Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Olha eu voltando como a fênix das cinzas depois de uma era mitológica longe!

 

Achei muito bacana os posts dos santos negros. Tem umas coisas que só fiquei sabendo aqui, como a história do dragão negro da Polônia.

 

Para os negros, além do significado dos nomes e das possíveis versões negras dos seres de suas armaduras, também pesquiso sobre os golpes, locais e datas de nascimento em busca de referências.

 

Por exemplo, o Cisne Negro é da Finlândia, um país historicamente inimigo da Rússia (que diversas vezes tentou anexá-lo) e que serviu de local de nascimento ou de treinamento para diversos adversários de Hyoga (Ichi, Cisne Negro e Isaac).

 

 

 

Na verdade, a dancinha de Hyoga é baseada no balé A Morte do Cisne (The Dying Swan [originalmente The Swan {O Cisne}] ),um balé coreografado por Mikhail Fokine, em 1905, especialmente para a bailarina russa Anna Pavlova (cujos dia e mês de morte, em 23 de janeiro de 1931, são os mesmos do nascimento de Hyoga, 23 de janeiro). O curto balé segue os últimos momentos da vida de um cisne, e foi apresentado pela primeira vez em São Petersburgo, na Rússia, já em 1905 . Pavlova realizou a dança cerca de 4.000 vezes. O balé, desde então, influenciou interpretações modernas de Odette em O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky e inspirou interpretações não tradicionais e várias adaptações.

 

Tentarei não demorar em retornar para os próximos posts. Abraços!

 

Quanto tempo, hein! Bem vindo de volta!

 

Legal a curiosidade sobre a dancinha do Hyoga. Não conhecia esse bale de A Morte do Cisne, mas é bom saber que o Kurumada pesquisou uma referência legal pra criar a dança do personagem e não só colocou algo qualquer.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Lemargos de Hércules Negro

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/b/b4/Laimargos_face.jpg

Lemargos é a pronúncia fonética da palavra grega λαίμαργος, que significa “glutão”.

 

Armadura de Hércules Negro

Sendo uma cópia da armadura de Hércules, a armadura de Hércules negro tem a mesma origem mitológica. Clique aqui para ver a mitologia da constelação de Hércules.

Pecado – Gula

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/e/ec/Laimargos_01.jpg

No Gaiden de Câncer, Shiori Teshirogi parece ter tentado retratar os Sete Pecados Capitais cristãos através dos Cavaleiros Negros da Nero e alguns personagens a sua volta. Lemargos seria o pecado da Gula, pois nas várias vezes que ele aparece com os outro membros da Nero, ele está comendo muito, cercado de vários pratos já vazios.

 

Gula (do latim, gula) é o abuso e consumo excessivo de qualquer coisa, sem que haja necessidade dela. A gula geralmente está associada ao abuso de comida, bebida, ou itens de status.

 

A palavra deriva do latim gluttire, significando engolir. Segundo tal visão, esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, essencialmente colocando a preocupação com os interesses próprios de um, acima do bem-estar ou interesses dos outros. É uma forma de cobiça.

 

A virtude que se opõe a Gula é a Temperança, ou autocontrole.

 

Fontes: Wikipedia e SaintSeiyaPedia

P.S.: trazendo o penúltimo cavaleiro negro do Gaiden de Câncer. Lemargos é o cavaleiro que menos aparece nesse gaiden e sua luta com Albafica nem mesmo é mostrada. Gostei da origem do seu nome e achei que seu pecado ficou bem representado no personagem. Espero que gostem. Próximo: Don Alvido de Altar Negro.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu lamentei muito Laimargos não ter aparecido muito. Queria ver mais do que um guerreiro de Hércules é capaz, igual como foi com Rusé de Corvo Negro (fora que seria bacana ver como ficaria essa armadura na versão negra).

 

É de se notar também que Hércules/Héracles é um grande glutão na mitologia grega, tendo derrotado Lepreu, um filho ou neto de Poseidon, numa disputa de quem comia um boi mais rápido, e também numa de bebida. Ele também derrotou Dioniso numa disputa de bebedeira, e por isso teve o direito de liderar o tíaso (a comitiva de Dioniso) por um período.

