Ir para conteúdo

A trajetória dos animes no Brasil


Posts Recomendados

 

· A TV Globinho foi cancelada em agosto de 2015 para dar lugar ao É de Casa!, outro marco da retração da programação infantil na TV aberta.

 

 

E agora sim a Globo acabou de vez com toda a programação infantil dela.

 

Sinto muita pena das crianças de hoje em dia.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • Respostas 126
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Acaso existirá trabalho acadêmico ou livro que trace a evolução dos animes no Brasil? Algo como “trajetória histórica”.   Se podemos estabelecer períodos ou fases para a trajetória dos anime

vc pulou um pedação dos anos 80-90 ao ignorar Macross, Patrulha Estelar, Speed Racer, Pequeno Principe, Zillion, Turma do Barulho (Urusei Yatsura), Doraemon

Já tentou assistir Shingeki No Kyojin, Anna? Talvez você goste.

-Início dos anos 2020:

 

· Este período é marcado pela consolidação das plataformas digitais (Netflix, Crunchyroll, Looke, sobretudo os dois primeiros) como porta de acesso às produções animadas japonesas.

 

· Em janeiro de 2020, a Playarte faz uma campanha para promover a série Saint Seiya - Alma de Ouro, com exibição especial dos episódios em alguns cinemas brasileiros, com a chegada dos DVDs/Blu-rays poucos meses depois. A série, lançada em 2015 nas plataformas digitais, já tinha sido dublada há algum tempo, mas somente agora foi disponibilizada em mídia física. A nova saga mostra o retorno dos Cavaleiros de Ouro nas gélidas terras boreais de Asgard, que está sendo governada por um novo regente. Os Cavaleiros de Ouro se vêem às voltas com os habitantes locais e uma sinistra ameaça vinda das lendas nórdicas: a Árvore do Mundo Yggdrasil.

 

 

84eec1c2befe46e319afbeba8d9dcd35.png

 

 

· Em fevereiro de 2020, o canal I-Sat retorna à sua programação os animes Tico and Friends e Princess Jellyfish. Tico and Friends pertence à longeva série World Masterpiece Theater, adaptações de clássicos da literatura mundial e livros infantis, sendo esta a única que corresponde a uma história original.

 

 

· Em maio de 2020, o canal Rede Brasil fixa em sua programação a exibição de 10 animes do Crunchyroll TV, e exibe entre eles o inédito Schwarzen Macken, lançado em 2014 e com 12 episódios.

 

 

· Em 31 de agosto de 2020, o Cartoon Network reestreia em sua programação o saudoso segmento Toonami, desta vez em parceria com a plataforma Crunchyroll. O bloco conta, em seu retorno, com Dragon Ball Super e Mob Psycho 100. Em outubro de 2020, o canal exibe a segunda temporada de Mob Psycho 100, transmitida no Japão em 2019 e inédita na tv brasileira. No mesmo mês, vem a mais recente temporada de Pokémon: Pokémon Jornadas, com nova mudança na dublagem dos personagens principais.

 

 

 

Mob-Psycho-100-II-rbtv2019_banner.jpg

 

 

 

jornadaspokemon-destacada-768x485.jpg

 

 

 

· A partir de novembro de 2020, o Toonami passa a exibir no seu bloco o anime Dr. Stone: milênios após um misterioso evento global que petrificou todos os humanos, um jovem cientista prodígio desperta desse estado em uma Terra que parece ter retornado a um estado mais natural e primitivo. Logo depois, outros humanos vão redespertando e pouco a pouco vão tentando reconstruir a sociedade que conheciam.

 

 

· Em dezembro de 2020, estreia o novo canal da TV aberta "Loa din g", com uma programação voltada para o público fá de animes, games e tecnologia. Em sua grade passam animes já exibidos em outros canais ou plataformas digitais, além de vários inéditos.

 

· Em 2021, o canal Warner Channel anuncia a vinda do Dragon Ball Z Kai para sua programação, estreando em junho deste ano. (Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/05/27/cinema-e-streaming/dragon-ball-z-kai-warner-channel/ ; https://anmtv.com.br/dragon-ball-kai-warner-channel-revela-horarios-de-exibicao/ ; https://natelinha.uol.com.br/series/2021/05/27/warner-channel-anuncia-a-estreia-de-dragon-ball-kai-164548.php ) Meses depois, em janeiro de 2022, o canal exibe sua continuação, Dragon Ball Super. (Fonte: https://www.jbox.com.br/2022/01/03/dragon-ball-super-estreia-no-warner-channel/ ).

