Ir para conteúdo

[Série] - The Legend of Zelda


Posts Recomendados

O problema dos jogos de Zelda do NES não é por simplesmente ser antigo / datado / ou sei lá o que (já que muitos jogos do NES até hoje são melhores do que muitos jogos recentes por aí.........), mas sim que o primeiro te deixa mais perdido do que cego em tiroteio e o segundo é bem difícil.

 

Então, recomendo começar pelo mais clássico dos antigos em 2D, que é bom e ''simples'' ao mesmo tempo: A Link To The Past mesmo.

 

Simples assim...........

Editado por Seiya Ogawara
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante Darkangel

 

 

Bom, é claro que me baseei na sua resposta para fazer, sim, justiça a respeito do título de super nintendo, me soa até engraçado vc citar que "Lendo seu comentário parece até que tenho alguma cisma com ALttP,", ficando tão claro que vc de fato se esforçou pra elogiar o OOT, e anteriormente ao falar do ALTTP foi quase um hate gratuito focado apenas nos pontos fracos do título mais antigo(que, não por coincidência, todos eram voltados a limitação do console da época, tirando a "história ultra-rasa" que aqui é totalmente pessoal). Desculpe por eu ter ficado com essa impressão, mas foi o que vc fez. Li 3 vezes o trecho em que vc deu seu parecer sobre os dois títulos e nas três vezes você passou a total impressão de ter jogado na displicência o título de snes, se é que os pontos que citou não o fizeram desistir da jogatina(o que aí sim eu acharia coeso seus argumentos), e quase ter regojizado ao título de 64.

Então sim, não foi uma resposta a vc, foi uma justiça, me vi na obrigação de fazer com o ALTTP o mesmo que vc fez com o OOT, com acréscimos é claro.

 

Eu poderia muito bem chover no molhado aqui como vc, o Rafa, e a maioria faz e elogiar o OOT pra kralho. Puts, seria só mais um.

Desculpa, eu não tenho a mínima intenção de ser só mais um nesse mundo, até porque vc já o havia feito na sua postagem, vc já o havia elogiado, fazendo questão até de entrar em sua vida nostálgica ao mencionar o título de 64, quando em comparação foi quase uma tirinha no canto direito da última página do jornal para o ALTTP XD

 

Continuando, sim cara, me desculpe, mas terei de ser bem pessoal: o termo "envelhecer bem" além de subjetivo demonstra total amadorismo.

Envelhecer bem é título bom, não interessa se é 2D (reitero o 'não manja mesmo'). O tempo vai passar e ele vai continuar sendo bom, isso é o que os que analisam os games consideram um título que envelhece bem, vc e os overrated do OOT só sabem se focar na parte gráfica basicamente, isso fica ainda mais evidente quando vcs se baseiam quase que exclusivamente no argumento "retrô, 2D, tela de cima para baixo" enfim. Foi o que vocês usaram e você sabe.

 

Sabe aquele argumento que enriquece no descrédito?? Então, faltou a vcs dois na hora de enaltecerem que ALTTP não deve ser o primeiro a ser jogado.

Sabe aquele argumento que enriquece o crédito?? Então, SOBROU a vcs na hora de citar OOT.

 

E o motivo vocês mesmos deixaram claro: "ahh não, é 2D, retrô, jogos retrôs são mais difíceis, vc tá ligado, vai no mais bonitinho e fácil que é sucesso!", tradução informal da imagem que vocês passaram.

 

O seu argumento ainda cai totalmente por terra quando vc se apega a versão pífia de 3DS, que conseguiram alterar a aparência essencial de Link, transformando-o em um tipo de elfo da Stephanie Meyer, além de adições pseudo-inúteis a jornada, ignorando que A Link to the Past praticamente recebeu a mesma situação, sendo ainda melhor: fizeram um "remake"! Melhoraram a parte gráfica, deixando o jogo ainda mais fluído, com uma nova história com o nome de A Link Between Worlds. Fato é que o jogo de 3DS do OOT quase não melhorou em nada, tanto na parte gráfica que só por isso seria motivo pra tacar pedra, uma vez que foi só mais um título caça níquel. Enquanto a sony valoriza o maior título dela, fazendo um remake moderno de FF7, a Nintendo vai e cria um remake fake de seu maior título.

 

A versão de 64 é bem melhor que a de 3DS, só pra deixar claro minha opinião, até se você comparar os anos em que elas foram lançadas.

 

Bem, pra resumir, vc se apegou tanto a parte gráfica, e claro provavelmente por OOT ter feito parte de sua adolescência, que nem é justo na análise. Você sabe que não foi, cara.

Não há dois pesos e duas medidas pra vc quanto a esses dois títulos, pelo menos.

