais :-/ Segundo que prefiro dedicar a maior parte do meu tempo às minhas próprias fanfics, restando-me pouco tempo para ver o que o resto do fandom está fazendo. Sei que devo ter perdido muitas fics que me agradariam nesse meio tempo, assim como evitei as centenas e centenas que odiaria. Acho que não me encaixo mais no perfil do público-alvo da maioria dos autores. Se algum dia me encaixei, isso foi há mais de 5 anos.

 

Me encontro nesta situação....há um tempo eu ficava até de madrugada lendo fics e mais fics, hoje em dia a quantidade de sites tbm aumentou muito, mas mesmo assim é dificil encontrar fics que valem a pena ser lidas. Agumas são tão inuteis e chegam a ter uns 10 capítulos (quem le 10 capitulos chatos e mal escritos).

Fora que sinto a mesma coisa em relação a sinopse da fic...algumas vezes a história é muito boa e pq não despertar o interesse no leitor. Resume é tdo, é ele que faz a gente ter vontade de entrar na página..de ler!

fulano x sicrano é péssimoooo!!! é o fim...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho interessante colocar o casal de quem se trata no início da fic, mas junto com um resumo ao menos decente! ^^ Por que colocar o nome do casal? Porque vai que é, por exemplo, twincest e a pessoa não curte... depois, se entrou, não foi porque tava desavisado.

 

Ah e sobre os flammes da Elizabeth: Lizzy, esse rapaz é o mesmo que postou aquele tópico aqui, sobre as fics yaoi! Ele tem aqui o nick de Mestre Arles. Conheço-o do orkut e já falei pra ele parar de mandar flammes porque eles simplesmente não fazem o escritor parar de escrever, e que se ele quiser fazer o fandom não-yaoi crescer, que faça fics hétero ele mesmo... até me ofereci pra ajudar ele numa fic Saga e Hilda que ele quer fazer! :P

 

E não se encane com ele, pois ele manda flammes pra todas as fics yaoi com lemon, twincest e m-preg, ou seja, o pobrema num é tu! :lol:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante falarmos de fanfics que obedecem a uma determinada classificação. No caso, fanfics novelinha.

Como já cansei de falar em todos os fóruns de que participo e que contenham espaço para discussão de tal tema, há leitores e há leitores, assim como há autores e há autores. E, acreditem-me, há gosto para absolutamente tudo.

Ainda acho o fandom de Saint Seiya um dos melhores.

Já tive a curiosidade de ler fanfics de Naruto, Harry Potter, Gundam Wing, Piratas do Caribe, Alice Nine e Gazette. Também leio algumas coisas de fandoms menos gigantescos, mas vou me ater aos citados.

Os fãs e as fãs de Saint Seiya por muitas vezes se debatem sobre os temas a serem abordados em fanfics.

O yaoi é um gênero de fanfic encontrável em qualquer fandom (inclusive Piratas do Caribe, Supernatural, Smallville, Grey's Anatomy e outros) e não é o gênero ou tema em si que define se a fanfic é boa ou ruim. Quero deixar bem claro que leio, escrevo e faço betagem de fanfics yaoi. Leio por vezes hentai e algumas yuri de algumas poucas colegas de quem aprecio os trabalhos pois não são meu tipo preferido.

Voltando ao assunto sobre fics novelinha.

Embora nem todo mundo goste de falar sobre isso, tem muito que ver com a maturidade das próprias autoras. Pegue-se o fandom de Gazette e vai-se entender perfeitamente do que estou falando.A grande maioria dos trabalhos que encontro pela internet são obras de pré-adolescentes e adolescentes, com grande ênfase em sexo puro e simples ou em situações claramente adolescentes de ciuminhos, charminho, encantamento com o primeiro amor e coisas do tipo. Os autores, em grande maioria, estão na faixa de 13 a 19 anos, não obstante, em tese, o tema de relacionamento sexual, seja heterossexual ou homossexual, exigir expressa aceitação do termo de que a leitura é desaconselhável para menores de 18 anos (aliás, irônico, uma vez que muitos dos próprios autores não têm sequer 18 anos).

No caso de Saint Seiya, vejo autores mais desenvolvidos seja no quesito idade, seja no quesito maturidade emocional ou decorrente do tempo de vida da pessoa.

Isso não quer dizer que as pessoas que escrevem no fandom não busquem aceitação nem aprovação de seus textos, seja aderindo a um modismo, seja deixando de abordar temas mais problemáticos ou profundos.

Da mesma maneira, simplesmente muita gente não quer nem faz questão de escrever fora do tal tipo fic-novelinha, porque gosta, aprecia o que escreve e leva em consideração o quesito do "divertir-se" escrevendo.

