Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Não é rebaixar, Mark. Veja bem: muitos criticam Kurumada e a TOEI pela criação de uma divindade que não existe no panteão grego (no caso, Abel). Isso é uma erro? Depende do ponto de vista.

 

Incluir uma nova divindade é diferente de converter uma nomenclatura para um ser divino, aí é que onde eu acho que está o escorregão (o que não seja, dependendo do modo abordado, uma falha propriamente dita) de Shiori Teshirogi.

 

Bem, ai já é Outra coisa. Você no primeiro post disse que achava que ela 'confundiu' quando leu a mitologia achando que Oneiros era um outro deus. O que eu disse é que acho que ela não se cunfundiu, ela provavelmente leu o que é obvio e teve vontade de colocar essa 'nomelclatura' como um deus. Isso não deixa de ser algo 'meio' ruim, mas isso foi uma decisão dela, não um confusão que ela fez, pelo menos eu acho...

 

E calma ai gente, então existe um outro deus chamado Oneiros que é Deus das Legiões dos Sonhos? o.o

Er... E não pode ser esse o Deus que a Shiori colocou junto aos outros três? Ou não?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 260
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Bem, ai já é Outra coisa. Você no primeiro post disse que achava que ela 'confundiu' quando leu a mitologia achando que Oneiros era um outro deus. O que eu disse é que acho que ela não se cunfundiu, ela provavelmente leu o que é obvio e teve vontade de colocar essa 'nomelclatura' como um deus. Isso não deixa de ser algo 'meio' ruim, mas isso foi uma decisão dela, não um confusão que ela fez, pelo menos eu acho...

 

O que ela fez foi pegar um título (assim como Titãs, Olímpicos, Gigas) e transformar em uma divindade.

 

E calma ai gente, então existe um outro deus chamado Oneiros que é Deus das Legiões dos Sonhos? o.o

Er... E não pode ser esse o Deus que a Shiori colocou junto aos outros três? Ou não?

Não, não existe um deus dos sonhos chamado Oneiros.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
E calma ai gente, então existe um outro deus chamado Oneiros que é Deus das Legiões dos Sonhos? o.o

Existe sim Mark, inúmeras publicações defendem que existiu um deus do sonho chamado Oneiros na mitologia e este era filho de Nix. É uma divindade. Inclusive, Shiori não é a primeira pessoa a usar o deus Oneiros, quem leu a obra Ilíada de Homero escrita no século VI a.C, vê que Zeus pede ajuda para o deus Oneiros para se vingar do rei Agamenon através de um sonho.

 

Há algum tempo atrás eu estava pesquisando sobre a correlação dos deuses mitológicos e existe um quadro muito legal feito pelo meu xará Michael Serra mostrando a genealogia dos deuses da mitologia grega. Vale a pena conferir: http://br.geocities.com/jan_sobieskii/genealogia.htm. Ele também deixa bem separado o deus Oneiros dos filhos de Hipnos.

 

Achei essa inclusão bastante interessante, já que Shiori deu um atributo específico para cada deus, Sonho, Visão, Ilusão e Modelação. Isso deu espaço para inserir mais um poderoso inimigo na trama, sem cometer erros. ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, então caso encerrado. Eu já não tava ligando caso fosse erro, agora então estou mais tranqüilo ainda.

 

Valeu, Albafica. Valeu por esclarecer. ;)

Você poderia postar isso no SSYE, pois lá o pessoal ainda não tocou nesse ponto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

No quadro correlativo que você publicou Albafica, está separado Phobetor e Ikelus, ambos são as mesmas divindades. Ikelus, título dado pelos deuses e Phobetor, como ele era conhecido pelos mortais.

 

Oneiros são filhos de Nyx segundo Hesíodo, portanto, irmão de Hypnos e Thanatos. Mas, Phobetor-Ikelus, Phantasos e Morpheus são citados por Ovídio, não por Hesíodo. Ovídio publicou que os Oneiros são filhos de Hypnos.

 

No caso citado pelo Albafica, Oneiros é o título do personagem que visita Agamenon. Assim como um Gigante poderia tê-lo visitado. Ou um Titã. O título empregado foi esse. E, segundo os próprios autores, o Oneiros responsável pela visita aos reis era Morpheus. É só ligar uma coisa a outra ;)

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu disse lá no começo da página que existem várias divergências sobre Icelus/Fobetor, cada segue do jeito que quer.

 

Oneiros não foi um título, foi o nome do próprio, não sei de onde você tirou isso. No momento da tradução Morpheus é geralmente confundido com Oneiros por serem palavras sinônimas na língua grega, mas são dois deuses distintos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sou um conhecedor de mitologia como vocês, mas sei que há diversas correntes e cada uma aponta para um lado.

Por exemplo: alguns escritores mostram uns casais de titãs que, na verdade, sequer são casados na concepção de outra corrente. Por exemplo, na corrente mais famosa Japeto é casado com Clíneme e não com Têmis. Isso invalida o que Okada fez? Pra mim não.

Sem contar o exemplo que eu dei antes, o dos gigantes. Wan disse que há outros gigantes e que são os usados por Okada, mas eu nunca ouvi falar neles, sinceramente. Os gigantes clássicos, digamos assim, são: Tífon; Alcioneu; Efialtes; Porfírio e Encélado.

Okada errou? Até agora isso pode ser considerado um erro, sim. Mas e daí!? Ele criou deuses novos, mas isso de alguma maneira atrapalhou no enredo do EG? Não. Então pronto! Caso encerrado.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, assunto encerrado.

 

Então, vamos a outra questão: Oneiros, ao encontrar com Hypnos no capítulo anterior, cita claramente que Pégaso e os outros conseguiram sair da armadilha feita por eles. Até onde vimos, o que Pégaso, Unicórnio e Grus enfrentaram foram as ilusões na Floresta da Morte. Seria, tudo aquilo, obra desses semi-deuses?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que aquela floresta era de Tânatos. Tanto é que Elcid diz que ela está se desfazendo por completo. Ou quem sabe as ilusões foram deles (esses deuses aí), mas Veronica era, literalmente, de Tânatos, assim como a floresta.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu ia falar o que Albafica e drustann mencionaram sobre o caso Oneiros e diversas correntes de mitologia e tal, e q de fato há divergências em vários pontos mitologicos mesmo, ainda mais quando vemos o uso dos mitos adotados em outras obras de ficção, outros estudos e etc.

 

 

Quanto a questão do Wan sobre quem estava por trás da floresta... Bem a floresta em si tinha a forma da estrela de Thanatos, aquele inseto gigante e Veronica tbm tinham a marca de Thanatos, mas realmente, se considerar só as ilusões que atacaram os três, quem sabe possa realmente ter sido obra de um dos deuses subordinados a Hypnos. É esperar pra ver se os próximos capítulos revelam isso, se nada for mencionado a respeito, pode ser mesmo q sejam só uma das armadilhas do Thanatos mesmo.

 

EDIT: ops, postei praticamente o mesmo q drustann sobre a floresta. ;)

Editado por Nicol
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eba, então finalmente tudo ok. Não há erro. Oneiros existe em algumas publicações e outras não, o que é normal, imagino.

 

Poxa, vocês conhecem pakas de Mitologia, queria eu saber tanto =P Vou começar a pesquisar, é chato algum personagem aparecer em SS e eu ter que ficar esperando alguem me dizer quem é :P

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...