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[Episódio Zero] - Capítulo 3


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Pois é, pelo clássico eu sempre entendi que os três traidores sabiam de toda a verdade (Saga matou o mestre, tentou matar Atena e Aiolos) e aceitaram ainda assim permanecer ao seu lado. Ep. Zero até o momento não confirmou essa ideia, mostrando que eles agem de acordo com ordens. Espero que se vier uma continuação, a verdade do clássico seja reafirmada. Combina com a postura de discurso MDM e Afrodite. Só Shura que ficou essa coisa desconjuntada.

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Itia viveu do século XIII até o XVI sem sangue divino conforme mostrado no próprio Lost Canvas.

 

E essa dos trajes do Grande Mestre ocultarem o Cosmo, só valem pra vestimenta nova do Saga, idêntica a do Mestre Arles do anime e não a que o Shion trajava.

 

Deve ser o único caso e deve ter tido algo que o ajudou a viver tanto tempo, não? Com certeza não foi só pela questão de cosmos dourado, essa que era a questão...

 

Ou se ficou em aberto, nunca saberemos o porquê disso.

Editado por NunoEddie
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Pois é, pelo clássico eu sempre entendi que os três traidores sabiam de toda a verdade (Saga matou o mestre, tentou matar Atena e Aiolos) e aceitaram ainda assim permanecer ao seu lado. Ep. Zero até o momento não confirmou essa ideia, mostrando que eles agem de acordo com ordens. Espero que se vier uma continuação, a verdade do clássico seja reafirmada. Combina com a postura de discurso MDM e Afrodite. Só Shura que ficou essa coisa desconjuntada.

Pior que o clássico não deixa claro se eles sabem que ele é Saga ou não, a unica coisa que é afirmada é que eles sabiam que o "Grande mestre era maligno" então sempre ficou meio ambiguo se eles sabiam toda a verdade ou eles achavam que Shion tinha ficado locão de uma hora pra outra.

Mas não se preocupem a segunda leva de Episode Zero esté chegando e responderá todas essas perguntas e provavelmente será uma bosta

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Deve ser o único caso e deve ter tido algo que o ajudou a viver tanto tempo, não? Com certeza não foi só pela questão de cosmos dourado, essa que era a questão...

 

Na verdade, eu acho que a lógica é inversa. Pelo Tokumori, que Shiori deve beber da fonte como do Hipermito e Enciclopédia, os cavaleiros podem sim viver muito tempo se eles simplesmente se cuidarem. Shion ter vivido muito pelo fato de ser muviano é muito mais teoria de fã. Neste raciocínio, Mestre Ancião recebeu o Misopheta Menos para poder lutar mais uma Guerra Santa, não porque era intrínseco para ele sobreviver.

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Na verdade, eu acho que a lógica é inversa. Pelo Tokumori, que Shiori deve beber da fonte como do Hipermito e Enciclopédia, os cavaleiros podem sim viver muito tempo se eles simplesmente se cuidarem. Shion ter vivido muito pelo fato de ser muviano é muito mais teoria de fã. Neste raciocínio, Mestre Ancião recebeu o Misopheta Menos para poder lutar mais uma Guerra Santa, não porque era intrínseco para ele sobreviver.

 

Acho que lembro de no anime do Clássico ser dito que os lemurianos vivem mais que os humanos comuns sim.

 

Quanto ao Misophetamenos, acho que só faz sentido um cavaleiro o receber exatamente para ele continuar vivo e passar os segredos para a geração seguinte. Se qualquer cavaleiro pode viver muito tempo só por se cuidar, esta técnica perde a razão da sua existência como nós a conhecemos.

Editado por NunoEddie
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Quanto ao Misophetamenos, acho que só faz sentido um cavaleiro o receber exatamente para ele continuar vivo e passar os segredos para a geração seguinte. Se qualquer cavaleiro pode viver muito tempo só por se cuidar, esta técnica perde a razão da sua existência como nós a conhecemos.

 

Não acho que perca o sentido, pois acredito que a principal função do Misopheta Menos é fazer o cavaleiro rejuvenescer. Por isso eu disse que foi aplicado para Dohko poder lutar mais uma guerra, não necessariamente para ele viver mais tempo simplesmente. Em tese, Dohko poderia talvez até viver os 240 e pouco anos sem o Misopheta, mas a razão para ele ser aplicado foi para o Libra guiar os jovens no campo de batalha.

