Ir para conteúdo

Mitologia de Saint Seiya


Posts Recomendados

Avenir de Áries

http://41.media.tumblr.com/113c5d2a20323915ceda51067d2c66ff/tumblr_nkanwfPqC01sp2g3po1_500.png

O significado do nome de Avenir foi adicionado no post de Áries (clique aqui para ser redirecionado para o post).

P.S.: significado bem simples, que combina bem com o cavaleiro. Ótima ideia da Shiori. O personagem e toda sua história foram bem legais, pena que mal tivemos aparições dele.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 1,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Não é sobre a mitologia, mas tenho uma contribuição, amigos   Etimologia dos golpes de IkkiAve FênixNome original em japonês: 鳳翼天翔 (Houyoku Tenshō) Tradução dos kanjis: 鳳 hou = fênix 翼 yoku = a

Faltou dizer que o Haruto vem de Naruto

ÁGUIA http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/Jaxom-Aguila.JPG Na mitologia grega a águia era o atributo do rei dos deuses, Zeus, talvez porque voa muito alto nos céus, lugar de onde Zeus observa

Eu tinha encontrado a própria palavra Avenir como um nome próprio russo: https://en.wikipedia.org/wiki/Avenir_(given_name)

 

Equivale ao hebraico Abner (de 'Avner', "o pai [ou deus] é a luz"). Na Bíblia (Livro de Samuel), Abner é primo do Rei Saul e comandante-em-chefe do seu exército. Foi ele quem apresentou Davi a Saul após a vitória do rapaz sobre Golias: https://en.wikipedia.org/wiki/Abner

 

Como ainda não li o gaiden de Shion, não sei dizer se há mesmo alguma ligação entre Avenir/Abner e o santo de Áries.

 

De qualquer maneira, também encontrei "Avenir" como tradução para "Futuro" em francês.

 

Por acaso há informações no mangá que ajudem a esclarecer melhor? A nacionalidade (se não for também tibetano como os outros descendentes de muvianos) ou local de treinamento, etc...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sagitarius, você pode não acreditar em mim, mas li todas as 71 páginas do seu tópico de uma só vez. Demorou aproximadamente uns 4/5 dias, em média, mas não me arrependi. Seu trabalho e os complementos do Fabinho me ensinaram MUITA coisa sobre o fantástico universo dos mais variados mitos e culturas existem. Morri de rir com algumas passagens da mitologia nórdica e passei a ver outros personagens com outros olhos até devido as referências por trás.

 

Descobri também a grafia correta de alguns guerreiros, como Mois, Earhart, Mira e acho muito interessante como a franquia Saint Seiya é rica em informações e simbolismos por trás. Não sei se Kurumada, Shiori, Kuori, Okada ou os roteiristas dos animes pensam em tudo isso mesmo ou se é a nossa mente que trabalha buscando essas coisas, mas sinceramente, não me importo. Aprendi muito com esse tópico e pretendo fazer um comentário individual a medida que você postar novos personagens. Sei que, pelo meu escasso conhecimento, não poderei ajudar muito, mas espero que meus comentários sirvam para alguma coisa.

 

Parabéns a você, Sagitarius pela pesquisa, que eu tenho certeza que deve ser cansativo, e pelo Fabinho, Leandro Morus e outros que sempre prestigiam e acrescentam informações valiosas para o melhor tópico do fórum, na minha opinião. Parabéns a todos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba...haja força de vontade pra ler tudo isso de uma vez.

Particularmente acho que os autores não pensam em tudo isso que vimos aqui, talvez alguns deles pensem e pesquisem mais que outros. Mas Saint Seiya é sim, muito rico em referências. Mesmo o Ômega que é tão criticado, tem ótimas bases pra seus personagens (menos os cavaleiros de prata, por que ninguém liga pra eles /evil ).

A grafia correta dos nomes é uma das coisas mais importantes a passar aqui, pois por mais que estejamos habituados com Tremy e acharmos Miller mais bonito, é bom saber o nome verdadeiro e a inspiração pro personagem, por que assim podemos ver a obra e entender, por exemplo, o motivo de Kiew de Dullahan ter um golpe com a representação de uma pessoa com a cabeça decepada.

