Ir para conteúdo

Contradições das outras obras com o mangá clássico


Posts Recomendados

Não acho necessáriamente uma contradição. O Okada tentou explicar uma falha de roteiro na fuga de Aiolos,aquilo sim é uma contradição.
Se Shura visse Aiolos com o bebê,saberia que era a Athena.
O Anime ainda deu uma demência temporária ao Shura,pelo fato dele não perceber. Mas o Okada tentou atribuir isso ao sata imperial.

Editado por luciano amaral
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 125
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Canon   Saint Seiya (mangá): Canon. Escala A   Next Dimension: Canon. Sequência direta e "legítima" da Saga de Hades no mangá. Ainda assim, por desleixos do Kurumada, entra em algumas contradições com

Comentando um pouco:   -Episódio G: já foi aberta a possibilidade dos eventos de EG terem se passado no Mundo Perdido, um universo paralelo, levando assim a resolução desse conflito de níveis de poder

Eu sei que o intuito do tópico não é esse, mas até que ponto vocês realmente acham RELEVANTE a todo debate afirmar que algo é canônico ou não?   Porque o que eu mais vejo de uns tempos pra cá são pess

Nesse caso, como o golpe Satã Imperial foi imperfeito, Shura conseguiu se livrar do domínio - inclusive, toda a interpretação do Okada desse golpe é genial. Shura permaneceu obediente pois a força ainda era a Justiça para ele, então até então a afirmação era coerente com sua versão original.

 

Até onde o EpG aborda, Aphrodite é obediente ao Saga, mas não sabia da sua identidade. Apenas o Deathmask e o Shura o tinham visto. O único aliado declarado do Saga era Cancer.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos assim que é feito com Star Wars, Feanor. Graudes de canonicidade. O mais alto sendo GL, ou seja, o que o autor George Lucas tenha feito/mostrado diretamente. Gostei.

 

Fiz umas pequenas alterações. E delimitei uma linha onde é 90~100% canon, e onde seria 40% ou menos canon.

 

Mas, então. Em Star Wars é uma coisa bem complexa também. Porque, embora os episódios VII, VIII e IX não serão feitos pelo George Lucas, tem tanta validade quanto os filmes anteriores. Acho que tem a saga clássica, dos filmes que contam a saga dos skywalkers, que seria Top Canon. E tem uns livros mais recentes que eles estão considerando canon só para vender... Mas no futuro provavelmente serão rebaixados para o non-canon.

Editado por Fëanor
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que o intuito do tópico não é esse, mas até que ponto vocês realmente acham RELEVANTE a todo debate afirmar que algo é canônico ou não?

 

Porque o que eu mais vejo de uns tempos pra cá são pessoas debatendo compulsivamente algumas coisas e usando-se do argumento de CANÔNICO OU NÃO pra desmerecer argumentos de outras mídias. Claro que, se o mangá clássico e agora, Next Dimension, desmentirem completamente eventos que foram mostrados de outra forma em spin-offs, ambas as obras do Kurumada terão muito mais peso e serão consideradas como as versões reais de determinado ocorrido. Mas se nada foi dito, porque ignorar os derivados? Puxando o debate anterior do tópico sobre Orphée ser o único Cavaleiro de Prata com poder equivalente a de um dourado, porque não expandir o debate para outras mídias também? Isso só amplifica os debates. A ideia de limitá-los afirmando que "isso vale" e "isso não" ou "isso é oficial" e "os outros são fanfics" só atrapalha o desenvolvimento do tópico e de muitas conversas que poderiam tomar rumos muito mais amplos e acabam ficando extremamente retraídos em função disso.

 

Não estou querendo mudar o jeito de ninguém debater ou não, só estou falando isso porque muita das vezes sinto vontade de entrar num debate mas ai se uso argumento de alguma obra derivada vem um e diz "não, mas isso não é canônico, não deve ser considerado/levado em conta", sendo que as vezes nada no próprio canônico desminta a tese de outro autor, tornando o argumento válido até segunda instância.

 

Enfim, façam como quiserem, mas acho maior bobeira delimitar até onde um debate pode ou não pode ir por conta de ser canônico ou não. Mais atrapalha do que ajuda em determinados casos.

 

Shura se opôs a Saga e foi dominado pelo Satã Imperial. Depois, parece ter se livrado e esquecido completamente de tudo. Mas Shura sabia da verdade no mangá clássico.

