Ir para conteúdo

[Derrubando Mitos] Os sentidos em Saint Seiya


Posts Recomendados

Por muitos anos os fãs da franquia misturam as ordens e a quantidade de sentidos da consciência humana usados na obra. Com o passar dos anos e as novas publicações e edições, alguns conceitos novos foram adicionados, outros melhores explicados, mas tudo ainda respeitando o cânone estabelecido pelo Masami Kurumada. Depois de estudar todos os materiais até então divulgados, chegamos aos itens abaixo:

  • visão
  • audição
  • olfato
  • paladar
  • tato
  • poderes mentais
  • energia (Cosmo, Kundalini, Dunamis, Omega)
  • arayashiki (Oitavo Sentido)
  • nono sentido
  • Acima destes está um supersentido chamado de "Big Will".

Fonte da pesquisa: Taizen, Gigantomachia, Episode.G Assassin, Cosmo Special.

 

Dúvidas? Comente.

Editado por Wandir Wanderley
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Você falou disso ontem, eu respondi, você me quotou e não disse o porque o fez. Agora entendo que você estava propondo, só ainda não entendi o quote.

 

Mas como lhe falei, o Big Will parece não existir mais no canonico, não tendo sido citado na segunda versão do Hipermito. Se não me engano, na primeira, ele era o nono sentido.

 

O oitavo sentido também pode ser interpretado como como "vida" num contexto mais especificado ao inferno.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você falou disso ontem, eu respondi, você me quotou e não disse o porque o fez. Agora entendo que você estava propondo, só ainda não entendi o quote.

 

Mas como lhe falei, o Big Will parece não existir mais no canonico, não tendo sido citado na segunda versão do Hipermito. Se não me engano, na primeira, ele era o nono sentido.

 

O oitavo sentido também pode ser interpretado como como "vida" num contexto mais especificado ao inferno.

 

O Big Will nunca foi o nono sentido. No Hipermito sempre foi chamado de supersentido, (no japonês, os kanjis 神神の意思 querem dizer "Vontade dos deuses"). Isso foi especulação de fã que achava que depois do oitavo o nono era o último e o mais lógico - no mesmo texto diz que o Big Will transcendia o Cosmo (na época da publicação a Saga de Hades ainda não tinha sido criada).

 

A revisão da Tokumori não desfaz nada da versão original, continua chamando de "Vontade dos deuses".

34364813154_9ae372707c_o.jpg

 

A Taizen segue a mesma regra, falando da Vontade dos deuses e do despertar das deidades.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Até onde sei, essa parte já está desatualizada. Da última vez que eu fui usá-la como base argumentativa, aqui no fórum, me aconselharam a não usá-la mais. Excepcionalmente porque ela induz que o deuses se originaram de humanos que alcançaram a vontade divina.

Ainda assim é um compilado de informações confusas que, pós-ND, deve ser revista.

 

Por sinal, a pergunta do Ramirez provavelmente é inspirada na dedução do Rafael Gêmeos do outro tópico para explicar como as armaduras apareceram no inferno, se assim como o usuário elas também seriam capazes de transcender a morte e atingir o 8 sentido.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde sei, essa parte já está desatualizada. Da última vez que eu fui usá-la como base argumentativa, aqui no fórum, me aconselharam a não usá-la mais. Excepcionalmente porque ela induz que o deuses se originaram de humanos que alcançaram a vontade divina.

Ainda assim é um compilado de informações confusas que, pós-ND, deve ser revista.

 

Por sinal, a pergunta do Ramirez provavelmente é inspirada na dedução do Rafael Gêmeos do outro tópico para explicar como as armaduras apareceram no inferno, se assim como o usuário elas também seriam capazes de transcender a morte e atingir o 8 sentido.

Que parte? De qual publicação está desatualizada?

 

Sobre os Trajes: nem vou comentar essa sandice.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

Que parte? De qual publicação está desatualizada?

 

Sobre os Trajes: nem vou comentar essa sandice.

