Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Lascoumone

http://i693.photobucket.com/albums/vv298/benetnasch-patrick/scoumone.jpg

 

Lascoumoune ( ) é a líder da unidade de comando das satélites.

 

O nome "La Scoumoune" ( ) vem do filme francês de mesmo nome, que fala sobre um assassino. La Scoumoune é um filme francês - italiano lançado em 12 de Dezembro de 1972, dirigido por José Giovanni.

 

220px-La_Scoumoune.jpg

 

O filme se passa em Marselha, 1934. Xavier Saratov está na prisão pelo assassinato de Jeannot Villanova, o chefe do submundo de Marselha. Genevieve, sua irmã e seu amigo Roberto Borgo, apelidado de "La Scoumoune", porque traz infelicidade à seus inimigos, estão tentando provar sua inocência.

 

Na França, a expressão "La Scoumoune" evoca o significado de “má sorte”, mas na web japonesa, a expressão é muitas vezes traduzida como "deus da morte", que é um nome apropriado para uma assassina enviada pra matar Atena.

 

http://marcoalbiero.altervista.org/albums/gallery/fan-arts/saint-seiya/satellites/ss-sat-002.jpg

 

Fonte: SaintSeiyaPedia e Wikipedia

P.S.: chegando como a única das guerreiras de Artêmis que foram nomeadas (Callisto não é bem uma guerreira). Pena não sabermos nada sobre sua veste, que é diferente das outras Satélites da sua classe, mas não recebeu um nome. Sobre seu nome, depois de tantas boas referências pra essa classe de personagem, achei que a referência de La Scoumone foi meio fraca, mas ainda assim é interessante. Bom, espero que gostem. Próximo e último post das Satélites: Callisto.

Editado por §agitariu§
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Espero que a Elba Ramalho da Lua renda um bom post.

 

Eu gostaria muito de ver mais das Satelites. Tomara que na volta de Saori ao presente, Arthemys volte com suas Satelites.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Callisto

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/8/83/Callisto_01.jpg

Na mitologia grega, Calisto era filha do mítico rei da Arcádia, Lycaon.

 

Segundo a lenda, Calisto uniu-se ao grupo de caçadoras castas lideradas por Ártemis, tocando o arco da deusa e fazendo o juramento para permanecer virgem para sempre. Sentindo-se atraído por Calisto, numa tarde em que esta dormia na floresta, Zeus toma a aparência de Ártemis e aparece junto a ela. Antes que pudesse reagir, o líder dos deuses viola Calisto, engravidando-a. Sabendo que seria repudiada pela deusa assim que esta descobrisse que perdera a virgindade, tenta manter-se afastada de Ártemis e suas companheiras. Certa vez, porém, quando Artêmis estava em uma clareira com um lago, decide-se banhar-se junto com suas companheiras. Quando Calisto se despe, a gravidez acaba por ser revelada ao verem seu ventre crescido, e Artêmis a expulsa da sua presença.

 

Fran%C3%A7ois_Boucher_-_La_Nymphe_Callis

 

Para maior desgraça da jovem, a legítima esposa de Zeus, Hera, descobre a infidelidade do marido e vinga-se, transformando Calisto num dos animais caçados pelo grupo de Ártemis: uma ursa. Uma outra versão deste mito relata que Calisto havia sido transformada numa ursa por Ártemis, após a descoberta da quebra do voto de castidade da jovem. Outra versão ainda diz que ela foi transformada em ursa pelo próprio Zeus, para esconder sua infidelidade de sua esposa, Hera.

 

Na forma de urso, Calisto dá à luz ao fruto do relacionamento com Zeus, um filho de nome Arcas (do grego arktos, que quer dizer “urso”). Arcas é criado por seu avô, Lycaon. Após 15 anos vagando pela floresta e escondendo-se de caçadores, como ela própria havia sido, encontra o seu filho Arcas e tenta aproximar-se dele, mas Arcas, não podendo reconhecer a sua progenitora, defende-se e prepara-se para matá-la com a sua lança. Assistindo a tudo, Zeus envia um furacão para evitar o homicídio, trazendo Calisto e o seu filho Arcas para o céu, na forma das constelações da Ursa Maior e Boieiro, respectivamente. Segundo outra versão, após ser transformada em ursa por Hera, Calisto foi morta por Artêmis, a pedido de Hera. Quando reconheceu sua antiga companheira, Artêmis a colocou nas estrelas como a constelação de Ursa Maior. Em outra versão, Artêmis atirou na ursa sabendo que era Calisto, e depois ela foi transformada em constelação por Zeus.