Mitologia nórdica é hilária, especialmente algumas das trapalhadas de Loki (ele ficando "grávido" é a melhor"). E como não gostar dos polêmicos ( /evil²) posts dos anjos da morte?

Enfim, obrigado pelo incentivo, e espero vê-lo por aqui daqui pra frente sempre que puder.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Yugo de Centauro

http://i.imgbox.com/3yzhGWRT.png

O significado do nome de Yugo foi adicionado no post de Centauro (clique aqui para ser redirecionado para o post).

P.S.: gostei bastante do significado do nome. Em sua raiz mais antiga, com o significado de "união" mostra a união dos guerreiros que vieram ao passado. E no sentido de "carga pesada", "obrigação" lembra o peso de mudar o futuro que ele e seus companheiros tiveram que carregar. Próximo: Erda de Cassiopeia.Quanto a próxima classe, pretendo seguir com os personagens dos Gaidens do The Lost Canvas após próximo post. Com "personagens dos Gaidens", quero dizer os guerreiros pertencentes a classes exclusivas dos gaidens (Jaguares, Jóias, Druídas, Taonias) e os cuja classe já existia antes, mas tiveram seus primeiros representantes nos Gaidens (Berserks). Personagens de classes que já existiam antes serão postados separadamente em suas respectivas classes, caso ainda não tenham sido postadas, (Cavaleiros Negros), ou em intervalos entre classes, como já postei os espectros dos Gaidens de Aspros e Asmita.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal o significado. Achei o Yugo bem carismático e muito legal que Shiori deu um destaque, mesmo que tardio, a algum Cavaleiro de Prata. Só queria vê-lo usando a sua Armadura e, também, conhecer mais do passado (futuro) dele.

 

Uma curiosidade é que Shiori usou um modo diferente de se referir a constelação de Centauro quando o apresentou em seu Gaiden. Não to lembrado agora se foi no latim que ela usou o termo 'Centauro' ou se foi no japonês. De qualquer forma, lembro que foi o oposto de como Kurumada mostrou o Babel.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gustavo deve ter queimado o cosmo até o 7o sentido pra conseguir esse feito. kkkkkkkkkkk

 

Muito obrigado pelo apoio a este tópico, que também é o meu preferido aqui.

 

Eu também acredito que os autores não devem se aprofundar taaanto assim nas pesquisas (até porque só para escrever e desenhar os mangás [e eles não trabalham só com CdZ], o trabalho deles é insano, muitas vezes sem descansar nos feriados e fins de semana). Mas mesmo assim é um prazer esmiuçar os conhecimentos por trás de cada escolha deles.

 

Sagitarius, há algum elemento no mangá que possa servir de ligação com o(s) significado(s) do nome de Yugo? Ainda estou longe de chegar lá. [ EDIT: ops, vi que você explicou no seu último post]

 

No mais, o programa JWPce informa que ユーゴ é mesmo transliterado como "Yugo", explicando ser uma abreviação de Yugoslavia (Iugoslávia) -- das palavras eslavas "jug" (sul) e "slaveni" (eslavos).

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sagitarius, há algum elemento no mangá que possa servir de ligação com o(s) significado(s) do nome de Yugo? Ainda estou longe de chegar lá. [ EDIT: ops, vi que você explicou no seu último post]

 

No mais, o programa JWPce informa que ユーゴ é mesmo transliterado como "Yugo", explicando ser uma abreviação de Yugoslavia (Iugoslávia) -- das palavras eslavas "jug" (sul) e "slaveni" (eslavos).

Vi isso da Yugoslávia, mas também vi que o país é chamado alternativamente de Jugoslávia, e as duas traduções dos kanjis podiam ser aceitas, então fiquei na dúvida dessa possibilidade. Mesmo sendo uma possibilidade, como não havia relação com o personagem, então nem comentei no post.

 

Assim, a palavra "jugo", como falei no meu comentário, pode ser bem relacionado ao Yugo:

 

-Como instrumento que une dois animais para que andem no mesmo compasso, pode ser relacionado a Yugo e seus companheiros que voltaram juntos aos passado com um objetivo em comum. O mesmo poderia ser dito sobre seu significado de "união".

