Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

LÓTUS

A armadura de lótus e baseada na constelação (na verdade uma única estrela, correspondente a estrela λ Aquari na astronomia ocidental) hindu Shatabhisha. A palavra Shatabhisha significa “cem médicos”, “cem remédios” ou ainda “cem curadores”, sendo que essa “constelação” está associada ao poder de curar; o número cem alude ao número de estrelas dessa “constelação”, que nos tempos antigos se acreditava que fossem cem.

 

http://fanart.files.wordpress.com/2007/12/lotus.jpg

 

Na mitologia hindu, Vishnu (o preservador), juntamente com Shiva (o destruidor) e com Brahma (o criador), forma a trimúrti, a trindade hindu, na qual Vishnu é o deus responsável pela manutenção do universo.

 

Segundo um mito hindu, do umbigo de Vishnu, saiu uma Flor de Lótus cor-de-rosa que deu origem a Vayú (uma divindade hindu primária, o Senhor dos ventos), que permanece sentado na flor e é a força vital e primeiro ancestral do panteão hindu. A Lótus é um símbolo de pureza. Surge da lama, porém apesar disto, surge elegante e limpa. Suas quatro virtudes – fragrância, limpeza, virtude e suavidade – são comparadas com as quatro virtudes do reino de Dharma – permanência, alegria, si mesmo e pureza. A fragrância das Flores de Lótus faz com que as pessoas se sintam alegres e felizes, portanto, muito Budas e Bodhisattvas sentam-se sobre Flores de Lótus. No Budismo tibetano a Flor de Lótus é também comparada ao coração de uma pessoa, representando que cada pessoa tem uma Flor de Lótus em seu interior. Esta flor é respeitado profundamente pelos budistas. A Flor de Lótus representa ainda a total purificação da obscuridade do corpo, fala e mente do praticante, que igual a Flor de Lótus, pode alcançar a iluminação.

 

Existe um livro sagrado, o Sutra da Lótus, que explica que qualquer ser humano pode despertar ao Nirvana, assim como Buda, e qualquer pessoa pode ser uma nova encarnação de Buda.

 

A lótus possui 8 pétalas, que representam os 8 níveis de conhecimento do zen, isto é, o caminho em 8 etapas para a sabedoria superior através da meditação (o Nirvana é posto em paralelo com o 8° sentido, o Arayashiki, em Saint Seiya).

 

Aghora

 

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Trident-saint-Agora.jpg

 

 

No hinduísmo, a palavra Aghora pode fazer referência a três coisas diferentes:

1 –Aghor Yoga (também conhecido como Aghora) é uma tradição espiritual que se originou no norte da Índia por volta do século 11 d.C. A palavra Aghor significa, literalmente, "o que não é difícil ou terrível". Aghor é um estado simples e natural de consciência, em que não há experiência de medo, ódio, aversão ou discriminação. De acordo com a Aghor Yoga, no momento em que os seres humanos experimentam um estado de discriminação, limitamos nossa integridade e ficamos a mercê de emoções perturbadoras como raiva, medo, ciúme, ganância e luxúria. As práticas da Aghor Yoga hoje refletem as reformas feitas na década de 1960 por Baba Bhagwan Ramii, mudando o foco de Aghor à busca de uma vida equilibrada de serviço abnegado e prática pessoal. Baba Bhagwan Ramii encorajou os praticantes de Aghor a seguir o "caminho da mão esquerda", abraçando as pessoas socialmente estigmatizadas e abandonadas, como as crianças de rua e pessoas com hanseníase e outras doenças "intocáveis". Hoje, os seguidores de Bhagwan Aghoreshwar Ramji criaram uma grande rede de escolas, orfanatos, clínicas médicas, ou outros projetos de assistência social.

