Ir para conteúdo

Representações visuais dos golpes dos Cavaleiros


Posts Recomendados

Tive esta ideia para o tópico após ver uma gameplay de Batalha do Santuário (PS3) e um usuário dizer aqui que “gosta do estilo do mangá em que o personagem solta um golpe e o adversário sai derrotado no próximo quadro”.

 

Como seriam vistos os golpes dos Cavaleiros?

 

Quero dizer: Camus, Hyoga e Issak tem poderes de gelo e podemos ver como tais golpes se apresentam, como uma espécie de nevasca ou rajada de gelo.

 

Mu de Áries usa a Muralha de Cristal e vemos uma parede transparente se formar à sua frente.

 

Afrodite usa suas mortíferas rosas negras e vemos o quão destrutivas são.

 

Minos de Grifo usa sua Marionete Cósmica e fios saem de sua mão para dominar o oponente.

 

Orfeu de Lira e Mime de Benetnash usam sua lira para atacar, e as cordas da harpa se expandem para executar o ataque.

 

Shun usa as Correntes de Andrômeda, e vemos as correntes se expandirem indefinidamente.

 

Ikki, no jogo Batalha do Santuário, usa sua Ave Fênix, que se apresenta como projeção de uma ave fênix.

 

Mas e os outros tipos de golpe?

 

· A Explosão Galáctica do Saga? No mesmo jogo, ele usa o ataque e uns planetas começam a cair por todo o cenário.

· Os ataques de inspiração budista de Shaka? Veríamos uma palma de Buda surgir no cenário?

· Outra Dimensão? No anime, o uso desse golpe lembra aquele jogo Zoom do Mega Drive, com aquelas linhas.

· Os Meteoros de Pégaso? Se não me engano, no início do anime, eles são como socos desferidos por Seiya, mas, com o passar do tempo, viram esferas de luz.

 

A título de comparação, em Dragon Ball, grande parte dos ataques são feixes de energia ou raios que os personagens usam. Dentro do universo de CdZ, como funcionam os golpes mais “místicos” ou “de energia”?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Explosão Galáctica sempre vi como um poder tipo em ondas de choque que 'esmagam' o inimigo.

 

O Outra Dimensão como se o Saga realmente abrisse uma "fenda" no espaço, abrindo um "portal" pra hiperdimensão(?) que suga o inimigo pra lá, e que fará com que o inimigo vague eternamente lá, ou cai em outra dimensão qualquer.

 

Mas não são golpes claramente visuais como as agulhas do Milo.

 

Ou por exemplo, vemos claramente os relâmpagos que o Aiolia solta no Relâmpago de Plasma, feches de luz que são criados a partir de vários socos repetitivamente na velocidade da luz, espalhados pelo local, atingindo vários pontos, que destroçam o inimigo quando entra em contato, como foi feito com os espectros em Hades. Ou o Cápsula do Poder que é uma grande esfera de energia lançada diretamente em direção ao inimigo, como uma rajada só de energia só, numa só direção e concentrado em um ponto específico.

 

Ou a Excalibur que é aquele "feixe" de luz altamente cortante que o Shura lança.

 

O Meteoro de Pegaso acredito que sejam apenas socos mesmo, mas como são disparados em alta velocidade acabaram representando daquela maneira, com as esferas azuis.

 

O Rendição Divina sempre o vi como um ataque direto, concentra energia entre suas mãos e lança contra o inimigo, um ataque direto. Ciclo das Seis Existencias, atinge a alma, o espírito do adversário. Sempre vi esses golpes dessa forma, mas como não ficaram claro suas representações, e nem foram explicados(pelo menos até onde eu sei), acredito que cabe a interpretação de cada um.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembro que no começo do mangá o Tatsumi explica a mecânica dos golpes dos cavaleiros....

 

Ele dita que um cavaleiro atinge facilmente mach 1, velocidade do som e completa a explicação com números.

 

Se um cavaleiro desfere um golpe à uma velocidade de 344 m/s então quer dizer que ele poderia desferir 100 golpes em um adversário se o mesmo estivesse a até 3,4 metros de distância. Só dividir 344/100=3,44m.