 

Não é à toa que Hércules é o herói mais popular de todos os tempos. rsrsrs

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos pontos fracos do Gaiden do Manigold é o número excessivo de personagens para trabalhar. Infelizmente Lemargos acabou sofrendo disso, não tendo sua luta revelada contra Albafica. Mas a ideia e construção dos membros da Nero representarem os Sete Pecados é genial.

 

E Fabinho, seja bem vindo de volta! Vê se não some de novo! /evil

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um dos pontos fracos do Gaiden do Manigold é o número excessivo de personagens para trabalhar. Infelizmente Lemargos acabou sofrendo disso, não tendo sua luta revelada contra Albafica. Mas a ideia e construção dos membros da Nero representarem os Sete Pecados é genial.

 

E Fabinho, seja bem vindo de volta! Vê se não some de novo! /evil

 

Lemargos acabou sofrendo bastante com isso, o que me lembra algo que esqueci de comentar no post: alguém sabe onde é dito que a armadura de LEmargos é Hércules Negro?

 

Isso por que no Gaiden de Câncer (ao menos na versão da JBC), não é dito qual a armadura dele, mas todas as páginas de fãs parecem ter a certeza que ele é Hércules Negro. Alguém sabe se isso mostrou no original e houve um erro na tradução da JBC? Ou se a Shiori disse depois qual era a armadura dele? Ou foi só algo que os fãs adotaram e "virou oficial"?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E Fabinho, seja bem vindo de volta! Vê se não some de novo! /evil

Obrigado, Gustavo!

 

 

Lemargos acabou sofrendo bastante com isso, o que me lembra algo que esqueci de comentar no post: alguém sabe onde é dito que a armadura de LEmargos é Hércules Negro?

 

Isso por que no Gaiden de Câncer (ao menos na versão da JBC), não é dito qual a armadura dele, mas todas as páginas de fãs parecem ter a certeza que ele é Hércules Negro. Alguém sabe se isso mostrou no original e houve um erro na tradução da JBC? Ou se a Shiori disse depois qual era a armadura dele? Ou foi só algo que os fãs adotaram e "virou oficial"?

Olha, já faz muito tempo que li o gaiden para te responder isso, fora que eu li uma tradução de fã (desses scans traduzidos online).

 

Olhei agora a Wikipedia em inglês e curiosamente ele é o único santo negro do Nero a não ter o nome da sua armadura em japonês (embora apareça em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Saint_Seiya:_The_Lost_Canvas_%E2%80%93_Anecdotes_characters#Chapter_Cancer

 

Outra curiosidade: o nome do Baleia Negra aparece grafado "Alegre" (como em português ou espanhol), e não "Allegre" (italiano); também já vi grafado "Alegre" fora da Wikipedia. Tenho pra mim que cada um dos santos negros representaria também um idioma mediterrâneo (do sul da Europa) diferente: Dom Avido = italiano, Rusé = francês, Yudo = espanhol (?), Laimargos = grego, Alegre = português (?).

 

Tenho que fuçar mais isso.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me lembro de terem chamado de Hércules negro, mas numa pequena cena onde aparece ele morto por Albafica da para notar que ele está com a armadura negra de Hércules pela semelhança com a armadura de prata.

 

http://i58.tinypic.com/2rpv594.jpg

 

O elmo e a parte de baixo da armadura são idênticos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não me lembro de terem chamado de Hércules negro, mas numa pequena cena onde aparece ele morto por Albafica da para notar que ele está com a armadura negra de Hércules pela semelhança com a armadura de prata.

 

http://i58.tinypic.com/2rpv594.jpg

 

O elmo e a parte de baixo da armadura são idênticos.

 

Ah, eu não tinha percebido isso. Essa imagem é tão pequena no mangá impresso que fica difícil ver os detalhes.

 

Mas assim realmente dá pra notar as semelhanças com a armadura de Hércules, então deve ser daí que descobriram qual era a armadura do personagem.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, que olhas clínico. kkkkk Eu não sei reconhecer quase armadura nenhuma, piorou as de prata.

 

Muito bons os posts sobre os cavaleiros negros. Tô curtindo muito.

