Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Os membros mais antigos, que jogavam vídeo game nos anos 80 provavelmente devem ter notado isso também.

 

Assim como outros poucos mais atentos, notei que após bater o olho na Saga de Hades, e olhar um pouco para o passado, não é difícil estabelecer uma relação entre Final Fantasy e Saint Seiya. Alguns dizem se tratar de simples coincidência. Os menos fãs de Saint Seiya acusam Kurumada de plágio.

 

Entretanto, as semelhanças não são poucas, mas estão concentradas nos simbolismos das surplices de alguns espectros. Claro que, apesar de saber que a maioria são monstros mitológicos e NÃO SÃO de propriedade registrada, não mudou o fato de tais semelhanças terem chamado minha atenção e a de alguns outros colegas.

 

A data do lançamento de Final Fantasy 1 foi 12/18/1987 para o Nintendo 8 bits, no Japão. Já a Saga de Hades, não tenho dados sobre qual a data exata do início da publicação dela no Japão, então não saberia dizer quem... inspirou... quem. :rolleyes:

 

Aqui abaixo, seguem algumas comparações, que eu mesmo consegui encontrar, apesar de que existem mais. Só me falta paciência de procurar imagens de uma por uma. Então, aqui vão: :P

 

Seiya x Warrior - Primeiro personagem principal (até onde eu saiba, ele não tinha nome, e você escolhia). FF1

 

http://img.photobucket.com/albums/v381/Seiya_SSD/salto.jpg

X

http://www.ffinsider.net/final-fantasy-1/pics/ff1-fighter.gif

 

 

Surplice de Wyvern X Wyvern em FF1

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/th/thumb/7/7f/Wyvern_Surplice.png/175px-Wyvern_Surplice.png

X

http://collector.5gigs.com/ff1/enemies/wyvern.gif

 

 

Surplice de Troll X Troll em FF1

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/th/thumb/7/71/Troll_surplice.jpg/175px-Troll_surplice.jpg

X

http://collector.5gigs.com/ff1/enemies/troll.gif

 

Suplice de Sphinx X Sphinx FF1

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/th/thumb/2/28/Sphinx_surplice.jpg/175px-Sphinx_surplice.jpg

X

http://collector.5gigs.com/ff1/enemies/sphinx.gif

 

 

Bem, essas apenas algumas que encontrei pela net, seguindo sugerstões. Somente agora após postar, eu vi que as imagens dos monstros ficaram um tanto transparentes, mas mesmo assim, os que conhecem, podem reconhecê-los. :lol:

 

Assim, minha opinião pessoal é de que podem ter havido sim, algumas inspirações, como é evidente no caso do cabelo de Seiya, e da Surplice de Troll montada na base.

 

Então? Alguém já tinha notado isso também? :D

 

 

 

 

Um abraço de aço

 

Shô

 

C*

Editado por Sky Cloth no Shô
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá bom essa é óbvia demais:a summon Shiva sempre lança o golpe "Diamond dust" :rolleyes: Mas o protagonista anônimo de FFV também lembra o Seiya nas batalhas.

 

Mas um jogo que lembra muito cavaleiros é a série Lunar,onde há uma deusa chamada Althena,que reencarna de tempos em tempos e tem seus defensores :P .

 

Nem precisa dizer que um deles é um traidor (Ghaleon) e quer dominar o mundo.Ah,ele ressucita na sequência,e no final apesar de certa forma acaba se "redimindo" :D E só pra completar,ele tinha a mesma voz do Camus na versão japonesa :lol:

 

Momento CDZ do jogo:

http://www.youtube.com/watch?v=8G_ybIZ2uLI

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Tá bom essa é óbvia demais:a summon Shiva sempre lança o golpe "Diamond dust" Mas o protagonista anônimo de FFV também lembra o Seiya nas batalhas."

 

O lance da Shiva é descarado! :D E o golpe jamais mudou de nome se bem me lembro! Não que seja uma coisa ruim, mas sempre que solto ela, se eu tiver me esquecido dessa semelhança, eu me recordo na hora!