 

· Em abril de 2022, o canal Warner Channel estreia um bloco de animes em sua programação, chamado Wanimê, abrigando as reprises de Dragon Ball Z Kai e Dragon Ball Super, que já vinham sendo exibidas, além do inédito Yashahime, sequência/continuação de InuYasha, além de reprises de Death Note e Bleach. (Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/04/4999771-warner-channel-estreia-programacao-especial-para-fas-de-anime.html ). Em setembro do mesmo ano, o anime Boruto, terceira fase da franquia Naruto, passa a integrar o bloco. (Fonte: http://www.infoanimation.com.br/2022/09/boruto-estreia-na-warner-channel.html ; https://observatoriodatv.uol.com.br/colunas/fabio-costa/bloco-de-animes-da-warner-channel-inclui-sequencia-de-naruto-entre-as-atracoes ).

 

· Em 31 de outubro de 2023, estreia na programação da TV a cabo o canal Adult Swim, trazendo consigo, além de animações adultas americanas, os animes Dragon Ball Z, Naruto, Death Note e Yashahime. Fonte: https://www.omelete.com.br/series-tv/adult-swim-chega-ao-brasil-e-mira-producoes-nacionais

Editado por Styx
Atualizando com informações do último lustro.
Link para o post
Compartilhar em outros sites

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE OS ANIMES EXIBIDOS NOS SERVIÇOS DE STREAMING:

· Nesta nova fase da passagem dos animes pelo Brasil, temos representadas várias Magical Girls, de vários matizes: clássico, comédia ou desconstrução. O primeiro anime de destaque, na linha de desconstrução do gênero, é Puella Magi Madoka Magica (Netflix), que oferece uma brutal desconstrução com fortes pitadas de terror psicológico e subvertendo todas as expectativas de uma produção de Magical Girls. Outro anime na linha desconstrutiva é Il Sole penetra le illusione - Day Break Illusion (Genei wo Kakeru Taiyou), com inspiração em cartas de tarô e utilizando-se das muitas tropes que marcaram a trama de Madoka Mágica (a ideia de crianças-soldados, o mundo trágico que se esconde por trás da inocência das protagonistas), no catálogo da Crunchyroll.

MadokaBD.jpg GeneiTaiyouTitle.jpg

· Também temos a vinda de algumas séries da franquia Pretty Cure!!, rebatizada de Glitter Force, na linha mais clássica ou tradicional do gênero. A primeira série foi a série Smile Pretty Cure, em 2015, baseada em contos de fadas, numa dublagem feita em Miami, como foram muitas produções da Locomotion no passado, e numa versão sabanizada pela Saban Brands. A segunda série que veio foi Doki Doki! Pretty Cure, em 2017, batizada de Glitter Force Doki Doki, também sabanizada, mas desta vez dublada no Brasil. Ambas sofreram com uma redução no número de episódios em comparação com a exibição original: Glitter Force foi dividida em duas temporadas de 20 episódios, contra os 48 episódios originais; e Glitter Force Doki Doki foi reduzida a duas temporadas de 15 episódios cada, contra os 49 capítulos originais.

268x0w.jpg

· Também veio a série Little Witch Academia, sobre uma garota que se matricula numa escola de aprendizes de bruxas. Essa série pode ser considerada do gênero Magical Girl, sendo mais ligada às versões clássicas do gênero, do subtipo majokko (witch girl), a exemplo da franquia Ojamajo Doremi. Little Witch Academia começou com um projeto no Kickstarter, plataforma de financiamento coletivo, ganhando um curta-metragem, um média-metragem e uma série de 25 episódios que estreou no Netflix em 2017.

Littlewitchacademiacover.jpeg

· A Netflix investe em muitos títulos de temática variada. Entre os títulos com histórias de fantasia está a saga de Os Sete Pecados Capitais (Nanatsu No Taizai), uma aventura medieval e de fantasia que narra a estória de uma bando de cavaleiros e a luta de uma princesa para retomar seu reino perdido. O título recebeu o selo de Original Netflix, vindo com exclusividade pela plataforma digital. Outra animação é Magi: O Labirinto da Magia (Magi: The Labyrinth of Magic) e seus spin-offs, livremente inspirados no livro de contos do Oriente Médio "As Mil e Uma Noites", com muitos personagens fazendo referência a elementos das histórias.

