Ir para conteúdo

Enquetes sobre a capa canônica do Shaka


Posts Recomendados

O nível de congelamento depende do cosmo, tá escrito no diálogo entre Hyoga e Camus que eu postei.

Enfim, acho que já disse tudo o que tinha pra dizer. As imagens que postei são claras, seja a idade do Shura, a exaustão do cosmo dos renegados, a relação entre cosmo e ar frio, dentre outras coisas.

 

Edit²

Depois de analisar esta passagem entre Aiolia e Shaka, acredito que me equivoquei quanto ao Tempo Rin In e ao Ohm. O Tempo Rin In não é uma técnica de expansão do cosmo, mas tão somente um método de dissipar a hesitação de Shaka. Marin diz no primeiro capítulo que um cavaleiro que hesita em lutar não consegue queimar seu cosmo em sua plenitude. Portanto, Shaka não estava com seu poder total quando começou o combate contra Aiolia porque estava hesitante em enfrentá-lo. Após meditar com o Tempo Rin In e se livrar das suas dúvidas, daí sim pôde elevar seu cosmo ao máximo (daí a observação de Aiolia).

O Ohm também não eleva o cosmo de Shaka, este golpe apenas concentra o cosmo dele em um ponto específico (entre a palma de ambas as mãos). O cosmo de Shaka queima em sua intensidade máxima, mas isso é feito de maneira natural (não é uma propriedade do Ohm) e, a partir disso, dispara o Tenma Koufuku com todo o poder possível.

Esta conclusão é verdadeira porque tanto Aiolia quanto Shaka continuaram em igualdade mesmo após a colisão das técnicas. Se o Ohm e o Tempo rin In concedessem um aumento cósmico momentâneo (como eu havia argumentado anteriormente), então Aiolia deveria ter ficado em vantagem depois disso, pois Shaka teria que ficar toda hora usando estas técnicas para se igualar ao leonino (o que ele não fez). Assim, desconsiderem o que eu escrevi antes desta edição.

Não vou apagar os argumentos equivocados porque uma discussão em outro tópico derivou desta argumentação, mas vou deixá-los ocultados acima.

Editado por Lucas Augusto da Silva
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...
Em 27/12/2020 em 15:25, Lucas Augusto da Silva disse:

Depois de analisar esta passagem entre Aiolia e Shaka, acredito que me equivoquei quanto ao Tempo Rin In e ao Ohm. O Tempo Rin In não é uma técnica de expansão do cosmo, mas tão somente um método de dissipar a hesitação de Shaka. Marin diz no primeiro capítulo que um cavaleiro que hesita em lutar não consegue queimar seu cosmo em sua plenitude. Portanto, Shaka não estava com seu poder total quando começou o combate contra Aiolia porque estava hesitante em enfrentá-lo. Após meditar com o Tempo Rin In e se livrar das suas dúvidas, daí sim pôde elevar seu cosmo ao máximo (daí a observação de Aiolia).

Esta conclusão é verdadeira porque tanto Aiolia quanto Shaka continuaram em igualdade mesmo após a colisão das técnicas. Se o Ohm e o Tempo rin In concedessem um aumento cósmico momentâneo (como eu havia argumentado anteriormente), então Aiolia deveria ter ficado em vantagem depois disso, pois Shaka teria que ficar toda hora usando estas técnicas para se igualar ao leonino (o que ele não fez). Assim, desconsiderem o que eu escrevi antes desta edição.

Em relação ao Tenpou Rin In, é verdade que ela tenha esse efeito de eliminar qualquer hesitação por parte do Shaka - e esse até é o efeito mais poderoso da técnica, já que, acredito eu, tornam o Shaka imune a ilusões e até mesmo permitiria ao Shaka derrotar o Kaasa de Lymnades (só para deixar claro, o poder do Kaasa não é de ilusão, mas sim de metamorfose verdadeira. Porém ele passa a ser tão idêntico à sua nova forma, que o inimigo não consegue atacá-lo, mesmo sabendo de que é uma farsa. Com o Tenpou Rin In, o Shaka se livraria dessa hesitação e poderia desferir um golpe no Kaasa).

