Ir para conteúdo

[Saintia Shô] - Simbolismo das Flores


Posts Recomendados

  • Respostas 90
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

Então gente. Como todos nós sabemos, o mangá de autoria da Chimaki Kuori, Saintia Shô, conta a história de Atena e suas Saintias que precisam lutar e vencer as Dríades de Éris. Conforme noticiado nos

o "coragem" é dele continuar gostando da namorada da Saori.

A frô que o Duduzinho vira aparentemente é a Eldevaisse (Eldeweiss). Na linguagem da flores, significa "lembranças queridas", "coragem" e "primeiro amor". Nativa das regiões dos Alpes na Europa, é apa

Eu sempre gostei de falar assim a respeito das técnicas dos Cavaleiros e nunca liguei para a inclusão oficial deste conceito em Omega. Pelo contrário, achei bem válido. Tirando o ciclo de vantagem e desvantagem, cujo qual acho muito infantil e é um fator que limita muito os combates.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só pra lembrar que esse lance de cosmo elemental é coisa do Omega e até o próprio acabou largando isso de mão :P

 

Não vejo isso de "cosmo elemental" acontecendo. Cosmo é energia e energia não é elemental. Apenas golpes podem possuir um elemento ou ser apenas uma rajada de energia como é na maioria do caso.

 

Mas como em qualquer história, golpes que agregam elementos em si são bem legais. Por acaso notei essa mudança de elementos na família Andrômeda.

 

Pode ser que Cefeu use terra em seus golpes mesmo. Ou até areia. Aquela ilha desértica de Andrômeda era sinistra.

 

Se houvesse um quarto membro da familia ele poderia usar golpes de água.

 

Lendo o clássico vi uma passagem que chamada o cavaleiro de aquário como o "Mago da água e do gelo". Gostei muito desse titulo. Mas acho uma pena não haver qualquer golpe de água para o cavaleiro de aquário.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 2 meses depois...

Uma observação, não explorada no clássico, e talvez tentado no ômega é a relação dos elementos com os signos zodiacais - constelações douradas.

 

Seria legal que isso fosse abordado em CDZ, assim como Kuori está fazendo com as flores em associação com eris

 

Elemento Fogo: Áries, Leão; Sagitário;
Elemento Terra: Touro, Virgem; Capricórnio
Elemento Ar: Gêmeos, Libra; Aquário
Elemento Agua: Cancer, Escorpião; Peixes.
Algo que a estória de CDZ meio que não oficialmente declara é que os cavaleiros tem golpes padrão. Por hora são utilizadas técnicas diferentes das clássicas do clássico, apesar de um apego as técnicas originais. Há muito de semelhanças com as técnicas do mestre, como Pégasus e Aquila, com os meteoros, apesar de ser oficial os meteoros de Pegasus. O ômega eu nem considero, mas fazendo referencia, eles refizeram tudo.
No mais acho que haja alguma relação de elementos tendo como base os dourados.
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que tópico fantástico, Gustavo!


Eu nem o tinha visto antes. Adorei tudo!!! Muitos anos atrás cheguei a pesquisar sobre as flores que aparecem em CdZ, mas perdi a pesquisa.


Acredito que tudo o que você conseguiu identificar está correto (eu acrescentaria a informação sobre a peônia de que ela é a flor nacional da China, de onde Xiaoling veio, por isso também chamada de rosa-da-china).


Só tenho dúvidas se aquela florzinha junto a Erda seja um crisântemo, por ser tão pouco detalhada. Mas, se for o crisântemo cuja foto você mostrou, ele é o crisântemo japonês, que é menor que o crisântemo mais comum.

______________________


Na imagem em que Saori aparece com rosas brancas, Shoko está rodeada de flores de cerejeira (sakura), a flor nacional do Japão.






Seu significado no Japão é "mortalidade", por causa da sua floração muito rápida, e "gentileza". Também quer dizer, na floriografia (linguagem das flores), "espiritualidade" e "beleza".

______________________


Na última imagem do seu post inicial, a flor atrás de Shoko é a buganvília ou buganvílea (bougainvillea), flor originária daqui mesmo do Brasil, onde é também chamada de "primavera" e "três-marias". A flor de Shoko é mais especificamente a espécie 'Bougainvillea spectabilis', também chamada de "grande buganvília".








Na floriografia, a buganvília significa "paixão".

______________________


P.S.:


Tive dúvidas quanto à flor de Rigel de Órion, que disseram ser narciso, mas achei muito diferente. Narcisos têm uma bem destacada coroa (às vezes pequena, às vezes grande [que nem os que Albafica du Poisson mostrou]) no meio das pétalas maiores. Esses narcisos mostrados aqui são muito diferentes das flores de Rigel.


Elas também me lembram lírios, mas ainda não consegui identificar a espécie.



