Ir para conteúdo

Poderes Mentais dos Cavaleiros de Ouro


Visitante Darkangel

Posts Recomendados

Visitante Darkangel

Bom, um pequeno momento no tópico de Next Dimension me deu a ideia de criar este tópico.

 

O objetivo dele é explicar o que seriam poderes psiônicos, ou poderes mentais, e quais seriam tais habilidades que compõe o grupo do psionismo dentro da obra.

Como são vários exemplos mesmo, se isso não os convencer é só pararem pra tentar relembrar, eu me foquei no grupo dos cavaleiros de ouro do presente.

Os do passado exigiria que eu rele-se Next Dimension, o que exigira² muito mais atenção e daria ainda mais trabalho, como estou sujeito a erros se alguém se lembrar de algo que eu tenha esquecido, ou quiser incluir o dos dourados do Next Dimension(haveria a necessidade, então, de serem todos os dourados de ND pra que o tópico não fique incompleto), eu agradeceria.

 

O tópico também é aberto a debates para outras interpretações caso haja discordância, podendo ou não ter alguma habilidade sendo excluída ou alterada de sua classificação.

 

Obs 1: por lógica, aquele que transmite um sinal telepático possui mais habilidades em telepatia do que um que apenas recebe, então eu não computei receptores como possuindo a habilidade da telepatia se ele não apresentou em nenhum momento a capacidade de conversar com o transmissor sem a necessidade de um transmissor já ter iniciado a conversa.

Obs 2: por essência, o Satã Imperial é um golpe físico, ainda que vise a mente do alvo. Portanto, por ele não partir de um ataque originário da mente, ele não está sendo computado aqui. Passível de debate caso haja a necessidade.

Obs 3: eu não inclui o Aiolos na lista pois, além de não termos muito material a seu respeito, não me faz muito sentido considerar como poder psionico as aparições da armadura de sagitario em certas situações de combate. Se acharem que deveria ser posto, colocamos.

Obs 4: Shion e Kanon incluídos. Como Shion de Next Dimension já apresentou uma dessas habilidades no século 18, e por também estar no século XX, ela será incluída.

 

 

Bom, explicação prévia:

 

Psionismo é o estudo ou a prática do uso da mente para produzir acontecimentos paranormais. A telepatia, telecinesia, controle da mente e o poder ilusório são algumas das várias habilidades que vários personagens apresentam em obras fictícias que vemos por aí. A empatia também é considerada uma habilidade psiônica. Não é uma ciência exata, pelo contrário, e por isso há relatos de que algumas dessas habilidades não se restringem a ficção, como a telepatia e o controle da mente(por exemplo, no espiritismo). E claro, a empatia.

 

Dentro do universo de Saint Seiya várias dessas habilidades foram apresentadas em diferentes personagens, portanto em várias patentes, não é algo restrito aos cavaleiros de ouro como bem sabemos. Destaco aqui, por exemplo, a habilidade de Marin de confundir os cavaleiros de prata, aplicando uma ilusão, ao assassinar Seiya, por exemplo. Asterion, que tem o poder de ler mentes, é outro caso interessante.

 

Nos focando aos cavaleiros de ouro, essas foram as habilidades apresentadas por eles. Todos eles detém poderes psionicos, mas cada um em sua esfera e nível de excelência.

 

-Shion

 

 

Telecinesia(quebrando o muro de cristal de Mu e paralisando-o momentos depois):

 

 

 

 

 

e telepatia(falando com Shijima em Next Dimension):

 

 

 

 

 

 

 

-Mu

Telepatia(falando com os demais cavaleiros no final da saga santuario):

 

 

 

 

 

telecinesia(utilizou para remover Shaka e Ikki de uma dimensão):

 

 

 

 

 

poder ilusório(usado contra os cavaleiros de prata, fazendo-os pensar que haviam matado os cavaleiros de bronze quando na verdade eram os cavaleiros negros):

 

 

 

 

 

e teletransporte(movendo as armaduras de bronze do Monte Fuji e escapando da Excalibur na saga de Hades):

 

 

 

 

 

 

-Aldebaran

 

 

Poder ilusório(usado contra Sorento no início da saga Poseidon):

 

 

 

 

 

telecinesia(usou-a para paralisar Sorento no início da saga de Poseidon):

 

 

 

 

 

e telepatia(usou para conversar com Mu e os demais no desfecho das 12 casas):

 

 

 

 

 

 

 

-Saga

 

 

Telepatia(conversando com Shura e Camus na saga de Hades após a perda de sentidos para Shaka):

 

 

 

 

telecinesia(invocando sua armadura de ouro no salão do GM contra Seiya durante as 12 casas):

 

 

 

 

 

e poder ilusório(usado para criar um labirinto na casa de gemeos):

 

 

 

 

 

 

-Kanon

 

 

Poder ilusório(usado para criar um labirinto na casa de gemeos e para enganar Lune, ambos durante a saga de hades):

 

 

 

 

 

e telecinesia(usou para mandar a armadura de gemeos para Saga que se localizava em frente ao Muro das Lamentações):

 

 

 

 

 

 