 

http://1.bp.blogspot.com/-lPrRcKbWQFI/TxEEQ9e3VFI/AAAAAAAAAXs/_J0-V7iICxs/s1600/callisto+arcas.jpg

 

Ofendida por sua rival e o filho serem glorificados no céu, Hera consulta os seus pais adotivos, Oceano e Tétis, acabando por persuadi-los a fazerem com que a Ursa nunca consiga beber das águas do hemisfério Norte - por esta razão, a constelação da Ursa Maior nunca se “põe” no horizonte desse hemisfério. Isso porque os gregos acreditavam que o mundo fosse formado pelo disco de Gaia (a Terra), circulada pelo rio Oceano e coberto pelo domo de Urano (o Céu), e todas as noites as constelações se punham no rio Oceano.

 

http://marcoalbiero.altervista.org/albums/gallery/fan-arts/saint-seiya/satellites/ss-sat-001.jpg

 

Fonte: Theoi Project

P.S.: trazendo a última das satélites. Eu gosto do mito de Calisto, pois é mais um que mostra como os deuses gregos eram sacanas, sendo alguns dos deuses mais próximos da humanidade em todas as mitologias. Porém, eu realmente achei estranha a escolha de Kurumada para o nome da Sacerdotisa de Artêmis ser justamente daquela que mitologicamente "traiu" a deusa e foi expulsa das suas caçadoras, até porque a série dá a entender que a personagem é mesmo a Calisto mitológica. Artêmis tem diversas outras companheiras fiéis que podiam ter sido usadas aqui, mas Kurumada resolveu usar Calisto. Me pergunto se ela pretende fazâ-la trair Artêmis mais a frente, ou se a "traição" foi ter desobedecido as ordens dela e enviado Tohma pra matar Seiya. Enfim, terminamos a as satélites. Espero que tenham gostado. No próximo post começo com os cavaleiros de prata e ouro que apareceram recentemente em Lost Canvas Gaiden (Archon, Zafiri, Gateguard, Francisca e Itia) e Next Dimension (Asclépio/Odisseu e Mystoria). Próximo: Archon de Sagitta.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a traição de Calisto não foi uma traição por vontade. Ela foi enganada por Zeus e teve um relacionamento forçado por ele. Na verdade esse mito pela visão de hoje seria rotulado como estupro e Zeus seria condenado sem dó.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas a traição de Calisto não foi uma traição por vontade. Ela foi enganada por Zeus e teve um relacionamento forçado por ele. Na verdade esse mito pela visão de hoje seria rotulado como estupro e Zeus seria condenado sem dó.

 

Sim, mas mesmo assim, todas as Caçadoras de Artêmis tinham de jurar virgindade eterna. Se elas perdessem a virgindade, por vontade ou não, Artêmis a mandava embora.

 

E se fosse hoje em dia, quase todos os deuses homens seriam condenados por estupro, menos Hades, que seria condenado por sequestro por causa de Perséfone.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Archon de Sagitta

http://livedoor.blogimg.jp/ikesanfromfr/imgs/2/5/25a50e16.jpg

As referências usadas no nome do personagem Archon de Sagitta foram postadas no post de Flecha (Sagitta). Clique aqui para ser redirecionado ao post.

P.S.: gostei das referências usadas. Como coloquei lá, apesar do seu significado grego e gnóstico, eu aposto mais na relação com a borboleta, devido ao contexto do gaiden. Porém, apesar de gostar, achei bem simples, mas já é de praxe a maioria dos prateados não ter uma referência importante no seu nome.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de ser a menos provável, gostei dessa relação do Archon com o fato dele ser o intermediário entre "deuses" e "humanos", ou seja, dourados e bronzeados respectivamente.

 

E é legal pensar nisso porque realmente é verdade. Os Cavaleiros de Bronze são mais próximos aos humanos que qualquer outro cavaleiro justamente pela sua fraqueza em relação a outras patentes, bem legal.

