Ir para conteúdo

A trajetória dos animes no Brasil


Posts Recomendados

Fuuma no Kojiro chegou a passar na TV aberta? Não me lembro..

 

Bem, esse parece ser o problema. Eu tenho uma Anime-DO de número baixo (9, 10, 11 ou 13) que diz que Fuuma no Kojiro iria passar na tv aberta no bloco Sessão Super-Heróis (ou Esquadrão Super-Heróis, em outras fontes), da CNT/Gazeta, em 1999 ou 2000, junto a reprises de tokusatsus. Teve até um comercial que passaram na época com alguns segmentos, segundo minha pesquisa. Mas o que chegou dublado foram 4 episódios em 2 volumes, em vídeo, dos 12 OVAS produzidos. Mas não encontrei nada concreto que tenha sido exibido.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...
  • Respostas 126
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Acaso existirá trabalho acadêmico ou livro que trace a evolução dos animes no Brasil? Algo como “trajetória histórica”.   Se podemos estabelecer períodos ou fases para a trajetória dos anime

vc pulou um pedação dos anos 80-90 ao ignorar Macross, Patrulha Estelar, Speed Racer, Pequeno Principe, Zillion, Turma do Barulho (Urusei Yatsura), Doraemon

Já tentou assistir Shingeki No Kyojin, Anna? Talvez você goste.

Acrescentei informações sobre YuGiOh 5DS no período desta década (2010 em diante). Achei conveniente mencionar para não passar despercebido, sendo que a franquia tem seus fãs e a série fez considerável sucesso com o card game.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Prezados, acrescentei várias informações nos períodos de 1987 a 1990 (expandi Saber Rider, acrescentei Transformers* e títulos que vieram em vídeo); de 1991 a 1994 (confirmei, por vários relatos que busquei na Internet, que Macross série "pura", sem ser Robotech, passou na Gazeta).

 

*Transformers eu coloquei por dois motivos: o site Anime News Network, fonte fiável para animes, assim o considera, e o desenho foi origem das futuras produções japonesas que aqui aportaram.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acrescentei Pokemon Chronicles e Tokyo Mew Mew no período de 2003/2006. Pokemon Chronicles eu sabia que passou mais ou menos na época de As Super Gatinhas, por volta de 2006, antes da chegada de Naruto ao Cartoon. Tokyo Mew Mew eu acrescentei porque foi um dos últimos animes do gênero a chegar à TV brasileira, tirando a tendência dos shonens (Bleach, Naruto Shippuden, Dragon Ball, etc.) e kodomos (Pokemon e Yokai Watch) que permaneceram e ainda estão em exibição nos canais brasileiros.

Editado por Styx
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 meses depois...

Grato pelo lembrete, KamOn.

 

Eu também gostaria de saber se alguém se recorda desses três animes. Eu encontrei informações vagas de que eles tenham sido exibidos, mas as informações foram inconclusivas.

 

THUNDERBIRDS 2086 - remake japonês dos anos 80 para a série britânica de fantoches, supostamente exibido na Record no início dos anos 1990.

 

GHOST SWEEPER MIKAMI - sobre uma exorcista (ou varredora) de espíritos, supostamente passou no SBT em 1998 ou 1999.

 

O VIOLINISTA DE HAMELN - em vez de ser um flautista, a história é sobre um violinista da cidade de Hamelin. Aparentemente passou na Record em outros estados em 1998/1999 e veio naquele pacote de animes do canal: A Lenda de Zorro (Kaiketsu Zorro), A Lenda da Branca de Neve (Shirayukihime no Densetsu) e As Aventuras de Robin Hood (Robin Hood no Daiboken).

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 meses depois...

Prezados, eu vou atualizar a linha do tempo, mas aqui ficam as futuras atualizações:

 

-retorno de Dragon Ball Kai às madrugadas do Cartoon Network em janeiro de 2017: http://anmtv.xpg.uol.com.br/janeiro-dragon-ball-kai-e-classicos-nas-madrugadas-do-cartoon-network/

 

 

-Exibição de Yokai Watch no canal Disney Channel, de manhã, desde novembro de 2016: Fonte: ANMTV:

 

"Além de sua exibição noturna pelo Disney XD, o anime de Yo-Kai Watch também passa a ser exibido no Disney Channel (em sua versão SD).

