Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Eu tenho a primeira edição do mangá nacional e lá está o tal Asterion de Lebre... Nunca entendi...

Me explique agora Sorento de Bruxa do Mar XD

 

Em japonês, cada um dos generais-marinas, além de Tétis, tem um "nome" extra em japonês como complemento ao nome de sua armadura de escamas.

Tétis é Uo-Himé ("Princesa Peixe") e Sorrento é Kai-Majoh ("Bruxa do Mar"). Quando chegaram aqui no Ocidente (mas não sei se foi apenas no Brasil), por não saberem diferenciar Mermaid (que não tem tradução exata para o portugues e o espanhol, embora tradicionalmente traduzam como "sereia") de Seiren (que é "sirena" ou mesmo "sereia" em nosso idioma), acabaram por denominar a armadura de Tétis de "Sereia e a de Sorrento de "Bruxa do Mar". Se eles procurassem alguém que conhecesse de mitologia, poderiam chamar a de Sorrento simplesmente de "Sirena" mesmo e deixava "Sereia" para Tétis. Mas sabemos que esse tipo de coisa é trabalho demaaaaais para essas empresas de dublagem brasileira...

 

Bom, desculpem o post. Isso poderia ser melhor discutido num tópico só sobre o reino marinho.

 

 

E também sempre achei muito toscos esses nomes da versão italiana.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Em japonês, cada um dos generais-marinas, além de Tétis, tem um "nome" extra em japonês como complemento ao nome de sua armadura de escamas.

Tétis é Uo-Himé ("Princesa Peixe") e Sorrento é Kai-Majoh ("Bruxa do Mar"). Quando chegaram aqui no Ocidente (mas não sei se foi apenas no Brasil), por não saberem diferenciar Mermaid (que não tem tradução exata para o portugues e o espanhol, embora tradicionalmente traduzam como "sereia") de Seiren (que é "sirena" ou mesmo "sereia" em nosso idioma), acabaram por denominar a armadura de Tétis de "Sereia e a de Sorrento de "Bruxa do Mar". Se eles procurassem alguém que conhecesse de mitologia, poderiam chamar a de Sorrento simplesmente de "Sirena" mesmo e deixava "Sereia" para Tétis. Mas sabemos que esse tipo de coisa é trabalho demaaaaais para essas empresas de dublagem brasileira...

 

Bom, desculpem o post. Isso poderia ser melhor discutido num tópico só sobre o reino marinho.

 

 

E também sempre achei muito toscos esses nomes da versão italiana.

 

"O cara é fera, bicho!" - Silva, Fausto

 

Valeu por esclarecer isso, Fabinho, não sabia desses títulos dos marinas.

Quanto à tradução, realmente fica complicado diferenciar "mermaid" de "siren" no nosso belo português (até porque o wikipedia não ajuda nem um pouco), mas não vamos entrar nesse assunto nesse tópico.

Mas obrigado pelo esclarecimento!

 

Abraços!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Classificação das armaduras de prata

Bom pessoal, a contagem das armaduras é uma das questões mais complicadas de Saint Seiya. Pelas informações que temos, existem:

*12 armaduras de ouro (sabemos o nome de todas e, além disso, temos a 13° que deve aparecer em breve em Next Dimension)

*24 armaduras de prata

*48 armaduras de bronze

*4 armaduras especiais

 

Isso, porém, é referente apenas as 88 constelações atuais da astronomia ocidental. Entretanto, existem também armaduras baseadas em constelações já extintas (como é o caso de Cérbero), e isso é bem lógico se considerarmos que as armaduras foram criadas nas eras mitológicas. É provável que existam outras armaduras antigas baseadas em constelações mais antigas, porém, nem mesmo o santuário conhece o número total de armaduras (a única que deve saber é Atena). Baseados no número de 24 da constelações atuais temos os seguintes trajes de prata:

*Trajes oficiais da Série Clássica

  1. Águia
  2. Ofíuco
  3. Lagarto
  4. Baleia (Cetus)
  5. Cães de Caça
  6. Centauro
  7. Corvo
  8. Auriga
  9. Perseu
  10. Cão Maior
  11. Mosca
  12. Hércules
  13. Flecha
  14. Cefeu
  15. Lira

*Tivemos dois trajes de prata que apareceram na enciclopédia de Saint Seiya e depois foram confirmados como prateados por outras obras:

 

16. Altar: aparece como traje de prata em The Lost Canvas e na novela Gigantomaquia

17. Taça: aparece como traje de prata no mangá Next Dimension

 

