Ir para conteúdo

[Veredito] Saint Seiya: A deusa maligna Éris


  

10 votos

  1. 1. Qual é a sua nota para o filme "SAINT SEIYA: A DEUSA MALIGNA ÉRIS"?

    • 1⭐
      0
    • 2⭐⭐
    • 3⭐⭐⭐
    • 4⭐⭐⭐⭐
    • 5⭐⭐⭐⭐⭐


Posts Recomendados

n_618drtd03397rpl.jpg

Capa do DVD de 2004

Equipe de Produção

Original: Masami Kurumada

Diretor executivo: Chiaki Imada

Planejamento: Yoshifumi Hatano, Kazuo Yokoyama

Produção: Hiroshi Takeda

Roteiro: Yoshiyuki Suga

Música: Seiji Yokoyama

Diretor de Arte: Tadao Kubota

Diretor de Animação: Shingo Araki

Diretor: Kozo Morishita

Duração: 46 minutos

Arrecadação: 800 milhões de ienes.

 

914lLVWDIAL._RI_.jpg

"Todos os jovens são os heróis do amanhã! Voem como o Pégaso!!"

Poster de anúncio do filme de 1987

 

still_d01a.jpgstill_d01b.jpg

Para transformar a Terra em um mundo de conflito e desastre, a deusa da discórdia Éris surge na Terra. Éris possui a garota Erii e sequestra Saori Kido, a Atena. Em troca de sua vida, a deusa maligna tenta sua completa ressurreição. Seiya e seus amigos vão ao encontro de Atena. No entanto, os Cavaleiros Fantasmas (Ghost Saint) bloqueiam seus caminhos!!

https://www.toei-video.co.jp/BD/st-seiya_bdbox/detail01.html

 

saint-seiya-anime-comics_1k.jpg

Capa da edição digital do Anime Comics 1 do filme "SAINT SEIYA", lançado em 04/10/2018. A edição impressa foi publicado pela Shueisha em abril de 1995, com Masami Kurumada como autor.

 

O primeiro filme baseado na série de TV chamado inicialmente apenas de "SAINT SEIYA" foi lançado no dia 18 de julho de 1987. Com o lançamento do DVD em 2004 o filme foi renomeado para "SAINT SEIYA: Jashin Eris" a pedido do criador da série Masami Kurumada.

Editado por WAN
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Disparado o melhor filme da franquia. Não tentou ser ambicioso sem cumprir o que prometeu como o Overture e nem pura farofagem com a mitologia estabelecida pelo maestro , igual ao filme de Abel e o filme do Lucifer.

 

Comparando com o de Durval as lutas foram melhores e Éris como vilã é mais carismática que o Durval. Los nem é digno de entrar na fila.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto do filme e acho que Éris merecia um tratamento melhor numa obra mais abrangente - Saintia tinha esse potencial, mas o desperdiçou. O conceito dos Cavaleiros Fantasmas é interessante, eu só gostaria que ficasse ratificado no próprio filme que se tratam de antigos Cavaleiros de Prata.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gosto do filme e acho que Éris merecia um tratamento melhor numa obra mais abrangente - Saintia tinha esse potencial, mas o desperdiçou. O conceito dos Cavaleiros Fantasmas é interessante, eu só gostaria que ficasse ratificado no próprio filme que se tratam de antigos Cavaleiros de Prata.

O único material que vi que fala sobre isso é o livreto do filme Tenkai-hen. Lá, em virtude de 2 Ghost Saint serem de Prata, supõe-se que os demais também sejam - teoria essa que, em parte, é confirmada em Omega (Escudo e Cruzeiro do Sul) e totalmente em Saintia Sho.

 

Vale lembrar que, se fôssemos encaixar o filme na cronologia da série, ele se passa antes da Saga das 12 Casas e depois da luta conta os Cavaleiros de Prata, por isso a evolução de poder dos protagonistas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro nem esquentar em encaixar os filmes na continuidade do anime, especialmente nessa época das doze casas onde todos os eventos são tão interligados que é difícil imaginar uma brecha onde isso possa acontecer.

 

Mas vale lembrar que no filme o Seiya já parecia estar familiarizado em usar a armadura de Sagitário mas fica difícil encaixar uma contra éris que vem praticamente antes das doze casas.