 

E como geógrafo, gostei de saber que existem essas regiões como a Região Paleoártica, vou dar uma olhada sobre essa e outras.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Zafiri de Escorpião e Gateguard de Áries

http://livedoor.blogimg.jp/ikesanfromfr/imgs/9/2/928bba70.jpg

As referências usadas no nome de Zafiri de Escorpião foram adicionadas ao post de Escorpião. Clique aqui para ser redirecionado ao post.

http://i.imgur.com/qBxxSXA.jpg

As referências usadas no nome de Gateguard de Áries foram adicionadas ao post de Áries. Clique aqui para ser redirecionado ao post.

P.S.: eu ia trazer só Zafiri, mas achei que Guateguard tem um significado muito simples para ser postado sozinho, então o trouxe junto ao escorpiano. Sobre o nome de Zafiri, como falei do post, achei muito estranho a escolha, já que a Safira é uma pedra relacionada ao signo de virgem. A ligação da "água de safira" com o veneno de escorpião foi a única ligação que encontrei entre eles. Já Gateguard eu achei um nome exageradamente simples. Ok, não acho que todo cavaleiro tenha que ter uma referência bem elaborada, mas Shiori podia ter dado um nome melhorzinho a ele, devido a importância dele no gaiden dos Velhos gêmeos. Enfim, espero que gostem. Próximo: Francisca de Touro.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que no caso do Zafiri a referência poderia fazer sentido caso os cabelos do personagem seja azul. Aliás, uma pergunta, se escreve Zafiri ou Zaphiri?

 

Quanto ao Gateguard achei bem simples também, mas não achei o nome tão ruim hehehe

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que no caso do Zafiri a referência poderia fazer sentido caso os cabelos do personagem seja azul. Aliás, uma pergunta, se escreve Zafiri ou Zaphiri?

 

Quanto ao Gateguard achei bem simples também, mas não achei o nome tão ruim hehehe

 

Bom, na tradução direta do Japonês fica Zafuiri (ザフィリ). Mas é uma adaptação do grego Ζαφείρι, cuja a tradução mais aproximada é Zafiri mesmo. Mas acho que Zaphiri é aceitável também para traduções inglesas, já que a pronúncia não muda.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que os próximos sejam Francisca, Itia, Mystoria e Odysseu.

 

Exato. O próximo é Francisca, depois Itia. Caso apareça mais um cavaleiro no capítulo de LC gaiden desse mês, ele deve vir depois deles. Em seguida temos Mystoria e Odisseu/Asclépio. De novos cavaleiros, tem também Lancelot, mas vou postá-lo primeiro em gladiadores e depois adiciono em cavaleiros de ouro.

 

Em seguida, já estou com os posts prontos dos Gladiadores, das Dríades, Sem-rosto (Wadatsumi) e a nova estrela maligna, Baphomet. Mas ainda não decidi com qual deles seguir.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue com os Gladiadores, Sagitarius!

 

Mas me diga. Os outros Sem-Rosto não possuem mesmo referências, né? Acho que talvez você poderia acrescentar algo sobre as habilidades deles em um post. Como o segundo Sem-Rosto que tem as habilidades do Fio de Prata que originalmente pertence a Plutão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue com os Gladiadores, Sagitarius!

 

Mas me diga. Os outros Sem-Rosto não possuem mesmo referências, né? Acho que talvez você poderia acrescentar algo sobre as habilidades deles em um post. Como o segundo Sem-Rosto que tem as habilidades do Fio de Prata que originalmente pertence a Plutão.

 

O único que tem nome é Wadatsumi, então é o único que tem uma referência mais direta. Sobre os poderes, o primeiro é o Piromaníaco, o que é uma referência bem genérica; o segundo tem o poder de romper o fio de prata, que tem uma referência direta e é bem interessante; e o terceiro o poder de um dragão, mas fica bem em aberto falar sobre dragões no geral. Mas realmente não gosto de deixar personagens de fora, então vou ver se consigo achar algo sobre eles, pra não postar Wadatsumi sozinho.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Francisca de Touro

CYM-6Y0UQAA7RS0.jpg

As referências usadas no nome de Francisca de Touro foram adicionadas ao post de Touro. Clique aqui para ser redirecionado ao post.