 

Sobre o principal do Final Fantasy V realmente é verdade, eu tinha me esquecido dele! Ele lembra bastante o Warrior do primeiro jogo e consequentemente, o Seiya também! :lol:

 

 

Ei-lo aqui (nossa... ei-lo...

:rolleyes:):

 

http://www.fantasyanime.com/finalfantasy/ff5/ff5job21.gif

 

O nome do cara é "Butz" :P

 

 

C*

Editado por Sky Cloth no Shô
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tópico interessante Shô.Nunca tinha notado essas semelhanças do FF 1 com SS.

O golpe da Shiva é realmente muito descarado,o Diamond Dust,e se eu não me engano está presente em todo FF que ela aparece.O mais notável é o 7 pois a Shiva é um dos primeiros summons a serem conquistados.

 

Alguém manda mais semelhanças dessas que eu to gostando :lol:.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ne verdade, Gaara, existem muitas, mas não negarei, procurei por fotos, mas como são muitas, deu preguiça de colocar todas. :D

 

Então, vou enumerar pra você, os espetros que existem em Final Fantasy (variadas versões) como monstros (ou vice-versa :P )

 

Skeleton

 

Frog

 

Worm

 

Ciclope

 

Sphinx

 

Golem

 

Troll

 

Harpy

 

Minotaur

 

Basilisk

 

Wyvern

 

Griffon

 

Benu( Lost Canvas , este um dos primeiros inimigos de Final Fantasy IV, se bem me lembro. Cecyl o derrota em demo mode. Uma ave com a mesma aparência do inimigo Grou, só mudando a cor e força.)

 

Silfo (Lost Canvas, este existe no Final Fantasy Mysic Quest, para SNES. Um tipo de ave-humanóide)

 

Cait Sith (Lost Canvas, este, era o nome de um personagem jogável de Final Fantasy VII, porém, também é uma criatura que faz parte da mitologia Irlandesa, se não me falha a memória)

 

Estes apenas que eu me lembre. Mas devem haver outros.

 

Essa teoria eu já tinha a anos, mas nunca tive a vontade suficiente para consultar outras pessoas além das que já conversam comigo a respeito. Pura falta de interesse mesmo. Mas uma discussão inflamada gerou o que faltava. :rolleyes:

 

 

Que bom que está gostando, Gaara! :lol:

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ne verdade, Gaara, existem muitas, mas não negarei, procurei por fotos, mas como são muitas, deu preguiça de colocar todas. :D

 

Então, vou enumerar pra você, os espetros que existem em Final Fantasy (variadas versões) como monstros (ou vice-versa :P )

 

Skeleton

 

Frog

 

Worm

 

Ciclope

 

Sphinx

 

Golem

 

Troll

 

Harpy

 

Minotaur

 

Basilisk

 

Wyvern

 

Griffon

 

Benu( Lost Canvas , este um dos primeiros inimigos de Final Fantasy IV, se bem me lembro. Cecyl o derrota em demo mode. Uma ave com a mesma aparência do inimigo Grou, só mudando a cor e força.)

 

Silfo (Lost Canvas, este existe no Final Fantasy Mysic Quest, para SNES. Um tipo de ave-humanóide)

 

Cait Sith (Lost Canvas, este, era o nome de um personagem jogável de Final Fantasy VII, porém, também é uma criatura que faz parte da mitologia Irlandesa, se não me falha a memória)

 

Estes apenas que eu me lembre. Mas devem haver outros.

 

Essa teoria eu já tinha a anos, mas nunca tive a vontade suficiente para consultar outras pessoas além das que já conversam comigo a respeito. Pura falta de interesse mesmo. Mas uma discussão inflamada gerou o que faltava. :rolleyes:

Que bom que está gostando, Gaara! :lol:

 

C*

 

O Cait Sith eu conheço muito bem,é um gatinho que é um espião da Shinra.Co e é controlado a distância por Reeve Tuesti.Na trama principal ele não tem muito lugar,mas na continuação para Ps2 Dirge of Cerberus ele tem um papel bastante importante.Não acompanho o Lost Canvas,por isso não sabia dessa ligação.Interessante saber disso.O termo Sith só me lembra Star Wars XD.