 

E ainda tem a questão da visão do Shiryu hehe

Editado por Spider-Phoenix
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só repliquei o que os roteiristas e produtores comentaram sobre a produção (onde, na cronologia, ele se encaixaria). /pop

Fazendo uma conversão rápida da bilheteria do filme hoje, daria cerca de US$ 7,5 milhões (R$ 39 milhões). Não se sabe quanto foi gasto para produzir o filme, que tem a duração de 2 episódios da série de TV, mas Kozo Morishita diz que o filme usou a mais alta tecnologia disponível na época e que a produtora questionou os grandes valores gastos nessa produção.

Não agrega em nada.Nota 2.

O que seria "agregar em algo" para você?

O roteiro do Suga meio que estabelece o formato de muita coisa usada posteriormente na franquia:

  • Possessão: a ideia de um humano possuir características específicas para ser "encarnado" por uma divindade. Erii nasceu sobre as mesmas estrelas de Éris, Shun só foi possuído por Hades pois era o humano mais puro, Aiolia conseguia controlar o Keraunos e se tornou receptáculo de Zeus, etc.
  • Inclusão dos Trajes de Órion, Cruzeiro do Sul, Escudo, Flecha e Lira - esses dois últimos foram "reusados" no mangá original. Lembrando que todos são desenhos do próprio Kurumada.
  • Seiya de Sagitário: vimos "relance" dele no mangá/anime clássico, mas até aquele ponto não tinha sido estabelecido esse "Deus ex machina", que foi usado nos outros filmes, Poseidon e Golden Age.
  • Ressurreição de Cavaleiros como "inimigos" - alguém mais lembra disso sendo usado na estória original?
Editado por WAN
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu prefiro nem esquentar em encaixar os filmes na continuidade do anime, especialmente nessa época das doze casas onde todos os eventos são tão interligados que é difícil imaginar uma brecha onde isso possa acontecer.

 

Mas vale lembrar que no filme o Seiya já parecia estar familiarizado em usar a armadura de Sagitário mas fica difícil encaixar uma contra éris que vem praticamente antes das doze casas.

 

E ainda tem a questão da visão do Shiryu hehe

Seria logo após a "batalha do hospital". Do Seya com o ALiolia. Entretanto, é comum os japas fazerem filmes aos quais não se encaixam ao canon da série. Dragão bão, digimon, saint Seya, One Piece, Hunter. Acho que todo anime tem os filmes diferentes da cronologia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O único material que vi que fala sobre isso é o livreto do filme Tenkai-hen. Lá, em virtude de 2 Ghost Saint serem de Prata, supõe-se que os demais também sejam - teoria essa que, em parte, é confirmada em Omega (Escudo e Cruzeiro do Sul) e totalmente em Saintia Sho.

Sim, isso mesmo. No entanto, em um filme que se utiliza do conceito de Cavaleiros da antiguidade renascidos a serviço de Éris, teria sido interessante se tal informação fosse oficialmente confirmada na própria película, ao invés de um material paralelo.

 

Vale lembrar que, se fôssemos encaixar o filme na cronologia da série, ele se passa antes da Saga das 12 Casas e depois da luta conta os Cavaleiros de Prata, por isso a evolução de poder dos protagonistas.

Também sempre encaixei ali, apesar da visão do Shiryu, como o Spider disse, ser bem problemática. Mas de forma geral, como os Cavaleiros de Bronze antagonizam os Cavaleiros de Prata nesse filme, bem como Jaga de Órion é colocado em um patamar de superioridade na Era Mitológica, passa a percepção de que eles ainda não tinham tido contato com os dourados ainda.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, isso mesmo. No entanto, em um filme que se utiliza do conceito de Cavaleiros da antiguidade renascidos a serviço de Éris, teria sido interessante se tal informação fosse oficialmente confirmada na própria película, ao invés de um material paralelo.

 

Meio que ficou nessa de "subentendido", para não confrontar o que o Kurumada poderia fazer depois disso. No fim, ele usou dois desenhos como Prata e Omega/Kuori confirmou o resto como Prata também. Mas ainda corre o risco do autor original mudar algum de patente e ficar por isso mesmo.