-No seu sentido figurado como “carga pesada, obrigação” pode ser relacionado a grande missão dos guerreiros do futuro em voltar no tempo para impedir que Atena perca a Guerra Santa e o mundo caia nas Trevas.

 

Pelo menos, foi essas as relações as quais cheguei com seu nome.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi isso da Yugoslávia, mas também vi que o país é chamado alternativamente de Jugoslávia, e as duas traduções dos kanjis podiam ser aceitas, então fiquei na dúvida dessa possibilidade. Mesmo sendo uma possibilidade, como não havia relação com o personagem, então nem comentei no post.

 

Assim, a palavra "jugo", como falei no meu comentário, pode ser bem relacionado ao Yugo:

 

-Como instrumento que une dois animais para que andem no mesmo compasso, pode ser relacionado a Yugo e seus companheiros que voltaram juntos aos passado com um objetivo em comum. O mesmo poderia ser dito sobre seu significado de "união".

-No seu sentido figurado como “carga pesada, obrigação” pode ser relacionado a grande missão dos guerreiros do futuro em voltar no tempo para impedir que Atena perca a Guerra Santa e o mundo caia nas Trevas.

 

Pelo menos, foi essas as relações as quais cheguei com seu nome.

Ou pq Centauro é metade cavalo, um animal usado par carregar cargas.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi isso da Yugoslávia, mas também vi que o país é chamado alternativamente de Jugoslávia, e as duas traduções dos kanjis podiam ser aceitas, então fiquei na dúvida dessa possibilidade. Mesmo sendo uma possibilidade, como não havia relação com o personagem, então nem comentei no post.

 

Assim, a palavra "jugo", como falei no meu comentário, pode ser bem relacionado ao Yugo:

 

-Como instrumento que une dois animais para que andem no mesmo compasso, pode ser relacionado a Yugo e seus companheiros que voltaram juntos aos passado com um objetivo em comum. O mesmo poderia ser dito sobre seu significado de "união".

-No seu sentido figurado como “carga pesada, obrigação” pode ser relacionado a grande missão dos guerreiros do futuro em voltar no tempo para impedir que Atena perca a Guerra Santa e o mundo caia nas Trevas.

 

Pelo menos, foi essas as relações as quais cheguei com seu nome.

Entendi!

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Erda de Cassiopéia

http://i.imgur.com/J23xtkH.jpg

O significado do nome de Erda foi adicionado no post de Cassiopéia (clique aqui para ser redirecionado para o post).

Fontes: Wiktionary e Wikipédia

P.S.: trazendo mais uma Santia pro tópico. Quanto ao significado do nome, trouxe o mais geral do nome, mas caso aparecem evidências que relacionem a personagem a uma deusa da Terra específica adicionarei a informação ao post. Gostei bastante do significado do nome da personagem, e espero que a Kuori explore bastante essa relação dela com a Terra. No próximo começamos os personagens dos Gaidens com os guerreiros-jaguares (os posts deles deram trabalho, mas ficaram bem legais).

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Erda é também o nome de um asteroide que se localiza próximo ao sol. Talvez isso justifique a essência dos seus golpes serem baseados na conjuração de chamas.

Hum...como o golpe dela simula uma erupção vulcânica tinha relacionado mais com a Terra do que com o asteroide, por isso nem o citei no significado. Mas dependendo do que ela mostrar daqui pra frente, pode ficar mais claro a sua inspiração.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for uma referência à Mãe-Terra mesmo, achei uma bela lembrança à grande deusa do mundo das antigas tradições.

 

Segundo acabei de ver na Wikipedia em inglês sobre a constelação de Cassiopeia, diz-se que as suas estrelas representavam a deusa Anu para os celtas (também chamada Danu ou Don), a sua Mãe-Terra: http://en.wikipedia.org/wiki/Cassiopeia_%28constellation%29#Mythology

 

Uma coisa que notei bem interessante é que a efígie da urna de Cassiopeia mostra a rainha com a palma e a longa cauda do turbante da ilustração clássica do mapa celeste de Hevelius onde se mostra a constelação de Cassiopeia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui me atualizar em Saintia Sho até onde foi traduzido.