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Não não, em The Lost Canvas, Sasha concede o Misopheta Menos ao Dohko para contrabalancear o fato do Sangue de Atena estar elevando absurdamente os batimentos do coração dele, não é exclusivamente pra mantê-lo vivo por séculos. Essa questão de muvianos possuírem ou não longevidade é meio que um mito que se criou pelo fato dos sobreviventes de Guerras Santas serem só descendentes desta espécie ou alguém "normal" sob circunstâncias especiais (como Dohko), mas a própria questão do Itia meio que invalida isso, já que ele não era dessa espécie e nem recebeu o Misopheta Menos.

 

Sem contar que o Misopheta Menos não perde a exclusividade. Essa técnica preserva o corpo jovem do usuário, ou seja, a qualquer momento ele pode se desfazer da casca velha e assumir o aspecto de quando era mais novo, diferentemente de um envelhecimento comum, onde, por mais poderoso que o Cavaleiro seja, ele acaba sucumbindo às intempéries do tempo - Como foi mostrado com Shion e com o próprio Itia, por exemplo.

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Por aquilo que me lembro do Clássico e do que revi de LC, o Misopehtamenos permitiu que o coração Dohko batesse bem menos do que é suposto num humano normal, sendo que até Athena só lhe entrega isto no final. Não parece que tenha sido para acalmar o seu coração acelerado a esta altura do campeonato.

 

E se qualquer cavaleiro pudesse viver assim tanto tempo, com certeza haveria mais situações de cavaleiros antigos ou mesmo de cavaleiros de gerações intermediárias. Fica demasiado estranho uma geração de dourados ser sempre relativamente jovem.

 

Não me lembro do caso específico de Itia ter vivido tanto tempo, mas ele parece ser a única exceção ao que se conhece do que é possível em SS.

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Por aquilo que me lembro do Clássico e do que revi de LC, o Misopehtamenos permitiu que o coração Dohko batesse bem menos do que é suposto num humano normal, sendo que até Athena só lhe entrega isto no final. Não parece que tenha sido para acalmar o seu coração acelerado a esta altura do campeonato.

Mas Atena só lhe entrega no final porque a oportunidade que teve foi somente aquela, né? Nos encontros anteriores, ela estava com os poderes divinos selados no Templo da Terra e na batalha final contra Hades, que foi quando ela o fez, assim que Hades foi exorcizado do corpo de Alone.

 

E se qualquer cavaleiro pudesse viver assim tanto tempo, com certeza haveria mais situações de cavaleiros antigos ou mesmo de cavaleiros de gerações intermediárias. Fica demasiado estranho uma geração de dourados ser sempre relativamente jovem.

Talvez não houve porque, simplesmente, morreram em batalha. A vida de um Cavaleiro é bastante instável e são poucos os que sobrevivem, em geral. Em The Lost Canvas mesmo vemos as gerações intermediárias falecendo por n circunstâncias diferentes - Ilias por tuberculose, Zaphiri por suicídio, Lugonis no ritual do Elo Carmesim e por ai vai.

 

Não me lembro do caso específico de Itia ter vivido tanto tempo, mas ele parece ser a única exceção ao que se conhece do que é possível em SS.

E essa exceção é justamente aquela que expande as razões pela qual um Cavaleiro pode sobreviver por gerações e dá credibilidade ao informado no Tokumori, já que é o único material que reforça o argumento usado por ela nessa questão.

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Mas Atena só lhe entrega no final porque a oportunidade que teve foi somente aquela, né? Nos encontros anteriores, ela estava com os poderes divinos selados no Templo da Terra e na batalha final contra Hades, que foi quando ela o fez, assim que Hades foi exorcizado do corpo de Alone.

 

Talvez não houve porque, simplesmente, morreram em batalha. A vida de um Cavaleiro é bastante instável e são poucos os que sobrevivem, em geral. Em The Lost Canvas mesmo vemos as gerações intermediárias falecendo por n circunstâncias diferentes - Ilias por tuberculose, Zaphiri por suicídio, Lugonis no ritual do Elo Carmesim e por ai vai.

 

E essa exceção é justamente aquela que expande as razões pela qual um Cavaleiro pode sobreviver por gerações e dá credibilidade ao informado no Tokumori, já que é o único material que reforça o argumento usado por ela nessa questão.