Nanatsu_no_Taizai_Volume_1.png MagiCover01.jpg

· Entre outras séries exibidas no catálogo da Netflix, estão as produções das respectivas linhas de brinquedo: B-Daman Crossfire, da franquia de brinquedos que disparam bolinhas de gude, estreante em 2015 e já retirado (por ora) e Heroes - Legends of the Battle Disks (Lenda dos Discos de Batalha), contando a estória de um grupo de amigos que recebe poderes elementais para salvar seu mundo. Curiosamente, ambas as séries foram produzidas com 26 episódios de 2 segmentos cada (26 meia horas ou 52 episódios de 11 minutos).

http://3.bp.blogspot.com/-5YDxRI5zPOo/VdKywui5ZjI/AAAAAAAAh-k/NBEYQHZEQV0/s1600/heroes-legend-of-the-battle-disks-netflix_banner.jpg

· Na linha de produções de super-heróis vindas da terra do sol nascente, temos One-Punch Man, de tom cômico e paródico, com o selo de Original Netflix, contando a história de um trabalhador assalariado (Japanese salaryman) que vira super-herói muito poderoso capaz de vencer seus adversários com apenas um soco (daí o nome do anime). Como outro grande expoente da mescla anime/super-heróis, temos My Hero Academia (Boku no Hero Academia), com três temporadas até o momento na Crunchyroll, sobre uma academia de profissionalização de heróis, em um mundo que viu emergir toda uma geração de pessoas com superpoderes (quirks).

Além disso, temos a animação Samurai Flamenco no Netflix, sobre um modelo que é ajudado por um policial e, futuramente, assume a persona de Samurai Flamenco, chegando a inspirar a criação de um supergrupo (Super Sentai) que lutará ao seu lado. Outras produções de super-heróis nos serviços de streaming, na ClaroTV, são as adaptações japonesas dos quadrinhos da Marvel Comics: Wolverine Anime, Homem-de-Ferro Anime e X-Men Anime.

 

OnePunchMan_manga_cover.png

samurai_flamenco_1705.jpg rsz_bnhas1.png

· Alguns animes chegam a receber o selo de Original Netflix, como Knights of Sidonia, do gênero Mecha/Space Opera, narrando a história dos últimos remanescentes da raça humana que habitam a nave Sidonia, tendo escapado da invasão alienígena que assolou a Terra séculos antes. Outro que também recebeu o selo da Netflix foi Ajin, the Demi-Human, sobre um garoto que descobre ser uma criatura imortal e passa a ser perseguido pelos agentes do governo, recebendo a ajuda de seu melhor amigo enquanto contempla a guerra que se trava entre as criaturas conhecidas como "Ajins" e o governo humano.

 

KOS_1_Cover.jpg rsz_n003.jpg

· Por sua vez, também há animes de temática Mecha, como o anime Kuromukuro e a memética obra Gurrenn Lagann, anime de 2007 que conquistou a fanbase ocidental com seus personagens exagerados (over-the-top).

 

Gurren-lagann-16-.jpg

· Outras séries que chegaram pelo catálogo da Netflix brasileira são as animações baseadas nas obras do polêmico autor Go Nagai. A primeira delas foi Shin Mazinger Z Impact (O Incrível Mazinger Z: Edição Impacto), anime de 2009 que tivera dois episódios dublados em 2012, mas foi inteiramente redublado para exibição na plataforma digital. A série é uma releitura do original Mazinger Z, anime clássico dos anos 1970 do gênero Mecha (Giant Robot). A próxima atração foi a série de OVAs de Cyborg 009 VS Devilman, um crossover de 3 partes entre os clássicos personagens de animes, mostrando o encontro da equipe de ciborgues super-humanos e a entidade conhecida como Devilman. Por último, vinda em 2018, a série Devilman Crybaby faz uma releitura do clássico mangá de horror dos anos 1970, Devilman, trazendo uma história sombria sobre um adolescente que recebe poderes de uma criatura demoníaca para lutar contra outros seres da mesma espécie.

 

Shin_Mazinger_Shougeki%21_Z_Hen_pre-rele

 

· Ainda na linha de animes de terror, a Netflix trouxe a adaptação do jogo de ação/terror Devil May Cry, uma série em 12 episódios, além das séries Highschool of the Dead e Diabolik Lovers. Highschool of the Dead, em 12 episódios, conta a história de estudantes de colegial que devem enfrentar a situação caótica em que se encontra o mundo após um apocalipse zumbi. Já Diabolik Lovers é a adaptação animada da visual novel homônima de romance vampiro, contando a história de uma menina que é levada para uma casa onde vivem vários irmãos vampiros que tentam seduzi-la.

