Ir para conteúdo

Cânone (ou Canon) do Saint Seiya


Posts Recomendados

Bom , depois de jogar um pouco do Saint Seiya Densetsu e assistir uns episódios clássicos , decidi me informar um pouco sobre como estava a saga como um todo (não sou tão fã de animes em geral) , além de tentar entender um pouco mais sobre a timeline da série , algo que sempre quis saber.

Então , achei esse link de um site espanhol de CDZ:

http://snk-seiya.net/guiasaintseiya/CanonSS.htm

Não vou copiar o artigo todo aqui , mas eu realmente achei muito interessante para a discussão em geral.

Então , só para confirmar , o canon é o mangá + next dimension , né?

Link para o post
Compartilhar em outros sites
É um pouco mais complicado do que isso. A página em espanhol tem uma definição muito restrita do que é canônico em CDZ e o autor do site não tem a autoridade para decidir isso.


A palavra "cânone" tem vários significados. Mas entre fãs de ficção, o termo é utilizado para definir materiais relevantes ao enredo de uma série ou franquia. Neste contexto, a canonicidade de CDZ varia de acordo com a vertente da franquia.


O mangá original é canônico em relação à Next Dimension e vice-versa. Isso significa que, na hora de debater elementos do mangá, as duas obras devem ser levadas em consideração. O mangá original também é canônico em relação à Lost Canvas, mas o oposto não se aplica, pois sabemos que Next Dimension é a versão oficial da guerra santa do século XVIII. Os eventos de Saintia Sho são paralelos ao mangá original e não contradizem a obra de Kurumada, portanto a série pode ser aceita como canônica. O Episódio G se encaixa na cronologia do mangá, mas toma muitas liberdades tanto criativas quanto estéticas. Como nada foi dito sobre sua canonicidade, a aceitação fica por conta de cada um.


O anime é baseado no mangá, mas se tornou uma versão distinta tanto em estilo quanto em roteiro. Portanto, um não é canônico em relação ao outro. Já a série Ômega segue o enredo do anime, não do mangá, tornando o anime é canônico em relação à Ômega e vice-versa.


Os OVAs são baseados no anime, mas tendem a apresentar elementos conflitantes, portanto a canonicidade deles é duvidosa. A exceção é o Prólogo do Céu, que foi planejada como um novo capítulo da saga. Os eventos do Prólogo são negados pelo mangá, mas o mesmo não ocorreu com o anime (até onde eu sei, fiquem à vontade para me corrigir).


Também devemos levar em conta os materiais auxiliares. O Hipermito e a Enciclopédia foram no mínimo supervisionados por Kurumada e Lost Canvas utiliza muitos elementos de ambas as fontes, tornando-as canônicas neste caso. A informação de que Ikki é o primeiro Cavaleiro de Fênix foi confirmada em Ômega, tornando o Hipermito canônico neste caso também. Por outro lado, estórias laterais foram criadas para expandir o enredo do anime e explicar diferenças em relação ao mangá (como a identidade do irmão do Grande Mestre), mas esses capítulos parecem ter sido ignorados pelo próprio anime. São situações que devem ser avaliadas caso a caso.


A palavra do autor também tem peso, mas a tão chamada "Word of God" deve ser vista com um pouco de cautela. Se não me engano, Gigantomaquia foi sancionada pelo próprio Kurumada como uma estória oficial, o que também a tornaria canônica em relação ao mangá. Mas pessoas podem mudar de opinião, e Kurumada não é exceção (o que ficou evidenciado nos retcons do mangá original). Em geral, a palavra do autor tem validade até que ele mude de idéia.


Resumindo: existem vários cânones em CDZ. Tem pelo menos o do mangá original, da versão alternativa de Lost Canvas e do anime, cada um complementado por vários outros materiais existentes. Mas tudo isso apenas enriquece ainda mais esse universo que tanto nos cativa até hoje, e o filme Lenda do Santuário promete contribuir ainda mais para esse fim.

  • Like 1
Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 5 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...