 

Um dia eu paro para ler todos os outros posts que não li, ou seja, quase tudo. :'(

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa, que olhas clínico. kkkkk Eu não sei reconhecer quase armadura nenhuma, piorou as de prata.

 

Muito bons os posts sobre os cavaleiros negros. Tô curtindo muito.

 

Um dia eu paro para ler todos os outros posts que não li, ou seja, quase tudo. :'(

 

kkkkkkkkkkkk Eu também não sei reconhecer armaduras.

 

Eu só reconheci o elmo por que é bem diferente das outras armaduras.

 

O resto fui comparando com uma imagem do Hércules de The Lost Canvas.

 

Fico feliz que esteja gostando dos posts dos cavaleiros negros! Espero que continue acompanhando.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem que Shiori poderia ter feito o do Kardia e Manigoldo com esses inimigos aí... Daria uma ótima treta do que enfiar os Jaguares.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Don Avido de Altar Negro

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/4/4f/Nero_03.jpg

O nome Don Avido é apenas uma brincadeira linguística por parte da Shiori. Do italiano, a palavra avido significa “ganancioso” ou “ávido”. Uma pessoa ávida é aquela que deseja muito alguma coisa. É um nome perfeito para um personagem que desejava tudo.

Já a palavra Don, (do latim: dominus, "senhor", "dono", "mestre"), ou, no feminino, Dona, é um pronome de tratamento original concedido a monarcas, príncipes, infantes e nobres portugueses, espanhóis, brasileiros e italianos; a bispos católicos, abades e sacerdotes beneditinos, cartuxos e trapistas, sempre seguido do prenome. No caso de nobres, é transmitido apenas pela descendência masculina direta, a não ser quando a mãe seja chefe da casa dinástica. Atualmente é muitas vezes usado como um sinal de estima para uma pessoa de distinção pessoal, social ou oficial, como um líder comunitário de longa data, uma pessoa de riqueza significativa.

 

Don também se tornou popular por filmes que retratam a máfia (provavelmente veio daí a decisão de Shiori de utilizá-lo), como a série O Poderoso Chefão, onde o chefe do crime reivindica para si os sinais de respeito que eram tradicionalmente concedidos à nobreza italiana. Porém, sabe-se que historicamente não se tem registros que chefes da máfia usassem o título de Don.

 

Os kanjis usados por Shiori para formar a palavra “Don” foram 首領. O kanji significa “líder”, “cabeça”, “primeiro” e o kanji significa “pescoço”, “guiar” ou “para obter”.

 

Armadura de Altar Negro

Sendo uma cópia da armadura de altar, a armadura de altar negro tem a mesma origem mitológica. Clique aqui para ver a mitologia da constelação de altar.

 

Pecado – Ganância

http://48.imagebam.com/download/F_Z86IGtW1YNrSoCciX9tQ/16936/169358109/2.jpg

No Gaiden de Câncer, Shiori Teshirogi parece ter tentado retratar os Sete Pecados Capitais cristãos através dos Cavaleiros Negros da Nero e alguns personagens a sua volta. Don Avido seria o pecado da Ganância, pois quer tudo pra si, desde o dinheiro do mundo dos vivos, até as almas do mundo dos mortos. Acha que seu poder serve pra satisfazer seus desejos.

 

Ganância (do latim, avaritia), também conhecida como a avareza ou cobiça é, como a luxúria e a gula, um pecado do excesso. No entanto, a ganância (como visto pela Igreja) é aplicado a um desejo muito excessivo de bens materiais. Seria o desejo desordenado de adquirir ou possuir mais que o necessário, especialmente no que diz respeito à riqueza material.

 

Na concepção católica, a avareza é considerada um dos sete pecados capitais, pois o avarento prefere os bens materiais ao convívio com Deus. Neste sentido, o pecado da avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse um. Tomás de Aquino escreveu: "A cobiça é um pecado contra Deus, assim como todos os pecados mortais, na medida em que o homem condena as coisas eternas para o bem das coisas temporais."

 

No purgatório de Dante, os avarentos são amarrados e colocados virados para baixo no chão por terem se concentrado demais em pensamentos terrenos. Posse de materiais ou objetos, roubo e extorsão, especialmente por meio de violência, golpes ou manipulação de autoridade são todas as ações que podem ser inspiradas por ganância.