O que eu fiz anteriormente sim, não foi uma resposta a vc, foi uma justiça, foi uma crítica positiva sobre o ALTTP que não se baseou em motivos fúteis como 2D, retrô ou qualquer tipo dessa bobagem(talvez discorde esses termos ácidos, mas é o que parece), porque um jogo que envelhece bem... é um bom jogo. Tão bom que recebeu seu "remake".

E os especialistas estão aí para nos comprovar isso.

O que não envelhece bem... não é um bom jogo.

 

É isso.

Editado por Darkangel_Rafael
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, cara. Bom, não vou prolongar o debate além deste post, e não por temos visões diferentes, e sim pela forma como você se posiciona.

 

Mas quatro pontos precisam ser ditos:

 

 

1) Você segue ignorando completamente todas as vezes que eu disse o quanto ALttP é foda, foi revolucionário, etc. Eu acho um jogo DO CARALHO. Mas você passa batido por isso porque convém pros teus argumentos (até "hate gratuito" você tacou nesse última resposta ai. Cara, pelamordedeus né? HATE? Zelda é minha franquia preferida, cara).

 

 

2) Sobre jogos retrô e 2D: Chrono Trigger e Final Fantasy V/VI me fizeram ser fã de JRPGs, meu gênero favorito até hoje. ALttP eu devo ter jogado mais ou menos na época destes outros, e também explodiu minha cabeça. Eu tenho 31 anos, jogo videogames desde o Nintendinho, e não sou nenhum molequinho graphic whore que fica debatendo quantos quadros por segundo um jogo tem. O lance do visual de OoT ajudar como porta de entrada, que eu citei no 1o post, é porque realmente considero que isso torne o game mais amigável para pessoas mais novas do que começar pelo estilo 2D (mas ainda fiz a ressalva de que se ele curtir 2D, para ir em frente). Ah, e o que elogio no remaster é a mudança do acesso aos itens, algo que é realmente chato na versão de N64. Só uma observação: remaster, não "remake fake", algo que a Sony também tem feito muito - já que vc citou ela em seu exemplo, como com FFX, FFXII, etc. FFVII Remake foi mais excessão do que regra.

 

 

3) Se no meu primeiro post eu favoreci OoT do que ALttP, foi por um motivo muito simples: o intuito da minha primeira resposta era dizer qual eu considerava a melhor porta de entrada, e não ficar fazendo reviews de cada jogo, citando prós e contras de um por um. Era dizer "olha, BigBear, eu considero ESTA opção a melhor, por isso e por aquilo". E outra, é minha opinião, que não é absoluta, assim como a sua também não. Não concorda?

 

 

4, e mais crítica): Você mais uma vez se coloca num patamar de "eu manjo, quem diz o contrário não manja", o que foge completamente do lance de "cada um tem suas opiniões" que você disse lá na sua primeira resposta. Na resposta seguinte, citou "quem manja, não tem frescura". Agora nessa última ai baixou o nível completamente, tascou rótulos pejorativos a rodo, o que mostra um completo desequilíbrio pra dar uma resposta decente. Você não consegue expor sua argumentação sem ao mesmo tempo ficar diminuindo os outros com termos que nada agregam ao seu ponto. Acaba virando acidez gratuita.

 

Sendo assim, por este último motivo, encerro aqui minha participação no debate. Tamos ai se quiser trocar ideia numa boa, de fã de Zelda para fã de Zelda. Só dispense essa postura de ficar se colocando num patamar superior, como se tivesse direito de ficar julgando e classificando os outros. Você não ia curtir isso com você, imagino. Esses termos como "hate gratuito", "frescura", "quem manja", "amadorismo", "seu argumento cai por terra", não cabem em qualquer debate saudável que se venha a ter sobre qualquer tema que seja.

 

Abraço, e paz.

 

 

O problema dos jogos de Zelda do NES não é por simplesmente ser antigo / datado / ou sei lá o que (já que muitos jogos do NES até hoje são melhores do que muitos jogos recentes por aí.........), mas sim que o primeiro te deixa mais perdido do que cego em tiroteio e o segundo é bem difícil.

 

Então, recomendo começar pelo mais clássico dos antigos em 2D, que é bom e ''simples'' ao mesmo tempo: A Link To The Past mesmo.

 

Simples assim...........

 

BotW usou muito dessa pegada do primeiro TLoZ, de te soltar no mundo sem dar pista praticamente nenhuma. Claro, ainda assim tem muita coisa que ajuda, como marcadores no mapa, etc e tal. Mas é nítido que buscaram inspiração em suas próprias origens. Embora eu não me importe muito com dificuldade em games (como mencionei antes), admito que nos últimos Zeldas havia um excesso de "hand holding" que chegava a ser incômodo (vide Fi com seus percentuais e milhões de avisos, por exemplo).

