Ir para conteúdo

Regras Gerais - Torneio de Fanfics 2013!


Posts Recomendados

TF+Regras.jpg

 

1. Inscrições

1.1 Usuário deve ter se cadastrado até a data máxima de 19.10.2013 no fórum.

1.2 Deve se inscrever no tópico de Inscrição até o dia 27.10.2013 as 23:59. (O tópico será aberto no dia 21.10.2013)

1.3 Obrigatório que na inscrição seja divulgada as seguintes informações da fanfic:

· Nome da Fanfic

· Personagem Principal

· Período do acontecimento

 

Ex. Usarei a fanfic do Oakie620 como exemplo:

 

Nome da fanfic: A Última Caçada

Personagem Principal: Asterion de Cães de Caça

Período do Acontecimento: Pré-Batalha das Doze Casas

Lembrando que, o Período do Acontecimento, podem ser vários como: Época de Lost Canvas, Futuro, Universo Paralelo, Época do EpG, etc.

 

1.4 Cada usuário terá direito a inscrever uma única fanfic no torneio

1.5 Usuários que querem participar do evento sem uma fanfic apenas como avaliadores deverão se inscrever no tópico e postar apenas ‘Avaliador’.

 

2. Pré-Requisitos da Fanfic

2.1 A Fanfic deve ser inédita e ainda não publicado em nenhum lugar

2.2 Deve seguir as informações citadas no parágrafo 1.3

2.3 Deve ter um foco no personagem principal citado, podendo ou não, ter outros personagens aliados ou antagonistas na história.

2.4 A fanfic deve ser escrita em fonte Arial tamanho 10 em, no máximo, 3 folhas de Word.

2.5 Para manter um padrão as fanfics deverão ser ‘cruas’. Não contendo imagens, trilha-sonora, etc.

 

3. Prazos e Funcionamento do Torneio

3.1 Após o prazo de inscrição encerrado os usuários terão um novo prazo de 7 dias (ou seja, até o dia 03/11/2013) para enviar a fanfic já pronta via MP para o Usuário Hiyuuga e somente para ele.

3.2 Após o último dia de entrega de fanfics (03/11/2013), o Juiz Hiyuuga terá o prazo de 2 dias para postar a primeira fanfic, já avaliada por ele, porém com as notas secretas e bem guardadas.

3.3 A partir do dia 05.11.2013 Hiyuuga abrirá um tópico por dia com uma fanfic enviada a ele (provavelmente em ordem de entrega) para leitura do público e votação dos participantes.

3.3 TODOS os inscritos como escritores terão obrigatoriedade de ler e avaliar todas as fanfics postadas, sem exceção. A falta dessa avaliação fará com que os votos dele nas outras fanfics sejam também ignorados, além de se desclassificar no torneio.

3.4 As avaliações e notas acima citadas deverão ser SECRETAS e enviadas para Hiyuuga por MP com o título sendo o nome da fanfic. No tópico da fanfic será possível comentar sobre a fanfic e tudo mais, porém as notas não deverão ser divulgadas ao público.

3.5 TODOS os apenas avaliadores também deverão ler e avaliar todas as fanfics até o ultimo dia postado, caso contrário todas as avaliações anteriores e posteriores serão desclassificadas. No tópico da fanfic será possível comentar sobre a fanfic e tudo mais, porém as notas não deverão ser divulgadas ao público.

3.6 Após postagem de todas as fanfics, os escritores e avaliadores, terão o prazo de 48 horas para avaliarem todas as fanfics e enviarem ao Sr. Hiyuuga.

3.7 Após as 48 horas Hiyuuga terá o prazo de 48 horas para contabilização de notas e classificação das fanfics. Serão contabilizadas as notas do ‘Juiz Hiyuuga’ e do ‘Povo’ (escritores e avaliadores).

3.8 Logo em seguida diariamente serão postadas as notas de duas fanfics por ordem decrescente. Da fanfic com menos votos no total até o momento de ser postada a fanfic de maior nota e vencedora do TG.

 

4. Notas

4.1 Serão cinco critérios utilizados para a avaliação da fanfic sendo eles: Personagem, Gramática, Coesão Textual, Originalidade e Diversão.

 

Personagem: Escolha do (s) personagem (s) e fidelidade a sua personalidade. Em suma, escolher o Shun e o mostrar sendo um louco psicótico assassino sem uma excelente justificativa vai acarretar uma reação de estranhamento pelo público leitor e uma nota baixa.