 

2 – Os Aghori, Aghora ( sânscrito ( Devaganari ): अघोर), ou Aughads são uma seita tântrica da mão esquerda, que surgiu no período medieval indiano. Esta seita se estabeleceu no século XIV baseava seus princípios nos textos tântricos de ordem ascética de Kapalika. Seus seguidores conhecidos como Aghori panthis, foram considerados desapreciativos por suas praticas excêntricas. Os devotos dessa seita praticam o canibalismo (eles não matam para comer, mas comem carne dos mortos que flutuam no rio Ganges), usam crânios humanos como taças e em rituais em crematórios. Eles acreditam que comer a carne humana os deixam mais corajosos ao enfrentar a morte, já que o maior medo do ser humano (pelo menos a sua grande maioria) é a morte, e a pessoa fazendo o ritual de canibalismo estaria sendo mais “puro” aos olhos do deus Shiva. Os seguidores da Aghora são devotos do deus Shiva em sua forma de Bhairava, por vezes, conhecido também como Bhairo ou Bhairon ou Bhairadya, é a manifestação irada de Shiva, associada com a completa aniquilação do mal.

 

3 – o deus Shiva é muitas vezes representado com várias faces, sendo que algumas vezes possui três faces (que representam sua visão no passado, presente e futuro) e em outras vezes possui cinco faces, uma delas voltada para cima e as outras voltadas para os pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Segundo o Mahâbhârata (um dos principais textos sagrados do hinduísmo), os rostos que observam o norte e oeste parecem suaves, porém o que olha para o sul, conhecido como Aghora ou Bharaiva, é terrível. Aghora ou Bhairava, é a manifestação irada de Shiva, associada com a completa aniquilação do mal. Bhairava tem um cão (Shvan) como seu divino vahana (veículo)(reparem que a armadura de lótus tem a cabeça de um cão embaixo do ombro direito).

Fontes: Wikipédia e La Guía Saint Seiya

P.S.: o texto de Aghora está muito legal, e a parte sobre o nome do personagem é praticamente inédita, já que não consegui achar quase nada do nome deles em sites de Saint Seiya. Espero que gostem. Ah, já achei as referências usadas nos nomes de todos os cavaleiros de prata no ômega. Vou organizar aqui e até na semana que vem (provavelmente na quarta-feira) atualizarei todos os artigos com a inspiração dos nomes dos prateados do ômega. Próximo (na sexta-feira): Lacaille de Popa e Tsubaki de Vela.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Descobrir que o nome dele é Aghora e não Ágora me fez ver como ele é ainda mais especial.

 

A única chateação que tenho com relação aos criadores do personagem é que não há nenhuma relação especial entre o deus Shiva/Aghora e a flor de lótus.

 

Mas quem primeiro divulgou a verdadeira grafia e significado do nome dele merece aplausos. Eu nunca aceitei mesmo que fosse Ágora e até você citá-lo aqui eu me descabelava procurando a verdadeira grafia.

 

Valeuz!!

 

 

Ah, sobre Aracne, não sei se você vai pô-lo como santo de prata, porque isso já foi modificado pela Toei e o personagem foi "rebaixado" a santo sem constelação (sonota-no-saint).

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah, sobre Aracne, não sei se você vai pô-lo como santo de prata, porque isso já foi modificado pela Toei e o personagem foi "rebaixado" a santo sem constelação (sonota-no-saint).

 

Ah, não sabia dessa. Achava que ele ainda era classificado como prateado.

 

Isso foi dito nos pôsteres do Prólogo do Céu também?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante WAN

Ah, não sabia dessa. Achava que ele ainda era classificado como prateado.

 

Isso foi dito nos pôsteres do Prólogo do Céu também?

 

Na verdade as Jump Gold Selection e os Booklets dos BOX dizem que Aracne se autoproclama Cavaleiro de Prata.

 

Gostei mesmo de finalmente saber que Aghora tem um significado bem mais amplo que outrora, parabéns.