Essa parte dos deuses mesmo, ela induz a acreditarmos que parte dos deuses surgiram de humanos que alcançaram o Big Will.

 

E qual sua explicação para a armadura de virgem ter aparecido inteira nos elísios?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa parte dos deuses mesmo, ela induz a acreditarmos que parte dos deuses surgiram de humanos que alcançaram o Big Will.

 

E qual sua explicação para a armadura de virgem ter aparecido inteira nos elísios?

Foi a forma encontrada pela produção do mangá de explicar os inúmeros mitos sobre deuses ao redor do mundo. De certa forma, não está errado. Tem quem despertou como deus e há os que nasceram de um, segundo o que é mostrado na franquia.

 

Sobre a outra pergunta: não é o tema do tópico.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Hipermito poderia ter sido escrito e considerado desde o começo do mangá, todo o background com o continente de Mu e a relação com a Ilha da Rainha da Morte, sobre as armaduras negras.....seria ótimo ver tudo isso mencionado no mangá. Ao invés de serem tratadas apenas como "cópias" mal feitas, poderiam ser algo muito grandioso.

 

E eu ainda preferiria o envolvimento de Hefesto, durante o processo de criação das armaduras.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que a Enciclopédia também diz que os deuses eram humanos. Pelo menos na tradução da Conrad.

 

"Há tempos, na época dos deuses, o planeta assistia à terrível disputa dos deuses pelo seu domínio. Os "deuses" à quem nos referimos aqui são pessoas que representam uma "vontade maior" ou a "vontade divina". Eles guiavam as outras enquanto ampliavam seu próprio poder."

 

Outro trecho que pode passar outra ideia:

 

"Segundo as lendas dos deuses na mitologia, depois que o universo nasceu do Big Bang, a vontade dos deuses percorreu todo o universo, jorrou sobre a Terra e fez nascer a vida. A vida evoluiu e tornou-se o "ser humano" a imagem de Deus. Com o decorrer dos tempos, começaram a surgir seres humanos que abrigavam os espíritos dos deuses, ampliando cada vez mais seu poder sobre a terra."

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que a Enciclopédia também diz que os deuses eram humanos. Pelo menos na tradução da Conrad.

 

"Há tempos, na época dos deuses, o planeta assistia à terrível disputa dos deuses pelo seu domínio. Os "deuses" à quem nos referimos aqui são pessoas que representam uma "vontade maior" ou a "vontade divina". Eles guiavam as outras enquanto ampliavam seu próprio poder."

 

Outro trecho que pode passar outra ideia:

 

"Segundo as lendas dos deuses na mitologia, depois que o universo nasceu do Big Bang, a vontade dos deuses percorreu todo o universo, jorrou sobre a Terra e fez nascer a vida. A vida evoluiu e tornou-se o "ser humano" a imagem de Deus. Com o decorrer dos tempos, começaram a surgir seres humanos que abrigavam os espíritos dos deuses, ampliando cada vez mais seu poder sobre a terra."

 

"começaram a surgir seres humanos que abrigavam os espíritos dos deuses, ampliando cada vez mais seu poder sobre a terra." Isso pareceu se tratar dos receptáculos humanos que recebem as almas dos deuses, como Shun e Jhulian Solo.

 

"Há tempos, na época dos deuses, o planeta assistia à terrível disputa dos deuses pelo seu domínio. Os "deuses" à quem nos referimos aqui são pessoas que representam uma "vontade maior" ou a "vontade divina". Eles guiavam as outras enquanto ampliavam seu próprio poder." Pra ser franco, essa tradução diz "Pessoas" e não "humanos", uma pessoa pode ser uma criatura que tenha um caráter singular, que se destaque. Se um lagarto conseguisse pensar e agir como um homem, ele poderia ser considerado uma pessoa. Deuses são criaturas diferentes dos seres humanos, prova disso é que no próprio hipermito, afirmam que os seres humanos são seres que surgiram à imagem dos deuses. Sempre enxerguei que os Deuses em Saint Seiya fossem criaturas únicas, com Ikhor nas veias, completamente diferente dos humanos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, eu acho que o que a Enciclopédia diz bate bastante com o Hipermito.