 

-Máscara da Morte

 

 

 

Telecinesia(derrubando Shunrei da cachoeira pela batalha das 12 casas):

 

 

 

 

e levitação:

 

 

 

 

 

 

-Aiolia

 

 

Telecinesia(puxando Seiya e Shina do hospital na fase final do arco prata):

 

 

 

 

e telepatia(usou para conversar com Mu e os demais no desfecho das 12 casas):

 

 

 

 

 

 

 

-Shaka

 

 

Telepatia(conversando com Buda em seu treinamento, com Mu durante o desfecho das 12 casas, e com Saga, Shura e Camus na casa de cancer durante a saga de Hades):

 

 

 

 

poder ilusório(apresentado contra Saga, Shura e Camus na casa de cancer durante a saga de Hades):

 

 

 

 

controle mental/influência mental(usado para fazer Ikki esquecer-se de suas memórias em seu primeiro encontro com o dourado de virgem):

 

 

 

 

transmutação(usado para expandir uma gota em um mar de sangue contra Ikki):

 

 

 

 

teletranporte(escapando da Excalibur na saga de Hades):

 

 

 

 

 

e levitação(também ocorre em sua aparição a Ikki na Ilha da Rainha da Morte):

 

 

 

 

 

 

-Dohko

 

 

Telecinesia(quebrando a paralisia que Shion impôs a Mu, e invocando sua armadura frente a Shion durante a saga de Hades):

 

 

 

 

 

 

 

-Milo

 

 

Telecinesia(usado contra Seiya, Shiryu e Hyoga visando paralisar seus movimentos):

 

 

 

 

e telepatia(usou para conversar com Mu e os demais no desfecho das 12 casas):

 

 

 

 

 

 

 

-Shura

 

 

Telepatia(usou para conversar com Saga e Camus na saga de Hades após a perda de sentidos pelo TH de Shaka):

 

 

 

 

 

 

 

-Camus

 

 

Telecinesia(removeu Hyoga do Outra Dimensão nas 12 casas e também para afundar o navio de Natasha no abismo no início do mesmo arco):

 

 

 

 

 

e telepatia(usou para conversar com Saga e Shura na saga de Hades após a perda de sentidos pelo TH de Shaka):

 

 

 

 

 

 

 

-Afrodite

 

 

Telecinesia(usa na forma de manipular suas rosas para ataques como Rosa Diabólica e as Rosas Piranhas):

 

 

 

 

 

 

É isso.

 

Sei que pode haver alguns indagamentos quanto certas classificações dos poderes mentais, o tópico é aberto para debatermos sobre isso também desde que venha acompanhado de uma base argumentativa, uma vez que aparecer para simplesmente discordar de algo não agrega em nada.

 

Agradeceria e muito também se alguém pudesse adicionar alguma situação/habilidade que eu tenha esquecido de algum dos cavaleiros de ouro ou com alguma correção mesmo, como termos mais transparentes para elucidar ainda mais do assunto.

Editado por Darkangel
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

belas colocações!

 

não sei se meu comentário vai agregar em algo, pois pouco sei á fundo sobre o histórico de todos os dourados mas seguindo a Taizen os únicos com capacidades psíquicas aprimoradas em nível máximo são Mu, Saga, Máscara da Morte, Shaka, Dohko, Milo, Camus e Afrodite.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico, parabéns.

 

Pelo visto todos os cavaleiros de ouro conseguem se comunicar telepaticamente, dentro de uma certa distância, isso se daria por causa do sétimo sentido?

 

Talvez para agregar mais conteúdo, acho que puderiam elencar Shion e Kanon.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico! Por ser sobre "poder mental", o tema fica mais abrangente.

Em relação ao satã imperial, também me despertou a dúvida, qdo foi postado no facebook do cdz, o versus Kanon x Siegfried. Apesar de visar a mente do adversário, sai um raio da mão (seria físico) do geminiano e, o corpo de Siegfried possuindo uma proteção (com exceção das costas onde caiu a folha, impedindo o contato com o sangue do dragão), inclusive na testa, impediria que o raio alcançasse o cérebro. Assim como o golpe que Shaka deu no cérebro do Seiya, em frente ao Muro das Lamentações, creio que pode ser evitado, bastando o adversário levantar a mão para bloqueá-lo (já que é um golpe visando exclusivamente o cérebro).

 

Não posso deixar de falar sobre o Mu, que levitou a torre em Jamiel, levou (telecinese) os bronze boys e os cavaleiros negros até a Grécia, teve uma "luta de jedis" contra Myu. No caso de Ikki e Shaka, como foi algo instantâneo (não mostra os dois sendo transportados), creio que teria sido teletransporte, em vez de telecinese. Eu tinha postado no shout a wikipédia em japonês sobre telecinese e psicocinese, podendo haver ou não semelhança entre as duas palavras (isso em japonês). O databook do mangá (taizen) destaca a psicocinse do ariano, apesar de não afirmar nada como sendo a maior dentre os cavaleiros. Aqui, nós temos o databook do anime:

http://saintseiyastuff.com/wp-content/uploads/2014/05/097.jpg

qto à telepatia, observa-se que tal habilidade independe da permissão do destinatário (seria algo invasivo). Sob esse prisma, a mesma estaria relacionada com o poder psíquico do emissor, penso eu.