 

Uma coisa que observei pesquisando por Aghora e que notei na Armadura de Lótus é que as cabeças de cachorro nos ombros tem relação mitológica com a inspiração para o personagem. Ótimo apoio, galera.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Aghora e http://en.wikipedia.org/wiki/Bhairava

 

PS: Posso usar parte dessas informações para os perfis que estou fazendo para o site do fórum?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade as Jump Gold Selection e os Booklets dos BOX dizem que Aracne se autoproclama Cavaleiro de Prata.

 

Gostei mesmo de finalmente saber que Aghora tem um significado bem mais amplo que outrora, parabéns.

 

Uma coisa que observei pesquisando por Aghora e que notei na Armadura de Lótus é que as cabeças de cachorro nos ombros tem relação mitológica com a inspiração para o personagem. Ótimo apoio, galera.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Aghora e http://en.wikipedia.org/wiki/Bhairava

 

PS: Posso usar parte dessas informações para os perfis que estou fazendo para o site do fórum?

 

Pode sim Wan, fique a vontade

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu vi essa informação sobre o rebaixamento de Aracne na Jump Gold Selection #2.

 

A Wikipedia em inglês o classifica como santo de prata sem constelação. Mas, como Wan aí disse, ele se "autoproclama" santo de prata. Acho meio complicado algum santo sem constelação estar numa das 3 principais categorias (ouro, prata e bronze; o mesmo poderíamos dizer de Aghora, pois o nome de sua armadura em kanjis é 蓮座 [hasu-za], que tanto pode ser traduzido como "constelação de lótus" como "assento de lótus", numa referência ao trono de Buda).

 

Segundo La Guía de Saint Seiya (http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Personaje-Agora-Loto.htm), na versão original em japones do anime, Shiva e Aghora só dizem seus nomes e o de suas armaduras, e não que são de prata. Na Jump Gold Selection 2 (lançada na mesma época do anime), diz-se que Aghora é de prata, mas nada fala de Shiva. No folheto do Andrômeda Box, relata-se que Lótus é uma constelação. No folheto do DVD Box 3 (Andromeda), lançado em 2004, Shiva e Aghora mantêm as suas constelações, mas perdem a categoria de prata, tornando-se "santos com constelações, mas sem categoria" (esta é a última informação oficial sobre os dois personagens, segundo o link que mencionei).

 

 

Realmente, aquelas cabeças de animais nas ombreiras da armadura de Lótus devem representar o cão que Aghora/Bhairava usa como montaria, chamado Shvan (que, em sânscrito, significa simplesmente “cão”).

Editado por Escorpião
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escorpião disse tudo a respeito da situação dos dois discípulos de Shaka.

 

É engraçado que no caso do Aracne, ele tanto se autoproclama como Cavaleiro de Prata, como também tem o fato de que existiu uma constelação não-oficial de Aranha, mas que não é o caso da representação dele. O cara é não-oficial ao quadrado, haha.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Aracne realmente não é um cavaleiro de prata.

Sendo assim, deixarei seu post para depois.

Entãos próximos, que acho que postarei ainda hoje, serão Lacaille de Popa e Tsubaki de Vela.

Já que suas constelações estão relacionadas, resolvi postar os dois de uma vez.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

POPA E VELA

http://1.bp.blogspot.com/-xCMW6HOAcXE/UMzUquSgltI/AAAAAAAAD8M/oJOVv81Dtm4/s1600/Vela.JPG

As constelações de Popa, Vela, Quilha e Bússola são as quatro constelações atuais formadas pelas estrelas que antes faziam parte da extinta constelação de Argo Navis.

 

A constelação de Argo Navis representa o navio Argos. Argos (ou Argo), na mitologia grega, foi a embarcação, de cinquenta remos, construída por Argos, filho de Frixo, com a ajuda da deusa Atena, para que Jasão e os argonautas viajassem em busca do Velocino de Ouro.

 

O navio recebeu o nome de Argos em homenagem a seu criador. Argos era filho de Frixo e Calcíope, filha do rei Eetes da Cólquida e também foi um dos argonautas. Uma madeira do navio Argos acabou matando Jasão depois de muitas aventuras com o mesmo.