 

Gramática: Sim, por mais que isso seja chato, triste e soe presunçoso, o bom português, a língua pátria, tem que ser respeitada. Abreviações e internetês estão proibidas. Porém, o uso de termos em outros idiomas, principalmente o japonês com seus honoríficos estão liberados.

 

Coesão textual: Intrinsicamente ligado à gramática. Coesão do texto, do quanto ele consegue ser fluido sem se tornar cansativo. Repetições, palavras erradas e ausência de uma estrutura acarretarão em notas baixas nas análises.

 

Originalidade: Trabalhar com conceitos pré-estabelecidos é uma coisa. Porém, criar um cenário completamente novo, ou situação, para Saint Seiya sem que deixe de ser Saint Seiya? A originalidade das fanfictions será levada em conta na hora da pontuação.

 

Entretanto, a mesma originalidade está em saber trabalhar os conceitos comuns de um modo não usual. Quanto maior o ineditismo apresentado nas situações e personagens, melhor.

 

Diversão: O mais subjetivo dos conceitos, entretanto, o mais importante. De nada adianta um texto profissional que não mexe conosco, diverte, anima ou emociona. A diversão ao ler é importante. Na verdade, fundamental. Porém, ser divertido não significa ser engraçado. Histórias dramáticas serão avaliadas com o mesmo peso, apenas o conceito de diversão é que muda.

 

4.2 As notas deverão ser de 1 a 5 em cada um dos critérios mencionados acima. Lembrando que as notas dos cinco critérios deverão ser enviadas após a leitura da fanfic POR MEIO DE MP para o Hiyuuga com o nome da fanfic e não devem ser postadas no tópico da fanfic em si.

4.3 Existirá a avaliação do ‘povo’ (Escritores e Avaliadores) e a avaliação do Juiz (Hiyuuga). As notas de ambos serão somadas (sendo a do ‘povo’ a média de todos os votos individuais) e divididas por dois. O que resultará na nota final.

Ex.: No critério personagem da fanfic temos a média de voto 3 pelo ‘povo’ e nota 5 pelo Juiz Hiyuuga. Logo, 5+3/2= 4. 4 seria a Nota Final do critério personagem dessa fanfic.

4.4 No final Todas as Notas finais dos Critérios também serão somadas e divididas por 5. A partir dai teremos as Notas Finais da Fanfic e o ranking das melhores assim será criado.

 

5. Do Prêmio

Será postado no dia do inicio do evento: 21.10.2013.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Critério de desempate?

 

Será a minha humilde avaliação, Aiolos gold. Não ha problema algum em dizer que as notas que darei serão, inicialmente, fracionadas exatamente para evitar empates. Ao fim, serão arredondadas.

 

Porém, se realmente houver um empate completo, imagino que seja mais honesto apenas postar ambas como empate simples. A única posição em que não pode ocorrer é o primeiro lugar.

 

Abraços ^^

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Será a minha humilde avaliação, Aiolos gold. Não ha problema algum em dizer que as notas que darei serão, inicialmente, fracionadas exatamente para evitar empates. Ao fim, serão arredondadas.

 

Porém, se realmente houver um empate completo, imagino que seja mais honesto apenas postar ambas como empate simples. A única posição em que não pode ocorrer é o primeiro lugar.

 

Abraços ^^

 

Ok Hiyuuga, só perguntei para não deixar dúvidas, tendo em vista que não foi citado nada nas regras.

Valeu obrigado e estou animado para ler essa obras primas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida a respeito do nome da fic: podemos usar outra fonte e tamanho para destacar?

 

Sim, acho que sim. De boa. hehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida.

 

Dá para mudar um pouco a idade de treinamento do personagem? Por exemplo, já que eu vou fazer sobre o Afrodite, a minha ideia era a de que ele não tivesse recebido a Armadura de Ouro aos 7 anos de idade. Mas foi mostrado no mangá os golds crianças com armaduras de ouro então eu meio que me perdi nessa parte. Isso seria algo contra as regras?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tinha pensado neste caso, porém não, isso não vai influenciar. Já fica aqui registrado hehe Vou conversar com o Hiyuuga sobre.

Coisas sem muito lógica podem ser alteradas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia perguntar a mesma coisa a respeito da idade... /pensa Mas que bom que não influência em nada. ^^ Até porque, apesar de ter várias "Saint Seiya Wiki" por aí, não me lembro de, pelo menos no LC, ser dito algo sobre a idade de alguns dourados...

Editado por RPM1995
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sendo dentro do universo de SS tá liberado a criação de personagens, porém vale salientes que nem todos podem ter lido sua fic e você terá que apresentá-lo bem nesta

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...