A transmissão começou na última segunda-feira, 7, sendo levado ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h. É bom lembrar que o primeiro filme da série já tem data para -dos-eua-vai-exibir-o-primeiro-filme/'>estreia no DXD dos Estados Unidos, mas por enquanto sem informações quanto a sua chegada no Brasil." Datada de 08/11/2016

- Estreia de Monsuno (mais um anime do gênero MON) no canal Nickelodeon, em 2012. O anime foi uma coprodução japonesa e americana: http://www.jbox.com.br/2011/07/24/anime-sob-encomenda-estreia-na-nick-em-2012/

 

-Fim da exibição de Naruto no Cartoon Network em abril de 2011, um dos animes da trinca da Shonen Jump (ao lado de One Piece e Bleach), que faziam sucesso a partir de meados da década de 2000: http://anmtv.xpg.uol.com.br/naruto-finaliza-nesta-segunda-no-cartoon-network/

Editado por Styx
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 1 mês depois...

Prezados, atualizei a cronologia com parte das mudanças que prometi. Fiquem os senhores sabendo que li uma matéria no site ANMTV que falava que o anime Saint Seiya OMEGA estava sendo negociado para exibição numa emissora de TV aberta. E que o diretor artístico da REDE TV informou que o programa TV KIDS voltaria no ano de 2017, muito provavelmente em março, sem, contudo, informar acerca da programação escolhida.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Prezados, fiz minhas atualizações:

 

Em 1980, sobre Princesa e o Cavaleiro na TVS (SBT).

 

Em 1990 a 1994, eu confirmei que a Globo adquiriu várias animes da distribuidora Saban neste período, através de pesquisa na Imprensa Nacional.

 

Em 1999 a 2002, falei de Dinozaurs e Shinzo adquiridos pela Tv Globinho, inclusive de Eagle Riders (uma versão de Gatchaman), que, segundo minhas pesquisas, passou por volta de 2000 ou 2001 como tapa-buraco.

 

Em 2011 em diante, falei sobre Monsuno, que passou na Nick, e sobre os filmes de Naruto, exibido na PlayTV, e DBZ, estes em preparação para a possível vinda da nova série Dragon Ball Super ao Brasil.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Prezados, acrescentei informações relativas aos períodos:

 

Entre 1990 e 1994 - acrescentei a casa dos animes na Record, de 1991, chamada Casa Mágica, que, confirmei, exibiu Thunderbirds 2086, Macross original (como Guerra das Galáxias) e Esquadrão do Espaço (Esquadrão Gorila).

 

Entre 1999 e 2002 - acrescentei a exibição do Dragon Ball original na TV Globinho, em 2002, desta vez completo, ao contrário do SBT. Também acrescentei sobre o anime Hyppo e Thomas, exibido como TicTac no programa da Angélica.

 

Entre 2003 e 2006 - acrescentei sobre o anime Músculo Total e as continuações do Beyblade Original (V-Force e G-Revolution). além do canal Rede 21, que abrigou as reprises dos animes da Band.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Prezados, segundo informaram nos sites especializados, a PlayTV fará a exibição dos episódios mais recentes de Bleach que foram dublados e passaram nos serviços de streaming, ao mesmo tempo em que retirou Naruto Shippuden da grade, devido a mudanças contratuais com a licenciadora internacional.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...

Prezados, está confirmada a vinda do anime Dragon Ball Super ao Brasil, pelo canal Cartoon Network, agora em agosto. Por outro lado, embora se saiba que a Saga Boo de Dragon Ball Kai tenha sido dublada há algum tempo, e embora tenha se especulado que ela seria exibida com essa nova reprise de Kai no Cartoon, nada se confirmou a respeito, especialmente agora que os direitos de exibição de DBKai expiraram.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Prezados, eu vou fazer uma atualização nas próximas semanas, mas aqui vão as mudanças:

 

Dragon Ball Kai - The Final Chapter - Saga Boo estreia nio Cartoon Network em setembro de 2017.

 

Cowboy Bebop estreou no ISAT em 2016

 

O ISAT criou um bloco chamado Fúra Oriental, com Gintama, primeira temporada, Mononoke e Fruity Samurai.

 

Creio que devo chegar a falar dos animes que vem pelo NEtflix: Koromukuro (dublado), Nanatsu no Taizai (Os Sete Pecados - dublado), AIJIN - the Demi Human - dublado; Magi - O labirinto da Magia - legendado, B-Daman Crossfire - dulado, Saint Seiya - Lost Canvas - dublado, Knights of Sidonia - dublado, Glitter Force (um Pretty Cure sabanizado -dublado em Miami), Glitter Force Doki Doki - dublado, Puella Magi Madoka Magica - legendado, etc.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 meses depois...