 

Com essas informações acima acredito que o golpe pelo menos em um game que mais se aproxime do visual correto do meteoro de pegasus por ex é a versão dele no J-star victory.

 

 

Repara que o meteoro de pegasus é uma barragem de socos que atinge mais ou menos uns 3 metros de distância entre um personagem e outro.

 

Quando o seiya lança o cometa de pegasus o corpo dele vira um meteoro e ele é lançado junto com o golpe, aqui daria pra supor que se 100 golpes alcançam uma distância de 3,4m então 1 soco alcança uma distancia de 344m em um segundo.

 

O Tatsumi também explica que o que define esses golpes é a explosão do cosmo então o cosmo reage ao movimento do cavaleiro e dependendo do limite dele varia o ataque.

 

A diferença entre o Aiolia para o Seiya por ex é que o Seiya desfere 100 socos em um segundo em um distância curta (3,4m) já o Aiolia pode desferir um golpe a uma velocidade de 300milhões de metros por segundo ou então pode desferir 300milhões de socos numa distância de (1metro) dentro de um segundo, ou quase 1milhão de socos por segundo na mesma distância que o seiya (3,4metros).

 

Então acredito que as representações visuais dos golpes iriam variar muito do estilo de luta mas todas teriam de ter algum tipo de explosão de cosmo. Aiolia emite raios de luz por causa dos fótons que são gerado através da velocidade e da carga elétrica do cosmo dele. (Emissão de luz é gerada através de dois elétrons, um de carga maior e outro de carga menor que quando se chocam emitem uma particula (fóton) que se propaga no espaço).

 

Mas é dificil afirmar pro Shaka por ex pq são golpes que não tem mecânicas apresentadas na franquia.

 

O Shaka é bem psíquico então acho que o cosmo dele interfere em um raio de ação estipulado, quando o adversário entra nesse raio de ação as visões e os efeitos se apresentam. Acredito que no caso do Shaka ao invés de ter um efeito sobre o cenário tem um efeito direto na mente do oponente.

 

Já o Saga quando lança o outra dimensão acho que seria uma distorção espacial mesmo, agindo direto no cenário.

 

Mas de resto acho que de certa forma sempre foi bem representado na franquia, é tudo uma questão de objetividade.

 

Afinal se o Seiya com Mach 1 quiser lançar um golpe à uma distância de 344metros dentro de um segundo ele pode, mas em teoria seria só um golpe.

Editado por Lyke
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa a explicação do Físico Lyke.

 

Só lembrando que o Seiya usa o cometa de pégaso pela primeira vez se não me engano contra o Misty e depois na Shina na batalha da ilha onde eles caem com o avião, lá ele pula no ar e desce girando em cima do adversário.

 

Golpes físicos são mais fácil de explicar, mas tem outros mais complicados.

 

Como seria o Extinção Estelar? Mu aplica de um jeito e salvo engano o Kiki aplica de outro. E o Ondas do Inferno? Afinal o cara é teleportado pro inferno? Um buraco se abre no céu? O cara é sugado no chão?

 

E os golpes mentais (que atuam no cérebro) tais como: Satã Imperial, Golpe Fantasma de Fênix, Sinfonia da Morte, Sonar do Pesadelo, Mensageira da Morte etc.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para mim, alguns golpes alteram o ambiente ao redor, como a explosão galáctica, por exemplo. A melhor representação dela, para mim, seria quando Saga usa contra o Milo em Hades, e o mesmo se vê flutuando no espaço.

 

Vamos viajar um pouco, seria mais ou menos assim. Se o Saga estivesse na sua frente, e usasse a EG, toda a luz ambiental ia se apagar, um universo aparecia ao redor de vocês, como se você estivesse dentro de uma sala de hologramas. Então ele dispararia o golpe, e os planetas "holográficos" explodiriam, com o impacto da explosão sendo real em você.

 

Se ele usasse isso em céu aberto, seria a mesma coisa.

 

Mas...como seria para quem viu a luta de fora, a uma certa distância, pro exemplo. A pessoa os veria dentro de uma espécie de "globo de neve", onde, dentro do globo, existiria um universo. Alias, existe versões de "universe globe".