 

Sobre o velho debate de "jogos clássicos x jogos modernos", é algo que temos que ter muito cuidado. Tipo, naturalmente teremos jogos clássicos melhores a muitos atuais, primeiramente porque hoje em dia são lançados 122623 vezes mais jogos do que naqueles tempos. Então vai ter muito lixo no meio. Mas temos jogos MUITO bons atualmente, e que merecem os devidos elogios.

Os clássicos sempre vão ter nossa nostalgia pesando nas comparações, o que é algo que não podemos ignorar ou achar que conseguimos anular 100% na hora de analisar as coisas. Quando analisamos um jogo clássico, analisamos o jogo + um sentimento que vem junto nas lembranças. Quando analisamos um atual, é algo muito mais frio. É quase injusto.

 

Por isso, particularmente prefiro nunca nem abordar este tema. Porque, embora eu tenha vivido intensamente esta "era de ouro dos games", com Nintendinho, Master, Mega Drive, Game Boy, NEO GEO, SNES e PSOne (aqui já começando a era 3D), traçar comparações sempre será algo bem delicado e cheio de poréns.

Editado por Bizzy
Link para o post
Compartilhar em outros sites

BotW usou muito dessa pegada do primeiro TLoZ, de te soltar no mundo sem dar pista praticamente nenhuma. Claro, ainda assim tem muita coisa que ajuda, como marcadores no mapa, etc e tal. Mas é nítido que buscaram inspiração em suas próprias origens. Embora eu não me importe muito com dificuldade em games (como mencionei antes), admito que nos últimos Zeldas havia um excesso de "hand holding" que chegava a ser incômodo (vide Fi com seus percentuais e milhões de avisos, por exemplo).

 

Sobre o velho debate de "jogos clássicos x jogos modernos", é algo que temos que ter muito cuidado. Tipo, naturalmente teremos jogos clássicos melhores a muitos atuais, primeiramente porque hoje em dia são lançados 122623 vezes mais jogos do que naqueles tempos. Então vai ter muito lixo no meio. Mas temos jogos MUITO bons atualmente, e que merecem os devidos elogios.

 

Os clássicos sempre vão ter nossa nostalgia pesando nas comparações, o que é algo que não podemos ignorar ou achar que conseguimos anular 100% na hora de analisar as coisas. Quando analisamos um jogo clássico, analisamos o jogo + um sentimento que vem junto nas lembranças. Quando analisamos um atual, é algo muito mais frio. É quase injusto.

 

Por isso, particularmente prefiro nunca nem abordar este tema. Porque, embora eu tenha vivido intensamente esta "era de ouro dos games", com Nintendinho, Master, Mega Drive, Game Boy, NEO GEO, SNES e PSOne (aqui já começando a era 3D), traçar comparações sempre será algo bem delicado e cheio de poréns.

 

Pois é, fiquei sabendo que o BOTW tem isso de parecido com o primeiro Zelda, por ambos serem em mundo aberto. Mas como você mesmo disse, parece que há mesmo marcadores no mapa e tal, então acaba sendo mais fácil do que o jogo original.

Há pouco tempo fiquei sabendo por uma amiga minha, que na internet se encontra o mapa do jogo inteiro. Fiquei contente com isso, pq sempre fiquei perdidaço no jogo, e por isso, sempre acabo desistindo dele. Quando eu tentar novamente, usarei o mapa!

 

E sobre ''jogos antigos x jogos modernos'', eu entendo o seu ponto. Mas, por exemplo, comigo, em muitos casos, há muitos jogos que não conheci na infância / adolescência, mas que, graças aos emuladores, tivesse acesso a eles. Então, há muitos deles, que conheci somente a poucos anos atrás, e que considero melhor que ''muitos'' jogos recentes, entende? Ou seja, pessoalmente, ''muitas'' vezes, acaba não entrando aí o fator nostalgia, na hora de eu julgar um jogo antigo.

E tipo, eu não quis dizer que TODOS os jogos clássicos / antigos sejam melhores que TODOS os recentes......... Há até que muitos recentes que gosto, como Skyrim (meu jogo favorito da geração passada), a trilogia do Ezio de Assassin's Creed, os Batman Arkham's, etc. Mas, há muitos jogos modernos que acabam tendo aquele gráfico (e até mesmo história) maravilhoso e tudo o mais, mas que acaba não sendo muito divertido pra mim, ao contrário de grande parte dos antigos, que (até hoje) são muito divertidos. E como em jogos, considero a diversão algo mais importante do que gráficos, acabo geralmente preferindo então a maioria dos antigos / clássicos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Pois é, fiquei sabendo que o BOTW tem isso de parecido com o primeiro Zelda, por ambos serem em mundo aberto. Mas como você mesmo disse, parece que há mesmo marcadores no mapa e tal, então acaba sendo mais fácil do que o jogo original.