De tal feita, achei bastante condizente com a opinião expressa o fato de que Nemui praticamente não lê mais fanfics, uma vez que sou adepta, com a maior calma do mundo, do não gosta, não leia.

Não se trata de deixar pra lá, trata-se de procurar outras coisas a fazer ou ler.

Sempre que posso e acho razoável, pois há autores e autoras que simplesmente escrevem nas notas das fanfics que não estão nem aí para o conteúdo e escrevem, inclusive, com linguagem de internet, envio uma ou outra crítica quanto aos termos utilizados, construções gramaticais, temática sem aprofundamento, desenvolvimento da fanfic absolutamente sem coesão e outros detalhes. Faço isso, geralmente, apenas com algum autor que eu já conheça ou no qual eu enxergue que falta apenas um empurrãozinho para uma grande melhoria.

E sempre aviso que se a pessoa quiser continuar como está, tem toda liberdade do mundo, afinal não se trata de querer converter todos ao meu gosto pessoal ou ao meu estilo de escrita.

Aliás, eu recebi logo no início de publicação de minhas fanfics, ótimos conselhos e idéias sobre desenvolvimento de tema, separação dos textos em blocos menores e outros que muito contribuíram para o que faço hoje em dia.

Escrevo fanfics há apenas dois anos. Não sou uma campeã nem de reviews, nem de hits e, se antes tal fato me deixava em dúvida quanto à minha capacidade de escrita, hoje me serve de leve lembrança de que me dedico a estórias pesadas demais para serem simples distração e também ao fato de que gosto de engendrar temas um tanto cheios de detalhes demais para um leitor que esteja apenas sem o que fazer e queira ler qualquer coisa.

Como dito antes, há leitores e leitores e há autores e autores.

Finalmente compreendi, no que toca às fanfics, após algumas crises de auto-estima, que não se deve buscar a aceitação a qualquer preço e deixar para lá seu próprio estilo. Sou alguém que escreve monumentais tragédias, cargas pesadíssimas de angst, deathfics, dores de alma e questões morais intrincadas.

Gosto de falar sobre alcoolismo, dependência de drogas, crises psicológicas na infância. Gosto de explicar as origens do comportamento de um personagem, falar sobre seu interior mais que o exterior e de explorar mil limites de personalidades contrastantes como são as dos Cavaleiros do Zodíaco.

Tenho especial atração pelo submundo de Hades e seus personagens não despertam a paixão inequívoca, muito pelo contrário.

Uso temas difíceis como violação sexual, invasão de privacidade, violência como meio justificado de se atingir determinado fim. Adoto personalidades de guerreiros sem ética, que não são bonzinhos nem docinhos, mas que podem ser maquiavélicos, sádicos, imorais ou simplesmente humanos.

Gosto de pesquisar ambientes, psicologia, costumes dos países de origem dos cavaleiros.

Tenho muito trabalho para tentar algo coerente e que me agrade. Por vezes não obtenho um único review de incentivo, mas ao mostrar o texto a um ou outro, fico orgulhosa do que produzi.

Creio que uma pessoa pode escrever fanfics por vários motivos. Talvez o principal deva ser justamente algo que agrade ao próprio autor, algo que o faça sentir-se bem com o que faz.

Se o texto será julgado como fic-novelinha, fic-enrolação, fic-burra, ou fic-besta, cabe ao autor se importar demais ou de menos com o assunto. E mudar quando achar cabível, ou não mudar nada.

A internet é um território livre, sem censura, sem controle. Encontra-se de tudo, o tempo todo.

Não creio que haverá grandes mudanças quanto às fanfics novelinha, nem creio que eu vá me importar muito com tal fato. Simplesmente porque somos livres na internet.

E, lei da oferta e procura.

Se há quem leia, há quem escreva. E há os que adoram, os que procuram apenas diversão e não estão nada preocupados com o estilo/tema/gênero da fanfic.

Da mesma maneira, há trabalhos densos. Dá trabalho procurar, ler mais de vinte fanfics para ter idéia do que anda sendo produzido. Tudo tem seu preço.

Quando quero grandes obras literárias, não titubeio, leio os clássicos e fico muito feliz.

Tudo é questão de se procurar o que se quer, com o jeito que se quer, nos lugares adequados.

 

Ah, e Lynn, sobre os flammers, eu geralmente respondo que fiquei feliz em saber que alguém leu mesmo sem gostar. Sinal que meu talento é inequívoco hahahahah Beijos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fics-novelinhas podem ser consideraras um gênero diferente? Só usávamos o termo para falar sobre romances melosos e forçados, que se multiplicaram de uma forma absurda na net.