 

http://saturn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/artwork/images/IMG004440-br500.jpg

 

Seria algo mais ou menos assim. Ou um galáxia :

 

il_570xN.435303236_aqlz.jpg

 

 

Como em uma bolha.

 

 

No momento da explosão, essa bolha iria explodir. E depois, no local, estaria o Saga de pé e tu arrebentado no chão. Alias, fiquei até com vontade de fazer um globo desse com um bonequinho do Saga dentro....

 

 

 

 

Agora, difícil para mim é interpretar o Cólera do Dragão, que não sei se é só um soco, e o Dragão atrás é só uma representação, ou se realmente sai um dragão que ataca o adversário.

Editado por Espectro
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também vejo os golpes do Saga dessa forma, distorções espaciais...bons exemplos Espectro. Quem representou bem as técnicas de Gêmeos foi a Shiori em LC, principalmente nos Gaidens do Sísifo, Defteros e Aspros.

 

Shaka eu tenho uma teoria de raio de ação, tipo, ele expande o cosmo em um raio e se o adversário entrar começam as ilusões, paralisias etc...ai ele pode atacar do jeito que quiser, fisicamente ou com o cosmo.

 

Pro Hyoga e Camus é meio complicado, pó de diamante parece que eles primeiro congelam o ambiente ao redor das próprias mãos e depois com o impacto da velocidade do lançamento do golpe esse "gelo" se dispersa e ataca fisicamente o oponente. Já trovão aurora e execução aurora eu vejo um pouco diferente. Parece que eles ampliam a extensão de parar o movimento dos átomos e um determinado espaço...Então quando eles lançam o golpe, o que determina o tamanho, intensidade, força seria a velocidade tbm, é como se eles lançassem vários agentes através do golpe que conseguissem parar a movimentação dos átomos mesmo longe do ponto de partida, como se fosse uma "nuvem de cosmo".

 

Agora o coléra do Dragão do Shiryu é parece um gancho de curta distância, ele parece ser forte pq o golpe não é dispersado como o do Seiya ou do Hyoga...Shiryu concentra todo o cosmo no punho, entra no alcance do inimigo e dá um gancho super foda...o Dragão poderia ser a forma da explosão de cosmo tbm. Se bem que em LOS e em alguns momentos da série o Shiryu lança o dragão então sei lá hueheuheuheuheueh

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não só em LOS, Lyke. Em vários momentos do anime o Shiryu lança um dragão projétil. No mangá, em algumas ocasiões, ele dispara o golpe de mão aberta.

 

Quando ele ataca Shion, em Hades, Shion se defender a distância, parando o golpe com a palma da mão. Ele lança o golpe contra Krishina também, de mão aberta, no mangá. Ele estava a dezenas de metros de distância do Rock de Golem quando se virou e usou o golpe, destruindo as rochas que o espectro tinha lançado neles, e o próprio espectro. Quando ele e Hyoga atacam Hypnos, os dois são mostrados no mesmo quadro disparando o golpe, Shiryu não se aproxima para conectar um golpe físico no Deus.

 

Esse são alguns dos exemplos do próprio mangá. O problema é que, por exemplo, não dá pra saber se o que o Kurumada queria com aquele dragão desenhado atrás do Shiryu era apenas representar a constelação, ou se realmente saía um dragão. Se pensarmos, a própria EG é bem parecida com o Cólera do dragão, com o universo sendo o plano de fundo ( no mangá). Outro golpe representado assim é o Ave Fênix, com a fênix atrás do Ikki, e bem sabemos que não é um ataque onde o punho do Ikki entra em contato com o adversário. Então, o Dragão atrás do Shiryu pode ser realmente um projétil. Até porque, raríssima vezes o Kurumada desenha um projétil ( tipo, um raio de indo na direção de um personagem) como vemos em obras como dragon ball, onde o Kamehameha tem forma física e vemos ele claramente indo na direção do alvo. O mais próximo que temos disso em Saint Seiya são os meteoros em algumas cenas. Mas mesmo assim, é tão abstrato, que muitos pensam ser apenas socos, embora realmente haja um meteoro lançado do punho do Seiya ( Bian para ele com a mão a uma certa distância).