*No mangá Episódio G, temos a aparição de outro traje de prata:

 

18. Triângulo

 

*No mangá The Lost Canvas, além do traje de Altar, temos outro traje de prata inédito:

 

19. Grou

 

*No anime da Série Clássica produzida pela Toei, temos outro cavaleiro de prata que possui uma das 88 constelações atuais:

 

20. Pavão

 

*No anime de The Lost Canvas, produzido pela TMS, temos outros cavaleiros de prata pertencentes às 88 constelações atuais:

 

21. Popa

22. Vela

 

*No anime “Saint Seiya Ômega” temos mais 4 novas armaduras de prata. Nesse anime, Cinzel também é classificada como prata, mas como na enciclopédia de Saint Seiya ela é contada como sendo de bronze, não é contada aqui como prateada:

 

23. Boeiro

24. Retículo

25. Relógio

26. Girafa

 

*No filme “Saint Seiya, o Santo Guerreio”, aparecem três novas armaduras. Apesar de nem Kurumada nem a Toei classificam, de forma explícita, três trajes a seguir como sendo de Prata; o Tenkai-hen Pamphlet (panfleto do filme “Prólogo do Céu”) supõe, pelo fato desses trajes aparecerem junto com os trajes oficiais de prata de Lira e de Flecha, que esses três também pertençam à mesma categoria. Mas isso é apenas uma suposição da Toei:

 

27. Escudo

28. Cruzeiro do Sul

29. Órion

 

*No mangá original, temos também um traje que representa uma constelação extinta:

 

30. Cérbero

 

Como podemos ver, temos várias armaduras classificadas como sendo de prata nas várias obras de Saint Seiya. Porém, só podemos realmente considerar como oficiais irrefutáveis as 17 (18 se contarmos Cérbero) armaduras de prata apresentadas no mangá clássico e Next Dimension, que são escritos pelo próprio Kurumada. As que aparecem no The Lost Canvas e Episódio G, até que Kurumada diga o contrário, podem também ser consideradas oficiais. Já as que são mostradas em Saint Seiya Ômega não podem ser levadas tão em conta como as outras, devido às mudanças de classificação que alguns trajes sofreram nessa animação (como águia, por exemplo).

 

P.S.: aí está pessoal, o post sobre a classificação dos trajes de prata. O último parágrafo é meio que uma opinião minha. Se errei alguma coisa, peço que me corrijam. Espero que gostem. Segunda feira começaremos com uma nova classe de personagens. Sei que tem muita gente ansiosa pelos cavaleiros de bronze de ouro, mas eu realmente ainda não consegui um tempo para buscar as referências dos personagens que aparecem no ômega e assim, conseguir completar os posts. Por isso, a partir do próximo post iniciaremos os Guerreiros Deuses, primeiro os de Hilda e depois os de Durval. Até que termine as postagens desses artigos, terei terminado os artigos dos bronzeados e dos dourados aí poderemos partir para eles.

Editado por §agitariu§
  • Like 2
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, tudo o que você disse está correto. Pavão foi retconado, então não é mais Prata no anime.

 

Então os próximos personagens serão os Guerreiros Deuses? Gostei disso.

 

Eu só quero acrescentar que Teneo agora foi convertido no Cavaleiro de Touro, segundo o gaiden do Hasgard. Se você precisar de ajuda com o nome dele ou qualquer outro, pode me perguntar a qualquer momento. o/

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah pensei que os próximos posts seriam dos cavaleiros de bronze ou dos dourados, hehehe

 

tem um link aqui no fórum que conta uma pouco sobre a mitologia nórdica :

http://www.cdz.com.br/forum/topic/2224-a-mitologia-por-detras-da-saga-de-asgard-e-analises-sobre-a-trama/

 

Queria que você fosse falar dos bronzeados clássicos, sempre tive curiosidade sobre Pégaso, Dragão, Fénix, hehehe, os dourados então, vão ser os posts, :P

Editado por Benetynashi
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah pensei que os próximos posts seriam dos cavaleiros de bronze ou dos dourados, hehehe

 

tem um link aqui no fórum que conta uma pouco sobre a mitologia nórdica :

http://www.cdz.com.br/forum/topic/2224-a-mitologia-por-detras-da-saga-de-asgard-e-analises-sobre-a-trama/

 

Queria que você fosse falar dos bronzeados clássicos, sempre tive curiosidade sobre Pégaso, Dragão, Fénix, hehehe, os dourados então, vão ser os posts, :P

 

Não se preocupe, assim que eu acabar o Guerreiros deuses, iniciamos com os bronzeados.