 

A virtude que se opõe a Ganância é a Caridade.

 

Fontes: Wikipedia, SaintSeiyaPedia e Wiktionary

P.S.: trazendo o último dos cavaleiros negros da Nero. Don Avido é um personagem incrível, talvez o melhor criado por Shiori para os gaidens. Todo o seu estilo de vida baseado em sua ganância (que foi o pecado melhor representado por ela), e no fim aquela cena fantástica da sua morte, quando ele vai pra o Yomotsu sem se arrepender de nada que fez e contando o motivo por ter feito tudo aquilo. Foi fantástico. A escolha do seu nome também foi muito boa, pois o colocou como um chefão da máfia italiana, o que achei bem legal. Espero que gostem. Próximo e último dessa classe (deve sair na próxima quarta-feira): Guilty/Gioca/Máscara de Rangda.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito massa o post.

 

Também concordo que Don Avido é um personagem incrível, um dos meus vilões favoritos nos gaidens, um dos melhor trabalhados.

 

Muito interessante constatar que tudo nesse gaiden se casou perfeitamente (a ambientação na Itália, uma organização da máfia, os 7 pecados capitais, a ligação com os santos negros...).

 

O gaiden de Manigoldo é o meu preferido, pra mim o melhor escrito!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guilty/Gioca

Guilty

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/thumb/c/ca/Guilty_design_a.jpg/600px-Guilty_design_a.jpg

O nome Guilty vem do inglês e significa "o culpado". Seu nome sugere que, provavelmente, sua tarefa de vigiar um lugar como a Ilha da Rainha da Morte foi uma punição imposta pelo Santuário por alguma falta cometida por ele.

 

Gioca

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/7/7e/Gioca_face.jpg

"Gioca" em italiano é a terceira forma do presente do indicativo do verbo "giocare", que significa "jogar, apostar".

Pecado - Inveja

 

No Gaiden de Câncer, Shiori Teshirogi parece ter tentado retratar os Sete Pecados Capitais cristãos através dos Cavaleiros Negros da Nero e alguns personagens a sua volta. Gioca seria o pecado da Inveja. Vemos Gioca com inveja do poder dos cavaleiros, por que achou que aquilo ajudaria a se livrar dos seus problemas, achando que nunca conseguiria sair da má vida sozinha (ou seja, ignorando os seus próprios dons e achando que podia escapar se tivesse o poder dos outros).

 

Inveja (do latim, invidia), como a ganância e a luxúria, é caracterizado por um desejo insaciável. É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. É considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.

 

Dante definiu a inveja como "um desejo de privar outros homens das coisas". No Purgatório de Dante, a punição para os invejosos é ter os olhos costurados com fio, porque eles ganharam prazer pecaminoso de ver os outros humilhados.

 

A virtude que se opõe a Inveja é a Bondade.

 

A Máscara de Rangda

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/d/d2/Myth_guilty_01.jpg

A máscara de Guilty é inspirada na espantosa Rangda, uma misteriosa criatura da mitologia balinesa.

 

A bruxa Rangda (cujo nome significa "viúva") é a rainha dos demônios, possui um exército de bruxas que usa para lutar contra o líder das forças do bem, Barong. Rangda é representada com uma longa cabeleira, possuindo garras nas mãos e nos pés e usando uma máscara. É dito que gosta de sequestrar crianças. É muitas vezes associada com a deusa hindú da destruiçao, Kali.

 

Segundo o mito, Rangda seria uma rainha do demónio, a reencarnação de Calon Arang, a lendária bruxa que causou estragos na antiga Java durante o reinado de Airlangga, no final do século 10. Diz-se que Calon Arang era viúva, poderosa em magia negra, e que muitas vezes danificou as lavouras dos agricultores e causou doenças. Ela tinha uma filha, chamada Ratna Manggali, que apesar de bonita, não conseguiu um marido porque as pessoas tinham medo de sua mãe. Por causa das dificuldades enfrentadas por sua filha, Calon Arang estava com raiva e pretendia se vingar. Ela trouxe a menina para um templo da morte como oferenda à deusa Durga, para assim aumentar seus poderes. No dia seguinte, uma grande inundação engolfou a aldeia e muitas pessoas morreram e doenças surgiram.