 

edit: lembrei-me do Shaka aparecendo "do nada" na Ilha da Rainha da Morte (teletransporte):

64692b54eddd9985dcb4cca434320d1a1643dba3

uma boa indagação seria se o poder mental tem relação com o cosmo do cavaleiro (penso que Afrodite usa o seu cosmo para "aparecerem" as rosas).

https://lh5.googleusercontent.com/C21aCiiISUyZ0NS9fdZdjPYYfwZyAoGkShWLHRs-0XVkgRf1qyemnOXmrPpYJZPm7abJvmySnloxTJM83LqL38X9xdIgVE8AEPifssTIW0MAoKe8dTVHjiJIzBMKAT69zg

Mas qdo vejo o Shaka precisar da ajuda do Mu (e o Kiki não possuir técnicas), as dúvidas surgem.

Editado por ramirez123
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

belas colocações!

 

não sei se meu comentário vai agregar em algo, pois pouco sei á fundo sobre o histórico de todos os dourados mas seguindo a Taizen os únicos com capacidades psíquicas aprimoradas em nível máximo são Mu, Saga, Máscara da Morte, Shaka, Dohko, Milo, Camus e Afrodite.

Obrigado ^^

 

Pois é, pra você ver, os "únicos" kkkk a maioria dos dourados do presente, no entanto, como toda informação na cosmologia de Saint Seiya, certos fatos precisam de maior corroboração/filtragem para se sustentarem. Dohko, por exemplo, o que mais ele fez além de trazer sua armadura pro campo de batalha em Hades?? Nem a telepatia ele demonstrou ter no mangá canonico, o desfecho das 12 casas do mangá foi contado apenas por Mu. Não é como se eu duvidasse que ele, Máscara da Morte, Aiolos ou Afrodite também o tivessem, mas a real é que não nos foi mostrado. E, por exemplo, no caso de Afrodite que demonstrou, no canon, possuir "apenas" uma dessas habilidades para realizar seus ataques, ainda que tenha sido somente uma habilidade é o suficiente para notarmos que ele tem um domínio apurado nisso. Em comparação, Mdm tem duas habilidades mas, à mim, não parecem se equivaler ao domínio de Afrodite, que num campo de batalha me parece bem mais letal. Então, ainda que Afrodite só possua uma habilidade, me parece muito mais apurada do que a de Dohko ou Máscara da Morte. Lembrando, por exemplo, que o Aiolia é um lixo nesses pentagramas.

Por isso eu tenho um grande ceticismo em certas passagens em qualquer afirmação em Saint Seiya(ou no caso nos números mostrados nos pentagramas da Taizen), se elas não são provadas/corroboradas, elas não passam de números. E oportunidades não faltaram pra que houvesse razão desses números existirem.

 

 

Muito bom o tópico, parabéns.

 

Pelo visto todos os cavaleiros de ouro conseguem se comunicar telepaticamente, dentro de uma certa distância, isso se daria por causa do sétimo sentido?

 

Talvez para agregar mais conteúdo, acho que puderiam elencar Shion e Kanon.

Obrigado :D

Nem todos, Máscara da Morte, Dohko, Aiolos e Afrodite não apresentaram nenhuma passagem do tipo. Embora eu acredite que eles também possam, eu me atenho ao que nos foi mostrado. É possível que isso se deva ao sétimo sentido mesmo.

Acho que vou incluir os dois sim, obrigado pela sugestão, Big.

 

 

Ótimo tópico! Por ser sobre "poder mental", o tema fica mais abrangente.

Em relação ao satã imperial, também me despertou a dúvida, qdo foi postado no facebook do cdz, o versus Kanon x Siegfried. Apesar de visar a mente do adversário, sai um raio da mão (seria físico) do geminiano e, o corpo de Siegfried possuindo uma proteção (com exceção das costas onde caiu a folha, impedindo o contato com o sangue do dragão), inclusive na testa, impediria que o raio alcançasse o cérebro. Assim como o golpe que Shaka deu no cérebro do Seiya, em frente ao Muro das Lamentações, creio que pode ser evitado, bastando o adversário levantar a mão para bloqueá-lo (já que é um golpe visando exclusivamente o cérebro).

Na verdade eu tenho uma teoria sobre a proteção do Siegfried. Ela não é uma habilidade passiva, onde sem fazer nada Siegfried é protegido e somente ao ser atingido no peito que ele poderá morrer ou sentir dor. É uma habilidade ativa, Siegfried precisa estar focado pra sua proteção funcionar. No primeiro episódio de Siegfried x cavaleiros de bronze, o guerreiro deus está ocupado conversando com Ikki e é atingido por trás pelos meteoros de Seiya. Ele foi atingido em toda a sua costa. Já no segundo episódio, sempre que Shiryu tentou acertá-lo o golpe foi inútil, nem chegando a encostar no corpo do guerreiro deus, e repelindo todas as ofensivas.