Não lembro exatamente o diálogo, mas me recordo de que Saga diz que o senso de justiça do Shura foi deturpado depois que o Satã Imperial foi desfeito. Talvez ali ele tenha adotado a filosofia da força ser equivalente a justiça e seguido o Geminiano por livre e espontânea vontade.

  • Like 3
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso, como o golpe Satã Imperial foi imperfeito, Shura conseguiu se livrar do domínio - inclusive, toda a interpretação do Okada desse golpe é genial. Shura permaneceu obediente pois a força ainda era a Justiça para ele, então até então a afirmação era coerente com sua versão original.

 

Até onde o EpG aborda, Aphrodite é obediente ao Saga, mas não sabia da sua identidade. Apenas o Deathmask e o Shura o tinham visto. O único aliado declarado do Saga era Cancer.

 

Sobre Afrodite, é que pelo diálogo entre ele e Máscara da Morte, dá a entender que Afrodite estar a par dos fatos e simplesmente não se importa. De toda forma, não contradiz o mangá clássico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que o intuito do tópico não é esse, mas até que ponto vocês realmente acham RELEVANTE a todo debate afirmar que algo é canônico ou não?

 

Bem, se o debate for sobre algum elemento da Obra Canônica, é extremamente relevante ter bem estabelecido o que é canônico e o que não é, né? E quase toda discussão que me interessa sobre SS são assuntos exclusivamente canônicos... Níveis de poder, prospecções do que pode vir a acontecer no Next Dimension... Quer dizer; não dá pra vir supondo que o Siegfried ou o Mestre Cristal vão fazer uma aparição no Next Dimension, né? Já o Verdadeiro Dragão-Marinho é uma aparição bem esperada.

 

Quando não é relevante delimitar o que é canon e o que não é, é só se for algo do tipo: "Qual o cavaleiro mais legal... Que memórias mais marcantes você tem de Saint Seiya", ou essas coisas que pelo menos a mim não interessam muito.

 

 

Além disso, é importante saber o que é canon até pra ver o que você vai ler ou não, né? Quer dizer... Se Soul of Gold fosse canon, eu teria assistido, mesmo sabendo que era essa bosta toda. Como não é, vou fazer coisas melhores com o meu tempo, como jogar video-game, assistir filmes e etc. Mas se for bom como Lost Canvas ou Episode G, vale a pena. "Não é canon, mas é bem legal. Vale a pena ler"...

Editado por Fëanor
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que o intuito do tópico não é esse, mas até que ponto vocês realmente acham RELEVANTE a todo debate afirmar que algo é canônico ou não?

 

Porque o que eu mais vejo de uns tempos pra cá são pessoas debatendo compulsivamente algumas coisas e usando-se do argumento de CANÔNICO OU NÃO pra desmerecer argumentos de outras mídias. Claro que, se o mangá clássico e agora, Next Dimension, desmentirem completamente eventos que foram mostrados de outra forma em spin-offs, ambas as obras do Kurumada terão muito mais peso e serão consideradas como as versões reais de determinado ocorrido. Mas se nada foi dito, porque ignorar os derivados? Puxando o debate anterior do tópico sobre Orphée ser o único Cavaleiro de Prata com poder equivalente a de um dourado, porque não expandir o debate para outras mídias também? Isso só amplifica os debates. A ideia de limitá-los afirmando que "isso vale" e "isso não" ou "isso é oficial" e "os outros são fanfics" só atrapalha o desenvolvimento do tópico e de muitas conversas que poderiam tomar rumos muito mais amplos e acabam ficando extremamente retraídos em função disso.

 

Não estou querendo mudar o jeito de ninguém debater ou não, só estou falando isso porque muita das vezes sinto vontade de entrar num debate mas ai se uso argumento de alguma obra derivada vem um e diz "não, mas isso não é canônico, não deve ser considerado/levado em conta", sendo que as vezes nada no próprio canônico desminta a tese de outro autor, tornando o argumento válido até segunda instância.

 

Enfim, façam como quiserem, mas acho maior bobeira delimitar até onde um debate pode ou não pode ir por conta de ser canônico ou não. Mais atrapalha do que ajuda em determinados casos.

 

 

Concordo com você.

