Ir para conteúdo

Regras Gerais - Torneio de Fanfics 2015


Posts Recomendados

1. Inscrições


1.1 Usuário deve ter se cadastrado até a data máxima de 21.02.2015 no fórum.


1.2 Deve se inscrever no tópico de Inscrição até o dia 03.03.2015 as 23:59. (O tópico será aberto no dia 21.02.2015)


1.3 Obrigatório que na inscrição seja divulgada as seguintes informações da fanfic:


· Nome da Fanfic


· Personagem Principal


· Período do acontecimento



Ex. Usarei a fanfic do campeão do TF anterior, RPM1995 como exemplo:



Nome da fanfic: Coração Feroz


Personagem Principal: El Cid de Capricórnio


Período do Acontecimento: Pré-Lost Canvas


Lembrando que, o Período do Acontecimento, podem ser vários como: Época de Lost Canvas, Futuro, Universo Paralelo, Época do EpG, etc.



1.4 Cada usuário terá direito a inscrever uma única fanfic no torneio


1.5 Usuários que querem participar do evento sem uma fanfic apenas como avaliadores deverão se inscrever no tópico e postar apenas ‘Avaliador’.



2. Pré-Requisitos da Fanfic


2.1 A Fanfic deve ser inédita e ainda não publicada em nenhum lugar


2.2 Deve seguir as informações citadas no parágrafo 1.3


2.3 Deve ter um foco no personagem principal citado, podendo ou não, ter outros personagens aliados ou antagonistas na história.


2.4 A fanfic deve ser escrita em fonte Arial tamanho 10 em, no máximo, 3 folhas de Word folha a4.


2.5 Para manter um padrão as fanfics deverão ser ‘cruas’. Não contendo imagens, trilha-sonora, etc.



3. Prazos e Funcionamento do Torneio


3.1 Após o prazo de inscrição encerrado os usuários terão um novo prazo de 15 dias (ou seja, até o dia 17/03/2015) para enviar a fanfic já pronta via MP até mim e somente para mim.


3.2 Após o último dia de entrega de fanfics (17/03/2015), o membro Gustavo Fernandes terá o prazo de 2 dias para abrir um tópico por dia com uma fanfic enviada a ele (em ordem de entrega) para leitura do público e votação dos participantes.


3.3 TODOS os inscritos como escritores terão obrigatoriedade de ler e avaliar todas as fanfics postadas, sem exceção. A falta dessa avaliação fará com que os votos dele nas outras fanfics sejam também ignorados, além de se desclassificar no torneio.


3.4 As avaliações e notas acima citadas deverão ser SECRETAS e enviadas até mim por MP com o título sendo o nome da fanfic. No tópico da fanfic será possível comentar sobre a fanfic e tudo mais, porém as notas não deverão ser divulgadas ao público.


3.5 TODOS os apenas avaliadores também deverão ler e avaliar todas as fanfics até o ultimo dia postado, caso contrário todas as avaliações anteriores e posteriores serão desclassificadas. No tópico da fanfic será possível comentar sobre a fanfic e tudo mais, porém as notas não deverão ser divulgadas ao público.


3.6 Após postagem de todas as fanfics, os escritores e avaliadores, caso não tenham elaborado as notas ainda, terão o prazo de 48 horas para avaliarem todas as fanfics e enviarem as notas até mim.


3.7 Após as tais 48 horas, eu terei mais um prazo de 48 horas para contabilização de notas e classificação das fanfics.


3.8 Logo em seguida diariamente serão postadas as notas de duas fanfics por ordem decrescente. Da fanfic com menos votos no total até o momento de ser postada a fanfic de maior nota e vencedora do TF.



4. Notas


4.1 Serão cinco critérios utilizados para a avaliação da fanfic sendo eles: Personagem, Gramática, Coesão Textual, Originalidade e Diversão.



Personagem: Escolha do (s) personagem (s) e fidelidade a sua personalidade. Em suma, escolher o Shun e o mostrar sendo um louco psicótico assassino sem uma excelente justificativa vai acarretar uma reação de estranhamento pelo público leitor e uma nota baixa.



Gramática: Sim, por mais que isso seja chato, triste e soe presunçoso, o bom português, a língua pátria, tem que ser respeitada. Abreviações e internetês estão proibidas. Porém, o uso de termos em outros idiomas, principalmente o japonês com seus honoríficos estão liberados.



Coesão textual: Intrinsicamente ligado à gramática. Coesão do texto, do quanto ele consegue ser fluido sem se tornar cansativo. Repetições, palavras erradas e ausência de uma estrutura acarretarão em notas baixas nas análises.



Originalidade: Trabalhar com conceitos pré-estabelecidos é uma coisa. Porém, criar um cenário completamente novo, ou situação, para Saint Seiya sem que deixe de ser Saint Seiya? A originalidade das fanfictions será levada em conta na hora da pontuação.



Entretanto, a mesma originalidade está em saber trabalhar os conceitos comuns de um modo não usual. Quanto maior o ineditismo apresentado nas situações e personagens, melhor.



Diversão: O mais subjetivo dos conceitos, entretanto, o mais importante. De nada adianta um texto profissional que não mexe conosco, diverte, anima ou emociona. A diversão ao ler é importante. Na verdade, fundamental. Porém, ser divertido não significa ser engraçado. Histórias dramáticas serão avaliadas com o mesmo peso, apenas o conceito de diversão é que muda.



4.2 As notas deverão ser de 1 a 5 em cada um dos critérios mencionados acima. Lembrando que as notas dos cinco critérios deverão ser enviadas após a leitura da fanfic POR MEIO DE MP até mim com o nome da fanfic e não devem ser postadas no tópico da fanfic em si.


4.3 As fics serão avaliadas pelo 'povo' de acordo com as notas que me mandarem e será nelas que me basearei para fazer as contas e definir o vencedor do TF. Somarei as notas de todos os que avaliarem e tirarei a média de cada quesito após. As médias de todos os critérios serão somadas e divididas por 5, dando origem a média final que determinará a pontuação da fic no torneio.



5. Do Prêmio


Será postado no dia do final da inscrição (03.03.2015)



Dito isso, bom evento a todos!
Editado por Gustavo Fernandes
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...