Então eu acredito que Siegfried na verdade possa ser bem mais vulnerável do que aparenta.

 

Quanto ao que você levantou, o SI e a ofensiva de Shaka são golpes físicos sim mas por visarem o cérebro, não acho que Sieg seja imune a esses ataques uma vez que sua proteção refere-se a parte física. O que ele poderia fazer seria se esquivar de tais ofensivas, mas se um soco como o Sata Imperial mirar sua cabeça e ele não se esquivar, uma vez que não é um ataque que visa dano físico e sim mental, ele acaba atingido.

 

 

Não posso deixar de falar sobre o Mu, que levitou a torre em Jamiel, levou (telecinese) os bronze boys e os cavaleiros negros até a Grécia, teve uma "luta de jedis" contra Myu. No caso de Ikki e Shaka, como foi algo instantâneo (não mostra os dois sendo transportados), creio que teria sido teletransporte, em vez de telecinese. Eu tinha postado no shout a wikipédia em japonês sobre telecinese e psicocinese, podendo haver ou não semelhança entre as duas palavras (isso em japonês). O databook do mangá (taizen) destaca a psicocinse do ariano, apesar de não afirmar nada como sendo a maior dentre os cavaleiros. Aqui, nós temos o databook do anime:

 

Na verdade Mu usou sua telecinese para mover a torre, concertando-a. A levitação só ocorreu por consequência da telecinese. Por exemplo, se eu jogar um jato de agua na direção para cima de uma garrafa, ela estará levitando mas isso não significa que ela possa, isso só ocorre devido ao jato de agua. Da mesma forma a torre.

No caso dos cavaleiros de bronze e negros, eu também pensei se tratar de telecinesia devido ao rastro das estrelas. Mas tanto a Conrad, JBC, quanto o mangá espanhiol são enfaticos em dizerem que se trata de teleporte.

A luta contra Myu é telecinesia x telecinesia pura mesmo. Vou mencionar ali, bom que vc lembrou, citarei a torre tb.

 

Sobre o databook do anime, ainda que seja um material interessante, por não ser canonico eu prefiro, nesse momento, não me aprofundar muito.

 

 

qto à telepatia, observa-se que tal habilidade independe da permissão do destinatário (seria algo invasivo). Sob esse prisma, a mesma estaria relacionada com o poder psíquico do emissor, penso eu.

 

edit: lembrei-me do Shaka aparecendo "do nada" na Ilha da Rainha da Morte (teletransporte):

 

uma boa indagação seria se o poder mental tem relação com o cosmo do cavaleiro (penso que Afrodite usa o seu cosmo para "aparecerem" as rosas).

https://lh5.googleusercontent.com/C21aCiiISUyZ0NS9fdZdjPYYfwZyAoGkShWLHRs-0XVkgRf1qyemnOXmrPpYJZPm7abJvmySnloxTJM83LqL38X9xdIgVE8AEPifssTIW0MAoKe8dTVHjiJIzBMKAT69zg

Mas qdo vejo o Shaka precisar da ajuda do Mu (e o Kiki não possuir técnicas), as dúvidas surgem.

Eu computei a telepatia basicamente com capacidades de emissor e receptor. Todos os que citei demonstraram poder falar e responder pela mente e os não citados não demonstraram nenhum dos dois pontos. Mas acho importante separar essa classificação porque foi numa discussão em Next Dimension que me veio a ideia de criar o tópico: somente Shion foi capaz de receber a mensagem de Shijima. Parece que Izo menciona ter "ouvido algo" mas isso já mostra, ainda mais pq geograficamente ele estava mais proximo de Shijima que Shion, que as capacidades individuais de cada um nesse quesito, telepatia, diferenciam bastante um cavaleiro plenamente capaz de enviar e receber sinais, enquanto outros estão aptos apenas para receber ou nem mesmo isso.

Por isso eu não acho que independa do destinatário, se o destinatário não estiver preparado, ele não recebe a mensagem(a maioria dos dourados de ND) ou recebe um sinal fraco(Izo).

 

Sobre Shaka aparecer na Ilha da Rainha da Morte, não acho que tenha sido teleporte, acredito que ele simplesmente usou sua velocidade da luz para ir da India até ali. Se eu computasse isso como teleporte, Máscara da Morte também o teria quando foi até os 5 picos antigos.

Mas podemos debater mais sobre, pq minha base para isso é por acreditar que somente Mu possui o teleporte (dos cavaleiros do presente), sendo que Shaka(pra lembrar de uma situação controversa) apenas se esquiva da Excalibur de Shura na saga de hades no mangá, o anime é que introduziu um teleporte pra ele e confundiu nosso discernimento.

Mas como eu falei, posso estar errado. Se vc tiver uma opinião diferente, chega aí.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, se o Mu disse que o Shaka poderia sair da dimensão do tempo e do espaço sozinho (o pedido de ajuda foi em relação a Ikki), então o Shaka consegue transladar de uma dimensão (dimensão do tempo e do espaço) para outra (dimensão em que ele vive).