 

Enfim.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O lance do dragão aparecer no quadro, pelo menos nas primeiras vezes que ele aplica o golpe parece mais abstrato pra dar impacto à cena. Pq de certo aparece ele aplicando um gancho.

 

Mas claro que diversas vezes ele lança o golpe, acho que entra na mesma categoria do Seiya ou Aiolia como de qlqer cavaleiro.Se eu fosse chutar, o golpe do Shiryu é considerado tão forte por ser muito concentrado, como se fosse o cometa de Pégasus do Seiya. Quando ele lança, toma forma do Dragão talvez pelo cosmo, ou pela armadura?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem, vamos lá:

 

Eu acho que o Cólera do Dragão, no início, quando Shiryu ainda é um 'simples' Cavaleiro de Bronze, a técnica se apresenta basicamente sob um gancho bastante potente, onde a imagem do réptil alado surge mais como uma forma abstrata, fazendo referência ao ataque em si. Depois, conforme o Cosmo do Cavaleiro de Dragão vai evoluindo conforme as batalhas que trava, vemos que o golpe passa a ser diferente e sim começa a materializar um Dragão de pura energia, que avança e se choca contra o adversário. É um princípio semelhante aos Meteoros de Pégaso: Inicialmente, apenas socos desferidos em uma velocidade x e que devido ao aumento de Cosmo do usuário, a técnica 'evolui' para múltiplos raios de pura energia.

 

A Explosão Galáctica eu creio que é um golpe magnânimo de pura energia concentrada, que explode ao entrar em contato com o alvo ou qualquer coisa que esteja no raio da explosão. Quanto ao cenário em si, eu tenho uma impressão dividida se é realmente apenas estético, ou se aparece mesmo. Contra o Milo em Hades Santuário, Saga aparenta mesmo ter materializado todos aqueles astros e planetas, dificultando a escapatória do Escorpiano do ataque.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Cólera do Dragão, no início, quando Shiryu ainda é um 'simples' Cavaleiro de Bronze, a técnica se apresenta basicamente sob um gancho bastante potente, onde a imagem do réptil alado surge mais como uma forma abstrata, fazendo referência ao ataque em si. Depois, conforme o Cosmo do Cavaleiro de Dragão vai evoluindo conforme as batalhas que trava, vemos que o golpe passa a ser diferente e sim começa a materializar um Dragão de pura energia, que avança e se choca contra o adversário. É um princípio semelhante aos Meteoros de Pégaso: Inicialmente, apenas socos desferidos em uma velocidade x e que devido ao aumento de Cosmo do usuário, a técnica 'evolui' para múltiplos raios de pura energia.

 

Exatamente, o cólera do dragão vai evoluindo conforme a evolução do cosmo chegando a materializar o dragão que avança em cima do adversário.

 

A evolução do golpe mesmo demonstra isso, quando o evolui para o cólera dos 100 dragões, vimos dezenas de dragões voando para todos os lados em cima do adversário.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O colera do dragão fica mais confuso se considerarmos que nos filmes o golpe é representado com um dragão de água.

 

É que os filmes de Saint Seiya são super clichês. Mesma fórmula. No caso, o Shiryu sempre cai em um corpo d'água em seus combates ( em Eris foi uma fonte, em Asgard foi num rio com o Hyoga, em Abel, em outra fonte, contra o MDM, no prólogo, vários cenários eram alagados).

 

No mangá e no anime, sempre que está na água, o cólera do dragão se torna um golpe do tipo. Logo no início o Shiryu reverte a cachoeira com o golpe. Contra o fênix negro no mangá ele brota da água em um turbilhão, e o dragão representado atrás dele é feito de água. Contra MDM, ele saí de um turbilhão de água também e golpe também ganha esse visual.

 

 

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso é complicado, hien?

 

Quanto ao Cólera do Dragão e os Meteoros de Pégaso eu concordo com a teoria de evolução, de simples socos para projéteis de energia. Até porque seria meio difícil fazer o Cólera dos 100 Dragões se não fosse assim.