 

Se a própria página oficial da franquia se deu ao trabalho de colocar todos as produções juntas numa linha cronológica, quem são os fãs para desmerecer algo que está expressamente definido pela equipe de criação?

 

Não lembro exatamente o diálogo, mas me recordo de que Saga diz que o senso de justiça do Shura foi deturpado depois que o Satã Imperial foi desfeito. Talvez ali ele tenha adotado a filosofia da força ser equivalente a justiça e seguido o Geminiano por livre e espontânea vontade.

Shura já tinha essa visão de justiça como mostrado na União Dourada, antes da primeira luta do Aiolia com o Hyperion. Editado por Wandir Wanderley
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quer dizer; não dá pra vir supondo que o Siegfried ou o Mestre Cristal vão fazer uma aparição no Next Dimension, né? Já o Verdadeiro Dragão-Marinho é uma aparição bem esperada.

 

 

Na verdade, é mais para questões que não são claras por Kurumada mas os spin-offs trazem uma resposta. Como por exemplo, existe uma geração de cavaleiros quando não há guerra santa? Shiori diz que sim. Como Marin sabia exatamente sobre Saori e Atena para deixar aquela mensagem na praia? Kuori explica. Ou então, a já manjada que deu um diálogo bem "circular" em outro tópico: "como foi o desenrolar entre Shura e Aiolos?" Aqui, Okada também propõe uma resposta.

 

Focar só no clássico limita bastante, pois Kurumada é bastante limitado em informações.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei Ep.G muito mais próximo do anime clássico do que do mangá por assim dizer. Temos um Afrodite com personalidade muito mais próxima ao que foi estabelecido pela Toei do que pelas mãos do Kurumada, assim como o traje do Mestre Arles ganha uma mitologia própria pelas mãos do Okada, elemento que no anime jamais tinha sequer necessitado de explicação. De cabeça puxei essas duas situações que aproximariam mais o mangá do Okada com o anime do que com o estabelecido pelo Masami.

 

Por outro lado, eu nunca liguei pra isso de canônico ou não. Depois que Kurumada explicitamente diz que não liga pra incoerências entre spin-offs e os seus mangás, contanto que as pessoas sintam prazer em ler as obras derivadas, isso se torna ainda menos importante. Em qualquer aspecto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

-Episode G Assassin: olha, também achava viagem alguns pontos, mas depois de Next Dimension trazer de um cavaleiro invisível, leões mágicos com saliva de propriedades curativas, um cavaleiro centauro e cobras falantes, não acho que EG Assassin se afaste tanto assim da história (a não ser que consideremos apenas o clássico, sem contar o ND). No mais, uma correção: não são os cavaleiros de bronze que vem do futuro, são os de ouro que vem do passado.

 

-Saintia Shô: não concordo. Os principais eventos das Saintia junto com Atena ocorrem em época pré-Guerra Galáctica e durante ela, depois disso ocorrem entre o Santuário e Poseidon, onde os bronzeados passaram um mês em coma. Mas ainda assim, eles conhecem as Saintias em alguns poucos momentos, apesar de não ter ciência de toda a batalha que elas enfrentam. Acho que autora está fazendo um trabalho muito bom ao encaixar os eventos de forma que conflitem o mínimo possível com o clássico. No mais, as Santias são uma classe que supostamente devia ser secreta ao resto do Santuário, sendo de conhecimento apenas de Atena e do GM, então não seria estranho os outros cavaleiros não saberem delas, afinal, mesmo no clássico, nem todos os cavaleiros de ouro se conheciam.

 

Ep. G-A: De qualquer forma, o Episode G Assassin é acessório do Episode G padrão. Então, primeiro que ele depende de uma chancela do Episode G normal para ser canon. E, segundo, que ele mergulha mais fundo na pirotecnia do que qualquer outra obra de SS. Esse futuro do Shun de Virgem, Hyoga barman e tal precisa se confirmar também. Sei lá... Quem sabe essa chancela não venha com essa coisa do ND de Shun ser o sucessor de Shaka, Ikki ser o sucessor de Aiolia e etc? Pode ser... Aí, quando isso acontecer, vou até animar de continuar lendo. Porque no início já matou o meu interesse... E olha que eu adoro a saga dos Titãs no Episode G...