 

Após a busca do Velocino de Ouro, o navio foi colocado nas estrelas, como um memorial.

 

http://www.theoi.com/image/stars_argo.jpg

Lacaille de Popa

http://images.wikia.com/saintseya/pt/images/4/43/LacailleLCA.png

 

O nome Lacaille foi baseado em Nicolas Louis de Lacaille (Rumigny, 15 de março de 1713 — 21 de março de 1762), um astrônomo francês conhecido principalmente pelo seu trabalho de catalogação de estrelas (cerca de 10 000) e por ter nomeado 14 constelações das 88 atuais. Calculou e tabulou uma lista de eclipses para 1800 anos. Lacaille também foi o responsável por desmembrar a antiga constelação de Argo Navis.

 

 

http://www.nndb.com/people/370/000105055/lacaille-1.jpg

 

Lacaille estudou Teologia, Matemática e Astronomia no College de Lisieux em Paris. No ano de 1739 foi ajudante de Cassini na determinação do meridiano de Paris e em 1741 foi eleito membro da Academia de Paris. Durante os anos de 1750-1754 se dedicou a estudar as estrelas e constelações do hemisfério austral, com este intuito viajou até o Cabo da Boa Esperança na parte mais austral do continente africano. Com base nestas observações publicou o Coelum Australe Stelliferum sua obra mais importante. Outras obras suas foram: Lições de Astronomia e Astronomiae Fundamenta, em 1757; Diário Histórico da Viagem ao Cabo da Boa Esperança e vários escritos de Geometria, Óptica, Mecânica e muitos outros.

 

Em homenagem a sua contribuição para o estudo do céu do hemisfério sul, um telescópio de 60 cm na Ilha da Reunião foi nomeado de telescópio La Caille.

 

Lacaille nomeou as seguintes constelações austrais:

 

*Antlia, a máquina pneumática

*Caelum, o cinzel

*Circinus, o Compasso

* Fornax, a fornalha

*Horologium, o relógio

*Mensa, a mesa

*Microscopium, o microscópio

*Norma, o esquadro

*Octans, o oitante

*Pictor, o pintor

*Pyxis, a bússola

*Reticulum, a rede

*Sculptor, o escultor

*Telescopium, o telescópio

 

Tsubaki de Vela

 

http://images4.wikia.nocookie.net/__cb20110509175839/saintseya/pt/images/9/90/TsubakiLCA.png

 

O nome Tsubaki (椿) vem do japonês e significa “camélia”.

 

Seu nome pode ser uma referência ao filme japonês "Sanjuro". No filme temos um samurai chamado Tsubaki Sanjuro (椿三十郎, Tsubaki Sanjūrō). O samurai inventou esse nome ao lhe perguntarem o nome; daí ele olhou pela janela e viu uma árvore de camélias (Tsubaki). No filme, uma mulher compara o samurai a uma "espada reluzente", o que poderia fazer uma relação com a Excalibur de El Cid.

 

A data de lançamento do filme no Japão (01 de janeiro de 1962) fica no signo de Capricórnio.

 

Fontes: Theoi Project e Wikipedia

P.S.: trazendo dois cavaleiros nesse artigo. Lacaille e Tsubaki aparecem como discípulos de El Cid de Capricórnio no Lost Canvas. No mangá original não foi citado seus nomes ou constelações, sendo que eles só os receberam no anime. Lacaille ainda ganhou uma participação no Gaiden de El Cid. Espero que gostem do (s) artigo (s). Achei bem legal a escolha da Shiori (ou será que foi da TMS?) para o nome de Lacaille. O do Tsubaki é simples, mas tem uma boa inspiração. Bom pessoal, esses seriam os últimos artigos dos cavaleiros de prata mas, como adicionei os cavaleiros do ômega, teremos mais quatro artigos pela frente. Próximo (na segunda-feira): Bayer de Boieiro.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li que a escolha do nome Tsubaki poderia ser uma referência ao filme de samurai Sanjuro. O protagonista, Tsubaki Sanjuro, é intitulado na história como "Espada Brilhante". Isso forma uma conexão com o El Cid e sua Excalibur.