 

O Benu eu relembro sim do FF IV,quando Cecil o derrota.Sei quem é no LC,mas não tinha feito essa ligação também.

 

Não sabia que tantos monstros em comuns tinha em FF e SS.E são duas séries que amo de paixão.Por isso estou gostando do tópico.Adoro essas ligações.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já vi que você é outro fã de Final Fantasy VII... :D

 

Se você ler a Saga de Hades com atenção E relembrar dos jogos de Final Fantasy (mas como você está vendo, desde o original mesmo), você logo encontrará mais semelhanças. :lol:

 

Eu também curto Final Fantasy (sério? XD) desde o primeiro, mas infelizmente nunca tive a oportunidade de virar o III (Japonês mesmo, já que o III americano é na verdade, o VI japonês) e os do X em diante. Apesar de ter o X, XII e XII-2 para ps2, cheguei apenas a começar o X e não terminei, por falta de tempo. O XI só vi uma vez na loja e como não tenho modem para ps2, ficou meio sem sentido adquirir. XD

 

Quer uma que na minha opinião, seria uma resposta da série Final Fantasy à essa possível... reflexão, na série Saint Seiya? Em Final Fantasy Tactics (Jogaço!! :P) a última Summon, que é secretíssima, é de nome "Zodiac" . Essa porém, não tenho mesmo certeza, sendo apenas um mero achismo meu. :rolleyes:

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ha quem diaga que James Cameron copiou descaradamente o enredo de "O exterminador do futuro" de uma HQ dos X-Men, aquela em que a Kitty Pride volta no tempo para impedir que a irmandade de mutantes assassinasse o senador Kelly e acabasse por criar um futuro militarista onde os sentinelas dominavam o mundo... Essa história dos X-Men saiu, se não me engano, um anos antes do filme :lol:

 

Cameron nunca se pronunciou a respeito... John Byrne e Chris Claremont até falaram algumas coisas, porem, nada direto.

 

Sabe, ShôJuan de Marco, acho que isso é um caso semelhante de "inspiração compartilhada". :rolleyes:

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra você ver, Hiyuuga, esse lance entre X-Men e Exterminador do Futuro, eu nem sabia, pois não curto muito a Marvel, mas sendo verdade, não há dúvidas de que se trata de um caso semelhante sim. ;)

 

E não estou entendendo o novo vagão no trem do meu nome... XD

 

Outro caso em Saint Seiya é a invocação ODIN, presente em muitos Final Fantasies. Claro, como Odin tem sua mitologia, natural seu uso em Asgard, e nada sinaliso de especial. O destaque é....para a MONTARIA dele! Alguém já tinha notado que O Manto de Haguen de Merak/Beta é o mesmo cavalo que Odin monta na Summon de Final Fantasy?

 

Como não conheço a mitologia envolvendo o cavalo, não sei qual o nível de relação, se é grande ou baixo, mas visualmente, está lá também. :lol:

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites

ShoJuan de Marco, a lenda do cavalo é que ele se chama Sleipnir (ou algo assim), a montaria de Odin, seu Cavalo de oito patas que não se encontra par no mundo em velocidade.

 

Tem tudo a ver ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Li o seu belo tópico inteiro, Shô. Gostei do que pôs.

Minha opinião é a de que, nos casos de semelhança, Kurumada apenas se valia da idéia geral. A idéia geral de Wyvern, segundo a própria cultura celta (se não me engano), provavelmente era a que Kurumada e os idealizadores de Final Fantasy utilizaram em suas obras. Particularmente eu não sei se acredito nessa troca entre os dois universos, mesmo que de forma tão indireta. O cabelo do Seiya não é exatamente incomum, também. :lol:

 

O uso de Troll, Sleipnir e tantos outros itens mitológicos mais não surgiram em Saint Seiya, e duvido que tenham se popularizado pela obra de Kurumada ou por FF. Então eu, pelo menos, até agora não vejo lá muito sentido.