A enciclopédia diz que ele consegue transladar (deslocar) no tempo e no espaço. https://www.dicio.com.br/transladar/

Se ele consegue se deslocar de uma dimensão para outra (local/espaço), tranquilamente pode de um lugar para outro, estando ambos na mesma dimensão.

Acho esquisito imaginar o Shaka usando a velocidade da luz para correr e nadar até a Ilha da Rainha da Morte, assim como imagino que o Mu use o teletransporte para se deslocar de Jamiel para a Grécia, até a entrada do santuário (lá dentro seria impossível o teletransporte, em tese - Ikki chegando à 6ª casa é discutível).

Eu acredito que o MDM tenha se teletransportado até o pico Rozan, a fim de enfrentar o velho ancião.

No caso do Shijima, ele "jogou a mensagem no ar" (ele não invadiu a mente de ninguém), em razão da sua distância (labirinto dos deuses) em relação aos demais dourados, e o melhor "radar" foi o do Shion, o único que conseguiu captar a mensagem do virginiano. Presume-se que Shion seja superior aos demais no campo mental.

Primeiramente, aparece uma energia e só depois o corpo do Shaka se materializa na ilha da Rainha da Morte (ele apareceu do nada - teletransporte).

Editado por ramirez123
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Mas teletransporte exige a transformação da matéria, algo não necessário quando se translada(pq transladar é um termo genérico, ele refere-se apenas a mudança de local para outro). O que eu entendo pela habilidade de Shaka de poder transitar entre dimensões é que ele pode andar por elas a bel prazer, não transformar sua forma desaparecendo e aparecendo em outro ponto. Devido a velocidade da luz, certos conceitos ficam meio confusos mesmo, mas do que eu vejo é isso o que ocorre.

Shaka sair da dimensão tempo espaço onde Ikki o levou, by the way Ikki possui o teletransporte?, significa transcorrer o caminho entre aquela dimensão e a dimensão do mundo dos homens, pq afinal toda dimensão tem um início e um fim, portanto em algum momento da dimensão ela conecta-se a outra e esse seria o caminho transcorrido. E isso ocorrer num centésimo de segundo se deve a sua velocidade.

Poder se deslocar de uma dimensão pra outra não implica na transformação da matéria, que é o teletransporte. É basicamente, por exemplo, essa característica(transformação da matéria) que diferencia um teletransporte de Mudo pilar da direita da casa de áries para o pilar da esquerda, enquanto que ele poderia usar a velocidade da luz para ir de um canto a outro, andando/correndo, num tempo semelhante.

 

Acho esquisito imaginar o Shaka usando a velocidade da luz para correr e nadar até a Ilha da Rainha da Morte, assim como imagino que o Mu use o teletransporte para se deslocar de Jamiel para a Grécia, até a entrada do santuário (lá dentro seria impossível o teletransporte, em tese - Ikki chegando à 6ª casa é discutível).

Eu acredito que o MDM tenha se teletransportado até o pico Rozan, a fim de enfrentar o velho ancião.

 

Mas a forma como ele se transita nunca foi sugerida mesmo como "natação". Ele tem levitação, por exemplo. Além disso, Aiolia menciona que pode dar a volta na Terra, para Seiya, sete vezes e meia em apenas um segundo. Me parece claro que não se trata de teletransporte, mas sim sua velocidade da luz que lhe permite andar/correr/ou qualquer que seja a forma em que ele irá transitar essa quantidade de distância em apenas um segundo. Ele não se transforma, ele transita.

Do mu em Jamiel para Grécia não sabemos pq não foi mostrado como ele apareceu ali, mas a entrada da casa de áries já não seria as 12 casas?? Acho mais fácil ele ter se teleportado até a entrada do santuário e de lá ter usado sua velocidade até a casa de áries, se for para supor que ele usou teletransporte.

E sobre Mdm, se ele sabe realizar o teletransporte, a transformação da matéria, pq o show então de desaparecer dentro da cachoeira, se bastaria ele terminar de dizer as palavras que disse e desaparecer??? pq saiu andando??

 

 

 

No caso do Shijima, ele "jogou a mensagem no ar" (ele não invadiu a mente de ninguém), em razão da sua distância (labirinto dos deuses) em relação aos demais dourados, e o melhor "radar" foi o do Shion, o único que conseguiu captar a mensagem do virginiano. Presume-se que Shion seja superior aos demais no campo mental.

Primeiramente, aparece uma energia e só depois o corpo do Shaka se materializa na ilha da Rainha da Morte (ele apareceu do nada - teletransporte).

Até me parece uma boa explicação, só que implica em vc me dizer que Shijima é burro então XD Pq ele não invadiu a mente de ninguém, se parece mais eficiente??

Shion deve ser mesmo mais competente no campo telepatico, quanto ao campo psionico já não sei.

 

Quanto a aparição de Shaka, pra mim foi a forma como Kurumada fez para Ikki perceber sua presença. Note que Ikki precisa se virar para notar a presença de Shaka ali. Aquele brilhozinho do "você tem certeza?" na tradução da conrad, pra mim, significou uma forma do contato, deixando claro que foi alguém no estilo "ao pé do ouvido" falando com Ikki, não Shaka se materializando ali.