 

Também temos o anime Ghost Hound, lançado em 2007, dublado em português e distribuído pela Sato Company, no catálogo da Amazon Video Prime.

 

Anime_Poster.png Highschool_of_the_Dead_vol01.jpg

· Para completar o catálogo da Netflix, temos ainda o anime de aventura sobrenatural Blue Exorcist (Ao no Exorcist), sobre irmãos gêmeos que descobrem ser filhos de uma criatura demoníaca, tendo o mais velho herdado os poderes infernais do pai, e também o anime Kill la Kill, sobre uma estudante que se matricula numa escola e passa a enfrentar a presidente do conselho estudantil além de sua própria mãe, tendo ao fundo uma estória de ficção científica envolvendo uma raça de roupas sapientes.

 

Ao_no_Exorcist.jpg Kill_la_Kill.jpg

· Outra plataforma de streaming que vem ganhando destaque é a Amazon Prime Video, para onde os animes migraram após o fim da plataforma anterior, Amazon Strike, em 2017. O catálogo apresenta séries famosas e celebradas entre o público otaku, como a aclamada Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs, ou Attack on Titan), lançada em 2013. A história se passa numa época apocalíptica, quando a humanidade reside em cidades amuradas para proteger-se do ataque de criaturas monstruosas chamadas Titãs, cuja força descomunal pode dizimar os sobreviventes da humanidade. A segunda temporada de Ataque dos Titãs fora exibida simultaneamente pelo site Crunchyroll.

 

SnK_Volume1.png

 

· Outra série exibida no catálogo da Amazon Prime Video é Assassination Classroom (Ansatsu Kyoshitsu), que conta a história de uma turma de alunos fracassados cujo professor é uma criatura alienígena amarela multitentacular que os ensina que devem matá-lo no prazo de um ano, do contrário a criatura irá destruir o mundo.

 

Tumblr_ngz25bIubS1u4lrrgo1_500.jpg

· O serviço da Amazon Prime Video ainda traz as séries do ciclo original de Lyrical Nanoha, do gênero Magical Girl mesclado com ficção científica, exibida originalmente na década de 2000: Nanoha, a Garota Mágica (Magical Girl Lyrical Nanoha); As Conquistas de Nanoha, a Garota Mágica (Magical Girl Lyrical Nanoha: A's) e Nanoha, a Garota Mágica: StrikerS (Magical Girl Lyrical Nanoha: StrikerS). A plataforma também traz a série spin-off de Nanoha: Vivid Strike!

 

Magical_Girl_Lyrical_Nanoha_A%27s_DVD_vo

· A nova safra de animes exibidos diretamente nas plataformas digitais traz releituras do gênero Magical Girl, com ênfase em versões cômicas e paródias. A recente plataforma HIDIVE faz um simulcast do remake de 2018 Cutey Honey Universe, da franquia da clássica guerreira mágica, criada por Go Nagai nos anos 1970 e que inspirou Sailor Moon e suas descendentes. O serviço Amazon Prime traz também a comédia Nurse Witch Komugi R, remake de 2017 para uma série de OVAS dos anos 2000 que conta a história de uma garota idol que faz cosplay e se transforma na atrapalhada Nurse Witch Komugi. O gênero masculino não ficou de fora da brincadeira: a Crunchyroll exibe em seu catálogo o anime Cute High Earth Defense Club Happy Kiss!, terceira temporada da série que tira sarro das tropes comuns do gênero (a criatura de outro mundo que dá poderes, o clube de atividades extracurriculares, a vida escolar, o conselho estudantil, etc.), além do anime Magical Girl Ore, sobre uma idol, integrante de uma dupla, que, ao receber poderes mágicos, se transforma na sua identidade de rapaz mais velho e mais forte, também fazendo troça com as tropes comuns do gênero (os triângulos amorosos, a sexualidade dúbia ou ambígua dos personagens, a transformação mágica).

 

20171222_cutiehoney_full.jpg Magical_Girl_Ore_volume_1_cover.jpg

· Temos também a vinda de animes de temática musical ou envolvendo grupos e bandas, especialmente da indústria musical japonesa. Um dos exemplos, que estava em exibição na Crunchyroll e lá fora no HIDIVE (plataforma lançada em 2017), eram as temporadas da série Uta no Prince-sama, baseada na franquia de jogos de romance/visual novel. Outra atração no mesmo estilo é a série Dynamic Chord, sobre a rotina de quatro bandas de certa gravadora - também baseada numa linha de jogos de romance. Em outro ponto, há também narrativas envolvendo girl groups: as duas temporadas da série AKB0048, inspirada no grupo de J-pop AKB48, e Revue Starlight.