 

Aqui para mim, eu pessoalmente crio uma associação entre a camélia e a vela. A camélia, sendo uma flor, é frágil, assim como a vela é a parte mais frágil do navio.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu li que a escolha do nome Tsubaki poderia ser uma referência ao filme de samurai Sanjuro. O protagonista, Tsubaki Sanjuro, é intitulado na história como "Espada Brilhante". Isso forma uma conexão com o El Cid e sua Excalibur.

Isso é muuuuuuuuuito interessante. Fui verificar na pagina da Wiki a escrita em japones do nome do samurai (椿三十郎, Tsubaki Sanjūrō) e bate com o de Tsubaki (椿). Segundo a página, o samurai inventou esse nome ao lhe perguntarem o nome; daí ele olhou pela janela e viu uma árvore de camélias (Tsubaki). Os kanjis de Tsubaki Sanjūrō significam algo como "filho de 30 anos da camélia" (???????).

 

A data de lançamento do filme no Japão (01 de janeiro de 1962) fica no signo de Capricórnio. A data de nascimento do astrônomo Lacaille, 28 de dezembro de 1713, também.

 

Antes eu pensava que não houvesse um significado mais especial além do simples nome da flor, já que há outros personagens que Shiori batizou com nomes de flores, a maioria asiáticas (Violet [única de origem não asiática], Yuzuriha, Tokusa, Hakurei...).

 

Ah, e o óleo de camélia japônica (a camélia mais popular do mundo, também chamada de rosa japonesa) é usado no Japão para cuidar dos cabelos. Pode não ter nada a ver, mas me lembrei logo do fato de Tsubaki tem um cabelo longo e bonito. rsrsrs

 

 

Sagitarius, eu só tiraria aquele "provavelmente" quando fala que o personagem Lacaille se refere ao astrônomo Lacaille. A referência é absoluta e certíssima, não acha? Fora que faltou dizer que foi ele o responsável por desmembrar a constelação de Navio Argo.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes eu pensava que não houvesse um significado mais especial além do simples nome da flor, já que há outros personagens que Shiori batizou com nomes de flores, a maioria asiáticas (Violet [única de origem não asiática], Yuzuriha, Tokusa, Hakurei...).

 

Então o nome da Behemoth é "Violet" de "violeta" mesmo? Sempre pensei que fosse "Violate", do inglês "violar".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então o nome da Behemoth é "Violet" de "violeta" mesmo? Sempre pensei que fosse "Violate", do inglês "violar".

Pode ser uma dupla referência. As duas palavras, quando em katakanas, são bem parecidas.

Violate - バイオレート Baiorēto

Violet - バイオレット Baioretto

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sagitarius, eu só tiraria aquele "provavelmente" quando fala que o personagem Lacaille se refere ao astrônomo Lacaille. A referência é absoluta e certíssima, não acha? Fora que faltou dizer que foi ele o responsável por desmembrar a constelação de Navio Argo.

 

Retirei o provavelmente; realmente a referência é bem clara.

 

Não sabia que tinha sido Lacaille que desmembrou a constelação de Argo Navis. Até fiquei pensando que seria por isso que Lacaille tinha sido nomeado em sua homenagem, mas não tinha achado informações sobre o assunto.

 

Mais uma vez, obrigado pelas informações.

 

Bem, o Escorpião expandiu mais ainda as informações. Nem sabia sobre a parte das datas de nascimento, haha.

 

Agora está quase tudo encaixado com o El Cid. Só falta debatermos depois sobre o Pakia e o Rusk.

 

Rusk vai entrar nos cavaleiros de bronze, e provavelmente farei referência a Pakia no artigo dele.

 

P.S.: muito obrigado a todos que estão contribuindo com informações para o tópico.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rusk vai entrar nos cavaleiros de bronze, e provavelmente farei referência a Pakia no artigo dele.