Prezados, algumas modificações da próxima hora:

 

-REDE BRASIL anuncia a exibição de Saint Seiya Lost Canvas (série de OVAs) e de O Pequeno Príncipe, anime clássico

-A Rede TV retorna com o bloco TV KIDS em dezembro de 2017, com a reestreia de Pokemon (não se sabe ainda a temporada) no bloco na versão vespertina, em janeiro de 2018.

 

Ainda farei as mudanças que lhes prometi.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados, com isso, cumpro as modificações que prometi. Alguns animes da Netflix deixei passar, porque o rodízio é muito grande.

 

Com relação à informação da Rede Brasil, não se sabe ainda a data, mas foi anunciado no final de 2017.

 

Com relação ao retorno da TV Kids e de Pokémon, li que o diretor artístico está em tratativas ainda para algumas aquisições.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanta nostalgia em um tópico só.

Ultimamente estão fazendo reboot, remake e continuação de tudo qualquer anime antigo.

Panela velha é que faz comida boa.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanta nostalgia em um tópico só.

Ultimamente estão fazendo reboot, remake e continuação de tudo qualquer anime antigo.

Panela velha é que faz comida boa.

Os animes de agora não tão conseguindo renovar o público otaku. Essa é a triste verdade. A ressureição de animes antigos é mais para continuar a manter o saldo positivo de vendas de empresas como a jump, Toei, akitashoten e vários outros.

 

A última "frebre mundial" que esse público presenciou foi justamente o Naruto.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanta nostalgia em um tópico só.

Ultimamente estão fazendo reboot, remake e continuação de tudo qualquer anime antigo.

Panela velha é que faz comida boa.

 

Esta é uma tendência que já vem sendo vista desde o início da década. Algumas franquias consagradas estão apostando mais em fórmulas de sucesso do que se arriscando.

 

Saint Seiya Next Dimension e Lost Canvas saíram no vigésimo aniversário da franquia em 2006. Soul of Gold e Santia Sho saíram nesta década, e, de um jeito ou de outro, revelaram que a franquia Saint Seiya ainda tem uma fanbase forte (ou no mínimo interessada).

 

Digimon Adventure TRI saiu como parte das celebrações de 15 anos do original, apesar de que Digimon tem séries saindo de tempos em tempos, de variada recepção pelo público.

 

Sailor Moon Crystal era um antigo desejo de fãs e da Autora Naoko Takeuchi, de ver seu mangá adaptado de forma mais fiel para as telas.

 

Até mesmo o grupo CLAMP, de Sakura Card Captors. Seus crossovers Tsubasa REservoir Chronicle e xxxHolic foram encerrados no início dos anos 2010. Elas até tentaram engatar uma continuação para cada uma ca. 2014/2015, mas nenhuma delas avançou muito. Junte-se a isso o fato de várias produções do grupo estão paradas desde muito tempo (X, Tokyo Babylon, Legal Drug)... Elas preferiram uma continuação de Sakura Card Captors.

 

Até mesmo Samurai X, antes do escândalo e da prisão do autor, estava para receber uma continuação com o esperado arco de Hokkaido, para concluir a série.

Editado por Styx
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prezados, fiz algumas mudanças na linha do tempo:

 

Entre 2011 a 2013/2014: eu achei por bem mencionar os animes que sobraram do fim do Animax e que foram exibidos no Sony Spin.

 

A partir de 2014: acrescentei algumas curiosidades referentes à exibição de Digimon Fusion, além de consertar a informação sobre Pokémon e do retorno da TV KIDS, que ainda se encontra indefinida.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

Prezados, fiz duas atualizações na trajetória:

 

-Entre 1994 e 1997 - coloquei os anos da exibição de Speed Racer (1996) e G-Force (1995) nos primeiros anos do Cartoon Network.

 

-Animes dos serviços de streaming: falei sobre três animes que vieram, baseados nas obras de Go Nagai (Shin Mazinger Z, Cyborg 009 VS Devilman e Devilman Crybaby).

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...

Prezados, eu mencionei as estreias de Hunter X Hunter 2011, de Sakura Card Captor Clear Card Hen e Digimon Adventure tri. nos serviços de streaming, para não perder que essas séries, de certa forma, retornaram à atenção do público.

Editado por Styx
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...