Ir para conteúdo

Afrodite e Máscara da Morte – Afinal, qual o objetivo dessa dupla em Hades?


Posts Recomendados

Muito se fala que Soul of Gold veio para redimir os dois dourados, como se antes desse arco, os dois fossem maus; quando não, a tal redenção é reconhecida apenas no momento do muro das lamentações. Isso mostra que há algo obscuro na participação de ambos na fase do Santuário. A maioria parece considerar que eles NÃO fizeram parte dos planos de Shion, aproveitando da “vida” dada por Hades para lutarem por interesses individuais, e, pra piorar, fracassaram duas vezes (contra Mu e Radamanthys). Ou seja, até hoje, a pequena aparição do canceriano e do pisciano em Hades – Santuário estigmatiza esses dois cavaleiros em todo o fandom.

8fed2767ae35b89a36e5e5e19c8813c5.jpg

Quando ainda eram vivos, os dois se mostraram tão fortes quanto qualquer outro dourado, porém, ao contrário da Saga e Shura, não se arrependeram dos seus atos no momento de suas mortes. A TOEI se aproveitou disso e fez com que eles repetissem a dose de vilania em Abel e Kurumada escolheu ambos para iniciarem o arco de Hades.

É realmente difícil de imaginar o que faria dois cavaleiros tão certos de suas convicções voltarem à vida para lutarem pela a deusa que, indiretamente, os matou. Na verdade, para o pisciano, não é nenhuma coisa do outro mundo. Ao contrário do canceriano, ele ia além de uma ideologia absolutista, preocupando-se verdadeiramente com a paz na terra. Já para Máscara da Morte, até a participação no muro das lamentações despertou estranheza. Talvez ter sido morto por um cavaleiro de bronze e abandonado por sua armadura tenham feito com que o mesmo mudasse.

Mas enfim, chegamos a saga de Hades e os dois aparecem diante de Mu. O curioso é que Shion tinha mais três dourados a sua disposição e escolheu somente a dupla pra seguir com ele pelas doze casas, o que não faz nenhum sentido. Querendo chegar rapidamente ao templo de Atena, o mais óbvio a se fazer, tendo cinco cavaleiros de ouro a sua disposição, seria subir com toda a sua tropa para acabar com o inimigo (que também estava em 5, desconsiderando Dohko e Kanon). Ou Shion não manja nada (o que explica ter sido morto pelo Saga /evil) e é um maluco ou a função da dupla nunca foi a mesma que a dos outros três. Como sugere essa imagem:

 

http://i.imgur.com/mZcPO2U.jpg

 

 

Temos o confronto com Mu. Não queria entrar na questão se foi teatro ou não, apesar de acreditar que sim, tendo em vista que a luta foi quase toda comandada por apenas um deles. Mesmo quando Seiya aparece, dando a chance do Afrodite facilmente bolar um ataque traiçoeiro contra o ariano ou o bronzeado, o pisciano se limita a assistir. Mas enfim, o que interessa é que logo após esse combate, os dois aparecem vivinhos da silva na Alemanha.

O que aconteceu? Shion os teletransportou, aproveitando a oportunidade para despistar algum espião? Mu enviou os dois para o castelo de Hades? Ou o próprio Máscara da Morte os teletransportou para lá? (O canceriano já mostrou ter essa habilidade em sua primeira aparição, escafedendo-se quando Mu aparece nos cinco picos antigos) Coisas que nunca saberemos.

No castelo de Hades, eles apanham feito dois condenados e, como se fossem os vilões paspalhões da Equipe Rocket, clamam por uma nova chance. Isso fez com que todos tivessem a certeza de que A) Eles continuavam os mesmos B) Eram dois fracotes.

Explanado a história que todos já conhecem, faço as minhas considerações, aguardando conhecer a visão de vocês sobre a participação de ambos nessa saga.

• Eles foram usados, tanto por Kurumada quanto por Shion, para reforçar a ideia de que os “renegados” eram mesmo traidores (tanto para convencer os leitores quanto para os cavaleiros que ainda estavam vivos). Percebam como o Mu não mostra nenhum esforço para enxergar “lágrimas de sangue” na dupla. O ariano rapidamente se convence da traição dos seus ex-companheiros e, quando o novo trio aparece, ele é mais relutante, apesar de ter mais motivos pra acreditar que poderia mesmo ser morto, e enxerga as lágrimas de sangue deles somente quando já estava submetido aos mesmos. Nesse período, Kurumada também trabalhava com a ambiguidade e, provavelmente, queria que seus leitores se perguntassem sobre as reais intenções dos santos que voltaram a vida.

 

• Foram usados por Kurumada para mostrar a força do novo inimigo: os juízes do inferno. Como de praxe em sua narrativa, ele gosta de apresentar um personagem super fodão, mesmo que depois desconstrua isso, como o Kanon falando pro Radamanthys que ele perderia para qualquer cavaleiro de ouro lá no inferno.