 

Uta_no_Prince-sama_PSP_cover.jpg AKB0048_anime_poster.jpeg

Editado por Styx
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...

· Os serviços de streaming trazem animes de temática ISEKAI: a história de uma pessoa aprisionada ou renascida em outro mundo, num cenário de video game ou jogo online/MMO, geralmente adaptações de light novels. Nessa linha, temos In Another World with My Smartphone (Isekai wa Smartphone to Tomo ni) e KonoSuba (Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo!), do catálogo da Crunchyroll. Também são do catálogo da Crunchyroll: Re: Zero -Starting Life In Another World; Overlord, uma série com elementos de dark fantasy; e How not to summon a Demon Lord, que mistura fantasia e comédia.

Um destaque do gênero são as temporadas de SAO: Sword Art Online (SAO 1, SAO II, o spin-off SAO Alternative Gun Gale Online), da Netflix, adaptação das light novels, que se passa num futuro não muito distante, em que vários jogadores se encontram aprisionados dentro de um MMO e não podem retornar ao mundo real, salvo se vencerem o desafio. Até lá, ocorrerão muitas baixas entre os personagens.

 

SwordArtOnlineVol.1.jpg

 

· Também podemos ver a história de um jovem com poderes psíquicos que tenta levar uma vida normal com seus colegas de escola, como Mob Psycho 100, do mesmo autor de One-Punch Man, e Saika Kusuo no Psi-nan (The Disastrous Life of Saiki K.) e sua segunda temporada Saika Kusuo no Psi-nan: Reativado (The Disastrous Life of Saiki K.: Reawakened), uma comédia/slice of life no catálogo da Netflix.

 

First_volume_of_Saiki_Kusuo_no_Psi-nan.j

 

· Ainda na linha de ficção científica, encontramos no Netflix animes com uma história em um futuro apocalíptico ou que tenha ocorrido um terrível desastre causado por mau uso da ciência, tais como Last Hope (Unit Pandora) e A.I.C.O - Incarnation -. Fazendo dupla com Last Hope, está ID-0, ambos do gênero Mecha (Giant Robot). Também temos histórias de detetive, com muito mistério e suspense, tendo como pano de fundo um cenário urbano de uma sociedade que convive com a mais avançada tecnologia de ponta: B: The Beginning e Hero Mask.

 

A.I.C.O._-Incarnation-_poster.jpg Promotional_poster_for_the_anime_ID-0.pn

 

· Dento do catálogo, são oferecidos também animes do gênero Dark Fantasy, uma história com elementos fantásticos convivendo com elementos sombrios ou macabros. Nessa linha, temos The Ancient Magus's Bride (Maho Tsukai no Yome), sobre uma jovem que acaba sendo entregue a um feiticeiro de aparência bizarra que a torna sua aprendiz e, quiçá, sua noiva (Crunchyroll); Black Butler - o Mordomo Sombrio (Kuroshitsuji), uma história neo-vitoriana sobre um jovem e rico herdeiro e seu... estranho mordomo, que aparenta ser mais do que é (Netlfix); e Tenrou Sirius the Jaeger (Netflix), sobre o confronto entre vampiros e lobisomens numa versão alternativa e sombria da década de 1930. Mas talvez o expoente do gênero Dark Fantasy seja o anime Goblin Slayer (simulcast da Crunchyroll), centrada no soturno e misterioso matador de goblins e suas missões em um mundo de fantasia com elementos de RPG, onde a realidade é mais brutal do que uma simples aventura.

 

Kuroshitsuji_Volume_1_cover.jpg Sirius_the_Jaeger_promotional_art.jpg

 

0b07451e9b20be6c024833a762a2e6a815388370

 

· Encontramos também animes do gênero jogos, desportos, e artes marciais. Na linha de artes marciais, os animes Baki, o Campeão (Baki - The Grappler) e Kengan Ashura. Com relação ao boxe, temos o anime de boxe futurista Megalo Box (Netflix) e o anime Levius (animação em computação gráfica com o selo de Original Netflix), sobre uma realidade alternativa congelada na Era Vitoriana (século XIX) na qual se desenvolve o esporte do metal boxing.