E por ultimo, note os pés de Shaka. Ele estava andando, mas sem uma base, e flutuando, denotando transição.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, acho que não preciso quotar, estamos só nós 2 debatendo aqui.

Eu entendo que Shaka, ao transladar de uma dimensão para outra, seria algo instantâneo (e não ele "caminhando/levitando" de uma dimensão para outra). O fator velocidade da luz acabando confundindo um pouco, mas não haveria uma instantaneidade. O Shaka aparece já falando em forma de energia - http://unionmangas.net/leitor/mangas/Saint%20Seiya/18/18_23.png , para depois aparecer sua imagem, por inteiro, levitando (andando no ar) - http://unionmangas.net/leitor/mangas/Saint%20Seiya/18/18_24.png

 

Quanto ao caso do Ikki, sempre me pareceu que ele explodiu seu cosmo e, por conveniência do roteiro (Shaka tinha que sumir para os bronze boys passarem), ambos acabam reaparecendo qdo Seiya está enfrentando Saga. Já vi discussões em que alguém afirmou que Ikki premeditou levar ambos para outra dimensão - a tradução do quartel canvete corrobora essa hipótese - http://unionmangas.net/leitor/mangas/Saint%20Seiya/35/77.jpg

Shaka fala em explodir, e Ikki menciona levar a uma distância infinidável.

 

No mangá, analisando-se a imagem: http://unionmangas.net/leitor/mangas/Saint%20Seiya/35/79.jpg - pode-se interpretar como uma explosão ou como um "tragamento" (no caso, os mandalas estariam se dirigindo ao centro, e não se movendo na direção contrária, de dentro pra fora).

 

O MDM foi sumindo aos poucos, de fato. Mas também não dá para afirmar que ele usou a velocidade da luz.

Qto ao Mu, não há divergência, foi o que eu afirmei, na entrada do santuário.

 

A seção Shion responde do monthly tokumori também fala da velocidade da luz dos dourados (não sei se o Nicol postou em um outro site, pois o photobucket está cheio de merda com as contas gratuitas), em consonância com o dito do Aiolia.

 

O caso do Shijima, penso que foi a distância que o impediu de invadir a mente dos demais através da telepatia. Mas isso de burrice, temos que lembrar que estamos discutindo conveniências de roteiro (por isso eu enfatizo o caso da derrota de Shaka na saga de Hades, em que, segundo o roteiro, os 3 renegados teriam que chegar até Atena, mas Kurumada teve que inventar uma "exclamação de Atena"). Temos um bom exemplo o de Shion e demais renegados que possuem poderes mentais, que não usaram a telepatia para conversar com os dourados, na saga de Hades (se a descupla é que Hades lê pensamento, ele leu os dos renegados e deveria saber da traição - afinal, Mu enxergou as lágrimas dos três).

Editado por ramirez123
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Não temos mais o que declarar um pra outro, então ficamos com nossas versões. XD Só um adendo: a distancia do Shijima pro Izo era muito menor do que a de Shijima pro Shion. *

 

A respeito do Shion Responde, sabe me dizer qual foi a pergunta delas que referia-se a velocidade da luz??

 

Outra coisa, percebi no link que vc postou uma tradução diferente da da Conrad, ainda nao conferi aqui se é a da JBC, do quartel canvete. Mas eu encontrei apenas um site deles com vários links ruins, as imagens nao carregam por exemplo,

Vc sabe de outro Quartel Canvete que tudo esteja nos eixos??

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso do Shijima, o poder mental do Shion foi o que fez a diferença.

Não sei se vc chegou a ver no meu bagunçado facebook, mas eu tinha os links das edições reunidas do Shion responde (a da última tradução do Nicol eu nem tinha achado no site taizen, tinha sido na wikia mesmo - o link direto pro photobucket - só que o dono do photobucket está a fim de faturar, e para os links em outros sites funcionarem, tem que fazer o plano pago deles mais caro - e tentar acessar o photobucket clicando no usuário, no caso da conta do Nicol, não há tal permissão). Espero que haja renovação dos links (confesso que não fui lá na taizen para ver se foram postados links de outro site de hospedagem de imagens).

eu usei o do unionmangas, mas todos os sites online, em relação a Saint Seiya, são do quartel canvete - exceção: mangaonline (ainda usa o da conrad). os do quartel canvete são traduzidos por fãs mesmo.

JBC, se não me engano, quem usava era o extinto rebmanga.

Editado por ramirez123
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se Shion é possui telecinesia. Acho que ele quebra a barreira de Mu e logo depois restringe os seus movimentos com base no cosmo, mas não tenho certeza. Por ser mestre do Mu, e possuir as mesmas características física de Mu e Kiki ( dois personagens com capacidades telecinéticas), sem´re fomos induzidos a vê-lo como sendo capaz do mesmo. Mas as vezes acho que cosmo e telecinesia se misturam em Saint Seiya.

 

Aldebaran conteve Sorento no mangá e o marina menciona está paralisado devido ao cosmo do taurino. Mas devo estar enganado.