 

Perdão o pseudo²ceticismo, mas sei lá... Até achei o caso da sobrepeliz de Troll interessante, realmente parece e não tem por que parecer. Mas fora isso, não sei mesmo se acredito. ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que só o inimigo Troll e a surplice estão muito parecidos. E até aí teria que ver se não existe também uma imagem mitológica desse ser com essa exata pose. Os dois estariam se baseando na mesma coisa.

 

Enfim, a saga de Hades não começou a ser publicada antes de 88 no mangá, isso é uma certeza, já que em 88 Poseidon estava começando.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Relembrando alguns FF agora e me lembrei do último da série:O FF XII.Ele possui alguns elementos em comum a SS.Começando pelos summons que são doze,cada qual ligado a um signo zodiacal,e 13º que se chama Zodiac.

 

A lista com os nomes dos respectivos espers(Summons):

01) Belias, Aries, Esper of fire

02) Mateus, Pisces, Esper of ice

03) Adrammelech, Capricorn, Esper of thunder

04) Zalera, Gemini, Esper of death

05) Shemhazai, Sagittarius, Esper of soul

06) Cuchulainn, Scorpio, Esper of poison

07) Exodus, Libra, Esper of non-element

08) Hashmal, Leo, Esper of earth

09) Zeromus, Cancer, Esper of gravity

10) Famfrit, Aquarius, Esper of water

11) Chaos, Taurus, Esper of wind

12) Ultima, Virgo, Esper of holy

13) Zodiark, Ophiuchus, Esper of dark

 

Imagens do espers:

Famfrit

http://images.wikia.com/finalfantasy/images/4/47/Ffxii_espers_famfrit.jpg

 

Beliashttp://images.wikia.com/finalfantasy/images/b/b7/Ffxii_espers_belias.jpg

 

Zalera

http://www.ffinsider.net/final-fantasy-12/pix/zalera.jpg

 

Sem contar alguns monstros como o Sleipnir também existem no jogo.Outros monstros também presentes são Alraune,Wyvern,Fenrir,Mandragora,Basilisk,Phoenix e Garuda.Só que nesse caso,o FF XII foi lançado agora,é só uma questão de elementos presentes em ambas séries.

Lembro-me que no FFVII que Odin vinha montado em um cavalo de oito patas e usava uma armadura.

Editado por Gaara
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente Gaara, essas summons que você citou, são originais do Final Fantasy Tactics (a maioria, acho). No enredo, um humano que fosse dono de uma "Pedra do Zodíaco", poderia se transformar na summon (no caso do FFII. Já no Tactics era "Zodiac Braves / Bravos do zodíaco") e adquiria poderes muito superiores. Evidentemente acabavam todos como Mestres, e sem evolução, era complicado matar eles.

 

No entanto, ao vencê-los, não se podia invocá-los. As summons do Tactics não apenas jpgs dançando na tela com efeitos especiais, mas mesmo assim, muito bonitas.

 

Rodrigo, quando eu citei as semelhanças quis dizer no geral. Eu não acredito em plágio descarado de nenhum dos dois universos, mas vamos combinar que eles fizeram uma troca de figurinhas pelo menos uma vez. A Square emprestou a posição do Troll para a surplice de Iwan e Kurumada emprestou o Diamond Dust para a summon Shiva, que se bem me lembro, nunca mais o largou. /viking

 

Então, eu coloquei aquela imagens como um exemplo de características semelhantes entre os dois universos, mas apenas isso. As citações mais influentes são mesmo os dois casos acima, porém achei interessante a presença de tantos monstros de FF em SS como representações dos Espectros. E com o Lost Canvas esse interesse meu tem aumentado. /evil

 

 

Slip, é como eu disse ao Rodrigo, é mais válido pela idéia geral mesmo. Se formos procurar por plágios no sentido descarado, não encontraremos muitos, ou ao menos eu, vi apenas os dois casos acima como suspeitos. O sentido da coisa está em bater o olho em uma das séries e perceber semelhanças com a outra. :D

 

 

 

