Ir para conteúdo

[INFO] Mudanças e F.A.Q. da Área de Fanfics


Posts Recomendados

* Sobre regras gerais do fórum, sistema de punições, tipos de postagens não permitidas e demais informações, favor consultarem este link.

Olá a todos!

 

Como devem ter notado, o fórum sofreu algumas alterações como um todo, e na área de Fanfics não poderia ser diferente. A intenção deste tópico é deixar bem claro tudo o que foi feito e responder possíveis dúvidas.

 

- Motivos

 

Bem, a questão é que nitidamente a área de Fanfics vem sofrendo uma debandada. O cemitério das fics abandonadas, bem como o limbo das em hiatos indefinidos têm ficado cada vez maior, enquanto o grupo de membros realmente ativos vem se reduzindo.

 

Nossa intenção é dar uma ‘oxigenada' por aqui, tornando a área mais limpa e convidativa a novos membros. Quanto mais a área tiver uma cara de abandonada, menos se torna atrativa a novos leitores e escritores, além de espantar os curiosos e alguns dos atuais membros presentes.

 

Claro, uma área não se torna melhor apenas com uma limpeza, e sim aliando isso a outras ações que temos planejado.

 

 

- O que foi feito

 

 

Basicamente, nós do staff do fórum estipulamos um filtro cronológico para classificar as fanfics em ativas, em hiato, e abandonadas.

 

Ativas: para esta classificação inicial, fics que receberam sua última postagem de capítulo até 01/07/2014 permanecem na área “Fanfics”. De hoje em diante permanecerão sempre aquelas com postagens nos últimos três meses. Passando deste período serão movidas para “Fanfics Inativas”. Com isso, das doze páginas que havia na pasta, restou apenas uma, só para verem como tudo está bem largado por aqui.

 

Em hiato: para esta classificação inicial, fics que receberam sua última postagem de capítulo entre 01/01/2011 a 30/06/2014 serão movidas à nova sub-pasta chamada “Fanfics Inativas”. Assim que receberem um capítulo novo serão novamente movidas à pasta principal.

*Exceção: fics que tenham capítulos postados após 01/01/2011 mas tenham sido abandonadas logo em seu início irão para os nossos arquivos, sendo neste caso classificadas como "Abandonadas".

 

Abandonadas: fics com última postagem de capítulo em data anterior a 01/01/2011 representavam a maior parte (dois terços) das fics aqui postadas. Foram todas movidas para o arquivo do fórum, logo, caso o autor de uma delas queira reaver seu conteúdo é apenas nos solicitar!

[Atualizado] Fics concluídas: como o acervo de fics contidas era enorme, seria humanamente impossível que eu entrasse de uma em uma verificando quais haviam sido terminadas. Então, aos autores que possuírem fics concluídas, favor me informar por MP para que eu as rastreie em nossos arquivos. Em seguida as disponibilizaremos de alguma forma diferenciada.

Então, caso não encontre a sua fic ou alguma em específico, é muito provável que possa achá-la na sub-pasta "Fanfics Inativas”. Caso não a encontre lá, entre em contato, pois estará no nosso arquivo. Nada foi excluído!

 

 

- Tópicos Fixos

 

 

Antes, havia quatro tópicos fixos na área de Fanfics: "Guia de Fanfics", "Sugestão dos Dias de Postagem das Fanfics", "Oscar Fanfics 2014" e "Dicas de como tornar seu texto mais atrativo".

O Guia e o tópico de sugestão de dias de postagem recomeçarão do zero, seguindo a filosofia de oxigenar a pasta, mantendo apenas conteúdo de membros ativos.

O Oscar 2014 apenas linkava à área de eventos, então quem quiser consultar os resultados basta ir à área Eventos Gerais, e em seguida ao Histórico de Eventos! Ou... Acesse este link!

 

O tópico de dicas de escrita será mantido. Isso pois, apesar de ser bem antigo e com poucas postagens recentes, possui dicas valiosíssimas a quem estiver pretendendo começar a escrever, ou mesmo para os escritores já na ativa que queiram pesquisar formas de se aprimorar.

 

 

- Sugestões aos Autores/Leitores/Curiosos

Autores, cuidem de suas fanfics! Não as abandone por muito tempo. Com os capítulos que lançou até o momento, você conquistou leitores que dedicaram seu tempo à sua história, e que esperam por sua continuação. Lembre-se: você não é o único a ter apego aos seus personagens. Seus leitores também!

Outra dica básica, mas que acaba sendo algo relativamente recorrente, é o caso de autores que apenas postam sua própria fic e aguardam pelos comentários. Não somos favoráveis aqui ao pensamento do “comento a sua se você comentar a minha”
de forma alguma! Mas quando é nítido que um autor não dá a menor atenção a mais nenhuma fic, realmente não é algo bacana. Seja um membro ativo na pasta e a ajude a estar sempre com bom movimento e crescendo!

Leitores: como sabemos, há
muitos que lêem as fanfics aqui do fórum. Porém, é nítido pela quantidade de visualizações que um percentual muito pequeno se dá ao “trabalho" de comentar. Os comentários são o “pagamento” dos autores, que dedicam boa parte de seu tempo a desenvolver uma história e personagens que sejam o mais interessantes possíveis a vocês, e que os faça sempre querer voltar no próximo capítulo! Não há estímulo maior do que receber comentários de quem já se dedicou a ler a fanfic. Então, já que você foi até lá e leu, porque não deixar suas impressões? Elas inclusive contribuem diretamente para o autor criar um próximo capítulo ainda melhor!

Curiosos: aqui basicamente me refiro aos membros não cadastrados, ou mesmo os demais membros do fórum que não tenham o hábito de frequentar a área de fics mas que volta e meia passam por aqui para ver o que temos a oferecer. Se envolva! Digo por experiência própria que sei bem que inicialmente podemos criar um certo “preconceito”, de acharmos que não deve haver nada nesta área que mereça nosso precioso tempo. É natural, desconfiamos do que não conhecemos. Eu mudei radicalmente minha opinião após me dar a chance, ou seja, já fui do grupo dos curiosos. Temos excelentes autores aqui, com histórias e personagens incríveis! Então, peço que se dê a chance de ter uma grata surpresa!

 

A todos: convide quem você puder! Seja chamando amigos ou outros membros do fórum, mas a propaganda é a alma do negócio!

 

- Conclusão

 

 

Espero que tenham entendido que toda esta mudança, não só nesta área como em todo o Fórum, teve bons motivos para acontecer. Ficamos sempre à disposição via MP para tirar dúvidas ou receber sugestões, claro!

 

E é isso! A quem se deu o trabalho de ler tudo, agradeço, pois mostra que você tem interesse em contribuir para uma área de Fanfics cada vez melhor!

Editado por bizzyderyck
Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...