E é verdade, também, que um Santo de Athena sem hesitação possa se dedicar mais ao combate e usar o máximo do seu potencial, até elevando o seu cosmo ao limite. A motivação e a emoção em Saint Seiya fazem total diferença para momentos dramáticos.

Ainda assim, mesmo essas duas afirmações sendo verdadeiras, isso não desqualifica a possibilidade de o Tenpou Rin In intensificar o cosmo do Shaka além do seu poder base. E, de fato, é o que está descrito na Enciclopédia Oficial, na pg. 186:

 

img%5D

Outro elemento interessante é que o momento em que o Aiolia atesta que o cosmo do Shaka se intensificou, não foi um momento dramaticamente exacerbado ou desesperado. Foi em um início de combate ainda entre os dois, e o tipo de cena era basicamente uma contextualização do que havia ocorrido entre dois personagens coadjuvantes.

Quanto à "duração" dessa expansão cósmica, não temos elementos suficientes no mangá para precisar. Você, por exemplo, parece ter a impressão de que esse aumento cósmico duraria apenas pelo disparo de uma técnica. Eu sempre tive a idéia de que esse aumento cósmico duraria pelo menos por um dia. Mas não está especificado. O fato é que o Aiolia não disse depois: "o cosmo dele diminuiu". Não houve isso. Então este aumento cósmico provavelmente continuou até o final daquele embate.

Aprecio e respeito as suas ponderações (das quais eu até já estava convicto de que eram verdadeiras), mas elas não desqualificam o aumento cósmico não natural provocado pelo Tenpou Rin In. Até poderia estar aberto para interpretações diferentes, se examinados apenas os quadros do mangá, mas esse glossário da enciclopédia dirime essa dúvida.

 

Pesquisando sobre o que o Tenpou Rin In (転法輪印) (Dharmachakra Mudra, em sânscrito) (Mudra da Rotação da Roda da Lei) significa para o budismo no mundo real, várias vezes encontrei textos como este:

"In his explanation of the term "turning the wheel of Dharma", the Theravada exegete Buddhaghosa explains that this "wheel" which the Buddha turned is primarily to be understood as wisdom, knowledge, and insight (ñāṇa). This wisdom has two aspects, paṭivedha-ñāṇa, the wisdom of self-realisation of the Truth and desanā-ñāṇa, the wisdom of proclamation of the Truth. The dharmachakra symbol also points to the central Indian idea of "Dharma", a complex and multivalent term which refers to the eternal cosmic law, universal moral order and in Buddhism, the very teaching and path expounded by the Buddha."

Então, para esse filósofo budista Buddhaghosa, há dois aspectos dessa sabedoria representada pelo Dharmachakra. Uma delas diz respeito à sabedoria da própria percepção à respeito da Verdade, e o segundo à proclamação sobre a Verdade.

Eu acho curioso que esse primeiro aspecto da sabedoria de "própria percepção sobre a Verdade", se aproxima muito da noção do 7º Sentido (末那識 Mana-Shiki) (मानस-विज्ञान Manas-vijnana). Essa Sétima Consciência - que em Saint Seiya é abordada como o cosmo, a expansão do poder do próprio individo, uma ligação do ser com as estrelas e com o início do universo -, é vista no budismo como cognição direta e cognição inferencial. São duas capacidades. Uma, a de experienciar pelo próprio pensamento (em uma noção distinta à apresentada pelo 6º Sentido), bem como a de experienciar por meio da percepção intuitiva da mente universal de Alayavijnana (Arayashiki em japonês, o 8º Sentido).

Eu entendo que, em Saint Seiya, o primeiro aspecto do Tenpou Rin In de "percepção própria" está representada pela expansão do cosmo (7º Sentido este, que em Saint Seiya é a percepção do próprio poder). E o segundo aspecto, de proclamar a verdade para si, é a extinção da hesitação (que muitos interpretam como a faceta arrogante do Shaka). Ele proclama a Verdade para si, e até por isso entendo que pode ver além de ilusões, pois vê a Realidade como ela é, ausente de dúvidas ou enganações.

Editado por Fëanor
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...