 

Megalo_Box_poster.jpg A22547-2569875458.1570139664.jpg

 

· Há também, na linha de esportes, o filme de Kuroko no Basket (Crunchyroll), o anime de natação Free! (Crunchyroll, também na Rede Brasil até dezembro/2018), além de Ahiru no Sora (Crunchyroll). Já na temática de jogos, temos o anime Kakegurui, sobre a intrincada hierarquia social de uma prestigiosa escola de elite, definida por um sistema de jogos e apostas entre os estudantes; a estória de Hi Score Girl, sobre um menino, nos anos 1990, obcecado com os arcades e a cultura de games da época; e Sangatsu no Lion (March comes in like a lion/The Lion of March), uma trama seinen sobre um garoto prodígio do jogo oriental shogi que, após a morte de sua família, tenta reestruturar sua vida e convive com uma jovem e suas irmãs mais novas.

 

 

 

· Resgatando a temática de fantasia medieval, com cavaleiros, princesas, reinos e muita magia, os serviços de streaming trazem Record of Grancrest War (Grancrest Senki) e Granblue Fantasy - a Animação, adaptação em anime do video game de mesmo nome. Curiosamente, em julho de 2019, ambas as produções estavam concomitantemente no catálogo da Netflix e do Crunchyroll. Outro anime que segue a linha de fantasy adventure é Danmachi, ou Is it wrong to pick up girls in a Dungeon?, sobre um jovem aventureiro que prefere "caçar" garotas a caçar monstros nas masmorras, vindo também o filme DanMachi: Arrow of the Orion.

 

Granblue_Fantasy.png DanMachi_light_novel_volume_1_cover.jpg

 

· Vemos também animes que exploram cenários pós-apocalípticos e de colapso civilizacional, como Dr. Stone: um evento inesperado e inexplicável petrifica a todos no planeta, mas, quatro milênios depois, um jovem cientista se liberta desse estado pétreo e, com a ajuda de outros humanos que aos poucos vão recobrando a consciência, tenta reerguer a sociedade. Outro anime é Cagaster of an Insect Cage (Mushikago no Cagaster), sobre um jovem que enfrenta uma humanidade transformada em insetos perigosos devido a uma doença misteriosa, no longínquo ano de 2125.

 

Doctor_stone.jpg

 

· A Crunchyroll também vem resgatando antigos títulos de romance shoujo, especialmente da Toei, e que são lembrados como grandes sucessos do gênero: Lovely Complex, Boys Over Flowers e Marmalade Boy.

Editado por Styx
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...

· Os serviços de streaming também trazem novas encarnações de séries já conhecidas e lembradas pelo público, entre as quais Hunter X Hunter (2011), segunda versão em anime do mangá de mesmo nome, feita em 2011, trazida pela Netflix, assim como os filmes Hunter X Hunter: The Last Mission e Hunter X Hunter Phantom Rouge. O anime original fora exibido no bloco Tv Kids, da Rede TV, por volta de 2006/2007 e no canal Animax. O Netflix também trouxe a série de OVAS de Saint Seiya - Lost Canvas: A Saga de Hades, que veio em DVD para o Brasil.

Já a plataforma Crunchyroll está fazendo um simulcast (transmissão simultânea) da sequência de Sakura Card Captor: Card Captor Sakura Clear Card-Hen (2018). Esta nova série da famosa Magical girl mostra Sakura encontrando novas e estranhas cartas, com poderes diferentes das antigas Cartas Clow. Temos também a simulcast da série de filmes de Digimon Adventure tri, continuação das séries anteriores Digimon Adventure 1 e Digimon Adventure Zero-Two (02), focada nos velhos Digiescolhidos, ao lado da série Sailor Moon Crystal, remake de 2014 para o anime da Magical girl, com uma narrativa que exclui os fillers da versão original e com maior fidelidade ao texto original da obra.

 

Hunter-x-hunter-phantom-rouge-poster.png CCS_CC_Volume_1.jpg

Digimon15key.jpg Sailor_Moon_Crystal_Poster_Art.png

· O anime Doraemon, remake de 2005, foi adquirido pela empresa Sato Company e lançado no Netflix dublado, depois no serviço WOW! Play, e posteriormente, alguns episódios foram disponibilizados no canal do Youtube. O anime reconta as aventuras de um garoto japonês e seu amigo gato andróide que vem do futuro.