 

Continuo a achar muito estranho que o Misophetamenos seja só para se manter jovem, não é que um cavaleiro ligado a Athena só sirva para lutar e não possa transmitir segredos ou informações cruciais para vencer uma guerra ou mesmo tomar conta de algo como Dohko ficou a fazer com a Torre. Até porque nas palavras de Dohko, o Misophetamenos faz com que o coração bate menos, daí conseguir também viver mais.

 

Claro que existem n razões para cavaleiros morrerem, mas se realmente um cavaleiro pode viver assim tanto tempo, acho muito difícil de acreditar que não haveria mais casos de sobreviventes e cavaleiros que estivessem por aí há algum tempo, e pelo que se vê é raríssimo.

Editado por NunoEddie
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  • 7 meses depois...

Eu também tive a impressão de que Shura tentou salvar Aiolos e Atena, ainda mais depois do que aconteceu no capítulo dois, onde Shura aparentemente percebeu que seu companheiro estava do lado da justiça, dado que Atena e Niké estavam o protegendo. Aiolos ainda explica para Shura que em breve uma Guerra Santa iria se iniciar, então seria muita loucura atentar contra a vida de Atena naquele momento.

 

Percebam que na cena da ponte o único que não ataca Aiolos diretamente é Shura. E derrubar a ponte uniu o útil ao agradável, pois livrou Aiolos e Atena de Afrodite e Máscara da Morte sem parecer que estava os auxiliando na fuga. No final Shura ainda impede os dourados de procurarem pelos dois para permitir que ambos escapem sem perseguidores.

 

Este comportamento não bate com o que vimos na saga das 12 casas, mas é do Kurumada que estamos falando. De todo modo, acho que as críticas feitas ao Shura neste tópico são injustas.

Editado por Lucas Augusto da Silva
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  • 4 anos depois...

Olá. Vi por acaso a cena desse capítulo, dei uma relida nele, dei uma pesquisada, e creio que o Shura tinha intenção de salvar o Aioros e isso fica claro num diálogo.

 

Antes de cortar as cordas da ponte, o Shura diz pretender dar a ele a "Compaixão de um Samurai". Fui pesquisar no Bushido, e esse é basicamente o princípio da compaixão:

 

"Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver".

 

Outro:

 

"A samurai must seek opportunities to use his power for the greater good, understanding the pain of others and desiring to help in any way that he can. True compassion is understanding, so we must not only understand our own place, but also the desires and wishes of others and how our actions affect those people".

 

Acho que essa foi a pista que o Kurumada deixou pra indicar a intenção de ajudar o Aioros a fugir, depois de ver Atena ajudar o mesmo a fugir do próprio Shura no capítulo anterior, e o mesmo poupar sua vida.

Editado por Hugo Estranho
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18 horas atrás, Hugo Estranho disse:

Olá. Vi por acaso a cena desse capítulo, dei uma relida nele, dei uma pesquisada, e creio que o Shura tinha intenção de salvar o Aioros e isso fica claro num diálogo.

 

Antes de cortar as cordas da ponte, o Shura diz pretender dar a ele a "Compaixão de um Samurai". Fui pesquisar no Bushido, e esse é basicamente o princípio da compaixão:

 

"Amor, amizade, solidariedade e nobreza de sentimentos são considerados como os maiores atributos da alma. Ajude seus colegas em todas as oportunidades que houver".

 

Outro:

 

"A samurai must seek opportunities to use his power for the greater good, understanding the pain of others and desiring to help in any way that he can. True compassion is understanding, so we must not only understand our own place, but also the desires and wishes of others and how our actions affect those people".

 

Acho que essa foi a pista que o Kurumada deixou pra indicar a intenção de ajudar o Aioros a fugir, depois de ver Atena ajudar o mesmo a fugir do próprio Shura no capítulo anterior, e o mesmo poupar sua vida.

Será? Porquê nem todas as noções de compaixão são as mesmas né. Então sei lá se na visão de um samurai matar um amigo que está caindo para o "lado do mal" não seria um ato de amizade, nobreza, e tudo mais. Ele até diz quando lutavam no capítulo anterior que ajudaria Aioros a se matar para não manchar o nome de sagitário. Dito isso eu considero essa possibilidade e acho bem curioso Shura insistir para não ir atrás deles ao partir a ponte. Inclusive quero ver se a FE vai mudar algo em relação aos 3 traidores, afinal pelos diálogos do EZ Shura, Afrodite e MdM não sabiam de nada sobre Saga e algumas passagens do clássico ficam estranhas com essa informação.

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Pessoal chora o Saga ser destruído pelos retcons recentes,o que acho uma besteira.