 

• O anime tem uma relação ambígua com esses dois personagens. Em Asgard, há uma cena em que Shun tem um flashback das 12 casas e lista os cavaleiros mortos (o único excluído é o Máscara da Morte) falando que não acreditava que eles eram pessoas más enquanto Abel reforça a vilania da dupla e, no fim de Poseidon, os cavaleiros de ouro que foram mortos aparecem no céu do Santuário, exceto os dois. Entretanto, na Saga do Santuário, o anime reforça DUAS vezes que Afrodite e Máscara da Morte estavam o tempo todo participando da farsa. A primeira é logo depois das exclamações de Atena, onde o antigo GM chora a morte dos companheiros (citando os dois, não lembro se há essa cena no mangá, mas acredito que não. Só o Mu se deu o trabalho de chorar pelo Aldebaran). A segunda é quando ele revela a farsa, fazendo com que o Seiya salientasse a participação dos dois naquela trama.

 

• O muro das lamentações não foi um evento isolado! Foi lançado recentemente o capítulo de ND em que os dois reaparecem ao lado dos ex-companheiros para proteger a Saori. Ou seja, o que ocorreu no inferno não foi uma vingança pela rejeição de Hades ou coisa do tipo.

 

• E, pra mim, o detalhe principal: eles SABIAM o tempo todo dos planos do Shion! Isso quer dizer que se a intenção dos dois fosse mesmo a de barganhar com Hades e sacanear geral, eles teriam apelado para essa informação, o que não fizeram em nenhum momento. A promessa dos dois – para Radamanthys – foi a de que, caso o kyoto atendesse os seus pedidos, eles trariam a cabeça de Atena. Em nenhum momento tentaram usar do trunfo que tinham em mãos pra conseguirem uma nova vida, ou seja, toda aquela cena do castelo foi pura encenação.

 

• Se eles estavam ao lado de Atena o tempo todo, nada do que fizeram nessa saga deveria ser levado a sério, sobretudo para parâmetro de força.

 

É isso. Acho muito injusto a fama que esses dois tiveram em Hades. Se formos analisar as coisas mais a fundo, o que eles fizeram foi tão ou mais doloroso que Saga e os outros. Embora não consiga identificar qual o plano que Shion tinha para eles, não há nada que me faça duvidar de que foram leais o tempo todo, tendo em vista que levaram o segredo pra cova e colaboraram para que a encenação dos companheiros desse certo.

Editado por Meikai
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

O objetivo foi... passar vergonha... não pera... rsrs acho que desde o início era o mesmo que a tríade lá dos renegados, porém sempre pensei que eles fizeram teatro de mais, o que acabou pegando mal pra eles, tornando a participação deles quase um fiasco.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sempre achei que, da mesma forma que todos os renegados, Máscara da Morte e Afrodite estavam fingindo o tempo todo e se redimiram genuinamente. Nem tem porque não acharem isso. Até entendo que o filme do Abel, onde mostra ambos como possuindo ressentimentos e anseando por vingança, tenha contribuido para que fiquemos um pé atrás com eles em Hades, mas, pra mim, não há e nem nunca houve dúvidas de que eles se tornaram fieis a Atena sim.

 

Pra mim, Kurumada foi inteligente em usar os dois com as personalidades mais "deturpadas" dos Cavaleiros de Ouro para serem apresentados primeiro como Espectros. A revelação chocou tanto os leitores quanto o próprio Mu e isso levou a nós acreditarmos que eles realmente estavam contra Atena. Não seria difícil acreditar nisso dado o histórico dos dois dourados. Como você mesmo disse, Meikai, Mu provavelmente nem se esforçou em ver que eles choravam lágrimas de sangue, porque não seria totalmente impossível eles servirem Hades de verdade, pois como já disse, eles eram contra Atena em vida, então...

 

Mas pra mim tudo que eles fizeram em Hades foi total fingimento. A cena filler deles correndo do Radamanthys, aquilo pra mim é o ápice. Eles estavam protegidos com a Sobrepeliz, não seriam afetados pela Barreira de Hades. O Cosmo deles brilhava em dourado enquanto atacavam o Juiz. JAMAIS eles seriam derrotados daquela forma tão frágil, independente do poder do adversário. Eles imploraram pela vida deles. Afrodite e Máscara da Morte são dois Cavaleiros de Ouro muito orgulhosos, não iriam apelar tanto assim sendo que não havia motivos para tal.

 

Resumindo: Pra mim a redenção deles já veio em Hades Santuário. No Muro das Lamentações foi só pra confirmar que eles estão do lado de Atena, pro caso de alguém ainda assim possuir dúvidas a respeito do caráter de ambos. Lembrando que ambos crêem que a força equivale a justiça, ou seja, a crença deles em nenhum momento mudou. Se Atena venceu Saga e tomou o Santuário que era seu por direito, então por tabela, ela seria mais forte e, portanto, teria 'poder' suficiente para fazer justiça. Pra mim eles também nunca foram descaracterizados. Pelo contrário, mantiveram-se firmes em seus pontos de vista até o fim.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faço das palavras do Gustavo as minhas. Inclusive ele foi muito feliz em citar os eventos do filme de Abel, que sem dúvidas "plantaram" esse preconceito na cabeça de todo mundo.