 

Realmente, é complicado você julgar quando a maioria dos escritores é adolescente. No caso de Saint Seiya, acho que há uma mescla de fãs de gerações diferentes, pq há aqueles que acompanham desde a época da Manchete e os que começaram com a Band. Já dá um diferença bem considerável. E bem, é praticamente impossível você criticar um adolescente sem que ele se sinta ofendido pessoalmente. Mesmo com adultos é assim, maturidade não depende apenas da idade. ^^

 

Hoje, concordo com a Peur: se não gosta, não leia. Não adianta tentar mudar o mundo ao seu modo pq ele continuará a mesma coisa, goste ou não. É necessário um esforço conjunto, coisa envolvendo um número considerável de indivíduos que compartilham sua opinião. Já cansei de criticar abertamente, de ler fanfics que me desagradam. Posso até não me sentir 100% satisfeita com as minhas fics, mas ainda prefiro lê-las no lugar das outras. Exatamente como ouvi há 6 anos, numa ML de Saint Seiya: se não gosta, escreva as suas! Foi, aliás, a frase que me iniciou no mundo das fics. Pois é, agora prefiro ler as minhas e deixar que o mundo continue com o seu curso.

 

Não vou negar que me sinto frustrada, no entanto. Antigamente, eu precisava de 5 clicks de mouse para encontrar fics que me agradavam. Hoje, posso ficar o dia inteiro procurando, que não encontro em hipótese nenhuma. A maioria é do gênero que agrada a maioria e definitivamente não é o que agrada. É normal, já que fanfic se popularizou de forma violenta, tanto que vemos matérias em jornais a respeito. Se antigamente comentasse com alguém que eu escrevia fics, certeza absoluta que receberia um "o que é isso?" como resposta. Hoje já não acontece tanto. Há teses de graduação, mestrado sobre o assunto... Assim com há milhões de fics, de tudo quanto é tipo.

 

Morro de vontade de encontrar uma fic que me movesse como algumas que li em determinados momentos, que alegria me daria! De vez em quando tento encontrar, quando estou com paciência. Ultimamente não tenho tido muita, pois nunca tenho sucesso :-/

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nisso eu concordo: hoje em dia é cada vez mais difícil garimpar nas fics, até achar uma boa. Mas, bem, já refleti muito sobre histórias de entretenimento, e tem histórias que, na minha opinião, são ótimas, mesmo sem ter alguma moral ou só falando que o amor é lindo. Quando são ruins, é mais por inabilidade do autor do que pelo estilo da fic. O fato da qualidade das fics piorarem se deve à popularização dos ships (quanto mais um ship é amado, mais fics ruins você vai achar, é batata.)

 

Concordo com a Eliz diz sobre não esquecer seu próprio estilo só para agradar os outros. Escrever o que quer é sempre uma boa pedida. Afinal, o importante é você se sentir bem com o que está escrevendo.

 

E, Lynn, os flammers me chatearam porque foi a primeira vez que passei por algo assim. Mas, bem, a gente não pode agradar o universo inteiro, né? ^^, essa foi uma lição que eu aprendi.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os autores, em grande maioria, estão na faixa de 13 a 19 anos, não obstante, em tese, o tema de relacionamento sexual, seja heterossexual ou homossexual, exigir expressa aceitação do termo de que a leitura é desaconselhável para menores de 18 anos (aliás, irônico, uma vez que muitos dos próprios autores não têm sequer 18 anos).

 

Falou tudo. Tá cheio de menina com 14, 13 e às vezes 12 anos escrevendo lemon pesado no ff. Ou seja: fico pensando que o quesito de "rate" tá meio... desatualizado... porque as "crianças" de 13 anos hoje não são as mesmas sequer de dez anos atrás. Todo mundo já sabe de tudo...

 

E sobre o que a Eliz falou da fic ser menos lida por não ser apenas uma "distração": verdade. As minhas fics mais "banais" são as mais lidas. As com mais diálogos, com mais rapidez de ação, etc. Aquelas com mais fundo emocional, moral e com fluxo de consciência não são tão vistas ou comentadas, porque atualmente o povo não tem mais saco. Da mesma maneira que uma editora quer lançar o estilo "microconto", ou seja, histórias com menos de 600 caracteres, porque é o que as pessoas querem: algo rápido, "digerível", levinho. Coisas mais "densas" chegam a ser deixadas de lado, mas quem as descobrir, com certeza vai admirar o trabalho. :P

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...