 

O Ave Fênix sempre me pareceu como uma enorme rajada de ar quente que atinge o adversário com uma grande força. A Fênix atrás seria só uma representação para parecer que a rajada de ar resulta do bater de asas da Fênix.

 

Outros golpes são difíceis de dizer. Tipo, como seria uma "Revolução Estelar"? Realmente são centenas de "estrelas cadentes" feitas de energia?

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Outros golpes são difíceis de dizer. Tipo, como seria uma "Revolução Estelar"? Realmente são centenas de "estrelas cadentes" feitas de energia?

 

Para mim esse é um golpe bem claro. Quando o Shion usa em Dohko vemos essas estrelas cercando o ancião ao formarem uma espiral. E quando Mu usa em Myu, vemos o golpe atingindo a "gosma" da qual Myu era feito, inclusive quebrando algumas partes do objeto. Depois, Mu usa de novo nas fadas de Myu e vemos as mesmas se esquivando dos golpes, e tem um quadro onde são justamente as estrelas errando as fadas.

 

Esse é um caso raro em que Kurumada desenha o projétil em si, o golpe de verdade. Nunca vimos algo do tipo com o citado cólera do dragão.

 

Edit: Pra piorar, o Shiryu solta um kamehameha contra o Thanatos usando o golpe, pqp.

Editado por Espectro
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai entra em um assunto muito subjetivo...

 

A meu ver os golpes do Mu/Shion/Kiki são daquela forma por causa da natureza do cosmo deles e a predisposição à telecinesia, chutaria que eles tem uma natureza de luz combinado com alguns outro elemento, talvez fogo ou calor. Daí devido a essa natureza cada golpe toma uma forma diferente, mas a mecânica dos golpes em teoria para todos os cavaleiros são iguais.

 

Atingir certa velocidade, atacar apenas com os punhos etc...

 

O dragão do Shiryu poderia ser um reflexo do cosmo dele no meio ambiente, afinal a água existe no ar também, só que os átomos ficam muito distantes uns dos outros. Não vejo problema em o cólera do dragão ser um tiro de energia tipo em LOS mas nunca saberemos ao certo as coisas por trás disso, o kurumada não costuma colocar todos os pingos nos i's.

 

Quem mais se aproximou de explicação dos golpes e trabalhou de uma forma legal na minha opinião foi o Okada, principalmente com o Aiolia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O extinção estelar do Shion e do Mu é igual ou diferente do Kiki? Esse lance do cara ser sugado pra dentro de um buraco negro (Kiki), realmente é isso mesmo o golpe ou é uma variante?

Acho que isso é mais uma animação preguiçosa por parte da Toei (Ainda assim ainda infinitamente superior a de SoG...).
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...

Para mim, alguns golpes alteram o ambiente ao redor, como a explosão galáctica, por exemplo. A melhor representação dela, para mim, seria quando Saga usa contra o Milo em Hades, e o mesmo se vê flutuando no espaço.

 

Vamos viajar um pouco, seria mais ou menos assim. Se o Saga estivesse na sua frente, e usasse a EG, toda a luz ambiental ia se apagar, um universo aparecia ao redor de vocês, como se você estivesse dentro de uma sala de hologramas. Então ele dispararia o golpe, e os planetas "holográficos" explodiriam, com o impacto da explosão sendo real em você.

 

Se ele usasse isso em céu aberto, seria a mesma coisa.

 

Mas...como seria para quem viu a luta de fora, a uma certa distância, pro exemplo. A pessoa os veria dentro de uma espécie de "globo de neve", onde, dentro do globo, existiria um universo. Alias, existe versões de "universe globe".

 

http://saturn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/artwork/images/IMG004440-br500.jpg

 

Seria algo mais ou menos assim. Ou um galáxia :

 

il_570xN.435303236_aqlz.jpg

 

 

Como em uma bolha.

 

 

No momento da explosão, essa bolha iria explodir. E depois, no local, estaria o Saga de pé e tu arrebentado no chão. Alias, fiquei até com vontade de fazer um globo desse com um bonequinho do Saga dentro....