 

Também sempre encaixei ali, apesar da visão do Shiryu, como o Spider disse, ser bem problemática. Mas de forma geral, como os Cavaleiros de Bronze antagonizam os Cavaleiros de Prata nesse filme, bem como Jaga de Órion é colocado em um patamar de superioridade na Era Mitológica, passa a percepção de que eles ainda não tinham tido contato com os dourados ainda.

É aquela coisa de 'side story' que a franquia animada passou a usar a exaustão, para não comprometer o material original e poder expandir o universo de Seiya sem o ônus de ferir o "canônico".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que seria "agregar em algo" para você?

 

O roteiro do Suga meio que estabelece o formato de muita coisa usada posteriormente na franquia:

 

  • Possessão: a ideia de um humano possuir características específicas para ser "encarnado" por uma divindade. Erii nasceu sobre as mesmas estrelas de Éris, Shun só foi possuído por Hades pois era o humano mais puro, Aiolia conseguia controlar o Keraunos e se tornou receptáculo de Zeus, etc.
  • Inclusão dos Trajes de Órion, Cruzeiro do Sul, Escudo, Flecha e Lira - esses dois últimos foram "reusados" no mangá original. Lembrando que todos são desenhos do próprio Kurumada.
  • Seiya de Sagitário: vimos "relance" dele no mangá/anime clássico, mas até aquele ponto não tinha sido estabelecido esse "Deus ex machina", que foi usado nos outros filmes, Poseidon e Golden Age.
  • Ressurreição de Cavaleiros como "inimigos" - alguém mais lembra disso sendo usado na estória original?
Acrescentar algo bom e novo que não contradiga o já estabelecido.

 

1-SS sempre foi guerra contra outros deuses.Qual a diferença se esse deus usa seu próprio corpo ou possui alguém? Não lembro exatamente porque Éris possuiu aquele corpo (se ela poderia escolher outro caso desejasse), mas Poseidon e Hades escolheram seus hospedeiros por vontade própria, se eles quisessem poderiam escolher outro.

 

2-Armaduras baseadas em constelações, nada novo.

 

3-Tá bom, isso já era certo desde o começo que aconteceria.

 

4-Sim, eu lembro, e tinha graça quandoeu achava que só Hades podia ressuscitar, não qualquer deus, , aliás me pergunto porque Poseidon não ressuscitou ninguém.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acrescentar algo bom e novo que não contradiga o já estabelecido.

 

1-SS sempre foi guerra contra outros deuses.Qual a diferença se esse deus usa seu próprio corpo ou possui alguém? Não lembro exatamente porque Éris possuiu aquele corpo (se ela poderia escolher outro caso desejasse), mas Poseidon e Hades escolheram seus hospedeiros por vontade própria, se eles quisessem poderiam escolher outro.

 

2-Armaduras baseadas em constelações, nada novo.

 

3-Tá bom, isso já era certo desde o começo que aconteceria.

 

4-Sim, eu lembro, e tinha graça quandoeu achava que só Hades podia ressuscitar, não qualquer deus, , aliás me pergunto porque Poseidon não ressuscitou ninguém.

"Algo bom" é subjetivo, mas algo novo o filme mostrou muita novidade em 45 minutos.

 

1 - A diferença é que o próprio autor original criou "regras" para esse ressurgimento dos deuses: Atena desce aos pés da estátua de Atena; Poseidon encarna em descendentes da família Solo; Hades desperta no corpo do homem mais puro (repetindo o que eu disse acima). Éris é a PRIMEIRA divindade na franquia que usa um "meio" - despertar em humano com o mesmo signo astrológico que ela.

2 - Desenhos novos que não existiam na série.

4 - Aí entra o seu achismo com o que a série pode apresentar. Poseidon não ressuscitou ninguém pois foi manipulado por Kanon.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

É aquela coisa de 'side story' que a franquia animada passou a usar a exaustão, para não comprometer o material original e poder expandir o universo de Seiya sem o ônus de ferir o "canônico".

Apesar de no final ser tudo a mesma coisa, eu prefiro definir usando as palavras do roteirista de Gigantomacchia:

 

"é só uma aventura de verão"

 

hehe

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Algo bom" é subjetivo, mas algo novo o filme mostrou muita novidade em 45 minutos.