 

De fato, quando vai aplicar seu golpe vulcânico, Erda fala algo sobre MdM receber a fúria da Natureza. Acho que isso serve para reforçar o significado do nome dela como Mãe Terra, não? Aliás, Terra em inglês, Earth, tem a mesma origem etimológica de Erda.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guerreiros-Jaguares

http://i1110.photobucket.com/albums/h446/TLCgaiden/Saint1013.jpg

 

Os guerreiros jaguar eram uma unidade militar asteca composta por guerreiros de elite que usavam roupas com cores vivas e manchas para invocar a imagem do jaguar. O jaguar era o símbolo da noite, sorrateiro e predador, um modelo apropriado para os soldados de elite. Geralmente, os guerreiros jaguar são representados carregando escudos e espadas de obsidiana.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e6/Jaguar_warrior.jpg

 

O motivo da utilização do jaguar como símbolo era devido à crença de que o jaguar representava Tezcatlipoca, o deus do céu noturno. Os astecas também usavam estes vestidos em guerra porque acreditavam que pontos fortes do animal seria dado a eles durante as batalhas. Os guerreiros Jaguar eram postos na frente de combate em campanhas militares, e também eram usados ​​para capturar prisioneiros para o sacrifício aos deuses astecas. Muitas estátuas e imagens (em documentos pré-colombianaos e pós-colombianoas) desses guerreiros sobreviveram. Eles lutavam com uma espada de madeira repleta de lâminas de obsidiana, chamado de macuahuitl. Eles também usavam lanças e atlatls (um instrumento usado para aumentar a velocidade de arpões lançados). Eles acreditavam que seu escudo de penas tinha poderes mágicos.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/5/5b/Ceremonial_Macuahuitl.jpg/240px-Ceremonial_Macuahuitl.jpg

Macuahuitl usado pelos guerreiros jaguares

Os astecas não tinham um exército permanente, de modo que cada menino de origem não nobre era treinado para se tornar um guerreiro. Todos os meninos que estavam entre as idades de dez e vinte anos de idade participavam de uma das duas escolas: o Telpochcalli (a escola do bairro para plebeus) e o Calmecac, a escola exclusiva para os nobres. Os alunos do Telpochcalli aprendiam a arte da guerra e se tornavam guerreiros. Os alunos da Calmecac eram treinados para se tornarem líderes militares, sacerdotes, funcionários do governo, etc.

 

Nas Telpochcalli os meninos eram treinados na arte da guerra e acostumados com a vida militar. Os instrutores nessas escolas eram guerreiros veteranos que tinham experiência em guerra e liderança. As escolas focavam na bravura e incluíam uma grande quantidade de esforço físico e dor intensa para aumentar a força e resistência dos alunos. O trabalho manual e projetos comunitários (como limpeza de áreas, construção de muros, escavação de canais, e agricultura) eram parte do que faziam os alunos dessa escola. Os alunos desta escola também seria usados para o transporte de escudos, alimentos, suprimentos militares, armas, armaduras, e madeira para os guerreiros no campo de batalha.

 

Para se tornar um guerreiro jaguar, um membro do exército asteca tinha que capturar doze inimigos durante duas batalhas consecutivas, pois eles acreditavam que isso honrava seus deuses de uma forma muito maior do que matar soldados inimigos no campo de batalha, já que os guerreiros capturados eram usados em sacrifícios aos deuses. Guerreiros que só matavam os inimigos eram considerados desajeitados.

 

Os astecas eram conhecidos por espalhar a morte em batalhas matando com um único golpe de suas espadas de obsidiana ou arremessando com um atlal uma saraivada de lanças farpadas. Os guerreiros que causavam confusão ou desordem nas tropas eram espancados imediatamente e, às vezes, até mortos.

 

Seguir o caminho do guerreiro era uma das poucas maneiras de mudar o status social na cultura asteca. Os guerreiros-águia e os guerreiros-jaguar eram guerreiros em tempo integral que trabalhavam para a cidade-estado para proteger os comerciantes e a própria cidade, e atuando como uma espécie de força policial. Era esperado que fossem líderes e comandantes, dentro e fora do campo de batalha. Os homens que chegaram a esta classificação eram consideradas nobres e elites da sociedade, e lhes eram concedidos muitos dos mesmos privilégios de um nobre. Eles foram autorizados a beber pulque (uma bebida alcoólica feita pela fermentação de seiva de certas plantas), ter concubinas, e jantar no palácio real.