 

Logo_Doraemon_new_version.jpg

 

· Uma nova animação de Cavaleiros do Zodíaco foi produzida para exibição online: Saint Seiya - Soul of Gold, transmitida por streaming em 2015 pela extinta plataforma Daisuki. A série é uma espécie de midquel que se passa entre os eventos da fase Inferno e Elísios da Saga de Hades do mangá original, com a misteriosa ressurreição dos Cavaleiros de Ouro nas gélidas terras de Asgard e o confronto com uma nova geração de Guerreiros Deuses. A série teve 13 episódios, originalmente exibidos a cada duas semanas.

 

Saint-seiya-soul.png

 

· O serviço de streaming Netflix traz a série Yu-Gi-Oh Arc-V, série da franquia de card games, que foi exibida entre 2014 e 2017. O anime integra o catálogo da Netflix a partir de abril de 2018, contudo, sem dublagem ou legendas em português, muito menos com o áudio original japonês. Também neste período de streaming, o canal oficial de Yu-Gi-Oh no Youtube está aos poucos disponibilizando episódios da segunda e terceira temporada de Yu-Gi-Oh GX, série antecedente que foi exibida na Nickelodeon, na Globo e na Rede TV. Igualmente, a plataforma Netflix também disponibilizou todas as temporadas de Yu-Gi-Oh Duel Monsters, além da curta série spin-off Yu-Gi-Oh Capsule Monsters, encomendada pela 4Kids em meados da década de 2000, e que veio para o Brasil numa curtíssima passagem na Nickelodeon. Fonte: https://editorajbc.com.br/2006/07/12/jbc-lanca-yu-gi-oh-no-brasil/ ;

https://www.jbox.com.br/2018/06/12/raridade-incluindo-capsule-monsters-yu-gi-oh-tem-serie-completada-na-netflix/ .

 

YGHArcV1vol.jpg Yu-Gi-Oh%21_Capsule_Monster_DVD_cover.jp

· A Netflix também traz em seu catálogo as continuações da épica saga de Fate/stay night. Os animes são baseados na visual novel de mesmo nome, em que magos lutam invocando seus Servos (personagens inspirados em figuras históricas), numa guerra de magia pela posse do Cálice Sagrado, capaz de conceder um desejo a seu dono. O anime original estreou no canal Animax em agosto de 2009, com 24 episódios. As continuações da trama acabam estreando anos depois: Fate/Zero (anime de 2011, com 25 episódios), Fate/stay night: Unlimited Blade Works (anime de 2014, com 26 episódios), Fate/Apocrypha (anime de 2017, com 25 episódios) e Fate/Extra Last Encore (anime de 2018, com 10 episódios), Fate/Extra Last Encore: Illustria Geocentric Theory (3 OVAs continuações da série Fate/Extra Last Encore) . Fonte: http://www.jbox.com.br/2009/08/07/fate-staynight-e-black-jack-estreiam-hoje/ ; http://www.jbox.com.br/2014/04/15/fatezero-ja-disponivel-na-netflix/ ; http://anmtv.xpg.com.br/fatestay-night-unlimited-blade-works-estreia-na-netflix/ ; http://anmtv.xpg.com.br/fateapocrypha-ja-esta-disponivel-na-netflix/ ; http://anmtv.xpg.com.br/fate-extra-last-encore-estreia-este-mes-na-netflix/ ; http://anmtv.xpg.com.br/fate-extra-last-encode-geocentrismo-ilustre-estreia-na-netflix/.

 

Unlimited_Blade_Works_Movie_DVD.jpg

· O canal oficial de Pokémon no Youtube exibe uma série especial chamada Pokemon Gerações (Pokemon Generations), em 2016, em homenagem aos 20 anos da franquia e antes da estreia da 7ª geração de Alola. A série conta com 18 episódios de poucos minutos, costurando uma narrativa que percorre as seis gerações até então, com personagens marcantes da história dos jogos Pokémon. Em 2017, essa compilação especial ganha dublagem em português, também exibida no canal oficial do Youtube. Fonte: http://anmtv.xpg.com.br/pokemon-geracoes-especiais-ganham-dublagem-em-portugues/

 

Pok%C3%A9mon_Generations.png

· Em novembro de 2018, chega ao Brasil o filme Yu-Gi-Oh - O Lado Negro das Dimensões (The Dark Side of Dimensions), lançado em 2016 no Japão em comemoração aos 20 anos da franquia. O filme resgata os personagens da série clássica numa nova estória que se passa após os eventos da série original. A versão brasileira conta com grande parte do elenco original de dubladores e faz parte do catálogo de várias plataformas digitais (LOOKE, NOW, VivoPlay, etc.).