 

1 - A diferença é que o próprio autor original criou "regras" para esse ressurgimento dos deuses: Atena desce aos pés da estátua de Atena; Poseidon encarna em descendentes da família Solo; Hades desperta no corpo do homem mais puro (repetindo o que eu disse acima). Éris é a PRIMEIRA divindade na franquia que usa um "meio" - despertar em humano com o mesmo signo astrológico que ela.

2 - Desenhos novos que não existiam na série.

4 - Aí entra o seu achismo com o que a série pode apresentar. Poseidon não ressuscitou ninguém pois foi manipulado por Kanon.

1 - Éris também é a primeira a estar presa num objeto,é a primeira em tudo, simplesmente porque é a primeira a aparecer. Não seria possível ela não acrescentar algo novo, a questão é acrescentar algo novo E bom.

 

2-E você queria que só tivesse desenhos repetidos? Isso já existiu na história de qualquer desenho? Um filme só com personagens repetidos?

 

 

4-Sim, minha opinião.Essa é a proposta do tópico, não é? Você acha que fica melhor com qualquer deus podendo ressuscitar os humanos?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Éris também é a primeira a estar presa num objeto,é a primeira em tudo, simplesmente porque é a primeira a aparecer. Não seria possível ela não acrescentar algo novo, a questão é acrescentar algo novo E bom.

 

2-E você queria que só tivesse desenhos repetidos? Isso já existiu na história de qualquer desenho? Um filme só com personagens repetidos?

 

 

4-Sim, minha opinião.Essa é a proposta do tópico, não é? Você acha que fica melhor com qualquer deus podendo ressuscitar os humanos?

1- Então seja coerente: se é novo, agrega. Se é bom ou ruim, é subjetivo.

2- A Saga dos Cavaleiros Negros é toda feita com cópias e tem mais tempo de duração do que o filme da Éris, então...

4- Na discussão não cabe o que eu QUERO para a história ou como eu imagino que deveria ser. O roteiro foi escrito assim e ponto. Se eu vou gostar ou não são outros quinhentos. Para mim, não vejo problema em uma divindade ressuscitar mortos; a série já tinha dado indícios de que, mesmo morto, uma alma poderia se manifestar (Aiolos por meio do Traje de Sagitário). Principalmente se for para um inimigo de Atena. Se até a própria deusa foi capaz de 'ressuscitar' os Cavaleiros de Ouro mortos no Inferno, o que impede que Éris o faça?

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- Então seja coerente: se é novo, agrega. Se é bom ou ruim, é subjetivo.

2- A Saga dos Cavaleiros Negros é toda feita com cópias e tem mais tempo de duração do que o filme da Éris, então...

4- Na discussão não cabe o que eu QUERO para a história ou como eu imagino que deveria ser. O roteiro foi escrito assim e ponto. Se eu vou gostar ou não são outros quinhentos. Para mim, não vejo problema em uma divindade ressuscitar mortos; a série já tinha dado indícios de que, mesmo morto, uma alma poderia se manifestar (Aiolos por meio do Traje de Sagitário). Principalmente se for para um inimigo de Atena. Se até a própria deusa foi capaz de 'ressuscitar' os Cavaleiros de Ouro mortos no Inferno, o que impede que Éris o faça?

 

1 -Lol, tá bom, eu deveria ter escrito no meu primeiro post "não agrega nada bom", ja que agregar, por definição, independe de ser bom ou ruim, mas se por acaso (o que eu duvido) você não entendeu o que eu quis dizer no primeiro post, no segundo eu deixei claro que se tratava de algo novo e bom.Simplesmente acrescentar todos os filmes acrescentam. Se o objetivo é esse, listar o que os filmes acrescentam e não a opinião dos usuários, eu sugiro colocar no título algo como "o que ele mostrou de novo ou inédito" e não " veredito".

 

2 Que pena que eu especifiquei filme, mas ela também agregou, ja que as armaduras eram negras e os personagens tinham "negro" acrescentado a sua constelação.

 

4-Sim, no MEU VEREDITO cabe o que eu quero.Novamente sugiro mudar o nome do tópico, ja que parece que o objetivo não é saber a opinião dos outros e sim listar o que tem de novo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Um filme com momentos mornos e outros fantasticos.Eu daria nota 7 (3,5 de 5).