 

 

 

 

Agora, difícil para mim é interpretar o Cólera do Dragão, que não sei se é só um soco, e o Dragão atrás é só uma representação, ou se realmente sai um dragão que ataca o adversário.

Muito boa sua definição da Explosão Galática, quanto ao cólera do dragão acho que pode ser interpretado como um soco + uma onda de energia (oriunda do cosmo) quando Shiryu atinge o adversário diretamente, porém quando ele ataca de longe acho que pode ser explicado como somente uma onda de energia emanada do punho do Dragão.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que a Explosão Galáctica tenha duas versões, sendo a primeira representada como uma rajada de energia pulverizadora (tipo um Kamehameha do Goku) e a outra (a mais forte) é a que o Saga invoca esferas de energia imensas e joga contra a vítima como se fossem planetas, estrelas e satélites. Também tem a Explosão Galáctica suicida que o Kanon fez na Saga de Hades.

 

A Ave Fênix é claramente uma ventania que representa o bater de asas de uma fênix.

 

O Lampejo de Águia da Marin e a Górgona Demôniaca do Algol é apenas uma voadora com o cosmo concentrado na perna.

 

Rendição Divina eu não sei como ela funciona /pensa

Editado por Deus Jabu
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rendição Divina é fácil: O Cavaleiro concentra o Cosmo nas mãos e o acumula de forma absurda. No caso do Shaka, uma flor de lótus o envolve. E daí a energia acumulada é desferida em uma torrente cósmica de proporções destrutivas imensas. Claro que a técnica pode ser aplicada sem esses momentos de preparação, mas acho que o poder total dela é alcançado quando se cumpre esses requisitos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

A descrição do Espectro sobre o "Explosão Galáctica" talvez seja a melhor que eu já vi (também pensava o mesmo), e bate bem com o que o Kurumada definiu como "Cosmo" em uma de suas entrevistas. A grafia original do Mangá é "Microcosmo", ou seja, um "Pequeno Universo" que o guerreiro invoca ao elevar seu espírito.



Em CDZ, é meio difícil dizer o que compõe os golpes, já que Ciência/Física e Espiritualidade parecem não ser coisas separadas; muito pelo contrário, trabalham juntas.



Eu separo as técnicas básicas em três qualidades: Golpes Físicos, Projéteis e Invocações.



-Os golpes físicos são aqueles realizados a partir de movimentos das mãos e pés, e de acordo com a velocidade e frequência, tomam "formas" distintas, como os "Meteoros" de Seiya;



-Projéteis são aqueles feitos de massa cósmica manipulável, e "lançados" pelo guerreiro. Geralmente, afetam não apenas o adversário, mas também o ambiente a seu redor, como o "Trovão Aurora" de Hyoga;



-Invocações são técnicas onde elementos, figuras ou "lugares" surgem a partir de um tipo discutível de poder psíquico capaz de teleportar dimensões ou matéria; também podemos incluir a capacidade de transportar pessoas de um lugar para outro. Na maioria das vezes, esse golpes são letais, irreversíveis ou causadores de grande dano, se acertados.



É interessante observar que o "Cólera do Dragão" é uma técnica que quase sempre elimina os adversários, o que a torna muito perigosa (fora o fato de que também é um risco para o usuário); pode-se dizer o mesmo sobre a "Explosão Galáctica". Pra mim, o golpe de Shiryu, de certa forma, invoca sim o espírito de um Dragão...não é simplesmente uma técnica física. Talvez, sua forma "aquática" seja a materialização desse espírito, que não é fisicamente visível em outras ocasiões.



O "Grande Chifre" de Aldebaran também é interessante, já que pode ser feito de duas maneiras. A mais forte, como um golpe "defensivo" ou "repulsivo" seguindo o modelo do Iaijutsu, e a outra, tecnicamente mais vulnerável, como um golpe físico ou projétil.



E o "Meteoro de Pégaso" parece não obedecer regras estabelecidas, já que alguns socos podem superar a Velocidade do Som (o velho clichê onde o cara sente o dano um tempo depois de receber o golpe), e estes não são vistos pelo oponente.


Editado por Killuminati
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...