Há pouco tempo fiquei sabendo por uma amiga minha, que na internet se encontra o mapa do jogo inteiro. Fiquei contente com isso, pq sempre fiquei perdidaço no jogo, e por isso, sempre acabo desistindo dele. Quando eu tentar novamente, usarei o mapa!

 

E sobre ''jogos antigos x jogos modernos'', eu entendo o seu ponto. Mas, por exemplo, comigo, em muitos casos, há muitos jogos que não conheci na infância / adolescência, mas que, graças aos emuladores, tivesse acesso a eles. Então, há muitos deles, que conheci somente a poucos anos atrás, e que considero melhor que ''muitos'' jogos recentes, entende? Ou seja, pessoalmente, ''muitas'' vezes, acaba não entrando aí o fator nostalgia, na hora de eu julgar um jogo antigo.

E tipo, eu não quis dizer que TODOS os jogos clássicos / antigos sejam melhores que TODOS os recentes......... Há até que muitos recentes que gosto, como Skyrim (meu jogo favorito da geração passada), a trilogia do Ezio de Assassin's Creed, os Batman Arkham's, etc. Mas, há muitos jogos modernos que acabam tendo aquele gráfico (e até mesmo história) maravilhoso e tudo o mais, mas que acaba não sendo muito divertido pra mim, ao contrário de grande parte dos antigos, que (até hoje) são muito divertidos. E como em jogos, considero a diversão algo mais importante do que gráficos, acabo geralmente preferindo então a maioria dos antigos / clássicos.

 

Sobre a peleja de jogos antigos x modernos. Acredito que tudo dependa. O excesso de gráficos e resoluções pode ser tanto ou mais prejudicial que a falta deles...

 

Por exemplo você pegar aqueles marios do nitendo aquilo não desce com a exceção do super mario 2, que e bacana :)

Mas do mario 3 e super mario world ahe vem o mario que conhecemos...

 

Podemos falar sem medo de ser feliz que mario 3 e o OOT de Mário, foi o jogo que fez o bigodudo ser quem ele éh. Jah no 64 fizeram um bom jogo do mario, o super mario 64,que, muitos conceitos do jogo foram modificados para se adaptar ao ambiente 3D.

No game CUBE temos o mario Sunshine e meu conhecimento sobre mario termina aqui. Meu veredito conclusivo: Mario Sunshine não é tão bom quanto o 64, mesmo sendo graficamente superior, e passa vergonha perto de mario 3 e super mario world...

 

Joguei umas 4 fases e so, e vo empurrando com a barriga, quando tiver saco termino o jogo :).

 

Aredito que o mesmo pode se aplicar ate na trilogia zelda, criar jogos muito grandes e muito complicados acaba deixando a coisa maçante, o ideal é não ser simples demais nem complexo demais, na medida que tem que ser.

 

Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Sobre a peleja de jogos antigos x modernos. Acredito que tudo dependa. O excesso de gráficos e resoluções pode ser tanto ou mais prejudicial que a falta deles...

 

Por exemplo você pegar aqueles marios do nitendo aquilo não desce com a exceção do super mario 2, que e bacana :)

Mas do mario 3 e super mario world ahe vem o mario que conhecemos...

 

Podemos falar sem medo de ser feliz que mario 3 e o OOT de Mário, foi o jogo que fez o bigodudo ser quem ele éh. Jah no 64 fizeram um bom jogo do mario, o super mario 64,que, muitos conceitos do jogo foram modificados para se adaptar ao ambiente 3D.

No game CUBE temos o mario Sunshine e meu conhecimento sobre mario termina aqui. Meu veredito conclusivo: Mario Sunshine não é tão bom quanto o 64, mesmo sendo graficamente superior, e passa vergonha perto de mario 3 e super mario world...

 

Joguei umas 4 fases e so, e vo empurrando com a barriga, quando tiver saco termino o jogo :).

 

Aredito que o mesmo pode se aplicar ate na trilogia zelda, criar jogos muito grandes e muito complicados acaba deixando a coisa maçante, o ideal é não ser simples demais nem complexo demais, na medida que tem que ser.

 

 

Não curte Mario 1? =O

 

De resto, meio que concordo em praticamente quase tudo com você..........

Editado por Seiya Ogawara
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado que acho Mario 1 bem legal e não gosto é do 2 (aquele mod americano de Doki Doki Panic). Mas curto o Lost Levels.

 

Acho Mario 3 bem mais próximo de Mario 1 do que Mario 2 US.

 

Já vi gente dizendo que Mario Sunshine é muito bom e até bem difícil em certas partes, mas nunca joguei...

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...