 

Muitos dos clichés da série pro bem ou pro mal,começaram aqui.Além dos já citados temos:

-Shun apanhando so pra ser salvo pelo Ikki.Repetido em todos os filmes (e nos filmes 1-10 de Dbz escritos pelo Koyama,com Piccolo e Vegeta fazendo papel do Ikki).

 

-Shiryu desmaiando perto de uma fonte dágua.Repetido em exaustao nos demais filmes e nos fillers da Toei depois.

 

O que o filme fez de bom e infelizmente nao foi (tao) repetido:

 

-As proteções dos antagonistas são interessantes, as únicas que segue o padrao do manga/anime classico.

 

-As armaduras embora avariadas nao se desmancham como papel.

 

-Junto com Prologo do ceu é o unico que Ikki nao faz só "participaçao especial",pra depois ser derrotado de maneira ridícula (pego na trairagem por Ur,Atlas,Lúcifer e derrotado por Shura).

 

-Passados 33 anos desta produçao Eris nao foi superada como antagonista feminina da franquia.Tanto que a trouxeram de volta em Sho.

 

Artémis nao faz muita coisa no Prologo e nem em ND,Pandora é so capataz de Hades,Medea tentou dar uma de Kanon,Pallas nem vilã era.

 

E a Ker,bem...ela é basicamente a Éris com outro nome.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o primeiro filme e o melhor filme, tanto pra quem é fã assíduo, pra quem é marinheiro de primeira viagem e levando em conta o que veio depois.

Lançou a fórmula, o que não diria nada se os filmes seguintes tivessem feito muito melhor. Mas não é verdade.

Mesmo sendo o 1º filme foi o que mais deu algo inesperado com a aparição do Ikki salvando o Shun porque o Golpe Fantasma não valeu absolutamente nada. Em todos os outros, ou é parte integral da derrota do cara que o Ikki aplica e faz efeito no oponente, ou até mata ele na hora.

O mote dos fantasmas serem antigos cavaleiros mantém o pique da 1ª fase que é Santuário tretando com Santuário e é bacana ver outras constelações.

Aí tem também que é o único filme que o oponente final tem uma luta digna com mais que o Seiya. O Jaga e o Ikki lutam de igual para igual, e aí quando o Seiya veste Sagitário continuam com um embate bem parelho ao contrário dos outros filmes que vestiu Sagitário, já era (principalmente Durval, que toma os meteoros e aí já vai ser flechado).

E também funciona bem pro Seiya hesitar em atirar a flecha, sendo que nos outros filmes mesmo que tenha uma desculpa (Durval) em Abel e Lúcifer por exemplo já fica batido ou besta (o Abel fica lá falando "ahhh, eu sou deuuuuussss", o Seiya SABE, amiguinho. E com Lúcifer se o cara conseguiu atirar a flecha pra atravessar a porra da cabeça da Éris e O FILME DA ÉRIS CONTA PARA LÚCIFER, com certeza ele dava um jeito sem precisar de 12 armadura de ouro).

O momento que todo mundo incentiva o Seiya a levantar também é o melhor dos 4 filmes.

Só a trilha não é a melhor de todos, que é mérito do Durval. Mas de resto, é o melhor filme clássico.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema desta trilha é que foi repetida tão à exaustão nas 12 casas e Asgard que nem associamos com o filme.

 

Tem 2 dos melhores temas da saga,o da Eris e do Stringer Requiem (reaproveitado no Mime e no Orphée),e virou arroz de festa na franquia.

 

Bem lembrado o lance do Jaga,ele até bloqueia o Meteoro do Pegaso do Seiya a velocidade da luz mas é destroçado pelo Cometa de Pégaso.

 

E isso é outra coisa do filme que virou padrão na franquia: o Cometa de Pégaso como único golpe que derrota,ou pelo menos fere, o sub-chefe -Jaga,Atlas,Belzebu e pode-se dizer até o Radamanthys em Hades.

 

O golpe foi criado na luta contra o Misty,e nada ali dizia ser o golpe definitivo do Seiya.O Misty foi derrotado pelo Rooling Crash ,assim como a Shina numa luta filler de Santuario (que levou Cometa na fuça também e levantou).

 

E isso antecedeu em 1 ano o Seiya derrotando o Saga com o Cometa de Pégaso no mangá.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...