 

Se a introduçao da Ker "acabou com sua motivaçao propria" tendo as palavras do Kanon como fonte da ambição dele já tem desde 88,é o que?

 

Shun e Odysseus não criaram dupla personalidade mesmo dominados por entidades bem superiores.Ambiçao interior dele fez o Lemur despertar e considerar a si mesmo Saga.

 

Agora o Shura é um caso real de assassinato de personagem. O Kurumada basicamente mesclou a interpretação do anime com o que ele deu pro Izou pro Shura do episódio zero.

 

O Shura das 12 casas estava longe de ser um guerreiro honrado, era tão hipócrita quanto Afrodite e Máscara da Morte.Pode se argumentar que a transformação dele já começou em Hades, mas não combina com o que veio antes.

 

Aliás acho que o Kurumada planejava o mesmo com o Shaka (já até comentei isso uma vez).

 

Shaka pré retorno no final do arco das 12 casas tinha a mesma filosofia do Afrodite,e era bem cruel e debochado com os inimigos (pegando um pouco do Deathmask).Ainda explicaria porque estava de tocaia para enfrentar o Aiolia e porque não fez nada após ele receber o sata Imperial.

 

O retcon do Shura me parece caso semelhante do Shaka,com o próprio autor passando pano pro personagem que se tornou um favorito (do público e quem sabe dele?)

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52 minutos atrás, Ares Saga disse:

Pessoal chora o Saga ser destruído pelos retcons recentes,o que acho uma besteira.

 

Se a introduçao da Ker "acabou com sua motivaçao propria" tendo as palavras do Kanon como fonte da ambição dele já tem desde 88,é o que?

 

Shun e Odysseus não criaram dupla personalidade mesmo dominados por entidades bem superiores.Ambiçao interior dele fez o Lemur despertar e considerar a si mesmo Saga.

 

Agora o Shura é um caso real de assassinato de personagem. O Kurumada basicamente mesclou a interpretação do anime com o que ele deu pro Izou pro Shura do episódio zero.

 

O Shura das 12 casas estava longe de ser um guerreiro honrado, era tão hipócrita quanto Afrodite e Máscara da Morte.Pode se argumentar que a transformação dele já começou em Hades, mas não combina com o que veio antes.

 

Aliás acho que o Kurumada planejava o mesmo com o Shaka (já até comentei isso uma vez).

 

Shaka pré retorno no final do arco das 12 casas tinha a mesma filosofia do Afrodite,e era bem cruel e debochado com os inimigos (pegando um pouco do Deathmask).Ainda explicaria porque estava de tocaia para enfrentar o Aiolia e porque não fez nada após ele receber o sata Imperial.

 

O retcon do Shura me parece caso semelhante do Shaka,com o próprio autor passando pano pro personagem que se tornou um favorito (do público e quem sabe dele?)

O Shura tem um negócio curioso, no clássico ele fala pro Shiryu que não imaginava que ainda existiam pessoas honradas como ele, ele acreditava que todos só trabalhavam em prol de seus interesses, e isso casa bem demais com o que aconteceu no EZ onde ele acha que Aioros se vendeu pra Hades. Só que não faz sentido ele saber a verdade sobre o mestre como Afrodite disse e manter essa visão sobre Aioros, nesse ponto o mangá clássico sempre fez mais sentido do que o animê com um Shura traidor. Resta esperar pra ver se na FE os diálogos vão mudar.

 

Sobre Saga eu entendo o que dizem sobre ele ter "perdido o encanto" das duas personalidades e tal, mas sempre ficou uma pulga atrás da orelha aquele espírito que sai dele com a luz do escudo, muitos faziam teorias na época e terminou só sendo explicado agora. Não acho que Kurumada já tinha a Kher pronta naquele tempo, mas vendo o que ele dizia em algumas entrevistas  fica claro que a cena não era só "ilustrativa" como alguns falavam.

 

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Desde os anos 90 eu sempre entendi, acreditei e tive pra mim que o Saga tinha sido possuído.

A única coisa que eu me enganei é que eu achava que tinha sido pelo Ares, não por um demônio / espírito maligno.................................................

Aí na saga do Céu eu sempre imaginei que, quando os Bronze Boys se encontrassem e enfrentassem o Ares (no corpo físico dele) ele revelaria pra eles que foi ele quem tinha possuído o Saga e que foi ele o responsável pela guerra civil entre os Cavaleiros de Atena.

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