______________________


Sobre esses tais elementos dos golpes dos personagens, não me parece haver qualquer correlação (fora de Ômega). Como geralmente os santos aprendem seus principais golpes com os seus mestres, suponho que Daidalos/Albiore manipule os ventos como Shun, sendo talvez apto a executar a Correnteza Nebulosa e a Tempestade Nebulosa.


Também vi em algum lugar (acredito que na Enciclopédia CdZ) que Daidalos era muito hábil em diversas formas de combate, provavelmente também com armas variadas (vemos seus pupilos usarem correntes e chicotes, por exemplo), certamente por se basear em Dédalo da mitologia, que era um artífice muito inteligente, habilidoso e criativo.


Mas acho que isso esteja fugindo ao objetivo do tópico.

Editado por Fabinho
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ah, descobri também que, no Japão, outro significado para o lírio aranha vermelho (de Éris) é "reencarnação".


Encontrei isso na floriografia japonesa (Hanakotoba): http://en.wikipedia.org/wiki/Hanakotoba

___________________________


Putz, acabei de achar uma flor que pode ser a de Rigel: a mandevila ou mandevilha (em inglês, mandevilla).






A mandevila é uma flor nativa das Américas, sendo que a maioria das espécies é encontrada nas florestas do Rio de Janeiro, segundo a Wikiédia em inglês. Em um site sobre flores, encontrei dizendo que é originária do Brasil, assim como a buganvília: http://flores-folhas.blogspot.com.br/2008/11/mandevilha.html


Na floriografia, a mandevila significa "imprudência, agir sem pensar": http://hamptonroads.com/2011/02/flower-speak-what-your-flowers-really-say


No entanto, eu ainda fico com um pé atrás, pois, ao contrário dos desenhos de Rigel com as flores, a mandevila não tem pistilos (aquelas pequenas hastes que ficam no meio das pétalas).

Editado por Fabinho
  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito legal, Fabinho. Ótima contribuição pro tópico.

 

Alguém sabe se as flores que aparecem no cap 22 já estão aqui no tópico?

 

 

 

http://img11.hostingpics.net/pics/215893DSC09273.jpg

 

http://img11.hostingpics.net/pics/636648DSC09276.jpg

 

http://img11.hostingpics.net/pics/172785DSC09278.jpg

 

 

 

 

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabinho, muito obrigado pela contribuição. Adicionarei as novas informações no post inicial de acordo com o que me foi passado!

 

A do Rigel então não está ainda... "Confirmada", certo? Então não vou alterar o que tá na primeira postagem, por enquanto. Muito obrigado pela contribuição novamente, adicionei os significados que encontrou. Sempre que descobrir novas coisas, ou quiser me corrigir a respeito de qualquer teoria minha, sinta-se a vontade. Conhecimento nunca é demais!

 

E Chemist... Infelizmente ainda não tive tempo de analisar essas flores com carinho, mas prometo que o farei. /sex

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu, Chemist e Gustavo!

 

Não tenho culpa se o tema deste tópico é um dos meus fracos: simbologia das plantas (assim como é simbologia dos animais). rsrsrs

 

Nessas 3 últimas imagens trazidas por Chemist, as flores são lírios. Mesmo as imagens sendo em p&b, dá para ver que não são lírios brancos; então, se forem lírios laranjas, o significado na floriografia ocidental é "ódio" (podendo ser também "desejo", "paixão"), e na japonesa é tanto "ódio" como "vingança".

 

Fontes:

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece mesmo serem Lírios, mas eu fiquei na duvida por conta disso: "Mii é o Lírio, que na linguagem das flores, significa pureza, castidade e inocência."

 

Mii já foi representada pelos lírios, e aparentemente o significado da flor é diferente do que @Fabinho apresentou.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, Chemist. Apresentei o significado específico do lírio laranja. ^^

 

Pelas imagens que você trouxe, parece que os lírios aparecem junto com "Éris", mas são despedaçados pelo golpe de Shoko, talvez significando o combate dela contra o ódio, a discórdia.

 

 

Hoje me atualizei em Saintia Sho até onde foi traduzido.
Consegui identificar a flor que envolve Erda quando é atacada pelo espírito de uma dríade: é o trevo.
Mais especificamente, trata-se da espécie "trevo branco", também chamado "trevo holandês" ('Trifolium repens', "Trifólio rasteiro"): http://en.wikipedia.org/wiki/Trifolium_repens
Na floriografia, o trevo branco significa "eu prometo" e "pense em mim". O espírito da dríade promete um grande poder para Erda derrotar Máscara da Morte se ela aceitar se tornar uma delas.
Como esse trevo do mangá é de 3 folhas, não tem nenhum significado especial por conta disso como os de 4, 5 ou mais folhas (até onde pude descobrir).
Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa que legal! Acho difícil que a Kuori esteja realmente colocando essas flores no mangá ao aleatório.