Editado por Espectro
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Não sei se Shion é possui telecinesia. Acho que ele quebra a barreira de Mu e logo depois restringe os seus movimentos com base no cosmo, mas não tenho certeza. Por ser mestre do Mu, e possuir as mesmas características física de Mu e Kiki ( dois personagens com capacidades telecinéticas), sem´re fomos induzidos a vê-lo como sendo capaz do mesmo. Mas as vezes acho que cosmo e telecinesia se misturam em Saint Seiya.

 

Aldebaran conteve Sorento no mangá e o marina menciona está paralisado devido ao cosmo do taurino. Mas devo estar enganado.

No caso de Shion, não há duvidas em se tratar de um golpe mental, não do cosmo, a onda psiônica sai diretamente de sua cabeça como a imagem que eu postei não deixa duvidas. Pode então não ser telecinesia, como me parece ser o caso da situação em que Ikki quebra a concentração de Saga na casa de gemeos(o que é aquilo, uma ofensiva mental/telepatica?), pq as cenas se assemelham.

Mas cosmo não foi.

 

 

No entanto, agradeço vc mencionar sobre a cena do Aldebaran. Vou checar ali pra ver se se trata do cosmo ou de alguma telecinesia mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia adicionar poder ilusório à citação do Mu.

 

Se bem me lembro, é ele quem engana os cavaleiros prateados a pensar que eles tinham matado os bronzeados, quando na verdade, tinham matado os cavaleiros negros.

 

O Hyoga até explica depois que um ser muito poderoso, pode induzir pessoas mais fracas a enxergar coisas diferentes e até usa o exemplo da inversão de preto e branco.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 10 meses depois...
Visitante Darkangel

Atualização:

-Poder ilusório de Mu, eu o havia esquecido.

-Telecinesia de Aldebaran, acréscimo do Espectro.

-Teletransporte de Shaka, depois de ponderar mais sobre, Ramirez estava correto.

 

Tópico sujeito a atualizações.

 

Quem se lembrar de outras situações, por favor, fiquem a vontade para acrescentá-las.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...

Parabéns pela iniciativa, Darkangel. Já tinha deixado minha curtida, mas reforço com palavras agora. Contudo, discordo de algumas situações do tópico.

 

- Segundo o mangá espanhol e a tradução da Union Mangás, Aldebaran não paralisou o corpo de Sorento. O que aconteceu foi que o seu cosmo estava impedindo o marina de avançar, então não chega a ser uma telecinesia e sim uma força cósmica poderosa;

- Milo paralisou Seiya e Shiryu com seu golpe Restrição, que é um raio projetado no sistema nervoso do alvo visando paralisá-lo (mais ou menos como Kanon fez com Radamanthys). Portanto, também não se trata de telecinesia;

- Camus provocou um tremor submarino para derrubar o navio da mãe do Hyoga, e ao que as imagens do mangá indicam ele deu um golpe no chão, excluindo a hipótese de telecinesia.

 

O caso de Afrodite e talvez outros exemplos expostos no tópico podem se confundir com o que o Espectro disse, que é a aparente diferença entre telecinesia e manipulação cósmica. Nesse sentido, cito as rajadas de cosmo de Saga de Gêmeos na saga de Hades, onde claramente foram teleguiadas pelo geminiano para atingir o salão do Grande Mestre e a casa de Virgem. Seria um exemplo de telecinesia ou meramente um domínio do próprio cosmo?

Aliás, mesmo os exemplos mais simplórios se encaixam nessa controvérsia. Quando um golpe se projeta em linha reta em direção ao oponente, esta projeção é um impulso do cosmo externado ou é uma telecinesia em seu nível mais básico?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa, Darkangel. Já tinha deixado minha curtida, mas reforço com palavras agora. Contudo, discordo de algumas situações do tópico.

 

- Segundo o mangá espanhol e a tradução da Union Mangás, Aldebaran não paralisou o corpo de Sorento. O que aconteceu foi que o seu cosmo estava impedindo o marina de avançar, então não chega a ser uma telecinesia e sim uma força cósmica poderosa;

 

Mas Aldebaran possui sim Telecinésia. Quando ele morreu pro Niobe de Deep , usou sua telecinésia para prender todo o perfume em seu corpo. Afim de avisar qualquer outro cavaleiro da fragância venenosa que o espectro inimigo possui.

Tal feito este detalhado por Muh, na função de narrador.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas Aldebaran possui sim Telecinésia. Quando ele morreu pro Niobe de Deep , usou sua telecinésia para prender todo o perfume em seu corpo. Afim de avisar qualquer outro cavaleiro da fragância venenosa que o espectro inimigo possui.

Tal feito este detalhado por Muh, na função de narrador.

 

Bom, eu não estava duvidando que Aldebaran possui telecinesia, apenas expliquei que aquela situação envolvendo Sorento não é válida.

O seu exemplo é demasiadamente forçado e não possui nenhum elemento no mangá que o corrobore. Aldebaran não prendeu o perfume no seu corpo com telecinesia e desconfio que a mensagem que ele deixou para Mu foi um recurso narrativo simbólico, pois o ariano identificou a fragrância ao cheirar a armadura de Touro e não porque o taurino o alertou.