 

Comparem:

 

"Como narra o Hipermito, a Grande Vontade (Big Will) criou em um certo planeta, de uma certa estrela, primeiro Gaia, em seguida Urano e Pontos, e foi assim que surgiu a vida. A vida que brotou naquele planeta evoluiu sua forma até formar a imagem dos deuses, logo após a humanidade viria a nascer."

 

"Segundo as lendas dos deuses na mitologia, depois que o universo nasceu do Big Bang, a vontade dos deuses percorreu todo o universo, jorrou sobre a Terra e fez nascer a vida. A vida evoluiu e tornou-se o "ser humano" a imagem de Deus."
E então:
"Muitos humanos nasceram na Terra, surgiram aqueles que chegaram a despertar a “Grande Vontade”. Se a manifestação do cosmo se dá pelo Sétimo Sentido, pode-se dizer que a Grande Vontade é o super sentido que vai muito além dos demais. Então, a princípio, surgiram estes três seres que manifestaram a Grande Vontade. Eles se chamavam Zeus, Hades e Poseidon, foram reverenciados como deuses pelas pessoas e expandiram seus poderes. Logo, Zeus passou a governar o céu e a terra, Poseidon o mar, e Hades o submundo."
"Segundo as lendas dos deuses na mitologia, depois que o universo nasceu do Big Bang, a vontade dos deuses percorreu todo o universo, jorrou sobre a Terra e fez nascer a vida. A vida evoluiu e tornou-se o "ser humano" a imagem de Deus. Com o decorrer dos tempos, começaram a surgir seres humanos que abrigavam os espíritos dos deuses, ampliando cada vez mais seu poder sobre a terra. Zeus passou a dominar os céus e a terra, Poseidon imperou o sobre os mares e Hades comandou o Mundo dos Mortos."
Repararam a semelhança no raciocínio das duas obras? Então... eu acho que alguns deuses são deuses mesmo, primordiais, já outros se tornaram deuses se espelhando nesses primordiais (no caso, Zeus, Poseidon e Hades). Faz sentido?
Link para o post
Compartilhar em outros sites

E então:

"Muitos humanos nasceram na Terra, surgiram aqueles que chegaram a despertar a “Grande Vontade”. Se a manifestação do cosmo se dá pelo Sétimo Sentido, pode-se dizer que a Grande Vontade é o super sentido que vai muito além dos demais. Então, a princípio, surgiram estes três seres que manifestaram a Grande Vontade. Eles se chamavam Zeus, Hades e Poseidon, foram reverenciados como deuses pelas pessoas e expandiram seus poderes. Logo, Zeus passou a governar o céu e a terra, Poseidon o mar, e Hades o submundo."
"Segundo as lendas dos deuses na mitologia, depois que o universo nasceu do Big Bang, a vontade dos deuses percorreu todo o universo, jorrou sobre a Terra e fez nascer a vida. A vida evoluiu e tornou-se o "ser humano" a imagem de Deus. Com o decorrer dos tempos, começaram a surgir seres humanos que abrigavam os espíritos dos deuses, ampliando cada vez mais seu poder sobre a terra. Zeus passou a dominar os céus e a terra, Poseidon imperou o sobre os mares e Hades comandou o Mundo dos Mortos."
Repararam a semelhança no raciocínio das duas obras? Então... eu acho que alguns deuses são deuses mesmo, primordiais, já outros se tornaram deuses se espelhando nesses primordiais (no caso, Zeus, Poseidon e Hades). Faz sentido?

 

 

Vendo estes dois parágrafos, dá mesmo a entender que alguns "humanos" se transformaram em deuses. Isso é, se a palavra ai for mesmo humano e não outra coisa como "pessoa", etc...