 

http://www.saintseiyapedia.com/ssp_media/images/9/9e/Gioca_tech_01.jpg

 

O Rei Airlangga, que tinha ouvido falar deste assunto, pediu para seu assessor, Empu Bharada, para lidar com este problema. Empu Bharada então enviou seu discípulo, Empu Bahula, para se casar com Ratna. Ambos se casaram e houve uma enorme festa que durou sete dias e sete noites, e a situação voltou ao normal. Calon Arang tinha um livro que continha encantamentos mágicos. Um dia, este livro foi encontrado por Empu Bahula, que o entregou a Empu Bharada. Assim que Calon Arang soube que o livro tinha sido roubado, ela ficou com raiva e decidiu lutar com Empu Bharada. Sem a ajuda da deusa Durga, Calon Arang foi derrotada.

 

A Ilha de Bali, de onde o mito de Rangda se origina, é um arquipélago indonésio, localizado entre o Oceano Índico e o Pacífico Sul. Na Ilha existe uma dança tradicional que simboloza o combate entre Barong, o bem, e Rangda, o mal, conduzido por um grupo de bruxas. Todos os anos durante algumas festividades se reproduz essa dança, uma luta simbólica na qual as mulheres levam a máscara de Rangda. A cor e adornos da máscara de Rangda variam dependo do local das festividades, mas a forma facial, com os grandes olhos, nariz e dentes, além das presas, é comum a todas as máscaras.

 

Fontes: Wikipedia e SaintSeiyaPedia

P.S.: e com isso terminamos os cavaleiros negros. Mesmo não sendo um cavaleiro, Guilty foi um personagem bem marcante em CDZ e é um personagem do qual sempre quis saber o passado e o motivo dele ter sido enviado pra Ilha da Rainha da Morte. Quanto a Gioca, gostei do personagem (ela tem um macaco de estimação!) e de toda a história criada por Shiori sobre a família que cuida da Ilha da Rainha da Morte e dos Cavaleiros Negros por encargo de Atena. Quanto a seu pecado, achei até bem representado se o vermos pelo lado de "ignorar o que tem por buscar o que é dos outros"; mas no final ela decide que buscará seu destino com as próprias forças. Sem falar da cena final de Manigold com ela, que foi bem legal com ele soltando o "se você estiver bonita, eu namoro você!". Ah, adoro Manigold. Quanto a Máscara de Rangda, eu realmente não consigo imaginar o porque do Kurumada ter escolhido ela como um símbolo do protetor da Ilha da Rainha da Morte. Mas gosto da sua mitologia, especialmente a ampliação do seu uso dada por Shiori no Gaiden de Câncer, pois no Hipermito é dito que a máscara é usada por um guerreiro de grande poder que protege e sela a ilha e luta contra contra os cavaleiros negros rebeldes (ou seja, seria apenas um símbolo do protetor); mas já no gaiden Shiori dá a máscara o poder de neutralizar as armaduras negras. Enfim, espero que gostem.

 

P.S.²: terminamos essa classe de personagem. Já tenho os posts dos guerreiros deuses de Andreas e dos Gladiadores prontos, mas como Soul of Gold já acabou e não teremos novidades, preferi seguir com os guerreiros deuses. O problema é que os guerreiros deuses tem muita coisa pra falar, pois cada um tem seu nome, seu robe divino, sua arma e sua câmara. Por isso, pra que o post não fique muito grande, vou dividi-lo em dois. Quando posto dois por semana, costumo postar um na segunda e outro na quinta, portanto ficará assim: "Nome + Robe Divino + Espada" na segunda-feira e "Câmara da Yggdrasil" na quinta-feira. Pensei em dividir meio a meio, mas achei que ficaria estranho espada com a câmara. Começamos na próxima segunda com Frodi de Gullinbursti.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segundo o Hipermito existiam armaduras negras que eram cópias de algumas armaduras de prata feitas pelos renegados da ilha da rainha da morte, gostei de ver esses personagens no Gaiden de Manigold, alias no game de PS3 Saint Seiya Senki tem 3 cavaleiros de prata negro,Lizard,Ophiucus e Eagle.