 

Ah, e valeu pela dica do tópico. Já tenho os artigos quase prontos, mas posso acrescentar algumas informações desse tópico.

 

Só pra situar, aí vai uma lista dos artigos (em ordem de postagem) dessa classe:

 

*Guerreiros Deuses (Saga de Asgard):

  1. Thor de Phecda
  2. Fenrir de Alioth
  3. Hagen de Merak
  4. Mime de Benetnasch
  5. Alberich de Megrez
  6. Syd de Mizar e Bud de Alcor
  7. Siegfried de Duhbe
  8. Hilda de Polaris
  9. Freya

*Guerreiros Deuses (Filme A Grande Batalha dos Deuses):

  1. Loki
  2. Rung
  3. Ur
  4. Midgard
  5. Durval
  6. Frey

P.S.: Odin preferi deixar para postar quando for postar sobre os deuses. E 108Specter, obrigado pela oferta. Quando for atualizar os artigos dos dourados, com certeza pedirei sua ajuda quando precisar.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por nada, Kosumo.

 

 

Sagitarius, fantástico o seu resumo das armaduras de prata que possuem constelações. Apesar de as "super-canônicas" (as criadas por Kurumada [mangá clássico, ND e Enciclopédia]) somarem apenas 18 (sendo 17 das constelações atuais), se levarmos todas em consideração (e todas tiveram o aval de Kurumada, não foi?), então cai por terra que a numeração 12-24-48-4 é absoluta, sendo só uma suposição, e não um número estático. Até porque já sabemos que o proprio Kurumada lançou a 13ª armadura de ouro, Ofiúco. O que abre ainda mais as portas para uma 14ª, Ceto/Cetus/Kaitos/Baleia, pois ela também toca a eclíptica do Sol.

 

E estou ansiosíssimo quanto a Asgard. E você pôs Frey/Freyr entre os guerreiros-deuses! Eu tambem o pus no grupo desde que vi uma informação de que ele é também um guerreiro-deus (só não me lembro onde eu vi isso, sorry rsrs). Aliás, ele veste os mesmo traje sacerdotal de Loki como auxiliar de Drbal. Mas vamos deixar para discutir isso no tópico proprio. rsrsrs.

 

E tomara que tenhamos novidade sobre as armaduras de prata para não deixarmos este topico morrer. Por exemplo, no SSOnline, Forno foi apresentada como de prata, não foi? Você pode começar uma nova leva de posts a partir desde jogo.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por nada, Kosumo.

 

 

Sagitarius, fantástico o seu resumo das armaduras de prata que possuem constelações. Apesar de as "super-canônicas" (as criadas por Kurumada [mangá clássico, ND e Enciclopédia]) somarem apenas 18 (sendo 17 das constelações atuais), se levarmos todas em consideração (e todas tiveram o aval de Kurumada, não foi?), então cai por terra que a numeração 12-24-48-4 é absoluta, sendo só uma suposição, e não um número estático. Até porque já sabemos que o proprio Kurumada lançou a 13ª armadura de ouro, Ofiúco. O que abre ainda mais as portas para uma 14ª, Ceto/Cetus/Kaitos/Baleia, pois ela também toca a eclíptica do Sol.

 

E estou ansiosíssimo quanto a Asgard. E você pôs Frey/Freyr entre os guerreiros-deuses! Eu tambem o pus no grupo desde que vi uma informação de que ele é também um guerreiro-deus (só não me lembro onde eu vi isso, sorry rsrs). Aliás, ele veste os mesmo traje sacerdotal de Loki como auxiliar de Drbal. Mas vamos deixar para discutir isso no tópico proprio. rsrsrs.

 

E tomara que tenhamos novidade sobre as armaduras de prata para não deixarmos este topico morrer. Por exemplo, no SSOnline, Forno foi apresentada como de prata, não foi? Você pode começar uma nova leva de posts a partir desde jogo.

 

Realmente agora com a aparição de uma 13ª armadura de ouro, os n° 12-24-48-4 acabam deixando de ser tão confiáveis. Espero que um dia o Kurumada lance alguma informação concreta sobre isso algum dia.

 

E quanto o Frey coloquei por que também vi em algum lugar que ele seria um guerreiro deus...mas também não consigo lembrar onde (acho que foi em algum panfleto dos filmes).