Um exemplo, é Dan Hibiki da série Street Fighter Alpha, da Capcom. Ele é uma provocação clara (vou explicar adiante) ao game Art Of Fighting da SNK. Ele tem os golpes muito semelhantes aos de Ryo Sakazaki, mas a aparência física também lembra a de Robert Garcia, no entanto usa um kimono rosa. É como se fosse o Robert, com golpes do Ryo num kimono rosa. A (suponho eu) resposta da SNK veio em KOF 2000, quando o stryker de Robert (outra versão, com kimono branco), possui uma variação de cor para o mesmo rosa de Dan Hibiki, e o Dragon Punch do ataque deste ficou idêntico ao Kouryuken de Dan. A base máxima para confirmar essa teoria minha, é que no final de Arvel Super Heroes vs Street Fighter de Dan, é um plágio galopante do final do Art of Fighting 1. Dan está pra finalizar Akuma, quando surge a irmã dele e diz: " Não! Não faça isso! Esse homem... ele é... ele é nosso..." Aí o Dan fica com cara de pasmo e acaba por isso mesmo. IDÊNTICO ao final de AOF1, quando Ryo está pra finalizar Karate (Takuma) Surge Yuri e diz as mesmas palavras e o final é a mesma coisa. Confesso que ao ver o final de Dan, eu ri às bandeiras despregadas. XD

 

Acredito que este exemplo, seja como o que estou tentando explicar. Uma semelhança notada e refletida, como um aperto de mão entre uma obra e outra. A Surplice de Troll e o Diamnd dust de Shiva poderiam ser uma prova disso.

 

Mas então, Slip, acho que a graça estaria nesse tipo de observação. Um ponto semelhante aqui, outro ali. E quem sabe não aparece algum espectro novo com citações semelhantes? Eu li o Lost Canvas 6 nacional ontem e só ali encontrei, se não me falha a memória:

 

*Durahan

 

*Morcego

 

*Behemoth

 

 

Como você e Rodrigo bem disseram, são mitologias e/ou animais independentes da obra de Kurumada. No entanto, também são inimigos em FF, entende? :)

 

 

Bem, é isso.

 

Um abraço a todos

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os caras traduziram como "DuRahan"?

 

http://img.photobucket.com/albums/v336/Lordseth/1181990570838.jpg

 

Vai tomar onde o sol não bate, Del Greco, vai tomar onde o sol não bate.

 

E o Dan eu acho que é outra coisa, é feito mesmo pra zuar Art of Fighting, tanto que no SFZ (acho que no 1 que ele era personagem secreto) ele diz com todas as letras: "Do you know the Art of Fighting?" antes da luta começar.

 

E o Gadouken dele, que não sai do lugar, também é uma clara zoeira aos Koouken desferidos sem energia pra isso, que também não saem.

 

De qualquer maneira, "Diamond Dust" é inegável mesmo, mas até aí a magia do MESTRE se faz presente em muita coisa pós-CdZ. Até mesmo em Guilty Gear, onde a Jam tem um especial que evoca uma Fênix e chama "Densetsu Tenshou".

 

Sem falar que a SNK contratou ele pra fazer o mangá de Samurai Shodown.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é Rodrigo. Del Greco traduz e eu cito, diretamente da segunda página do capítulo 49 - Os Assassinos:

 

Pandora - Kiew de Durahan a estrela terrestre da sombra, e Wimber de Morcego, a estrela terrestre do policiamento.

 

Sobre o Diamond Dust em outras obras eu nem tinha conhecimento disso.

 

 

"Sem falar que a SNK contratou ele pra fazer o mangá de Samurai Shodown."

 

*boiando no mar da ignorância* /evil Kurumada??

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sobre o Diamond Dust em outras obras eu nem tinha conhecimento disso.

Nem eu sei se tem, só tava falando que a Shiva usar Diamond Dust é uma referência inegável.

 

Mas até aí, em Megaman X8, por exemplo, tem uma arma chamada Crystal Wall.

 

*boiando no mar da ignorância* /evil Kurumada??

 

C*

Sim, o próprio.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A discussão é boa, eu também me amarro em Art Of Fighting, Street Fighter & stuff (e por sinal nem fazia idéia dessa do Dan).

Mas peguem leve nos assuntos paralelos, rapazes, por favor. Esta ainda é uma seção de Saint Seiya. Existe uma seção de Games no fórum.