 

Saintia Sho: Ainda continuo achando bem incoerente. Essas Saintias teriam tido relevância no mangá clássico. O surgimento da Deusa Éris também não é brincadeira, para não ter tido relevância na Série Clássica. E o fato é até muito mais grave do que o caso dos Titãs, porque isso ocorre simultaneamente à história do mangá clássico. Além do mais, entre as Sagas do Santuário e de Poseidon foram muito poucos dias! Realmente vejo como um spin-off, que pode ter o seu valor, mas que realmente não se encaixa na trama, se você pensá-la de uma forma amarrada como o canon exige.

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Canon

 

Saint Seiya (mangá): Canon. Escala A

 

Next Dimension: Canon. Sequência direta e "legítima" da Saga de Hades no mangá. Ainda assim, por desleixos do Kurumada, entra em algumas contradições com o mangá clássico. Por exemplo, a cor do cabelo da Shina, colocado em verde (anime), que na verdade, pelo canon, é preto. A cor dos Cavaleiros de Ouro de 1990 foi colocada de forma equivocada na versão da revista shonen champion, porém corrigida na versão do compilado. A armadura do Seiya no flashback da Saori, quando ele a salva do Jamian de Corvo, está em uma versão diferente do que a que estava no mangá clássico... Mas foi um desleixo do Kurumada. Em casos como esses, quando entrar em choque com o clássico, o mangá original tem mais força. No resto, é 100% canon. Escala B

 

Enciclopédia: Não contradiz o mangá clássico, mas se arrisca em previsões futuras. Onde contradisser o Next Dimension futuramente, não será válido. Entretanto, onde não for contradito, é válido. Escala C

 

Hipermito: Traz informações oficiais com efeitos na história, como no caso da primeira Guerra Santa contra Poseidon, a guerra contra os Gigas e etc... Entretanto, se contradiz em alguns pontos, que são incompatíveis com a história contada no mangá original pós Saga de Poseidon, como quanto ele chama Zeus e os outros deuses de humanos que ascenderam à essência divina. Essa visão parece ter sido abandonada no finalzinho da Saga de Poseidon e durante toda a saga de Hades. Entretanto, onde não contradisser o mangá clássico, o Next Dimension ou a Enciclopédia, é canon. Escala C

___________________________________________________________

 

Non-Canon

 

Lost Canvas: É dito como um "outro ponto de vista da mesma história do Next Dimension". Bem confuso e enigmático, mas por enquanto está sendo tratado como non-canon. Ainda assim, caso surja alguma menção no Next Dimension de que aquela realidade do passado seria em uma dimensão paralela ou coisa do tipo, automaticamente Lost Canvas passa a ser canon. Não possui contradições contra o mangá clássico. Escala D

 

Episode G: O nível de poder dos Santos de Ouro, em especial no que diz respeito ao Aiolia, parece um pouco incompatível com o que foi apresentado na série clássica. Além disso, essa aparição dos Titãs há tão pouco tempo, torna um pouco estranho o fato de um evento de tal magnitude não ter sido mencionado no mangá clássico. Certamente seriam coisas que teriam impacto direto em todo o Santuário, e principalmente sobre Seiya, que já era um aprendiz. Ainda assim, isso poderia se passar por um erro leve de roteiro... Mas falta a chancela do mangá clássico ou qualquer menção para poder ser considerado canon. Escala D

 

Lost Canvas Gaiden: Várias coisas absurdas ocorrem que são incompatíveis com toda a cosmologia de SS, contradizendo o Hipermito (em especial no que diz respeito à máscara de Jango e aos Cavaleiros Negros). Non-Canon. Escala E

 

Episode G Assassin: Guerreiros da casta de Lancelot, mundos da fantasia com corujinhas falantes, e Santos de Bronze vindos do futuro tornam essa história quase que completamente incompatível com o mangá clássico. Escala E

 

Tenkai-Hen: Já margeou uma zona cinza, quando não sabíamos se era a sequência da Saga de Hades no mangá, no anime ou se era simplesmente um filme extra non-canon. Graças aos deuses, o Next Dimension jogou o Tenkai-Hen para a área definitiva do "non-canon". Escala E

 

Saintia Shô: Não é possível os eventos em Saintia Sho terem ocorrido durante a Saga do Santuário/Poseidon. É impossível. No mangá vimos praticamente todos os eventos ocorrendo dia após dia, e não tinha como aquelas Saintias estarem se encontrando com Athena sem os Santos de Bronze terem ciência. Realmente é inteiramente incompatível com o mangá clássico. Escala E