 

E coloquei Freya também por que seu nome tem inspiração na mitologia nórdica e uma personagem com esse nome aparece tanto na Saga de Asgard quanto no Filme A Grande Batalha dos Deuses, por isso me pareceu mais legal postar sobre ela junto com os guerreiros deuses.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, atualizei o artigo de Grou (página 6) com o significado do nome da "Komachi".



Coloquei também atualizações nos artigos de Girafa e Boieiro, citando os cavaleiros dessas respectivas constelaçoes que aparecem na 2ª Temporada no anime do The Lost Canvas.


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Thor de Phecda

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/NiiiiLink-Thor.JPG

Thor

http://www.historiageral.net/mitologia_nordiga06.jpg

Thor (nórdico antigo: Þórr, inglês antigo: Þunor, alto alemão antigo: Donar, cujo nome significa “trono”) é o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos e barba vermelhos, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir ("aquele que esmaga"). Ele é o filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra). Durante o Ragnarok (a queda dos deuses), foi previsto que Thor matará e será morto por Jormungandr, a serpente que circunda o mundo, filha de Loki.

 

Ele era grande para um deus e extremamente comilão, podendo comer uma vaca inteira em uma única refeição. Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria. A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir, com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que dobrava sua força. Sua primeira esposa foi a giganta Jarnsaxa, comquem teve os filhos Magni (Força) e Modi (Coragem). Sua segunda esposa foi Sif, a deusa da colheita, com quem teve uma filha Thrud (a regente do tempo).

 

Thor gostava da companhia seu irmão Loki, apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica. Certa vez Thor perdeu seu martelo e pediu a deusa Fréia para que lhe emprestasse a forma de uma ave de rapina com o intuito de procurá-lo. Thor, sob a forma de um falcão, então voa para bem longe e fica sabendo que seu martelo mágico, a única arma suficientemente capaz de enfrentar os gigantes, está no poder de um deles de nome Thrym, que vive no fundo da terra. Thor então pede que seu martelo seja devolvido no que o gigante recusa, advertindo que o devolveria apenas se a deusa Fréia aceitasse casar-se com ele, algo que a deusa toma como uma ofensa. Logo, orientado pelo oráculo Heimdall a disfarçar-se de Fréia concordando com o pedido de casamento e assim recuperar seu martelo, parte juntamente com Loki para Jotunheim, a Terra dos gigantes, a bordo de sua carruagem sob o espetáculo de raios e trovões. Chegando a Jotunheim é efusivamente recepcionado por seus anfitriões gigantes que se espantam quando Thor (disfarçado de Fréia) como uma vaca inteira. Loki disfarçado então de serviçal tranquiliza-os argumentando que a 'deusa' estava a várias noites sem comer e dormir devido à angústia e ansiedade do casamento. Quando logo o martelo é colocado no colo da falsa noiva, Thor se revela e mata o seu noivo gigante e todos os outros convivadados ao redor voltando triunfante para Asgard, a terra dos deuses.

 

No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir. Thor percorria o mundo numa carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr. Conta-se que quando Thor percorria o céu nessa carruagem as montanhas ruíam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões. Thor habita em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir onde ele recebia os pobres depois que haviam morrido. Esse salão possui 540 acomodações e é considerada a maior de todas as construções. O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi. Quando Thor estava longe de seu lar ele matava seus bodes e os comia, e depois os ressuscitava com seu martelo mágico.

 

O martelo Mjolnir, arma de Thor, tinha a habilidade de criar trovões e tempestades, por isso Thor é associado as forças da natureza. Era tão pesado que permitia que apenas Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto Megingjard (que dobrava sua força), consiga levantá-lo. O martelo também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte. Era costume atiradores de martelos levarem um pingente em forma de Mjolnir para as competições e batalhas, acreditando que Thor iria ajudá-los ao dotá-los de força.

 

Thor era muito venerado por sua bondade, pois era um dos poucos deuses que não clamavam sacrifícios humanos. Sua bondade só era superada por Balder.

 

No Ragnarok, Thor enfrentará a serpente Jormungandr ou Serpente Midgard (uma serpente tão grande que envolve a Terra), cria de Loki, e a matará. Mas, ele também morrerá por causa do veneno de Jormungandr logo após dar nove passos.

 

Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana (quinta-feira no Brasil) de Thursday, ou "Thor's day" (“Dia de Thor” em inglês).

 

Robe Divina de Phecda

http://i327.photobucket.com/albums/k468/absalom_2008/God%20Warriors/Esquema-GWThor.jpg

O nome de Phecda, também chamada Phad, vem do árabe Al-Fakhidh, "a coxa" da Ursa. Também é um pouco maior, mais quente e mais brilhante que o nosso Sol. Phecda é a sexta estrela mais brilhante da Ursa Maior.