 

Texto interessante,parabéns §agitariu§

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Sagitarius, eu nunca iria associar Gioca com a Inveja, passou totalmente despercebido por mim, muito legal.

 

Sobre a máscara, talvez Kurumada não tenha pensado muito bem a longo prazo, querendo apenas para dar uma assustada nos leitores com uma máscara tão medonha. Não imaginou que poderia haver uma história tão boa envolvendo cavaleiros negros, que eram os primeiros buchas :P

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou fantástico o post.

 

Eu me lembro, se não estou enganado, que o Hipermito diz que a máscara do Guilty funciona como selo de Atena sobre a Ilha da Rainha da Morte (o que não queria dizer que ele não precisasse se impor pela força para evitar de ser derrotado e o selo quebrado, o que acabou acontecendo pelo seu próprio pupilo). Agora, como esse poder se opera não foi explicado (acho que o foi só mesmo no gaiden de Manigoldo). Quando Ikki partiu essa máscara ao derrotar seu mestre, os santos negros, agora sob seu comando, puderam sair da ilha.

 

Na língua local da Ilha de Bali, a bruxa Rangda tinha a alcunha de Ben Tiens, "Death Queen/Rainha da Morte" em inglês e português, daí o nome da ilha fictícia criada por Kurumada.

 

EDIÇÃO: Desculpem, me confundi na pesquisa. "Ben Tiens" era só uma expressão em francês no site em que achei, e não a palavra balinesa, mas o mesmo site informa que Rangda é mesmo chamada de "Rainha da Morte" pelo povo de Bali, mas principalmente "Rainha Demônio", ou até faça referência a Durga, "Rainha das Bruxas e Deusa da Morte", divindade a quem Rangda se submete.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Frodi de Gullinbursti

http://www.cavzodiaco.com.br/images15/alma_novosguerreiros_7.png

Fróði (nórdico antigo: Frodi) é o nome de vários lendários reis dinamarqueses que aparecem em vários textos, incluindo Beowulf , a Edda em prosa e sua saga Ynglinga, e o Grottasöngr . O nome é, aparentemente, um epônimo para o deus Frey (lembrando que o nome do guerreiro deus seria Frey, mas foi mudado por já haver um personagem com esse nome).

 

O Fróði do Grottasöngr é dito ser o filho de Fridleif, filho de Skjold, em cuja cerveja o rei Fjölnir afogou-se. O texto Skáldskaparmál faz deste Fróði contemporâneo do imperador Augustus e comenta sobre a tranquilidade de seu reinado, sugerindo uma relação com o nascimento de Cristo.

 

Fróði, de acordo com saga Ynglinga e Gesta Danorum, foi o pai de Halfdan. Ele teria vivido no século V ou VI. Ele parece ser o mesmo que mais tarde foi o rei que aparece na saga Ynglinga, auxiliando o rei sueco Ongenþeow a derrotar o escravo Tunni. Devido a isso, Egil e seu filho Ottar (Ohthere) tornaram-se tributários do rei dinamarquês.

Frodi o pai de Ingjald, que no texto Beowulf é Froda, o pai de Ingeld, aparece nesse texto como o rei dos Heathobards. A existência dos Heathobards foi esquecida em textos nórdicos e este Fróði lá às vezes aparece como o irmão de Halfdan com a longa hostilidade entre Heathobards e dinamarqueses se tornando uma briga de família entre Halfdan e seu irmão Fróði. Fróði mata Halfdan e é morto pelos filhos de Halfdan, Helgi (Halga) e Hroar ​​(Hrothgar ).

 

Em Soul of Gold, é dito que Frodi pertence a uma família que serve Odin há séculos, provavelmente devido à existência de tantos Frodis na mitologia.

 

Robe Divino de Gullinbursti

11821308_863628667057057_265968572_n.jpg

Na mitologia nórdica, Gullinbursti (do nórdico antigo: “Cerdas Douradas”) é um javali gigante de ouro que habita Midgard, o mundo dos homens.