 

Anime: Altera em muito os acontecimentos do mangá original. Escala F

 

Omega: Totalmente zureta, incompatível com o mangá clássico / Next Dimension. Talvez tenha alguma validade para quem queira considerá-lo continuidade do anime, desconsiderando o Next Dimension. Escala F

 

Filmes: É um suporte ao anime, e nem ao anime consegue ser coerente. Escala G

 

Soul of Gold: Incompatível até ao anime, se valendo do preceito que saga de Asgard existiu. Escala G

 

Muito bom a explicação, parabéns.

 

Já que citou Soul of Gold, poderia complementar falando de Asgard.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Muito bom a explicação, parabéns.

 

Já que citou Soul of Gold, poderia complementar falando de Asgard.

 

Asgard deve estar incluso na parte do "anime" - junto com os cavaleiros de aço, etc.

 

Ômega encaixa certinho como continuação do anime. Alma de Ouro é um desastre no entanto, em especial por conta daquela parte do Aldebaran. No entanto, seria para se encaixar também no "Anime-verse".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Asgard deve estar incluso na parte do "anime" - junto com os cavaleiros de aço, etc.

 

Ômega encaixa certinho como continuação do anime. Alma de Ouro é um desastre no entanto, em especial por conta daquela parte do Aldebaran. No entanto, seria para se encaixar também no "Anime-verse".

 

Qual parte do Aldebaran? A que Athena chora na armadura?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As únicas animações que eu alocaria como parte da cronologia é Omega e o filme Prólogo do Céu - esse último nem considero mais original, tendo em vista que NEXT DIMENSION se apropriou da proposta de ser uma "abertura" para a Saga do Céu. Omega, por outro lado, sempre foi declarado como um anime original, sem ser baseado no mangá, portanto é um spin-off que narra uma passagem ainda desconhecida do futuro da série (porém, se levarmos em consideração que Assassin é o futuro da franquia, então este já anularia essa animação como futuro). De resto, todas as animações, para mim, são adaptações do material em quadrinhos, que seria a verdadeira fonte para a cronologia do mito galáctico.

Eu sempre achei Ep.G muito mais próximo do anime clássico do que do mangá por assim dizer. Temos um Afrodite com personalidade muito mais próxima ao que foi estabelecido pela Toei do que pelas mãos do Kurumada, assim como o traje do Mestre Arles ganha uma mitologia própria pelas mãos do Okada, elemento que no anime jamais tinha sequer necessitado de explicação. De cabeça puxei essas duas situações que aproximariam mais o mangá do Okada com o anime do que com o estabelecido pelo Masami.

Por outro lado, eu nunca liguei pra isso de canônico ou não. Depois que Kurumada explicitamente diz que não liga pra incoerências entre spin-offs e os seus mangás, contanto que as pessoas sintam prazer em ler as obras derivadas, isso se torna ainda menos importante. Em qualquer aspecto.


Realmente, quando foi proposto o "Projeto G" - reedição do mangá original - muita coisa do anime seria agregado ao universo dos quadrinhos (por isso o Aphrodite mais narcisista, o manto do Patriarca, etc). Isso reforça, por exemplo, o uso dos Trajes Divinos no Mundo Perdido, dito pelo Okada ser uma definição já estabelecida para a produção muito antes do lançamento do anime Soul of Gold.

 

O importante é que hoje tem spoiler de ND e capítulo de EpG.A

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo menos por enquanto, PdC pra mim ainda é o início da saga do Céu do anime Clássico, enquanto ND é o início da saga do Céu do mangá Clássico..........

Isso me desperta um outro questionamento.

 

Saintia Shô, até então fiel aos acontecimentos do clássico, se enquadra dentro da cronologia do mangá original. Porém, será animado. Next Dimension, vindouramente, também poderá vir a ser animado. Vamos trabalhar também com um cenário atípico onde Assassin também seja animado.

 

Essas obras se encaixariam no canone do anime original? Ou criariam um canone completamente diferente, mais voltado à fidelidade do mangá? Mas aí teríamos dois universos em anime, um de 198x e outro mais moderno? Como que fica esse impasse?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...