 

Segundo o astrônomo persa Al-Biruni (séculos X e XI), esta estrela era “Pulastya” (“nascido das orelhas de Brahma”). Na China era conhecida como Ke Seuen Ke e Tien Ke.

 

*A robe de Phecda representa a serpente gigante Jormungandr:

 

http://1.bp.blogspot.com/_hOGsAwSnPGA/THBsw3I_8GI/AAAAAAAAAK4/I8J4OmbTTIA/s1600/alextornberg_jormungand.jpg

Jormungandr é o segundo filho de Loki com a giganta Angrboda, e é um dos três grandes monstros da mitologia Nórdica, junto com seus irmãos Fenrir (o lobo) e Hell (a morte). Assim como os seus irmãos, foi capturado e preso por Odin: Hel ficou presa em Niflheim e Jormungandr ficou preso nas profundezas do oceano onde ele cresceu até ficar tão grande a ponto de dar uma volta completa pela Terra e ainda morder a própria cauda.

Por ser tão grande Jormungandr recebeu o nome de "Serpente de Midgard" ou "Serpente do Mundo", por ser uma serpente gigante é comparada com Tifon (mitologia grega) até pelos dois serem arqui-inimigos de deuses do trovão (Thor e Zeus).

Jormungandr teve várias batalhas contra Thor e será assim até o Ragnarok, quando Jormungandr se libertará e cobrirá a Terra e o céu com seu veneno e, de acordo com a profecia, Thor matará e será morto por Jormungandr.

 

Fonte: La Guía Saint Seiya e O Reino de Atena

P.S.: chegando com o primeiro post dos guerreiros deuses. Eu adoro mitologia nórdica. E Thor é o meu deus nórdico preferido, apesar que gosto de Loki também. Sempre acho muito legal as profecias do Ragnarok e sua relação com os três filhos de Loki. Espero que gostem. Próximo: Fenrir de Alioth.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Finalmente chegamos em Asgard!!!!!!!!!

 

Muito bom o perfil de Thor. E você é o primeiro que eu saiba que diz que tem Thor como guerreiro-deus favorito.

 

Não, Thor é o meu deus nórdico favorito.

 

Meu guerreiro deus favorito é Siegfried, apesar de eu gostar muito dos gêmeos Syd e Bud também.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Rancor

Em japonês, cada um dos generais-marinas, além de Tétis, tem um "nome" extra em japonês como complemento ao nome de sua armadura de escamas.

 

Isso também ocorre com os nomes dos Templos do Santuário, cada um tem um nome específico em japonês, por exemplo Áries é Haku You Kyuu (白羊宮 - Templo do Carneiro Branco), Aquário é Hou Bei Kyuu (宝瓶宮 - Templo da Urna Preciosa) e etc. Na tradução nacional (e acho que em todas as outras também) isso se perdeu.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Não, Thor é o meu deus nórdico favorito.

 

Meu guerreiro deus favorito é Siegfried, apesar de eu gostar muito dos gêmeos Syd e Bud também.

Ah sim, confundi os Thors. kkk

 

Siegfried também é meu preferido!!! *____* Seguido de Mime! *____*

 

Isso também ocorre com os nomes dos Templos do Santuário, cada um tem um nome específico em japonês, por exemplo Áries é Haku You Kyuu (白羊宮 - Templo do Carneiro Branco), Aquário é Hou Bei Kyuu (宝瓶宮 - Templo da Urna Preciosa) e etc. Na tradução nacional (e acho que em todas as outras também) isso se perdeu.

Isso mesmo. Os orientais de um modo geral adoram expandir o significado das coisas com suas línguas tão ricas. Eles já gostam de uma pomposidade.

 

Alguém pode colocar uma lista aqui (ou em outro tópico) com esses títulos dos Marinas e das Casas do Zodíaco?

Por mim isso poderia ser acrescentado nos perfis específicos dos marinas e dos santos de ouro que Sagitarius ainda deve fazer.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também queria saber /tim

 

No mais, interessante essa postagem sobre o Thor. Só conhecia o personagem das revistas da Marvel hehe

 

Aliás, eu pensava que essa referência ao personagem no nome "thursday" era apenas invencione do Stan Lee. Interessante descobrir que era real mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Na verdade, não tenho essa lista, mas é fácil de conseguir na internet. Só não tô com muita paciência e tempo pra fazer isso por enquanto, rsrss.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...