 

Yu-Gi-Oh%21_The_Dark_Side_of_Dimensions_

· Em dezembro de 2018, estreia o anime spin-off de Cavaleiros do Zodíaco, Saintia Sho, pela Amazon Video Prime, no Japão, com transmissão simultânea pela Crunchyroll. A produção conta a história de um grupo secreto de protetoras da deusa Atena, chamadas Saintias, em uma guerra secreta contra Éris, a deusa da discórdia, travada em paralelo aos eventos do anime/mangá original. O anime também conta com a participação especial de vários Cavaleiros de Ouro, que as ajudarão a enfrentar as forças do exército de Éris, que conta em suas fileiras com cavaleiros revividos de outras épocas.

 

A21285-3690728682.1544470638.jpg

· Também vemos nas plataformas digitais versões atualizadas de velhos ícones do gênero tokusatsu que passaram no Brasil, como a versão anime para Ultraman, baseado no mangá de mesmo nome, publicado a partir de 2012, além do anime de 2007 para Super Robô, um antigo tokusatsu que foi exibido na Tv Tupi e na Rede Record entre a décadas de 1960 e 1970.

 

· Em março de 2019, o serviço Amazon Prime Video traz os filmes compilação da série Ghost in the Shell: Stand Alone Complex, série de anime de 2002 de 26 episódios, pertencente à franquia do anime futurista de estética cyberpunk. Os filmes são dois OVAs de 2005 e 2006, com cerca de 160 minutos de duração, funcionando como compilação dos eventos da série de 2002: Ghost in the Shell - The Laughing Man e Ghost in the Shell - 2nd GiG Individual Eleven.

 

Gits_SAC_complete_collection_cover.jpg

· Em julho de 2019, estreia na Netflix a websérie Knights of the Zodiac: Saint Seiya, um remake em 3d da série clássica dos Cavaleiros do Zodíaco. A série, uma coprodução nipo-americana, faz uma releitura da trama original e traz a história para o século XXI, em curtas temporadas de 12 episódios que dispensam parte dos fillers que havia na adaptação de 1986.

 

Knights_of_the_Zodiac_Saint_Seiya_poster

· Em outubro de 2020, estreia na Netflix o anime One Piece, sobre Luffy e sua gangue de piratas atrás do Grande Tesouro "One Piece". A plataforma traz os 61 primeiros episódios, em nova dublagem.

 

375677-137142-straw-hat-crew.jpg

Editado por Styx
Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

E agora sim a Globo acabou de vez com toda a programação infantil dela.

 

Sinto muita pena das crianças de hoje em dia.

Tá ligado que as crianças de hoje tem muito mais opções de onde assistir desenhos do que na nossa época né?

 

:P

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ligado que as crianças de hoje tem muito mais opções de onde assistir desenhos do que na nossa época né?

 

:P

tv aberta ainda eh o meio de comunicacao mais democratico, com acesso gratuito ate aos lugares mais remotos do pais.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Styx, a trajetória ficou muito interessante, bem feita e retrata claramente a trajetória dos animes na TV brasileira, do sucesso da época de ouro de CDZ e outras animes até a decadência do gênero, se posso dizer assim.

 

Entrando na discussão acima, o grande problema é que apesar da popularização da internet e dos canais por assinatura, ainda há muita gente que não dispõe ou não tem acesso fácil a esses recursos. Com isso, a criançada acaba tendo pouca programação voltada para a sua faixa etária.

 

No período da manhã a maioria dos programas são destinados ao público feminino. Quem não gosta, fica sem opção se não tiver TV a cabo. O mesmo vale para o período da tarde. Não bastasse a Globo exibir Vale a pena ver de novo, agora SBT e Record também reprisam novelas no horário.

 

Conheço vários jovens que curtem anime e não possuem internet em casa. Simplesmente, não tem como assistir a não ser que façam uma visitinha aos amigos ou consigam encontrar algum local com wifi free.

 

A TV brasileira falha no quesito diversidade e cada vez fica mais difícil se entreter com a programação oferecida pelos canais que não demandem assinatura.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por isso a internet cada vez mais está se tornando a fonte primária de entretenimento dessa geração XD

O SBT e a Cultura ainda são canais que mantém programação infantil se não me engano.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

é interessante como sempre tem informação nova pra atualizar

 

Eu segui a sua recomendação: de que eu havia pulado grande parte da história dos animes pré-Saint Seiya. Por isso fui atrás de informações dessas décadas a fim de demonstrar que os animes estiveram presentes de um jeito ou de outro na história da TV brasileira.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 5 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...