 

Vou ler o texto completo pra formar uma opinião, pq é estranho ver que pularam completamente Chronos e os titãs, filhos legítimos de Uranos e Gaia. Que por sinal, são predecessores de Zeus, Poseidon e Hades.

Editado por Lyke
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Traduz "gautma" por favor

Gautma"faltou eu colocar a primeira letra em maiúsculo pra dizer que é um nome"

Foi o 1° Buda original,o que fundou o budismo propriamente dito. Dentro da cosmologia do manga. Ele aparece conversando com Shaka sobre o 8 sentido e com o Asmita também se levarmos em conta os Spin offis.

Acho que ele é um claro exemplo,e talvez o único, que um humano alcançou o patamar divino no Canon

Editado por luciano amaral
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gautma"faltou eu colocar a primeira letra em maiúsculo pra dizer que é um nome"

Foi o 1° Buda original,o que fundou o budismo propriamente dito. Dentro da cosmologia do manga. Ele aparece conversando com Shaka sobre o 8 sentido e com o Asmita também se levarmos em conta os Spin offis.

Acho que ele é um claro exemplo,e talvez o único, que um humano alcançou o patamar divino no Canon

 

Mas Buda não é visto como divindade no próprio budismo em primeiro lugar... é só o "mais próximo de Deus" mesmo.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Mas Buda não é visto como divindade no próprio budismo em primeiro lugar... é só o "mais próximo de Deus" mesmo.

Na verdade isso é de acordo com a cosmologia da serie... A serie chupinha mitologias mas não ao pé da letra como bem sabes...

 

O Budah quando falava com shaka, obviamente não pertencia ao reino de Hades e, parecia obter a imortalidade, além do aspecto "divino"

 

Me parece um claro exemplo de um humano que atingiu o conceito de "a grande vontade" *Se é que ela existe*

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o Hipermito diz que os seres conhecidos como deuses são aqueles que despertaram a Grande Vontade (estando na mitologia grega ou não). Buda não é reconhecido como um deus.

 

Aquele flashback mostra Buda ensinando o conceito de oitavo sentido para Shaka.... não da Grande Vontade ou algo assim. São coisas distintas.

 

Os mitos do mundo e Hipermito

Os deuses que aparecem nos mitos espalhados pelo mundo estão no Hipermito, todos eles são considerados humanos que manifestaram a Grande Vontade. Deste modo, todos os mitos foram derivados deste Hipermito, independentemente de ser mitologia grega.

Editado por Rafael Gêmeos
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o Hipermito diz que os seres conhecidos como deuses são aqueles que despertaram a Grande Vontade (estando na mitologia grega ou não). Buda não é reconhecido como um deus.

 

Aquele flashback mostra Buda ensinando o conceito de oitavo sentido para Shaka.... não da Grande Vontade ou algo assim. São coisas distintas.

 

 

Os mitos do mundo e Hipermito[/size]

Os deuses que aparecem nos mitos espalhados pelo mundo estão no Hipermito, todos eles são considerados humanos que manifestaram a Grande Vontade. Deste modo, todos os mitos foram derivados deste Hipermito, independentemente de ser mitologia grega.[/size]
Eu não levo o hipermito ao pé da letra. De toda forma não seria a primeira vez que o Kurumada contradiz o hipermito,quanto mais se autocontradizer...

Se o espírito de Gautma não tava no inferno de Hades. E parecia algo "bem iluminado" me parece coeso interpretar que ele poderia estar até mesmo no Olimpo. Ou em algum outro lugar que só os deuses possuem acesso.

O Gautma tava ensinando os conceitos do 8 sentido ao Shaka. O que subentende-se que ele tinha domínio pleno do mesmo.

Mas é como um professor ensinando ao aluno ,tem coisas que o aluno AINDA não tem a capacidade de aprender,então, se vai por partes.

Mas de todo modo nem tenho muita certeza do que estou dizendo para dizer que "isso é fato" e apenas minha interpretação sobre os fatos que foram demonstrados na obra.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...