 

Seria uma ótima pedida criarem um tópico por lá sobre essas referências entre títulos famosos. Eu participaria. :lol:

 

Qualquer coisa, MP.

 

Abraços,

 

Slip.

Editado por Slip Questão
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, vocês vão me desculpar, mas esse alarmismo todo aí dá no saco às vezes.

 

O Dan foi uma coisa ou outra nos posts, todos os posts ainda estavam falando de CdZ, mesmo que não seja em Final Fantasy, ainda falando de seu impacto em outros jogos. Então, sem crise. Do jeito que falam parece que o tópico inteiro já foi pro vinagre.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha, vocês vão me desculpar, mas esse alarmismo todo aí dá no saco às vezes.

 

O Dan foi uma coisa ou outra nos posts, todos os posts ainda estavam falando de CdZ, mesmo que não seja em Final Fantasy, ainda falando de seu impacto em outros jogos. Então, sem crise. Do jeito que falam parece que o tópico inteiro já foi pro vinagre.

 

 

Ué, mas não tem crise nenhuma. O tópico não foi pro vinagre. Se pareceu, pareceu errado.

O fato é que, apesar de o tópico estar sob controle quanto ao assunto discutido, não é interessante pra organização do fórum que haja esse tipo de discussão paralela - Mesmo de forma branda. Mas ninguém alarmou nada, porque não há o que alarmar; Relaxa. Fiz um lembrete e, pra fins de organização, sugeri a seção de games. Disse e reitero, eu ia adorar participar dessa discussão por lá.

 

Calma.

 

Qualquer coisa, manda MP sobre o assunto. Fica à vontade aí.

 

____

 

Voltemos ao tópico por favor.

Editado por Slip Questão
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas um jogo que lembra muito cavaleiros é a série Lunar,onde há uma deusa chamada Althena,que reencarna de tempos em tempos e tem seus defensores :lol: .

 

Nem precisa dizer que um deles é um traidor (Ghaleon) e quer dominar o mundo.Ah,ele ressucita na sequência,e no final apesar de certa forma acaba se "redimindo" :lol: E só pra completar,ele tinha a mesma voz do Camus na versão japonesa :lol:

Como um fã da série Lunar (Lunar 2: Eternal Blue para o bom e velho Sega CD é ainda o meu jogo preferido), essa comparação doeu XD Há algumas semelhanças, notavelmente o modo como Atena morre e ressucita de tempos em tempos, ficando isolada do mundo em um lugar protegido. Mas os jogos vão muito além dessas semelhanças, e muito além de CdZ (MUITO além, especialmente considerando-se o mangá clássico).

 

Eu não duvido que Kurumada tenha se inspirado em Final Fantasy - não no sentido de ter copiado o jogo ou nada do tipo, mas sim por ter visto as imagens algum dia e pensado que elas dariam uma boa inspiração para as súrplices. Se mesmo algumas Armaduras de Ouro foram inspiradas no trabalho de fãs (Aquário oficialmente, mas também Virgem e etc), eu não duvido que Kurumada tenha buscado outras fontes de inspiração.

 

Erasculio

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem o sumiço, mas estou tendo algumas distrações da minha rotina aqui.

 

Rodrigo, a citação ao Dan realmente saiu dos trilhos, mas não quer dizer que não possamos voltar. /Oo

 

Sobre as semelhanças, nos mosntros de Final Fantasy, existem mais, no entanto, não como cópia de qualquer uma das partes, mas como simples coincidências.

 

Monstros como:

 

Mermaid (na maioria dos FFs)

 

Sea Horse (No Serpent Trench de FFVI, este é muito vago para mim)

 

Krakken (ainda no FFI, se bem me lembro, protege um dos cristais.)

 

Sea Dragon (esse era um dos Dragões Sagrados que tínhamos de derrotar para acesar o Esper secretíssimo Crusader em FF VI se não me falha a memória)

 

Siren (Esper em FF VI)

 

 

Esses apenas para eu voltar ao tópico.

 

Um abraço!

 

C*

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...