Algo parecido ocorreu após a luta dos cavaleiros de bronze contra o marina Kasa. Hyoga diz que Camus incorporou no corpo do general para lhe dar uma lição, mas na prática não foi isso que aconteceu.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Bom, eu não estava duvidando que Aldebaran possui telecinesia, apenas expliquei que aquela situação envolvendo Sorento não é válida.

O seu exemplo é demasiadamente forçado e não possui nenhum elemento no mangá que o corrobore. Aldebaran não prendeu o perfume no seu corpo com telecinesia e desconfio que a mensagem que ele deixou para Mu foi um recurso narrativo simbólico, pois o ariano identificou a fragrância ao cheirar a armadura de Touro e não porque o taurino o alertou.

Algo parecido ocorreu após a luta dos cavaleiros de bronze contra o marina Kasa. Hyoga diz que Camus incorporou no corpo do general para lhe dar uma lição, mas na prática não foi isso que aconteceu.

Nos Ovas Muh alerta claramente que Aldebaran prendeu a fragancia em seu corpo afim de que ela nao se espalhe em sua casa e também como sinal de alerta. Mesmo por que o perfume se exala e espalha pelo ambiente. Sei que Ovas e o mangá tem suas diferenças, mas acredito que isto esteja de acordo com a obra. To com preguiça de olhar agora,mas confio neste raciocínio.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nos Ovas Muh alerta claramente que Aldebaran prendeu a fragancia em seu corpo afim de que ela nao se espalhe em sua casa e também como sinal de alerta. Mesmo por que o perfume se exala e espalha pelo ambiente. Sei que Ovas e o mangá tem suas diferenças, mas acredito que isto esteja de acordo com a obra. To com preguiça de olhar agora,mas confio neste raciocínio.

 

É um raciocínio condizente com as características do golpe de Niobe, mas eu acredito que o espectro eliminou qualquer rastro da fragrância para que Mu não a sentisse e assim pudesse surpreendê-lo, só que ele não fez direito o serviço porque restou um pouco do odor na armadura de Touro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aldebaran é mencionado como o cavaleiro mais veloz do Santuário, assim acredito que sua fuga de Sorrento pode ser atribuído a isso. Ele sai, e deixa sua armadura cheia de cosmo impedindo a passagem do marina. A barreira de cosmo até poderia ser lida como telecinese, mas pessoalmente não vejo assim. Para mim são as habilidades de uso do cosmo mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aldebaran é mencionado como o cavaleiro mais veloz do Santuário, assim acredito que sua fuga de Sorrento pode ser atribuído a isso. Ele sai, e deixa sua armadura cheia de cosmo impedindo a passagem do marina. A barreira de cosmo até poderia ser lida como telecinese, mas pessoalmente não vejo assim. Para mim são as habilidades de uso do cosmo mesmo.

 

Você deve estar confundindo Aldebaran com Hasgard, cavaleiro de Touro do mangá Lost Canvas. Lá é citado que ele é o mais rápido dentre os cavaleiros de ouro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Pelo que bem me lembro, em ambas as situações dos Taurinos, fazem questão de elucidar que a velocidade de ataque de ambos, são as mais rápidas dentre os cavaleiros de ouro, mas de forma alguma eles são os cavaleiros mais velozes.

 

Prova disso, é todo o embasamento do Grande Chifre, durante a luta entre Seiya x Aldebaran. O Seiya compara a técnica do Aldebaran com a técnica japonesa de saque rápido de uma katana (iai). O Aldebaran, dentre todos os cavaleiros, é o que executa o ataque mais rápido. Mesmo assim, a técnica dele após ser lançada, não é a mais rápida dentre os cavaleiros.

 

Pra fazer uma comparação banal; Supomos um duelo do velho oeste, um cara que saca a arma mais rápido que qualquer um, mas com uma pistola ruim. Outro cara que tem a melhor pistola de todas, mas não saca tão rápido. O primeiro tem a vantagem de atirar primeiro, o segundo tem a vantagem de ter a menor margem de erro de trajetória, a maior velocidade do projétil, etc....

 

O relâmpago de plasma do Aiolia é mais rápido que o Grande Chifre, mas o Ailoia demora mais tempo pra executar o golpe.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A comparação do Grande Chifre com o iaigiri não se deve à velocidade do estilo de luta, mas sim ao momento em que o golpe expõe seu ponto fraco. No caso do iaigiri a fraqueza ocorre quando a espada está desembainhada, enquanto que a técnica de Aldebaran está vulnerável quando ele está com os punhos à mostra.

Não há diferença de velocidade na execução do Grande Chifre para com os demais golpes dos outros cavaleiros de ouro.

 

Eu mesmo já teorizei neste fórum sobre a possibilidade de haver uma diferença na velocidade de execução dos golpes entre os dourados, que não se confunde com a velocidade em si do golpe. Porém, não encontrei nenhum fundamento concreto na obra, então desisti da ideia. O mais aceitável é que todos os dourados se igualam em agilidade e velocidade.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...