Muita gente considera que a redenção da dupla foi no Muro das Lamentações, mas ao meu ver já havia sido assim desde quando aceitaram ser revividos por Hades.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pelo menos no anime o Shion fala que todos os cavaleiros ressuscitados tinham aceitado o plano de reviver e morrer por Athena.

 

Inclusive mostra uma cena de todos os renegados reunidos e o MDM e Afrodite rindo junto com os outros e tals.

 

Com certeza eles voltaram à vida em Hades pra lutar e morrer por Athena.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem mais coisa a se acrescentar.

 

- Provavelmente nenhum dos dois queria matar Mu, para não causar uma baixa no exército aliado. Mu atacava com toda a força, os dois queriam tirar Mu do caminho sem maiores perdas.

 

- Quando mandados para o castelo de Hades na Alemanha, eles se viram numa situação complicada. Eles não podiam simplesmente peitar Radamanthys como cavaleiros de ouro porque, ao passo que eles estavam ali, Shion e os outros 3 ainda estavam avançando nas 12 casas. Se eles demonstrassem para Radamanthys que eles não tinham medo da morte, o Juiz iria desconfiar instantaneamente dos outros 4 iria avisar para Pandora, que provavelmente iria extinguir a vida dos renegados.

 

Lembrem-se que, de acordo com MDM, eles teriam "vendido a alma para Hades em troca da vida", e quando Mu se indigna por eles terem vendido a alma, MDM grita dizendo que Mu "não fazia ideia do terro que era a morte". Ou seja, em tese, os espectros acreditavam que os cavaleiros de Ouro venderam a alma porque eles temiam a morte. Logo, eles precisavam se apresentarem covardes diante de Radamanthys e suplicar para que este não os enviassem de volta pro inferno.

 

Seria muito no sense eles lutarem dignamente contra o Juiz como fizeram Aiolia e os outros. Certamente ia por em cheque os motivos dos renegados, pois, se os mesmos não tinham medo de morrer em combate, porque então teriam vendido a alma em troca de algo que eles estavam dispostos a perder de novo ? Lembrando também que, provavelmente, os dois estavam sob efeito da barreira de Hades. E mesmo que não estivessem, um ataque prematura a Hades faria com que o mesmo tirasse a vida de todos os renegados, impedindo que Shion chegasse até a estátua de Athena.

 

 

- Por fim, além de passar a impressão de que os cavaleiros renegados estavam sob controle de Hades por medo de morrer, eles também passaram a impressão de que os cavaleiros de Ouro eram fracos. O próprio Radamanthys diz que qualquer espectro de Hades poderia facilmente derrotar um cavaleiro de ouro. Ele afirma isso logo após derrotar MDM e Afrodite. Isso o fez pensar que Myu e os demais espectros mandados por ele seriam o suficiente para completar a missão e, posteriormente, que ele sozinho daria conta de todos os cavaleiros de ouro com quem lutasse. Porém foi rapidamente traído por esse pensamento quando finalmente enfrentou um cavaleiro de ouro sem restrições.

 

 

 

O filme de Abel não deve ser considerado. Aquilo foi escrito pela TOEI, antes de o Kurumada escrever Hades, logo, até então, os dois eram os personagens "malignos" vistos nas 12 casas, e foram retratados como tal.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Uma outra curiosidade:

Apesar da TOEI ignorar os dois como fantasminhas camaradas ao lado dos outros mortos lá na saga de Poseidon, Kurumada parece que já considerava ambos redimidos desde então, como podemos ver nessa fala do Dohko

http://i.imgur.com/zEwbvpu.png

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim, o único que tinha que se redimir por completo era o Shura. O Afrodite nunca fez nada de errado além de seguir suas convicções e o Máscara da Morte acreditava que fazia justiça (só que, diferente do dite, ele era cruel e sádico, daí mora o seu pecado, mas mesmo assim ele eacreditava que era o bem. Ele precisava apenas redimir da sua maneira de agir e foi o que aconteceu, porque a armadura o aceitou de novo).

Somente Shura no mangá revelou que não imaginava que ainda existiam pessoas boas como Shiryu, que lutavam pela justiça. Ele, para mim, foi o verdadeiro pnc de todos os cavaleiros de ouro. Só que ele se redimiu ainda na primeira parte quando salvou o shiryu.

E assino o que o Gustavo falou. Afrodite acreditava que o mais forte deveria comandar, por isso seguiu Atena, já que ela venceu Saga. E Máscara da Morte acredita que a justiça é mutável e depende de quem está no poder (no caso Atena). Além do mais, nenhum dos dois realmente seguiria Hades porque eram verdadeiramente a favor da justiça e não da morte geral.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...