Entendo. É interessante que a respeito do Pakia, é provável que ele se converteria num Cavaleiro de Prata. Se levarmos em consideração que Popa e Vela são Prata, Quilha provavelmente também seria, já que são as três partes do Navio Argo. Bússola, sendo um componente adicional do barco, foi posta como Bronze como forma de destaca-la.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo. É interessante que a respeito do Pakia, é provável que ele se converteria num Cavaleiro de Prata. Se levarmos em consideração que Popa e Vela são Prata, Quilha provavelmente também seria, já que são as três partes do Navio Argo. Bússola, sendo um componente adicional do barco, foi posta como Bronze como forma de destaca-la.

 

Pensei que Quilha era Armadura Especial. Mas se for pra escolher entre Bronze e Prata, realmente eu votaria em Prata mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei que Quilha era Armadura Especial. Mas se for pra escolher entre Bronze e Prata, realmente eu votaria em Prata mesmo.

Há quem afirme que sim, por causa do filme do Abel, mas isso não foi confirmado com certeza. Pelo menos em LC, supõe-se que seja Prata.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo menos em LC, supõe-se que seja Prata.

Mas onde se diz em LC que a armadura de Carina seria de prata?

 

Bom, sei que aqui não é tópico para os espectros, mas vou só abrir um parágrafo sobre o nome da guerreira de Behemoth.

 

Em japonês, o nome dela é バイオレート (Baiorêto), que traz uma pequena variação de バイオレット (Baioreeto), “Violet”. É-se divulgado que a personagem se chame Violate (verbo em inglês que significa “violar, profanar, infringir”, o que nos remeteria à personalidade ousada e violenta desse Espectro feminino), mas não encontrei oficialmente a forma japonizada do verbo, e nem o nome latinizado da personagem em romaji.

 

Porém, nos DVDs da 2ª temporada do anime de The Lost Canvas Shiori Teshirogi menciona, em suas anotações para o pessoal da produção, que o verdadeiro nome de バイオレート (Baiorêto) é バイオレット (Baioreeto), Violet, do que podemos entender que a autora apenas quis escrever de forma diferente o nome Violet, coisa que Kurumada já fez, como no caso de Ares de Altar.

 

Se alguém tiver uma fonte oficial do nome dela em romaji (ainda correndo o risco de ver coisas toscas, como já vimos Argor, Argeti e recentemente Haluto...), eu agradeceria muito.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

BOIEIRO

http://images2.wikia.nocookie.net/__cb20110806042961/saintseiya/images/a/ae/Bootes-1-.jpg

Cavaleiro de bronze de Boieiro que aparece na 2ª temporada do anime do The Lost Canvas

Boieiro é uma das 48 constelações antigas descritas por Ptolomeu em seu Almagesto.

 

Na mitologia greco-romana, o Boieiro era filho de Deméter (deusa da agricultura), inteligente e sério, era um pastor. Boieiro era um jovem muito sensato e com um grande sentido de dedicação e consciência social. Quando viu que os mortais tinham dificuldade para obter comida, Boieiro decidiu ajudá-los a tornarem-se capazes de plantar seu próprio alimento e construiu o primeiro arado e a carroça. Sua mãe, Deméter, ensinou aos mortais a agricultura. Desde então, os homens conseguiram semear as terras e cultivar o seu próprio alimento, tornando-se autossuficientes. Devido a essa grande proeza, Deméter, sua mãe, o colocou no céu como recompensa.

 

Na mitologia romana, junto com seus cães de caça, ele persegue a Ursa Maior e o Dragão. No entanto, na a mitologia grega diz que, na verdade, Boieiro é o protetor da Ursa Maior e do Dragão, que impede o avanço da serpente, com suas armas e seus cães de caça.