 

Nagual

Na religião popular da mesoamericana, um Nagual ou Nahual (ambos pronuncia-se [na'wal]) é um ser humano que tem o poder de transformar espiritual ou fisicamente na forma de animal: mais comumente um burro, peru, ou cão, mas também outros animais mais ferozes, como o jaguar e puma.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Codex_Borgia_page_22.jpg

Naguais descritos no Códice Borgia

A data de nascimento muitas vezes determina se uma pessoa será um Nagual. A crença mesoamericana no tonalismo, segundo a qual cada pessoa tem uma contraparte animal ao qual sua força de vida está ligada, também faz parte da definição de nagualismo.

A palavra “nagual” deriva da Nahuatl (língua asteca), da palavra nahualli (“o oculto”, “o escondido”, “o interior”.), que era usada para designar um praticante religioso indígena, identificado pelos espanhóis como um "mágico". O nagual é adquirido junto com as outras características no dia do nascimento de uma pessoa, pois cada dia está associado a um animal que tem aspectos fortes e fracos. Uma pessoa nascida no "dia de cão" teria ambos os aspectos, fortes e fracos, do "cão". Em Nahuatl, a palavra tonalli ou tonal eram usadas para se referir tanto a um dia quanto um animal associado a esse dia.

 

Os praticantes de magia poderosa eram normalmente nascidos em determinados dias relacionados com animais com um aspecto forte ou prejudicial que muitas vezes teria tonals específicos, como a onça-pintada ou puma. Na mitologia asteca, o Deus Tezcatlipoca era o protetor do nagualismo, porque o seu tonal era o jaguar e ele governava a distribuição da fortuna.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/90/Tepeyollotl_1.jpg

O deus-jaguar Tepeyollotl, que segundo alguns estudioso é a forma jaguar do deus Tezcatlipoca

Em algumas comunidades indígenas a posição do Nagual está integrada na hierarquia religiosa. A comunidade sabe quem é um Nagual, tolerando-os, temendo-os e respeitando-os. Em outras comunidades a acusação de nagualismo podia resultar em ataques violentos por parte da comunidade em direção ao acusado.

 

Fontes: Wikipédia

P.S: trazendo os guerreiros-jaguares e suas armaduras, o nagual. Sempre acho muito interessante o funcionamento das sociedades mesoamericanas pré-colombianas, especialmente os astecas e achei uma ótima ideia da Shiori de utilizar essa mitologia em um gaiden (apesar de ainda ficar pensando como Kardia e Sasha chegaram ao México tão rápido (sei que ele se move a velocidade da luz, mas não voa; ou será que correu sobre a água?). Ela conseguiu fazer uma boa representação dos guerreiros jaguares o gaiden. Quanto aos naguals, é uma ideia muito interessante, e que aparece em diversas mitologias. Nessa eu gostaria que Shiori tivesse abordado mais a diversidade de naguals entre os guerreiros jaguares, mas ela só fez algo parecido com os Taonias no Gaiden de Dohko. Enfim, espero que gostem. Próximo: Nahualpilli de Youaltepuztli

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa introdução aos Jaguares. Gostei muito de saber as inspirações que a Shiori usou pra contextualizar o Gaiden do Kardia nessas terras.

 

Mas, uma opinião pessoal minha, acho que SS não combina muito com mitologia asteca, igual tenho a mesma impressão com a egípcia. No entanto, como a série já se desdobrou tanto e é possível haver Deuses de tantas culturas e mitologias não ligo muito pra isso, contanto que hajam boas referências. Curioso para saber sobre o Nahualpili e se seu nome tem alguma relação com a origem do termo Nahual.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adorei a pesquisa. Aprendei mais sobre os guerreiros jaguares na sociedade asteca. Fora que o jaguar é o meu segundo felino selvagem favorito, depois do leopardo-das-neves. *___*

 

Outra coisa que encontrei foi que a obsidiana era a principal riqueza explorada na Ilha de Milo desde tempos bem remotos, o que talvez explique por que Kardia de Escorpião (ainda mais num gaiden que começa com ele comendo maçãs) foi quem enfrentou os jaguares e o deus Tezcatlipoca, a quem a obsidiana é sagrada.