P.S.: gostei do nome de Francisca até, tirando o fato de ter sido um trap e todos acharmos que seria uma amazona. Mas foi um dos poucos nomes com uma referência mais elaboradas desse gaiden, fazendo provavelmente uma referência entre a relação do minotauro e o machado. Bem, espero que gostem. Próximo: Itia de Libra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gostei da referência ao nome do Francisca mais pela ligação com o Minotauro do que pela sonoridade. Acredito que Shiori não sabia que esse nome aqui no ocidente era relacionado a mulheres, então por isso lá no Japão não houve estranheza. Mas pelo bem da nossa cultura em ter que chamar "Francisca" com termos masculinos, preferia que fosse Francisque.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Itia de Libra e Aeras de Sagitário

http://i.imgbox.com/lFxOV4HX.png

As referências usadas no nome de Itia de Libra foram adicionadas ao post de Libra. Clique aqui para ser redirecionado ao post.

http://livedoor.blogimg.jp/ikesanfromfr/imgs/8/c/8c9289a7.jpg

As referências usadas no nome de Aeras de Sagitário foram adicionadas ao post de Sagitário. Clique aqui para ser redirecionado ao post.

P.S.: trazendo os dois últimos que tiveram seus nomes revelados no Gaiden dos Velhos Gêmeos. Ia trazer só Itia, mas assim como Gateguard, Aeras tem um nome com significado muito simples pra ser postado sozinho. Gostei do nome do Itia e sua referência, que ao mesmo tempo é associada a sabedoria, ao misticismo e aos fantasmas em diferentes culturas. combinou bem com o personagem. Já Aeras, é uma referência bem simples, do tipo que a Shiori usa quando está com preguiça de elaborar algo melhor, mas ainda assim gostei dela manter a relação dos sagitarianos com o elemento vento. Espero que gostem. Próximo: Mystoria/Mystria de Aquário (com finalmente a resposta de qual é a grafia correta do nome, ou ao menos a mais provável).

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Itia não teria uma referência do sânscrito? Eu lembro que o pessoal do SSPedia quando foi revelado seu nome tinha dito que o significado era de alguma coisa relacionado a Deus, o que até me fez pensar na época se ele era o Cavaleiro de Virgem.

 

Quanto ao Aeras, referência bem simples, assim como a maioria dos personagens desse Gaiden.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Itia não teria uma referência do sânscrito? Eu lembro que o pessoal do SSPedia quando foi revelado seu nome tinha dito que o significado era de alguma coisa relacionado a Deus, o que até me fez pensar na época se ele era o Cavaleiro de Virgem.

 

Se tiver, eu realmente não achei.

 

Se achar a página onde eles falam isso, me manda o link que dou uma pesquisada na referência.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Se tiver, eu realmente não achei.

 

Se achar a página onde eles falam isso, me manda o link que dou uma pesquisada na referência.

Olha, o Archange não postou links confirmando, apenas mencionou o significado em uma postagem normal. Eu consegui encontrar que Itia vem do Hebraico e significa "Mensageiro de Deus", ou "Deus está comigo".

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, o Archange não postou links confirmando, apenas mencionou o significado em uma postagem normal. Eu consegui encontrar que Itia vem do Hebraico e significa "Mensageiro de Deus", ou "Deus está comigo".

 

Achei a referência hebraica, mas só vi que Itiya ou Itiah são nomes hebraicos que significam "Deus Está Comigo". Não achei em nenhum lugar que pode significar "Mensageiro de Deus". Lembra onde viu?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mystria de Aquário

179772_521092191392194_58197018817138436

As referências usadas no nome de Mystria de Aquário foram adicionadas ao post de Aquário. Clique aqui para ser redirecionado ao post.

P.S.: Trazendo Mystria. Depois da minha pesquisa, vi que a forma "Mystria" não só é possível, como é provável, então passarei a adotá-la. No mais, se o significado for esse mesmo, fico pensando no que será que esse santo esconde pra ser chamado de "mistério". Apesar de em sua aparição até agora ele não me tenha agradado muito, com certeza me deixou curioso quanto a suas possibilidades. Enfim, espero que gostem. Próximo e último dos dourados dessa leva: Asclépio/Odisseu de Ofíuco.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...