 

http://1.bp.blogspot.com/-3RyOQbguALA/TyXsQPUEIkI/AAAAAAAAAQA/fsPpHpHRe_A/s1600/Bo%C3%B6tes3.JPG

 

Outro mito associado com a constelação de Boötes por Higino é o de Icário que foi educado por Dionísio (o deus do vinho) como um fazendeiro produtor de uva. Ele produziu um vinho tão forte que aqueles que bebiam pareciam envenenados. Os pastores mataram Icário por vingança por que acharam que ele havia envenenado seus amigos. Maera, o cão de Icário, trouxe sua filha Erigone até o corpo do seu pai, e ao ver Icério mortos, tanto Erigone quanto o cão cometeram suicídio. Zeus então resolveu homenageá-los colocando-os no céu: Icário como o Boieiro, Erigone como Virgem, e Maera como Cão maior ou cão menor.

 

Outra versão diz ainda que a constelação é inspirada em Arcas, também conhecido como Arcturus, filho de Zeus e Calisto. Arcas foi criado por seu avô materno Lycaon. Certo dia, Zeus foi convidado para uma refeição com Lycaon. Quando seu convidado chegou, para ter certeza se ele era realmente o rei dos deus, Lycaon matou seu neto e preparou uma refeição feita com a sua carne. Zeus percebeu isso e ficou furioso. Para punir Lycaon, Zeus o transformou em um lobo e devolveu a vida a seu filho Arcas. Entretanto, Calisto havia sido transformada em uma ursa por Hera, como vingança pela traição de Zeus. Um dia, Arcas estava caçando e encontrou sua mãe transformada em urso, porém não a reconheceu. Arcas quis caça-la, mas Zeusa apiedou-se: resgatou Calisto e levou-a aos céus na forma da constelação de Ursa Maior e Arcas como Boieiro. O nome Arcturus (nome da estrela mais brilhante da constelação de Boötes) vem do grego e significa “guardião da ursa”. O nome grego para Boötes é Arctophylax, que significa “Vigia do Urso”.

 

Bayer

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/8/8e/Bayer_settei.jpg

 

O nome Bayer é uma referência a Johann Bayer:

 

Johann Bayer (1572 – 7 de Março de 1625) foi um astrónomo e advogado alemão. Nasceu em Rain, Baviera em 1572. Começou os seus estudos de filosofia em Ingolstadt, em 1592, e mudou-se para Augsburgo, para trabalhar como advogado. O seu interesse pela astronomia começou durante a sua estadia em Augsburgo. Finalmente se converteu no assessor legal do conselho da cidade de Augsburgo em 1612 e morreu em 1625.

 

johann-bayer.jpg

 

Bayer é mais famoso pelo seu atlas estelar Uranometria, publicado em 1603 e que foi o primeiro atlas a cobrir toda a esfera celeste. Este trabalho introduziu um novo sistema para designar as estrelas, que se tornou conhecido com nomenclatura, ou designação de Bayer, para além da introdução de várias constelações modernas.

 

Bayer introduziu no seu livro Uranometria as 12 constelações criadas por Pieter Dirkszoon Keyser e Frederick de Houtman entre 1595 e 1597 , além da notação grega e latina das estrelas.

 

As doze constelações introduzidas por Bayer foram:

*Apus, a ave-do-paraíso

*Chamaeleon, o camaleão

*Dourado, o peixe-espada

*Grus, o grou

*Hydrus, a cobra d'água

*Indus, o índio

*Musca, a mosca

*Pavo, o pavão

*Phoenix, a fênix

*Triangulum Australe, o triângulo austral

*Tucana, o tucano

*Volans, originalmente Piscis Volans, o peixe-voador

 

A cratera Bayer na Lua foi nomeada em sua honra.

Fonte: Theoi Project e Wikipedia

 

P.S.: esse é novidade pra mim também. Bem legal a história de Boieiro. Quanto ao nome, esse é um dos poucos do Ômega que tem uma referência um pouco maior. Espero que gostem. Próximo(na quarta-feira): não terá um artigo novo, irei atualizar todos os antigos artigos com as referências usadas nos nomes dos cavaleiros de prata em Saint Seiya Ômega.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...