 

Quanto aos santos/cavaleiros se deslocarem tão rápido entre as partes do mundo, já vimos que eles fazem isso de diversas formas: através da Outra Dimensão de Gêmeos, pelo próprio poder de teleporte (pelo menos Máscara da Morte já fez isso, quando foi embora de Rozan, e também Shaka quando encontrou Ikki na Ilha da Rainha da Morte), ou como "estrelas cadentes" (como Mu fez com os bronzeados no mangá para enganar Misty, e os mesmos bronzeados fizeram entre o Santuário e o castelo de Hades depois de receberem o sangue de Atena em suas armaduras). Claro, usar esses recursos aparentemente só é possível para os que detêm um grande poder.

 

Me lembro de, no Epis G, Aiolia ter que usar um barco para chegar à Ilha de Creta, mas foi porque levava Galan e Lythos com ele. Só que também me lembro de Albafica pegar um barco para ir à Ilha dos Curandeiros perto do Santuário no gaiden dele, mas não me recordo em que condições (se ele precisava mesmo usar o barco ou se isso não foi explicado).

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nahualpilli de Youaltepuztli

http://www.nautiljon.com/images/manga_persos/00/38/nahualpilli_de_youaltepuztli_3183.jpg?0

Nahualpilli em náhuatl quer dizer “nobre oculto” ou ainda “nobre feiticeiro”, (nahual = “o oculto”, nome usado para designar os praticantes religiosos, chamados pelos espanhóis de “mágicos’ ou “feiticeiros”; pilli = nobre).

 

Nahualpilli é um dos nomes atribuídos ao deus asteca Tlaloc. Tlaloc foi uma importante divindade na religião asteca; como deus supremo das chuvas, ele também foi, por extensão, um deus da fertilidade e da água. Ele foi amplamente venerado como um doador beneficente de vida e sustento, mas ele também foi temido por sua capacidade de enviar granizo, trovões, e relâmpagos, e por ser o senhor do elemento poderoso da água. Tlaloc também está associada com cavernas, nascentes e montanhas, mais especificamente, a montanha sagrada em que se acreditava que ele residia, conhecida até hoje como Monte Tlaloc, no topo do qual há um santuário dedicado ao deus. Suas formas animais incluem garças e outras criaturas que habitam a água e suas proximidades, tais como anfíbios, caramujos e, possivelmente, as criaturas do mar, especialmente os que habitam conchas.

 

O culto a Tlaloc é um dos mais antigos e universais do antigo México. Tlaloc significa "aquele que é a personificação da terra.", ou mais comumente "aquele que faz as coisas brotar." Isto sugere que essa divindade foi identificada com a terra e as águas subterrâneas, antes de evoluir para um deus da chuva. De fato, um santuário subterrâneo de Tlaloc foi encontrado em Teotihuacan.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7e/Tlaloc_Coll_Goupil.jpg

 

Tlaloc é normalmente representado com os olhos esbugalhados e dentes afiados proeminentes. Ele leva um cocar de penas na cabeça e um relâmpago em uma das mãos. é mais frequentemente associada com o relâmpago, o milho, e água em representações visuais e obras de arte.

 

Nagual de Youaltepuztli

http://nsm07.casimages.com/img/2012/02/10/1202100357151431869419388.jpg

Youaltepuztli (do náhuatl youal, "noite", e tepuztli, "machado") cujo nome significa “machado da noite”, é uma espécie de demônio da mitologia asteca, um dos avatares do deus Tezcatlipoca. Youaltepuztli se relaciona com os sons noturnos que representam um mau presságio; Esses sons da noite fazem parte da feitiçaria do deus Tezcatlipoca, e costumam assumir a figura de um homem decomposição, sem cabeça e sem coração, e com um buraco em cada lado do peito que abre e fecha freneticamente, causando um som um som terrível (o nahgual montado de Nahualpilli mostra uma criatura sentada e com um buraco enorme no peito). É o próprio som que Tezcatlipoca emite quando usa sua feitiçaria, similar ao de um machado cortando madeira à noite. O objetivo do Youaltepuztli seria recolher almas.