 

Essa aparente sensibilidade em usar o significado das flores até mesmo para os momentos e não somente para os personagens foi uma enorme sacada.

 

Gostei muito dessa ideia do Lirio Amarelo representando a luta de Shoko e Éris, mas em especial o Trevo Holandês personificando a promessa de poder da dríade travestida de Mito.

 

Kuori está prometendo superar Okada e Shiori.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lírio laranja, não amarelo. rsrs Só encontrei os significados nessa cor e na branca.

 

Até agora, em CdZ, Kuori é quem melhor tem escrito uma história bem estruturada, com tudo amarrado, aparentemente sem pontas soltas e incoerências. Pelo menos até onde pude perceber.

Editado por Fabinho
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim sim. Essas flores e seus significados me fazem ficar mais ansioso ainda para conhecer mais sobre as folhas.

 

Eu não acho que elas vão representar constelações ou figuras mitológicas, possivelmente sejam como as Satelites que parecem ter patentes, mas sem representação dr figuras mitologicas.

 

Espero que cada driadr importante seja nomeada por uma planta ou flor ou desejo/sentimento.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 3 semanas depois...

Parabens pelo topico, nunca tinha observado a presença de tais flores durante os capítulos. Só para contribuir:

 

  • O acônito na Mitologia Grega teria nascido da saliva de Cérberus quando Hércules o trouxe para a Terra. Ele era muito usado em feitiços sendo que Medeia tentou matar Theseus com uma taça de vinho misturada com a planta.
  • A Anêmona foi criada por Afrodite do sangue de Adônis e conforme seu mito e seu nome (do grego anemos, "vento") ela personifica a efemeridade e brevidade das coisas.
  • O Narciso, alem do famoso mito do rapaz homônimo, tambem foi a planta que atraiu Persefone para ser capturada por Hades.
  • A Rosa colorida teria surgido do sangue de Afrodite quando ela procurava por Adonis ou do sangue deste.

Não sei se a Kuori levou em conta esses mitos gregos, mas acho que de certa foram eles se relacionam com a história como o caso do Acônito através de Cérberos associa-se com a Morte. Acho que a escolha do termo Dryades deve ter sido escolhido por causa da Maçã de Érys.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 11 meses depois...

Voltei com o tópico pegando embalo com a aparição de Calisto no capítulo 34 de Saintia Shô.

 

Calisto

 

http://i.imgur.com/nggmjvV.png

 

A flor que aparece ao seu lado é o Lírio-do-vale, curiosamente a mesma que representa o Espectro Luco de Dríade em Lost Canvas e Aria em Omega. Ela significa pureza, podendo estar relacionada com o fato das Satélites terem que ser virgens, mas ao mesmo tempo é uma planta muito venenosa, podendo simbolizar o lado traiçoeiro da Calisto.

 

http://3.bp.blogspot.com/-_llLWU9qrSA/U22W2kBbWcI/AAAAAAAAAMw/Hh3eSUwoDmA/s1600/L%C3%ADrio-do-Vale.jpg

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se tem uma coisa legal em Santia é esse simbolismo que a Kuori faz. Aquele personagem aparecendo na cena com uma flor já lhe dá uma grande dica da personalidade que ele terá.

 

Aliás, foi uma ótima escolha de flor pra Calisto.

 

Mas ainda estou no aguardo da flor de Mania (caso vá ter uma) e da de Dysnomia.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha que eu já estava pensando em retomar o tópico por esses dias que deu uma acalmada no Mestrado. Minha ideia era pôr aqui a imagem de todas as flores e seus personagens que ainda não discutimos. Talvez essa semana eu o faça.

 

@GF ainda bem que você se mancou e voltou com o tópico antes de mim. /evil

 

Kuori nesse simbolismo das flores.

 

@Albafica du Poisson essas flores foram mostradas quando Calisto revelava as impurezas interior de Katya e Erda e também aparecem na imagem delas nuas com MDM e Saga ao fundo. Fiquei super na dúvida se as flores representavam os dourados ou as Saintias.

 

 

http://i.imgur.com/pEEGDdu.png

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essas flores representam as Saintias. A anêmona está junto a Katya, como o Albafica disse.

 

Ainda irei pesquisar mais sobre a flor da Erda, pois de fato não é o crisântemo. Talvez o crisântemo esteja relacionado com o massacre ocorrido na Academia Sagrada e não com a Saintia em si.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 7 meses depois...

Parabéns, Gustavo Fernandes! (E a todos os colaboradores) Essas informação são fantásticas. Não sabia desses simbolismos. Quanto mais a gente ler Saint Seiya mais profundamente conseguimos ver o quão rica é a obra em todos os sentidos. Kuori com CERTEZA ganhou mais um ponto com este fã *_*

Editado por MikaelCDZ
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...