 

http://www.asatrublog.com/wp-content/uploads/Gullinbursti.gif

 

Certa vez, Loki apostou sua própria cabeça com Brokkr, dizendo que seu irmão Eitri (Sindri) não seria capaz de fazer itens mais belos que os criados pelos filhos e Ivald: o cabelo ouro de Sif, o navio Skidbladnir de Frey e a lança Gungnir de Odin. Então, para fazer um presente para Frey, Eitri jogou a pele de um porco na fornalha e deu a ordem a Brokkr que sempre continuasse acionando os foles, não importando o que acontecesse. Loki transforma-se numa mosca e morde o braço de Brokkr, mas esse continua acionando os foles. Juntos eles fabricaram o javali Gullinbursti que tinha cerdas em sua juba que brilhavam no escuro. Então Brokkr deu o javali para Freyr, dizendo que ele poderia correr através do ar e da água melhor do que qualquer cavalo, e mesmo na mais escura noite ou na escuridão das Regiões de Murky, sempre haveria luz suficiente onde ele fosse, devido ao brilho de sua juba e cerdas.

 

The_third_gift_%E2%80%94_an_enormous_ham

Frey montou o javali no funeral de Balder ou, segundo outra versão, Frey cavalgou para o funeral em uma carruagem puxada pelo javali.

 

Freyr_by_Johannes_Gehrts.jpg

Espada Sieg-Schwert

Do alemão, Sieg-Schwert significa “Espada da Vitória”.

 

Diferente da arma dos outros guerreiros deuses, a espada de Frodi não parece ser baseada em uma arma mitológica específica.

 

http://img14.deviantart.net/1d32/i/2015/158/4/8/gullinbursti__frodi__by_diegoku92-d8wds14.jpg

Fontes: Wikipedia, Norse-Mythology

P.S.: chegando com o primeiro dos guerreiros deuses de Andreas. Bom, Frodi não foi o meu preferido entre os guerreiros deuses, mas também não foi o que menos gostei. Claro que sempre acho estranho essa atitude de personagens que, de repente, quase sem motivo, resolve que estavam errados e trocam de lado. Gostei do nome e da possível referência ao fato da família dele servir Odin há gerações. Já seu robe, gostei só pelas referências menos famosas usadas pelos produtores na hora de decidir as inspirações dos robes dos guerreiros deuses. Não conhecia o mito de Gullinbursti antes de Soul of Gold, mas gostei da história da forja do javali dourado, até porque ela continua com os irmãos forjando outros itens para vencer a aposta com Loki (essa parte aparece nas referências de outro guerreiro deus). Coloquei essa imagem do object da robe porque está aparecendo bastante na internet (até postaram no facebook do fórum), mas alguém saberia dizer se ela é oficial ou se é fanart? Já sua espada, é a única dos guerreiros que não é uma referência a uma arma específica da mitologia, apesar de eu ter gostado do nome. Pela arma e pelo nome do personagem, posso dizer que Frodi é o que tem as referências menos específicas de todos os guerreiros deuses. Espero que gostem. Próximo (quinta-feira): Vanaheim, a Câmara dos Heróis.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A imagem do object é fanart, assim como de todas as Robes que encontrar dos Guerreiros Deuses de SoG na internet.

 

Muito interessante o artigo. Não imaginava que a Siegschwert fosse invenção da Toei. Não poderiamos supor que essa Espada fosse a do próprio Frey mitológico? Afinal ela se move conforme a vontade do Frodi na série e eu ouvi dizer que Frey tinha uma espada que se movia mediante sua vontade na mitologia.

 

Pensei que os produtores, por infelizmente não poderem colocar o nome de Frey no Frodi, importaram do personagem mitológico suas características e introduziram no representante de Gullinbursti, que por sinal adorei sua origem e mito.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também acredito que a espada de Frodi seja baseada na espada de Freyr, cujo nome infelizmente não descobri (na Wikipedia em inglês, na página sobre o deus, não encontrei o seu nome).

 

Quanto ao nome Fróði, li também lá na Wiki que quer dizer "inteligente, instruído, sábio". Isso reforça ainda mais as ligações do guerreiro-deus Frodi com o deus Freyr, pois se diz que somente um sábio pode empunhar a espada mágica dele.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...