 

Apesar da inspiração de Shiori no Youaltepuztli, a aparência do nagual parace também ter sido influenciada pelos Blemmyes. Os Blemmyes foram um reino tribal nômade que existiu desde pelo menos 600 a.C. até século 8 d.C. A partir do final do século III em diante, juntamente com outra tribo, a Nobadae , eles repetidamente lutaram contra os romanos. O que sobrou do seu povo foi viver na África, em Núbia, Kush, ou Sudão. Plínio, o Velho em sua obra História Natural, descreve os Blemmyes como humanos sem cabeça, tendo uma boca em seu peito e os olhos em seus ombros (a nagual de Youaltepuztli também possui olhos do peito). Desde então, figuras sem cabeça, com olhos e boca localizados no tórax, ficaram conhecidos como Blemmyes.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Nuremberg_chronicles_-_Strange_People_-_Headless_%28XIIr%29.jpg

Blemmye

Fonte: Encyclopedia of Ancient Deities e Wikipedia

P.S.: esses post dos guerreiros jaguares foram os mais difíceis de fazer até hoje. Que referências ruins de achar, hein? Nahualpilli, por exemplo, é um dos nomes menos conhecidos e difundidos do deus Tlacoc, tanto que quase não achei essa referência, tento uma ou outra coisa em alguns sites não muito confiáveis, e só achei algo mais confiável no livro Encyclopedia of Ancient Deities. Gostei da inspiração do deus, mas como sempre, não há muita relação com o personagem. Quanto a sua nagual, já achei mais legal a referência, especialmente pela forma como Shiori a representou (algo meio anfíbio), e mudando o fato do Youaltepuztli colher almas, para o de arrancar peles. No mais, é um dos meus personagens preferidos do Gaiden de Kardia. Espero que gostem. Próximo: Huesuda de Tezcatlipoca.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também, quando procurei as referências para o nome do personagem e da armadura foi uma batalha baseada na paciência para encontrar alguma coisa consistente. O que é uma pena, pois demonstra o pouco da cultura pré-colombiana do México que é divulgado. Se não fosse por Shiori eu jamais saberia da existência de Nahualpilli ou de Youaltepuztli (precisei copiar e colar porque nunca conseguirei memorizar esses nomes kkk). Gostei especialmente do mito deste último, o "grito mágico de Tezcatlipoca".

 

Quanto a Wesda/Huesuda, você descobriu se a grafia oficial em caracteres romanos é mesmo Huesuda? Faz tempo que parei de pesquisar e só vi isso em wikis de fãs, sem uma comprovação até à época.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabinho, o nome do personagem em katakana é ウェスダ, cuja a transliteração direta fica, segundo o Wiktionary, Uesuda, que a maioria dos fãs romanizou como "Wesda", e também foi a forma usada pela Editora JBC na publicação nacional.

 

Eu fiz esses posts dos Guerreiros-Jaguares em fevereiro e desde então eu busco alguma referência para "Wesda". Busquei em português, espanhol, francês e japonês e não achei nada, nem a mais ínfima possibilidade. Tentei buscar o nome como uma frase separada "Wes da" (nunca se sabe), mas também não deu resultado. No meio da pesquisa, me deparei com outras grafias, como Wexda e Huexda, mas também não achei nenhuma referência pra elas. Até cheguei ao ponto de ir em um dicionário online de Nahuatl (antiga língua asteca) pra ver se descobria algo, e mais uma vez não achei nada. Assim, fui obrigado a admitir que: ou não existia referência ou a romanização estava errada. Já estava até preparado pra postá-lo aqui sem a referência do nome, só com a do Nagual de Tezcatlipoca.

Nisso, há umas duas semanas atrás, achei o nome romanizado como "Huesuda", possibilidade que não tinha visto até então e, ao pesquisá-la, não só encontrei uma referência clara a um personagem folclórico, como também uma referência que fazia sentido para o personagem (mostrarei no próximo post). Então, por eliminação, cheguei a "Huesuda" como a grafia mais correta do nome desse guerreiro-jaguar.

Editado por §agitariu§
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...